Paises de Refugio Financeiro
Re: Paises de Refugio Financeiro
Evitei mais um repost dos meus com a pesquisa avançada do fórum.
Que activos refúgio existem no mercado?
Já li sobre o ouro (este é o mais falado), petróleo, mercado japonês e até mesmo divida americana...
Acções não ciclicas também podem ser consideradas activos refúgio?
Alguém me dá umas luzes sobre o assunto?
Seja confirmarem-me ou desmentirem alguns destes activos refúgio seja acrescentarem outros.

Que activos refúgio existem no mercado?
Já li sobre o ouro (este é o mais falado), petróleo, mercado japonês e até mesmo divida americana...
Acções não ciclicas também podem ser consideradas activos refúgio?
Alguém me dá umas luzes sobre o assunto?
Seja confirmarem-me ou desmentirem alguns destes activos refúgio seja acrescentarem outros.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.
É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.
É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.
- Registado: 14/7/2017 18:27
paulop2009 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:pronto... se vamos entrar em pânico, que entremos o mais cedo possível, já diz o ditado.
Tenho lido os vários posts e fiquei com a impressão que nao se pode abrir conta num país estrangueiro se não residirmos lá, por isso, e para quem tem poucas, pouquinhas milenas no banco, torna-se muito complicado ter um refúgio financeiro, alguem sabe de um país/banco que seja refúgio financeiro e que se possa abrir conta apartir de Portugal?
Obrigado
Estou no mesmo barco e com a mesma dúvida. Já tentei Noruega, Espanha e Suica. Pelo menos destes 3 levei tampa.
Meus caros, penso que já coloquei aqui neste forum um posto da associação de bancos suiços onde essas vossas questões estão respondidas.
Qualquer pessoa pode enviar dinheiro para outro país. Essa transferência terá um custo, certamente, de acordo com as taxas bancárias em vigor, mas estará isenta da administração fiscal, tanto portuguesa como do país de destino (confirmei com as finanças).
As contas, por exemplo na Suiça (foi o País qeu mais me interessou), podem-se abrir à distânica, sem que nos tenhamos que deslocar lá fisicamente para abrir a conta. Normalmente os contactos são feitos por telefone e temos que enviar uma série de documentação que comprove a origem do dinheiro, etc.
Depois de lá termos o dinheiro, é como se o tivessemos cá, mas com as egurança que não desvaloriza com a perda do Euro.
Podemos ainda abrir lá uma conta em uma outra divisa que não o CHF.
Não sei se ajudei...
- Registado: 29/11/2007 11:27
O problema é precisamente esse. Não chega para os depósitos nem ninguém sabe que dinheiro existe nesse dito fundo...
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
JCS Escreveu:paulop2009 Escreveu:Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir conta em Portugal com divisa estrangeira?
Sabem de algo que eu desconheça?
...é que não percebo qual é a vossa relutância quanto a essa possibilidade.
É que se um banco português for à falência, vai falir tudo o que lá estiver... Seja Euros ou seja outra moeda qualquer... E o fundo de garantia não vai chegar para todos.
O fundo de garantia deverá ser o dinheiro da Troika...
JCS
Fundo de garantia o dinheiro da troika? Se te estás a referir ao 16MM duvido q isso chegue para cobrir 1/4 dos depositos
- Registado: 22/10/2011 1:34
SMALL1969 Escreveu:paulop2009 Escreveu:Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir conta em Portugal com divisa estrangeira?
É que se um banco português for à falência, vai falir tudo o que lá estiver... Seja Euros ou seja outra moeda qualquer... E o fundo de garantia não vai chegar para todos.
Tudo não. Se forem acções estrangeiras ficas com o mesmo dinheiro, inclusivé se Portugal voltasse ao escudo.
Se forem títulos de dívida ou fundos de obrigações de outro país a mesma coisa.
E comprando via um banco nacional, ao menos estás a ajudar esse banco com as comissões.
Quando referi "tudo o que lá estiver" era relativo à pergunta do Nico - sobre "depósitos".
Obrigações e acções já são outra história.
- Registado: 15/9/2010 15:02
paulop2009 Escreveu:Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir conta em Portugal com divisa estrangeira?
