Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

investimento imobiliario em Portugal acabou

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Portugal a dormir na forma.

por agany » 14/11/2011 23:10

Xenofobismos à parte, a solução é vender imóveis aos PALOPS: angolanos, brasileiros, timorenses, moçambicanos.... e, europeus do leste, que tenham guito e reúnam condições para morar cá. Na Austrália qualquer forasteiro, com 500.000 USD pode ir para lá passar o resto da sua vida. E quando fizer 65 anos, ainda tem direito à pensão minima e outras regalias sociais para idosos.
Veja-se também o caso do Chile onde os estrangeiros não têm restrições para adquirir propriedades. Tem a melhor política de habitação do mundo!!
Em Mombaça (Quénia) há vilas inteiras ocupadas por "colonos" da sua majestade, onde passam o resto das suas vidas a tomarem o chá das 5.

Registado: 29/11/2007 1:44

por MarcoAntonio » 14/11/2011 20:56

Os relatórios do INE só mostram um ano de cada vez pelo que aqui fica um gráfico mais completo para se apreciar melhor o comportamento de longo-prazo (o gráfico não contabiliza a inflação, a queda contabilizando a inflação passa sensivelmente para o dobro - cerca de 20% - desde o topo de 2006/2007).
Anexos
im-avaliacoesbancarias.PNG
im-avaliacoesbancarias.PNG (10.23 KiB) Visualizado 3842 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/11/2011 20:19

Já agora, os dados anteriores do INE que foram aqui colocados já estão inclusivamente desactualizados. O último relatório é o que está em anexo, onde (em Setembro) o valor médio das avaliações bancárias se situava nos 1104 euros/m2.

O máximo parece ter sido atingido no quarto trimestre de 2006 (os tais 1245 euros/m2 que atrás tinha referido).

Portanto, o mercado - segundo o valor médio das avaliações bancárias - já vem em queda há algum tempo e no total acumula uma descida de 11.3%, antes de contabilizar a inflação.

Se contabilizada a inflação (com base no IHPC) então a desvalorização média do mercado imobiliário, utilizando o mesmo critério, é de 19.2% desde o último trimestre de 2006 para cá...
Anexos
27IABH0911.pdf
(524 KiB) Transferido 131 Vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 14/11/2011 19:00

O mercado imobiliario tinha que implodir, e aconteceu. Mas tambem existiam construtores a mais, qualquer um era construtor nos finais dos anos 90.

Eu continuo a achar interessante as imobiliarias cobrarem 6% comissao (mais iva) na venda da casa de um desgraçado (maioria dos casos) que paga ao banco 3% (em euribor mais spread) de juro ao ano e que ainda por cima ve a sua casa desvalorizar de dia para dia.

Existem muitos abutres a volta da carcaça. E isso é mau.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por K. » 14/11/2011 18:52

O artigo diz justamente que houve muitas hipotecas executadas no Algarve, principalmente por Ingleses.

Nos Foruns sobre imobiliario fazem-se perguntas do tipo,

sera que o Millenium BCP pode reclamar os meus bens em Inglaterra depois de executar a minha hipoteca? (o que indica um equity negativo no emprestimo).

Seria interessante saber o valor de credito malparado devido por estrangeiros em bancos portugueses.

Agora, o que eles vem como positivo e terem aparecido muitas casas a precos reduzidos, num mercado onde a oferta e pequena. A ideia e que quando acabar o ciclo de hipotecas executadas no Algarve, o mercado pode recuperar primeiro ai (estrangeiros desfazem-se mais rapidamente das casas), e mais tarde um pouco mais a norte.

Seja como for, este e um argumento utilizado pelos promotores imobiliarios para vender. Vale o que vale.

Em geral a desvalorizacao interna vai ser favoravel para a industria e para o turismo, os numeros ja mostram isso, logo o imobiliario vai recuperar mais depressa nos segmentos ligados a estes sectores. Parece ter logica.

