OT- Maior Onda do Mundo Surfada em Portugal (27,4m)
EuroVerde Escreveu:Vê a altura da onda e compara-a com o surfista, dou-lhe uns 10 a 15 m.
30m seria stunami.
Um tsunami nada tem que ver com a altura da onda (não se estabelece um tsunami em função da altura de uma onda).
As ondas oceânicas, como a do vídeo, transportam apenas energia (que tem origem no vento) e quebram assim que chegam perto da praia, quando a altura da onda se aproxima da altura do nível do mar ao fundo do oceano. Assim, por mais alta que seja uma destas ondas oceânicas, ela não passa da praia e jamais constitui um tsunami...
Um tsunami por seu turno é provocado por uma perturbação qualquer (tipicamente, terramotos mas podem ser de outra natureza) que leva a uma deslocação de água. A onda do tsunami é diferente da anterior e transporta água, água essa que não ficará pela praia (a onda não rebenta quando chega à praia dado que é o nível do mar que está a subir nesse ponto).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só merece uma correcção:
- A maior onda do mundo FILMADA, foi surfada na Nazaré.
Mais um feito histórico de Portugal.
Pena é batermos records em território nacional, mas apenas pontualmente e sem base nenhuma de continuidade.
É como se o homem com o maior pénis do mundo fosse da China.
- A maior onda do mundo FILMADA, foi surfada na Nazaré.
Mais um feito histórico de Portugal.
Pena é batermos records em território nacional, mas apenas pontualmente e sem base nenhuma de continuidade.
É como se o homem com o maior pénis do mundo fosse da China.
- Registado: 3/2/2009 12:21
EuroVerde Escreveu:francisco lopes Escreveu:EUROVERDE deixa-te de tretas e vai la no fim de semana a praia do norte pk eles estao a espera de ate ter algumas ondas maiores e depois falas do k nao sabe![]()
![]()
s
Sei muito bem, desde bébé que conheço a Nazaré. 30m daria para chegar a bater no farol, coisa que não acontece por completo.
Não há dúvida que aquela falha tem influência única no rebentar da ondulação, mas não me queiram iludir com o filme e com a TV social.
"EuroVerde" ao conheceres bem a Nazaré, e ao veres o vídeo da reportagem da SIC em que entrevista o "bacano", o tal de Garrett McNamara, certamente colocas duas hipóteses
a) ou é uma montagem
b)ou a "ZON" pagou ao bacano para vir aqui fazer publicidade encapotada

destaquei estas imagens para que se entenda exactamente onde está a ser entrevistado
o video da referida reportagem
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/article977332.ece
.
- Registado: 17/5/2008 19:41
E portanto iam promover de uma coisa que nem era em Portugal?
Por favor ... enfim ...
Quem costuma surfar percebe perfeitamente o canhão que é esta onda.
E que a Nazaré dá azo a este tipo de ondas frequentemente, derivado do fenómeno que já aqui explicaram, onde não é nada mais nada menos que uma falha da plataforma continental, não havendo nada que trave a força do mar até à praia.
Por favor ... enfim ...
Quem costuma surfar percebe perfeitamente o canhão que é esta onda.
E que a Nazaré dá azo a este tipo de ondas frequentemente, derivado do fenómeno que já aqui explicaram, onde não é nada mais nada menos que uma falha da plataforma continental, não havendo nada que trave a força do mar até à praia.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Euroverde,
Notóriamente não sabes qual a diferença entre Tsunami e uma onda normal. Não sabes o que é Surf, e pensas (conforme demonstraste ontem no tópico da descontra) que ser apanhado pela rebentação de ondas destas não faz mal a ninguém... é só espuma maciazinha e até se apanha uma onda destas a remar em cima de uma tábua de passar a ferro.
Quem acompanha minimamente o surf, sabe que este Homem já há muito que anda na Nazaré a apanhar estes vagalhões, não é de agora, e antes disso andou a apanhar vagalhões provocados pelos "desmoronamentos" num glaciar. Se não estou errado já cá anda desde 2009. Esta foi em 17 de outubro.
