Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Garantir capital com ações alemãs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Palmix » 10/11/2011 18:01

SMALL1969 Escreveu:A economia da Noruega é menos "virtual" que a economia na Suíça.

Fundo de obrigações Norueguesas em moeda local ou convertidas para euros. Agora é só escolher o banco. Pode ser qualquer um, neste caso o risco é o mesmo.
Se o barco abanar é isto que vou fazer com parte do capital. Com o restante vou comprar umas catanas bem afiadas....pode ser que mais tarde venham a dar jeito. Quem acha que se o pior acontecer é possível manter a civilidade, não tem experiencia de vida.

Essa questão do virtualismo do capital acho que é uma falsa questão....mas aceito a tua, só não partilho da mesma. A única coisa que é virtual é a transacção do capital, não o próprio capital em si.

Essa das catanas está bem pensada...eheheheheheeheheh

Registado: 29/11/2007 11:27

por SMALL1969 » 10/11/2011 17:50

A economia da Noruega é menos "virtual" que a economia na Suíça.

Fundo de obrigações Norueguesas em moeda local ou convertidas para euros. Agora é só escolher o banco. Pode ser qualquer um, neste caso o risco é o mesmo.
Se o barco abanar é isto que vou fazer com parte do capital. Com o restante vou comprar umas catanas bem afiadas....pode ser que mais tarde venham a dar jeito. Quem acha que se o pior acontecer é possível manter a civilidade, não tem experiencia de vida.

Registado: 3/2/2009 12:21

por Palmix » 10/11/2011 16:20

Zaca8868 Escreveu:Abrir uma conta num broker americano em $ não poderia ser uma boa opção para garantir a não desvalorização de capital? Existindo ainda o benefício de se poder operar nos mercados a preços mais atrativos. Neste caso só será cobrado imposto caso existam mais valias com a transacção, na hora da transferencia para um banco nacional. Ou estou a ver mal a coisa?

É um exemplo...ando a pensar fazer a mesma coisa em vez de abrir uma conta no EUA, abrir na Suiça...
Essa questão das mais valias é diferente. Se a conta é lá (fora do país) deve-se presumir que são ganhos que acontecem fora do país. Se os ganharmos e os voltarmos a reinvestir, não são considerados mais-valias.
A questão mete-se quando realizamos mais-valias, ou seja, quando queremos utilizar o dinheiro. Temos duas opções: transferimos o dinheiro para uma conta em portugal, ou transferimos esse dinheiro para uma conta naquele país.
Se transferirmos para Portugal, presumo que seja taxado como mais-valias realizadas em bolsa. Se utilizarmos o dinheiro através de uma conta no estrangeiro, ou estamos a incorrer em crime (porque estamos a utilizar mais valias não declaradas), ou como o dinheiro foi ganho no estrangeiro está regido pela lei daquele país, e, supondo, que nesse país não à taxação de mais-valias em bolsa, não há crime e está tudo bem...

por Zaca8868 » 10/11/2011 15:22

Abrir uma conta num broker americano em $ não poderia ser uma boa opção para garantir a não desvalorização de capital? Existindo ainda o benefício de se poder operar nos mercados a preços mais atrativos. Neste caso só será cobrado imposto caso existam mais valias com a transacção, na hora da transferencia para um banco nacional. Ou estou a ver mal a coisa?

Registado: 17/11/2010 11:54

por vitorigus » 10/11/2011 14:50

SMALL1969 Escreveu:Estive a pesquisar na Net. Best tem este fundo de obrigações que parece interessante.

Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (EUR)
Noruega. Fora do €.

Obrigações NOK
Morningstar Rating™
Activos Liq.(Milh)
NOK 3,431.6150
Comissão de subscrição 0.00%
Comissão resgate 0.00%
Rendibilidades anuais (%)
2005 4.62
2006 -4.64
2007 4.80
2008 -13.64
2009 22.67
2010 9.51
São é um bocado ******. Comissão de Gestão Anual 0.60%

Isto é um ETF? Quem é a entidade emissora do Fundo? Obrigado

Registado: 9/8/2005 11:17

por SMALL1969 » 10/11/2011 14:20

Bem...contas clandestinas deviam ser pura e simplesmente sacadas pelo Estado, a menos que o detentor explicasse por cada centimo a sua origem, pagando os eventuais impostos e multas em falta. Quais 21,5% de taxa...aí seriam 100%. Andamos a brincar.

Estou convencido que uma boa hipótese para proteger alguma parte do capital para cenários em que não acredito, mas que podem acontecer, é pensar num fundo de obrigações norueguesas, e comprá-las em qualquer banco nacional.

por Palmix » 10/11/2011 14:13

SMALL1969 Escreveu:"Medida que está a ser preparada abrange todos os países fora da União. A Suíça será apanhada na malha.
Os contribuintes que mantenham contas clandestinas no exterior e forem apanhados pela Administração Fiscal vão sofrer uma penalização severa.