Tudo não. Se forem acções estrangeiras ficas com o mesmo dinheiro, inclusivé se Portugal voltasse ao escudo.
Se forem títulos de dívida ou fundos de obrigações de outro país a mesma coisa.
E comprando via um banco nacional, ao menos estás a ajudar esse banco com as comissões.
- Registado: 3/2/2009 12:21
paulop2009 Escreveu:Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir conta em Portugal com divisa estrangeira?
O fundo de garantia deverá ser o dinheiro da Troika...
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir conta em Portugal com divisa estrangeira?
Sr_SNiper Escreveu:pronto... se vamos entrar em pânico, que entremos o mais cedo possível, já diz o ditado.
Tenho lido os vários posts e fiquei com a impressão que nao se pode abrir conta num país estrangueiro se não residirmos lá, por isso, e para quem tem poucas, pouquinhas milenas no banco, torna-se muito complicado ter um refúgio financeiro, alguem sabe de um país/banco que seja refúgio financeiro e que se possa abrir conta apartir de Portugal?
Obrigado
Estou no mesmo barco e com a mesma dúvida. Já tentei Noruega, Espanha e Suica. Pelo menos destes 3 levei tampa.

pronto... se vamos entrar em pânico, que entremos o mais cedo possível, já diz o ditado.
Obrigado
Obrigado
Lose your opinion, not your money
JCS Escreveu:putneyjc Escreveu:Fica a questão: o que é uma "conta clandestina"?
Boa noite. Trata-se de uma conta que não tenha sido notificada à Administração fiscal, tal como estabelece o artigo 63º-A, nº 6 da Lei Geral Tributária.
“Os sujeitos passivos de IRS são obrigados a mencionar na correspondente declaração de rendimentos a existência e identificação de contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português”.
Fazendo tudo direitinho não há problema nenhum.
Cumprimentos
JCS
E eu juntaria mais uma pergunta: alguém sabe se a realização de uma transferência bancária para uma conta na Suiça, está sujeita a imposto? Se sim, a que taxa?
- Registado: 29/11/2007 2:17
Hum...será que fundo soberado da noruega agora está carregado de obrigações de portugal, grécia, espanha e itália? Até na SEMAPA investiram durante 2010
in www. noruega . org.pt
"Fundo norueguês confiante nos investimentos feitos em tempos de crise
Última actualização: 15/09/2010 // O fundo soberano norueguês declarou que está a tirar vantagem da volatilidade dos mercados enquanto os grandes investidores da Europa se refugiam no risco.
Depois de, em 2008, o fundo soberano norueguês – o maior fundo de riqueza soberana do mundo, avaliado em 350 mil milhões de euros – ter registado a maior perda, no valor de 104 mil milhões de dólares (81 mil milhões de euros), desde 2009 que parece estar a recuperar a sua posição.
Em 2009 apresentou um retorno de 26%, e na primeira metade deste ano investiu em obrigações de países em dificuldades como Grécia, Espanha, Itália e Portugal. Já este mês reforçou a posição na portuguesa SEMAPA, passando a deter uma participação qualificada superior a 2%.
“Se olharem para o que aconteceu durante a crise financeira, um fundo como o nosso acabou por ultrapassá-la bastante bem e, até certo ponto, aumentou a nossa capacidade de risco e a nossa predisposição ao risco”, adiantou à Bloomberg Yngve Slynstad, líder do Norges Bank Investment, que gere o fundo.
“A volatilidade para nós é uma coisa boa”, refere Slynstad. “Nós comprámos uma quantidade considerável de acções durante a crise e penso que, no futuro, tentaremos explorar o prémio de risco das variáveis no tempo, como nós lhe chamamos – uma vez que mais ninguém lá quer estar”, avança Slynstad.
Nos últimos três anos o fundo subiu a sua participação em acções de 40% para 60%. O governo norueguês já requereu que o fundo mantenha os 60% em acções, assim como 35% em obrigações e não tenha mais de 5% em investimentos imobiliários. O fundo em Março passado recebeu a indicação de chegar aos 5% em investimentos imobiliários, tendo tido “luz verde” do governo para investir 16 mil milhões de euros em activos desse género.
