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Caldeirão da Bolsa

TAP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Palmix » 17/11/2011 11:56

Lá isso é verdade...
Se querem evitar a greve, cumpram com o que foi acordado há anos atrás.
Claro que hoje a realidade é diferente e que provavelmente a administração da TAP vai tentar dar a volta à questão.

Certo que esta administração não tem culpa dos maus acordos que se fizeram no passado, mas quem chega herda o bom e o mau.

Paguem o que devem e livrem-se do grupo.

Se bem que há mais razões para a greve para além deste pagamento.
E porquê os 8 dias!? porque não 6 ou 10?

Ora vejam as tripulações:
Voam no feriado, levam as familias (mulher, amante, filhos, enteados, cão, gato e canário), dia 8, dia 9 fazem greve até dia 12, ficam no local de destino numas miniférias que até dão jeito para as compras de natal, e depois regressam como se tivessem andado em grandes revoltas sociais...
eheheheheheeheheheh
 
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por pocoyo » 17/11/2011 11:55

A-330 Escreveu:
jvasco27 Escreveu:Há certas coisas que são muito difíceis de compreender.

Não quero discutir se os salários dos pilotos são altos ou não, ou se o acordo feito no passado para dar-lhes 20% da companhia foi lesivo aos interesses da companhia ou não. Não tenho elementos para isso.

Não discuto o direito dos trabalhadores à greve. É algo que existe e pode ser exercido dentro dos limites da lei.

O que não entendo é qual a necessidade de fazer 8 dias de greve. Se a intenção é forçar uma negociação, não basta 1 dia de greve? Por que não escolher um dia que afete o menos possível as operações da empresa e os seus clientes?

O objetivo da greve deveria ser trazer o problema à baila, não destruir a companhia. Para mais, se o interesse é ter 20% da empresa, não será um contra-senso (para não dizer estúpido) destruir dessa forma o valor daquilo que se quer adquirir?

Um dia de greve não chega?


Na verdade não é preciso nem 1 dia de greve!!

Basta que o governo cumpra com o acordo que assinou ou pague o que deve aos trabalhadores.
Tão simples quanto isso.

A330


Tudo que seja greve no sector estado, acho positivo.
Sempre se poupa dinheiro e se vai matando o serviço publico aos poucos. Daqui por uns tempos já ninguem usa e podemos liquidar esses serviços.

Não estamos em altura de greves!!!
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por A330-300 » 17/11/2011 11:49

jvasco27 Escreveu:Há certas coisas que são muito difíceis de compreender.

Não quero discutir se os salários dos pilotos são altos ou não, ou se o acordo feito no passado para dar-lhes 20% da companhia foi lesivo aos interesses da companhia ou não. Não tenho elementos para isso.

Não discuto o direito dos trabalhadores à greve. É algo que existe e pode ser exercido dentro dos limites da lei.

O que não entendo é qual a necessidade de fazer 8 dias de greve. Se a intenção é forçar uma negociação, não basta 1 dia de greve? Por que não escolher um dia que afete o menos possível as operações da empresa e os seus clientes?

O objetivo da greve deveria ser trazer o problema à baila, não destruir a companhia. Para mais, se o interesse é ter 20% da empresa, não será um contra-senso (para não dizer estúpido) destruir dessa forma o valor daquilo que se quer adquirir?

Um dia de greve não chega?


Na verdade não é preciso nem 1 dia de greve!!

Basta que o governo cumpra com o acordo que assinou ou pague o que deve aos trabalhadores.
Tão simples quanto isso.

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por jvasco27 » 17/11/2011 11:13

Há certas coisas que são muito difíceis de compreender.

Não quero discutir se os salários dos pilotos são altos ou não, ou se o acordo feito no passado para dar-lhes 20% da companhia foi lesivo aos interesses da companhia ou não. Não tenho elementos para isso.

Não discuto o direito dos trabalhadores à greve. É algo que existe e pode ser exercido dentro dos limites da lei.

O que não entendo é qual a necessidade de fazer 8 dias de greve. Se a intenção é forçar uma negociação, não basta 1 dia de greve? Por que não escolher um dia que afete o menos possível as operações da empresa e os seus clientes?

O objetivo da greve deveria ser trazer o problema à baila, não destruir a companhia. Para mais, se o interesse é ter 20% da empresa, não será um contra-senso (para não dizer estúpido) destruir dessa forma o valor daquilo que se quer adquirir?

Um dia de greve não chega?
 
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por Palmix » 17/11/2011 10:54

A-330 Escreveu:Palmix....Agora já mudamos de discurso.Concordo com o PIKAS quando diz que não sabe de nada do que está a dizer.

Também acho que a TAP tem muita gente inútil.Tem muita ineficiência.Mas isso não é por culpa dos tripulantes.Esses andam a voar no limite. Aliás vão abrir agora vagas para assistentes.
Pilotos são com frequência convidados a voar nas folgas.Porque senão , não era greve , mas voos ficariam no chão por falta de tripulantes.

Quando o PIKAS diz que :

Acho que você se está a referir é ao grupo TAP. Mas aí pergunte aos políticos ( sobretudo PS ) porque impingiram a PGA à TAP para fazer aquele favor ao Ricardo Salgado, porque meterem a VEM-Brasil na TAP após uma visita do Lula, porque continuam a insistir na política all-airbus, porque por imposições da tutela à ANA a TAP tem tratamento abaixo-de-cão nos aeroportos nacionais em detrimento das low-cost e porque os políticos interferem nas rotas. O exemplo de Lisboa/Macau, há já alguns anos, é certo, é o melhor para ilustrar como se perde milhões por capricho dos ministros. Olhe nem vale falar da groundforce.Quer mais? ainda há.


