GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
O tempo passa e o Governo continua a não tomar nenhuma atitude para enfrentar o problema do preço dos combustíveis.
"o último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos."
Esperemos um melhor trabalho do Governo desta área antes que começemos a correr à demagogia.
No entanto, um galão de petróleo paga 13% de Iva, um galão de leite, paga 23%..
Curioso..
"o último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos."
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Depois de várias semanas a subir fortemente e a afastar-se da gasolina (ver gráficos atrás, na página anterior) aparentemente o gasóleo vai sofrer forte correcção na próxima semana, de acordo com esta notícia (que se baseia, entende-se, no preço do gasóleo nos mercados internacionais):
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 21857&pn=1
Quem tiver o depósito para atestar, é aguardar mais uns dias...

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:dr house Escreveu:Este tópico chamou-me a atenção para a seguinte questão:Estará alto o preço da gasolina em termos comparativos com a evolução do poder de compra
![]()
A incrível conclusão a que cheguei é de que a gasolina, em termos comparativos para quem ganha o salário mínimo nacional, está mais barata do que por exemplo há 20 anos atrás!
Observem-se então os gráficos em baixo:
O número de litros que compro com o salário mínimo nacional tem vindo mesmo a aumentar, encontrando-se ainda numa tendência ascendente!
Desta forma não há nada a dizer. O preço da gasolina está perfeitamente ajustado ao tempo em que vivemos.
End of story.
dr house,
Isto é muitíssimo verdadeiro.
E eu vou mais longe: hoje em dia, o preço da gasolina, comparado com o dos transportes públicos, está relativamente barato.
Vejamos:
- em 1977, um litro de gasolina dava para comprar 9 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 11% do litro de "super")
- em 1990, um litro de gasolina dava para 3,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 29% do litro de "super")
- em 2011, m litro de gasolina dá para 1,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custa 68% do litro de "super")
E agora eu pergunto: considerando andar de carro se tornou (em termos relativos) muito mais barato, qual é exactamente a vantagem de andar de transportes públicos? Poderá argumentar-se que em certas situações é mais rápido, que não há problema do estacionamento, etc., mas a verdade é que a grande vantagem dos transportes públicos - que era o facto de serem muito mais baratos que o transporte privado - foi desaparecendo ao longo dos anos. Hoje qualquer pessoa que compare os preços e faça umas contas simples rapidamente chega à conclusão que andar de transportes públicos não compensa, pelo menos num grande número de situações.
Exacto, isso aconteceu nos EUA mas muito tempo atras, o caso mais aberrante foi o metro de Los Angeles.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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dr house Escreveu:Este tópico chamou-me a atenção para a seguinte questão:Estará alto o preço da gasolina em termos comparativos com a evolução do poder de compra
![]()
A incrível conclusão a que cheguei é de que a gasolina, em termos comparativos para quem ganha o salário mínimo nacional, está mais barata do que por exemplo há 20 anos atrás!
Observem-se então os gráficos em baixo:
O número de litros que compro com o salário mínimo nacional tem vindo mesmo a aumentar, encontrando-se ainda numa tendência ascendente!
Desta forma não há nada a dizer. O preço da gasolina está perfeitamente ajustado ao tempo em que vivemos.
End of story.
dr house,
Isto é muitíssimo verdadeiro.
E eu vou mais longe: hoje em dia, o preço da gasolina, comparado com o dos transportes públicos, está relativamente barato.
Vejamos:
- em 1977, um litro de gasolina dava para comprar 9 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 11% do litro de "super")
- em 1990, um litro de gasolina dava para 3,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 29% do litro de "super")
- em 2011, m litro de gasolina dá para 1,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custa 68% do litro de "super")
E agora eu pergunto: considerando andar de carro se tornou (em termos relativos) muito mais barato, qual é exactamente a vantagem de andar de transportes públicos? Poderá argumentar-se que em certas situações é mais rápido, que não há problema do estacionamento, etc., mas a verdade é que a grande vantagem dos transportes públicos - que era o facto de serem muito mais baratos que o transporte privado - foi desaparecendo ao longo dos anos. Hoje qualquer pessoa que compare os preços e faça umas contas simples rapidamente chega à conclusão que andar de transportes públicos não compensa, pelo menos num grande número de situações.
