Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TAP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 17/11/2011 17:36

onekelevra Escreveu:Se queremos o sistema de saúde que temos, é impossível um Hospital dar lucro. Por isso, nem tudo o que dá prejuízo deveria ser privatizado.
O Estado deveria ser um mero regulador, garantindo o bem estar social a todos.
Só sei é que se calhar em Dezembro muita gente vai chegar tarde a casa com a greve.

Sou apologista que o estado deve tentar regular e garantir que todos têm acesso à saude e educação, mas para isso não necessita de ter hospitais e ter escolas.

O estado deve apenas ter poder de regular, não deve ter o poder de dominar..

Qual é o problema da saúde, educação, transportes serem privatizados?
Se o estado garantir que quem não tem posses, terá igualmente acesso à saúde e educação, através de uma comparticipação do estado, então não haverá problemas.

O que não faz sentido, é o estado estar a entrar em concorrência com vários sectores e depois tem de pagar para o dois para que nenhum deles entre em falência...
É o caso das transportadoras, escolas, televisão, etc...

Registado: 7/4/2007 17:13

por PIKAS » 17/11/2011 17:33

tiago_ferreira Escreveu:
A-330 Escreveu:
tiago_ferreira Escreveu:
1 - Já que estás bastante dentro do assunto, diz-me lá se a TAP paga ou não, táxi a comissários e pilotos para se deslocarem de casa para o aeroporto. E se não pagam táxi, se pagam o parque de estacionamento no aeroporto.
Andar de transportes públicos não é só cultural. Se a empresa financiar outro meio de transporte, ninguém vai andar de autocarro à meia-noite.

2 - E a partir desses 10 anos iniciais? Qual a diferença para, digamos, um piloto com 20 anos de serviço? E quantos pilotos da TAP têm menos de 10 anos de serviço?
Se estão a reclamar dum acordo feito em 1999, decerto que estamos a falar de pilotos com mais de 10 anos de TAP.

1. Não , a TAP não paga taxi a ninguém.O estacionamento sim , é pago.Outras cias portuguesas,inclusive privadas, também o pagam aos seus tripulantes.

2.Não tenho números.Mas o acordo inclui todos os pilotos , mesmo os que entraram ontem.

Tenho muitos amigos próximos na TAP , mas não trabalho lá.

A330

1 - O estacionamento nos parques do aeroporto não é barato. O que as companhias privadas fazem e pagam, não me interessa. Só me interessa aquela de que sou dono.

2 - Bom, há bocado tinhas números, agora já não tens. Em que ficamos?

PS: Que fique claro que não estou só contra os tripulantes. Sei muito bem que a TAP está cheia de gorduras inúteis que "mamam" muito. Mas também estou contra uma classe que ganha muitíssimo mais que o cidadão comum e mesmo assim se acha no direito de estar constantemente a prejudicar a companhia (e os seus donos, nós!), reclamando aumentos salariais irrealistas para o resto do país.

Vamos lá ver:

A TAP não paga parque às tripulações. A ANA faculta parque às tripulações em voo, de todas as cias e os PNT'S e PNC's da TAP a ele também tem direito. Vai dar ao mesmo mas é diferente. Se o estacionamento é caro ou barato para esta questão é indiferente.

Quanto ao segundo ponto, entre as majors europeias a TAP é das que menos paga ao pessoal navegante, e muito em especial aos pilotos. Comparando os vencimentos com as low-costs, os F/O's ganham mais na TAP e os comandantes ganham menos na TAP.

Os 10 ou 20 anos para aqui não tem relevância. Os vencimentos não progridem significativamente consoante os anos, excepto para os poucos cargos de chefia, como em todo o lado.

É muito diferente voar para uma major que para uma low-cost. Pessoalmente nunca voaria para este tipo de companhias e nem vale a pena explicar o porquê porque é tão óbvio.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por tiago_ferreira » 17/11/2011 17:10

A-330 Escreveu:
tiago_ferreira Escreveu:
1 - Já que estás bastante dentro do assunto, diz-me lá se a TAP paga ou não, táxi a comissários e pilotos para se deslocarem de casa para o aeroporto. E se não pagam táxi, se pagam o parque de estacionamento no aeroporto.
Andar de transportes públicos não é só cultural. Se a empresa financiar outro meio de transporte, ninguém vai andar de autocarro à meia-noite.