Mais... isto está a correr mundo e a promover Portugal de uma forma fantástica.
Notóriamente não sabes qual a diferença entre Tsunami e uma onda normal. Não sabes o que é Surf, e pensas (conforme demonstraste ontem no tópico da descontra) que ser apanhado pela rebentação de ondas destas não faz mal a ninguém... é só espuma maciazinha e até se apanha uma onda destas a remar em cima de uma tábua de passar a ferro.
Quem acompanha minimamente o surf, sabe que este Homem já há muito que anda na Nazaré a apanhar estes vagalhões, não é de agora, e antes disso andou a apanhar vagalhões provocados pelos "desmoronamentos" num glaciar. Se não estou errado já cá anda desde 2009. Esta foi em 17 de outubro.
Mais... isto está a correr mundo e a promover Portugal de uma forma fantástica.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Nunca ninguém mediu uma onda com fita métrica por motivos óbvios.
Nem na Nazaré nem em lugar nenhum.Se calhar as ondas nem existem!São só aquelas que o Euroverde vê na praia.O resto é tudo mentira.
Infelizmente as câmaras de filmar não filmam para a frente e para trás.Ou filmam a onda ou filmam a praia.Agora , se filmassem a onda da Nazaré e depois fizessem um take do Hawaii , aí já acreditava ,né? Mesmo que não fosse o Hawaii!!
Outra pergunta já agora:
O homem já foi à lua ou aquilo é tudo uma montagem? Afinal , não não estava lá ninguém para comprovar...
Euroverde , você é daquelas pessoas que não acredita no que vê quando as tem à frente dos olhos,mas depois acredita em muitas coisas e em muita gente que não conhece , mas que para o resto das pessoas não tem crédito nenhum.
Não sei se gosta de polémica barata ou se tem alguma dificuldade.
A330
Nem na Nazaré nem em lugar nenhum.Se calhar as ondas nem existem!São só aquelas que o Euroverde vê na praia.O resto é tudo mentira.
Infelizmente as câmaras de filmar não filmam para a frente e para trás.Ou filmam a onda ou filmam a praia.Agora , se filmassem a onda da Nazaré e depois fizessem um take do Hawaii , aí já acreditava ,né? Mesmo que não fosse o Hawaii!!
Outra pergunta já agora:
O homem já foi à lua ou aquilo é tudo uma montagem? Afinal , não não estava lá ninguém para comprovar...
Euroverde , você é daquelas pessoas que não acredita no que vê quando as tem à frente dos olhos,mas depois acredita em muitas coisas e em muita gente que não conhece , mas que para o resto das pessoas não tem crédito nenhum.
Não sei se gosta de polémica barata ou se tem alguma dificuldade.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Boas,
lá estão vocês a implicar com o EuroVerde.
O EuroVerde é uma pessoa extremamente humilde e não quer revelar a verdade por detrás das suas afirmações.
A onda não só não é na Nazaré, como nem sequer é o Mcnamara a surfá-la.
Fui eu que fiz o filme. O surfista em questão é o próprio EuroVerde na praia de Vilar Formoso.
lá estão vocês a implicar com o EuroVerde.
O EuroVerde é uma pessoa extremamente humilde e não quer revelar a verdade por detrás das suas afirmações.
A onda não só não é na Nazaré, como nem sequer é o Mcnamara a surfá-la.
Fui eu que fiz o filme. O surfista em questão é o próprio EuroVerde na praia de Vilar Formoso.

Cpts,
rjac
rjac
- Registado: 29/7/2008 7:57
Euro Verde
esta onda nao rebenta na praia da Nazaré, mas na do Norte, do lado direito do Sitio.
tens aqui outro filme, que pode ser que te convença, (pese embora nao tenhas de ser convencido se nao o queres....ja dizia a outra : nao negue á partida uma ciência que desconhece)
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ay7rXf-_ZN0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
esta onda nao rebenta na praia da Nazaré, mas na do Norte, do lado direito do Sitio.
tens aqui outro filme, que pode ser que te convença, (pese embora nao tenhas de ser convencido se nao o queres....ja dizia a outra : nao negue á partida uma ciência que desconhece)
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ay7rXf-_ZN0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
- Registado: 23/8/2004 12:32
francisco lopes Escreveu:EUROVERDE deixa-te de tretas e vai la no fim de semana a praia do norte pk eles estao a espera de ate ter algumas ondas maiores e depois falas do k nao sabe![]()
![]()
s
Sei muito bem, desde bébé que conheço a Nazaré. 30m daria para chegar a bater no farol, coisa que não acontece por completo.
