Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A mudança da hora

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A mudança da hora

por Elias » 28/10/2013 0:02

A Europa entrou hoje na hora de Inverno mas os EUA mantém a hora de Verão durante mais uma semana.

Isto significa que durante a próxima semana os EUA abrem às 13h30 e encerram às 20h00 (hora portuguesa).

Registado: 5/11/2002 12:21

por atomez » 30/3/2013 5:04

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 30/3/2013 0:49

Na noite de sábado para domingo os relógios adiantam uma hora, dando-se início à 'hora de Verão'.

A abertura dos EUA voltará a acontecer às 14h30 como é habitual.

por Elias » 28/10/2012 19:50

Durante a próxima semana, os EUA abrem às 13h30 e fecham às 20h (hora portuguesa). Isto porque a Europa já adoptou a Hora de Inverno e os EUA apenas farão a mudança daqui a uma semana.

por L.S.S » 23/3/2012 17:20

DESTAQUES DO OBSERVATÓRIO

Mudança da hora 25/3/2012

Na madrugada do dia 25 de Março de 2012 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.

- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 25 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.

Pode consultar mais informação e a legislação aplicável na página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=mud
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por MarcoAntonio » 30/10/2011 6:19

Recordo que para visualizarem correctamente a hora no forum, agora que esta mudou, devem ir ao vosso perfil (link no topo do forum, acima de onde diz "Como participar?") e mudar o fuso horário para TMG.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por e-finance » 29/10/2011 22:29

Elias Escreveu:
e-finance Escreveu:Também não gosto da mudança de hora, preferia ter luz do dia até mais tarde.

É uma opção válida. Se mantivermos a hora de Verão durante todo o ano, então em Dezembro o sol só irá nascer às 9 horas e pôr-se-á às 18h15m. Nesta situação, quem começar a trabalhar antes das 9 vai para o seu emprego ainda de noite, sendo este efeito mais acentuado no norte do país do que no sul (devido à latitude).

O grande problema é que no Inverno os dias são curtos e não podem ser esticados. A escolha é pois entre duas alternativas: ou tiramos uma hora de luz de manhã, ou tiramos à tarde. Quanto a isto, as opiniões dividem-se.

É verdade, o dia não estica.
Um argumento a favor da não mudança de hora, pode ser o facto de existir noite até mais tarde dá mais segurança a quem circula na rua, acho que os larápios estão mais activos com a chegada da noite ao contrario do amanhecer.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Elias » 29/10/2011 22:08

e-finance Escreveu:Também não gosto da mudança de hora, preferia ter luz do dia até mais tarde.

É uma opção válida. Se mantivermos a hora de Verão durante todo o ano, então em Dezembro o sol só irá nascer às 9 horas e pôr-se-á às 18h15m. Nesta situação, quem começar a trabalhar antes das 9 vai para o seu emprego ainda de noite, sendo este efeito mais acentuado no norte do país do que no sul (devido à latitude).

O grande problema é que no Inverno os dias são curtos e não podem ser esticados. A escolha é pois entre duas alternativas: ou tiramos uma hora de luz de manhã, ou tiramos à tarde. Quanto a isto, as opiniões dividem-se.

por e-finance » 29/10/2011 22:02

Também não gosto da mudança de hora, preferia ter luz do dia até mais tarde.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Elias » 29/10/2011 21:50

Atomez Escreveu:Então está decidido, fazemos assim:

- hoje, nós, UK e Irlanda não mudamos a hora
- o resto da Europa muda como de costume
- a partir daqui não há mais mudanças de hora

Com isto fica resolvido:

- deixa de haver mudanças de hora
- A Europa ocidental fica toda com a mesma hora

Nós ficamos com a nossa hora de verão, eles com a de inverno, portanto já todos estamos habituados a isso pelo menos metade do ano, não há que mudar para hábitos nem ritmos de vida novos.

Promulgue-se e publique-se.

Apoiado. :clap:

por atomez » 29/10/2011 21:45

Então está decidido, fazemos assim:

- hoje, nós, UK e Irlanda não mudamos a hora
- o resto da Europa muda como de costume
- a partir daqui não há mais mudanças de hora

Com isto fica resolvido:

- deixa de haver mudanças de hora
- A Europa ocidental fica toda com a mesma hora

Nós ficamos com a nossa hora de verão, eles com a de inverno, portanto já todos estamos habituados a isso pelo menos metade do ano, não há que mudar para hábitos nem ritmos de vida novos.