2 - E a partir desses 10 anos iniciais? Qual a diferença para, digamos, um piloto com 20 anos de serviço? E quantos pilotos da TAP têm menos de 10 anos de serviço?
Se estão a reclamar dum acordo feito em 1999, decerto que estamos a falar de pilotos com mais de 10 anos de TAP.

1. Não , a TAP não paga taxi a ninguém.O estacionamento sim , é pago.Outras cias portuguesas,inclusive privadas, também o pagam aos seus tripulantes.

2.Não tenho números.Mas o acordo inclui todos os pilotos , mesmo os que entraram ontem.

A330

1 - O estacionamento nos parques do aeroporto não é barato. O que as companhias privadas fazem e pagam, não me interessa. Só me interessa aquela de que sou dono.

2 - Bom, há bocado tinhas números, agora já não tens. Em que ficamos?

PS: Que fique claro que não estou só contra os tripulantes. Sei muito bem que a TAP está cheia de gorduras inúteis que "mamam" muito. Mas também estou contra uma classe que ganha muitíssimo mais que o cidadão comum e mesmo assim se acha no direito de estar constantemente a prejudicar a companhia (e os seus donos, nós!), reclamando aumentos salariais irrealistas para o resto do país.

Registado: 27/1/2009 14:17

por A330-300 » 17/11/2011 17:03

tiago_ferreira Escreveu:

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por onekelevra » 17/11/2011 16:47

Se queremos o sistema de saúde que temos, é impossível um Hospital dar lucro. Por isso, nem tudo o que dá prejuízo deveria ser privatizado.
O Estado deveria ser um mero regulador, garantindo o bem estar social a todos.
Só sei é que se calhar em Dezembro muita gente vai chegar tarde a casa com a greve.

Registado: 11/8/2011 18:50

por Marco Martins » 17/11/2011 16:43

Fenicio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Tudo o que sejam serviços estatais e que não dão lucro deveriam ser fechados, vendidos ou reestruturados.

Porque não vendem uma parte da TAP que dá prejuízo?

Porque não vendem uma parte das transportadoras que dão prejuízo?

Porque não vendem uma parte dos audiovisuais que dão prejuízo?

Porque não vendem institutos a empresas, para que sejam elas a preparar os seus funcionários, e garantindo assim formados por x anos?

Tudo isto, poderia ser feito antes de baixarem salários ou aumentarem impostos...

Infelizmente a "coisa" nem sempre é assim tão simples e linear!

Vender uma empresa pública que dá prejuízo (ou apenas a parte que da prejuízo) esbarra numa série de questões práticas. Por exemplo: que empresa privada gostaria de comprar uma empresa pública que dá prejuízo há anos? Que garantia é que há que bastará trocar de mãos (do estado para o poder privado) para que o negócio comece a ser rentável?

Aquilo que geralmente acontece em casos assim é o desmantelamento da empresa pública deficitária, a venda dos activos e o fim dos serviços que prestava.

Pelo menos se venderem aos privados, dinamiza a economia e pode ser que eles tenham mais valias por gerirem melhor os recursos.

Que interesse é que o estado tem, aumentar os impostos e reduzir salarios, para poder continuar com os prejuizos destas empresas?

por Fenicio » 17/11/2011 16:17

Marco Martins Escreveu:Tudo o que sejam serviços estatais e que não dão lucro deveriam ser fechados, vendidos ou reestruturados.

Porque não vendem institutos a empresas, para que sejam elas a preparar os seus funcionários, e garantindo assim formados por x anos?

Tudo isto, poderia ser feito antes de baixarem salários ou aumentarem impostos...

Infelizmente a "coisa" nem sempre é assim tão simples e linear!

