Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preferem receber menos ou ser despedidos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LFA1 » 16/10/2011 16:21

Quico escreveu
Pata-Hari escreveu:
O fundamental é não deixar as pessoas passarem fome, Quico. E simultaneamente reduzir despesa do estado. Em qualquer empresa, quando é preciso reduzir, as administrações reduzem custos. Ponto. No estado não tem nem pode ser diferente.

Exacto. Concordo. Por isso é que nunca percebi o argumento de quem quer também que se faça os mesmos cortes no sector privado...
É de cortes nos estado que estamos a falar! Não é estar a pedir mais "esforço de todos", ou seja, impostos!
E se estamos a falar de cortes, perguntaram-te e perguntaram bem: preferem despedimentos?

O que acho graça é que até há pouco, todos concordavam que era preciso cortar no "tamanho" do estado! Que ia doer muito e tal... E agora esta indignação toda. Só agora caíram na real?

Não é estar a pedir mais esforços de todos?!!!
Esta está boa, então mas os funcionários públicos é que têm de pagar os desvarios do BPN?! Ou do Alberto João?! Ou dos negócios ruinosos das parcerias público-privadas, com os privados a encher os bolsos de forma escandalosa à custa do erário público?!!Ou da fuga aos impostos dos do privado?!! Ou de muitas empresas privadas que mais não são do que abortos que acabam na falência e com o Estado a ter depois de suportar os respectivos subsídios de desemprego?! Ou de parte do RSI que é para quem nada faz e pode fazer?!! Ou são só os funcionários públicos que têm de contribuir para o pagamento das pensões rurais, de sobrevivência, etc, de quem nada tem e nada pode?!
Ou os cortes nos salários só são bons quando são para os outros, mas quando são para nós já são impostos sem fundamento?!!
Imagino o que não diriam os do privado se lhes cortassem agora os subsídios de férias e de natal e deixassem intactos os dos funcionários públicos! E se para além disso já tivessem dimunído os salários do privado em 5% quando os do público se mantinham. E se para além disso não pudessem progredir nas respectivas empresas apesar de serem os melhores trabalhadores?!

Se prefiro despedimentos? É claro que prefiro despedimentos se houver sectores do Estado em que haja excesso de funcionários e estes despedimentos forem apenas na medida do estritamente indispensável para ajustar o número de funcionários às necessidades do respectivo serviço. Assim como acho que se devem extinguir todos os organismos que não se justifiquem. Agora isso nada tem que ver com o facto de todos deverem suportar os sacrifícios que são impostos para superar a crise.
E este corte nos subsídios de natal e de férias só para os funcionários públicos é uma aberração e uma gritante injustiça.
E meu caro amigo onde não há justiça não pode haver paz!

Registado: 25/5/2009 23:18

por Trisquel » 16/10/2011 16:14

Caros Caldeireiros,

Voçês tem todos muita razão mas na minha opinião tudo o que se está a passar não deixa de ser uma injustiça!

Quem deixou que o funcionalismo publico chegasse ao que chegou? Quem servia uma função pública da forma que estava? Foram os funcionários ou os dirigentes?

Os funcionários não foram de certeza mas são os que estão a pagar e lhes estão a pedir a cabeça e os que deixaram chegar onde isto chegou, leia-se dirigentes, mais uma vez vão passar impunes a tudo isto!

Tudo isto tem culpados e sem percebermos o que se fez de mal e quem o fez nunca vamos tirar ilações afim de ver os erros e corrigir e poder voltar a tomar decisões correctas!

Andamos ao sabor de quem nos dirige, se temos dinheiro mesmo que emprestado vamos ser ricos e vale tudo. Agora que não temos dinheiro vale tudo na mesma mas no sentido de ficarmos pobres.

Não existe uma estratégia de país, assim nunca mas nunca vamos conseguir dar a volta á situação e o que temos mais certo é sermos poupados da nossa divida e estarmos mais uma ou duas décadas sem conseguir levantar cabeça.

Querem soluções?

Temos todos e em conjunto que dinamizar uma economia muito virada para o nosso mercado, consumir o que produzimos e se tiver qualidade podemos exportar. Não venham dizer que cada um tem direito á escolha e vivemos num mercado global porque a situação que nos impõem não nos deram a escolher.

