Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Luanda quer Estado fora da gestão ou nacionalizará bancos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 29/10/2011 19:36

carrancho Escreveu:Essa conversa de "se o estado pagar o que deve à banca a banca não necessita de recorrer à ajuda do estado", deixa-me algumas dúvidas...

... ok que a banca emprestou ao estado, mas foi gratuitamente? O estado está a respeitar o "acordo" ou isso que dizem ser-lhes devido pelo estado é uma parte em que o estado já entrou em incumprimento para com a banca?..

É que se o estado está a cumprir, não têm nada que exigir o reembolso antecipado. Penso eu!

Esses comentários que surgiram na comunicação social penso que não sejam sobre a dívida pública (era realmente bizarro exigir a antecipação do pagamento).

O ponto penso que sejam os milhões que o estado deve às empresas, com prazo de pagamento a perder de vista, que asfixia a tesouraria das empresas e as obriga a recorrer ao crédito. Os créditos por esta razão existem e deixam de estar disponíveis para outros projectos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 29/10/2011 19:35

Acho que já toda a gente percebeu as responsabilidades da banca na situação em que se encontra... assim como todos já perceberam que, de uma forma ou de outra, vamos "queimar" na banca umas dezenas de subsídios de férias e Natal... provavelmente para nada! :roll: :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 29/10/2011 19:21

É que se for assim, então o banco também tinha legitimidade para me exigir a liquidação imediata do meu CH, mesmo estando eu a cumprir rigorosamente com o contratado.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Lion_Heart » 29/10/2011 19:13

carrancho Escreveu:Essa conversa de "se o estado pagar o que deve à banca a banca não necessita de recorrer à ajuda do estado", deixa-me algumas dúvidas...

... ok que a banca emprestou ao estado, mas foi gratuitamente? O estado está a respeitar o "acordo" ou isso que dizem ser-lhes devido pelo estado é uma parte em que o estado já entrou em incumprimento para com a banca?..

É que se o estado está a cumprir, não têm nada que exigir o reembolso antecipado. Penso eu!

Exacto
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por carrancho » 29/10/2011 19:12

Essa conversa de "se o estado pagar o que deve à banca a banca não necessita de recorrer à ajuda do estado", deixa-me algumas dúvidas...

Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Lion_Heart » 29/10/2011 18:59

Pata, vi que ja mudaste o assunto do tópico e o que estava em discussão. Eu compreendo que o assunto nao interesse.

A banca tem uma solução simples , poe la o dinheirinho , pede aos accionistas ou vende o que tem e que não faz parte do seu core business (por ex. a n posiçoes em n empresas). E nao precisa do Estado.Quanto ao resto é como a banca diz a um cliente entalado: ninguem lhe apontou uma pistola a cabeça e obrigou a fazer o emprestimo. A banca também só emprestou porque quis, alias pior, emprestou porque achava que ganhava mais e era mais seguro que emprestar a privados e por a economia a funcionar.

E por fim o dinheiro não é da Troika. E dos Portugueses de agora e do futuro. Ja sabes que ninguém da nada a ninguém.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por AxeRiver » 29/10/2011 18:20

Então a banca também não é boa gestora.

Emprestou dinheiro a quem sabia ser maus gestores, o que faz da banca uma má gestora. Incompreensivel.

Julgo não existir nenhuma lei que obrigue a banca a financiar o Estado. Enquanto as coisas correram bem, foram acumulando lucros fabulosos. Agora que dá para o torto a culpa é de quem não paga.

Há quantos anos anda o Estado a fazer rollover da dívida?

Não é preciso ser nenhuma génio para saber que quando a torneira do crédito fechasse, o Estado não conseguiria pagar as suas dívidas. Acontece em Portugal, na Grécia e aconteceria nos EUA se ninguém mais lhes emprestasse dinheiro. Ou acreditas que se mais ninguém colocar 1 dollar em obrigações americanas eles conseguem cumprir as suas obrigações?

Ofereceram crédito a torto e a direito, ao Estado, às empresas e aos particulares. Quando se começou a ter díficuldades, davam mais crédito para pagar o antigo crédito. E depois ainda mais crédito para pagar o 2º crédito. Enfim... gestão sem visão apenas com vista a maximizar o lucro no curto prazo, ainda que isso destrua o negócio no longo prazo. Quem vier atrás que feche a porta.

Eu não acho que o Estado seja o bom da fita. Mas fazer da banca virgem ofendida...