Isto é mesmo verdade. E ele se esqueceu de citar ,mas foi por um golpe de sorte que não se abriu a rota para Abu dhabi , quando um ministro qualquer lá teve e voltou com essa ideia brilhante.

Ora, apertos foi coisa que os senhores nunca levaram, foram conseguindo escapar aos sacrificios que o país foi sendo obrigado a fazer. Só não fizeram os sacrificios, como foram dos que primeiro "comeram" os beneficios no tempo das vacas gordas.
Por estes motivos e mais alguns que dispenso aqui, os pilotos de aviação não tem nenhuma idoneidade moral para fazer greve. Ainda não perceberam que, de cada vez que fazem uma greve são mais uns pregos que enfiam no caixão, agravando ainda mais a situação da TAP, e por conseguinte a situação do País.
Está na altura de começarem a aprender, os pilotos e os sindicatos...


Outra vez fala sem saber.
Caso não saiba os pilotos também vão ter os subsídios cortados.Também estão a ser afetados pela atual situação do país.
Mas a greve não se refere a mais dinheiro , mas ao pagamento de uma dívida , um acordo.
Se viu o vídeo que o PIKAS postou penso que já entendeu , ou devia.

Até partilho da sua opinião quando diz que os pilotos são mal pagos, embora se possa questionar, pois os senhores são pilotos em Portugal, portanto se o indice salarial é inferior em Portugal, não podem querer ganhar o mesmo que um piloto inglês, espanhol, ou e outro país em que o indice salarial seja mais elevado.


Os pilotos tem a profissão mais globalizada que há.Podem voar em qualquer lugar.Isso significa que se os salários começam a cair muito eles vão embora.Aliás já começaram a sair e não são poucos. Coisa nunca vista na TAP . E há que gastar mais a formar novos.Ou seja , perder um piloto sai caro.
Além do mais , se os incomings são equivalentes em todas as cias , já que os bilhetes custam todos mais ou menos a mesma coisa , não há porque pagar menos aos pilotos só porque sim. Se empresas low cost pagam mais com passagens mais baratas...

Para que tenha ideia até os chefes que agora levantam polémica mesmo entre os pilotos , tem um salário igual ou inferior a algumas empresas low cost.A easyJet .E na Easy não é preciso ser chefe de nada para ganhar o que um chefe na TAP ganha.Em algumas outras cias , um piloto de linha , sem cargo nenhum chega a ganhar 50% mais do que os chefes da TAP.

Tudo isso para lhe mostrar que o que os pilotos não querem é dar mais de mão beijada.
Tudo isso para lhe dizer , que se há empresas low cost e outras a pagar mais e a ter lucro , a culpa não é de todo dos pilotos.

Portanto , acalme-se , e pense antes de falar sobre aquilo que não sabe.Pergunte antes de escrever barbaridades.
Você está a mostrar que entende tanto deste assunto quanto eu de cirurgias neurológicas.

A330


Meu caro,

Não deve estar a ler o que tenho andado a escrever com atenção, ou interpretou de outra forma.
A minha critica nada tem a ver contra os pilotos, antes contra as administrações que foram passando pelo grupo nas ultimas decadas.

Não podemos escamotear que há uma série de regalias para os funcionários da TAP completamente absurdas, ou não, irreais para o país em que vivemos.
Eu também posso querer reclamar que quero ganhar como no Luxemburgo. Afinal, no mundo globalizado, hoje em dia, competimos com todos os outros países e povos. Se eles lá ganham mais que nós, também quero ganhar.
Pois, mas há um problema de base, e é desse que ando a falar desde o principio, a economia interna aguenta?
Bem sei que a TAP trabalha no tal mundo globalizado, mas faz parte desta economia interna.

Ainda não percebeu que este aperto que estamos a levar, uns mais que os outros, é para toda a gente?
Claro que há uns e outros, lobbys mais ou menos fortes que tentam habilmente passar por entre os pingos da chuva.
É isto que critico. Uma empresa que faz parte do sector indirecto do estado continuar a passar por entre os pingos de chuva...chegamos ao fim todos molhados, e sempre os mesmos sequinhos...
Não pode ser...

O Estado só pode oferecer 100, toda a gente anda a tentar usurpar 1000. Esta lógica acabou, existiu durante muitos anos em Portugal, mas está a acabar. Inevitalvelmente tem que acabar.

Quanto à produtividade das tripulações eu podia-lhe contar muitas histórias...vi e continuo a ver muitas coisas...
Vejo as tripulações recusarem-se a trabalhar nos voos domesticos, porque só estão 2 ou 3 assistentes no voo. Então vão a "trabalhar" no seu sitio durante 1 ou 2 horas...Não percebem que ao seu lado estão companhias a oferecer mais pelo mesmo preço? Que se o mercado liberaliza totalmente perdem passageiros!?

Continuo a dizer, há pouca produtividade na TAP, de uma maneira geral, porque os há quem se mata a trabalhar.
Eu vejo...é alarmante...com todas as tripulações que fui falando ao longo dos tempos, a todos dizia o mesmo. Isto vai acabar, estes gastos loucos, estas regalias absurdas. O País e a companhia não aguenta.
Claro que se podem ir embora e trabalhar noutras companhias, mas isso é a vantagem/desvantagem do mercado.
É só preciso fazer as contas...é tão fácil quanto isso...

E se o problema é falar da TAP, o problema da SATA é idêntico, o seu accionista não tem condições para suportar aquilo que está a oferecer.

Meu caro, na arte de gerir, tanto gere um aviário como um avião. Tem é que perceber de gestão...o que não é dificil. Os números e os factos estão à vista de toda a gente.
Se só recebe 100 não pode gastar 101.
Este País ainda não percebeu esta regra básica...habituamo-nos a viver com mais de 100 sempre.

