Greve!!!
AutoMech Escreveu:O pessoal no público não conhece a angústia de não saber se no fim do mês vai receber o ordenado (basta haver um atraso de 1 ou 2 dias e já é um drama). Há-de haver sempre uma Troika, paga por todos, a emprestar dinheiro.
Daí notar-se uma falta de respeito por quem não quis fazer greve. Os piquetes de greve são vergonhosos.
Estás a exagerar... e parece-me que muito!
Obviamente que conheço o drama de que falas, mas não podes dizer que essa é a "regra" do privado, da mesma forma que falar dos piquetes que se "portaram mal" também é exagerar alguns incidentes que também considero lamentáveis, deviam até ser punidos, mas não é preciso exagerar e fazer passar a idéia de que isso também foi uma regra!
No fundo, há casos diferentes tanto no privado como no público, o grande problema aqui é que muitas das pessoas que estão no privado têm feito querer aqui que no público tudo são rosas e no privado é tudo muito difícil, e isso está longe de ser reflexo da realidade. Grande parte dos meus amigos com a minha idade foram parar à banca, todos tinham menos qualificações que eu, aliás ainda eu andava na faculdade já eles estavam a trabalhar na banca. Hoje qualquer um deles está melhor que eu, pelo menos financeiramente. E têm com toda a certeza o emprego deles mais seguro do que eu tenho no estado, e já lá estou há muitos anos, como sabes...e agora? vou fingir que o privado é todo assim? que se subiu facilmente e se conseguiram empregos seguros, bem pagos e com muitas regalias?! Obviamente que não...
Mas de uma coisa tenho a certeza, quando entraram para a banca não foram dar aulas porque não tinham qualificações para o fazerem, mas se tivessem também não iam porque tinham muito melhores condições de trabalho no privado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
AutoMech Escreveu:AikyFriu Escreveu:TODOS os que estão nas direções regionais são do quadro, mas arriscam-se a estar no desemprego dentro de pouco tempo, pois as direções regionais vão acabar e já perderam os seus lugares nos quadros.
Não tenho nada contra essas pessoas, mas se fecharem as direcções regionais é óbvio que deveriam ser despedidas, com a respectiva indemnização+subs desemprego, se a sua recolocação noutros serviços do estado for impossível. É o que acontece em qualquer empresa.
De qualquer das formas pago para ver. Estas pessoas são FPs e como tal na pior dos casos o mais certo é passarem para a mobilidade que sempre é melhor do que perder o emprego (pelo menos por enquanto).
Confesso qu enão sei muito bem quais as consequências da mobilidade (deveria saber pois pode-me afectar um dia destes), mas tenho a ideia que o ordenado diminue e que se pode estar lá durante um tempo bastante limitado antes de ser dispensado.
AutoMech Escreveu:AikyFriu Escreveu:Mesmo os professores que estão nos Quadros de Escola (QE)não tem garantias de que vão ter horário. Se não tiverem lá terão que concorrer a um horário num sitio qualquer dentro da sua área pedagógica.
Evidentemente que, se não tiverem horário, terão que fazer isso. Não estás a sugerir que ficassem sem fazer nada e a receber o ordenado ?![]()
A regra deveria ser despedimento dos excedentários, com indemnização, subsidio de desemprego pelo periodo legal e cada um vai à sua vida.
O erro está em não aplicar as regras das indemnizações e subsidio aos professores, como qualquer outro trabalhadore. Mas quem ouça a Fenprof parece que o estado tem de assegurar ad eternum o trabalho aos professores, mesmo que não haja horário.
De qualquer das formas, volto a dizer o que disse ao Artista. Tenho simpatia porque quem é tratado injustamente pelo estado, mas não me venham com a conversa que estão todos os professores nessa situação de contratados ou em risco de perder o emprego. E muito menos todos os FPs.
Se é normal um professor ter que concorrer a escolas que estão a centenas de quilómetros da sua casa, também seria normal que qualquer trabalhador do privado fizesse o mesmo se estivesse desempregado!
Estás a ver alguém a receber o subsidio de desemprego em Setubal e ser chamado para aceitar um emprego em Faro. Se não aceitasse perderia o direito ao Subsidio. Que dirias desta situação? na prática é o que acontece com os professores.
Claro que a situação é mais desesperante para os que ainda não têm vinculo. Há dois anos na minha escola estava um professor que para ter horário completo dava aulas em 3 escolas: zona do Barreiro, Loulé e no meio do Alentejo. Imagina o dinheiro que esse professor ficava no final do mês.
Que trabalhadores de outras profissões se sujeitavam a isto?