Registado: 28/5/2008 1:17

por MarcoAntonio » 14/11/2011 18:49

Não sei se a avaliação bancária é uma boa medida para perceber se as casas estão realmente a baixar ou não e quanto. Segundo este artigo, os preços estão a baixar bem mais do que os dados do INE dão a entender:

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 10200.html

Naturalmente, também se pode questionar estas estimativas.

Em todo o caso, mesmo os números do INE mostram que as avaliações bancárias (que chegaram a uma média de 1245 euros/m2 pelo menos) já terão caído cerca de 10% (em Junho o seu valor era de 1128 euros/m2).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/11/2011 18:53, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Branc0 » 14/11/2011 18:12

Palmix Escreveu:É verdade...mas também é verdade que uma boa parte deles está a vender ou vendeu a casa neste momento...
Vejo isso muito frequentemente no Algarve e na Madeira, sitios por excelência onde esse mercado floresceu...

Não é por acaso que o Algarve deve ter sido onde mais pancada houve no preço das casas.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Palmix » 14/11/2011 17:50

PT_Trader Escreveu:
Palmix Escreveu:Lá está...mais uma vez estamos a falar de nichos do mercado...

Essa questão dos estrangeiros comprarem cá casa também sou da opinião que é uma falsa ideia...
Eles são, em regra, mais orientados que nós, de maneira que só compram casa quando estão folgados, o que não é o caso no momento.
Por isso vemos as empresas gestoras dos campos de golfe em grave situação financeira...os campos já quase vazios...
Como se costuma dizer, não há fome que não dê em fartura!
Ora não tinhamos golfe, ora temos campos por todo o lado...

Não é assim tão falsa ideia quanto isso. Já há muitos anos que sobretudo ingleses e alemães compram cá casas para passar a reforma.

É verdade...mas também é verdade que uma boa parte deles está a vender ou vendeu a casa neste momento...
Vejo isso muito frequentemente no Algarve e na Madeira, sitios por excelência onde esse mercado floresceu...

Registado: 29/11/2007 11:27

por PT_Trader » 14/11/2011 17:41

Palmix Escreveu:Lá está...mais uma vez estamos a falar de nichos do mercado...

Essa questão dos estrangeiros comprarem cá casa também sou da opinião que é uma falsa ideia...
Eles são, em regra, mais orientados que nós, de maneira que só compram casa quando estão folgados, o que não é o caso no momento.
Por isso vemos as empresas gestoras dos campos de golfe em grave situação financeira...os campos já quase vazios...

Não é assim tão falsa ideia quanto isso. Já há muitos anos que sobretudo ingleses e alemães compram cá casas para passar a reforma.

Registado: 20/6/2011 21:48

por Shevet » 14/11/2011 17:37

Palmix Escreveu:
Shevet Escreveu:Mas vê uma coisa Palmix, como podem ter sustentabilidade os preços actualmente praticados, primeiro pelo que referiste, os bancos não têm dinheiro e estão escaldados com o imobiliario, depois com tantas dações, eles proprios estão a concorrenciar os promotores, colocando a leilão milhares de imoveis para serem vendidos a qualquer preço, sim qualquer preço.........porque já foram provisionados pelos bancos!!

Para alem disso, posso-te dizer que tenho conhecimento de determinados bancos estarem a tentar direccionar os clientes para os produtos que têm em mal parado, sei de casos de clientes que foram ao seu banco pedir credito para comprar em determinado empreendimento e a resposta foi assim: desculpe mas para ai não emprestamos, agora se quiser ver a nossa lista de imoveis...................!!!

Isto está tudo doido!!!

Durante anos e anos a construção foi o grande motor da nossa economia, acho que de qualquer economia, não so da nossa. Os americas ate têm indicadores respeitantes ao imobiliario os quais têm uma grande relevancia nos mercados.