Ou isto ou um país sem futuro e cada vez mais pobre!

Somos Portugueses temos de fazer pelo nosso país e não esperar que sejam os outros a faze-lo!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por jgovat » 16/10/2011 16:04

Pata-Hari,

Prefiro ser despedido.

"O fundamental é não deixar as pessoas passarem fome"
Demagogia no seu esplendor.

Cumprimentos,

jgovat

Registado: 12/4/2003 22:40

por MarcoAntonio » 16/10/2011 15:31

cesar1967 Escreveu:Meus caros,
Estes números podem ser feitos e publicados de duas maneiras...
De trás para a frente... Ou da frente para trás...
Como vocês sabem, naturalmente...
Estes números partem de um princípio de quem manda: "Quero que o resultado final seja X!"...
A partir daí...

De que números estás a falar, dos meus?

Isto são números retirados do relatório do Orçamento de Estado de 2011, que por sinal foi elaborado pelo Governo anterior e que de resto é consistente ao longo do tempo e dos vários orçamentos de estado (de diferentes governos): as depesas com pessoal têm vindo a cair progressivamente há anos e as despesas com prestações sociais a subir. Isto é, cada vez se gasta menos com quem trabalha, cada vez se gasta mais com quem (por uma razão ou outra) não trabalha.

Só há uma forma de olhar (realmente) para eles!

Depois, o que há é duas formas de não olhar para eles: não olhar para eles sequer ou olhar mas fazer de conta que não se viu.

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por cesar1967 » 16/10/2011 15:26

Meus caros,
Estes números podem ser feitos e publicados de duas maneiras...
De trás para a frente... Ou da frente para trás...
Como vocês sabem, naturalmente...
Estes números partem de um princípio de quem manda: "Quero que o resultado final seja X!"...
A partir daí...
Ou não acreditam que, neste preciso momento (15.22 h de 16/10/2011) o OE 2012 ainda não está fechado e que ainda dezenas ou centenas de colaboradores estão e vão passar o resto do Domingo, a noite e a própria Segunda-feira a fechar o mesmo? Para, se calhar, ser apresentado às 23 h, na habitual pen???
Abraço.

(Nota: este orçamento começou a ser elaborado à semanas... quem trabalha nele, teve muito pouco que fazer... passou dias sem nada para fazer... agora, está a ganhar horas extras, para o fechar... da maneira que mais interessa...)))...

Registado: 6/10/2011 19:10

por mfsr1980 » 16/10/2011 14:56

De qualquer das formas o despedimento de funcionários públicos é importante e deveria ser o resultado de reformas feitas no sector.
Acresce que deveriam ser tomadas providências para que os funcionários públicos não tivessem regalias do género carro, cartão de crédito e telemóvel.
Os carros que tivessem de ser comprados, deveriam ser da produção nacional, etc etc.
Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

Re: Preferem receber menos ou ser despedidos?

por tava3 » 16/10/2011 14:45

MarcoAntonio Escreveu:Mas as receitas também vão baixar, tanto em receitas fiscais directas como indirectas (via consumo). Além disso, parece-me expectável a subida do desemprego e portanto algumas despesas sociais devem subir também...

Esse é que é o problema, segundo alguns economistas, já tinha sido atingido o limite dos cortes antes destas medidas. As pessoas vão perder poder de compra, os que ainda mantém algum vão se conter porque não sabem o que ainda pode vir. Daqui para a frente qualquer corte pode muito bem se traduzir num maior prejuízo nas contas. Como não se vislumbra nenhuma medida para estimular a economia, isto só pode correr mal.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por MarcoAntonio » 16/10/2011 14:25

Pata-Hari Escreveu:Igualmente, foi dado o valor que está em causa nas medidas tomadas, quanto é que é suposto poupar percentualmente no total das despesas do estado?

Numa estimativa minha muito rápida e por alto dada na noite em que foi anunciado o corte, deverá andar na ordem de grandeza dos 4 mil milhões de euros, possivelmente menos, em termos de poupança na despesa. Isto inclui tanto o corte dos salários como das pensões/reformas e passava pelo pressuposto que seriam cortadas estas tanto na CGA como na SS, como entretanto foi confirmado.

Mas as receitas também vão baixar, tanto em receitas fiscais directas como indirectas (via consumo). Além disso, parece-me expectável a subida do desemprego e portanto algumas despesas sociais devem subir também...