Paul Thomsen ontem dizia bem. O problema é a competividade do País, e há duas maneiras de inverter a situação. Ou baixamos os salários, ou aumentamos a produtividade. Nós não queremos a 1ª, nem fazemos pela 2ª.
Toda a gente que está a usurpar e a boicotar este aperto está a dificultar a recuperação do País.
 
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por A330-300 » 17/11/2011 9:09

mapaman Escreveu:Alguns dos pilotos da TAP estão a olhar para oportunidades de trabalho oferecidas pela Emirates Airlines. A companhia aérea do Dubai esteve em Portugal no mesmo dia em que o sindicato dos pilotos fez uma assembleia para debater a privatização da TAP e o acordo de empresa. O Negócios sabe que alguns dos pilotos presentes na reunião promovida pelo sindicato participaram no "road show" da Emirates, em Portugal, e estão a analisar a participação no concurso aberto pela companhia.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 19937&pn=1

É bom que se saiba que em termos de transportar o passageiro do ponto A ao ponto B com dois tipos no cockpit de chapeuzinho na cabeça e alguns com luvas :mrgreen: a TAP é reconhecida e conceituada pelo que o que Emirates está a tentar fazer é a garantir quadros altamente qualificados de borla,ou quase.

Deve ser isto que o Miguel Relvas qualifica de nova emigração.


E a Qatar também passou por aqui há coisa de uns dois meses. Agora engana-se quem pensa que eles vem buscar gente de borla.Ao chegar lá tem tudo o que os outros tem.Os benefícios incluem entre outras coisas casa, escola para até 3 filhos, descontos em muitas coisas com o cartão da cia , etc.

Careca79,

É isto que um sindicado deve defender? Não é perceptível que um dia a TAP acaba? Temos um país a ser completamente espremido, e estes pilotos não se tocam?

Quando vai acabar? Talvez mais cedo do que eles pensam. E atenção não há lugar para todos os pilotos lá fora, a noticia da ryanair dá indicios disso mesmo.


O que a ryanair diz não se escreve.E para sua informação de acordo com um estudo da Boeing , até 2020 haverá um déficit anual de 3500 pilotos.A maior parte deles na Ásia.
Um piloto já com experiência , a voar A320, arranja emprego em menos de 1 mês.Basta querer sair para fora. E ninguém vai para ganhar menos , está claro.

Já agora uma história.No Brasil os salários há uns 8 anos estavam bem abaixo da média mundial.A VARIG fechou , muitos foram para fora.É claro que outra cia teve que ocupar as rotas da VARIG e outras abriram. Precisavam dos pilotos que saíram.Muitos já não quiseram trocar as condições que tinham fora pelas do Brasil. Os salários subiram em flecha.Hoje estão equiparados à média mundial.
Portanto , se a TAP fecha outra se abrirá. Foi assim com a Swissair , Sabena e em breve será com a Alitália que mudará para CAI.


A sair estão pilotos e pessoal da manutenção ao mesmo ritmo...
Felizmente(ou não), são ambos dos quadros mais qualificados na empresa e com mercado.

Neste momento são muito aliciantes para empregadores, por irem a custo zero com experiência, formação e exigências averbadas e exigidas na aviação que contabilizados valem muitos milhares. Pura e simplesmente pelas regras altamente exigentes do mercado, não há expansão de uma empresa de aviação sem que hajam estes individuos. E eles demoram vários anos e muito dinheiro a formar.

Uns dizem que já vão tarde.
Outros vêem um hair-cut no know-how e perda total do investimento na formação deste pessoal.

Perde a empresa e o país.
Ganha o tuga porque gosta de nivelar por baixo, a imaginar que sabe tudo sobre as exigências de meter aviões a voar.


Já que tocou neste assunto , é verdade sim senhor.Os salários para mecânicos aí fora são superiores aos dos pilotos da TAP.Cobram por hora. Alguns deles vão para trabalhar a sério , abrem mão de dias de folga e chegam a ter salários de dois dígitos.

Dirão alguns mais afoitos: Mas uma cia de aviação não é só pilotos.Muita gente irá para o desemprego.
É verdade.Da parte técnica , pilotos, comissários e mecânicos , os segundos serão os que mais poderiam eventualmente ser mais afectados por causa de uma série de fatores inerentes à sua profissão.

Quanto aos de terra , seriam necessários em outra cia qualquer que ocupasse o lugar da TAP.E sim , muita gente ficaria sem emprego, mas na TAP , o problema é mesmo esse muita gente em terra que não faz nenhum.Basta andar lá pelos escritórios.Esses teriam que mudar de mentalidade e ir fazer pela vida.

Mas não há motivos para preocupação !!! A TAP não vai fechar. A TAP só é um mau negócio em Portugal !!! Só neste país que não sabe administrar nada , a começar por si próprio , ou não estaríamos com a Troika à perna , é que a TAP dá prejuízo. O grupo BA-Ibéria já se referiu à TAP como "a oportunidade de uma vida".
Empresas distantes vem demonstrando mais ou menos interesse , como Qatar ,Lufthansa,TAM , Angola , etc.

Isto para dizer , que se os pilotos fossem assim tão maus , ninguém estaria interessado. E mais , houve um dos interessados que já disse mesmo que uma das primeiras coisas a fazer era aumentar os tripulantes.(Todos os interessados pagam mais aos seus pilotos).
Convém lembrar que os pilotos não tem nenhum medo da privatização.
Agora em terra ,aí sim tem muita gente a ver que a mama vai parar de dar leite.E muita gente que vai ter que desenferrujar o esqueleto e começar a trabalhar ou vai mesmo para a rua.
 
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por BYPASS » 17/11/2011 5:00

A sair estão pilotos e pessoal da manutenção ao mesmo ritmo...
Felizmente(ou não), são ambos dos quadros mais qualificados na empresa e com mercado.