Abr

Estou totalmente de acordo contigo...essa quebra de preços vai acontecer...mais tarde ou mais cedo...mas ainda não está a contecer, a quebra, porque a desacelaração já começou...

E sim...isto está tudo doido!
A crise a rebentar e eu vejo gruas por todo o lado...

Os bancos estão a defender-se como podem...se fossemos donos de um banco estavamos a fazer exactamente o mesmo que eles...querem é vender o que têm entre mãos...

No ultimo paragrafo não te posso dar razão, para mim os bancos estão a dar tiros nos pés, esse problema começou com os desvios de dinheiros que deveriam ter sido direccionados para a economia e foram direccionados para o estado com as compras de divida publica, esse foi o maior buraco a meu ver...................agora o imobiliario é um poço sem fundo.

Imaginemos que sou promotor, como posso eu cumprir com um banco que acreditou num projecto se eu (por explo) estou a construir um lote e no lote ao lado está o mesmo ou outro banco a vender a qualquer preço???

Isto ainda vai dar muito pano para mangas!!!

Como poderão os banco exigir o pagamento do financiamento que me deram se estão a fazer concorrencia desleal no lote ao lado???

A autoridade da concorrecia não entra aqui??

Outro problema, diz respeito a emprestimos com hipoteca (por explo) hoje o banco empresta-me 300.000€ com hipoteca de um imovel, daqui a uns meses mandam reavaliar o imovel e ja so vale 150.000€, recebemos uma chamadinha a dizer, caros senhores queiram reforçar as garantias!!! E agora????

Isto do imobiliario é muito delicado, deveriam ter mais cuidado com a forma como o tratam!!

Fiquei estupfacto com declarações de alguns banqueiros ou será bancarios?? Tipo Ulrich a dizer que o imobiliario é para esquecer nos proximos 10 anos!!!

Se o imobiliario estivesse a girar o desemprego nao estaria como está!!
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por Palmix » 14/11/2011 17:31

Lá está...mais uma vez estamos a falar de nichos do mercado...

por JCS » 14/11/2011 17:28

Concordo com o ferradura. Correndo o risco de estar a ser exageradamente pessimista não vejo os "PIGS" a saírem desta sem que a população retroceda décadas na qualidade de vida (falo em voltarmos aos anos 60 praticamente voltando à horta quase quem queira comer). Venha de lá a hiper-inflação, moeda a colapsar e preços escandalosos nas prateleiras. Outra solução (escandalosa segundo parece pelas criticas ao nosso secretário da juventude, mas que para mim só foi pouco prudente por ser sincero demais até porque não estamos habituados a isso) será ganhar juízo e sair do país. Pessoalmente vejo os PIGS com as brilhantes perspectivas futuras de países da ex-união soviética. Divida, divida, divida...

Os mais optimistas que pensem que isto se resolve em 2 ou 3 anos. Não vou nessa.

Quem tiver algum pode começar a mudar os depósitos para outro país que já será uma brutal vantagem e forma de proteção. Uma geração a estragar para outra(s) pagar. Pode ser que a seguinte possa voltar a usar (a minha já está condenada - e sou novo - ).

Cumprimentos

JCS
Editado pela última vez por JCS em 14/11/2011 17:34, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Automech » 14/11/2011 17:27

Resultados provisórios do Censos 2011 - Parque habitacional em Portugal:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... 2&xlang=pt
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ferradura » 14/11/2011 17:17

Isto é pura mentira.
Como é que uma casa em Lisboa vai ficar mais cara devido ao golf ?
Poderá haver, isso sim, alguns investimentos nessa área, mas nada tem haver com casas.

Quanto a termos reformados de outros paises a virem para Portugal, isso é outra falsidade.

Cada vez se investe menos no interior, desde transportes até hospitais.

Por isso, o turismo permanente sénior é uma miragem.

E isto para não falar de um problema mais grave que vai ser as avaliações do IMI.