Promulgue-se e publique-se.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 29/10/2011 20:58

Atomez Escreveu:
Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:Não é psicológica, é real. Se for dormir todos os dias à meia noite, é menos uma hora de sono. E em cima disso uma reunião às 8 da matina... e ainda por cima o café espanhol é intragável, é só desgraças.

Mas repara... quando adiantas a hora para a hora espanhola, o teu relógio passa a marcar meia-noite quando antes marcava onze. Tu passas (fisicamente) a deitar-te uma hora mais cedo, mas o teu cérebro "julga" que é a mesma hora porque adiantaste o relógio e ele agora diz meia-noite. No fundo, toda esta história da mudança de hora serve apenas para enganar o cérebro e é por isso que eu digo que é psicológica.

Não, o nosso "relógio interno" não muda assim sem mais nem menos. Se fosse assim não havia jet lag...

Se para dormir o mesmo nº de horas for dormir uma hora mais cedo, não consigo. O cérebro está a dizer -- o quê, já? ainda não tenho sono.

O mesmo se passa com a mudança da hora de inverno para a de verão, em março. A mim faz-me uma diferença enorme, levo aí uma semana inteira a adaptar-me. À hora de almoço, 13:00, com a mudança da hora para o organismo ainda são só 12:00 e ainda não há fome, parece que diz -- já? ainda agora tomei o pequeno almoço...

Sim, é verdade. Mas para obviar esse inconveniente, então quando mudas da hora de Verão para a hora de Inverno passarias a deitar-te às onze (que dantes era meia-noite). No entanto o cérebro, esse malandro diz "calma aí, que ainda não é meia noite".

por atomez » 29/10/2011 20:52

Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:Não é psicológica, é real. Se for dormir todos os dias à meia noite, é menos uma hora de sono. E em cima disso uma reunião às 8 da matina... e ainda por cima o café espanhol é intragável, é só desgraças.

Mas repara... quando adiantas a hora para a hora espanhola, o teu relógio passa a marcar meia-noite quando antes marcava onze. Tu passas (fisicamente) a deitar-te uma hora mais cedo, mas o teu cérebro "julga" que é a mesma hora porque adiantaste o relógio e ele agora diz meia-noite. No fundo, toda esta história da mudança de hora serve apenas para enganar o cérebro e é por isso que eu digo que é psicológica.

Não, o nosso "relógio interno" não muda assim sem mais nem menos. Se fosse assim não havia jet lag...

Se para dormir o mesmo nº de horas for dormir uma hora mais cedo, não consigo. O cérebro está a dizer -- o quê, já? ainda não tenho sono.

O mesmo se passa com a mudança da hora de inverno para a de verão, em março. A mim faz-me uma diferença enorme, levo aí uma semana inteira a adaptar-me. À hora de almoço, 13:00, com a mudança da hora para o organismo ainda são só 12:00 e ainda não há fome, parece que diz -- já? ainda agora tomei o pequeno almoço...
Niccolò Machiavelli

por Elias » 29/10/2011 20:39

por atomez » 29/10/2011 20:31

Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:Lembro-me desse horário em 1992 porque na altura tinha bastantes reuniões em Madrid e dava muito jeito ter a mesma hora que eles. Tal como estamos, para se estar em Madrid às 9 da manhã, para nós 8, é preciso acordar às 5 e tal para apanhar o avião...

Exacto. Agora repara que se tivermos a hora de Espanha, acordas exactamente à mesma hora (solarmente falando) para apanhar o mesmo avião; a única diferença é que o teu relógio marca 6 em vez de 5. O que eu quero dizer é que a diferença não é física, mas sim psicológica. :wink:

Não é psicológica, é real. Se for dormir todos os dias à meia noite, é menos uma hora de sono. E em cima disso uma reunião às 8 da matina... e ainda por cima o café espanhol é intragável, é só desgraças.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 29/10/2011 20:24

Atomez Escreveu:Lembro-me desse horário em 1992 porque na altura tinha bastantes reuniões em Madrid e dava muito jeito ter a mesma hora que eles. Tal como estamos, para se estar em Madrid às 9 da manhã, para nós 8, é preciso acordar às 5 e tal para apanhar o avião...