Neste momento são muito aliciantes para empregadores, por irem a custo zero com experiência, formação e exigências averbadas e exigidas na aviação que contabilizados valem muitos milhares. Pura e simplesmente pelas regras altamente exigentes do mercado, não há expansão de uma empresa de aviação sem que hajam estes individuos. E eles demoram vários anos e muito dinheiro a formar.

Uns dizem que já vão tarde.
Outros vêem um hair-cut no know-how e perda total do investimento na formação deste pessoal.

Perde a empresa e o país.
Ganha o tuga porque gosta de nivelar por baixo, a imaginar que sabe tudo sobre as exigências de meter aviões a voar.
 
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por Las_Vegas » 17/11/2011 1:22

mapaman Escreveu:
É bom que se saiba que em termos de transportar o passageiro do ponto A ao ponto B com dois tipos no cockpit de chapeuzinho na cabeça e alguns com luvas :mrgreen: a TAP é reconhecida e conceituada pelo que o que Emirates está a tentar fazer é a garantir quadros altamente qualificados de borla,ou quase.


Não podia estar mais de acordo.

Resumidamente, e lamentando que a lei aqui ou ali possa ser olímpicamente ignorada (o que já é um clássico cá na terrinha) espero que esta seja a saída que melhor serve os interesses dos pilotos da TAP e já agora de quem lhes paga o salário.

Mas sem greves.
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por careca79 » 17/11/2011 0:43

Ryanair diz que tráfego do seu site aumentou 40% desde a convocação da greve
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=519847
A Ryanair não perdeu tempo e diz que os passageiros escolhem a companhia "low cost", para evitar a greve convocada pelos pilotos da TAP. Desde o anúncio da greve o tráfego do seu site aumentou 40%. Ryanair acusa pilotos da TAP de não terem consideração pelos passageiros.


Estas greves fazem sentido? Estes srs têm o emprego de sonho de muitos, altamente remunerados. As administrações da TAP são "obrigadas" a dar grandes vitórias a estes senhores, devido ao impacto que provocam nas contas. Basicamente na última greve que ameaçavam fazer, as contas eram simples, ficava mais barato dar-lhes o que pretendiam do que suportar o impacto das greves.

É isto que um sindicado deve defender? Não é perceptível que um dia a TAP acaba? Temos um país a ser completamente espremido, e estes pilotos não se tocam?

Quando vai acabar? Talvez mais cedo do que eles pensam. E atenção não há lugar para todos os pilotos lá fora, a noticia da ryanair dá indicios disso mesmo.
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por mapaman » 16/11/2011 22:46

Alguns dos pilotos da TAP estão a olhar para oportunidades de trabalho oferecidas pela Emirates Airlines. A companhia aérea do Dubai esteve em Portugal no mesmo dia em que o sindicato dos pilotos fez uma assembleia para debater a privatização da TAP e o acordo de empresa. O Negócios sabe que alguns dos pilotos presentes na reunião promovida pelo sindicato participaram no "road show" da Emirates, em Portugal, e estão a analisar a participação no concurso aberto pela companhia.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 19937&pn=1

É bom que se saiba que em termos de transportar o passageiro do ponto A ao ponto B com dois tipos no cockpit de chapeuzinho na cabeça e alguns com luvas :mrgreen: a TAP é reconhecida e conceituada pelo que o que Emirates está a tentar fazer é a garantir quadros altamente qualificados de borla,ou quase.

Deve ser isto que o Miguel Relvas qualifica de nova emigração.
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por Las_Vegas » 16/11/2011 21:37

Os pilotos... os pilotos...

Então e as hospedeiras? e os tipos que não sei como se chamam mas passam a vida a trocar as malas e a lixar a vida a quem usa essa 5ª maravilha do mundo?

Também não são gente?

Nem ao menos umas opçõezitas? nicles? ficam a xuxar no dedo?

Está mal!

Chamem o Carvalho da Silva ou o Otelo, qualquer um dos dois pode ajudar.
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por A330-300 » 16/11/2011 20:50

Palmix....Agora já mudamos de discurso.Concordo com o PIKAS quando diz que não sabe de nada do que está a dizer.

Também acho que a TAP tem muita gente inútil.Tem muita ineficiência.Mas isso não é por culpa dos tripulantes.Esses andam a voar no limite. Aliás vão abrir agora vagas para assistentes.
Pilotos são com frequência convidados a voar nas folgas.Porque senão , não era greve , mas voos ficariam no chão por falta de tripulantes.

Quando o PIKAS diz que :

Acho que você se está a referir é ao grupo TAP. Mas aí pergunte aos políticos ( sobretudo PS ) porque impingiram a PGA à TAP para fazer aquele favor ao Ricardo Salgado, porque meterem a VEM-Brasil na TAP após uma visita do Lula, porque continuam a insistir na política all-airbus, porque por imposições da tutela à ANA a TAP tem tratamento abaixo-de-cão nos aeroportos nacionais em detrimento das low-cost e porque os políticos interferem nas rotas. O exemplo de Lisboa/Macau, há já alguns anos, é certo, é o melhor para ilustrar como se perde milhões por capricho dos ministros. Olhe nem vale falar da groundforce.Quer mais? ainda há.


Isto é mesmo verdade. E ele se esqueceu de citar ,mas foi por um golpe de sorte que não se abriu a rota para Abu dhabi , quando um ministro qualquer lá teve e voltou com essa ideia brilhante.