Vender uma empresa pública que dá prejuízo (ou apenas a parte que da prejuízo) esbarra numa série de questões práticas. Por exemplo: que empresa privada gostaria de comprar uma empresa pública que dá prejuízo há anos? Que garantia é que há que bastará trocar de mãos (do estado para o poder privado) para que o negócio comece a ser rentável?

Aquilo que geralmente acontece em casos assim é o desmantelamento da empresa pública deficitária, a venda dos activos e o fim dos serviços que prestava.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Marco Martins » 17/11/2011 16:14

Tudo o que sejam serviços estatais e que não dão lucro deveriam ser fechados, vendidos ou reestruturados.

por onekelevra » 17/11/2011 15:30

Acho que é mais "não mexam em nós"...na questão de cortes!!

TAP

por ruizzz » 17/11/2011 15:08

A-330 Escreveu:
jvasco27 Escreveu:Há certas coisas que são muito difíceis de compreender.

Não quero discutir se os salários dos pilotos são altos ou não, ou se o acordo feito no passado para dar-lhes 20% da companhia foi lesivo aos interesses da companhia ou não. Não tenho elementos para isso.

Não discuto o direito dos trabalhadores à greve. É algo que existe e pode ser exercido dentro dos limites da lei.

O que não entendo é qual a necessidade de fazer 8 dias de greve. Se a intenção é forçar uma negociação, não basta 1 dia de greve? Por que não escolher um dia que afete o menos possível as operações da empresa e os seus clientes?

O objetivo da greve deveria ser trazer o problema à baila, não destruir a companhia. Para mais, se o interesse é ter 20% da empresa, não será um contra-senso (para não dizer estúpido) destruir dessa forma o valor daquilo que se quer adquirir?

Um dia de greve não chega?

Na verdade não é preciso nem 1 dia de greve!!

Basta que o governo cumpra com o acordo que assinou ou pague o que deve aos trabalhadores.
Tão simples quanto isso.

A330

Eu percebo os pilotos e percebo a frustracao de ver uma promessa quebrada, mas comparativamente com o resto da funcao publica, também a grande maioria não viu quebrada a "promessa" dos 14 salarios por ano? Juridicamente até acho mais grave quebrar-se um contrato efectivo do que um contrato promessa.

Também gostava de saber porque é que este corte dos 2 salarios não se aplicou aos funcionarios da TAP.

Infelizmente a relacao entre a Direccao e o sindicato dos pilotos está completamente estragada e agora discutem-se assuntos através de greves.... uma vergonha... O que ainda torna esta greve mais ridicula é que ainda não existe nenhuma decisao tomada sobre o capital a atribuir aos pilotos, esta greve serve apenas para os pilotos gritarem "não se esquecam de nós".
Editado pela última vez por ruizzz em 17/11/2011 16:05, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 13:01

por onekelevra » 17/11/2011 13:36

Pilotos e Médicos são da pior raça. Têm a faca e o queijo na mão. São classes que têm, em geral, tudo de mão beijada. Eles sabem que são tratados acima da média.
É raro ver os pilotos(ou motoristas) e médicos a perderem uma greve.
Nos últimos anos quantas greves os pilotos já fizeram??
Daqui a dias temos o médicos a fazerem greve às picagens de ponto...

O mal foi nosso, que os habituamos assim! Injustiça social.

Sei que uma greve só faz sentido se tiver impacto. Mas o mais é cómico é discutir aumentos salariais onde esta regalia parou na função pública.

por Palmix » 17/11/2011 12:57

A-330 Escreveu:
Já nos estamos a afastar no tema inicial. Mas estes foruns servem mesmo para isto, discutir ideias.

Faz ideia do custo (directo e indirecto) de uma tripulação da TAP?
Compare-o com os custos de outras tripulações de outras companhias...
Aí começará a ter produtividade...

Eu não vejo é a outra maralha a fazer greves...vejo é os pilotos a afundarem a empresa com greves...
E é isso que critico...

Não faço ideia , mas comparativamente a outras cias que pagam mais,pagam escola para até 3 filhos e dão casa , acredito que deve sim ser mais barato.

