Sindicatos em Portugal
A-330 Escreveu:AutoMech Escreveu:A-330 Escreveu:E não há ninguém melhor do que nós mesmos para tratar dos nosso interesses.
Essa, para mim, é a razão da inutiidade dos sindicatos. Ninguém me vai defender melhor do que eu próprio. Se o meu patrão me trata mal ou me paga mal, arranjo outro patrão. Não fico a fazer queixinhas ao sindicato, nem à espera que eles me tratem do assunto.
Correto. Se tiver opções...Também eu fiz isso ao longo da minha vida.
A330
Pois, mas há pessoas que, embora tenham essas opções (eu até diria que são uma maioria), preferem ficar a gritar e a queixarem-se. É mais confortável e gostam do circo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:A-330 Escreveu:E não há ninguém melhor do que nós mesmos para tratar dos nosso interesses.
Essa, para mim, é a razão da inutiidade dos sindicatos. Ninguém me vai defender melhor do que eu próprio. Se o meu patrão me trata mal ou me paga mal, arranjo outro patrão. Não fico a fazer queixinhas ao sindicato, nem à espera que eles me tratem do assunto.
Correto. Se tiver opções...Também eu fiz isso ao longo da minha vida.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
A-330 Escreveu:E não há ninguém melhor do que nós mesmos para tratar dos nosso interesses.
Sobre este assunto digo o que sempre disse: Ainda estou a espera que o Carvalho da Silva e os seus acolitos comecem a criar empresas onde apliquem o seu modelo. Ja disse que quero ser o pimeiro trabalhador de uma delas , com todos os direitos e regalias que eles apregoam.
Put your money where your mouth is.
Até lá não respeito os sindicatos.
Put your money where your mouth is.
Até lá não respeito os sindicatos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Os sindicatos tiveram os seus momentos importantes para a definição das leis laborais no país, mas, na minha opinião pararam no tempo.
Faltalhes evolução...continuam no mesmo ponto de há 20 anos atrás...o mundo evoluiu, a sociedade acompanhou, as exigências e as necessidades das pessoas também...os sindicatos mantêm-se na mesma...
Por isso, olho para o lado, pergunto a várias pessoas se são sindicalizadas e a maioria já me diz que não.
A principal razão é: "para que é que aquilo serve?"
Faltalhes evolução...continuam no mesmo ponto de há 20 anos atrás...o mundo evoluiu, a sociedade acompanhou, as exigências e as necessidades das pessoas também...os sindicatos mantêm-se na mesma...
Por isso, olho para o lado, pergunto a várias pessoas se são sindicalizadas e a maioria já me diz que não.
A principal razão é: "para que é que aquilo serve?"
- Registado: 29/11/2007 11:27
JMHP Escreveu:A-330 Escreveu:Se você quer trabalhar mais, trabalhe.Ao longo da vida já vi muita gente decepcionada por trabalhar a mais e depois verem-se na rua sem qualquer tipo de reconhecimento.Mas ok.É a sua opção.
Agora ,não espere que todas as pessoas sejam como você.
E tem que se lembrar que você pode ter um bom patrão , mas muitos não tem e precisam de alguém que lhes defenda.
Permite-me inverter o teu argumento:
Podes ter um mau patrão, muitos não tem e não precisam que alguém os defenda porque tem voz, são independentes e recusam que outros falem ou representem pelas suas necessidades.
Creio que todos sabemos e conhecemos historias de sucesso de pessoas e empresas que conseguiram vencer na vida porque lutaram e trabalharam muito.
Como vês os argumentos contrários aos teus sobre esta matéria são igualmente válidos, logo se discutirmos com base apenas num lado (aquele que mais nos agrada) não estamos a ser honestos e correctos na analise da questão, os sindicatos.
A minha opinião como trabalhador privado por conta de outrem é de que os sindicatos portugueses são péssimos na defesa das necessidades e interesses dos trabalhadores, nomeadamente quando são fundamentalmente contra as empresas e os mercados, tendo somente como principal ambição o aumento de direitos e praticamente ignorando os deveres e responsabilidades.
Num sistema equilibrado existem direitos e deveres, é isso que permite um equilíbrio das regras que resultam num sistema mais justo e transparente em que torna-se evidente e simples detectar um bom de um mau trabalhador e de um bom e mau patrão.