Repara que não estou a discordar contigo, concordo com quase tudo, apenas te estou a mostrar o outro lado da profissão. Lado esse muitas vezes esquecido.
Outro aspecto tem a ver com a especificidade da profissão, que existe quase exclusivamente no público.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Marco Martins Escreveu:finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:Em tudo tem de haver discussão e conversa e troca de pontos de vista, mas para haver evolução não é necessário haver conflitos ou prejudicar alguém!
Queres dar um exemplo?
Em que situação houve evolução sem que houvessem conflitos ou prejuízos para alguém?
Por exemplo no Japão é muito rara uma greve, sendo que os trabalhadores se querem protestar usam um faixa negra em volta do braço.
Ou seja, o respeito da sociedade cria-se com respeito pelo patrão e pelos clientes, e o patrão deverá igualmente criar o mesmo respeito pelos funcionários.
E a evolução foi...
foi a que se vê... a não ser que se considere que ganhamos ou que temos melhores condições do que eles...
Em termos de segurança social, não tenhas a menor dúvida.
- Registado: 27/5/2011 15:57
AikyFriu Escreveu:TODOS os que estão nas direções regionais são do quadro, mas arriscam-se a estar no desemprego dentro de pouco tempo, pois as direções regionais vão acabar e já perderam os seus lugares nos quadros.
Não tenho nada contra essas pessoas, mas se fecharem as direcções regionais é óbvio que deveriam ser despedidas, com a respectiva indemnização+subs desemprego, se a sua recolocação noutros serviços do estado for impossível. É o que acontece em qualquer empresa.
De qualquer das formas pago para ver. Estas pessoas são FPs e como tal na pior dos casos o mais certo é passarem para a mobilidade que sempre é melhor do que perder o emprego (pelo menos por enquanto).
AikyFriu Escreveu:Mesmo os professores que estão nos Quadros de Escola (QE)não tem garantias de que vão ter horário. Se não tiverem lá terão que concorrer a um horário num sitio qualquer dentro da sua área pedagógica.
Evidentemente que, se não tiverem horário, terão que fazer isso. Não estás a sugerir que ficassem sem fazer nada e a receber o ordenado ?

A regra deveria ser despedimento dos excedentários, com indemnização, subsidio de desemprego pelo periodo legal e cada um vai à sua vida.
O erro está em não aplicar as regras das indemnizações e subsidio aos professores, como qualquer outro trabalhadore. Mas quem ouça a Fenprof parece que o estado tem de assegurar ad eternum o trabalho aos professores, mesmo que não haja horário.
De qualquer das formas, volto a dizer o que disse ao Artista. Tenho simpatia porque quem é tratado injustamente pelo estado, mas não me venham com a conversa que estão todos os professores nessa situação de contratados ou em risco de perder o emprego. E muito menos todos os FPs.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Pata-Hari Escreveu:Acho engraçado que ainda ninguém tenha questionado os pensionistas e as fórmulas de cálculo das pensões auferidas.... afinal de contas isso é uma parte muito relevante das contas públicas e é onde há uma injustiça gritante.
Isto sim! Se as greves forem por causas concretas e por uma maior justiça geral, acho bem!
Agora não contém comigo para apoiar greves como as da TAP ou dos estaleiros ou transportes que já estão mal e ainda ficam pior!
- Registado: 7/4/2007 17:13
finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:Em tudo tem de haver discussão e conversa e troca de pontos de vista, mas para haver evolução não é necessário haver conflitos ou prejudicar alguém!
Queres dar um exemplo?
Em que situação houve evolução sem que houvessem conflitos ou prejuízos para alguém?
Por exemplo no Japão é muito rara uma greve, sendo que os trabalhadores se querem protestar usam um faixa negra em volta do braço.
Ou seja, o respeito da sociedade cria-se com respeito pelo patrão e pelos clientes, e o patrão deverá igualmente criar o mesmo respeito pelos funcionários.
E a evolução foi...
foi a que se vê... a não ser que se considere que ganhamos ou que temos melhores condições do que eles...
Uma reportagem agora mesmo na sic, poderia haver elementos das forças policiais, infiltrados nos manifestantes com o propósito de desencadear violência, andam danadinhos, deve ter sido por ser o único ministério que recebeu aumento. Depois vinha o governo dizer que os manifs eram uns arruaceiros, e que só queriam arranjar confusão.
Isto a ser verdade, é muito sério, as forças da ordem a jogar contra o povo. Vamos ver se não se começa a configurar uma intervenção à otelo, chegando o limite... zás.