Aonde é que quer chegar?

Vejo que continua teimosamente a insistir que o problema da cia são as tripulações. Não consegue entender que uma cia aérea é muito mais do que aviões e tripulações??

Há muita gente ali que se fizesse greve nem se notava no andamento da empresa.Pode estar seguro disso.

Continua a demonstrar uma ignorância arrepiante sobre o assunto.

A330

O meu caro talvez não leia ou esqueçe facilmente os meus posts...

O problema da TAP são, não só as tripulações (equanto custos operacionais), mas todo um resto de situações, algumas das quais elencou, como a PGA.

O que eu critico é o momento para fazer a greve, está a perceber? Veja lá se percebe isto!

É a mesma coisa que os trabalhadores de uma empresa prestes a falir, fazerem greve...claro que no dia a seguir a empresa fecha as portas...e os trabalhadores vão de greve prolongada.

O problema é que o pessoal da TAP (e outros que tais) se habituaram a dispor à vontade que depois há quem pague...eu e todos os contribuintes que aturam estas birras...
Pode-se chamar a isto falta de consciência social...
O País todo a arregaçar as mangas e a apertar-se por todo o lado,e vêm estes fazer greve proque não estão a ser ouvidos no processo de privatização.
Alguém disse que vão tirar os 20% do capital da companhia que têm direito?

Registado: 29/11/2007 11:27

por A330-300 » 17/11/2011 12:49

Já nos estamos a afastar no tema inicial. Mas estes foruns servem mesmo para isto, discutir ideias.

Eu não vejo é a outra maralha a fazer greves...vejo é os pilotos a afundarem a empresa com greves...
E é isso que critico...

Não faço ideia , mas comparativamente a outras cias que pagam mais,pagam escola para até 3 filhos e dão casa , acredito que deve sim ser mais barato.

Aonde é que quer chegar?

Vejo que continua teimosamente a insistir que o problema da cia são as tripulações. Não consegue entender que uma cia aérea é muito mais do que aviões e tripulações??

Há muita gente ali que se fizesse greve nem se notava no andamento da empresa.Pode estar seguro disso.

Continua a demonstrar uma ignorância arrepiante sobre o assunto.

A330

por tiago_ferreira » 17/11/2011 12:49

A-330 Escreveu:
tiago_ferreira Escreveu:
A-330 Escreveu:As low cost , vendem passagens mais baratas e pagam mais que a TAP.Veja se entende isto!!!!

Eu não tenho a mínima dúvida que isto é mentira.
Ou melhor, em termos de salário base, se calhar até é verdade. Agora, com regalias metidas ao barulho, não tenho dúvidas que é mentira.

Vivi em Genebra 6 meses e vinha a Portugal todos os fins-de-semana, sempre pela EasyJet.
Quando ia para lá no Domingo à noite, chegava a Genebra e ia para a paragem esperar pelo autocarro para ir para casa. As hospedeiras que tinham vindo no meu voo também lá estavam na paragem à espera do autocarro.
Alguém já viu uma hospedeira da TAP a andar de transportes públicos depois de terminar um dia de trabalho perto da meia-noite???

1.Nesses países as pessoas muitas vezes vão de transporte público e bicicletas por razões culturais, não financeiras.

2.Quando falo que as low cost , e posso citar a easy , pagam mais ,refiro-me em geral aos pilotos. Os comissários tem contratos diferentes , mas os da EAsy , base Paris posso lhe garantir que ganham mais do que os TAP nos primeiros 10 anos de empresa.

A330

por Palmix » 17/11/2011 12:47

A-330 Escreveu:
Palmix Escreveu:
Ora vejam as tripulações:
Voam no feriado, levam as familias (mulher, amante, filhos, enteados, cão, gato e canário), dia 8, dia 9 fazem greve até dia 12, ficam no local de destino numas miniférias que até dão jeito para as compras de natal, e depois regressam como se tivessem andado em grandes revoltas sociais...
eheheheheheeheheheh

Ui...Já vi que além de desconhecimento sofre daquela invejinha típica do tuga.