Ora, apertos foi coisa que os senhores nunca levaram, foram conseguindo escapar aos sacrificios que o país foi sendo obrigado a fazer. Só não fizeram os sacrificios, como foram dos que primeiro "comeram" os beneficios no tempo das vacas gordas.
Por estes motivos e mais alguns que dispenso aqui, os pilotos de aviação não tem nenhuma idoneidade moral para fazer greve. Ainda não perceberam que, de cada vez que fazem uma greve são mais uns pregos que enfiam no caixão, agravando ainda mais a situação da TAP, e por conseguinte a situação do País.
Está na altura de começarem a aprender, os pilotos e os sindicatos...


Outra vez fala sem saber.
Caso não saiba os pilotos também vão ter os subsídios cortados.Também estão a ser afetados pela atual situação do país.
Mas a greve não se refere a mais dinheiro , mas ao pagamento de uma dívida , um acordo.
Se viu o vídeo que o PIKAS postou penso que já entendeu , ou devia.

Até partilho da sua opinião quando diz que os pilotos são mal pagos, embora se possa questionar, pois os senhores são pilotos em Portugal, portanto se o indice salarial é inferior em Portugal, não podem querer ganhar o mesmo que um piloto inglês, espanhol, ou e outro país em que o indice salarial seja mais elevado.


Os pilotos tem a profissão mais globalizada que há.Podem voar em qualquer lugar.Isso significa que se os salários começam a cair muito eles vão embora.Aliás já começaram a sair e não são poucos. Coisa nunca vista na TAP . E há que gastar mais a formar novos.Ou seja , perder um piloto sai caro.
Além do mais , se os incomings são equivalentes em todas as cias , já que os bilhetes custam todos mais ou menos a mesma coisa , não há porque pagar menos aos pilotos só porque sim. Se empresas low cost pagam mais com passagens mais baratas...

Para que tenha ideia até os chefes que agora levantam polémica mesmo entre os pilotos , tem um salário igual ou inferior a algumas empresas low cost.A easyJet .E na Easy não é preciso ser chefe de nada para ganhar o que um chefe na TAP ganha.Em algumas outras cias , um piloto de linha , sem cargo nenhum chega a ganhar 50% mais do que os chefes da TAP.

Tudo isso para lhe mostrar que o que os pilotos não querem é dar mais de mão beijada.
Tudo isso para lhe dizer , que se há empresas low cost e outras a pagar mais e a ter lucro , a culpa não é de todo dos pilotos.

Portanto , acalme-se , e pense antes de falar sobre aquilo que não sabe.Pergunte antes de escrever barbaridades.
Você está a mostrar que entende tanto deste assunto quanto eu de cirurgias neurológicas.

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por PIKAS » 16/11/2011 20:22

Palmix Escreveu:
Presumo que seja um profundo conhecedor do grupo TAP, pelo que deve saber que o problema da TAP é que tem agregada a ela muita porcaria ineficaz e ineficiente, muito lixo que tem que ser destruido, reestruturado...
Inevitavelmente é isso que vai acontecer após a venda da companhia.


Não tenho nada a ver com a TAP, apesar de em tempos me terem convidado para lá trabalhar e recusei. Tenho lá é dezenas, senão centenas, de amigos mas amigos daqueles que se criam na tropa e que continuam, continuam.

Estou de acordo com a sua conclusão. Sem mais.

Mas quem é que pôs lá isso tudo e muito mais? foram os pilotos?

Conheço muitissimo bem muitas dezenas de pilotos da TAP e sou visita de casa de muitos deles ( fora os que já saíram nos últimos tempos e são muitos também ) e não conheço um único, apenas um, que se oponha à privatização. Nem um, apenas. Há anos, mas muitos anos mesmo, que todos defendem a saída do estado ou o encerramento da empresa.

Cumprimentos,
 
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por Palmix » 16/11/2011 19:52

PIKAS Escreveu:.


Oh Palmix com todo o respeito e amizade digo-lhe que você fala do que não sabe. E fala com certezas que não existem.

Decompondo rápidamente a sua resposta.

Meu caro, aquilo que está em questão é mesmo dinheiro...Não é uma transacção monetária para os pilotos, mas uma cedência de cotas...


Você sabe qual foi a decisão do tribunal já sem recurso relativamente às verbas que os pilotos tinham a receber e que a empresa teria que pagar? Sabe os montantes envolvidos, em milhões de euros? Sabe qual foi a proposta que foi feita pela empresa? Isto é sequência disso.

Claro que agora, depois de mais uns investimentos de várias dezenas de milhões de euros da parte do Estado para sanear as contas da empresa, toda a gente quer a empresa.


Desde os muito famosos 170 milhões de contos que o accionista não põe um cêntimo, um cêntimo que seja, na TAP.

Há mais de 15 anos que o estado e os contribuintes não poem um tostão na TAP, percebeu?

Os 170 também não foi na totalidade dinheiro injectado. Pouco foi o que não se destinou a liquidar algo mas isso já está muito para trás. Entretanto, desde aí, o estado já recebeu muito mas mesmo muito, por via de alguns dividendos, e sobretudo por via de impostos.

Toda aquela estrutura ineficaz e ineficiente vai-se ao ar...e aí sim...a empresa é saudável...



A TAP é altamente eficaz. Deve estar a falar de outra cia que não a TAP.

Acho que você se está a referir é ao grupo TAP. Mas aí pergunte aos políticos ( sobretudo PS ) porque impingiram a PGA à TAP para fazer aquele favor ao Ricardo Salgado, porque meterem a VEM-Brasil na TAP após uma visita do Lula, porque continuam a insistir na política all-airbus, porque por imposições da tutela à ANA a TAP tem tratamento abaixo-de-cão nos aeroportos nacionais em detrimento das low-cost e porque os políticos interferem nas rotas. O exemplo de Lisboa/Macau, há já alguns anos, é certo, é o melhor para ilustrar como se perde milhões por capricho dos ministros. Olhe nem vale falar da groundforce.Quer mais? ainda há.