Slynstad defendeu igualmente a escolha de adquirir obrigações dos países mais afectados pela crise de dívida pública. “Durante 2009 nós vendemos mais de metade das obrigações que detínhamos de países do Sul da Europa, por isso, de certa forma encarámos de forma negativa a situação da altura”, esclareceu Slynstad.
“Em 2010, claro, temos rendimentos a um nível muito diferente. Por isso, [as obrigações] parecem-nos muito mais atraentes”, concluiu."
in www. noruega . org.pt
"Fundo norueguês confiante nos investimentos feitos em tempos de crise
Última actualização: 15/09/2010 // O fundo soberano norueguês declarou que está a tirar vantagem da volatilidade dos mercados enquanto os grandes investidores da Europa se refugiam no risco.
Depois de, em 2008, o fundo soberano norueguês – o maior fundo de riqueza soberana do mundo, avaliado em 350 mil milhões de euros – ter registado a maior perda, no valor de 104 mil milhões de dólares (81 mil milhões de euros), desde 2009 que parece estar a recuperar a sua posição.
Em 2009 apresentou um retorno de 26%, e na primeira metade deste ano investiu em obrigações de países em dificuldades como Grécia, Espanha, Itália e Portugal. Já este mês reforçou a posição na portuguesa SEMAPA, passando a deter uma participação qualificada superior a 2%.
“Se olharem para o que aconteceu durante a crise financeira, um fundo como o nosso acabou por ultrapassá-la bastante bem e, até certo ponto, aumentou a nossa capacidade de risco e a nossa predisposição ao risco”, adiantou à Bloomberg Yngve Slynstad, líder do Norges Bank Investment, que gere o fundo.
“A volatilidade para nós é uma coisa boa”, refere Slynstad. “Nós comprámos uma quantidade considerável de acções durante a crise e penso que, no futuro, tentaremos explorar o prémio de risco das variáveis no tempo, como nós lhe chamamos – uma vez que mais ninguém lá quer estar”, avança Slynstad.
Nos últimos três anos o fundo subiu a sua participação em acções de 40% para 60%. O governo norueguês já requereu que o fundo mantenha os 60% em acções, assim como 35% em obrigações e não tenha mais de 5% em investimentos imobiliários. O fundo em Março passado recebeu a indicação de chegar aos 5% em investimentos imobiliários, tendo tido “luz verde” do governo para investir 16 mil milhões de euros em activos desse género.
Slynstad defendeu igualmente a escolha de adquirir obrigações dos países mais afectados pela crise de dívida pública. “Durante 2009 nós vendemos mais de metade das obrigações que detínhamos de países do Sul da Europa, por isso, de certa forma encarámos de forma negativa a situação da altura”, esclareceu Slynstad.
“Em 2010, claro, temos rendimentos a um nível muito diferente. Por isso, [as obrigações] parecem-nos muito mais atraentes”, concluiu."
- Registado: 3/2/2009 12:21
http://www.southafrica.info/overview/po ... gocios.htm
o meu pai está a viver na africa do sul o que me faz ter uma ligação especial com este país uma vez que também nasci lá, neste momento acho que é um país com muitas possibilidades de crescimento e com uma moeda bastante desvalorizada.
o meu pai está a viver na africa do sul o que me faz ter uma ligação especial com este país uma vez que também nasci lá, neste momento acho que é um país com muitas possibilidades de crescimento e com uma moeda bastante desvalorizada.
- Registado: 23/9/2011 19:31
VOU SER MAU
Imaginem que a Alemanha se zanga com alguns paises, e que até pode haver conflitos (podem não ser armados), e eles resolvem confiscar contas bancárias de estrangeiros desses paises...
O que o país qus estão a pensar fazer forem os portugueses...
pois é meus senhores...lá se vai a teoria...
Desculpem ter sido tão mau e em lançar esta terrível confusão aqui no forum

Imaginem que a Alemanha se zanga com alguns paises, e que até pode haver conflitos (podem não ser armados), e eles resolvem confiscar contas bancárias de estrangeiros desses paises...