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Este tópico chamou-me a atenção para a seguinte questão:
Estará alto o preço da gasolina em termos comparativos com a evolução do poder de compra
A incrível conclusão a que cheguei é de que a gasolina, em termos comparativos para quem ganha o salário mínimo nacional, está mais barata do que por exemplo há 20 anos atrás!
Observem-se então os gráficos em baixo:
O número de litros que compro com o salário mínimo nacional tem vindo mesmo a aumentar, encontrando-se ainda numa tendência ascendente!
Desta forma não há nada a dizer. O preço da gasolina está perfeitamente ajustado ao tempo em que vivemos.
End of story.
PS - O preço da gasolina está em escudos para facilitar as contas. A partir de 1988 começou a utilizar-se gasolina sem chumbo. Os valores no gráfico dizem então respeito a gasolina com chumbo até 1987 e a sem chumbo 95 de 1988 em diante.


A incrível conclusão a que cheguei é de que a gasolina, em termos comparativos para quem ganha o salário mínimo nacional, está mais barata do que por exemplo há 20 anos atrás!
Observem-se então os gráficos em baixo:
O número de litros que compro com o salário mínimo nacional tem vindo mesmo a aumentar, encontrando-se ainda numa tendência ascendente!
Desta forma não há nada a dizer. O preço da gasolina está perfeitamente ajustado ao tempo em que vivemos.
End of story.
PS - O preço da gasolina está em escudos para facilitar as contas. A partir de 1988 começou a utilizar-se gasolina sem chumbo. Os valores no gráfico dizem então respeito a gasolina com chumbo até 1987 e a sem chumbo 95 de 1988 em diante.
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In the name of the father, the son and the holy spirit - ALL IN
Pemides Escreveu:Cada vez me chateia mais isto da taxação ser tão diferenciada entre gasóleo e gasolina... É uma distorção brutal nos incentivos de mercado, que só deveria acontecer em casos que o estado quer incentivar fortemente o uso de um determinado produto, em detrimento de outro. Porque raio quer tanto o estado incentivar o uso do gasóleo?
O gasóleo é mais utilizado nos transportes públicos ou colectivos, no transporte de mercadorias e nas actividades económicas em geral.
E embora hoje em dia a maior parte dos automóveis particulares serem também a gasóleo hoje em dia, estes pagam muito mais em impostos à cabeça (na aquisição do veículo).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pemides Escreveu:Cada vez me chateia mais isto da taxação ser tão diferenciada entre gasóleo e gasolina... É uma distorção brutal nos incentivos de mercado, que só deveria acontecer em casos que o estado quer incentivar fortemente o uso de um determinado produto, em detrimento de outro. Porque raio quer tanto o estado incentivar o uso do gasóleo?
Não te preocupes que não deve faltar muito para que o estado vá depenar mais uma galinha dos ovos de ouro! Aposto um talão de desconto 5cent/L que no próximo orçamento os impostos sobre o gasóleo se vão aproximar dos da gasolina.
Não faz mal!...
Cada vez me chateia mais isto da taxação ser tão diferenciada entre gasóleo e gasolina... É uma distorção brutal nos incentivos de mercado, que só deveria acontecer em casos que o estado quer incentivar fortemente o uso de um determinado produto, em detrimento de outro. Porque raio quer tanto o estado incentivar o uso do gasóleo? 

Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
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Actualização com os preços até ontem...
O gasóleo continua a afastar-se da gasolina, penso mesmo que nunca esteve tão caro em comparação com a gasolina.
