Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MAIS-VALIAS (nao-pagar)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crislopes » 16/11/2011 21:43

Obrigado pela resposta dfviegas

Cumps
Cris lopes

Registado: 11/11/2011 23:01

Mais-Valias

por dfviegas » 16/11/2011 10:42

A taxa de imposto que vai incidir sobre os ganhos conseguidos em bolsa foi duplicada, de 10% para 20%. No entanto, como os primeiros 500 euros do saldo entre as mais-valias deixam de ser tributados, a taxa efectiva é menor.

Registado: 29/11/2007 2:53

por crislopes » 16/11/2011 0:28

Obrigado a todos os que responderam.

a minha grande duvida é essa mesmo não saber se fica ou nao isento até aos 500 euros,

fiz as conta da seguinte forma, mas posso estar a fazer as contas erradas...

como estou praticamente no limite dos 500 euros de mais valias se estivesse isento até essa quantia seria otimo,

por outro lado se tiver que pagar 20% (penso que é essa a % sobre mais valias) vou ter que pagar cerca de 100 euros, como tenho acções do bpi e estou a perder muito nessas acções, não seria melhor vender algumas até o valor de mais valias ser nulo e assim não pagar nada?

sei que todas estas questões podem parecer confusas, mas é mesmo assim que eu estou confusa sem saber qual a melhor opção.

Cumprimentos
Cristina Lopes

SALDO

por dfviegas » 15/11/2011 9:58

Mas o teu saldo não vai ficar abaixo dos 500€?

568 - 71,80 Fica abaixo dos 500€ de qualquer maneira mesmo que fosse 568 só pagarias mais valias sobre 68€ os primeiros 500€ estão isentos.

Registado: 29/11/2007 2:53

por ctxinvest » 15/11/2011 8:16

crislopes,
Tanto quanto tenho conhecimento, para o exerciocio de 2011, na declaração de IRS a apresentar em 2012, as mais valias de bens mobiliários, estão isentas de IRS, até ao valor anual de 500 euros:
"o saldo positivo entre as mais-valias e menos-valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, obtido por residentes em território português".

Cps,

Registado: 2/7/2010 20:51

A completa certeza?

por Josytoc » 15/11/2011 1:01

O orçamento de estado para 2011 já foi publicado? Já saiu no diário da república?
Se não saiu, como é que algumém vai ter a completa certeza?

Registado: 15/9/2011 3:42

Mais valias

por crislopes » 15/11/2011 0:33

Boa noite a todos,

gostaria de obter uma resposta, mas peço o especial favor que responda quem tenha completa certeza na resposta, uma vez que isso é muito importante para mim.

no inicio de 2011 influenciada por um colega de trabalho que comprava e vendia ações do nosso psi20, acabei por efetuar algumas compras e vendas, no inicio tinha o apoio dele e alguma informação, achava tudo aquilo muito interessante, tinha dias que passava largas horas em frente do PC a ver o evoluir das cotações,

o inicio do ano foi bom para mim e pelas minhas contas tenho um valor positivo de 568 euros e 71.80 euros de custos com as vendas.

entretanto esse meu colega de trabalho foi trabalhar para angola e acabamos por perder o contacto ja lhe enviei alguns mails mas nao obtive qualquer resposta.

a minha questão é a seguinte:

para o irs a apresentar em 2012 , referente a 2011, ainda se mantem a isenção de pagamento de mais valias inferior a 500 euros ou se paga contribuição por qualquer valor desde que se obtenha mais valias?

se os 500 euros ainda estiverem isentos deixo estar como esta se tiver que pagar imposto sobre o valor que tive um pouco menso de 500 euros eu vendo algumas que tenho do BPI e nessas estou a perder muito, e assim anulo os ganhos e já não pago os cerca de 100 euros de imposto.

espero ter explicado bem a minha situação e pedia mesmo por especial favor que me dessem a vossa opinião mas somente se tiverem a certeza da informação que irão dar.

muito obrigado antecipadamente
Cristina Lopes

por Metallising_ » 14/11/2011 22:57

Dizes que os não-residentes estão isentos de declarar mais-valias? Penso que não, cada país têm as suas especificidades.

Na Suiça, onde estou, só se declara quando o rendimento anual é igual ou superior a 120k CHF.

Registado: 21/7/2010 12:52

Re: Apurar +/- valias

por alvim » 12/11/2011 15:48

visit Escreveu:O grande problema para mim, é que uma carteira já com alguns anos, depois de tantas operações de bolsa, conseguir contabilizar +/- valias é uma tarefa impossivel.
Alguem sabe como se resolve uma situação destas.

E eu tenho eu situaçao semelhante, que é ter, umas "pins" que me aparecem com um valor de menos valias CONSIDERAVEL, nao é o valor correcto.... mas é o que está no papel...e como tal tem a sua validade legal!!!

Por isso estou a pensar em desfazer-me delas para Zerar ao mais valias.

Ou isso, ou vou fazer como o "outro" mandou fazer: Emigrar!
Pelo menos os NAO RESIDENTES, estao isentos.

Registado: 29/11/2007 1:52

Apurar +/- valias

por visit » 12/11/2011 14:43

O grande problema para mim, é que uma carteira já com alguns anos, depois de tantas operações de bolsa, conseguir contabilizar +/- valias é uma tarefa impossivel.
Alguem sabe como se resolve uma situação destas.

Registado: 29/11/2007 4:14

Não leram bem

por Josytoc » 12/11/2011 0:57

Não leram bem:

Até ao ano de tributação de 2009 inclusivé a maneira de NÂO PAGAR mais-valias era a mais fácil que poderia haver.

por Laribau » 9/11/2011 21:13

Zezezinho,

Estás quadradamente (ou triangularmente, ou ainda hexagonalmente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )enganado. O método de contabilização para calculo das mais valias é o FIFO !

:wink:

Registado: 29/11/2007 3:40

Xissa !

por bboniek33 » 9/11/2011 19:11

Zezezinho Escreveu:
Josytoc Escreveu:O método utilizado é o FiFo.
First In - First Out

Estás redondamente enganado.
É o Lifo.

Independentemente de ser LIFO ou FIFO... engalinho como o carassas com essa do "redondamente enganado".

Daa-me a sensac,ao que a Razao ee aos bicos.

Olha que pourra !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Zezezinho » 9/11/2011 19:07

Josytoc Escreveu:O método utilizado é o FiFo.
First In - First Out

Estás redondamente enganado.
É o Lifo.

Registado: 30/6/2010 0:10

por Manequim » 9/11/2011 15:37

spaciencia Escreveu:Boas,

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida.

Negoceio em bolsa há cerca de ano e meio. No ano transacto tive mais-valias inferiores a 500 euros pelo que não paguei qualquer imposto.
Infelizmente, este ano vou chegar a 31 de Dezembro com um prejuízo assinalável, pelo que farei parte do grupo de investidores referido pelo nosso amigo SMALL1969 :(

A minha questão neste momento é a seguinte:
Caso consiga obter mais-valias em 2012 será que posso abater a esses lucros o que perdi este ano?

Obrigado desde já.
Cumprimentos

Optando pelo englobamento, sim.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por alvim » 9/11/2011 15:30

Marco Martins Escreveu:Existe a possibilidade de abater as mais-valias com custos da nova casa ou com obras.

Não sei é se as obras poderão ser justificadas em situações em que é a própria pessoa a fazer:
- pinturas
- obras por exemplo na cozinha
- materiais para recuperar a casa

Como assim?
A ideia era com as mais.valias, pagar o resto do credito da casa. Isso é possivel? Compensa?

por Marco Martins » 9/11/2011 15:21

Existe a possibilidade de abater as mais-valias com custos da nova casa ou com obras.

Não sei é se as obras poderão ser justificadas em situações em que é a própria pessoa a fazer:
- pinturas
- obras por exemplo na cozinha
- materiais para recuperar a casa

Registado: 7/4/2007 17:13

por alvim » 9/11/2011 15:16

francisco lopes Escreveu:alguem que nao tenha declarado as mais valias e que nao tenha sido interpelado pelas finanças neste forum pode dar uma opiniao???
um abraço

Eles nao andam propriamente atras do pessoal. Porque o desconhecimento por parte deles ainda é grande. Mas pagar impostos, é estar dentro da lei e evitas muitos problemas.

Para quem ganha mais de 50 000€ ano na bolsa, esses sim!!! Sao todos investigados.

mas como disse...arranjar problemas para que?
:wink:

Declara sempre!!! Se tiveres modo legal de nao pagar, nao pagues. Mas declara sempre.
Ate porque se te apanham uma vez, vao te chatear durante anos.
Nao vale apena arranjar problemas.

por francisco lopes » 9/11/2011 15:06

alguem que nao tenha declarado as mais valias e que nao tenha sido interpelado pelas finanças neste forum pode dar uma opiniao???
um abraço

Registado: 31/1/2008 10:55

por alvim » 9/11/2011 14:54

Isto é mesmo para lixar os pequenos!!!

Nao era mais facil, pagar-se logo uma pequena taxa na compra/venda de accoes, em vez de se ir complicar o IRS?
Enfim...

por Josytoc » 9/11/2011 4:01

Em principio sendo preservadas algumas regras essenciais de tributação as menos-valias poderão ser deduzidas em rendimentos da mesma natureza durante os 2 nos seguintes de tributação.

Mas,
Como a Lei do Orçamento de Estado para 2012 ainda não está publicada é melhor fazer a pergunta a um adivinho.

Até ao ano de tributação de 2009 inclusivé a maneira de não pagar mais-valias era a mais fácil que poderia haver.

por Josytoc » 9/11/2011 3:37

O método utilizado é o FiFo.
First In - First Out

por spaciencia » 9/11/2011 3:17

Boas,

Aproveito este tópico para colocar uma dúvida.

Negoceio em bolsa há cerca de ano e meio. No ano transacto tive mais-valias inferiores a 500 euros pelo que não paguei qualquer imposto.
Infelizmente, este ano vou chegar a 31 de Dezembro com um prejuízo assinalável, pelo que farei parte do grupo de investidores referido pelo nosso amigo SMALL1969 :(

A minha questão neste momento é a seguinte:
Caso consiga obter mais-valias em 2012 será que posso abater a esses lucros o que perdi este ano?

Obrigado desde já.
Cumprimentos
"Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes"
William Shakespeare

Registado: 8/5/2010 3:03

Re: MAIS-VALIAS (nao-pagar)

por BYPASS » 8/11/2011 16:48

alvim Escreveu:Fui ás finanças informar-me sobre mais-valias bolsista; e surpresa das surpresas, ninguem sabia explicar NADA!!!

As perguntas as quais eu pretendo respostas sao:

-Se eu tiver 1000 acçoes da PT, tenho de pagar mais valias todos os anos, ou só no ano em que as vender?
Ou só pago mais valias quando mandarv esse dinheiro para a conta á ordem?

-Há alguma forma legal de Não Pagar as mais valias bolsistas?
Tipo: eu lucrei este ano 15 000€ com uma acçao. No mesmo dia reenvesti esse dinheiro noutra acçao. Que ainda não vendi!!!
Tenho de pagar as mais valias?
E se comprar uma casa com o lucro das accçoes?

-desculpem, mas nao encontrei o topico das mais valias-

- Pagas imposto sobre o ano em que alienaste a posição e apenas nesse ano.

- Se não venderes a posição na nova acção, vais ter de declarar a venda da antiga e respectiva mais valia este ano. Se na actual posição e se venderes ainda este ano com lucro, somas os lucros e pagas imposto pela mais valia total. Se tiveres prejuízo na actual, fazes a subtracção ao lucro total de acções e apenas pagas sobre isso e declaras tudo na mesma linha da declaração.

A compra da casa nada tem a ver com o negócio com acções ou se o dinheiro foi obtido através delas. Declaras as duas e os beneficios ou deduções são tratados de maneira diferente no rendimento.

Desconheço maneira legal de não pagar mais valias bolsistas declaradas no IRS.

Registado: 6/11/2008 13:21

Re: MAIS-VALIAS (nao-pagar)

por SMALL1969 » 8/11/2011 14:13

alvim Escreveu:Fui ás finanças informar-me sobre mais-valias bolsista; e surpresa das surpresas, ninguem sabia explicar NADA!!!

As perguntas as quais eu pretendo respostas sao:

-Se eu tiver 1000 acçoes da PT, tenho de pagar mais valias todos os anos, ou só no ano em que as vender?
Ou só pago mais valias quando mandarv esse dinheiro para a conta á ordem?

-Há alguma forma legal de Não Pagar as mais valias bolsistas?
Tipo: eu lucrei este ano 15 000€ com uma acçao. No mesmo dia reenvesti esse dinheiro noutra acçao. Que ainda não vendi!!!
Tenho de pagar as mais valias?
E se comprar uma casa com o lucro das accçoes?

-desculpem, mas nao encontrei o topico das mais valias-

- Só pagas no ano em que vendes.

- Só não pagas se tiveres mais valias abaixo de um determinado montante (julgo que são até 500€ de mais valias)

- Outra boa forma de não pagar é teres prejuízo. Acho que mais de metade dos investidores recorrem a esta possibilidade.

Registado: 3/2/2009 12:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Luzemburg, macau5m, PAULOJOAO e 324 visitantes