Não consigo fazer uma estimativa dos efeitos reais finais do corte e nem vou tentar, como também disse na altura.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/10/2011 14:10

K. Escreveu:3. Evita-se algo de muito perigoso, pois no estado em que esta a sociedade, os despedimentos iriam acabar por ser feitos por motivos politicos e nao por razoes de merito.

Nem mais. Tocaste num nervo tremendo...

Eu acho de resto curioso numa sociedade onde manifestamente não há cultura de meritocracia as pessoas assumirem que despedir - no Estado! - era colocar os piores na rua!

Santa ingenuidade: em Portugal seriam despedidas em função de amizades e de simpatias políticas.

Afinal, no final, quem paga a conta é o contribuinte portanto não há por que assumir que o despedimento vá ser mais eficiente no Estado mas menos, uma vez que a prioridade não era maximizar o resultado da Escola ou do Hospital mas proteger o amigo e/ou o colega de partido.

E pior ainda, corria-se o risco de despedir onde já estão pessoas a menos e poupar onde estão uma carrada de amigos a mais!

Isso faz com que pessoalmente não esteja contra a existência de cortes na função pública (como já disse noutro tópico) pois ao menos vai mais ou menos tudo a eito. O que estou contra é que se fale tanto da árvore e tão pouco da floresta ou, ainda, contra o formato dos cortes que poderia ser outro mais eficiente e justo que não este!
Imagem

Administrador Fórum

por K. » 16/10/2011 14:02

E melhor (e mais eficiente) cortar vencimentos do que despedir. Pois,

1. Poupa-se no subsidio de desemprego e nas indeminizacoes.

2. Os servicos continuam a funcionar (lembro que hospitais, escolas, universidades, ja estao com falta de pessoal).

3. Evita-se algo de muito perigoso, pois no estado em que esta a sociedade, os despedimentos iriam acabar por ser feitos por motivos politicos e nao por razoes de merito.

Registado: 28/5/2008 1:17

por MarcoAntonio » 16/10/2011 13:48

Este quadro diz respeito a 2010 mas é interessante porque é a divisão das despesas e receitas por sectores (segurança social, adminsitração central e administração local e regional).

Por exemplo, serve para sublinhar que as despesas sociais do quadro anterior (segurança social) são apenas metade do total das despesas sociais. Depois há ainda outro tanto. Ao todo eclipsam completamente as despesas com salários, claro...

Agora, uma questão (im)pertinente:

O que é que iria ter mais impacto indirecto na receita fiscal, por cada euro cortado? Cortar vencimentos a quem ganha menos de 1000 euros (que não estava previsto nem tão pouco no memorandum mas vai acontecer) ou cortar pensões acima de 1500 euros (que estava no memorandum mas foi deixado cair)?

A propósito, que confusão toda foi aquela por alturas do PEC4 acerca do corte de pensões?
Anexos
admcentraladmlocalsegsocial.PNG
admcentraladmlocalsegsocial.PNG (72.64 KiB) Visualizado 2854 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por vdap » 16/10/2011 13:45

(Re)leiam o tópico do Marco António e depois leiam e leiam e tornem a ler.

Apenas 1/4 da despesa é gasta em salários, em vez de estar toda a gente a dizer p/ se cortar nos salários porque não atacam a fatia de leão??

Onde é que o estado tem mais despesa não é nos salários, porque insistem em cortar nos salários??

Eu acho que agora com tudo explicadinho só não vê quem não quer...

Virtuagod, acho que chegamos a acordo em alguns pontos ;)

Registado: 29/11/2007 14:10

por latrinaxxl » 16/10/2011 13:38

richardj Escreveu:vão despedir pessoas com 15 a 20 anos de contracto... só em indemnizações seria uma brutalidade. sim porque isso da justa causa seria uma guerra tão grande que os tribunais ficariam entupidos.

mas sim cortem 100 mil postos e contratem 10 mil que trabalhem a serio.

não há vez nenhuma que vá as finanças e não de depare com a seguinte situação: fila de espera grande, apenas metade das mesas estão ocupadas por funcionários e regra geral apanho-os à conversa apesar de ser uma hora critica.

o problema é que essa medida numa irá para a frente porque existe muita gente que tem na família algum funcinario publico e o desemprego iria crescer bastante. como não à economia para haver empregos para todos o estado inventa empregos...

