Preferem receber menos ou ser despedidos?
1º começo por dizer que existem bons funcionários públicos (FP), como em todos os serviços, mas infelizmente são poucos, muito poucos.
Trabalho numa empresa privada que (infelizmente) tem de trabalhar com parte dos FP que trabalhavam naquele tipo de serviço antes de ser adjudicado a uma empresa privada. Ora, desses 20 FP, 19 têm cartas do médico como têm artrites, não podem fazer trabalho repetitivos, não podem fazer isto e aquilo, ou seja, não podem mexer uma palha, além de que trabalham menos 1 hora por dia e ganham muito mais. Onde está a justiça disto?
Colegas que desempenham funções similares, trabalham menos e ganham mais por serem da FP, é justo?? Nem com estes cortes ficamos ao mesmo nível.
Claro que muitos podem vir aqui defender que devíamos ser nivelados por cima, claro que seria bom para os privados, mas já que assim não será possível por muitos anos, então que se faça justiça nivelando os FP por baixo.
Por isso: FORÇA COM OS DESPEDIMENTOS, ACABEM COM OS PARASITAS!!
Trabalho numa empresa privada que (infelizmente) tem de trabalhar com parte dos FP que trabalhavam naquele tipo de serviço antes de ser adjudicado a uma empresa privada. Ora, desses 20 FP, 19 têm cartas do médico como têm artrites, não podem fazer trabalho repetitivos, não podem fazer isto e aquilo, ou seja, não podem mexer uma palha, além de que trabalham menos 1 hora por dia e ganham muito mais. Onde está a justiça disto?
Colegas que desempenham funções similares, trabalham menos e ganham mais por serem da FP, é justo?? Nem com estes cortes ficamos ao mesmo nível.
Claro que muitos podem vir aqui defender que devíamos ser nivelados por cima, claro que seria bom para os privados, mas já que assim não será possível por muitos anos, então que se faça justiça nivelando os FP por baixo.
Por isso: FORÇA COM OS DESPEDIMENTOS, ACABEM COM OS PARASITAS!!
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
O fundamental é não deixar as pessoas passarem fome, Quico. E simultaneamente reduzir despesa do estado. Em qualquer empresa, quando é preciso reduzir, as administrações reduzem custos. Ponto. No estado não tem nem pode ser diferente. Tem que se reduzir, reduz-se. Ponto. Não podemos ter reformas ou ordenados se não pagarmos para isso. E como não pagamos/não produzimos, não podemos pagar. Simples.
Faria sentido reduzir mais nos sectores menos produtivos do estado. E suspeito que esses são mesmo a educação e a saúde (vide últimos resultados dos testes nacionais onde as escolas públicas ficaram miseravelmente atrás das privadas). É chato, é aborrecido, mas é necessário. É como desinfectar e tratar feridas. Chato, doloroso mas necessário.
Faria sentido reduzir mais nos sectores menos produtivos do estado. E suspeito que esses são mesmo a educação e a saúde (vide últimos resultados dos testes nacionais onde as escolas públicas ficaram miseravelmente atrás das privadas). É chato, é aborrecido, mas é necessário. É como desinfectar e tratar feridas. Chato, doloroso mas necessário.
Acho que é uma oportunidade para despedir aqueles que se portaram mal nos últimos 10/20 anos, há casos sobejamente conhecidos de professores que durante anos e anos faltaram a 50% das aulas, apenas para dar um exemplo.
Não me faz grande sentido que os FP´s competentes e esforçados tenham que fazer os mesmos sacrifícios que os baldas.
Não me faz grande sentido que os FP´s competentes e esforçados tenham que fazer os mesmos sacrifícios que os baldas.
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 16/10/2011 11:34, num total de 1 vez.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Preferem receber menos ou ser despedidos?
No outro dia ao comentar o orçamento de estado, a resposta que me foi dada e que me meteu totalmente no meu lugar, nem disse mais nada foi "sim, mas achas que é preferível reduzir ordenados no estado ou despedir e deixar 15% dos funcionários do estado no desemprego?"
O facto é que sabemos pela composição das despesas (onde é que o Elias colocou isso?) que os salários são a maior fatia dos custos. Quais são as alternativas....? desemprego e fome?
Igualmente, foi dado o valor que está em causa nas medidas tomadas, quanto é que é suposto poupar percentualmente no total das despesas do estado?
O facto é que sabemos pela composição das despesas (onde é que o Elias colocou isso?) que os salários são a maior fatia dos custos. Quais são as alternativas....? desemprego e fome?
Igualmente, foi dado o valor que está em causa nas medidas tomadas, quanto é que é suposto poupar percentualmente no total das despesas do estado?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, bpcolaco, Google [Bot], trilhos2006 e 291 visitantes