Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Beta - Constituição de Carteira com +/- Risco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vdap » 29/10/2011 15:59

rsacramento Escreveu:
vdap Escreveu: É essencial ter em atenção ao beta, na constituição da carteira ou nos activos individuais que se vai investir. A não atenção ao Beta poderá significar na mesma situação rentabilidades muito pobres face ao índice.

atender ao beta é crucial para quem quer construir uma carteira com limites precisos para a oscilação do seu valor

por outras palavras: dimensionarás a tua carteira (também) em função do beta para controlares os (eventuais) drawdowns

caro rsacramento,

Concordo contigo, se houver uma visão de longo prazo, m que o beta se aproxima (aliás como tem que ser) de um. Mas o que eu proponho é uma visão de Curto/médio prazo, uma carteira "rotativa".

O que eu quero dizer com isto é o seguinte, o índice encontra-se bull, para quem quem entra a médio prazo, este poderá ser um bom filtro, são detectadas duas acções em breakout. a questão que se coloca é: em qual das cotadas investir?

Aqui o Beta poderá ser uma ferramenta "pujante". Conforme cálculos efectuados, uma escolha da cotada que tenha um beta por exemplo 1.5, poderá significar uma subida de 1,5x superior ao avanço do índice de referência.

Se a opção recair sobre uma acção que tenha um beta de 0.5, esse avanço é medíocre face aos ganhos que "em média" o mercado está a oferecer. O beta oferece duas coisas a um investidor de Curto/ médio prazo:

- Identifica se a cotada está relacionada com o índice.

- Identifica se a cotada, face ao índice tem um desempenho melhor ou pior que o índice.

Para quem utiliza carteiras rotativas, de 5 a 6 acções, conforme exemplo abaixo, (e já demonstrado em post anterior, com devidas conclusões) o ganho pode ser 3x superior, ao ganho de outro investidor.

Um investidor A com 10.000 euros investidos em 5 acções, a média do beta é de 1.346,se o índice subir 12,55%, o investidor tem um ganho de 12.55%*1.346*10.000€= 1689€ :shock:

Um investidor B com 10.000 euros investidos em 5 acções, a média do beta é de 0.5498,se o índice subir 12,55%, o investidor tem um ganho de 12.55%*0.5498*10.000€= 690€ :shock:

Uma diferença de 1000€ em ganhos, a única diferença entre investimentos, foi exclusivamente a atenção que se deu ao beta de cada acção!!!

dá que pensar....

Aceitam-se todo o tipo de opiniões,

Cumprimentos,

VDAP.
Anexos
beta quadro.png
beta quadro.png (43.88 KiB) Visualizado 921 vezes

Registado: 29/11/2007 14:10

por rsacramento » 28/10/2011 21:34

vdap Escreveu: É essencial ter em atenção ao beta, na constituição da carteira ou nos activos individuais que se vai investir. A não atenção ao Beta poderá significar na mesma situação rentabilidades muito pobres face ao índice.

atender ao beta é crucial para quem quer construir uma carteira com limites precisos para a oscilação do seu valor

por outras palavras: dimensionarás a tua carteira (também) em função do beta para controlares os (eventuais) drawdowns

Registado: 29/11/2007 12:50

por vdap » 28/10/2011 21:04

rsacramento Escreveu:
vdap Escreveu:rsacramento, a que conclusões chegas-te?

penso que querias escrever: chegaste :wink:

como tens o meta, nada melhor do que tirares tu as tuas conclusões, testando vários betas para veres como varia

duma maneira simplista concordo com o dito acima:
beta = 1 fotocópia
beta < 1 correlacionado, mas menos exuberante
beta > 1 correlação ampliada
beta = 0 não tem nada a ver

exacto chegaste. obrigado pela correcção.

bem, vou fazer mais uns testes e depois tiro novas conclusões. Mas posso desde já reiterar as conclusões que estão no post do print do excel.