Quanto à parte das indemnizações, porque achas que eles vão alterar a lei que reduz drasticamente as compensações? Não interessa que tenhas 20, 30 anos de serviço, vais receber apenas por 10 anos e 22 dias por cada ano.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por richardj » 16/10/2011 13:33

vão despedir pessoas com 15 a 20 anos de contracto... só em indemnizações seria uma brutalidade. sim porque isso da justa causa seria uma guerra tão grande que os tribunais ficariam entupidos.

mas sim cortem 100 mil postos e contratem 10 mil que trabalhem a serio.

não há vez nenhuma que vá as finanças e não de depare com a seguinte situação: fila de espera grande, apenas metade das mesas estão ocupadas por funcionários e regra geral apanho-os à conversa apesar de ser uma hora critica.

o problema é que essa medida numa irá para a frente porque existe muita gente que tem na família algum funcinario publico e o desemprego iria crescer bastante. como não à economia para haver empregos para todos o estado inventa empregos...

Registado: 25/4/2011 22:36

por MarcoAntonio » 16/10/2011 13:30

Continuando a explorar a verdadeira grande despesa, as despesas sociais!...

Note-se que às pensões da Segurança Social acrescem as da Caixa Geral de Aposentações que é da ordem dos 8 mil milhões de euros, mais coisa menos coisa. Ao todo, juntas, ultrapassam os 20 mil milhões de euros e por conseguinte as despesas com pessoal (salários).

Mas depois ainda há uma série de outras coisas, que no final praticamente duplicam este valor...
Anexos
despesasnasegurancasocial.PNG
despesasnasegurancasocial.PNG (111.66 KiB) Visualizado 2875 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por vitcosta » 16/10/2011 13:10

Concordo em absoluto
Despeçam os culpados.

SOu do sector empresarial do estado, e no meu serviço sei apontar 3 funcionarios que nada fazem.

As minhas chefias nada fazem.. deixam andar..

Despeçam estes, reformem-nos , qualquer coisa...

Deve-se cortar o "cancro" senão vai continuar a contaminar..

O problema será quem decide estes cortes, uma vez que as chefias estão todas contaminadas pelos partidos...

Neste momento todos estão demissionários na administração e quem vai ser colocado será obviamente um da cor do governo...

A minha vontade é pegar em alguns funcionários da base e tomar conta daquilo...

Pata-Hari Escreveu:No outro dia ao comentar o orçamento de estado, a resposta que me foi dada e que me meteu totalmente no meu lugar, nem disse mais nada foi "sim, mas achas que é preferível reduzir ordenados no estado ou despedir e deixar 15% dos funcionários do estado no desemprego?"

O facto é que sabemos pela composição das despesas (onde é que o Elias colocou isso?) que os salários são a maior fatia dos custos. Quais são as alternativas....? desemprego e fome?

Igualmente, foi dado o valor que está em causa nas medidas tomadas, quanto é que é suposto poupar percentualmente no total das despesas do estado?

Registado: 29/11/2007 14:17

por MarcoAntonio » 16/10/2011 12:59

Pata-Hari Escreveu:
O facto é que sabemos pela composição das despesas (onde é que o Elias colocou isso?) que os salários são a maior fatia dos custos. Quais são as alternativas....? desemprego e fome?

Eu já meti isto aqui uma e outra e outra vez. As despesas com pessoal no activo são um quarto da despesa corrente (cerca de 25%) no Estado.

O Estado gasta o dobro disso em despesas sociais: pensões/reformas (seg.social e cga), baixas, rsi's, subs.desemprego, etc, etc...
Anexos
despesascorrentesorçamento.PNG
despesascorrentesorçamento.PNG (99.57 KiB) Visualizado 2925 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por VirtuaGod » 16/10/2011 12:52

Sim sim, antes de despedimentos etc teriamos que alterar/modernizar em MUITO as leis laborais!!