A330

eheheheeheheheh
não é inveja, até porque, felizmente, me posso dar ao luxo de fazer o mesmo.
Mas uma greve não é para isto...uma greve não são férias...

Quando faz greve é porque está contra alguma coisa. Então este é um dos instrumentos que tem ao dispor para contestar.
Mas o pessoal está-se nas tintas para isso...querem lá saber das greves, das contestações...
Veja, isto está tudo mal...do principio ao fim...
Primeiro fazem a greve porque estão descontentes com alguma coisa, numa altura em que a comapnhia mal se aguenta...aliás já nem se aguenta, uma vez que os resultados já são negativos.
Depois, dão tanto valor à greve que ninguém liga ao problema que origina a greve...

por Elias » 17/11/2011 12:47

A-330 Escreveu:1.Nesses países as pessoas muitas vezes vão de transporte público e bicicletas por razões culturais, não financeiras.

Isto é bem verdade. Em Portugal andar de transporte público é visto como sinal de pobreza...

Registado: 5/11/2002 12:21

por A330-300 » 17/11/2011 12:43

tiago_ferreira Escreveu:
A-330 Escreveu:As low cost , vendem passagens mais baratas e pagam mais que a TAP.Veja se entende isto!!!!

Ou melhor, em termos de salário base, se calhar até é verdade. Agora, com regalias metidas ao barulho, não tenho dúvidas que é mentira.

Vivi em Genebra 6 meses e vinha a Portugal todos os fins-de-semana, sempre pela EasyJet.
Quando ia para lá no Domingo à noite, chegava a Genebra e ia para a paragem esperar pelo autocarro para ir para casa. As hospedeiras que tinham vindo no meu voo também lá estavam na paragem à espera do autocarro.
Alguém já viu uma hospedeira da TAP a andar de transportes públicos depois de terminar um dia de trabalho perto da meia-noite???

1.Nesses países as pessoas muitas vezes vão de transporte público e bicicletas por razões culturais, não financeiras.

2.Quando falo que as low cost , e posso citar a easy , pagam mais ,refiro-me em geral aos pilotos. Os comissários tem contratos diferentes , mas os da EAsy , base Paris posso lhe garantir que ganham mais do que os TAP nos primeiros 10 anos de empresa.

A330

por Palmix » 17/11/2011 12:42

A-330 Escreveu:
Palmix Escreveu:
Não podemos escamotear que há uma série de regalias para os funcionários da TAP completamente absurdas, ou não, irreais para o país em que vivemos.
Eu também posso querer reclamar que quero ganhar como no Luxemburgo. Afinal, no mundo globalizado, hoje em dia, competimos com todos os outros países e povos. Se eles lá ganham mais que nós, também quero ganhar.
Pois, mas há um problema de base, e é desse que ando a falar desde o principio, a economia interna aguenta?
Bem sei que a TAP trabalha no tal mundo globalizado, mas faz parte desta economia interna.

Ainda não percebeu que este aperto que estamos a levar, uns mais que os outros, é para toda a gente?
Claro que há uns e outros, lobbys mais ou menos fortes que tentam habilmente passar por entre os pingos da chuva.
É isto que critico. Uma empresa que faz parte do sector indirecto do estado continuar a passar por entre os pingos de chuva...chegamos ao fim todos molhados, e sempre os mesmos sequinhos...
Não pode ser...

O Estado só pode oferecer 100, toda a gente anda a tentar usurpar 1000. Esta lógica acabou, existiu durante muitos anos em Portugal, mas está a acabar. Inevitalvelmente tem que acabar.

Quanto à produtividade das tripulações eu podia-lhe contar muitas histórias...vi e continuo a ver muitas coisas...
Vejo as tripulações recusarem-se a trabalhar nos voos domesticos, porque só estão 2 ou 3 assistentes no voo. Então vão a "trabalhar" no seu sitio durante 1 ou 2 horas...Não percebem que ao seu lado estão companhias a oferecer mais pelo mesmo preço? Que se o mercado liberaliza totalmente perdem passageiros!?