É essencial ter em atenção ao beta, na constituição da carteira ou nos activos individuais que se vai investir. A não atenção ao Beta poderá significar na mesma situação rentabilidades muito pobres face ao índice.

Chegaste às mesmas conclusões??

PS: não está esquecido o debate sobre o teu tópico, "um índice faça você mesmo", mas com mais calma... hoje não tenho muito tempo.

por rsacramento » 28/10/2011 20:00

vdap Escreveu:rsacramento, a que conclusões chegas-te?

penso que querias escrever: chegaste :wink:

como tens o meta, nada melhor do que tirares tu as tuas conclusões, testando vários betas para veres como varia

duma maneira simplista concordo com o dito acima:
beta = 1 fotocópia
beta < 1 correlacionado, mas menos exuberante
beta > 1 correlação ampliada
beta = 0 não tem nada a ver

por vdap » 28/10/2011 19:43

rsacramento, a que conclusões chegas-te?

no tópico a certa altura é referido o seguinte por um participante:

"
O beta já é calculado sobre um número de períodos definido.

Beta = 1 => o título tem tendência a comportar-se como o indíce.

Beta = -1 => o título tem tendência a comportar-se inversamente ao indíce.

Beta = 0 => o comportamento do título não parece ter nenhuma correlação com o indíce.

Beta > 1 => o título tende a outperform o indíce pelo valor do beta. Se = 2, se o indíce sobe 1% o título tende a subir 2%.

Beta < -1 => o título tende a outperform o indíce, inversamente, pelo valor do beta. Se = -2, se o indíce sobe 1% o título tende a caír 2%."

Ao qual devo acrescentar que "acho, penso" (segundo bibliografia consultada) que está parcialmente incorrecto, porque quando o Beta=0, não quer dizer que este não está correlacionado com o indice. Mas sim que se move com menor intensidade ... ou será que estou errado???? :? :?

A informação que tenho é a seguinte:

Ressalta-se que o coeficiente beta de um ativo refere-se à tangente da Linha de Mercado de
Capitais. Essa medida de risco pode ser vista como a sensibilidade do analista financeiro em acreditar que
o excesso de retorno do ativo individual seja afetado pelas variações do excesso de retorno do mercado,
podendo o ativo ser classificado conforme o valor atribuído a seu beta.
Os ativos podem ser classificados da seguinte forma, conforme o valor de seu beta:
· b<1: Quando o beta do ativo avaliado for menor que 1, ele poderá ser classificado como
defensivo. Pode-se dizer que, à medida que o mercado vier a sofrer baixa ou alta, o preço do
ativo também sofrerá baixa ou alta menos que proporcional; ou seja, se o mercado sofrer
baixa ou alta de aproximadamente X %, o preço do ativo individual tenderá a sofrer queda
ou alta menos que proporcional a X %, sendo tudo o mais mantido constante;
· b=1: Quando o beta do ativo avaliado for igual a 1, pode-se dizer que esse ativo é neutro,
demonstrando que há uma correlação perfeita entre as taxas de retorno do ativo individual e
as taxas de retorno do mercado como um todo; ou seja, quando o mercado como um todo
sofrer baixa ou alta de X %, o preço do ativo individual tenderá a sofrer baixa ou alta de X
%; e
b>1: Quando o beta do ativo avaliado for maior que 1, este poderá ser classificado como
agressivo, significando que, à medida que o mercado sofrer baixa ou alta, o preço do ativo também
sofrerá baixa ou alta mais que proporcional; ou seja, se o mercado sofrer baixa ou alta de
aproximadamente X %, o preço do ativo individual tenderá a sofrer baixa ou alta mais que proporcional a
X %, sendo tudo mais mantido constante.

por vdap » 28/10/2011 19:22

não rsacramento, obrigado!!!! fiz pesquisa e não me apareceu nada relacionado com o beta

por rsacramento » 28/10/2011 19:17

já olhaste para este tópico?

por vdap » 28/10/2011 18:24

Caro Pedro,

Estive aqui a fazer umas contas para chegarmos a uma conclusão e não é que estou espantado.... uau....

