Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações EDP 2011-2014

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 17/11/2011 11:35

Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu gostava de saber o que acham das edp´s a 9% de yled e os CT´s a 6,8%

Em minha opinião as edp´s só têm pontos positivos nesta comparação...

Relativamente ao mundo acabar, pode efectivamente acabar, mas é nestes momentos que o papel passa das mãos fracas para as mãos fortes...

Não é preciso 50k para essas? que acho que sabes que são melhores. É irrelevante estar aqui a discutir uma coisa que é factualmente melhor. A empresa é a mesma mais $ a um prazo semelhante. Qual a melhor nem há dúvidas mas não há 50k para investir :wink:

Não há nem é preciso, só precias de uma milena 8-)

Se assim é não vejo nenhuma razão para preferirem as que pagam 6% realmente!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 17/11/2011 1:21

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu gostava de saber o que acham das edp´s a 9% de yled e os CT´s a 6,8%

Relativamente ao mundo acabar, pode efectivamente acabar, mas é nestes momentos que o papel passa das mãos fracas para as mãos fortes...

Não é preciso 50k para essas? que acho que sabes que são melhores. É irrelevante estar aqui a discutir uma coisa que é factualmente melhor. A empresa é a mesma mais $ a um prazo semelhante. Qual a melhor nem há dúvidas mas não há 50k para investir :wink:

Não há nem é preciso, só precias de uma milena 8-)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 16/11/2011 23:52

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Sr_SNiper » 16/11/2011 23:17

Eu gostava de saber o que acham das edp´s a 9% de yled e os CT´s a 6,8%

por Pata-Hari » 16/11/2011 21:58

E as sugeridas pelo sniper, são alternativa, joaopgvsantos?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VirtuaGod » 16/11/2011 21:56

@joaopgvsantos

O que diz tem a sua lógica e muitas pessoas se questionam já. Contudo, e dada a questão das YTM tão altas para mim já não está a representar eficazmente o risco. Isto pk? Porque com a baixa de ratings os grandes intituicionais não podem já comprar estas obrigações (fundos investment grade etc)

Por outro, o risco Portugal é grande... ng lá fora quer ter nada a haver com portugal. E o pânico e falta de compradores afunda as obrigações! Não me parece que uma EDP/PT não tenham $ para pagar aos obrigacionistas.

Sobre PT sair do Euro na pior das hipoteses acontece com estas obrigações o mesmo do que com os depósitos a prazo (são convertidos). Na melhor das hipoteses emprestamos em euros e fizemos um contracto de devolução de euros e estas obrigações mantêm-se em euros.

Re: OBRIGAÇÕES EDP 6%

por Sr_SNiper » 16/11/2011 20:10

joaopgvsantos Escreveu:Exmos. Srs.,

Infelizmente nem sempre tenho tempo de acompanhar e participar nas discussões, por sinal bem ricas, no caldeirão da bolsa.

Contudo neste caso e uma vez que me despertou interesse este produto (bonds da EDP), vim ao caldeirão para ver o que se tem discutido.

Após também ter-me informado com alguns traders, deixo aqui a minha opinião.

Inicialmente parece-me um produto interessante para o período temporal que atravessamos, uma vez que apresenta, tal como foi dito, uma TANB de 6% que pode ser utilizada a partir de 1000€, o que comparado com a maioria dos DP's é significativamente interessante...para quem tem interesse em atingir a maturidade.

Contudo há alguns pontos a ter em conta e da maior importância para os quais me alertaram pois isto não pode ser encarado como um DP normal.

1º Comissões! quais são as comissões? qual a Taxa Anual Líquida Efectiva já depois da taxa liberatória (21,5%?)

2º Investir na EDP será igual a investir na "EDP" da Grécia? Alguém investiria hj nas bonds da "EDP" da Grécia a 3anos?

3º Portugal vai continuar no euro? 3 a 4 anos alguém pode dar essa certeza?!

Parece-me que os economistas e traders andam nervosos e isto não é bom sinal para a zona euro. A Itália está com taxas de juro acima dos 7% já...se houver um bailout da Itália (isto se houver dinheiro para a Itália...) como vai ser?

Mudei a minha posição em relação a investir nestas obrigações depois de me terem dito isto.

Já agora respondendo a uma questão aqui colocada, por exemplo no banco BIG é possível comprar as obrigações mencionadas.

