Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

sera que sou eu ou portugal esta a parar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A triste realidade....

por Iniciado » 9/12/2011 15:57

A triste realidade de quatro Concelhos que conheço bem , no ambito de concessionarios representantes de automoveis novos , está a começar o descalabro, é inevitável...já fecharam alguns , e muitos outros se seguirão o ano que vem vai ser doloroso para os automoveis ,tanto novos como usados.
Sei bem que este é um sector que está sobredimensionado, (muito por culpa dos importadores)vai ocorrer muito desemprego e muitas casas a fechar,os vendedores que normalmente não sabem fazer mais nada estão lixados com F...os mecanicos ,recepcinistas,controladores de qualidade etc ...poderão ter mais hipoteses no mundo do trabalho.
Está a ser o declinio total.
Vamos andando e vamos vendo....um dia de cada vez

Registado: 22/12/2005 15:42

por crust » 9/12/2011 3:02

Boa Noite.

Acrescento a minha visão.

No ramo da construção civil, transportes e exportação, para onde trabalhei, dos três só a exportação se vai safando, contudo grande parte daquilo que é exportado, de uma forma indirecta ou directa depende de importações por nossa parte.

Na construção e transportes, existem várias empresas que a meu ver ainda não fecharam ou por orgulho patético ou porque têm rabos de palha. Outros esperam que um fornecedor que lhes dê a machadada final com a insolvência, uma vez que não têm a coragem de a fazer, vêm a empresa como um filho(isto nas familiares).

Outros estão a tentar "orientar-se" com a venda de todos os bens antes dos credores caírem-lhes em cima e tentado aforrar ao máximo, muita vezes, tirando mesmo aos empregados, já assisti a isto.

Dois casos extras que deixo aqui, um McDonalds na CREL fechou à umas semanas e hoje vi uma farmácia fechada. Nunca pensei que alguns destes negócios fosse fechado.

Mas pelo lado positivo, sei também que grandes negócios andam a ser feitos no imobiliário. Chegasse a comprar um prédio inteiro em Lisboa por 250.000€ a donos muito enrascados, o dinheiro esse, adivinhem lá, vêm de aonde? Pois é de investidores alemães, que acredite quem quiser.

Bom fim de semana a todos
C.

Registado: 27/10/2008 16:41

por agany » 9/12/2011 0:56

Um curioso... Escreveu:-4.055,4 -3ºT2008
-4.080,7 -4ºT2008
-3.421,8 -1ºT2009
-3.195,1 -2ºT2009
-3.852,3 -3ºT2009
-3.769,9 -4ºT2009
-3.297,8 -1ºT2010
-3.509,4 -2ºT2010
-3.004,5 -3ºT2010
-3.417,0 -4ºT2010
-2.128,5 -1ºT2011
-1.572,5 -2ºT2011

Neste quadro mostro a evolução do déficit externo trimestral português de bens e serviços (fonte INE em milhões de euros). De salientar que o déficit externo do 1ºsemestre é o mais baixo dos últimos 16 anos.
A malta só parada é que não consome... :lol:

http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... i=95375833

Tens dados do saldo migratório deste ano?

Registado: 29/11/2007 1:44

por Um curioso... » 8/12/2011 20:19

-4.055,4 -3ºT2008
-4.080,7 -4ºT2008
-3.421,8 -1ºT2009
-3.195,1 -2ºT2009
-3.852,3 -3ºT2009
-3.769,9 -4ºT2009
-3.297,8 -1ºT2010
-3.509,4 -2ºT2010
-3.004,5 -3ºT2010
-3.417,0 -4ºT2010
-2.128,5 -1ºT2011
-1.572,5 -2ºT2011

Neste quadro mostro a evolução do déficit externo trimestral português de bens e serviços (fonte INE em milhões de euros). De salientar que o déficit externo do 1ºsemestre é o mais baixo dos últimos 16 anos.
A malta só parada é que não consome... :lol:

http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... i=95375833

Registado: 29/11/2007 14:04

por charles » 8/12/2011 19:36

Vale a pena ver até ao fim....deslocalização, desindustrialização da Europa, algo que tenho referido com insistência nalguna tópicos, estes lideres Europeus e empresários têm de abrir os olhos senão a Europa vai enfrentar uma catástrofe económica......

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/Y1gDWlek3rEydDa8kRIU/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por bC10 » 8/12/2011 19:30

Para se inverter o rumo era necessário que a economia começasse a crescer.

Mas Portugal tem neste momento uma das cargas fiscais mais elevadas da Europa, tem parte do tecido produtivo destruído devido à guerra perdida contra os produtos asiáticos. Contudo, algumas exportadores estão a aguentar o barco à tona, senão isto já tinha rebentado a sério!!

Ou o governo arranja uma maneira de haver mais empresas e mais emprego, ou não vejo o futuro risonho.

Porque não explorar mais o mar? Porque não mandar as quotas da UE à vida?
Porque não agilizar a justiça?
Porque não o estado por sua iniciar criar empresas que produzissem bens nos quais somos deficitários?
Porque não o estado ajudar a barrar os produtos asiáticos e deixá-los a apodrecer nas alfandegas?

Este mundo não está para anjinhos. Ou Portugal joga com as suas armas ou vai estar sempre a ser comido de cebolada!!

Registado: 6/2/2010 4:56

por carf2007 » 8/12/2011 19:24

charles Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Já agora, Elias, o "processado por computador" foi substituido por "Processado por programa certificado nº 9999/DGCI"

Bem visto carf :!:

Estive a verificar as facturas que tenho aqui e na verdade a maioria já tem essa indicação. Mas ainda há quem continue a emitir facturas apenas com o "processado por computador".

Nem todas as empresas necessitam de ter certificação do software, estão excluidas as seguintes:

Artigo 2.º
Certificação de programas de facturação
1 - Os programas informáticos, utilizados por sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) ou de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC), para emissão de facturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos termos dos artigos 36.º e 40.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), devem ser objecto de prévia certificação pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).
2 - Excluem-se do disposto no número anterior os programas de facturação utilizados por sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:
a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do qual sejam detentores dos respectivos direitos de autor;
b) Tenham operações exclusivamente com clientes que exerçam actividades de produção, comércio ou prestação de serviços, incluindo os de natureza profissional;
c) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior a (euro) 150 000;
d) Tenham emitido, no período de tributação anterior, um número de facturas, documentos equivalentes ou talões de venda inferior a 1000 unidades.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... 3_2010.pdf

Obrigado Charles, mas eu e Garfield tbm já tinhamos referido isso.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por charles » 8/12/2011 19:07

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Já agora, Elias, o "processado por computador" foi substituido por "Processado por programa certificado nº 9999/DGCI"

Estive a verificar as facturas que tenho aqui e na verdade a maioria já tem essa indicação. Mas ainda há quem continue a emitir facturas apenas com o "processado por computador".

Nem todas as empresas necessitam de ter certificação do software, estão excluidas as seguintes:

Artigo 2.º
Certificação de programas de facturação
1 - Os programas informáticos, utilizados por sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) ou de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC), para emissão de facturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos termos dos artigos 36.º e 40.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), devem ser objecto de prévia certificação pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).
2 - Excluem-se do disposto no número anterior os programas de facturação utilizados por sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:
a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do qual sejam detentores dos respectivos direitos de autor;
b) Tenham operações exclusivamente com clientes que exerçam actividades de produção, comércio ou prestação de serviços, incluindo os de natureza profissional;
c) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior a (euro) 150 000;
d) Tenham emitido, no período de tributação anterior, um número de facturas, documentos equivalentes ou talões de venda inferior a 1000 unidades.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... 3_2010.pdf
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por caracinha » 8/12/2011 18:20

mapaman e essa a ideia que tenho, trabalhava na construçao civil fui despedido extinçao de posto de trabalho, mas agora estou no mercado a falar com outros para colocar no mercado o que me respondem e quase isso nada funciona e o que funciona e so com os minimos e alguns estao a espera do 2012 para fechar :( tou triste pois o nunca pensei ver o meu pais assim recessivo pensava que isso era invençao do meu avô mas acredito que tera de mudar

Registado: 23/6/2009 21:43

por Trisquel » 8/12/2011 18:16

Só para juntar informação.

Os hotéis do Amorim estão fechados, Tróia, Algarve!!!!!

Sobre o comércio, as pessoas continuam a comprar, falta saber quanto gastam e quanto gastaram no passado.

Sobre a crise, há um sentimento generalizado e contagioso de que todos vamos mudar de vida, para pior claro, até aqueles que chamavam os mais informados de pessimistas hoje usam as mesmas palavras que desacreditavam no seu próprio discurso.

A preocupação é mais acentuada nas pessoas que tem algum património, aqueles que sempre viveram com "chapa ganha - chapa gasta" não se passa nada.

Também vejo muitos valores em termos profissionais a abandonar o país com o sentimento que voltar nunca mais, falo de veteranos, que sentem uma desilusão profunda e frustração com o caminho que o nosso país está a levar.

No limite há um misto de situações diversas mas com uma tendência de que estamos num beco sem saída em espiral decrescente.

Na minha opinião acho que a solução para o nosso país está cá dentro, não somos tão pequeninos quanto pensamos e nos têm feito pensar, a quem serve esta forma de ver a coisa?????
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por mapaman » 8/12/2011 18:10

Uma pequena contribuição para o tema com o que se passa no Algarve:

No pasa nada!

O aeroporto de Faro está com uma queda de tráfego enorme e não fosse a presença da Ryanair mais valia fechar e abrir em Março.

Com as portagens,tudo fica mais caro desde o momento em que aterram até chegar ao hotel.O golfe,ao contrário do que o Ministro Relvas acredita está para a região da mesma forma que uma Zara está para um centro comercial,é uma ancora.Ou melhor era.

Ao subir para 23% o IVA o governo não percebe que quem joga,come e dorme no Algarve não é o jogador nacional,com perfil de classe média alta/alta mas sim clientes estrangeiros onde o golfe é uma modalidade popular jogado por todos os estratos da sociedade.

Se as margens já estavam esmagadas,agora é a pancada final.

A contrução parou.Só um louco constroi no momento actual,arrastando todo um conjunto de serviços para o fundo (serralharias,carpintarias,lojas de decoração,imobiliárias).

Na venda de casas,pelo que me dizem,só se vende "lixo" ou então de 1M para cima e em locais escolhidos a dedo(Quinta do Lago,Vale de Lobo e Vilamoura).

Empresas de gestão de condomínios com dinheiro a receber até ao tecto de proprietários "esquecidos".

Comercio local asfixiado pelas grandes superficies.

Se a Ryanair se lembra de fechar a base de Faro e transferi-la para Sevilha(são só 200 kms ao lado) podem penhorar a região e mandar evacuar toda a gente que isto é o descalabro.

Como é obvio,clientes nacionais para 2012 até se esperam muitos,mas sem dinheiro para gastar.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Ulisses Pereira » 8/12/2011 17:19

Os números das últimas semanas mostram uma redução de 20% nas compras efectuadas através de multibanco e cartão de crédito.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: voltei para trás

por artista_ » 8/12/2011 17:01

dfviegas Escreveu:olhem eu fui era para ir ao forum de almada, mas o transito era tanto que voltei para casa

Eu não tenho dados, mas parece-me que mesmo assim as lojas estão a vender muito menos. Os indicadores que uso são os seguintes; A maioria das lojas já está a fazer promoções, muitas delas significativas, muitas delas até ao ano passado apenas as faziam depois do Natal; Mesmo com o forum cheio de gente há muitas lojas vazias ou com muito pouca gente, sobretudo as de vestuário; Vejo pouca gente a circular no forum com sacos de compraas, a não ser com sacos do Jumbo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: sera que sou eu ou portugal esta a parar

por charles » 8/12/2011 16:39

caracinha Escreveu:meus caros tenho olhado a minha volta e cada vez vejo mais empresas paradas. nao consigo perceber se o nosso estado social vai absorver tanta insolvencia e desemprego, pois isto esta a parar, oiço que ha empresas a espera do fim do ano para fechar fico triste nas vossas areas e a mesma situaçao ou no nosso condado portugalense ha situaçoes e localidade de sucesso ?? gostava de ouvir opinioes

O coração a falar, uma realidade local:

Pessoalmente não noto muito no que diz respeito ao concelho onde habito, e aos polos de empresas por onde normalmente circulo, vejo também movimento nas ruas, nas lojas de roupas, nos hipers, nos Pingos Doces, nos bancos, nos restaurantes (embora nestes últimos se note alguma quebra) etc....apesar de ser um concelho com o menor desemprego do País, acho que isto acaba por ser um pouco ilusório, pois se tudo à volta se desmoronar é fácil de prever o resto....

A realidade geral do País:

apesar destas aparências que falei, existe uma crise de confiança, dificuldades em cobrar e mais importante cobrar dentro dos prazos em especial quando se trata de alguns setores do estado, o que cria problemas de tesouraria às empresas, pelo que ouço relatar a empresários de pmes do ramo comercial grossista e a outros de empresas mais pequenas as chamadas familiares, existem quebras brutais nas vendas, podemos falar de 50% a 80% :shock:, a grande realidade do País e servindo de barometro da atividade económica é que a construção pára, pára tudo o resto....

embora essas empresas mantenham o nucleo duro de funcionarios, provavelmente umas reformas antecipadas sem que estes sejam substituidos é uma realidade, ou seja isso significa mais reformados e menos pessoas a entrar no mercado de trabalho para ajudar a pagar esses reformas, concluo que este tipo de desemprego afeta os mais jovens àvidos a entrar no mercado de trabalho e não conseguirem

em relação à realidade do País no seu todo, o que vejo nos media, é que a situação é um pouco catastrofica, o mais preocupante é que as zonas que os media falam, sobre fechos de empresas deslocalizações, despedimentos em massa etc, são habitualmente locais onde não existem grandes opções para absorver esses desempregados, as oportunidades são escassas, e claro isso é preocupante, embora se ouça falar menos neste momento em fecho de empresas como há 1, 2 anos atrás, também pudera pois o taxa de desemprego está acima dos 12% se este valor aumentar muito o País fecha e é melhor emigrar-mos todos

Acima de tudo vamos ter esperança que isto melhore :roll:

Cumprimentos natalicios
Cumpt

Re: voltei para trás

por carf2007 » 8/12/2011 16:35

dfviegas Escreveu:olhem eu fui era para ir ao forum de almada, mas o transito era tanto que voltei para casa

Nas proximas semanas vai ser sempre assim, feriados, sabados e domingos, e ate mesmo ao fim do dia durante os dias uteis, todos os caminhos para os centros comercias congestionados ...

Infelizmente já é tradição, e nem a crise vai reduzir a afluencia, as pessoas vão continuar a ir nem que seja só para ver as montras e sonhar ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Tridion » 8/12/2011 16:34

Mas pela primeira vez desde que o forum abriu estão pelo menos 2/3 lojas fechadas já faz algum tempo!

Registado: 13/5/2010 17:53

voltei para trás

por dfviegas » 8/12/2011 16:20

olhem eu fui era para ir ao forum de almada, mas o transito era tanto que voltei para casa

Registado: 29/11/2007 2:53

por Marco Martins » 8/12/2011 16:12

Elias Escreveu:Exacto, há dias deram na TV que já há mais de 5000 lojas de ouro em portugal.

Até o mais curioso já vi acontecer... fechar uma loja de Chineses para abrir um loja de Ouro... :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 8/12/2011 16:03

Exacto, há dias deram na TV que já há mais de 5000 lojas de ouro em portugal.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Marco Martins » 8/12/2011 16:03

Garfield Escreveu:Boas,

Isso sucede porque nem todos estão obrigados a emitir facturas através de software certificado.

Apenas empresas com volume de negócios superior a 250.000 euros que tenham emitido mais de 1000 facturas e também facturem ao consumidor final é que se encontram obrigadas a tal.

Para 2012 o limite de isenção desce para 150.000 euros.

As outras continuam a emitir com software standard onde tem de estar mencionado "Processado por computador".

E não seria mais simples, quem tem pouca facturação, ter acesso online a algum software do estado que permitisse processar uma factura (à semelhança do que vai acontecer agora com senhorios)?

Assim, fosse quem fosse, teria obrigatoriamente de aceder à net e imprimir uma factura.

BN
Garfield

Registado: 7/4/2007 17:13

por agany » 8/12/2011 15:57

Fingerspitzengefuhl Escreveu:As lojas dos Chineses estão cheias, abriu uma ali para os lados da Povoa de Sto Adrião em que por vezes se espera um bom quarto de hora para pagar... :lol:

Nem tudo vai mal. As lojas de compra de Ouro não páram de abrir!!

Registado: 29/11/2007 1:44

por Garfield » 8/12/2011 14:54

Boas,

Isso sucede porque nem todos estão obrigados a emitir facturas através de software certificado.

Apenas empresas com volume de negócios superior a 250.000 euros que tenham emitido mais de 1000 facturas e também facturem ao consumidor final é que se encontram obrigadas a tal.

Para 2012 o limite de isenção desce para 150.000 euros.

As outras continuam a emitir com software standard onde tem de estar mencionado "Processado por computador".

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por carf2007 » 8/12/2011 14:52

Elias Escreveu:

Ou estão ilegais ou isentos. A maioria das isencoes são devido a utilizarem software proprio, mas há mais algumas possiveis (volume de facturacao/nº facturas emitidas, empresas que não facturem a clientes finais,...).

por Elias » 8/12/2011 14:48

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 8/12/2011 14:41

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Existem várias ruas centrais onde se vêm várias lojas de comércio fechadas ou a fechar.

Isso já acontece há muitos anos e nada tem a ver com a crise. Tem antes a ver com a preferência dos consumidores, que consideram ser mais prático fazer as compras nas grandes superfícies (as quais continuam cheias).

Marco Martins Escreveu:Para darem uma factura não é necessária uma folha A4, basta aquele recibo pequeno que recebemos dizer que é uma factura e ter o contribuinte do vendedor!

Não confundas factura com talão de máquina.

A factura tem te ter uma numeração de série de uma tipografia ou então tem de ter a indicação "processada por computador" e ser emitida por um programa homologado para esse efeito. O simples talão de máquina, ainda que tenha o NIPC, não tem validade contabilística ou fiscal.

Só para acrescentar que se pedires uma factura no continente, worten,etc, pedem-te o teu nº de contribuinte e imprimem a factura numa folha A5. O Talão de Venda não serve como factura, MAS É SUFICIENTE PEDIR O TALÃO DE VENDA, DESDE QUE EMITIDO POR SOFTWARE CERTIFICADO, PARA OBRIGAR O COMERCIANTE A DECLARAR AS VENDAS.

Já agora, Elias, o "processado por computador" foi substituido por "Processado por programa certificado nº 9999/DGCI"

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, cftomas, Esquinas3, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69, Purificaçao, yggy e 398 visitantes