Não estava a espera que fosse tamanho arsenal o Beta, claro que isto pressupõe que estamos no sentido correcto do mercado.
.
(seguir figura abaixo- folha de cálculo)
.
Escolhendo activos com valor superior a 1 temos uma rentabilização da carteira de 1.346 (média dos betas)*12.55(variação do dax no mesmo periodo) = 16.89%.
.
podemos ver no quadro abaixo que existiu uma valorização de 16.36% :shock: :shock:
.

Fiz os mesmos cálculos para uma carteira de 5 acções com beta menor que 1. a média dos betas deu 0.55*12.55(variação do dax no mesmo periodo) = 6.90.
.
comparamos com os valores e temos o valor de 6.72% :shock: :shock:
.
CONCLUSÕES:

O estudo é muito diminuto, mas, para agora parece-me bem encaminhado, estou espantado, com estes valores.

A escolha das acções são sem dúvida importantíssimas para uma maior ou menor rentabilização da carteira.

A correlação das acções com os índices é deveras importante, pelo que o beta, devidamente trabalhado poderá ser uma ferramenta pujante.

Concluímos que dois investidores com o mesmo capital, com o mesmo numero de acções e com 5 posições correctas face ao mercado, variando apenas a correlação das acções com o índice (o Beta) um investidor consegue fazer quase 3 vezes mais dinheiro do que o outro investidor.[/b]

Aceitam-se todo o tipo de opiniões.
Anexos
beta quadro.png
beta quadro.png (43.88 KiB) Visualizado 1130 vezes

Re: E O ALPHA?

por pdcarrico » 28/10/2011 16:38

vdap Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
É evidente que uma acção estável ao longo de 10 anos, que seja sujeita a um processo que a torne mais volátil numa determinada altura, vai ter um beta de curto prazo influenciado por essa circunstância e nesse sentido deve tomar-se uma decisão de investimento em conformidade. Por exemplo uma empresa muito estável que beneficie de uma intenção de aquisição ou fusão.

Concordo ctg, e essa era a primeira conclusão a que queria chegar, de facto o Beta só oscila tanto, porque defini o cálculo para 21 dias, (1 mês) por isso é que existe uma variação tão elevada, se definir para 200 periodos o Beta aproxima-se de 1.

De qualquer forma, para um investimento a curto médio prazo, parece-me que o Beta calculado a 21 dias será o ideal, tomando decisões sempre no horizonte temporal que foi definido.

Penso então que estamos de acordo em:

Podemos ter em atenção o Beta da acção, de curto/médio prazo, para um estratégia mais ou menos agressiva de curto/ médio prazo, quando decidimos em qual activo estamos exposto.

Pois... Aqui acho o seguinte: O beta é um parâmetro importante na definição de valor fundamental através da metodologia dos cash-flows descontados. Ou seja incorpora-se um histórico de cotações para definir uma exigência de retorno e daí avaliar a acção em termos fundamentais.

Isto é do meu ponto de vista um contrasenso. E faz-se porque não há alternativa. Basicamente usa-se um parâmetro de sentimento de mercado (pareceria análise técnica) para definir um valor de target fundamental. E quanto menor for o frame temporal, maior é a significância do sentimento de mercado. Ou seja a certa altura porque há gente com medo e a vender acções ou com ganância e a comprar, define-se uma taxa de retorno influenciada não por retornos que a empresa dá (e que variam em função dos ciclos económicos) mas sim pelos humores e temores dos investidores (que às vezes estão razoavelmente descolados dos resultados que a empresa gera).