Não deixo de perceber e concordar parcialmente com o que dizes mas o chavão "O Estado não despede" irrita-me um bocado e acho que só vai dar asneiras... como se está a ver! Era fazer um "Tropa de elite" de avaliação de funcionários públicos e despedir uns quantos, mas lá está eu às vezes vivo no meu mundo que é mais prático, na vida real há as questões da lei etc etc

Mas começava por pôr toda a gente com rendimento de inserção a trabalhar numa empresa estatal assim uns 3 dias por semana,, afinal se uma pessoa está parada em nada contribui para a reinserção.

Aliás isto está tão mal que eu já ficava satisfeito com o que para mim são meias medidas como as que referes :wink:

P.S. A minha primeira medida era baixar o salário ao da TAP pk se isto fosse feito numa empresa privada ele via era o olho da rua [url]:http://economia.publico.pt/Noticia/tap-vende-groundforce-e-perde-27-milhoes-de-euros-1516516[/url] mas como é pública é o gestor mais bem pago de uma empresa pública
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por vdap » 16/10/2011 12:40

VirtualGod,

Os debates são mesmo isto expressão de ideias contrárias, senão não valia a penas nos expressarmos!

Mas permite-me discordar de ti!!! Primeiro não temos leis que permitem essa selecção que referes no despedimento!

Uns meses atrás, numa empresa no norte, não vou especifica qual o o cargo que exercia, passou por um processo de redução de estrutura.

Quando chegou à altura de despedir o que aconteceu?

Despedi-mos os trabalhadores menos qualificados?
ou
tivemos que despedir, os mais recentes do quadro ficando com os mais antigos?

Pois é, a nossa lei diz que que temos que ficar com os que têm mais anos de trabalho.
Isto tudo para dizer que se houvesse um processo de despedimento na função pública quem garante que as pessoas com competências não saíam, e ficavas com um estado ainda mais lento e menos eficaz do que o que tens???

Atenção que não defendo os despedimentos, acho que é a pior coisa que se pode fazer e acredito que não seja esse o caminho!!!

Remeto novamente para o meu post anterior, a solução é por um caminho diferente.
cumprimentos

por artista_ » 16/10/2011 12:32

Pata-Hari Escreveu:latrinax, isso resolve-se com alterações nas leis laborais. Mas ninguém pede a flexibilização dessas, ou sim? tens visto quantos comentários a pedir/exigir isso do governo? quantas vozes se levantam quando isso sucede?

Essas leis já existem, embora de uma forma indirecta. Partindo do princípio que estão a usar nos outros sectores o mesmo que na educação, nos últimos 10 anos poucas pessoas entraram para os quadros do estado, ao serem contratados estão sempre em situação de ficar de fora. No caso dos professores, não só os metem fora com facilidade, como os colocam em horários mais reduzidos onde ganham menos do que se estivessem no subsídio de desemprego, como ainda lhes arranjaram uma legislação "especial" em que lhes foram retirados os direitos a indemnização por caducidade de contrato!! :shock: ... mas lá está, a maioria gosta de olhar para só para os que têm regalias que não deviam ter, importam-se pouco que o estado "chule" quem quer que seja, até acham isso bom, porque poupando nos outros pode ser que não lhes calhe a eles... mas isto calha a todos, de uma forma ou de outra!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por VirtuaGod » 16/10/2011 12:23

Acho que sedevia partir para os despedimentos, por muito que custasse era uma forma de recomeçar. Sem consequências para os trabalhadores pk recebem sempre o $ no fim do mês não há incentivos ao trabalho. E depois basta uma maça podre que os bons trabalhadores começam "se ele não faz nada e recebe tanto como eu para que me vou esforçar tanto"?

Sou a favor dos despedimentos sim e acredita que se fosse funcionário público teria a mesma opinião pk sou uma pessoa que assume os erros. Se trabalhasse mal e fosse despedido ficava mais com peso na consciência de ser mau trabalhador/preguiçoso do que me ia queixar que o Estado isto/ o Estado aquilo.

Temos uma excelente oportunidade de olear a máquina, despedir aquelas pessoas que parece que estão nos empregos e de férias ao mesmo tempo! Esta porcaria do socialismo só nos vai deixar como o Japão... lá funcionou 5 estrelas não funcionou? Temos que despedir e deixar a economia ir abaixo e reconstruir!!

Adoro quelas pessoas que são contra o capitalismo actual. São tão cegas é que isto não é capitalismo... é SOCIALISMO! desde quando salvar bancos é capitalismo???