Deixo aqui por curiosidade o que o banco anterior está a apresentar para as Bonds de Taxa fixa:

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... gacoes.asp

Se repararem todas as bonds que lá estão são na sua maioria de empresas/bancos portuguesas(os) ou mesmo divida soberana portuguesa ou grega, vejam bem as YTM delas...e dps comparem com a a YTM das German Bonds (só estas está acima do par) ou seja, isto quer dizer qq coisa..não acham?

Há lá bonds com YTM's fantásticas (também fiquei todo entusiasmado, mas de facto é preciso pensar duas vezes porque é que estão tão altas..)

Se as YTM's estão tão altas porque é que ninguém fala desta "árvore das patacas"?

Se calhar há mesmo risco daquelas empresas não pagarem...

bom esta é a minha opinião.
Obrigado.
Cumprimentos,

Se não consegues dormir tranquilo nao as compres...
PS: Não tenho estas obrigações em carteira

OBRIGAÇÕES EDP 6%

por joaopgvsantos » 16/11/2011 17:37

Exmos. Srs.,

Infelizmente nem sempre tenho tempo de acompanhar e participar nas discussões, por sinal bem ricas, no caldeirão da bolsa.

Contudo neste caso e uma vez que me despertou interesse este produto (bonds da EDP), vim ao caldeirão para ver o que se tem discutido.

Após também ter-me informado com alguns traders, deixo aqui a minha opinião.

Inicialmente parece-me um produto interessante para o período temporal que atravessamos, uma vez que apresenta, tal como foi dito, uma TANB de 6% que pode ser utilizada a partir de 1000€, o que comparado com a maioria dos DP's é significativamente interessante...para quem tem interesse em atingir a maturidade.

Contudo há alguns pontos a ter em conta e da maior importância para os quais me alertaram pois isto não pode ser encarado como um DP normal.

1º Comissões! quais são as comissões? qual a Taxa Anual Líquida Efectiva já depois da taxa liberatória (21,5%?)

2º Investir na EDP será igual a investir na "EDP" da Grécia? Alguém investiria hj nas bonds da "EDP" da Grécia a 3anos?

3º Portugal vai continuar no euro? 3 a 4 anos alguém pode dar essa certeza?!

Parece-me que os economistas e traders andam nervosos e isto não é bom sinal para a zona euro. A Itália está com taxas de juro acima dos 7% já...se houver um bailout da Itália (isto se houver dinheiro para a Itália...) como vai ser?

Mudei a minha posição em relação a investir nestas obrigações depois de me terem dito isto.

Já agora respondendo a uma questão aqui colocada, por exemplo no banco BIG é possível comprar as obrigações mencionadas.

Deixo aqui por curiosidade o que o banco anterior está a apresentar para as Bonds de Taxa fixa:

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... gacoes.asp

Se repararem todas as bonds que lá estão são na sua maioria de empresas/bancos portuguesas(os) ou mesmo divida soberana portuguesa ou grega, vejam bem as YTM delas...e dps comparem com a a YTM das German Bonds (só estas está acima do par) ou seja, isto quer dizer qq coisa..não acham?

Há lá bonds com YTM's fantásticas (também fiquei todo entusiasmado, mas de facto é preciso pensar duas vezes porque é que estão tão altas..)

Se as YTM's estão tão altas porque é que ninguém fala desta "árvore das patacas"?

Se calhar há mesmo risco daquelas empresas não pagarem...

bom esta é a minha opinião.
Obrigado.
Cumprimentos,

Registado: 17/8/2010 15:57

por VirtuaGod » 16/11/2011 14:57

Pata-Hari Escreveu:sei lá onde vamos estar daqui a 3/4 anos.

Não sei pk as pessoas dizem isso. Até posso parecer arrogante mas isto que se está a passar era algo relativamente previsível há pelo menos dois anos. Lembro-me de ter lido na bloomberg businessweek já há dois anos sobre a necessidade de haircut à grécia.

Investimentos na EDP/PT e empresas similares parece-me seguríssimo...

por Pata-Hari » 16/11/2011 8:32

Concordo contigo, é um risco. E neste momento não se prevê dificuldades para a EDP, mas do modo como as coisas andam, sei lá onde vamos estar daqui a 3/4 anos.
Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 15/11/2011 23:26

Pata-Hari Escreveu:Sniper, parece-me bem...

(YIELD)

O único risco parece ser a saida do euro, o que poderia ter implicação ou pagar em escudos, ou não existir capacidade para pagar a totalida da dívida... mesmo assim ainda é um risco elevado a saida do euro...

por Pata-Hari » 15/11/2011 22:17

Sniper, parece-me bem...