Isto a ser verdade, é muito sério, as forças da ordem a jogar contra o povo. Vamos ver se não se começa a configurar uma intervenção à otelo, chegando o limite... zás.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
AutoMech Escreveu:Artista, vamos lá também ter calma com essas generalizações. Eu compreendo que és um professor contratado, basicamente sem direitos. Mas quantos no universo do estado é que estão nessa situação ? São cada vez mais, mas quantos no total dos 700 mil ?
O tipo da conservatória é contratado ? O tipo do tribunal é contratado ? O juiz é contratado ? A maioria dos médicos são contratados ? A maioria dos professores é contratada ? A maioria do pessoal que trabalha nas câmaras são contratados ? A maioria do pessoal que trabalha nas direccções gerais e regionais são contratados ?
Vamos com calma. O teu caso está longe de ser a regra
TODOS os que estão nas direções regionais são do quadro, mas arriscam-se a estar no desemprego dentro de pouco tempo, pois as direções regionais vão acabar e já perderam os seus lugares nos quadros.
Mesmo os professores que estão nos Quadros de Escola (QE)não tem garantias de que vão ter horário. Se não tiverem lá terão que concorrer a um horário num sitio qualquer dentro da sua área pedagógica.
Até conseguir ter um lugar num quadro de escola a maioria dos professores percorre o país, de escola em escola, à espera de conseguir um lugar no quadro, não interessando onde, mas sempre com a incerteza da colocação no ano seguinte. Se não me engano, há 6 anos que ninguém é colocado nos QE.
Depois começa o lento processo de aproximação à sua zona de naturalidade. Quando lá chegar é natural que o professor tenha expectativas de estabilizar a sua vida. No entanto, se tiver azar e não tiver horário, lá terá que concorrer e arriscar a ficar a centenas de quilómetros da casa.
Não vejo isto em nenhuma outra profissão. Quantos desempregados conseguiriam emprego se procurassem trabalho noutra região? Quantos consideraram esta opção?
Outro pormenor: no meu tempo de contratado, os professores não tinham direito ao subsidio de desemprego.
Pessoalmente, tenho 28 anos de ensino, tive sorte pois apenas viajei no Algarve. Se estivesse a trabalhar no particular, na minha área teria ganho o triplo do que ganhei como professor.
Apesar do ensino ter sido a minha vocação, se pudesse voltar atrás nunca teria seguido a carreira que segui.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:_Cubriclas_ Escreveu:Se me dessem a escolher entre trabalhar na função publica ou no sector privado escolheria a função publica. Porquê? Os salários são em média bem mais elevados e até a fazer greve não corria o risco de ser despedido como no sector privado.
Abraço.
Quantas vezes vou ter eu de repetir que o estado não só também despede como nem sequer paga indemnizações a quem o faz?!![]()
![]()
Obviamente que não estão todos nessas condições mas cada vez são mais...
Por outro lado aqueles que aqui se queixam da grande desvantagem que têm de poderem ser despedidos por estarem no privado, também não é totalmente verdade. Poder podem mas e as indemnizações que lhes têm de pagar?! Na banca conheço muita gente que sabe que só não despedem mais gente por causa das ditas indemnizações, se calhar quando tiverem o dinheiro do estado vão gastá-lo parcialmente nisso!
A mim quem me dera que me pagassem uma se me despedirem (eles dizem que não despedem ninguém, apenas não renovam contratos para "necessidades residuais", há 15 anos que precisam de mim "residualmente", granda lata!) mas eu não terei direito a isso... e ainda tenho de levar com uma série deles a dizerem aqui que os trabalhadores do estado é que têm todas as regalias e mais algumas, e nem depois de os contradizer aqui uma série de vezes mudam o discurso... terão o disco riscado?!
![]()
Artista, vamos lá também ter calma com essas generalizações. Eu compreendo que és um professor contratado, basicamente sem direitos. Mas quantos no universo do estado é que estão nessa situação ? São cada vez mais, mas quantos no total dos 700 mil ?
O tipo da conservatória é contratado ? O tipo do tribunal é contratado ? O juiz é contratado ? A maioria dos médicos são contratados ? A maioria dos professores é contratada ? A maioria do pessoal que trabalha nas câmaras são contratados ? A maioria do pessoal que trabalha nas direccções gerais e regionais são contratados ?
Vamos com calma. O teu caso está longe de ser a regra

mcarvalho Escreveu:Um bom exemplo!
SICASAL Campanha de Solidariedade
Atenção: trata-se de uma empresa portuguesa que, perante esta fatalidade, teve o cuidado de comunicar que não despediria um único trabalhador, sendo que são os seus próprios colaboradores que têm trabalhado na recuperação e limpeza das suas instalações.