O gasóleo continua a afastar-se da gasolina, penso mesmo que nunca esteve tão caro em comparação com a gasolina.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Conforme avançado, os preços subiram esta semana reagindo à subida forte do Brent. Aqui fica o gráfico actualizado até ontem...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, é isso, vou corrigir.
Já agora, deixo os dados numéricos. Dado que por sinal a média da variação é inclusivamente a mesma (1.5 centimos em média em ambos os casos) fica bastante simples de verificar que efectivamente existe esta desigualdade quando se trata de verificar o que acontece ao longo da semana seguinte, numa base diária:
2ªF +0.8 -0.8
3ªF +1.4 -1.1
4ªF +1.5 -1.3
5ªF +1.6 -1.3
6ªF +1.5 -1.5
em centimos (semanas de subida a vermelho)
Já agora, deixo os dados numéricos. Dado que por sinal a média da variação é inclusivamente a mesma (1.5 centimos em média em ambos os casos) fica bastante simples de verificar que efectivamente existe esta desigualdade quando se trata de verificar o que acontece ao longo da semana seguinte, numa base diária:
2ªF +0.8 -0.8
3ªF +1.4 -1.1
4ªF +1.5 -1.3
5ªF +1.6 -1.3
6ªF +1.5 -1.5
em centimos (semanas de subida a vermelho)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Este tópico tem mostrado em larga medida que a percepção de que os preços demoram muito tempo a reagir quando se trata de baixar mas baixam rapidamente quando é para descer
Marco suponho que a segunda parte da frase será "mas sobem rapidamente quando é para subir" - é isto?
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Este tópico tem mostrado em larga medida que a percepção de que os preços demoram muito tempo a reagir quando se trata de baixar mas mas sobem rapidamente quando é para subir é essencialmente um mito (ou por outra, não tem nem pouco mais ou menos a dimensão que é atribuida, tipo para subir "é no dia seguinte" mas para descer "passam-se semanas sem reagir"). Bom, este tipo de percepção é completamente invalidado pelos dados que acabam por mostrar que se trata não de um facto mas de memória selectiva e análise deficiente dos elementos.
Contudo, a um nível mais "microscópio" parece existir diferença. Pelo menos, tendo por base os números de 2011 - agora com as médias diárias da DGGE - é possível perceber que em termos diários (ie, ao longo da semana) os preços parecem subir mais rapidamente nas semanas de alta do que aquilo que se verifica nas semanas de baixa, onde a redução é mais progressiva.
É isto que o gráfico anexo demostra para o YTD: a escala da esquerda é a variação absoluta das semanas de alta e das semanas de baixa, por dia da semana; a escala da direita (que diz respeito às linhas a tracejado) tem as mesmas variações diárias apresentadas de forma relativa para facilitar a leitura.
nota: para efeitos desta comparação considerei apenas as semanas com variações de pelo menos 0.3 centimos no valor médio nacional
Contudo, a um nível mais "microscópio" parece existir diferença. Pelo menos, tendo por base os números de 2011 - agora com as médias diárias da DGGE - é possível perceber que em termos diários (ie, ao longo da semana) os preços parecem subir mais rapidamente nas semanas de alta do que aquilo que se verifica nas semanas de baixa, onde a redução é mais progressiva.
É isto que o gráfico anexo demostra para o YTD: a escala da esquerda é a variação absoluta das semanas de alta e das semanas de baixa, por dia da semana; a escala da direita (que diz respeito às linhas a tracejado) tem as mesmas variações diárias apresentadas de forma relativa para facilitar a leitura.
nota: para efeitos desta comparação considerei apenas as semanas com variações de pelo menos 0.3 centimos no valor médio nacional
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Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/11/2011 21:26, num total de 1 vez.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Diferença entre preço do gasóleo e gasolina não era tão pequena desde Janeiro de 2009
14 Novembro 2011 | 19:40
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
O litro do gasóleo já é mais caro que o de gasolina num considerável número de estações de serviço de Espanha. Em Portugal, isso não acontece devido à grande diferença da carga fiscal entre os dois combustíveis. Mas a verdade é que o preço de um litro de gasóleo não estava tão próximo do de um litro de gasolina há quase três anos.