Não há dúvida que aquela falha tem influência única no rebentar da ondulação, mas não me queiram iludir com o filme e com a TV social.

Se a noticia for da propria camara municipal da Nazare, será que ajuda a acreditar ?!!
http://www.cm-nazare.pt/News/newsdetail ... 7c0a010f1f

http://www.cm-nazare.pt/News/newsdetail ... 7c0a010f1f
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Seguem algumas imagens do desfiladeiro da Nazaré, pra ver se ajuda a perceber o fenomeno.
"O desfiladeiro da Nazaré é uma espécie de imenso vale submarino que atinge os cinco mil metros de profundidade e os 150 junto à costa e se estende ao longo de 200 km."
é bastante conhecido no mundo desportivo ( ha outros locais no mundo em que isto acontece)
Mavericks - Localizada no estado da Califórnia - Estados Unidos, as ondas titânicas chegam a 21 metros de altura;
- Jaws - Os ventos fortes, de dezembro a março, geram energia suficiente para o aparecimento de ondas com picos de 21 metros. Jaws situa-se no Havaí - Estados Unidos;
- Cortez Bank - Longe da costa (170 Km) já foram registradas ondas de 20 metros. Também localiza-se na Califórnia;
na pratica a ondulação vem de aguas profundas e ao encontrar o declive acentudado desta zona, cresce exponencialmente.
"O desfiladeiro da Nazaré é uma espécie de imenso vale submarino que atinge os cinco mil metros de profundidade e os 150 junto à costa e se estende ao longo de 200 km."
é bastante conhecido no mundo desportivo ( ha outros locais no mundo em que isto acontece)
Mavericks - Localizada no estado da Califórnia - Estados Unidos, as ondas titânicas chegam a 21 metros de altura;
- Jaws - Os ventos fortes, de dezembro a março, geram energia suficiente para o aparecimento de ondas com picos de 21 metros. Jaws situa-se no Havaí - Estados Unidos;
- Cortez Bank - Longe da costa (170 Km) já foram registradas ondas de 20 metros. Também localiza-se na Califórnia;
na pratica a ondulação vem de aguas profundas e ao encontrar o declive acentudado desta zona, cresce exponencialmente.
- Anexos
-
- 340x255.jpg (13.43 KiB) Visualizado 2402 vezes
-
- costa.jpg (22.58 KiB) Visualizado 2406 vezes
- Registado: 23/8/2004 12:32
EuroVerde Escreveu:PT_Trader Escreveu:EuroVerde Escreveu:Não sabes se tem 30m de altura porque não foste lá medir.
Vê a altura da onda e compara-a com o surfista, dou-lhe uns 10 a 15 m.
30m seria stunami.
É pá não tem 30m nem é da Nazaré.
Fala o entendido em surf ...

EuroVerde Escreveu:Supermann Escreveu:EuroVerde Escreveu:zecatreca Escreveu:EuroVerde Escreveu:30m não acredito. Mas o filme nada me diz que é Nazaré...
Não sei se vou acreditar...
épáh....se saiu no Jornal e no Telejornal, não acreditas na comunicação social?![]()
Para mim o gajo é GIGANTE.
A onda até a acho pequena mas o gajo tem uns tom... GIGANTES.
Nem tudo que passa na TV social é verdade.
2 mentiras. Dizem que é na Nazaré e o filme não dá provas disso.
e não tem sequer 20 m.
É porque és parvo.
Olha para o video e ves na zona superior a dizer Nazaré Qualification ...
Enfim...
E sim a onda deve ter uns 90-100 pés, o que dá algo como cerca de 30 metros.