Exacto. Agora repara que se tivermos a hora de Espanha, acordas exactamente à mesma hora (solarmente falando) para apanhar o mesmo avião; a única diferença é que o teu relógio marca 6 em vez de 5. O que eu quero dizer é que a diferença não é física, mas sim psicológica. :wink:

Atomez Escreveu:Mas se eles se ficassem pela hora de verão deles, então alinhar pela mesma hora já seria uma diferença demasiada e devíamos manter a diferença de 1 hora.

De acordo, pois eu também acho um bocado aberrantes os desvios excessivos em relação à hora solar. Mas nota que a Espanha (e em particular a Galiza) já vive há muitos anos com esse desvio.

Parece que no UK estão a pensar em alinhar a hora (que agora é a mesma que a nossa) pela da europa central.[/quote]

Fica a notícia:

UK to consider trial to put clocks forward

LONDON | Fri Oct 28, 2011 11:42am EDT

(Reuters) - Britain is considering whether to put the clocks forward by an hour all year round for a three-year trial period, but the proposal is likely to be blocked by opponents in Scotland.

The plan would see clocks in winter moved to Central European Time (GMT plus one hour) and to Central European Summer Time (GMT plus two hours) in summer.

The UK reverts back to GMT this weekend, an annual ritual often described as one of the most depressing times of the year as clocks go back an hour and darkness falls earlier ahead of the cold Winter months.

Supporters say the proposal would help cut road accidents, save money on energy bills, reduce carbon emissions and that the extra evening daylight would help cut crime.

Opponents, mainly in Scotland, argue it would lead to more accidents in darker mornings where some areas would not become light until mid-morning. They say a similar trial in 1968-71 failed to show any benefits.

The government said on Friday it would consider backing the plan, put forward in a bill by a backbench Member of Parliament, but only if it had support from the devolved administrations in Wales, Scotland and Northern Ireland.

"This is an issue which affects everyone across the country so we cannot rush head first into this," Business Minister Ed Davey said in a statement.

"It is only right that we at least look at what the potential economic and social benefits of any change might be."

However Scotland indicated it would maintain its opposition to any move.

"The Scottish government's established position is that there is no case for a change to existing arrangements," a spokesman said.

por atomez » 29/10/2011 20:14

Elias Escreveu:E já agora: mantinhas a diferença para Espanha ou achas que devíamos uniformizar com o resto da Europa, como aconteceu de 1992 a 1996?

Essa já é mais complicada...

Lembro-me desse horário em 1992 porque na altura tinha bastantes reuniões em Madrid e dava muito jeito ter a mesma hora que eles. Tal como estamos, para se estar em Madrid às 9 da manhã, para nós 8, é preciso acordar às 5 e tal para apanhar o avião...

Se o resto da Europa mantivesse a hora de inverno deles o ano todo então acho que era de alinhar pela mesma e ficar igual com a deles, que para nós seria a nossa actual hora de verão o ano todo.

Mas se eles se ficassem pela hora de verão deles, então alinhar pela mesma hora já seria uma diferença demasiada e devíamos manter a diferença de 1 hora.

Parece que no UK estão a pensar em alinhar a hora (que agora é a mesma que a nossa) pela da europa central.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 29/10/2011 20:00

Atomez Escreveu:Pessoalmente preferia que fosse a hora de verão o ano todo, prefiro ter mais luz do dia à tarde. E também porque assim não consumo tanta energia com a iluminação

Esse é um dos grandes argumentos a favor da hora de Verão. Mas é também uma grande falácia, porque a verdade é que quando entra a hora de verão o país todo passa a levantar-se uma hora mais cedo... por decreto :lol:

E já agora: mantinhas a diferença para Espanha ou achas que devíamos uniformizar com o resto da Europa, como aconteceu de 1992 a 1996?

por atomez » 29/10/2011 19:56

Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:Fazem bem. Acho que devíamos fazer o mesmo.

Isto da mudança da hora já não traz benefícios nenhuns e só causa transtornos.

Hum... e já agora achas que devíamos adoptar (a título permanente) a nossa hora de Inverno ou a nossa hora de Verão?

Pessoalmente preferia que fosse a hora de verão o ano todo, prefiro ter mais luz do dia à tarde. E também porque assim não consumo tanta energia com a iluminação porque de manhã em qualquer dos casos só acordo já com luz do sol e com a hora de inverno à tarde tenho de ligar a luz uma hora mais cedo, é mais uma hora de consumo.