(YIELD)
Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 15/11/2011 21:41

Pata
A cotação está a 84%
yeld a 8,9%
Maturidade Julho 2015
cupão 3,75%

Re: afinal

por moppie85 » 14/11/2011 20:32

VirtuaGod Escreveu:
Dragão Escreveu:o BPI não "comercializa" nenhuma das seguintes opções:

Portugal Telecom - YTM 7,169% - cupão 6% - maturidade 30-04-2013

REN - YTM 8,505% - cupão 6,375% - maturidade 10-12-2013

Alguem que tenha ou pense em ter este produto, pode dizer onde está a tratar ? em que banco ?

mt obg

Estive à procura no sistema de obrigações do BEST e têm a da PT, não a da REN. Contudo encontrei uma da brisa que tb pode ser interessante.

PORTEL 6.000 04/30/13 PORTUGAL TELECOM 7,06%

BRIPL 4.797 09/26/13 BRISA 8,8%

Não sei se tratam de valor líquidos ou brutos!!

P.S. Só offtopics lol por mais que um gajo tente não dá para organizar. Já há um tópico de obrigações. Criei este com o objectivo de falarmos desta emissão da EDP!!

As YTM são sempre brutas :P (antes de IRS e comissoes que os bancos/corretoras levam).

PS: todos os bancos podem ter acesso as esses produtos, uma vez que são negociados em bolsa... tem é de se recorrer à pessoa correcta (vulgo informada).

PS2: obrigações no BEST é para se ser roubado... 0,75% de comissões de compra é 3x - 4x o que se pode arranjar noutros intermediários financeiros.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Sr_SNiper » 14/11/2011 20:21

Pastel Escreveu:
rpdias07 Escreveu:nunca subscrevi obrigações. estive a ver os custos na caixa e segundo percebi são estes:

0.32% para subscrição
0.32% no resgate
2.36% sobre o pagamento de juros ilíquidos
21.5% para o estado sobre os juros
mais os custos de manutenção da conta de valores mobiliários.

resumindo os 6% ficam para ai 4% líquidos.
estou errado?

Nem de propósito estive a fazer essas contas hoje de manhã
- Subscrição pública/particular: Isento (salvo indicação em contrário no prospecto)
- Transacção de Obrigações: 0,15%
- Custódia de títulos 10€+IS/Trimestre
- Pagamento juros, dividendos, etc: 2%
- Reembolso de obrigações: 0,2%

Continuo a achar mais interessante a
XS0413462721 com maturidade em Fev/14 (YTM 7,71% e min 50teur) ou a
XS0221295628 com maturidade em Jun/15 (YTM 8,98% e min 1teur).
E não esquecer de juntar nas contas o cálculo do juro corrido.

O problema das XS0221295628, é o mesmo da edp 6%, a yeld é optima, 9%, mas se Portugal sai do euro estas obrigações ficam com o valor de papel higiénico, se fosse a elétrica de França ou Alemanha compra já umas quantas... mas quem está na dúvida entre esta ou a edp 6%, prefiro a XS0221295628, uma yled 3% superior ( estão a cotar a 84% !!! )
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 14/11/2011 20:36, num total de 1 vez.

por Pastel » 14/11/2011 15:06

rpdias07 Escreveu:nunca subscrevi obrigações. estive a ver os custos na caixa e segundo percebi são estes:

0.32% para subscrição
0.32% no resgate
2.36% sobre o pagamento de juros ilíquidos
21.5% para o estado sobre os juros
mais os custos de manutenção da conta de valores mobiliários.

resumindo os 6% ficam para ai 4% líquidos.
estou errado?

Nem de propósito estive a fazer essas contas hoje de manhã
- Subscrição pública/particular: Isento (salvo indicação em contrário no prospecto)
- Transacção de Obrigações: 0,15%
- Custódia de títulos 10€+IS/Trimestre
- Pagamento juros, dividendos, etc: 2%
- Reembolso de obrigações: 0,2%

Continuo a achar mais interessante a
XS0413462721 com maturidade em Fev/14 (YTM 7,71% e min 50teur) ou a
XS0221295628 com maturidade em Jun/15 (YTM 8,98% e min 1teur).
E não esquecer de juntar nas contas o cálculo do juro corrido.