A Sicasal é uma empresa Portuguesa. As suas instalações fabris foram parcialmente destruídas por um enorme incêndio, pondo em causa o emprego de 150 dos seus mais de 500 trabalhadores. No meio da tragédia, a Administração veio assegurar que ninguém seria despedido e garantiu que, nem sequer haveria perdas salariais dos seus trabalhadores.
Estes disponibilizaram-se, de imediato, para trabalharem, se necessário, 24 horas seguidas para ajudarem à retoma da produção e organizaram-se em grupos de segurança e de limpezas para obviarem uma paragem demorada da laboração da fábrica.
Que dois belos exemplos!...
Assim, surgiu a ideia de adquirirmos produtos da Sicasal e posteriormente os entregar ao Banco Alimentar.
Não só ajudaríamos quem bem o merece, como quem bem o necessita.
Compra produtos enlatados da marca Sicasal e entrega-os no Banco Alimentar
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE
Divulga e Participa
As empresas têm sucesso, quando Administrações e trabalhadores estão todos focalizados no mesmo objectivo.
Apoiemos aqueles que merecem antes do mais a nossa consideração.
A isto chama-se “EXEMPLO A SEGUIR!!!!”.
A isto chama-se “EXEMPLO A SEGUIR"
Patrão, chefes e empregados têm um objectivo.. fazer progredir a "sua " empresa..para isso , cada um tem de saber muito bem qual é o seu papel
Um patrão incompetente é responsável por chefes incompetentes , empregados desmotivados e pela falencia da "sua" empresa
os FP têm um patrão chamado Estado.. ou seja
"NÓS"
Editado pela última vez por mcarvalho em 25/11/2011 19:10, num total de 1 vez.
- Registado: 17/2/2004 1:38
O pessoal no público não conhece a angústia de não saber se no fim do mês vai receber o ordenado (basta haver um atraso de 1 ou 2 dias e já é um drama). Há-de haver sempre uma Troika, paga por todos, a emprestar dinheiro.
Daí notar-se uma falta de respeito por quem não quis fazer greve. Os piquetes de greve são vergonhosos.
AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu:_Cubriclas_ Escreveu:Se me dessem a escolher entre trabalhar na função publica ou no sector privado escolheria a função publica. Porquê? Os salários são em média bem mais elevados e até a fazer greve não corria o risco de ser despedido como no sector privado.
Abraço.
Por isso mesmo o privado não faz greve...medo de ser despedido. Mas acabam por ser mesmo com dedicação de anos à empresa para quem trabalham. Um dia isso vai acabar..
Ontem entrevistaram uma tipa que estava a trabalhar num café e perguntaram-lhe porque não fez greve.
Resposta simples: Se fizer greve corro o risco de não haver dinheiro para me pagar o ordenado no fim do mês. Que demagógica esta funcionária, não é ?
Claro que é...podia dizer que não queria porque estava bem e não tinha motivos para o fazer.

alexandre7ias Escreveu:_Cubriclas_ Escreveu:Se me dessem a escolher entre trabalhar na função publica ou no sector privado escolheria a função publica. Porquê? Os salários são em média bem mais elevados e até a fazer greve não corria o risco de ser despedido como no sector privado.
Abraço.
Por isso mesmo o privado não faz greve...medo de ser despedido. Mas acabam por ser mesmo com dedicação de anos à empresa para quem trabalham. Um dia isso vai acabar..
Ontem entrevistaram uma tipa que estava a trabalhar num café e perguntaram-lhe porque não fez greve.
Resposta simples: Se fizer greve corro o risco de não haver dinheiro para me pagar o ordenado no fim do mês. Que demagógica esta funcionária, não é ?

_Cubriclas_ Escreveu:Se me dessem a escolher entre trabalhar na função publica ou no sector privado escolheria a função publica. Porquê? Os salários são em média bem mais elevados e até a fazer greve não corria o risco de ser despedido como no sector privado.
Abraço.
não me queria meter mas
deixa-me fazê-lo enquanto tenho alguma força
O Egoismo da maior parte das pessoas é gritante...
enquanto a vida "corre" nem olham para o lado nem para baixo.. ou se olham .. nem reparam..
quando as coisas começam a correr mal.. em vez de se defenderem com a capacidade que têm não .. fazem queixa dos outros ...
neste mundo há sempre o que paga .. que quer paga o mínimo possível e o que recebe que quer receber o mais possível... Certo?
conclusão..
quem beneficia destas queixinhas e desta falta de solidariedade é quem PAGA...
pois responde..:
Ah! pois é .. eles ganham mais e têm regalias e isso não é justo... tem toda a razão .. e.. pumba ... nivelam por baixo...
a seguir .. os outros fazem queixinhas.. mas vai nos tirar isto? mas e os outros que têm aquilo?