Continuo a dizer, há pouca produtividade na TAP, de uma maneira geral, porque os há quem se mata a trabalhar.
Eu vejo...é alarmante...com todas as tripulações que fui falando ao longo dos tempos, a todos dizia o mesmo. Isto vai acabar, estes gastos loucos, estas regalias absurdas. O País e a companhia não aguenta.
Claro que se podem ir embora e trabalhar noutras companhias, mas isso é a vantagem/desvantagem do mercado.
É só preciso fazer as contas...é tão fácil quanto isso...

E se o problema é falar da TAP, o problema da SATA é idêntico, o seu accionista não tem condições para suportar aquilo que está a oferecer.

Meu caro, na arte de gerir, tanto gere um aviário como um avião. Tem é que perceber de gestão...o que não é dificil. Os números e os factos estão à vista de toda a gente.
Se só recebe 100 não pode gastar 101.
Este País ainda não percebeu esta regra básica...habituamo-nos a viver com mais de 100 sempre.

Paul Thomsen ontem dizia bem. O problema é a competividade do País, e há duas maneiras de inverter a situação. Ou baixamos os salários, ou aumentamos a produtividade. Nós não queremos a 1ª, nem fazemos pela 2ª.
Toda a gente que está a usurpar e a boicotar este aperto está a dificultar a recuperação do País.

Eu entendo tudo isso.Mas a questão é se a TAP dá lucro ou não. E se não dá por que não dá?

Se os pilotos ganhassem 50 mil por mês e a TAP desse lucro, ainda assim haveria quem dissesse que ai,ai,ai, que o salário mínimo são 500.Agora , não é porque a TAP dá prejuízo que vamos todos trabalhar de graça!

A TAP não dá lucros , os pilotos estão mal pagos , as pessoas tem que se virar é contra as administrações , não contra os trabalhadores!Ora essa!!

Se há empresas que vendem bilhetes ao preço da TAP e até mais baratos, dão salário luxemburguês, dão casa , e escola para as crianças e dão lucro , algo está mal e não é com os trabalhadores!!As low cost , vendem passagens mais baratas e pagam mais que a TAP.Veja se entende isto!!!!

Concordo consigo quando diz que há muita ineficiência na TAP.Todos concordam. Mas o grupo de voo é dos mais enxutos , e o grupo técnico , talvez o mais enxuto.

E mais. Os pilotos não estão a passar sequinhos.Também estas últimas medidas os atingiram.Agora não podem ser eles a levar a cia nas costas.
Por que é que tem os pilotos de abrir mão de um acordo assinado?

Insinua que as tripulações não são eficientes. Acima, quando se refere à cabine.
Mas não se refere á maralha inútil que se arrasta pelos escritórios.
Estes é que são caros e ineficientes !!!! Tripulantes estão mal pagos ,à custa de sustentar esta gente toda.

Não lhe faz refletir minimamente quando mais de uma pessoa afirma que os pilotos não tem medo nenhum da privatização? Se calhar é por saberem que os problemas da TAP não são causados por eles , não?
E venha a cia que vier , o patrão que vier , a situação deles não pode piorar.

Também não o vejo a referir o porque da TAP ter ficado com a PGA.E nem com a VEM.

Tudo isto demonstra muita leveza de conhecimentos.Insisto mesmo , está a tentar argumentar com certezas absolutas sobre coisas que não sabe.
Aliás a boa maneira tuga , o tuga típico é piloto, médico , advogado , professor etc, sabe de tudo.Não ouve ninguém porque sabe tudo.

Mas depois não produz nada.Tem a produtividade de um técnico de bancada. Não há dúvidas que a mentalidade tem que mudar.

A330

E é isso que critico...

por A330-300 » 17/11/2011 12:38

Palmix Escreveu:
Ora vejam as tripulações:
Voam no feriado, levam as familias (mulher, amante, filhos, enteados, cão, gato e canário), dia 8, dia 9 fazem greve até dia 12, ficam no local de destino numas miniférias que até dão jeito para as compras de natal, e depois regressam como se tivessem andado em grandes revoltas sociais...
eheheheheheeheheheh

Ui...Já vi que além de desconhecimento sofre daquela invejinha típica do tuga.