Ao charco com esta sujidade toda...

P.S. Peço desculpa ter-me envolvido/chateado demais na mensagem mas sou uma pessoa expressiva por natureza, não pretendo atacar ng em particular!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por vdap » 16/10/2011 12:14

Bom dia,

Isto de despedir pessoal está sempre na ponta da língua de todos os portugueses.

A solução mais básica e fácil é despedir pessoal, o governo não se esforçou muito mais, mas conseguiu ser mais criativo de que o pessoal que diz, vamos despedir pessoal.

Mas a questão é outra, quase 50% do orçamento de estado é gasto não com salários, mas com prestações sociais (onde anda o tópico que tem isso?) ou seja, se despedir-mos mais pessoal, menos pessoas a gastar e a descontar quem suporta as prestações sociais?

o que vai acontecer?

Mais cortes para quem está a trabalhar, para aqueles que trabalham 9 horas por dia recebem menos 5% que os da função pública e gritam... vamos despedir os funcionários públicos.

A solução é outra, como diz a Pata(espero poder tratá-la por tu) é preciso flexibilizar leis laborais. É preciso fazer um tecto máximo àss prestações sociais, já não sei onde ouvi, ou li, mas na suíça o tecto máximo para uma prestação é de 1700€ e não se pode acumular prestações, como faz por exemplo o nosso presidente da republica.

Passa por pôr um limite máximo ao vencimento dos funcionários públicos, (no máximo, o vencimento do presidente da república,)
.
Passa por acabar com as regalias para as famílias de ministros e afins.
.
Passa por haver tectos máximos nos prémios para os gestores.
.
Passa, por uma legislação mais incisiva, às evasões fiscais.
.
E como agora anda na moda falar sempre dos professores e escolas, alguém já se lembrou de falar das famílias, com capacidades económicas, levam os filhos de Audi, Bmw etc... à escola e o filho tem Escalão A? almoça de graça na escola e tem os livros de graça?
.
Onde quero chegar é que também passa por uma maior responsabilização da sociedade!! A sociedade é coerente com este tipo de situações.
.
enfim e muitas outras coisas, que todos sabemos, mas na altura em vez de denunciar casos, gritamos despeçam o trabalhador!!!
Anexos
val603a.JPG
Imagem retirada do (http://balancedscorecard.blogspot.com/)
val603a.JPG (11.85 KiB) Visualizado 3004 vezes

por latrinaxxl » 16/10/2011 12:08

Pata-Hari Escreveu:latrinax, isso resolve-se com alterações nas leis laborais. Mas ninguém pede a flexibilização dessas, ou sim? tens visto quantos comentários a pedir/exigir isso do governo? quantas vozes se levantam quando isso sucede?

As vozes a que te referes estão bem identificadas: sindicatos/ máfia. Esta defesa intransigente do "trabalhador" e dos seus direitos vão levar-nos à ruína. O trabalhador também tem deveres e estes senhores só falam nos direitos. É preciso viver no terreno para estar a par das ilegalidades, do compadrio, da falta de ética que esta gente tem.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Quico » 16/10/2011 12:06

Pata-Hari Escreveu:O fundamental é não deixar as pessoas passarem fome, Quico. E simultaneamente reduzir despesa do estado. Em qualquer empresa, quando é preciso reduzir, as administrações reduzem custos. Ponto. No estado não tem nem pode ser diferente.

Exacto. Concordo. Por isso é que nunca percebi o argumento de quem quer também que se faça os mesmos cortes no sector privado...
É de cortes nos estado que estamos a falar! Não é estar a pedir mais "esforço de todos", ou seja, impostos!
E se estamos a falar de cortes, perguntaram-te e perguntaram bem: preferem despedimentos?

O que acho graça é que até há pouco, todos concordavam que era preciso cortar no "tamanho" do estado! Que ia doer muito e tal... E agora esta indignação toda. Só agora caíram na real?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Pata-Hari » 16/10/2011 11:53

latrinax, isso resolve-se com alterações nas leis laborais. Mas ninguém pede a flexibilização dessas, ou sim? tens visto quantos comentários a pedir/exigir isso do governo? quantas vozes se levantam quando isso sucede?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, caldeirum, carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, jls1, josehenry400, trilhos2006 e 280 visitantes