As transferências oriundas de ou para essas contas, que sejam detectadas, serão sujeitas ao pagamento de imposto à taxa de 21,5% (a mesma aplicável aos rendimentos de capitais)."

Estão a ver...não é preciso esperar muito.
Tomem lá 21,5% se quiserem transferir massa de volta para Portugal.
Só não compreendo bem é a parte do "contas clandestinas".

Se abrires uma conta num banco suiço para lá meteres as tuas poupanças a administração fiscal não te pode penalizar em nada!
As contas clandestinas já é outra história. Contas que sirvam para esconder dinheiro das finanças já levam castanhada...
Desde que haja legalidade e o dinherio seja limpo podes mete-lo onde quiseres...
Abres uma conta na Suiça e metes lá o dinheiro. Depois, se o quiseres mandar para Portugal, vais ter custos, como é óbvio...se não te importares de ter lá o dinheiro, vais andando a gastar o dinheiro com um cartão visa de um banco Suiço...

por SMALL1969 » 10/11/2011 13:48

"Medida que está a ser preparada abrange todos os países fora da União. A Suíça será apanhada na malha.
Os contribuintes que mantenham contas clandestinas no exterior e forem apanhados pela Administração Fiscal vão sofrer uma penalização severa.

As transferências oriundas de ou para essas contas, que sejam detectadas, serão sujeitas ao pagamento de imposto à taxa de 21,5% (a mesma aplicável aos rendimentos de capitais)."

Estão a ver...não é preciso esperar muito.
Tomem lá 21,5% se quiserem transferir massa de volta para Portugal.
Só não compreendo bem é a parte do "contas clandestinas".

por Palmix » 10/11/2011 13:40

É mais dificl abrir conta na Suiça do que há uns anos atrás, Mas ainda assim é possível...não nos equeçamos que o objectivo dos bancos é atrair clientes e capital...
Penso que este site responde a todas as vossas questões sobre como abrir contas bancárias na Suiça:

http://www.swissbanking.org/en/home/faq ... ffnung.htm

O problema do Isaltino é que ele não conseguia explicar ao banco suiço a proveniencia desse dinheiro...logo, teve que o por numa consta de um sobrinho residente no país...

por SMALL1969 » 10/11/2011 13:40

Estive a pesquisar na Net. Best tem este fundo de obrigações que parece interessante.

Nordea-1 Norwegian Bond Fund E (EUR)
Noruega. Fora do €.

Obrigações NOK
Morningstar Rating™
Activos Liq.(Milh)
NOK 3,431.6150
Comissão de subscrição 0.00%
Comissão resgate 0.00%
Rendibilidades anuais (%)
2005 4.62
2006 -4.64
2007 4.80
2008 -13.64
2009 22.67
2010 9.51
São é um bocado ******. Comissão de Gestão Anual 0.60%

por Elias » 10/11/2011 13:24

SMALL1969 Escreveu:Começo a chegar à conclusão que a única solução é mesmo ter um depósito em euros num país como alemanha ou suíça.

Teoricamente sim.

Na prática as coisas são um pouco mais complicadas. A maioria dos bancos em países como a Suíça ou o Luxemburgo exigem residência no país para poderes abrir uma conta. Ou seja, embora na União Europeia haja (teoricamente) livre circulação de capitais, na prática os bancos não são obrigados a abrir conta para quem não tenha residência no país e na verdade muitos deles recusam-se. No caso da Suíça, que não pertence à UE, as regras serão outras, mas suponho que em anos recentes tenha havido um aumento das dificuldades, devido aos "apertões" que eles levaram.

É claro que se estivermos a falar de "private banking" a coisa fica mais facilitada, mas essa solução só está acessível para quem tenha 1 milhão de euros ou mais. Aliás a grande maioria dos mais de 140 bancos sedeados no Luxemburgo só oferece soluções de private banking e nada mais.

Um aparte: lembram-se do caso do autarca que tinha uma conta na Suíça em nome de um sobrinho? É importante ter presente que o dito sobrinho reside na Suíça, logo não terá tido dificuldade em abrir lá conta...

Registado: 5/11/2002 12:21

por SMALL1969 » 10/11/2011 13:10

Vejamos então:

- Se o euro como o conhecemos acabar, ou se o eixo frança-alemanha-austria quiserem trilhar um belo caminho para ter 2 europas, ao comprarmos acções por exemplo da BMW, estaríamos pelo menos protegidos da desvalorização do câmbio. Claro que me parece que até a BMW iria ter uma perda brutal em bolsa. Seria mais seguro comprar acções de uma empresa menos exposta à exportação. Energia?