A330

por tiago_ferreira » 17/11/2011 12:37

por A330-300 » 17/11/2011 12:27

Palmix Escreveu:
Não podemos escamotear que há uma série de regalias para os funcionários da TAP completamente absurdas, ou não, irreais para o país em que vivemos.
Eu também posso querer reclamar que quero ganhar como no Luxemburgo. Afinal, no mundo globalizado, hoje em dia, competimos com todos os outros países e povos. Se eles lá ganham mais que nós, também quero ganhar.
Pois, mas há um problema de base, e é desse que ando a falar desde o principio, a economia interna aguenta?
Bem sei que a TAP trabalha no tal mundo globalizado, mas faz parte desta economia interna.

Ainda não percebeu que este aperto que estamos a levar, uns mais que os outros, é para toda a gente?
Claro que há uns e outros, lobbys mais ou menos fortes que tentam habilmente passar por entre os pingos da chuva.
É isto que critico. Uma empresa que faz parte do sector indirecto do estado continuar a passar por entre os pingos de chuva...chegamos ao fim todos molhados, e sempre os mesmos sequinhos...
Não pode ser...

O Estado só pode oferecer 100, toda a gente anda a tentar usurpar 1000. Esta lógica acabou, existiu durante muitos anos em Portugal, mas está a acabar. Inevitalvelmente tem que acabar.

Quanto à produtividade das tripulações eu podia-lhe contar muitas histórias...vi e continuo a ver muitas coisas...
Vejo as tripulações recusarem-se a trabalhar nos voos domesticos, porque só estão 2 ou 3 assistentes no voo. Então vão a "trabalhar" no seu sitio durante 1 ou 2 horas...Não percebem que ao seu lado estão companhias a oferecer mais pelo mesmo preço? Que se o mercado liberaliza totalmente perdem passageiros!?

Continuo a dizer, há pouca produtividade na TAP, de uma maneira geral, porque os há quem se mata a trabalhar.
Eu vejo...é alarmante...com todas as tripulações que fui falando ao longo dos tempos, a todos dizia o mesmo. Isto vai acabar, estes gastos loucos, estas regalias absurdas. O País e a companhia não aguenta.
Claro que se podem ir embora e trabalhar noutras companhias, mas isso é a vantagem/desvantagem do mercado.
É só preciso fazer as contas...é tão fácil quanto isso...

E se o problema é falar da TAP, o problema da SATA é idêntico, o seu accionista não tem condições para suportar aquilo que está a oferecer.

Meu caro, na arte de gerir, tanto gere um aviário como um avião. Tem é que perceber de gestão...o que não é dificil. Os números e os factos estão à vista de toda a gente.
Se só recebe 100 não pode gastar 101.
Este País ainda não percebeu esta regra básica...habituamo-nos a viver com mais de 100 sempre.

Paul Thomsen ontem dizia bem. O problema é a competividade do País, e há duas maneiras de inverter a situação. Ou baixamos os salários, ou aumentamos a produtividade. Nós não queremos a 1ª, nem fazemos pela 2ª.
Toda a gente que está a usurpar e a boicotar este aperto está a dificultar a recuperação do País.

Eu entendo tudo isso.Mas a questão é se a TAP dá lucro ou não. E se não dá por que não dá?

Se os pilotos ganhassem 50 mil por mês e a TAP desse lucro, ainda assim haveria quem dissesse que ai,ai,ai, que o salário mínimo são 500.Agora , não é porque a TAP dá prejuízo que vamos todos trabalhar de graça!

A TAP não dá lucros , os pilotos estão mal pagos , as pessoas tem que se virar é contra as administrações , não contra os trabalhadores!Ora essa!!

Se há empresas que vendem bilhetes ao preço da TAP e até mais baratos, dão salário luxemburguês, dão casa , e escola para as crianças e dão lucro , algo está mal e não é com os trabalhadores!!As low cost , vendem passagens mais baratas e pagam mais que a TAP.Veja se entende isto!!!!

