Maternidade ALferedo da Costa VAI FECHAR
24 mensagens
|Página 1 de 1
Defender a manutenção do MAC faz-me lembrar uma história passada há uns anos na CARRIS:
Situação semelhante com a MAC. Se de fato há alternativas melhores, mais eficientes, menos onerosas, porque raio é que se defende algo que é obsoleto? Somente por "paixão".
O somar de muitas "paixões" deste estilo tem contribuído em muito ao estado a que chegámos.
Estava-se a discutir a remodelação da oferta, quando ficou claro que havia uma carreira que deveria ser suprimida. A resposta do resposável da carris foi apenas uma:
"Nem pense em fechar essa carreira. Foi lá que conheci a minha mulher, e ela nunca me iria perdoar.".
E a carreira não foi mesmo fechada nessa altura (foi cancelada alguns anos depois)
Situação semelhante com a MAC. Se de fato há alternativas melhores, mais eficientes, menos onerosas, porque raio é que se defende algo que é obsoleto? Somente por "paixão".
O somar de muitas "paixões" deste estilo tem contribuído em muito ao estado a que chegámos.
Elias,
O da Estefania, é um (alias único ) hospital pediatrico.
Não o deveremos nunca por no bolo.
Se estes hospitais estão a servir poupa população, algo está errado.
Lisboa está a ficar deserta e é isso que deve mudar.
Não faz sentido estar-se a morar na periferia quando se poderia ter um nível de vida muito melhor, se vivessem em Lisboa.
Lisboa está cheia de casas e até prédios devolutos.
Isso é que tem de mudar.
Ó facto de termos de novo gente a morar em Lisboa, implica menos investimentos em transportes pesados (CP) e maximiza os existentes (metro e Carris).
Além de que economiza-se em combustivel.
O da Estefania, é um (alias único ) hospital pediatrico.
Não o deveremos nunca por no bolo.
Se estes hospitais estão a servir poupa população, algo está errado.
Lisboa está a ficar deserta e é isso que deve mudar.
Não faz sentido estar-se a morar na periferia quando se poderia ter um nível de vida muito melhor, se vivessem em Lisboa.
Lisboa está cheia de casas e até prédios devolutos.
Isso é que tem de mudar.
Ó facto de termos de novo gente a morar em Lisboa, implica menos investimentos em transportes pesados (CP) e maximiza os existentes (metro e Carris).
Além de que economiza-se em combustivel.
Elias Escreveu:Palmix Escreveu:(P.S. - Já tinha visto o tópico, mas só agora reparei no ALFEREDO)
- Registado: 23/8/2011 11:35
A MAC é só a maior maternidade de Portugal.
Os casos mais criticos são para ai encaminhados.
Não estão nos privados.
Na MAC estão os melhores profissionais, habituados aos caos mais criticos e complexos.
Distribuir para o hospital de Loures ?, destruir assim o conhecimento e experiencia ?
Ainda se fosse para Santa Maria, outro grande hospital central...
A questão é que o encerramento da MAC nada tem haver com custos.
É sim um suborno a um membro do governo por um grupo privado.
Acho que o ministério publico deveria investigar.
Penso que com a justificação da crise, membros do governo estão a roubar Portugal e a receber luvas.
É a minha teoria.
Os casos mais criticos são para ai encaminhados.
Não estão nos privados.
Na MAC estão os melhores profissionais, habituados aos caos mais criticos e complexos.
Distribuir para o hospital de Loures ?, destruir assim o conhecimento e experiencia ?
Ainda se fosse para Santa Maria, outro grande hospital central...
A questão é que o encerramento da MAC nada tem haver com custos.
É sim um suborno a um membro do governo por um grupo privado.
Acho que o ministério publico deveria investigar.
Penso que com a justificação da crise, membros do governo estão a roubar Portugal e a receber luvas.
É a minha teoria.
Re: Maternidade ALferedo da Costa VAI FECHAR
escada1 Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=31184
Eu nasci nesta maternidade em 1974, e salvei-me graças ao Dr. Constantino Esteves.
É a maior e mais importante maternidade de Portugal...vai fechar...
Mas que país é este onde vivemos ??!?!?!
Mas o que estamos a criar ?
Que monstro é este que estamos a criar ?
Nota aos anti-salazaristas:
Senhores Anti salazaristas, nem Salazar mandou fechar a maior maternidade do país...