Dentro de alguns anos, devido aos ordenados razoáveis de certas familias, terem o encargo de uma casa de 300 mil € ou um pouco mais (não estamos por isso a falar de gente muito rica), com o desemprego, ou a baixa de rendimentos se tiverem pagar de IMI, valores de 2000 €, poderão ver-se obrigados a vender as casas ao desbarato.

Essa vai ser outra bomba que irá rembentar nas familias, principalmente da classe média, média alta, e que irão perder muito do rendimento que tinham.

K. Escreveu:Os operadores internacionais tem uma opiniao diferente e as perspectivas para investimento parecem desta vez melhores do que para Espanha (a oferta mais reduzida refletindo a longa crise no sector, que em Portugal dura desde 2001 e em Espanha desde 2008).

A crise neste caso e utilizada como tecnica de Marketing nos paises mais bem abonados financeiramente. Portugal tem caracteristicas unicas para atrair expats de terceira idade e aficcionados pelo Golf.

http://www.propertywire.com/news/europe ... 35597.html

Registado: 5/4/2010 21:14

por Palmix » 14/11/2011 17:11

artista Escreveu:Conheço tantos casos em que os preços já cairam mais de 30% e mesmo assim as casas não se vendem... mas obviamente não tenho dados que me permitam dizer quanto é que em média ciram os preços em Portugal, mas certamente não será com as contas que o Palmix está a fazer que chegamos lá!

Não sou eu que faço as contas...são dados oficiais do mercado dados pelo INE.
Talvez então é melhor colocares a questão da veracidade dos dados disponibilizados pelo INE...
Situações também eu conheço muitas...inclusivé na minha actual habitação, que desde que a comprei já desvalorizou 10%...mas aquilo que eu conheço não é o mercado na sua totalidade, mas sim segmentos dele...

por Palmix » 14/11/2011 17:06

Shevet Escreveu:Mas vê uma coisa Palmix, como podem ter sustentabilidade os preços actualmente praticados, primeiro pelo que referiste, os bancos não têm dinheiro e estão escaldados com o imobiliario, depois com tantas dações, eles proprios estão a concorrenciar os promotores, colocando a leilão milhares de imoveis para serem vendidos a qualquer preço, sim qualquer preço.........porque já foram provisionados pelos bancos!!

Para alem disso, posso-te dizer que tenho conhecimento de determinados bancos estarem a tentar direccionar os clientes para os produtos que têm em mal parado, sei de casos de clientes que foram ao seu banco pedir credito para comprar em determinado empreendimento e a resposta foi assim: desculpe mas para ai não emprestamos, agora se quiser ver a nossa lista de imoveis...................!!!

Isto está tudo doido!!!

Durante anos e anos a construção foi o grande motor da nossa economia, acho que de qualquer economia, não so da nossa. Os americas ate têm indicadores respeitantes ao imobiliario os quais têm uma grande relevancia nos mercados.

Abr

Estou totalmente de acordo contigo...essa quebra de preços vai acontecer...mais tarde ou mais cedo...mas ainda não está a contecer, a quebra, porque a desacelaração já começou...

E sim...isto está tudo doido!
A crise a rebentar e eu vejo gruas por todo o lado...

Os bancos estão a defender-se como podem...se fossemos donos de um banco estavamos a fazer exactamente o mesmo que eles...querem é vender o que têm entre mãos...

por artista_ » 14/11/2011 17:03

Conheço tantos casos em que os preços já cairam mais de 30% e mesmo assim as casas não se vendem... mas obviamente não tenho dados que me permitam dizer quanto é que em média ciram os preços em Portugal, mas certamente não será com as contas que o Palmix está a fazer que chegamos lá!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por K. » 14/11/2011 17:01

Os operadores internacionais tem uma opiniao diferente e as perspectivas para investimento parecem desta vez melhores do que para Espanha (a oferta mais reduzida refletindo a longa crise no sector, que em Portugal dura desde 2001 e em Espanha desde 2008).