Foi hoje noticiado pela Europa Press que o preço do gasóleo supera já o da gasolina em muitas estações de serviço de Espanha. Analisando o desempenho da diferença de preços entre ambos os combustíveis em Portugal, conclui-se que a diferença de preços de um litro de gasóleo e de um litro de gasolina nos postos de venda não era tão reduzida desde Janeiro de 2009.
Na semana passada, cada litro de gasolina custava 1,536 euros ao passo que cada litro de gasóleo tinha um custo de 1,402 euros, de acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia. Tais números levam a uma diferença de 0,134 euros.
A distância entre os preços finais de venda de ambos os combustíveis está abaixo dos 0,20 euros desde meados de Setembro, caindo há já quatro semanas seguidas.
Em 2011, este prémio semanal tem oscilado entre 0,15 e 0,20 euros e, no ano anterior, foram poucas as semanas em que o mesmo indicador estava abaixo de 0,20 euros.
Em Agosto de 2009, um litro de gasolina chegou a ser 0,30 euros mais caro que o de gasóleo, segundo a Direcção-Geral de Energia e Geologia. É preciso regressar à última semana de Janeiro desse ano para que a diferença entre os preços da gasolina e do gasóleo seja inferior à desta semana.
Tem havido, portanto, uma tendência de estreitamento da diferença dos preços da gasolina e do gasóleo desde esta data, um período de quase três anos, de acordo com a análsie efectuada pelo Negócios.
A verdade é que o gasóleo já é mais caro que o da gasolina sem impostos. Contudo, a carga fiscal sobre o primeiro é mais branda do que sobre a gasolina em Portugal. Os impostos sobre a gasolina 95 (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e IVA) são superiores a 55%. Já a tributação sobre o gasóleo é pouco abaixo de 45%.
Em Espanha, a carga fiscal sobre a gasolina também é maior do que sobre o gasóleo, mas com uma diferença inferior à de Portugal. Nesse sentido, os preços do gasóleo já ultrapassaram os da gasolina.
Em Portugal, os impostos continuam a fazer com que a gasolina seja mais cara que o gasóleo em Portugal. Contudo, com o aumento do preço do gasóleo nos mercados internacionais face ao do preço da gasolina, a diferença causada pela tributação entre ambos os combustíveis começa a ser cada vez menor.
14 Novembro 2011 | 19:40
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
O litro do gasóleo já é mais caro que o de gasolina num considerável número de estações de serviço de Espanha. Em Portugal, isso não acontece devido à grande diferença da carga fiscal entre os dois combustíveis. Mas a verdade é que o preço de um litro de gasóleo não estava tão próximo do de um litro de gasolina há quase três anos.
Foi hoje noticiado pela Europa Press que o preço do gasóleo supera já o da gasolina em muitas estações de serviço de Espanha. Analisando o desempenho da diferença de preços entre ambos os combustíveis em Portugal, conclui-se que a diferença de preços de um litro de gasóleo e de um litro de gasolina nos postos de venda não era tão reduzida desde Janeiro de 2009.
Na semana passada, cada litro de gasolina custava 1,536 euros ao passo que cada litro de gasóleo tinha um custo de 1,402 euros, de acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia. Tais números levam a uma diferença de 0,134 euros.
A distância entre os preços finais de venda de ambos os combustíveis está abaixo dos 0,20 euros desde meados de Setembro, caindo há já quatro semanas seguidas.
Em 2011, este prémio semanal tem oscilado entre 0,15 e 0,20 euros e, no ano anterior, foram poucas as semanas em que o mesmo indicador estava abaixo de 0,20 euros.
Em Agosto de 2009, um litro de gasolina chegou a ser 0,30 euros mais caro que o de gasóleo, segundo a Direcção-Geral de Energia e Geologia. É preciso regressar à última semana de Janeiro desse ano para que a diferença entre os preços da gasolina e do gasóleo seja inferior à desta semana.
