Sugestão à administração do forum
21 mensagens
|Página 1 de 1
A-330 Escreveu:A verdade é que também nunca me entendi com essa pesquisa.
A330
Bom, dado que parecem existir dúvidas sobre como utilizar o pesquisar, aqui fica uma explicação exaustiva, passo a passo, para todas as opções disponíveis:
---
O primeiro campo é onde se coloca o termo ou termos a pesquisar.
A opção seguinte é se pretende procurar por qualquer um dos termos (se se colocou mais do que um, apresentará todos os resultados que contenham qualquer um dos termos mas não necessariamente todos ao mesmo tempo, selecção por defeito) ou se se pretende que apareçam todos ao mesmo tempo (a segunda opção).
De seguida, a opção para pesquisar por autor (opcional). Se se adicionar um "nick" neste segundo campo, apresentará os resultados desse autor.
---
Na secção seguinte, do lado esquerdo, pode escolher-se a pesquisa a um forum específico (por defeito está em "todos os disponíveis", isto é, procura nos foruns todos existentes). De seguida, a opção "categoria" diz respeito aos grupos de foruns (no índice, os foruns estão agrupados por grupos, esta opção permite pesquisar em todos os foruns de um dado grupo; por defeito está em pesquisar todos também).
No canto inferior esquerdo, a opção de apresentar resultados como posts ou tópicos (já explicado atrás). Por defeito apresenta os resultados como tópicos.
Do lado direito, permite delimitar a pesquisa em tempo (por defeito, todas as mensagens mas pode limitar a "1 dia"; "7 dias; etc, etc; "1 ano").
Podem pesquisar ao titulo e conteúdo (opção por defeito) ou apenas o conteúdo. É aqui que está a principal lacuna da ferramenta de pesquisa, onde falta uma opção para pesquisar apenas nos títulos, opção que era de utilidade.
De seguida, tem a opção de ordenação. Por defeito está em Data da Mensagem (da mais recente para a mais antiga) mas pode pedir a ordenação ainda por autor, titulo, etc.
Finalmente, no canto inferior direito tem a opção para o "preview" que está por defeito em 200 caracteres (isto é, na apresentação dos resultados - quando se escolhe por "mensagens" - visualizam-se os primeiros 200 caracteres de cada resultado, podem aumentar ou diminuir, se aumentarem podem ver melhor o que é que está contido em cada mensagem que é apresentada como resultado). Esta opção não tem efeito quando a opção está para apresentar resultados como tópicos.
---
De uma forma geral é escrever o que se quer procurar e submeter (clicar em baixo onde diz "pesquisar"), o resultado apresentado é o resultado standard (tópicos onde aparece o termo e ordenados do mais recente para o mais antigo).
A opção que provavelmente poderão precisar mais de alterar é a de apresentar os resultados como mensagens, deixando tudo o resto como está. Também poderão sentir a necessidade de limitar a um dado autor se procuram um post escrito por um participante em particular.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:por exemplo no caso de pesquisares a palavra "euribor" e selecionares "assunto" ou "autor" os tópicos estão mais próximos da palavra pesquisas, embora ainda tenhas de andar à pesca e procurares de forma aleatoria, se não selecionares e deixares la " data da mensagem" então aparecem muito mais titulos que nada tem a ver com o que procuras.
A opção onde diz "Data da Mensagem" diz respeito à ordenação dos resultados. Por defeito, apresenta os resultados pela data mais recente para a mais antiga.
Se alterares para qualquer uma das outras, ordena segundo o que escolheres (ordena por autores, por títulos, etc). O melhor é deixar por defeito, onde aparecem os resultados dos mais recentes para os mais antigos, o que é o mais útil na generalidade dos casos...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Ok, obrigado pela explicação, eu já tinha lido dezenas de tópicos por causa da pesquisa, mas nunca tinha dado a minha opinião, por acaso hoje quando este tópico foi lançado estava atentar pesquisar o tópico da euribor onde são postados os graficos com a evolução da mesma e desisiti de procurar, por vezes quando sei o autor clico no nick do mesmo e pesquiso em encontrar todas as mensagens do mesmo http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... es+Pereira , o que também dá uma trabalheira, vamos aguardar então o novo programa.
Charles, podes por o nick no search ao mesmo tempo que colocas o termo que pretendes procurar (o motor vai-te dar apenas os resultados desse autor que contenham o termo que procuras).
Hummm

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:
Só uma observação, eu também nunca percebi a lógica de pesquisa, senão vejamos, eu pesquiso por exemplo "euribor" ou "taxas" e aparecem dezenas de tópicos.
Estive a pesquisar por titulo do tópico e funciona melhor, parece-me que tinha lido anteriormente que por titulo não dava, ok a pesquisa não isola só o titulo e assume o que está escrito dentro do tópico, pelo menos exclui uma série de tópicos.....