O que o país qus estão a pensar fazer forem os portugueses...
pois é meus senhores...lá se vai a teoria...
Desculpem ter sido tão mau e em lançar esta terrível confusão aqui no forum

- Registado: 5/4/2010 21:14
O Credit Suisse permite abrir uma conta por correspondencia enviando por correio fotocopias autenticadas dos documentos requeridos.
Private banking nao sei como funciona, ainda me faltam algumas centenas de milhares para saber...
Uma conta normal tem custos mensais de 40CHF por isso so compensa para investir um valor minimo de cerca de 100k euros para poder pagar os custos de manutencao com os juros.
Basta enviar um email atraves do formulario da pagina deles e uma senhora muito simpatica que fala portugues entrara em contacto telefonico.
Espero ter ajudado.
Private banking nao sei como funciona, ainda me faltam algumas centenas de milhares para saber...
Uma conta normal tem custos mensais de 40CHF por isso so compensa para investir um valor minimo de cerca de 100k euros para poder pagar os custos de manutencao com os juros.
Basta enviar um email atraves do formulario da pagina deles e uma senhora muito simpatica que fala portugues entrara em contacto telefonico.
Espero ter ajudado.
- Registado: 20/11/2006 23:11
Re: Paises de Refugio Financeiro
All night long Escreveu:Quando a economia treme pela crise o primeiro refugio que nos vem à cabeça é a Suiça.
Porem ninguém, ou quase ninguém fala do Luxemburgo.
A divida Publica do Luxemburgo ronda os 19%, é um pais solido, economicamente estável e conservador, e numa hipotética saída do euro, o franco luxemburguês seria uma moeda muito forte.
Opiniões?
(já coloquei esta resposta noutro tópico sobre o mesmo assunto, copio o texto para aqui).
Teoricamente sim.
Na prática as coisas são um pouco mais complicadas. A maioria dos bancos em países como a Suíça ou o Luxemburgo exigem residência no país para poderes abrir uma conta. Ou seja, embora na União Europeia haja (teoricamente) livre circulação de capitais, na prática os bancos não são obrigados a abrir conta para quem não tenha residência no país e na verdade muitos deles recusam-se. No caso da Suíça, que não pertence à UE, as regras serão outras, mas suponho que em anos recentes tenha havido um aumento das dificuldades, devido aos "apertões" que eles levaram.
É claro que se estivermos a falar de "private banking" a coisa fica mais facilitada, mas essa solução só está acessível para quem tenha 1 milhão de euros ou mais. Aliás a grande maioria dos mais de 140 bancos sedeados no Luxemburgo só oferece soluções de private banking e nada mais.
Um aparte: lembram-se do caso do autarca que tinha uma conta na Suíça em nome de um sobrinho? É importante ter presente que o dito sobrinho reside na Suíça, logo não terá tido dificuldade em abrir lá conta...
- Registado: 5/11/2002 12:21
paulop2009 Escreveu:bleiderraner Escreveu:E descobriste algum banco suiço que aceite abrir conta por correspondência ou é sempre preciso ir lá pessoalmente?
Pois esta é que é a grande questão. Este assunto foi já abordado noutros tópicos e não vi ainda nenhuma luz ao fundo do túnel.
Até mesmo em países da união como a própria espanha não consegui abrir lá conta sem ir presencialmente. Talvez o santander faça isso para clientes com "uma pipa de massa" o que não é o meu caso. Já tentei também na noruega mas nada feito.
Se alguém descobrir a luz, por favor aponte o caminho
Parece que o credit suisse tem escritório de representação em Lisboa.
http://www.hotfrog.pt/Empresas/Escrit-rio-de-Representac-es-em-Portugal-do-Credit-Suisse
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
bleiderraner Escreveu:E descobriste algum banco suiço que aceite abrir conta por correspondência ou é sempre preciso ir lá pessoalmente?
Pois esta é que é a grande questão. Este assunto foi já abordado noutros tópicos e não vi ainda nenhuma luz ao fundo do túnel.
Até mesmo em países da união como a própria espanha não consegui abrir lá conta sem ir presencialmente. Talvez o santander faça isso para clientes com "uma pipa de massa" o que não é o meu caso. Já tentei também na noruega mas nada feito.