Concordo consigo quando diz que há muita ineficiência na TAP.Todos concordam. Mas o grupo de voo é dos mais enxutos , e o grupo técnico , talvez o mais enxuto.

E mais. Os pilotos não estão a passar sequinhos.Também estas últimas medidas os atingiram.Agora não podem ser eles a levar a cia nas costas.
Por que é que tem os pilotos de abrir mão de um acordo assinado?

Insinua que as tripulações não são eficientes. Acima, quando se refere à cabine.
Mas não se refere á maralha inútil que se arrasta pelos escritórios.
Estes é que são caros e ineficientes !!!! Tripulantes estão mal pagos ,à custa de sustentar esta gente toda.

Não lhe faz refletir minimamente quando mais de uma pessoa afirma que os pilotos não tem medo nenhum da privatização? Se calhar é por saberem que os problemas da TAP não são causados por eles , não?
E venha a cia que vier , o patrão que vier , a situação deles não pode piorar.

Também não o vejo a referir o porque da TAP ter ficado com a PGA.E nem com a VEM.

Tudo isto demonstra muita leveza de conhecimentos.Insisto mesmo , está a tentar argumentar com certezas absolutas sobre coisas que não sabe.
Aliás a boa maneira tuga , o tuga típico é piloto, médico , advogado , professor etc, sabe de tudo.Não ouve ninguém porque sabe tudo.

Mas depois não produz nada.Tem a produtividade de um técnico de bancada. Não há dúvidas que a mentalidade tem que mudar.

A330

por Tiger_eye » 17/11/2011 12:20

Como é possivel, como diz esse brasileiro que é presidente da TAP, que é a 4ª empresa mais produtiva da Europa(???), e como é que dá tanto prejuizo, dificil de compreender, ou melhor é facil, alguem andar a desviar o dinheiro para p brasil, PRIVATIZAR JA, mas nao so a TAP, CTT e restantes vacas gordas que andam a manter certa gente que nos anda a chular, rua com esses ladroes....

Registado: 7/8/2011 21:46

por pocoyo » 17/11/2011 12:15

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:Não estamos em altura de greves!!!

lol, pocoyo, já agora qual é a altura indicada para fazer greves? :)

Quando não se estiver a discutir a falencia do patrão.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Palmix » 17/11/2011 12:08

pocoyo Escreveu:
A-330 Escreveu:
jvasco27 Escreveu:Há certas coisas que são muito difíceis de compreender.

Não quero discutir se os salários dos pilotos são altos ou não, ou se o acordo feito no passado para dar-lhes 20% da companhia foi lesivo aos interesses da companhia ou não. Não tenho elementos para isso.

Não discuto o direito dos trabalhadores à greve. É algo que existe e pode ser exercido dentro dos limites da lei.

O que não entendo é qual a necessidade de fazer 8 dias de greve. Se a intenção é forçar uma negociação, não basta 1 dia de greve? Por que não escolher um dia que afete o menos possível as operações da empresa e os seus clientes?

O objetivo da greve deveria ser trazer o problema à baila, não destruir a companhia. Para mais, se o interesse é ter 20% da empresa, não será um contra-senso (para não dizer estúpido) destruir dessa forma o valor daquilo que se quer adquirir?

Um dia de greve não chega?

Na verdade não é preciso nem 1 dia de greve!!

Basta que o governo cumpra com o acordo que assinou ou pague o que deve aos trabalhadores.
Tão simples quanto isso.

A330

Tudo que seja greve no sector estado, acho positivo.
Sempre se poupa dinheiro e se vai matando o serviço publico aos poucos. Daqui por uns tempos já ninguem usa e podemos liquidar esses serviços.

Não estamos em altura de greves!!!

Eles estão descansados...se a empresa estiver a falir outravez, o Estado injecta mais uns milhões...

por Elias » 17/11/2011 12:08

pocoyo Escreveu:Não estamos em altura de greves!!!

lol, pocoyo, já agora qual é a altura indicada para fazer greves? :)

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 206 visitantes