A crise neste caso e utilizada como tecnica de Marketing nos paises mais bem abonados financeiramente. Portugal tem caracteristicas unicas para atrair expats de terceira idade e aficcionados pelo Golf.

http://www.propertywire.com/news/europe ... 35597.html

Registado: 28/5/2008 1:17

por Shevet » 14/11/2011 16:52

Mas vê uma coisa Palmix, como podem ter sustentabilidade os preços actualmente praticados, primeiro pelo que referiste, os bancos não têm dinheiro e estão escaldados com o imobiliario, depois com tantas dações, eles proprios estão a concorrenciar os promotores, colocando a leilão milhares de imoveis para serem vendidos a qualquer preço, sim qualquer preço.........porque já foram provisionados pelos bancos!!

Isto está tudo doido!!!

Abr
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por Palmix » 14/11/2011 16:39

Palmix vais-me desculpar mas não sabes o que estas a falar.

Chegares ali a esquina e veres um empreendimento acabado de construir e perguntares o preço, provavelmente vao-te dizer que os preços apesar da crise se mantêm, mas só cai quem quer, ou neste caso, os burros, pois vais ao banco pedir financiamento e eles se emprestarem, vão começar por emprestar entre 70 a 80% de LTV e depois como tem de haver uma avaliação, vais ver que um apartamento de 400.000€ te vem uma avaliação ai de uns 250.000€, portanto o banco só te financiará os 70/80% desta avaliação já depreciada. O que vai acontecer.............se o promotor estiver a construir com capitais proprios (pato bravo), e provavel que tente manter os preços aguardando melhores tempos, se estivermos a falar de promotores que recorreram a financiamento, a medida que o tempo vai passando os juros e spreads altissimos vão comendo as margens até atingir o sufoco financeiro, aí, ou te vendem a desconto, ou te entregam os mesmos aos bancos.

Contaram-me uma a uns meses, muito engraçada, um banco no norte pediu uma avaliação de uns terrenos que tinha financiado, veio o relatorio da avaliação com valor ZERO, porquê?? Porque se trata de um terreno que neste momento não é transaccionavel e no qual os custos com IMIs são de tal ordem elevados que não se atreveu a dar valor ao terreno!!!!

Meu caro sei do que falo, acredita, ando há 6 meses activamente a tentar mudar de casa...ando bem dentro do mercado.
Há aqui 2 coisas que é importante distinguir:
- a avaliação do banco
- o preço de mercado do imóvel (preço pedido pelo construtor)

O primeiro tem tido cortes atrás de cortes pelos mais diversos motivos, sendo o que menos contribui o próprio mercado da habitação. Os bancos baixam a sua avaliação, primeiro, por causa do risco que originou esta crise, depois, porque não têm dinheiro para emprestar, logo, só baixando as avaliações é que ainda conseguem ir respondendo ao mercado.

O preço do mercado é outra coisa, claro que é influenciado pela avaliação dos bancos, pois a maioria das pessoas apra comprar casa tem que pedir empréstimo, logo tem que haver uma avaliação do banco. Mas, engane-se quem pensa que as construtoras baixam o preço da casa para o preço da avaliação do banco, só porque o banco "acha"...em alguns casos isso aconteçe. Em alguns casos até acontece mais, a avaliação do banco é mais alta que o preço pedidopela construtora...
Mas estas situações não são O Mercado...são partes dele...
Os números não enganam e está ali o estudo do INE que não engana ninguém...

Acredito que o mercado vá retrair...aliás é mesmo por esse motivo que ainda não comprei nova habitação...porque acredito que para o ano os preços vão estar mais baixos... [/quote]

por ferradura » 14/11/2011 16:36

Veja-se a avenida da Liberdade.
Em tempos tinha prédios do mais luxuoso podeia haver.
Se passaerem, irão ver portas em madeira, que hoje para as fazer não custariam menos de 30000 euros.

Mas em termos gerais, a ideia de comprar uma casa hoje e vende-la mais cara 3 anos depois acabou.