Desde Abril de 74 que infelizmente a mentalidade dos portugueses praticamente incidiu sobre os direitos tendo os deveres e responsabilidades sido quase ignorados.
Eu sou o primeiro a dizer que os sindicatos não são perfeitos.Eu também acho que neste momento deveriam ser trocados dinheiro por salários.Seria uma troca justa. Produz-se mais , ganha-se mais.
O país produzia mais , as pessoas ganhariam mais , consumiriam mais e a máquina voltaria a funcionar.
É bem verdade que há muita gente encostada. Eu mesmo tendo estado metade da minha vida profissional ligado a sindicatos ,não fiquei à espera deles para ir em busca daquilo que o sindicato não conseguiria obter ou demoraria tempo ,mas que eu acreditava ser possível conseguir mesmo sem a ajuda dos sindicatos.Eu fiz acontecer.
Agora, é sabido , que não fosse a união dos trabalhadores estaríamos todos pouco passados da escravatura.as condições de hoje, com todos estes direitos , não estão adaptados aos dias de alta competitividade de hoje , mas estavam aos de ontem.Durante 40 anos estas condições funcionaram.Graças aos sindicatos.
Como tudo evolui , será preciso adaptar-se à nova realidade.Os sindicatos precisam adaptar-se.É aí que na minha opinião entraria a troca de direitos por dinheiro.
Para que tenha idéia , já aqui disse antes , eu , árduo defensor dos sindicatos não tenho direito nenhum.Zero. Posso ir para a rua amanhã dia 17 e a única coisa a que tenho direito são os 17 dias trabalhados este mês.E estou feliz, porque sou pago também por essa falta de direitos.
Há bons patrões.Vc tem a sorte de ter um? Ótimo!! Mas muita gente há que não os tem.Você mesmo , pode amanhã mudar de emprego e não ter a mesma sorte com o seu futuro patrão.E é aí que entraria o sindicato da sua classe.
Você hoje não iria ao sindicato fazer queixa do seu patrão. Mas há muita gente que precisa dos sindicatos porque não tem a sua sorte.
Há maus trabalhadores , mas também há maus patrões.E os sindicatos com todos os seus defeitos tentam defender os seus associados deles.Pode não ser da maneira mais correta ,é como tem feito há 40 anos ,não é da forma mais adaptada aos dias de hoje , mas é com a melhor intenção na defesa do trabalhador.
Outra coisa que ocorre com na quase a totalidade dos empregos é a ausência de um delegado sindical.Um sindicato tem linhas gerais por onde se guia e que não estão adequadas às especificidades de alguns empregos.É aqui que entra o delegado sindical.Ele é o link entre sindicato e trabalhadores.
O problema é que ninguém quer saber de nada. Ninguém vai às assembleias.Ninguém vai lá dizer ao sindicato:- Olha na minha empresa não queremos assim , queremos assado.
Um exemplo de sucesso da união dos trabalhadores que se desligou das linhas gerais com que se guiam os sindicatos foi a Auto europa.Não se desligaram do sindicato , mas através do comprometimento das pessoas , souberam dizer ao sindicato:-Nós queremos assim.
O sindicato é a VOZ dos trabalhadores.Nada mais do que isso.
O problema é que as pessoas não querem perder um dia de folga a almoçar com a família para ir lutar por aquilo que lhes dá o dinheiro para pagar o almoçinho.
Deixam tudo para os outros tratarem.E não há ninguém melhor do que nós mesmos para tratar dos nosso interesses.
A330
Sejamos sérios. É notável a capacidade logística dos sindicatos. A capacidade de organização e mobilização das gentes. Como também é notável a energia e a vontade que os manifestantes põem nestas jornadas de luta. Fizessem a mesma coisa nos respectivos locais de trabalho e o país não estaria neste estado.
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5355219.html
A-330 Escreveu:Se você quer trabalhar mais, trabalhe.Ao longo da vida já vi muita gente decepcionada por trabalhar a mais e depois verem-se na rua sem qualquer tipo de reconhecimento.Mas ok.É a sua opção.
E tem que se lembrar que você pode ter um bom patrão , mas muitos não tem e precisam de alguém que lhes defenda.