O que quero dizer com isto, é que se vais usar o beta como parâmetro para decidir um investimento, e o usas num time-frame tão curto, não estás a ter em conta retornos consistentes ao longo dos anos mas sim estás a lidar com sentimentos de mercado de curto prazo, ou seja estás a incorporar o beta como um indicador de AT. O que não é necessariamente errado, mas se usas o indicador como acessório de AT, então não vale a pena complicar muito, e podes usar em alternativa os indicadores mais comuns e mais fáceis de trabalhar - as tendências, as figuras, os indicadores de inversão, etc...

vdap Escreveu:
Uma outra questão, que não encontrei muita informação foi o Alpha...

Concordas com "os valores" resultantes do Alpha, definindo quando uma acção está sobre-avaliada ou subavaliada?

Eu confesso que desconhecia o alpha. Vou tentar aprender um pouco sobre ele e depois dou-te uma resposta.

;)

Abraço
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por vdap » 28/10/2011 16:15

pdcarrico Escreveu:
É evidente que uma acção estável ao longo de 10 anos, que seja sujeita a um processo que a torne mais volátil numa determinada altura, vai ter um beta de curto prazo influenciado por essa circunstância e nesse sentido deve tomar-se uma decisão de investimento em conformidade. Por exemplo uma empresa muito estável que beneficie de uma intenção de aquisição ou fusão.

Concordo ctg, e essa era a primeira conclusão a que queria chegar, de facto o Beta só oscila tanto, porque defini o cálculo para 21 dias, (1 mês) por isso é que existe uma variação tão elevada, se definir para 200 periodos o Beta aproxima-se de 1.

De qualquer forma, para um investimento a curto médio prazo, parece-me que o Beta calculado a 21 dias será o ideal, tomando decisões sempre no horizonte temporal que foi definido.

Penso então que estamos de acordo em:

Podemos ter em atenção o Beta da acção, de curto/médio prazo, para um estratégia mais ou menos agressiva de curto/ médio prazo, quando decidimos em qual activo estamos exposto.

Uma outra questão, que não encontrei muita informação foi o Alpha...

Concordas com "os valores" resultantes do Alpha, definindo quando uma acção está sobre-avaliada ou subavaliada?

por pdcarrico » 28/10/2011 16:02

vdap Escreveu:Bem, já vi que este assunto não tem muito interesse para os participantes, não sei se acham que é muito teórico, ou se de facto, o que interessa é estar dentro do mercado bem ou mal...

Pelo contrário o assunto tem interesse, acontece que o valor do beta tem em conta um horizonte temporal que é usado e por isso só faz sentido adequares à constituição da carteira um beta a partir de uma definição de horizonte de investimento. Não faz sentido usares covariâncias de rentabilidade de um histórico de um ano se o teu objectivo é de maior longo prazo.

Empresas com muito histórico na bolsa conseguem dar-te valores de betas de longo prazo, mas como têm uma história longa, o mais provável é que se aproximem muito do beta 1.

Na verdade o indicador tem uma função mais instrumental que é necessária à avaliação de instrumentos como opções. Ou mesmo necessárias para a avaliação de acções.

O que faz sentido fazeres, caso queiras estar exposto, a empresas com beta > 1, é fazer uma triagem matemática e depois tentar perceber os drivers de valor para essa empresa, e entender se numa cenário de expansão essa empresa cresce mais ou menos que o mercado.

Ex. uma empresa muito exposta a endividamento vai-se valorizar muito mais, num cenário de melhoria das condições de funcionamento do crédito.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

E O ALPHA?