Mas se o resto do povo preferisse a hora de inverno o ano todo para mim também estava bem, era só uma questão de me adaptar ao horário.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 29/10/2011 19:53

AutoMech Escreveu:Os ataques cardíacos e suicídios podem aumentar simplesmente porque é Inverno e não porque muda a hora.

Claro. O simples facto de diminuir o comprimento dos dias provoca aumento das depressões e isto é especialmente elevado em latitudes elevadas.

por Automech » 29/10/2011 19:51

Medvedev justificou a medida com base num relatório, publicado pela Academia Russa de Estudos Médicos, que revelou dados preocupantes: quando a hora muda no Inverno, o número de ataques cardíacos aumenta 1,5 vezes, a taxa de suicídios cresce 66 por cento.

Eu também preferia que não houvesse mudança da hora mas esta razão é mais do que duvidosa. Os ataques cardíacos e suicídios podem aumentar simplesmente porque é Inverno e não porque muda a hora.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 29/10/2011 19:50

Atomez Escreveu:Fazem bem. Acho que devíamos fazer o mesmo.

Hum... e já agora achas que devíamos adoptar (a título permanente) a nossa hora de Inverno ou a nossa hora de Verão?

por atomez » 29/10/2011 17:08

Fazem bem. Acho que devíamos fazer o mesmo.

Rússia vai manter hora de Verão o ano todo

A Rússia não vai atrasar em uma hora os seus relógios este domingo. A partir deste ano, por decisão do Presidente Dimitri Medvedev, os russos vão passar a ter a mesma hora ao longo de todo o ano, pondo fim ao tradicional horário de Inverno em vigor nas últimas três décadas.

Medvedev justificou a medida com base num relatório, publicado pela Academia Russa de Estudos Médicos, que revelou dados preocupantes: quando a hora muda no Inverno, o número de ataques cardíacos aumenta 1,5 vezes, a taxa de suicídios cresce 66 por cento.

O Kremlin também apresentou cálculos que mostram que as horas de luz natural no país vão aumentar entre 7% a 17% e que isso poderá significar uma maior poupança energética.

Uma sólida maioria de russos apoia a supressão do horário de Inverno. Mas algumas empresas temem prejuízos por aumentar a diferença horária com os seus parceiros comerciais na Europa, onde os relógios vão recuar uma hora.

Actualmente, 110 dos 192 países do mundo mudam a hora duas vezes por ano. A Islândia é o único país da Europa que não mexe nos seus relógios.
Niccolò Machiavelli

A pergunta não é descabida.

por Josytoc » 27/10/2011 1:50

Uma variação de 1.3 graus em torno do valor médio calcula-se que tenha como consequência uma variação de até 20% na incidência dos raios solares recebidos no verão em 65º de latitude, sendo um dos factores principais que alguns cientistas apontam para os períodos glaciares pelos quais já passou o planeta.

No entanto actualmente face aos recentes sismos conhecidos mesmo os mais fortes não se considera haver implicações pelo que esse factor é absolutamente desprezível.

Parece haver consenso que o clima da terra está a mudar historicamente de forma acentuada, muito embora existam várias correntes quanto a causas determinantes dessas alterações climáticas. A que tem vindo a ganhar bastante terreno pelos constantes novos estudos e novas informações recolhidas. È já de certa forma institucional daí a existência do mercado de emissões de CO2. Esta teoria tem outras implicações e levou a considerações e estudos de âmbito estratégico nos EUA.

È muito interessante o papel do electromagnetismo que já foi aflorado em posts acima.
Recorde-se que o Universo é principalmente constituído por nada. Existe muito mais nada do que coisa alguma.
Um sólido só o é devido ao electromagnetismo.

Registado: 15/9/2011 3:42

por Elias » 26/10/2011 14:46

pesconde Escreveu:tenho uma questão:
e não haverá por sinal uma variação do eixo da terra ( causada pelos terramotos) que esteja também a causar um desequilibrio nas estações do ano?
tempo mais seco, mais inundações... entre outros factores.

Ou será apenas uma questão ambiental causada pela poluição?

:roll:

pesconde,

Para mim não é um dado adquirido que esteja a haver qualquer desequilíbrio nas estações do ano, nem que haja qualquer alteração de clima que esteja a provocar mais inundações ou tempo mais seco.

Próximo

Quem está ligado: