Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Troika: Ajuda ou Negócio?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 25/11/2011 19:07

Não duvido, mas para aqueles que já estão e os que vão começar a passar fome, não iria ser muito diferente. Mas sei de um monte de gente que, esses sim, iriam sentir e de que maneira.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Automech » 25/11/2011 19:03

A insolvência, com uma balança comercial deficitária e o mercado de financiamento fechado era um cenário lindo.
Edit: e com um saldo primário que nem consegue ser equilibrado, claro.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por tava3 » 25/11/2011 19:02

nfmarque Escreveu:Portanto pela tua logica era melhor se o emprestimo fosse a 6 anos pois era 17200 milhões em juros. Talvez se o prazo fosse ainda mais curto era ainda melhor não?

Não, a minha ideia é aumentar o prazo e diminuir o juro, pensava que não tinham ficado dúvidas. É o que podemos pagar e eles estão a ajudar certo? Ou isso ou a insolvência, vamos chegar lá, mas depois o governo muda o nome, não será renegociação nem ajustamento, será outra treta qualquer que eles se lembrem na altura, só para não admitirem que havia quem tivesse razão.

por Automech » 25/11/2011 18:50

A expressão pobres e mal agradecidos aplica-se na perfeição... Como é que era mesmo ?
«Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar!»
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por nfmarque » 25/11/2011 18:47

tavaverquenao2 Escreveu:
nfmarque Escreveu:O ogoverno do socrates andava a pagar 8% o que dá 68800 milhões a 12 anos.
.....

Não desfigures a coisa, essas vendas de dívida foram quase todas a curto prazo.

Portanto pela tua logica era melhor se o emprestimo fosse a 6 anos pois era 17200 milhões em juros. Talvez se o prazo fosse ainda mais curto era ainda melhor não?

Registado: 7/5/2009 19:06

por Blasar » 25/11/2011 18:34

Boas!!

Relativamente à iliteracia, eu confesso que sou iletrado. Não tenho nenhum problema em assumi-lo.

Dito isto, relativamente à taxa de juro de 4%/ano, confesso que não sabia que as contas fossem feitas assim. Mas não há nada como vir aqui perguntar a quem sabe. :wink:

Cumprimentos.

P.S. - O que não percebo, é o porquê do maniqueísmo omnipresente sempre que se discute qualquer assunto. Será possível discutir o que quer que seja sem que a "direita" desdenha da "esquerda", e vice-versa; os "pobres" desdenhem dos "ricos" , e vice-versa; será que ainda não percebemos que estamos todos no mesmo barco e o melhor a fazer é tentarmos ser racionais e atingir um compromisso? Afinal de contas quem é que tem governado este país desde 1974?

Registado: 8/10/2007 9:30

por EuroVerde » 25/11/2011 17:22

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, não tens noção, provavelmente, do conjunto de medidas que já foram impostas à Grécia e aos trabalhadores gregos. Não podes, senão não dirias tal coisa.

Um abraço,
Ulisses

Acho que tenho noção. O país estava parado!
Medidas mais violentas que violam a integridade humana na Grécia mais do que aqui.

:arrow: Eu referia-me era no longo prazo, no relançamento economico. Veremos a evolução da bolsa portuguesa e a da Grécia nos próximos...

A economia grega parece-me, quando tiverem as contas em ordem, parece-me que encontra um ponto de partida mais sólido para crescer em % no PIB do que a economia portuguesa.

Se daqui a 4 anos, o país estiver melhor do que hoje, o PSD tem o meu simples voto. Mas dúvido!
Parece-me que em Portugal, qualquer que seja o governo, será sempre um desgoverno devido a interesses!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
..que levam à corrupção, leis mal feitas que vão contra o sistema a bem do país. E portanto não cumprimento da balança comercial, com défices abaixo de 3%.

Quando se apanham com dinheiro fresco é mal gerido. :)

Registado: 29/11/2007 11:19

por MiamiBlue » 25/11/2011 16:59

fooman Escreveu:Mais um tópico que encaixa perfeitamente na iliteracia financeira dos portugueses....

Meu caro,

Cálculo de juros é fácil de fazer, pura matemática.

O que está aqui em causa, é que o valor da suposta "ajuda financeira".

Que de ajuda não tem nada..

Registado: 17/10/2010 19:32

por fernandoinveste » 25/11/2011 16:34

O povinho está mesmo domesticado.
É só vê-los "Ai ai que não há nada a fazer", "Ai ai que temos que pagar", "Ai ai se não fosse a troika, que desgraça seria".
Mas o FMI alguma vez ajudou algum país? (Ajudar: prestar ajuda; auxiliar; facilitar; socorrer; prestar assistência). Algum país ficou em melhor estado, no longo prazo, depois de uma intervenção deste tipo?
Os agiotas emprestam o dinheiro, para que tudo fique na mesma. É preciso é que Portugal fique com dívida alta, para as agências de rating imporem os juros que lhes interessam.
Enquanto o povinho comer e calar, eles vão apertando os tomates.
Mudanças de fundo: ZERO!!

Registado: 27/5/2011 15:57

por Supermann » 25/11/2011 16:26

tavaverquenao2 Escreveu:Não havia dinheiro para o regabofe, para isso não. Não foi preciso andar a bater de porta em porta, na maioria das vendas, a procura superava em mais de duas vezes a oferta, parece que não faltavam interessados.

Pois não nao faltavam interessados... há sempre interessados quando a taxa é atractiva. Havia procura a taxas mais elevadas, portanto era o que se devia ter feito...

há com cada uma ... :roll:

Registado: 18/12/2009 18:54

por pocoyo » 25/11/2011 16:22

tavaverquenao2 Escreveu:Não havia dinheiro para o regabofe, para isso não. Não foi preciso andar a bater de porta em porta, na maioria das vendas, a procura superava em mais de duas vezes a oferta, parece que não faltavam interessados.

Tás a ver e mesmo assim aceitamos a ajuda desses estupores.

Ok, fica na tua que eu fico na minha.

Registado: 15/1/2010 15:30

por tava3 » 25/11/2011 16:18

Não havia dinheiro para o regabofe, para isso não. Não foi preciso andar a bater de porta em porta, na maioria das vendas, a procura superava em mais de duas vezes a oferta, parece que não faltavam interessados.

por pocoyo » 25/11/2011 16:12

tavaverquenao2 Escreveu:
pocoyo Escreveu:Ás vezes as pessoas falam como que só por existirmos temos o direito que outros nos paguem algo por esse facto.

Eles estão a pagar o quê??? Pagar? Não estamos a ver o mesmo filme.

A pagar os salários e as reformas!!!
Caso não saibas o dinheiro tinha acabado. Eles aceitaram fazer aquilo que mais ninguém quis fazer. Emprestar dinheiro. (pelo menos por aquela taxa de juro)

por tava3 » 25/11/2011 16:04

pocoyo Escreveu:Ás vezes as pessoas falam como que só por existirmos temos o direito que outros nos paguem algo por esse facto.

Eles estão a pagar o quê??? Pagar? Não estamos a ver o mesmo filme.

por tava3 » 25/11/2011 16:02

fooman Escreveu:Não há nada a fazer...

Esse é o slogan do mainstrem, enfim, cada um come o que quer.

por pocoyo » 25/11/2011 16:00

tavaverquenao2 Escreveu:Renegociar o juro e o prazo não te parece uma medida? A única coisa que não tem negociação é a morte, tudo o resto...

Tás a falar de antecipar o prazo para diminuir a taxa? Ou em aumentar o prazo e diminuir a taxa? :lol:

Ás vezes as pessoas falam como que só por existirmos temos o direito que outros nos paguem algo por esse facto.
Editado pela última vez por pocoyo em 25/11/2011 16:03, num total de 1 vez.

por fooman » 25/11/2011 15:57

Ulisses Pereira Escreveu:tavaverquenao, essas medidas apresentadas NENHUMA evita o recurso ao empréstimo da Troika (o que já veio e o que ainda está para vir).

Acho que às vezes as pessoas nem têm noção dos montantes de que estamos a falar...

Concordo perfeitamente com o Ulisses nesta.

Não há nada a fazer... é claro que houve muita complacência dos políticos (especialmente de Sócrates) que deixaram a coisa andar antes de fazerem cortes. Isso tornou o recurso ao crédito uma inevitabilidade que apareceria mais cedo ou mais tarde (o mercado ajuda sempre a que seja mais cedo, na prática tenta ensinar o político).