Não digo que Salazar foi melhor ou pior, apenas observo...
Mas que exagero estar a pôr ao barulho o nome de Portugal ao mesmo tempo que se fala em monstros e anti-salazaristas, só porque a maternidade tem uma valor sentimental para alguns.
Vamos parar tudo à nossa volta e a evolução do próprio país, só porque com certeza qualquer coisa que exista terá um valor sentimental para alguém.
Isto faz-me lembrar as ditas tradições que existem e a relutância que as pessoas têm em livrar-se delas, mesmo que não estejam correctas eticamente.
Claro que não será o caso da maternidade, mas a analogia será semelhante por ambas lidam com os sentimentos pessoais de cada um, ignorando por ventura outros aspectos mais importantes.
- Registado: 29/11/2007 11:03
Segundo ouvi dizer, o pessoal da MAC vai ser distribuído desta forma:
- uns vão para o novo hospital de Loures
- outros vão para Estefânia
- Outros vão para a rua, os de contratos a termo.
Soube também, que o espaço, já está vendido, apalavrado com um grupo espanhol para fazer um hotel de charme mantendo a fachada e o jardim.
Isto é o que se anda por aí em forma de rumor.
Vale o que vale. O tempo dirá.
C.
- uns vão para o novo hospital de Loures
- outros vão para Estefânia
- Outros vão para a rua, os de contratos a termo.
Soube também, que o espaço, já está vendido, apalavrado com um grupo espanhol para fazer um hotel de charme mantendo a fachada e o jardim.
Isto é o que se anda por aí em forma de rumor.
Vale o que vale. O tempo dirá.
C.
- Registado: 27/10/2008 16:41
Palmix Escreveu:Confesso que já há vários anos não percebia a razão de continuar aberta...
É uma loucura o número de hospitais abertos em Lisboa para a população abrangente..
De facto Lisboa tem um número exagerado de hospitais para a população que lá mora. Assim de memória, e só contando os hospitais públicos, temos: Santa Maria, São José, Capuchos, Desterro, Santa Marta, São Francisco Xavier, Pulido Valente, Curry Cabral, Dona Estefânia, Egas Moniz (para além de uma série de hospitais privados).
Em contrapartida, na periferia de Lisboa, onde mora muito mais gente, os hospitais são escassos. Dos concelhos da região da Grande Lisboa, a situação é esta:
Amadora - sim
Cascais - sim
Loures - não
Mafra - não
Odivelas - não
Oeiras - não
Sintra - não
Vila Franca de Xira - sim
Na margem sul (Península de Setúbal), o panorama não é muito melhor:
Alcochete - não
Almada - sim
Barreiro - sim
Moita - não
Montijo - sim
Palmela - não
Seixal - não
Sesimbra - não
Setúbal - sim
É preciso notar que muitos dos concelhos que não têm hospital têm mais de 200 mil habitantes.
Lisboa tem 545 mil habitantes e tem mais de 10 hospitais, dá um por cada 50k habitantes
(P.S. - Já tinha visto o tópico, mas só agora reparei no ALFEREDO

- Registado: 5/11/2002 12:21
escada1 Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=31184
Eu nasci nesta maternidade em 1974, e salvei-me graças ao Dr. Constantino Esteves.
Senhores Anti salazaristas, nem Salazar mandou fechar a maior maternidade do país...
Qual é o problema de fechar uma maternidade? até aqui enquanto era na cidade ou vila do interior estava tudo muito bem, fechar maternidades , urgencias, centros de saude!!!! Agora na zona do país com mais serviços do genero por metro quadrado caí o carmo e a trindade, parece que vão ter de viajar até ao país vizinho para ter os filhos!!!!
E quanto a saudosismos meus amigos, é por essas e por outras que o país está como está...
...isto não fecha porque esta ca ha 100 anos, aquilo tem de se manter porque faz parte da cultura... este tipo de raciocinio é que nos faz um país culturalmente atrasado.
Só se deve manter o que serve as populações e portanto é autosustentável e não suportar custos de sustentabilidade artificial com falsos designios que só servem para manter subsidios e empregos para algumas pessoas.
Já agora não sei se a maternidade vai fechar? Mas independentemente disso se estruturalmente for conveniente assim seja...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
escada1 Escreveu:É a maior e mais importante maternidade de Portugal...
Correcção: é de facto a maior de Portugal.
Quanto à importância varia de pessoa para pessoa...