Aliás este video nem é o melhor para ver o tamanho total da onda, visto que nunca a chegas a ver na totalidade.
Os gajos mudam o angulo para a GoPro sem se ver a base da onda.
Acho que não sou parvo como dizes.
Acho que não é preciso chamar nomes.
Debato e volto a dizer, que o filme não dá provas que a onda é na Nazaré porque não nos mostra a costa. Fazem montagem e dizer que é Nazaré e a maioria acredita? uhm..
Não sabes se tem 30m de altura porque não foste lá medir.
30m seria stunami.
Sim és por dizeres disparates.
10 a 15 metros? LOL
Nunca na vida. Olha para a base da onda até à sua crista.
Não 30 metros não seria tsunami.
Ves como só dizes disparates?
Estas ondas são ondas maiores que tsunamis...
A diferença do tsunami é que é a massa inteira de agua a entrar por costa a dentro enquanto aqui, é apenas uma parte da agua a ser movimentada, derivado dos ventos superficiais.
Quanto ao Garret... não mostram a costa da Nazaré mas vê-se perfeitamente que é a nazaré para quem conhece a onda.
Adicionalmente, estive pela Praia Norte inúmeras vezes estes ultimos meses e apanhei-o por lá a cavalgar umas ondas, não vi necessariamente esta onda, mas dias destes na Nazaré com ondas deste tipo existem um bom número de vezes por ano.
Basta apanhar um bom swell, este swell que ele apanhou foi um que entrou há coisa de umas semanas
EuroVerde Escreveu:PT_Trader Escreveu:EuroVerde Escreveu:Não sabes se tem 30m de altura porque não foste lá medir.
30m seria stunami.
É pá não tem 30m nem é da Nazaré.
Então julgas mesmo que todo o pessoal que lá esteve, desde o surfista aos operadores de câmara e o tipo da mota-de-água, todos mentiram?

- Registado: 20/6/2011 21:48
Supermann Escreveu:EuroVerde Escreveu:zecatreca Escreveu:EuroVerde Escreveu:30m não acredito. Mas o filme nada me diz que é Nazaré...
Não sei se vou acreditar...
épáh....se saiu no Jornal e no Telejornal, não acreditas na comunicação social?![]()
Para mim o gajo é GIGANTE.
A onda até a acho pequena mas o gajo tem uns tom... GIGANTES.
Nem tudo que passa na TV social é verdade.
2 mentiras. Dizem que é na Nazaré e o filme não dá provas disso.
e não tem sequer 20 m.
É porque és parvo.
Olha para o video e ves na zona superior a dizer Nazaré Qualification ...
Enfim...
E sim a onda deve ter uns 90-100 pés, o que dá algo como cerca de 30 metros.
Aliás este video nem é o melhor para ver o tamanho total da onda, visto que nunca a chegas a ver na totalidade.
Os gajos mudam o angulo para a GoPro sem se ver a base da onda.
Acho que não sou parvo como dizes.
Acho que não é preciso chamar nomes.
Debato e volto a dizer, que o filme não dá provas que a onda é na Nazaré porque não nos mostra a costa. Fazem montagem e dizer que é Nazaré e a maioria acredita? uhm..
Não sabes se tem 30m de altura porque não foste lá medir.
30m seria stunami.
Este link ve-se melhor:
http://aeiou.expresso.pt/surfi%C2%ADsta ... eo=f686393
Desde a base da onda até a sua crista seguramente das maiores que já vi e deve andar à volta de 30 mts sensivelmente.
A maior que vi anteriormente foi a de Belharra em França e também era uma gigante à volta de 25 metros mas aparentava ser muito mais mole, e era mais pequena que esta.
http://aeiou.expresso.pt/surfi%C2%ADsta ... eo=f686393
Desde a base da onda até a sua crista seguramente das maiores que já vi e deve andar à volta de 30 mts sensivelmente.
A maior que vi anteriormente foi a de Belharra em França e também era uma gigante à volta de 25 metros mas aparentava ser muito mais mole, e era mais pequena que esta.