Tem havido, portanto, uma tendência de estreitamento da diferença dos preços da gasolina e do gasóleo desde esta data, um período de quase três anos, de acordo com a análsie efectuada pelo Negócios.
A verdade é que o gasóleo já é mais caro que o da gasolina sem impostos. Contudo, a carga fiscal sobre o primeiro é mais branda do que sobre a gasolina em Portugal. Os impostos sobre a gasolina 95 (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e IVA) são superiores a 55%. Já a tributação sobre o gasóleo é pouco abaixo de 45%.
Em Espanha, a carga fiscal sobre a gasolina também é maior do que sobre o gasóleo, mas com uma diferença inferior à de Portugal. Nesse sentido, os preços do gasóleo já ultrapassaram os da gasolina.
Em Portugal, os impostos continuam a fazer com que a gasolina seja mais cara que o gasóleo em Portugal. Contudo, com o aumento do preço do gasóleo nos mercados internacionais face ao do preço da gasolina, a diferença causada pela tributação entre ambos os combustíveis começa a ser cada vez menor.
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Entretanto o brent inverteu e subiu significativamente. Nos próximos dias os preços dos combustíveis devem registar aumentos nos postos de abastecimento.
Aqui fica o gráfico actualizado...
Aqui fica o gráfico actualizado...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mares Escreveu:Elias Escreveu:Aqui fica uma compilação de promoções em vigor que dão descontos em combustíveis (o texto já tem dois meses mas penso que a maioria das promoções se mantém válida).Dez promoções nos combustíveis
5. BP/Lidl
Por cada 20 euros de compras no Lidl, recebe-se um vale de desconto de 6 cêntimos por litro que pode ser utilizado em abastecimentos superiores a 20 litros.
http://combustiveis-pt.blogs.sapo.pt/37763.html
Tenho optado pela opção 5, por alguns produtos no Lidl, mas principalmente por dar desconto na BP.
Uma dúvida, esta campanha é bidireccional? Ou seja, abastecendo na BP também há vales para descontar no LIDL?
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MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica mais um update. É suposto os preços irem baixando ao longo do espaço da próxima semana (nota-se que a média que se vê para a próxima semana é ainda muito provisória).
existe alguma explicação porque o gasoleo nao está descer como a gasolina? margens mais apertadas no gasoleo?
abc
Aqui fica mais um update. É suposto os preços irem baixando ao longo do espaço da próxima semana (nota-se que a média que se vê para a próxima semana é ainda muito provisória).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Informação actualizada sobre as campanhas de desconto em vigor:
BP / LIDL:
http://www.bp.com/genericarticle.do?cat ... Id=7049364
GALP / Continente:
http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... ocoes.aspx
CEPSA / El Corte Ingles:
http://www.elcorteingles.pt/campanhas/2 ... /index.asp
BP / LIDL:
http://www.bp.com/genericarticle.do?cat ... Id=7049364
GALP / Continente:
http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... ocoes.aspx
CEPSA / El Corte Ingles:
http://www.elcorteingles.pt/campanhas/2 ... /index.asp
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Aqui fica a actualização desta semana, julgo que não haverá mais grandes alterações para os próximos dias (o que se tem verificado é um afastamento muito significativo do preço do gasóleo face ao da gasolina).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Agora, aumenta 10x mas 1% de cada vez.
Resultado: a malta protesta mais e poupa menos!

Resultado: a malta protesta mais e poupa menos!

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Atomez Escreveu:Este artigo é de 23 de julho de 1981:
Eu ainda sou do tempo em que quando na TV se dizia que a gasosa ia subir, a malta ia toda para as bombas fazer fila para atestar o depósito.
É preciso dizer que a gasolina aumentava só de tempos a tempos, por decreto governamental. Mas quando aumentava era logo aos 10% de cada vez

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