Os "nuestros hermanos" anteciparam-se e foram fazendo cortes e reestruturando o sector da banca, mas nem isso os vai safar de efectuar cortes ainda mais profundos que o Rajoy está a preparar (também não compreendo como é que ainda tem que se estar a preparar para anunciar as novas medidas... já estava farto de saber que ia para o poleiro, podia ter tratado do assunto).

Registado: 29/11/2007 3:26

por tava3 » 25/11/2011 15:52

Renegociar o juro e o prazo não te parece uma medida? A única coisa que não tem negociação é a morte, tudo o resto...

por Ulisses Pereira » 25/11/2011 15:50

tavaverquenao, essas medidas apresentadas NENHUMA evita o recurso ao empréstimo da Troika (o que já veio e o que ainda está para vir).

Acho que às vezes as pessoas nem têm noção dos montantes de que estamos a falar...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tava3 » 25/11/2011 15:46

nfmarque Escreveu:O ogoverno do socrates andava a pagar 8% o que dá 68800 milhões a 12 anos.
.....

Não desfigures a coisa, essas vendas de dívida foram quase todas a curto prazo.

Ulisses Pereira Escreveu:Acho muito curioso é ninguém apresentar alternativas. A não ser aquela tão clássica nas manifs estudantis: NÃO PAGAMOS, NÃO PAGAMOS NÃO PAGAMOS!

O ps apresentou umas 37 ou 47 medidas de alteração, o be, pcp e verdes apresentaram 400. Achas que não pode haver uma única que o governo possa aproveitar? Eles decididamente não querem, têm um caminho traçado, e não é o da troika, porque já vimos irem além, como também já vimos não fazerem tudo do que está acordado.

por fooman » 25/11/2011 15:45

Mais um tópico que encaixa perfeitamente na iliteracia financeira dos portugueses...

Quanto às medidas gregas, há um problema de base na Grécia em que as medidas são tomadas, no papel, mas na realidade nada acontece. A única coisa que estas medidas estão a trazer, não só na Grécia como também em Portugal, Espanha e Itália (e até aqui na Holanda) é uma maior economia paralela, nada mais. O resto é para preparar caminho para a União Fiscal que aí vem.

Para quem quiser saber mais sobre o futuro, investiguem o que aconteceu aquando da criação dos Estados Unidos da América (quase quase a mesma coisa, com a diferença de tudo isto agora estar globalizado).

Registado: 29/11/2007 3:26

por Supermann » 25/11/2011 15:44

nfmarque Escreveu:Qual é a novidade? Não foi acordado +-4%? A 12 anos o custo total dos juros é esse. O ogoverno do socrates andava a pagar 8% o que dá 68800 milhões a 12 anos.
.....

Aliás, esses montantes são os montantes normais que temos vindo a pagar todos os anos antes da crise, visto que a nossa taxa ponderada andava em torno desses valores.

Portanto andámos sempre a pagar eesses juros, mas agora "parece" que é "anormal" e fica tudo muito indignado

por nfmarque » 25/11/2011 15:38

Qual é a novidade? Não foi acordado +-4%? A 12 anos o custo total dos juros é esse. O ogoverno do socrates andava a pagar 8% o que dá 68800 milhões a 12 anos.
.....

Registado: 7/5/2009 19:06

por Ulisses Pereira » 25/11/2011 15:37

Eu acho uma piada...

Se não quiséssemos, não tinhamos pedido nenhum dinheiro emprestado. E não teríamos dinheiro para pagar salários.

Acho muito curioso é ninguém apresentar alternativas. A não ser aquela tão clássica nas manifs estudantis: NÃO PAGAMOS, NÃO PAGAMOS NÃO PAGAMOS!
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Supermann » 25/11/2011 15:37

Sinceramente nao vejo qual é o escandalo.

A esses valores e com essas maturidades dá uma taxa de juro de 4% ao ano. Acham esta taxa elevada?

O facto é que as pessoas só olham a valores absolutos e obviamente 4% durante 12 anos perfaz um montante de quase 50% do principal.

Mas se calhar é preferível ir ao mercado pagar 20% right? :roll:
Editado pela última vez por Supermann em 25/11/2011 15:37, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, PXYC, yggy e 335 visitantes