Abraço.
escada1 Escreveu:Se assim é, porque não destruir todos os edificios históricos (Castelos, palacios, etc, etc)
Porque não mandar abiaxo simbolos como a ***** na U.Coimbra.
O edificio representa e aglutina toda essa experiência.
Se um edificio não fosse importante, não se construia uma torre do Tombo, bibliotecas, etc.
O edificio é o elemento agregador.É ele que carrega a história.
Porque não se deita abaixo a parte velha e da reitoria da U. de Coimbra ?
Porque tem o peso da história.E se a mesma fosse demolida, parte do seu valor morria...Atomez Escreveu:escada1 Escreveu:Uma maternidade como a MAC tem uma história e um acumular de conhecimento e experiência.
Quem tem história e um acumular de conhecimento e experiência são as pessoas, não são os edifícios.
Mas vão deitar abaixo o edifício ou fechar apenas a maternidade?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Se assim é, porque não destruir todos os edificios históricos (Castelos, palacios, etc, etc)
Se um edificio não fosse importante, não se construia uma torre do Tombo, bibliotecas, etc.
Porque tem o peso da história.E se a mesma fosse demolida, parte do seu valor morria...
Porque tem o peso da história.E se a mesma fosse demolida, parte do seu valor morria...
Atomez Escreveu:escada1 Escreveu:Uma maternidade como a MAC tem uma história e um acumular de conhecimento e experiência.
Quem tem história e um acumular de conhecimento e experiência são as pessoas, não são os edifícios.
escada1 Escreveu:Uma maternidade como a MAC tem uma história e um acumular de conhecimento e experiência.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Uma maternidade como a MAC tem uma história e um acumular de conhecimento e experiência.
A maternidade não tem o peso de um hospital.
Num hospital vão pessoas doentes, a morrer, a sofrer.
Na MAC, espera-se vida, espera-se o renascer e a esperença.
Lisboa deve ter uma meternidade.
Além disso, devido à sua centralidade, tem muitos meis de transporte publicos directos e indirectos.
Sai muito mais barato ter a MAC aberta, do que criar mini maternidades nos diferentes hospitais.
Não entendo a lógica.
A maternidade não tem o peso de um hospital.
Num hospital vão pessoas doentes, a morrer, a sofrer.
Na MAC, espera-se vida, espera-se o renascer e a esperença.
Lisboa deve ter uma meternidade.
Além disso, devido à sua centralidade, tem muitos meis de transporte publicos directos e indirectos.
Sai muito mais barato ter a MAC aberta, do que criar mini maternidades nos diferentes hospitais.
Não entendo a lógica.
Pata-Hari Escreveu:Escada, porquê que deve ser mantida aberta? não percebi.
É uma boa opção. Ao preço do m2 na zona onde está, vendem-a e constroem uma nova noutro sítio mais barato e ainda ficam a lucrar algum.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Não dizes tu mas escrevo eu.
O Salazar foi muito mau, e uma das principais razões pela qual agora estamos assim...deixou-nos habituadinhos a não pensar, a agradecer a esmola caridosa e ter medo do patrão que com um ar de seriedade punha os malandrecos na ordem.
O 25 de Abril foi outra...deixou-nos habituadinhos a que não é preciso esforço para sermos melhor que os outros, e que o Estado chega para tudo.
No disparate, os extremos tocam-se.
E quem te salvou foi o médico, não foi o facto da maternidade ser onde é
- Registado: 3/2/2009 12:21
Espero que......
Não seja para nenhum Hotel de 5 estrelas!!!!
- Registado: 29/11/2007 11:18
Há para aí uns 10 anos que há a intenção de a fechar.
Isto já foi exaustivamente debatido na comunicação social aquando do lançamento dos novos hospitais PPP da área de Lisboa.
Há é distraídos.
Aliás a anterior ministra da saúde lançou a ideia daquele edifício, que é bonito, sem dúvida, vir a albergar o próprio ministério da saúde.
Cumprimentos
Isto já foi exaustivamente debatido na comunicação social aquando do lançamento dos novos hospitais PPP da área de Lisboa.
Há é distraídos.
Aliás a anterior ministra da saúde lançou a ideia daquele edifício, que é bonito, sem dúvida, vir a albergar o próprio ministério da saúde.
Cumprimentos
- Registado: 23/8/2006 18:53
Maternidade ALferedo da Costa VAI FECHAR
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=31184
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 136 visitantes