Espero qeu não falte coragem ao Estado para vender tudo, o bom e o mau da TAP...Não para fazer como o habitual, vende o bom barato e fica com o podre caro...


A TAP vai ser vendida e na totalidade e isso é muito vantajoso para os pilotos.

Agora o que vai acontecer a este país é que o turismo que vem para Portugal é mandado por Madrid. E você que quiser voar longo curso têm que ir a Madrid.

A propósito: não acha pouco habitual pilotos em comando com idades que rondam os 30 anos? sabe porquê?


Uma achega:

http://youtu.be/s9MhWNbysYY


Cumprimentos,


Meu caro, retribuo com a mesma amizade, mas deve-me ter percebido mal.

Em relação ao 1º ponto:
Se há valores em divida aos pilotos devem e têm que ser pagos. Aliás, já deviam ter sido pagos na altura...pois hoje o valor é superior ao de então. Porque o valor da companhia e maior do que na altura, logo os 20% de hoje não são os mesmos 20% de à 12 anos.
Esta negociação foi mais um brilhante trabalho do governo guterres...já estamos habituados a estas barretadas...

Em relação ao 2º ponto:
Você fala com uma leviandade brutal de 170M de contos...sabe quanto é em euros? Sabe que dava para pagar, pelomenos, um dos subsidios a milhares de pessoas que vão ficar sem os mesmos em 2012?
Foram 850M€...em 15 anos são uma média de 56M€ por ano...nada de especial...

Em relação ao 3º ponto:

Claro que a TAP é o grupo TAP. O que custo ao herário público é o grupo TAP, não só a companhia TAP...
Aquilo que digo é que se deve vender o grupo, não só o sumo que é a companhia...

Pense uma coisa, tens vários grupos de empresas. Um dos grupos está a dar prejuizo atrás de prejuizo, como bom gestor tentas várias soluções para dar a volta ao grupo, mas não consegues. Optas então pela venda do grupo. Vais vender só as unidades rentáveis do grupo, ficando com as outras? Penso que o que queres fazer é até ao contrário (ficas com as rentáveis e vendes as outras). O problema é que ninguém quer as outras...então tens que vender o grupo todo...

É isso que defendo, sob pena do grupo TAP (sem a companhia aérea) continuar a dar prejuizo para o Estado...

Presumo que seja um profundo conhecedor do grupo TAP, pelo que deve saber que o problema da TAP é que tem agregada a ela muita porcaria ineficaz e ineficiente, muito lixo que tem que ser destruido, reestruturado...

Inevitavelmente é isso que vai acontecer após a venda da companhia.
 
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por Krupper » 16/11/2011 18:54

epá, fechem é aquilo e pronto, acabam-se as tretas...

8 dias de greve? Mas que raio é isto? Onde é que estamos? Por mim acabava-se a TAP amanhã.
 
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por PIKAS » 16/11/2011 18:48

.


Oh Palmix com todo o respeito e amizade digo-lhe que você fala do que não sabe. E fala com certezas que não existem.

Decompondo rápidamente a sua resposta.

Meu caro, aquilo que está em questão é mesmo dinheiro...Não é uma transacção monetária para os pilotos, mas uma cedência de cotas...


Você sabe qual foi a decisão do tribunal já sem recurso relativamente às verbas que os pilotos tinham a receber e que a empresa teria que pagar? Sabe os montantes envolvidos, em milhões de euros? Sabe qual foi a proposta que foi feita pela empresa? Isto é sequência disso.

Claro que agora, depois de mais uns investimentos de várias dezenas de milhões de euros da parte do Estado para sanear as contas da empresa, toda a gente quer a empresa.


Desde os muito famosos 170 milhões de contos que o accionista não põe um cêntimo, um cêntimo que seja, na TAP.

Há mais de 15 anos que o estado e os contribuintes não poem um tostão na TAP, percebeu?

Os 170 também não foi na totalidade dinheiro injectado. Pouco foi o que não se destinou a liquidar algo mas isso já está muito para trás. Entretanto, desde aí, o estado já recebeu muito mas mesmo muito, por via de alguns dividendos, e sobretudo por via de impostos.

Toda aquela estrutura ineficaz e ineficiente vai-se ao ar...e aí sim...a empresa é saudável...



A TAP é altamente eficaz. Deve estar a falar de outra cia que não a TAP.

Acho que você se está a referir é ao grupo TAP. Mas aí pergunte aos políticos ( sobretudo PS ) porque impingiram a PGA à TAP para fazer aquele favor ao Ricardo Salgado, porque meterem a VEM-Brasil na TAP após uma visita do Lula, porque continuam a insistir na política all-airbus, porque por imposições da tutela à ANA a TAP tem tratamento abaixo-de-cão nos aeroportos nacionais em detrimento das low-cost e porque os políticos interferem nas rotas. O exemplo de Lisboa/Macau, há já alguns anos, é certo, é o melhor para ilustrar como se perde milhões por capricho dos ministros. Olhe nem vale falar da groundforce.Quer mais? ainda há.


Espero qeu não falte coragem ao Estado para vender tudo, o bom e o mau da TAP...Não para fazer como o habitual, vende o bom barato e fica com o podre caro...


A TAP vai ser vendida e na totalidade e isso é muito vantajoso para os pilotos.

Agora o que vai acontecer a este país é que o turismo que vem para Portugal é mandado por Madrid. E você que quiser voar longo curso têm que ir a Madrid.

A propósito: não acha pouco habitual pilotos em comando com idades que rondam os 30 anos? sabe porquê?


Uma achega:

http://youtu.be/s9MhWNbysYY


Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 16/11/2011 19:24, num total de 1 vez.
 
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por Palmix » 16/11/2011 18:17

PIKAS Escreveu:
rmachado Escreveu:E se é assim tanto então quantos pilotos têm a TAP?