Permite-me inverter o teu argumento:
Podes ter um mau patrão, muitos não tem e não precisam que alguém os defenda porque tem voz, são independentes e recusam que outros falem ou representem pelas suas necessidades.
Creio que todos sabemos e conhecemos historias de sucesso de pessoas e empresas que conseguiram vencer na vida porque lutaram e trabalharam muito.
Como vês os argumentos contrários aos teus sobre esta matéria são igualmente válidos, logo se discutirmos com base apenas num lado (aquele que mais nos agrada) não estamos a ser honestos e correctos na analise da questão, os sindicatos.
A minha opinião como trabalhador privado por conta de outrem é de que os sindicatos portugueses são péssimos na defesa das necessidades e interesses dos trabalhadores, nomeadamente quando são fundamentalmente contra as empresas e os mercados, tendo somente como principal ambição o aumento de direitos e praticamente ignorando os deveres e responsabilidades.
Num sistema equilibrado existem direitos e deveres, é isso que permite um equilíbrio das regras que resultam num sistema mais justo e transparente em que torna-se evidente e simples detectar um bom de um mau trabalhador e de um bom e mau patrão.
Desde Abril de 74 que infelizmente a mentalidade dos portugueses praticamente incidiu sobre os direitos tendo os deveres e responsabilidades sido quase ignorados.
Isso é um bocado utópico, digo eu. Não são todas as pessoas que têm capacidade ou iniciativa de se lançar num negócio, se é bom ou mau é outra conversa. Se todos se tornassem empreendedores criava-se outro problema, falta de mão de obra. Quem ia trabalhar para quem? 

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Que xatisse...
mapaman Escreveu:No tempo da escravatura não existiam sindicatos,disso tenho eu a certeza.
Tal como em tudo existem bons e maus sindicatos/sindicalistas,agora muitos que os criticam têm horario de trabalho,férias,direitos e deveres muito à custa dos sindicatos.
isto obriga a voltar sempre a explicar as bases da coisa...
Parecem obsecados em acreditar sem questionar. Por esta via pouco ou nada haveraa a fazer.
Seja.

- Registado: 22/4/2003 23:12
No tempo da escravatura não existiam sindicatos,disso tenho eu a certeza.
Tal como em tudo existem bons e maus sindicatos/sindicalistas,agora muitos que os criticam têm horario de trabalho,férias,direitos e deveres muito à custa dos sindicatos.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Esquecia-me de um ponto crucial.
Ao alimentar esta mentalidade dependente, animando consequentemente o amolecimento do que de melhor existe no Homem Inteiro (a sua Dignidade e auto-confianc,a), estamos a cultivar uma sociedade de indigentes (mentais), gente mais vencida que convencida, mas incapaz de mudar o rumo da sua vida. Porque, ao entregaa-la a terceiros, abdicam do sei Livre-arbiitrio, abandonam a heranc,a do Renascimento, atraic,oam os ideias duma Revoluc,ao francesa ou Americana.
Ao aceitarmos de algum modo esta maleita social como inevitaavel, estamos a condenar o Homem de hoje e os seus Filhos: o Amanhan, o Futuro, em uultima anaalise, a Esperanc,a.
Que crime !
Sim, o laxismo deste comportamento denota um princiipio delinquente que nao cabe em qualquer base de Desenvolvimento do Homem na sua composic,ao complexa, total.
Ee aceitar a derrota sem a Luta.
Ee a pior das Mortes: o aplauso colectivo da auto-flagelac,ao,
Ergamo-nos contra estas forc,as obscuras !
Enquanto ee Tempo...
Ao aceitarmos de algum modo esta maleita social como inevitaavel, estamos a condenar o Homem de hoje e os seus Filhos: o Amanhan, o Futuro, em uultima anaalise, a Esperanc,a.
Que crime !
Sim, o laxismo deste comportamento denota um princiipio delinquente que nao cabe em qualquer base de Desenvolvimento do Homem na sua composic,ao complexa, total.
Ee aceitar a derrota sem a Luta.
Ee a pior das Mortes: o aplauso colectivo da auto-flagelac,ao,
Ergamo-nos contra estas forc,as obscuras !
Enquanto ee Tempo...

Re: Nao exagero...
finveste Escreveu:bboniek00 Escreveu: soo cai na miseeria quem quer, os preguic,osos, os incapazes, os que abdicam da luta.