.. não se preocupe.. vamos ser JUSTOS .. vamos-lhes tirar também....
and so on... e
conclusão:
apesar da crise ... AS EMPRESAS VÃO APRESENTAR LUCROS
e os seus gestores vão ter prémios chorudos.. que vão guardar nun sítio de confiança.... (um off shore qualquer
ab
mcarvalho
O Egoismo da maior parte das pessoas é gritante...
enquanto a vida "corre" nem olham para o lado nem para baixo.. ou se olham .. nem reparam..
quando as coisas começam a correr mal.. em vez de se defenderem com a capacidade que têm não .. fazem queixa dos outros ...

neste mundo há sempre o que paga .. que quer paga o mínimo possível e o que recebe que quer receber o mais possível... Certo?
conclusão..
quem beneficia destas queixinhas e desta falta de solidariedade é quem PAGA...
pois responde..:
Ah! pois é .. eles ganham mais e têm regalias e isso não é justo... tem toda a razão .. e.. pumba ... nivelam por baixo...
a seguir .. os outros fazem queixinhas.. mas vai nos tirar isto? mas e os outros que têm aquilo?
.. não se preocupe.. vamos ser JUSTOS .. vamos-lhes tirar também....
and so on... e
conclusão:
apesar da crise ... AS EMPRESAS VÃO APRESENTAR LUCROS
e os seus gestores vão ter prémios chorudos.. que vão guardar nun sítio de confiança.... (um off shore qualquer
ab
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Nestas cabec,as iluminadas...
...o que estaa errado sao as garantias.
O que estaa certo ee a inseguranc,a.
Dito por outras palavras: se eu estou mal porque diabo outros podem estar bem ?
Maldito Paiis, impregnado pela alta mesquinhez ciivica, a inveja e, oobviamente, a falta de capacidade para lutar pela Justic,a, pela mudanc,a.
Ee soo Amarelos.
O que estaa certo ee a inseguranc,a.
Dito por outras palavras: se eu estou mal porque diabo outros podem estar bem ?
Maldito Paiis, impregnado pela alta mesquinhez ciivica, a inveja e, oobviamente, a falta de capacidade para lutar pela Justic,a, pela mudanc,a.
Ee soo Amarelos.

- Registado: 22/4/2003 23:12
_Cubriclas_ Escreveu:Se me dessem a escolher entre trabalhar na função publica ou no sector privado escolheria a função publica. Porquê? Os salários são em média bem mais elevados e até a fazer greve não corria o risco de ser despedido como no sector privado.
Abraço.
Quantas vezes vou ter eu de repetir que o estado não só também despede como nem sequer paga indemnizações a quem o faz?!

Obviamente que não estão todos nessas condições mas cada vez são mais...
Por outro lado aqueles que aqui se queixam da grande desvantagem que têm de poderem ser despedidos por estarem no privado, também não é totalmente verdade. Poder podem mas e as indemnizações que lhes têm de pagar?! Na banca conheço muita gente que sabe que só não despedem mais gente por causa das ditas indemnizações, se calhar quando tiverem o dinheiro do estado vão gastá-lo parcialmente nisso!
A mim quem me dera que me pagassem uma se me despedirem (eles dizem que não despedem ninguém, apenas não renovam contratos para "necessidades residuais", há 15 anos que precisam de mim "residualmente", granda lata!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Marco Martins Escreveu:finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:Em tudo tem de haver discussão e conversa e troca de pontos de vista, mas para haver evolução não é necessário haver conflitos ou prejudicar alguém!
Queres dar um exemplo?
E a evolução foi...
Abraço.
Bem mais elevados??
Qual a sua formação? Qual o cargo que exerce?
Sejamos claros e honestos.
Editado pela última vez por MiamiBlue em 25/11/2011 15:26, num total de 1 vez.
- Registado: 17/10/2010 19:32
finveste Escreveu:Marco Martins Escreveu:Em tudo tem de haver discussão e conversa e troca de pontos de vista, mas para haver evolução não é necessário haver conflitos ou prejudicar alguém!
Queres dar um exemplo?
Marco Martins Escreveu:Em tudo tem de haver discussão e conversa e troca de pontos de vista, mas para haver evolução não é necessário haver conflitos ou prejudicar alguém!
Queres dar um exemplo?