A TAP tem 810 pilotos sendo que cerca de 25 exercem cargos de chefia ( DOV, safety, frotas, etç ).

Isto é-se preso por ter cão e por não ter cão.

Durante muito tempo o discurso que por aqui havia era mais ou menos no sentido de " entreguem-lhes a companhia, fiquem eles com aquela bosta... "

Como entretanto as coisas aqueceram e os pilotos querem ficar com parte da companhia, ai meu Deus para que é que eles querem aquilo, estão a desgraçar-se... blá, blá.

O que foi aprovado ontem não implica dinheiro. Implica tão só ter acesso a um range entre 10 e 20% da TAP, tal como o governo do socas se comprometeu.

Ah, a propósito. A TAP está falida mas perfilam-se propostas de compra de valor acima de mil milhões.

Cumprimentos,


Meu caro, aquilo que está em questão é mesmo dinheiro...Não é uma transacção monetária para os pilotos, mas uma cedência de cotas...
Uma cedência de cotas de 20%, por exemplo, significa que o vendedor (o Estado) apenas pode vender 80% da empresa...assim, se a empresa vale 1.000M€, o negócio passa a ser feito só por 800M€, e não pelo valor total.

Ainda não percebeu que o Estado só vende a TAP porque está aflito? À beira da bancarrota?

Podia-se e devia-se, na altura das grandes reivindicações e da companhia falida, ter entregue a TAP a quem a quisesse. Vendiam-na por um valor simbólico.
Claro que agora, depois de mais uns investimentos de várias dezenas de milhões de euros da parte do Estado para sanear as contas da empresa, toda a gente quer a empresa.
A TAP é uma empresa que tem, obrigatoriamente, que dar lucro. Para tal, tem que ser bem gerida...
Têm que se ver livres de uma certa ineficiência e ineficácia presente na companhia. E isso só é possível com alguns anos de aperto...
Não tenho a menor dúvida que sendo comprada por uma nova companhia de maior dimensão, as retribuições dos pilotos e restante pessoal seja aumentada...mas há um conjunto de coisas que vão acabar também...
Toda aquela estrutura ineficaz e ineficiente vai-se ao ar...e aí sim...a empresa é saudável...

Espero qeu não falte coragem ao Estado para vender tudo, o bom e o mau da TAP...Não para fazer como o habitual, vende o bom barato e fica com o podre caro...
 
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por PIKAS » 16/11/2011 18:01

rmachado Escreveu:E se é assim tanto então quantos pilotos têm a TAP?


A TAP tem 810 pilotos sendo que cerca de 25 exercem cargos de chefia ( DOV, safety, frotas, etç ).

Isto é-se preso por ter cão e por não ter cão.

Durante muito tempo o discurso que por aqui havia era mais ou menos no sentido de " entreguem-lhes a companhia, fiquem eles com aquela bosta... "

Como entretanto as coisas aqueceram e os pilotos querem ficar com parte da companhia, ai meu Deus para que é que eles querem aquilo, estão a desgraçar-se... blá, blá.

O que foi aprovado ontem não implica dinheiro. Implica tão só ter acesso a um range entre 10 e 20% da TAP, tal como o governo do socas se comprometeu.

Ah, a propósito. A TAP está falida mas perfilam-se propostas de compra de valor acima de mil milhões.

Cumprimentos,
 
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por Palmix » 16/11/2011 17:59

A-330 Escreveu:
Palmix Escreveu:AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!


Ninguém está a pedir nada.É um acordo de 1999 que já se está a pensar em não cumprir.Só isso.
Com os salários não pagos à época e que foram sendo investidos todos os meses fez dos pilotos o único investidor privado da TAP.E como investidores , tem direitos na privatização.Qual é o problema?

Mandar para a rua? Não é preciso.Nos últimos tempos já se despediram à volta de 30 pilotos da TAP para irem ganhar o dobro e mais no exterior.

Aliás uma das cias interessadas já fez saber que uma das coisas que fariam é aumentar os tripulantes.O que não espanta nada , já que os pilotos portugueses , apesar de terem feito da TAP a quarta cia aérea mais segura do mundo , são dos mais mal pagos.

A330


O meu amigo, que deve ser piloto, está cheio de razão até certo ponto.
Até partilho da sua opinião quando diz que os pilotos são mal pagos, embora se possa questionar, pois os senhores são pilotos em Portugal, portanto se o indice salarial é inferior em Portugal, não podem querer ganhar o mesmo que um piloto inglês, espanhol, ou e outro país em que o indice salarial seja mais elevado.

O que está a falhar na sua análise é que está a falar de uma empresa pública. O que significa que o accionista, neste caso único, é o Estado Português.
Só por acaso está perto da falência, tal como a companhia aérea em questão.
Portanto, quando uma empresa está falida, ou com graves problemas financeiros, como é o caso da TAP e do seu accionista, dá-se necessáriamente um aperto.
Ora, apertos foi coisa que os senhores nunca levaram, foram conseguindo escapar aos sacrificios que o país foi sendo obrigado a fazer. Só não fizeram os sacrificios, como foram dos que primeiro "comeram" os beneficios no tempo das vacas gordas.
Por estes motivos e mais alguns que dispenso aqui, os pilotos de aviação não tem nenhuma idoneidade moral para fazer greve. Ainda não perceberam que, de cada vez que fazem uma greve são mais uns pregos que enfiam no caixão, agravando ainda mais a situação da TAP, e por conseguinte a situação do País.
Está na altura de começarem a aprender, os pilotos e os sindicatos...
 
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por Pastel » 16/11/2011 17:29

A-330 Escreveu:Ah pois...como não dá lucros toca a dar calote a tudo e a todos.

Se derem o calote às empresas de combustível elas param de fornecer combustível.
Os trabalhadores fazem greve.