- Mas...e relativamente ao banco onde compramos essas acções? Se comprarmos acções pelo BCP e ele for à falência, continuamos a ter açcões protegidas?

- E não seria de esperar que o Estado inventasse um imposto brutal para quando vendermos acções estrangeiras e ir dar tudo dar ao mesmo?

Começo a chegar à conclusão que a única solução é mesmo ter um depósito em euros num país como alemanha ou suíça. Mesmo que proibam a livre circulação de capitais, mais tarde ou mais cedo dará para trazer o capital.

É que meter o capital no DeutchBank ou Barclays em Portugal, como muitos andam a fazer, não nos livra de o depósito passar para escudos.

por lagosta » 3/11/2011 12:30

Certo

desatado o nó

Obrigado

Registado: 23/8/2004 12:32

por Pickbull » 3/11/2011 12:22

lagosta Escreveu:Estou de facto com um no na cabeça, pois ainda nao agarrei a mecanica:

entao vamos a exemplos, com valores redondos e familiares:

tenho os 100€ em accçoes do DAX, que quando entrámos no euro seria em numeros redondos 20 contos ( 20.000 escudos), exchange rate de 1€ = 200 escudos

no cenario de saída do euro :
100€ com o euro valer apenas 100 escudos eu quando fizer o cambio vou ter 10 contos, certo?

onde é que estou a ver mal o filme?

ou este nao é o cenario de desvalorização, e a coisa é ao contrario do que estou a pensar em que para comprar 1 euro irei precisar mas é de 300 ou 400 escudos?

O SMALL já explicou isso.

No momento em que Portugal passar a escudos o câmbio será por exemplo 1€=200$00 mas com a desvalorização do escudo passará por exemplo a 1€=400$00.

Ou seja 100€ em Portugal passam a valer 20 contos mas mais tarde, se tiveres ainda esses 100€, passarás a ter 40 contos.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por lagosta » 3/11/2011 11:39

Estou de facto com um no na cabeça, pois ainda nao agarrei a mecanica:

entao vamos a exemplos, com valores redondos e familiares:

tenho os 100€ em accçoes do DAX, que quando entrámos no euro seria em numeros redondos 20 contos ( 20.000 escudos), exchange rate de 1€ = 200 escudos

no cenario de saída do euro :
100€ com o euro valer apenas 100 escudos eu quando fizer o cambio vou ter 10 contos, certo?

onde é que estou a ver mal o filme?

ou este nao é o cenario de desvalorização, e a coisa é ao contrario do que estou a pensar em que para comprar 1 euro irei precisar mas é de 300 ou 400 escudos?

por SMALL1969 » 3/11/2011 11:26

Realmente isto está complicado.....

Se no instante 0 tiverem 100€ numa acção qualquer do DAX, e se voltassemos ao escudos....continuavas a ter 100€ em acções.
Só que valeriam muito mais escudos no instante seguinte, do que se tivessse logo no instante 0, os mesmos 100€ em acções da PT, por exemplo. Aí sim, levavas com a desvalorização.

E acho que mesmo se as acções estrangeiras "estiverem" num banco nacional, estão seguras.

Para mim isto é mais seguro do que andar a meter dinheiro na suiça, e ainda mais do que aqueles que andaram a comprar franços suiços este ano. Os franços suiços podem cair, e acções no DAX, só preciso de uns instantes para as comprar em bolsa, se isto aquecer mesmo. E entretanto, tenho depósitos a render muito mais do que o dinheiro na suiça.

Agora.....o que pode acontecer é existirem impostos especiais, ou grande restrição à circulação de capitais à entrada de Portugal, quando quisesses vender as açcões estrangeiras ou recambiar o capital para Portugal.

Lá voltariamos à mala de cartão da Linda de Suza. Está velhinha mas ainda deve servir.

Mas não acredito que Portugal vá passar por isto.

por Pantone » 3/11/2011 10:17

lagosta Escreveu:Muffin

ou não me expliquei bem, ou tambem nao estou a ver a coisa do angulo certo :?

tens razao que o nº de accoes é o mesmo, o que digo é que a desvalorização so se vai dar quando venderes, e fizeres a conversao para a moeda local.
Isto é se tens algo em dolares ou em marcos, e se cá precisas de cash em escudos, teras sempre de cambiar...e na minha ideia é aqui que perderás sempre, por via da desvalorização do "escudo".

Se tiveres as acçoes em USD, quando as trocares elas serão trocadas por mais esc/euros, uma vez que entretanto o escudo/euro desvalorizou.