por vdap » 28/10/2011 15:00

Bem, já vi que este assunto não tem muito interesse para os participantes, não sei se acham que é muito teórico, ou se de facto, o que interessa é estar dentro do mercado bem ou mal...
.
de qualquer forma quando se fala em Beta, também se fala em Alfa, (normalmente :mrgreen: ), logo também quero deixar aqui os cálculos para o alfa do DAX.
.
O que podemos concluir??
.
Na minha óptica podemos verificar que, no rectângulo seleccionado a preto temos um beta extremamente elevado, ou seja de 2, e um alfa muito negativo, ora quando o alfa está negativo, a acção está sobreavaliada, logo se entrarmos curto podemos ganhar duas vezes a descida do mercado... uhm interessante??? :?: :?:
.
Por sua vez, no rectângulo azul, devemos entrar longo, e porquê?
.
porque o Beta também é 2 vezes superior, ou seja significa 2x a subida do mercado, e temos um alfa positivo, ou seja a acção está subavaliada.
.
Alguém tem opinião formada sobre este assunto, gostava mesmo de debater este assunto.
.
Se alguém quiser, posso por estes cálculos para o isto para o PSI20.
.
Isto se alguém se interessar sobre este assunto.
.
Cumprimentos,

vdap[/b]
Anexos
alfa.png
alfa.png (84.47 KiB) Visualizado 1274 vezes

Beta - Constituição de Carteira com +/- Risco

por vdap » 28/10/2011 13:23

Boa tarde,

Não encontrei nenhum tópico que pudesse enquadrar este assunto, assim sendo, resolvi abrir um novo tópico.

O assunto aqui tratado é a importância que devemos dar ao Beta na constituição da Carteira, diminuindo assim o risco de exposição ao mercado (ou não).

Para os mais distraídos, aqui fica a definição do Beta,

"O Coeficiente Beta calcula-se como a covariância entre as rentabilidades da acção ou valor estudado e do Índice de Referência. Se for maior que 1, a acção tende a subir mais que o índice quando este sobe e a descer mais quando este desce, ou seja, é mais "nervosa" ou "agressiva". Se for menor que 1, tende a subir ou descer menos que o índice em cada lanço de subida ou descida deste, logo temos uma acção "defensiva". Um Beta negativo (muito raro) indica uma acção "contra-ciclo", sobe quando o índice desce e vice-versa.

Se você deseja investir num bear market à espera de um rebound, escolha acções de Beta alto, poderá obter ganhos acima da média se houver esse rebound. Poderá também usar o Beta para estratégias de segurança. Faça a sua própria lista de acções defensivas e agressivas, com base nos Betas. Num mercado altista mantenha-se investido em acções agressivas, usufruindo das mais-valias. Se o mercado subir muito e temer uma correcção, mas não desejar tomar a decisão drástica de ficar de fora, tome uma meia medida: venda as acções agressivas e substitua-as por acções defensivas. Assim, se houver correcção, a sua carteira cairá menos que o mercado, se não houver continuará a ter ganhos; terá sido uma forma de segurar a carteira."

fonte: http://www.finbolsa.com/signrac3.asp

A minha questão é a seguinte:
.
Será de facto o Beta uma mais valia a ter em atenção, aquando a constituição da carteira?
.
E o porquê da minha questão?
.
Porque, após umas pesquisas deparei-me que o Beta, altera-se de acordo com a evolução do índice e da cotada que estamos a analisar (óbvio :mrgreen: ), assim sendo quando escolhemos uma cotada, com um Beta por exemplo superior a "1", (mais exposição ao risco no mercado, estratégia agressiva) no mês seguinte este pode ser inferior a "1", logo a estratégia definida, deixa de fazer sentido.

Espero ter me explicado bem, quanto à minha dúvida.

Deixo abaixo as imagens respectivas, uma da variação do beta da cotada Adidas (ADS.DE), face ao Dax...

reparem na variação ao longo do último ano.

Deixo ainda mais abaixo os betas calculados para todas as cotadas do DAX.

Cumprimentos, todas as opiniões,são bem vindas.

Obrigado,

vdap :mrgreen:
Anexos
beta1.png
variação do Beta, Adidas;DAX
beta1.png (43.14 KiB) Visualizado 1333 vezes
beta.png
Betas das cotadas do DAX
beta.png (121.4 KiB) Visualizado 1334 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO, VALHALLA e 269 visitantes