Ou então paguem aquilo que devem aos funcionários.Também podem pagar o que devem. Não é só porque são funcionários que podem levar calotes !Em 1999 , não queriam dar o que deviam , fizeram um acordo , agora toca a não cumprir o acordo.Demonstra má-fé.

Não tem dinheiro para pagar? Cumpram o acordo. Não tem que desembolsar nada. Apenas tem que dar o que devem aos pilotos quando a TAP for privatizada.

O governo encaixa menos dinheiro? Sim , mas não tem que desembolsar nada e ainda se livra do peso da cia , que aliás vai ser um erro privatizar , mas isso já é outra história.

A330


Concordo com tudo

Mas se estão à espera desde 1999, agora que estamos todos na m#$%& é que veem com greves?????
É proibido fazer greve nos próximos 2 anos, temos mas é de produzir o máximo!!
(bem, se não receberem o que é devido na altura até percebo, mas greve é sempre o último recurso)
 
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por A330-300 » 16/11/2011 17:22

Ah pois...como não dá lucros toca a dar calote a tudo e a todos.

Se derem o calote às empresas de combustível elas param de fornecer combustível.
Os trabalhadores fazem greve.

Ou então paguem aquilo que devem aos funcionários.Também podem pagar o que devem. Não é só porque são funcionários que podem levar calotes !Em 1999 , não queriam dar o que deviam , fizeram um acordo , agora toca a não cumprir o acordo.Demonstra má-fé.

Não tem dinheiro para pagar? Cumpram o acordo. Não tem que desembolsar nada. Apenas tem que dar o que devem aos pilotos quando a TAP for privatizada.

O governo encaixa menos dinheiro? Sim , mas não tem que desembolsar nada e ainda se livra do peso da cia , que aliás vai ser um erro privatizar , mas isso já é outra história.

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por rmachado » 16/11/2011 16:47

A-330 Escreveu:Não sei quantos pilotos tem a TAP , estimo que perto de 500 , mas o que mais pesa são os anos que este acordo foi assinado.Há 13 anos.É um grande mealheiro em que todos os meses é lá "depositado" o montante que eles deveriam estar a receber a mais.

Nem acho abusivo.Deviam-lhes dinheiro , não quiseram ou não puderam pagar e este foi um acordo que foi feito.Quantas empresas pagam bónus ou dão aumentos em participações na empresa??

Reparem que esta greve pelo que estou inteirado nem é para pedir dinheiro , mas para que se cumpra o acordo que parece já se está a preparar para ser esquecido.

Claro está que para que o acordo seja cumprido à data da privatização muito do dinheiro pago pela TAP ia para os pilotos.E parece ser isso que este governo , na fuçanguice que anda por dinheiro parece não querer.

É por isso que eu pessoalmente sempre fui contra qualquer acordo que substituísse o dinheiro.O trabalhador sai sempre a perder.

A330


É verdade que muitos empresas dão bónus e ou "stock options".. mas normalmente dão lucro... :)
 
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por A330-300 » 16/11/2011 16:39

Não sei quantos pilotos tem a TAP , estimo que perto de 500 , mas o que mais pesa são os anos que este acordo foi assinado.Há 13 anos.É um grande mealheiro em que todos os meses é lá "depositado" o montante que eles deveriam estar a receber a mais.

Nem acho abusivo.Deviam-lhes dinheiro , não quiseram ou não puderam pagar e este foi um acordo que foi feito.Quantas empresas pagam bónus ou dão aumentos em participações na empresa??

Reparem que esta greve pelo que estou inteirado nem é para pedir dinheiro , mas para que se cumpra o acordo que parece já se está a preparar para ser esquecido.

Claro está que para que o acordo seja cumprido à data da privatização muito do dinheiro pago pela TAP ia para os pilotos.E parece ser isso que este governo , na fuçanguice que anda por dinheiro parece não querer.

É por isso que eu pessoalmente sempre fui contra qualquer acordo que substituísse o dinheiro.O trabalhador sai sempre a perder.

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por rmachado » 16/11/2011 15:58

A-330 Escreveu:
Palmix Escreveu:AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!


Ninguém está a pedir nada.É um acordo de 1999 que já se está a pensar em não cumprir.Só isso.
Com os salários não pagos à época e que foram sendo investidos todos os meses fez dos pilotos o único investidor privado da TAP.E como investidores , tem direitos na privatização.Qual é o problema?

Mandar para a rua? Não é preciso.Nos últimos tempos já se despediram à volta de 30 pilotos da TAP para irem ganhar o dobro e mais no exterior.

Aliás uma das cias interessadas já fez saber que uma das coisas que fariam é aumentar os tripulantes.O que não espanta nada , já que os pilotos portugueses , apesar de terem feito da TAP a quarta cia aérea mais segura do mundo , são dos mais mal pagos.

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Ui.. se é assim e dá o prejuizo que dá... então algo vai muito mal por lá.

De qq maneira parece-me um pouco abusivo fazerm um acordo do tipo que fizeram. E se é assim tanto então quantos pilotos têm a TAP?
 
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por mapaman » 16/11/2011 15:41

Palmix Escreveu:AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH
Mas é só o que me dá vontade...é de rir...
Mas esta gente tem consciência do que está a pedir!?
Que raio de administração/governo é que negociou e aceitou dar 10% a 20% do capital da empresa no momento da privatização?
Greves!? Mandem-nos é para a rua!


Deve ter sido uma administração nomeada pelo Governo,ou não?

Se o acordo existe,o Governou de então deu o seu aval,certo?

Qual é o problemas dos pilotos pagarem para entrar na administração da Tap?

São mal pagos? sim, e é por isso que alguns já deram de frosques e outros devem ir pelo mesmo caminho.
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