Registado: 29/11/2007 11:30

por ticojuno666 » 11/11/2011 18:54

é possivel trasnferir titulos da CGD para a plataforma gobulling? eu uso ambas mas queria deixar de ter carteira de titulos na CGD por todas as comissões associadas a tal. obrigado e bons negocios

Registado: 5/10/2011 10:55

por Sr_SNiper » 11/11/2011 15:06

darkvader Escreveu:Em que plataforma se pode negociar este tipo de títulos, IB? Gobulling ?

Eu uso a GObulling, dou ordem por telefone

por darkvader » 11/11/2011 14:39

Em que plataforma se pode negociar este tipo de títulos, IB? Gobulling ?
DV

Registado: 29/12/2008 20:06

por Sr_SNiper » 11/11/2011 14:13

sqezer Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Piston Escreveu:
sqezer Escreveu:Qualquer q seja o banco este tipo de emissões apesar de atractivas dificilmente irão compensar para quem investir menos de 20, 25k.

Entre comissões de guarda de titulos (a rondar os 120€ durante o prazo total), comissões de pagamento percentuais mais depesas de processamento e para juntar a festa, comissão de reembolso.

Mais vale subscrever obrigações de caixa dos bancos que mesmo que a taxa seja reduzida não cobram despesas...

Olá a todos!

Até que ponto isto dos 120 € em 3 anos é verdade? Depende do dim que se deixa lá a "marinar" ou depende muito do banco?

Obrigado

É totalmente falso,. Guarda de titulos ? A rir... já ninguem paga isso, eu não pago nem nunca paguei.

Existem algumas isenções é verdade. No entanto, para a grande maioria dos investidores, pequenos investidores, que realizem a subscrição através de bancos "tradicionais" e não de plataformas são custos a ter em conta.

Não devem é ficar a pensar que vão receber 6% ao ano ou 6% menos impostos porque não é isso que vai acontecer.

Eu sou pequeno investidor, para ter uma "plataforma" nao pagas nada, custa zero euros, por isso nao percebo porque pagam comissoes nos "bancos normais", só pagam porque querem, e se querem, não se queixem...

por Xiça » 11/11/2011 13:58

Sr_SNiper Escreveu:
Piston Escreveu:
sqezer Escreveu:Qualquer q seja o banco este tipo de emissões apesar de atractivas dificilmente irão compensar para quem investir menos de 20, 25k.

Entre comissões de guarda de titulos (a rondar os 120€ durante o prazo total), comissões de pagamento percentuais mais depesas de processamento e para juntar a festa, comissão de reembolso.

Mais vale subscrever obrigações de caixa dos bancos que mesmo que a taxa seja reduzida não cobram despesas...

Olá a todos!

Até que ponto isto dos 120 € em 3 anos é verdade? Depende do dim que se deixa lá a "marinar" ou depende muito do banco?

Obrigado

É totalmente falso,. Guarda de titulos ? A rir... já ninguem paga isso, eu não pago nem nunca paguei.

Existem algumas isenções é verdade. No entanto, para a grande maioria dos investidores, pequenos investidores, que realizem a subscrição através de bancos "tradicionais" e não de plataformas são custos a ter em conta.

Não devem é ficar a pensar que vão receber 6% ao ano ou 6% menos impostos porque não é isso que vai acontecer.

Registado: 14/5/2011 18:59

Uma perguntinha

por Dragão » 11/11/2011 11:05

Bom dia

uma perguntinha....
o que acontecerá com este produto se de facto sairmos (ou mesmo o Euro acabar) do Euro durante os 3 anos ?

O produto mantêm-se em euros bem como os pagamentos semestrais de Juros ?

Obg

Registado: 14/11/2007 23:23

por Sr_SNiper » 9/11/2011 0:26

Ulisses Pereira Escreveu:Sniper, não concordo com esse raciocínio. Se as coisas se complicarem, certamente aparecerão vendedores a preços mais baixos, até porque não te podes esquecer que obrigações da EDP há muitas, não apenas de agora. Agora, se tu queres manter as tuas obrigações até ao final do prazo, para ti é indiferente a quanto elas cotarão no mercado secundário.

Um abraço,
Ulisses

Sim, mas julgo que demorará algum tempo, quem comprar, não é passado 30 dias que se vai querer desfazer delas, ainda por cima particulares.
Naturalmente que nõ é indiferente, se as comprasse abaixo do par a yeld ficaria mais atraente

por Sr_SNiper » 9/11/2011 0:24

Piston Escreveu:

Olá a todos!

Obrigado

por Piston » 9/11/2011 0:20

Olá a todos!

Obrigado

Registado: 30/11/2007 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO e 275 visitantes