Espero que nunca tenhas esse azar.
Tipo ficar desempregado aos 55 ou coisa assim.bboniek00 Escreveu:Se todos tivessem esta caracteriistica nao haveria 700 mil desempregados
Claro, se todos fossem assim, apareciam (por milagre de Fátima) 700 mil postos de trabalho em Portugal, mais 4,5 milhões em Espanha, e por aí fora.
Claro. Isto ee gente que se entrega aa desgrac,a e nao vai aa luta, desiste, abdica.
Esperam sempre por soluc,oes externas, isto ee, que nao depemdem da sua capacidade individual, que vai ao Centro de Emprego e fica aa espera, sao um peso para a sociedade. Ora ele ha soluc,oes para os que ousam lutar, e lutar ee vencer, nao ha outro caminho, a menos que aceitemos a dependencia como princiipio de vida, que se saiba tal ninguem defende, isto explicitamente, mas no fundo essa espeecie nao quer alterar o curso da sua vida com os seus prooprios meios, assenta a saiida nos outros, na sociedade ou na famiilia. Ee aqui que a coisa se prende com a actividade sindical que impregnou a mentalidade do trabalhador portuguees no primado do "direito" (feerias, salaario, folgas, dias de doenc,a, horas extraordinaarias, gravidez, doenca, etc, etc.). Soo direitos ! e claro, o pagode escosta-se a estes princiipios que desviam o Homem da sua geenese de luta a auto-suficiencia e o transformam num ente indolente e dependente de ajudas.
Ha que, com tenacidade extrema, lutar contra esta mentalidade.
A bem dum Homem Novo: um Lutador, um Vencedor.

Re: Nao exagero...
bboniek00 Escreveu: soo cai na miseeria quem quer, os preguic,osos, os incapazes, os que abdicam da luta.
Espero que nunca tenhas esse azar.
Tipo ficar desempregado aos 55 ou coisa assim.
bboniek00 Escreveu:Se todos tivessem esta caracteriistica nao haveria 700 mil desempregados
Claro, se todos fossem assim, apareciam (por milagre de Fátima) 700 mil postos de trabalho em Portugal, mais 4,5 milhões em Espanha, e por aí fora.
- Registado: 27/5/2011 15:57
Nao exagero...
...se disser que soo quem tem falta de confianc,a em si mesmo e amor-prooprio, carencia de preparac,ao profissiona, precisa de representantes. Quem tem meerito daa sempre a volta por cima, se nao estaa bem aqui vai para ali, o seu patrao atee teraa que o "levar ans palminhas" senao arrisca-se a ficar entalado porque o artista daa aa sola, ele tem muito para onde ir com a sua grande capacidade isto num mundo global ee uma brincadeira, soo cai na miseeria quem quer, os preguic,osos, os incapazes, os que abdicam da luta.
Se todos tivessem esta caracteriistica nao haveria 700 mil desempregados, isso ee gente que quer ee viver de subsiidios e coiso, e quem tem capacidade consegue sempre, e isto sem sindicatos e o carassas, um indiviiduo com vontade ee um Vencedor, isto ee que a gente sabe e o resto ee conversa.
Se todos tivessem esta caracteriistica nao haveria 700 mil desempregados, isso ee gente que quer ee viver de subsiidios e coiso, e quem tem capacidade consegue sempre, e isto sem sindicatos e o carassas, um indiviiduo com vontade ee um Vencedor, isto ee que a gente sabe e o resto ee conversa.

Se você quer trabalhar mais, trabalhe.Ao longo da vida já vi muita gente decepcionada por trabalhar a mais e depois verem-se na rua sem qualquer tipo de reconhecimento.Mas ok.É a sua opção.
A330
A330
2 tipos, dicotomia ?
Existem outros que sao contra os sindicatos por razoes de Ideologia. Acham que os sindicatos veiiculam princiipios marxistas ha muito repudiados e portanto ha que combatee-los.