Se os gestores bancários ( independentes do Estado ) de Angola forem tão bons quanto os portugueses vão... financiar o Estado angolano.
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por Pata-Hari » 29/10/2011 17:22

Lion, a banca precisa de ajuda porque investiu no estado. E o estado, como prémio, ganha uma posição na banca com dinheiro da troika. Queres agora repensar o teu argumento?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 29/10/2011 14:24

Ainda não percebi o que queres dizer Pata, estas a dizer que não é o Estado Angolano e os amigos que controla os bancos la em Angola, ou ja os controla também em Portugal, dai a sua preocupação?

E as restantes grandes empresas de Angola? sao privadas? Nao as vejo na bolsa! Alias nem bolsa existe, nem vai existir tao cedo. O poder não se divide.

Depois se a banca fosse bem gerida nao precisava do Estado, se precisa e porque e gerida por incompetentes. Se o Estado gere mal e eu acho que sim , neste caso a banca geriu muito pior o dinheiro dos outros.

Lion_Heart

por AxeRiver » 29/10/2011 14:19

Julgo não estar a dizer nenhuma mentira ao afirmar que o Estado não governava o BPP nem o BPN, nem mesmo o BCP até à poucos anos atrás.

Não defendo que o Estado seja um bom gestor, pelo contrário, mas também não endeuso a Banca. Não fosse o "terrível" Estado e por esta hora sabe-se por lá como estaria toda a banca.

por Pata-Hari » 29/10/2011 7:49

Pelos vistos os angolanos já perceberam o que nós não percebemos (pelos vistos pouca gente no fórum já entendeu isso): o nosso estado só faz gestão danosa e recebe como prémio participações na banca , que ele próprio arrastou para o fundo. Não querem o mesmo na terra deles.

Nós obviamente ainda nem entendemos.
Administrador Fórum

por A330-300 » 29/10/2011 0:58

Não interessa se é privado , se é roubado , achado ,se ganharam no euromilhões, etc.

O que interessa é que o dinheiro é deles ,então são eles que fazem as condições.

E fazem muito bem em manterem o governo longe do dinheiro deles. Eu faria o mesmo.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Lion_Heart » 28/10/2011 22:18

Ai Pata,o que é preciso fazer para agradar aos patroes. Ate dizer que um ditador tem razao. Mas em Angola existe algo privado?

Lion_Heart

por AxeRiver » 28/10/2011 21:45

Quem são os tipos espertos? e porquê?

Por quererem os privados a mandar? LOL... tá visto. Têm feito um trabalho exemplar também...

Dúvida

por Josytoc » 28/10/2011 18:35

Serão os bancos deles ou os bancos do José Eduardo dos Santos?

Registado: 15/9/2011 3:42

por Pata-Hari » 28/10/2011 16:44

Ora aí estão uns tipos espertos....!
Administrador Fórum

por EuroVerde » 28/10/2011 14:31

LOLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLl

estão com medo? 8-)

Passos já disse que não pretende que o Estado português tenha gestão nos bancos nacionais. Mas uma vez que recorrem a fundos publicos porque não????

Angolanos também querem nacionalizar bancos tugas em território deles? que guerra meu deus...

Registado: 29/11/2007 11:19

por A330-300 » 28/10/2011 5:56

São tolos , não?? Não querem ver os bancos deles com o mesmo destino dos BPNs da vida.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Luanda quer Estado fora da gestão ou nacionalizará bancos

por Automech » 28/10/2011 2:12

Luanda quer Estado fora da gestão ou nacionalizará bancos lusos em Angola
28 Outubro 2011 | 00:04

Angolanos não se opõem ao apoio público. Mas querem garantias de que o Estado português não interferirá na estratégia da banca em Luanda. E que fique claro como o Estado sairá do sector.

As autoridades financeiras angolanas estão preocupadas com a postura que o Estado português vai adoptar nos bancos nacionais que venham a utilizar fundos públicos para cumprirem as exigências de capital europeias.

Luanda quer garantias de que o recurso a dinheiros estatais não vai fazer com que o Governo português passe a interferir na estratégia dos bancos portugueses e das operações angolanas que estes controlam. Caso contrário, os responsáveis financeiros angolanos admitem a nacionalização dos bancos locais controlados pelos grupos portugueses.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=515601
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, carlosdsousa, FalcãoBeira, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO, VALHALLA e 273 visitantes