EDITADO
Não se trata disso: essa opção diz respeito a apresentar os resultados como posts individuais ou como tópicos (não elimina tópicos): se se colocar como tópicos, apresentará cada um dos tópicos onde o termo aparece (uma vez cada tópico); se se colocar como mensagens apresentará, individualmente, cada mensagem onde o termo aparece (cada resultado apresentado é uma mensagem).
É indiferente o lugar onde o termo aparece (se no título ou no conteúdo da mensagem).
Elimina nesta perspetiva, se pesquisares deixando ficar "data da mensagem" que aparece como por defeito, ou seja eu normalmente nunca selecionava nada, o que aparece é totalmente mais distante do resultado que pretendes, por exemplo no caso de pesquisares a palavra "euribor" e selecionares "assunto" ou "autor" os tópicos estão mais próximos da palavra pesquisas, embora ainda tenhas de andar à pesca e procurares de forma aleatoria, se não selecionares e deixares la " data da mensagem" então aparecem muito mais titulos que nada tem a ver com o que procuras.
Cumpt
charles Escreveu:Ok, obrigado pela explicação, eu já tinha lido dezenas de tópicos por causa da pesquisa, mas nunca tinha dado a minha opinião, por acaso hoje quando este tópico foi lançado estava atentar pesquisar o tópico da euribor onde são postados os graficos com a evolução da mesma e desisiti de procurar, por vezes quando sei o autor clico no nick do mesmo e pesquiso em encontrar todas as mensagens do mesmo http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... es+Pereira , o que também dá uma trabalheira, vamos aguardar então o novo programa.
Charles, podes por o nick no search ao mesmo tempo que colocas o termo que pretendes procurar (o motor vai-te dar apenas os resultados desse autor que contenham o termo que procuras).
Muhammad3010 Escreveu:Eu concordo com o charles. O fórum devia ser muito mais user-friendly..o que não é. Não somos nós, utilizadores, que nos devemos sentir burros e perceber como é que se pesquisa; a pesquisa devia ser facilitada tendo em conta que se pressupõe que não é necessário ler um manual para podermos usar o fórum
Colocas o termo que pretendes procurar e clicas em submeter (por defeito aparecem os resultados listados por tópicos).
Se preferires os resultados apresentados como mensagens individuais, muda a opção para:
"Mostrar resultados como: Mensagens"
Ok Ulisses, obrigado pela explicação, eu já tinha lido dezenas de tópicos por causa da pesquisa, mas nunca tinha dado a minha opinião, por acaso hoje quando este tópico foi lançado estava a tentar pesquisar o tópico da euribor onde são postados os graficos com a evolução da mesma e desisti de procurar, por vezes quando sei o autor clico no nick do mesmo e pesquiso em encontrar todas as mensagens do mesmo http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... es+Pereira , o que também dá uma trabalheira
, vamos aguardar então o novo programa.

Editado pela última vez por charles em 1/12/2011 16:09, num total de 3 vezes.
Cumpt
charles Escreveu:
Só uma observação, eu também nunca percebi a lógica de pesquisa, senão vejamos, eu pesquiso por exemplo "euribor" ou "taxas" e aparecem dezenas de tópicos.
Estive a pesquisar por titulo do tópico e funciona melhor, parece-me que tinha lido anteriormente que por titulo não dava, ok a pesquisa não isola só o titulo e assume o que está escrito dentro do tópico, pelo menos exclui uma série de tópicos.....
EDITADO
Não se trata disso: essa opção diz respeito a apresentar os resultados como posts individuais ou como tópicos (não elimina tópicos): se se colocar como tópicos, apresentará cada um dos tópicos onde o termo aparece (uma vez cada tópico); se se colocar como mensagens apresentará, individualmente, cada mensagem onde o termo aparece (cada resultado apresentado é uma mensagem).
É indiferente o lugar onde o termo aparece (se no título ou no conteúdo da mensagem).
Deixem-me meter a minha colherada. Nós sabemos que a pesquisa do Caldeirão está obsoleta. Apesar disso, funciona e eu uso-a sempre embora dê mais trabalho do que era suposto.
Há 2 anos que vamos dizendo que o Caldeirão irá ser remodelado, com um novo software e novas funcionalidades. Infelizmente, isso ainda não aconteceu e não depende de nós. Claro que somos nós que damos a cara e nos custa estarmos a dizer que estamos quase a mudar e depois essa mudança nunca se verifica. Mas penso que é preferível irmos dizendo a verdade do que estar a assobiar para o lado.
Nós continuaremos a fazer pressão no sentido da remodelação se efectivar. Infelizmente, é tudo o que vos podemos dizer.
Um abraço,
Ulisses
Há 2 anos que vamos dizendo que o Caldeirão irá ser remodelado, com um novo software e novas funcionalidades. Infelizmente, isso ainda não aconteceu e não depende de nós. Claro que somos nós que damos a cara e nos custa estarmos a dizer que estamos quase a mudar e depois essa mudança nunca se verifica. Mas penso que é preferível irmos dizendo a verdade do que estar a assobiar para o lado.