Mesmo assim, a casa onde moro não a vendia, é meu e ninguem a vai tirar-me ou expulsar.

Mas o conceito de casa própria que durou 40 anos, vai acabar.

Mesmo para arrendar, as casas terão de baixar muito de preço, caso contrário deixa de ser rentável.

Registado: 5/4/2010 21:14

por Shevet » 14/11/2011 16:28

Palmix Escreveu:Este teu comentário levanta várias problemáticas...
Partindo do principio que estas 6 avriáveis são mesmo assim, que não estou de acordo...as restrições para a reabilitação estão a cair, está-se a ver isso em todos os municipios, e começa a surgir uma cultura de renovar o velho...e a questão dos herdeiros é uma falsa questão...havendo dinheiro, há intenção de se manter os imoveis, não havendo dinheiro vende-se a qualquer preço, ou chega-se a um ponto de confusão entre os herdeiros que não se vende nada...
Acredito, no entanto, que o mercado imobiliários se vá retrair nos próximos anos por diversos motivos, mas principalmente por um, se descontou noutros países valores próximos dos 30%, porque não descontou em Portugal? Quando é que isso vai acentecer (sim, porque vai acontecer!)?

O problema do sector agricola é bem mais complexo que o do imobiliário...o primeiro é controlado pela UE, o segundo é controlado internamente...
Falamos da agricultura porque agora anda muito na moda, mas e a pesca?
Então gasta-se tempo a discutir uma coisa que toda a gente vê que não temos capacidade!?
E a pesca!? que temos a maior zona de pesca da europa e uma das maiores do mundo!? Isso não é bem mais prioritário que a agricultura?
A pesca não pode e deve contribuir muito mais para a exportação do país?

O grande problema é que os senhores agricultores, pescadores e restante classe empresária (no geral), está sempre a espera que o governo vá negociar e vender por eles os produtos nacionais ao estrangeiro...

Levanto este problema por causa de uma reportagem que vi na SIC há uns tempos sobre a agricultura em Portugal, em que um empresário dizia que (em relação a um projecto muito lucrativo que o governo tinha criado para a produção de açucar através da beterraba) como o governo tinha acabado com o projecto, tinham acabado com a produção do tal açucar...o governo não é pai de ninguém...então nenhuma destas alminhas se lembrou de pegar no projecto e continuar a desenvolve-lo sozinhos!?

Palmix vais-me desculpar mas não sabes o que estas a falar.

Chegares ali a esquina e veres um empreendimento acabado de construir e perguntares o preço, provavelmente vao-te dizer que os preços apesar da crise se mantêm, mas só cai quem quer, ou neste caso, os burros, pois vais ao banco pedir financiamento e eles se emprestarem, vão começar por emprestar entre 70 a 80% de LTV e depois como tem de haver uma avaliação, vais ver que um apartamento de 400.000€ te vem uma avaliação ai de uns 250.000€, portanto o banco só te financiará os 70/80% desta avaliação já depreciada. O que vai acontecer.............se o promotor estiver a construir com capitais proprios (pato bravo), e provavel que tente manter os preços aguardando melhores tempos, se estivermos a falar de promotores que recorreram a financiamento, a medida que o tempo vai passando os juros e spreads altissimos vão comendo as margens até atingir o sufoco financeiro, aí, ou te vendem a desconto, ou te entregam os mesmos aos bancos.

Contaram-me uma a uns meses, muito engraçada, um banco no norte pediu uma avaliação de uns terrenos que tinha financiado, veio o relatorio da avaliação com valor ZERO, porquê?? Porque se trata de um terreno que neste momento não é transaccionavel e no qual os custos com IMIs são de tal ordem elevados que não se atreveu a dar valor ao terreno!!!!