Muitos desse viram os seus progenitores (mulheres de limpeza, porteiros, barreleiros, trolhas, cantoneiros, gente humilde, temente a deus e ataavicamente seeria) fazer esforc,os tremendos para que eles pudessem ter acesso a graus de ensino superior. Hoje, licenciados, eles pensam numa sociedade mais rica, nao soo mais livre, em que o acesso aos bens de consumo ee intrinseco aa existencia. Para miseeria bastou a dos pais ! Ora eles veem os sindicatos com ideais de "luta de classe", ora eles nao teem uma classe especial a nao ser a classe dos consumistas, eles pensam em viagens e carros acima da meedia utilitaaria, que estes sao para os mediiocres, eles querem altas cenas e portanto os sindicatos soo podem servir aa ganga azul, ora ele jaa nao ha esta gentalha operaaria, hoije ele ee tudo mais servic,os as tipas atee vestem saia e casaco ou mesmo uma calcinha preta e casaco comprido (executive style), e essas coisas de reivindicac,oes soo levam ee ao empobrecimento geral e a gente nao se quer ver misturada com essa gentalha mais baixa, e entao o meerito de cada um fala por si e nao ee preciso, obrigadinho, virem caa os "representantes" atirarem postas de pescada poruqe o pessoal aprendeu a ser competitivo e assim ee que ee, foi assim que o Mundo evoluiu e ee nesse valor individual que reside a possibilidade de cada um, conforme o seu valor pessoal, portanto metam essa lenga-lenga do sindicalismo no saco que ningueem vos pediu opiniao, o pewssoal sabe miuito bem o que custa a vida, nao venham com histoorias da treta.
Muitos desse viram os seus progenitores (mulheres de limpeza, porteiros, barreleiros, trolhas, cantoneiros, gente humilde, temente a deus e ataavicamente seeria) fazer esforc,os tremendos para que eles pudessem ter acesso a graus de ensino superior. Hoje, licenciados, eles pensam numa sociedade mais rica, nao soo mais livre, em que o acesso aos bens de consumo ee intrinseco aa existencia. Para miseeria bastou a dos pais ! Ora eles veem os sindicatos com ideais de "luta de classe", ora eles nao teem uma classe especial a nao ser a classe dos consumistas, eles pensam em viagens e carros acima da meedia utilitaaria, que estes sao para os mediiocres, eles querem altas cenas e portanto os sindicatos soo podem servir aa ganga azul, ora ele jaa nao ha esta gentalha operaaria, hoije ele ee tudo mais servic,os as tipas atee vestem saia e casaco ou mesmo uma calcinha preta e casaco comprido (executive style), e essas coisas de reivindicac,oes soo levam ee ao empobrecimento geral e a gente nao se quer ver misturada com essa gentalha mais baixa, e entao o meerito de cada um fala por si e nao ee preciso, obrigadinho, virem caa os "representantes" atirarem postas de pescada poruqe o pessoal aprendeu a ser competitivo e assim ee que ee, foi assim que o Mundo evoluiu e ee nesse valor individual que reside a possibilidade de cada um, conforme o seu valor pessoal, portanto metam essa lenga-lenga do sindicalismo no saco que ningueem vos pediu opiniao, o pewssoal sabe miuito bem o que custa a vida, nao venham com histoorias da treta.

A-330 Escreveu:
Os sindicatos não são perfeitos , é verdade , mas impedem muita coisa.Foi através deles que os trabalhadores conseguiram o que tem hoje , como feriados , 40 horas semanais , e tantas outras.
A330
Aqui estão duas das razões porque não gosto de sindicatos:
- Feriados são 14 num ano, são demais! E não penses que tambem não gosto de descansar mas acho um exagero.
- 40 horas semanais, eu trabalho muito mais porque tenho prazer no que faço e sempre foi meu objectivo vencer na vida. Tenho conseguido trabalhando e mostrando há minha entidade patronal que mereço o que eles investem em mim e a confiança que me depositam.
Claro que cada um tem a sua forma de ver a vida e o seu futuro e eu respeito!
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Há dois tipos de pessoas que são contra os sindicatos:
Os patrões , para poderem fazer ao trabalhador o que querem e lhes apetece;
E os empregados , que não tem classe unida ou não pertencem a nenhuma e que por alguma razão são contra os sindicatos que tentam manter as condições dos trabalhadores de alguma forma digna.
Os sindicatos não são perfeitos , é verdade , mas impedem muita coisa.Foi através deles que os trabalhadores conseguiram o que tem hoje , como feriados , 40 horas semanais , e tantas outras.