Se alguém descobrir a luz, por favor aponte o caminho

Mas é assim tão simples,abrir conta no estrangeiro??
Não é obrigatório possuir lá emprego e\ou residencia?
Alem do Barckley´s,Deutsche Bank,Santander Totta,que outros bancos estrangeiros possuem filiais em Portugal?
Grato desde já pela ajuda.
Cumprimentos.
João Chaves.
Não é obrigatório possuir lá emprego e\ou residencia?
Alem do Barckley´s,Deutsche Bank,Santander Totta,que outros bancos estrangeiros possuem filiais em Portugal?
Grato desde já pela ajuda.
Cumprimentos.
João Chaves.
- Registado: 1/9/2011 9:35
JCS Escreveu:putneyjc Escreveu:Fica a questão: o que é uma "conta clandestina"?
Boa noite. Trata-se de uma conta que não tenha sido notificada à Administração fiscal, tal como estabelece o artigo 63º-A, nº 6 da Lei Geral Tributária.
“Os sujeitos passivos de IRS são obrigados a mencionar na correspondente declaração de rendimentos a existência e identificação de contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português”.
Cumprimentos
JCS
Finalmente alguém que conhece algo de concreto.
1-Isso significa que uma conta aberta em qualquer país da EU ( que não Portugal) tb é clandestina se não declarada?
2-Contas em países como Canadá, Suiça, Luxemburgo, etc..se declaradas no IRS ..tornam-se legais?
3-Qual o regime fiscal ? Esses montantes(capital) , se forem poupança, quando declarados, são somados aos rendimentos declarados no IRS ..ou apenas os juros desse capital serão considerados rendimento?
Agradeço toda a informação possível, pq nos balcoes dos bancos , apenas respondem "que sim que se pode fazer" mas depois não sabem explicar o enquadramento legal e conseuências fiscais..
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 1:43
putneyjc Escreveu:Fica a questão: o que é uma "conta clandestina"?
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
De facto gostaria de saber o que é uma "conta clandestina".
Iniciei um processo para abrir uma conta na Suíça, não por receio do colapso do euro, mas porque vou trabalhar com um broker suiço e negociar em forex. A conta será em euros. Tenciono fazer tudo legal e declarar eventuais ganhos ás finanças. No entanto com esta notícia fico a pensar se essa minha conta será uma "conta clandestina" ou não....
Fica a questão: o que é uma "conta clandestina"?
Iniciei um processo para abrir uma conta na Suíça, não por receio do colapso do euro, mas porque vou trabalhar com um broker suiço e negociar em forex. A conta será em euros. Tenciono fazer tudo legal e declarar eventuais ganhos ás finanças. No entanto com esta notícia fico a pensar se essa minha conta será uma "conta clandestina" ou não....
JCS Escreveu:Gostaria de perceber na noticia referente ao link abaixo, qual a definição de "conta clandestina". Deverá ser perfeitamente possível ter uma conta na Suíça e que a mesma não seja "clandestina"...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=518277
JCS
- Registado: 29/11/2007 12:17
De facto gostaria de saber o que é uma "conta clandestina".
Iniciei um processo para abrir uma conta na Suíça, não por receio do colapso do euro, mas porque vou trabalhar com um broker suiço e negociar em forex. Tenciono fazer tudo legal e declarar eventuais ganhos ás finanças. No entanto com esta notícia fico a pensar se essa minha conta será uma "conta clandestina" ou não....
Iniciei um processo para abrir uma conta na Suíça, não por receio do colapso do euro, mas porque vou trabalhar com um broker suiço e negociar em forex. Tenciono fazer tudo legal e declarar eventuais ganhos ás finanças. No entanto com esta notícia fico a pensar se essa minha conta será uma "conta clandestina" ou não....
JCS Escreveu:Gostaria de perceber na noticia referente ao link abaixo, qual a definição de "conta clandestina". Deverá ser perfeitamente possível ter uma conta na Suíça e que a mesma não seja "clandestina"...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=518277
JCS
- Registado: 29/11/2007 12:17
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trilhos2006 e 184 visitantes