Quanto à agricultura e pescas, não te esqueças que o governo acordou a cedencia das nossas cotas de pesca e limites na agricultura de forma a aumentar as importações, penso que isto foram negociações para a entrada no Euro :(

Abr
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por Palmix » 14/11/2011 16:22

ferradura Escreveu:Vejamos;
a reabilitação é uma faca de dois gumes.
É muito mais caro reabilitar (manter fachadas, manter as traças originais, etc), do que construir de novo.
MEsmo deitar abaixo e reconstruir acarreta custos elevados.
Tudo isso tem de ser refectido no preço.

Tudo isto, já para não falar das centenas de milhar que estão a emigrar, e que por isso não irão querer comprar casa.

A única coisa que acredito, seria uma reconstrução dos centros das cidades (Lisboa por exemplo), mas zonas históricas inteiras teriam de ser demolidas.
É muito bonito o bairro alto, mas aquilo são casas sem condições ruas quase sem capacidade de manobrar, etc.

Por isso temos esses zonas daqui a uns anos totalmente desertas e degradadas.

Com o custo dos transportes, penso que o refazer de zonas inteiras das cidades, será o único investimento viável.

Invariavelmente é isso que vai acontecer...a recenstrução dos centros históricos das cidades...já estamos a começar a ver isso...
Mas o mercado tem a sua velocidade...começamos sempre por criar uma zona cara, só disponível a um conjunto de pessoas, inicia-se assim a reconversão da zona. Depois há um abaixamento dos preços, abrindo portas para uma construção em massa e a preços mais acessíveis para a população em geral, garantindo a reconversão da zona. Numa fase final, volta a haver uma deterioração da zona, porque há novas zonas que o mercado criou.
Se olharmos para a baixa de Lisboa, vamos entrar na 2ª fase...a reconversão já começou e vai-se dar seguimento a través da construção ou reconstrução em massa...
Quem diz Lisboa, diz muitas outras cidades que começam agora a reconverter as zonas históricas que estavam quase abandonadas...

por Palmix » 14/11/2011 16:16

Palmix Escreveu:
artista Escreveu:
Palmix Escreveu:Acredito, no entanto, que o mercado imobiliários se vá retrair nos próximos anos por diversos motivos, mas principalmente por um, se descontou noutros países valores próximos dos 30%, porque não descontou em Portugal? Quando é que isso vai acentecer (sim, porque vai acontecer!)?

Não descontou em Portugal?! Onde é que vives?! :shock:

Segundo informação do INE de Abril de 2011:
"Em Abril de 2011, o valor médio de avaliação bancária do total do País situou-se em 1.154 euros/m2, correspondendo a
um ligeiro aumento de 0,3% face a Março e a uma diminuição de 1,6% em termos homólogos."

Continuo a dizer...ainda não descontou em Portugal...
Claro que há segmentos de mercado que têm visto quebras, mas é diferente de ser o mercado a ressentir-se...

Deixo-vos o link onde podem consultar o documento do INE:
http://blog.imobiliario.com.pt/2011/05/ ... ir-em.html

por Palmix » 14/11/2011 16:14

artista Escreveu:
Palmix Escreveu:Acredito, no entanto, que o mercado imobiliários se vá retrair nos próximos anos por diversos motivos, mas principalmente por um, se descontou noutros países valores próximos dos 30%, porque não descontou em Portugal? Quando é que isso vai acentecer (sim, porque vai acontecer!)?

Não descontou em Portugal?! Onde é que vives?! :shock:

Segundo informação do INE de Abril de 2011:
"Em Abril de 2011, o valor médio de avaliação bancária do total do País situou-se em 1.154 euros/m2, correspondendo a
um ligeiro aumento de 0,3% face a Março e a uma diminuição de 1,6% em termos homólogos."

Continuo a dizer...ainda não descontou em Portugal...
Claro que há segmentos de mercado que têm visto quebras, mas é diferente de ser o mercado a ressentir-se...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cftomas, Crissssx, iniciado1, PAULOJOAO, PiFer, PMP69 e 321 visitantes