Vais ter mais escudos/euros pelo mesmo número de acções (vs. se tivesses apenas dinheiro/acções) "locais".

Estás com um nó na cabeça :P

Registado: 4/1/2004 22:32

por lagosta » 3/11/2011 10:03

Muffin

ou não me expliquei bem, ou tambem nao estou a ver a coisa do angulo certo :?

tens razao que o nº de accoes é o mesmo, o que digo é que a desvalorização so se vai dar quando venderes, e fizeres a conversao para a moeda local.
Isto é se tens algo em dolares ou em marcos, e se cá precisas de cash em escudos, teras sempre de cambiar...e na minha ideia é aqui que perderás sempre, por via da desvalorização do "escudo".

por Pantone » 2/11/2011 20:44

lagosta Escreveu:Boas

Na minha opiniao, isso valerá tanto, como deter á data de hoje acçoes dos Estados Unidos cotadas obviamente em dolares, o valor final será apurado, face ao cambio,
o que a acontecer hipoteticamente em escudos, dada a desvalorizaçao da moeda, ficarias mal á mesma, nao salvaguardando nada, caso na venda quisesses o capital em moeda local.

lagosta, se tiver dólares (ou acções cotadas em USD), quando o escudo (ou o euro) desvalorizar, o que detiver nessa moeda obviamente não desvaloriza, o nº de acçoes é o mesmo...

Ou não te explicaste bem, ou então fui eu que não percebi...

Registado: 4/1/2004 22:32

Isso dos dólares e dos Americanos...

por Josytoc » 2/11/2011 20:33

Isso dos dólares e dos americanos tem muito que se lhe diga.
Os chineses, por exemplo, estão bem cientes disso.
Com os dólares e os americanos teria muito mais atenção á jogada.
Artigos de diversos autores de várias nacionalidades têm vindo a alertar para esta questão que tem estado na ordem da mesa com mais insistência desde as circunstâncias que levaram à baixa do Rating da divida pública americana.

Registado: 15/9/2011 3:42

por AnalistaDoido » 2/11/2011 19:28

Abres uma conta em dolares certo...
O que interessa não é o que diz ou que se pensa, o que realmente interessa é o fecho da posição. by AnalistaDoido 2014 @Analista_Doido

Registado: 6/11/2008 16:29

por lagosta » 2/11/2011 17:56

Boas

Na minha opiniao, isso valerá tanto, como deter á data de hoje acçoes dos Estados Unidos cotadas obviamente em dolares, o valor final será apurado, face ao cambio,
o que a acontecer hipoteticamente em escudos, dada a desvalorizaçao da moeda, ficarias mal á mesma, nao salvaguardando nada, caso na venda quisesses o capital em moeda local.

por Josytoc » 2/11/2011 17:49

Não, não estará enganado, o mesmo se aplica por exemplo tanto a acções Suiças como Norueguesas, isto tanto pensando numa venda posterior como nos dividendos.

Registado: 15/9/2011 3:42

Re: Garantir capital com ações alemãs

por alvim » 2/11/2011 16:24

Centimos Escreveu:Uma dúvida, algo especulativa, tem-me surgido: se acabar o euro e voltarmos a ter uma moeda nossa, esta nova irá desvalorizar bastante, de certeza. Uma forma de garantirmos algum capital ( em vez de esperar apoio do estado e etc...) não será através da compra de ações do Dax? Aí, o valor será sempre nos futuros marcos ou outro nomee o capital não desvalorizará!
Agradecia que me dessem a vossa opinião ou se estou enganado em algo!
Obrigado.

Cumprimentos

A ideia de uma moeda unica na europa, nao é uma coisa nova. Antes pelo contrario.
Devido á conjutura europeia, só recentemente essa ideia pode ser posta em pratica.
O problema é que só se pensou na adesao a uma moeda unica..., nunca se pensou na sua saida!!!

Por isso a resposta á tua pergunta ...,
vale "1 milhao de €"

Registado: 29/11/2007 1:52

Garantir capital com ações alemãs

por Príncipe migalhas » 1/11/2011 23:16

Uma dúvida, algo especulativa, tem-me surgido: se acabar o euro e voltarmos a ter uma moeda nossa, esta nova irá desvalorizar bastante, de certeza. Uma forma de garantirmos algum capital ( em vez de esperar apoio do estado e etc...) não será através da compra de ações do Dax? Aí, o valor será sempre nos futuros marcos ou outro nomee o capital não desvalorizará!
Agradecia que me dessem a vossa opinião ou se estou enganado em algo!
Obrigado.

Cumprimentos

Registado: 1/5/2010 12:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Luzemburg, macau5m, PAULOJOAO e 19 visitantes