Nós continuaremos a fazer pressão no sentido da remodelação se efectivar. Infelizmente, é tudo o que vos podemos dizer.
Um abraço,
Ulisses
Eu concordo com o charles. O fórum devia ser muito mais user-friendly..o que não é. Não somos nós, utilizadores, que nos devemos sentir burros e perceber como é que se pesquisa; a pesquisa devia ser facilitada tendo em conta que se pressupõe que não é necessário ler um manual para podermos usar o fórum 

MarcoAntonio Escreveu:tncm Escreveu:Peço desculpa, ou estou a aplicar mal os parâmetros na pesquisa ou o motor de pesquisa não é muito bom.
É que quando pesquiso por uma qualquer cotada, aparecem milhares de entradas de outros tópicos onde aparece o nome da cotada... Alguem já experienciou isso?
Sim, aparecem todos os tópicos onde a cotada é referida. O tópico geral das cotadas vai ser um deles e quase sempre um dos primeiros resultados visíveis (bem como outros recentes que podem também interessar).
O motor de pesquisa tem algumas limitações, não é tão bom quanto o desejável. O ideal para este caso específico era limitar a pesquisa ao título do tópico mas esta versão do software não tem essa opção...
Não obstante isso, serve perfeitamente: os tópicos das cotadas vão aparecer logo por ali e são fáceis de encontrar com o "pesquisar".
Estive a pesquisar por titulo do tópico e funciona melhor, parece-me que tinha lido anteriormente que por titulo não dava

EDITADO
Cumpt
tncm Escreveu:Ok, quase sempre o tópico da cotada aparece na 4ª ou 5ª página de resultados, pelo menos comigo. Por isso nem uso.
Provavelmente porque estás a fazer a pesquisa por mensagem (quando deves fazer por tópico) ou a alterar alguma outra opção da ordenação, pois de outra forma é completamente impossível.
Os tópicos das cotadas aparecem logo nos primeiros resultados se fizeres a pesquisa por tópicos e com as opções por defeito (ordenados por data, etc). Pontualmente, se for um título pouco debatido em tópico próprio poderá ser mais difícil de encontrar mas são excepções e não a regra (e nesse caso é o problema é a falta de dinâmica do tópico). Na esmagadora maioria dos casos em que os tópicos das cotadas são activos, os resultados aparecerão na primeira página dos resultados...
tncm Escreveu:Peço desculpa, ou estou a aplicar mal os parâmetros na pesquisa ou o motor de pesquisa não é muito bom.
É que quando pesquiso por uma qualquer cotada, aparecem milhares de entradas de outros tópicos onde aparece o nome da cotada... Alguem já experienciou isso?
Sim, aparecem todos os tópicos onde a cotada é referida. O tópico geral das cotadas vai ser um deles e quase sempre um dos primeiros resultados visíveis (bem como outros recentes que podem também interessar).
O motor de pesquisa tem algumas limitações, não é tão bom quanto o desejável. O ideal para este caso específico era limitar a pesquisa ao título do tópico mas esta versão do software não tem essa opção...
Não obstante isso, serve perfeitamente: os tópicos das cotadas vão aparecer logo por ali e são fáceis de encontrar com o "pesquisar".
Peço desculpa, ou estou a aplicar mal os parâmetros na pesquisa ou o motor de pesquisa não é muito bom.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Re: Sugestão à administração do forum
Tornava a navegação muito pouco prática.
Quase todas as cotadas do PSI20 têm tópicos próprios, basta ir ao "pesquisar" e colocar o nome da cotada que aparece rapidamente o(s) tópico(s) correspondente(s).
Quase todas as cotadas do PSI20 têm tópicos próprios, basta ir ao "pesquisar" e colocar o nome da cotada que aparece rapidamente o(s) tópico(s) correspondente(s).
tncm Escreveu:Bom dia, peço desculpa por abrir um novo tópico.
Queria apresentar uma sugestão aos administradores do caldeirão.
Uma vez que se têm vindo a multiplicar os off topic, não seria util e mais cómodo para os utilizadores, criar um tópico PSI20, e meter em sub-tópicos cada uma das cotadas no índice? (não sei é se tecnicamente é possível). Assim evitava-se o trabalho de procurar no meio de tantos off topic os tópicos desta ou daquela cotada.
O mesmo formato podia-se aplicar a outros índices.
Obrigado
Bom dia a todos!
Sugestão à administração do forum
Bom dia, peço desculpa por abrir um novo tópico.
Uma vez que se têm vindo a multiplicar os off topic, não seria util e mais cómodo para os utilizadores, criar um tópico PSI20, e meter em sub-tópicos cada uma das cotadas no índice? (não sei é se tecnicamente é possível). Assim evitava-se o trabalho de procurar no meio de tantos off topic os tópicos desta ou daquela cotada.
Obrigado
Bom dia a todos!
Obrigado
Bom dia a todos!
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Conservador, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, slbnnbobadela, trilhos2006, Xãd e 278 visitantes