E é por não terem um sindicato do seu lado que muitos trabalhadores tem condições de trabalho precaríssimas , para não dizer abusivas , e que não podem abrir a boca porque se não vão para a rua.
A330
Os patrões , para poderem fazer ao trabalhador o que querem e lhes apetece;
E os empregados , que não tem classe unida ou não pertencem a nenhuma e que por alguma razão são contra os sindicatos que tentam manter as condições dos trabalhadores de alguma forma digna.
E é por não terem um sindicato do seu lado que muitos trabalhadores tem condições de trabalho precaríssimas , para não dizer abusivas , e que não podem abrir a boca porque se não vão para a rua.
A330
Carago ! Mais outra.
A troika quer uma diminuic,ao de salaarios no sector privado. Ora os sindicatos vao constituir um entrave neste desiignio.
Teraa que ser encontrado um meio de anular a sua interferencia para se conseguir proceder aa necessaaria reduc,ao desses proventos de molde a conseguir atingir as medidas de Salvac,ao Nacional. Ee que os sindicatos estao-se nas tintas para o alto interesse nacional: soo pensam ee nos salaarios e o Paiis nao pode esperar para implementar essas importantes ordens da troika.
Teraa que ser encontrado um meio de anular a sua interferencia para se conseguir proceder aa necessaaria reduc,ao desses proventos de molde a conseguir atingir as medidas de Salvac,ao Nacional. Ee que os sindicatos estao-se nas tintas para o alto interesse nacional: soo pensam ee nos salaarios e o Paiis nao pode esperar para implementar essas importantes ordens da troika.

Carago ! Jaa me esquecia...
...isto era bom era no tempo dos Greemios (agora Confederac,oes) e das Corporac,oes (o Ministeerio do Trabalho era assim chamado - Ministeerio das Corporac,oes); agora, grac,as a deus nao ha corporac,oes, isto ee, o corporativismo foi erradicado, soo ficaram ligeiros vestiigios, isto ee, nao ha e prontos, porque a democracia nao alinha con taacticas corporativas, para isso temos os bolcheviques com a "luta de classes", ora noos sabemos que jaa nao ha classes, pourra, e se haa este governo acaba com ela, dizia que corporativismo nao, nem corporac,oes, nem sindicatos, e o liberalismo permitiraa a implementac,ao de uma sociedade mais justa, esperem um pouco, pourra, tambeem querem tudo de um dia para o outro, isto sao coisas que demoram gerac,oes ! Mas que chatice !

Quando...
Quando todos os portugueses forem empresaarios (nem que seja a vender gravatas num pandeiro, como os primeiros chineses que chegaram a Portugal (isto ee "chinees" para a gerac,ao mais letrada...lol)), nao serao preciso sindicatos. Aliaas eles tendem a ser invadidos por comunistas e coiso e depois querem ee mudar o sistema para um modelo bolchevique, a gente sabe muito bem o que ee que eles querem, e depois, sem sindicatos, teremos, finalmente, o Paraiiso.
Assim seja !
Assim seja !

Se os sindicatos quiserem ajudar Portugal a sair da crise, combater a precaridade, ajudar os pensionistas, reformados e os que recebem salários mais baixos podiam fazer o seguinte:
- Canalizar o dinheiro que gastam no aluguer dos autocarros, para trazerem pessoas para as manifestações, para ajudar pensionistas;
- Diminuir custos com o "marketing" de campanha (bandeiras, faixas...) e ajudar os que recebem o salário minimo;
- Evitar fazer greves que só prejudicam Portugal e quem quer trabalhar. Nos transportes não cobrem bilhetes, nas empresas não cobrem os serviços...mas não privem quem necessita dos serviços para trabalhar ou por necessidade;
- Canalizar o dinheiro que gastam no aluguer dos autocarros, para trazerem pessoas para as manifestações, para ajudar pensionistas;
- Diminuir custos com o "marketing" de campanha (bandeiras, faixas...) e ajudar os que recebem o salário minimo;
- Evitar fazer greves que só prejudicam Portugal e quem quer trabalhar. Nos transportes não cobrem bilhetes, nas empresas não cobrem os serviços...mas não privem quem necessita dos serviços para trabalhar ou por necessidade;
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 352 visitantes