Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Primeira-ministra da Ucrânia condenada a sete anos de prisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/10/2011 1:28

A-330 Escreveu:E foram "só" 150 milhões de euros. Aqui , BPN 5Bi, Sócrates , 383 milhões , submarinos...,
Ó Elias , achas que passa dos 150 milhões? Faz lá as contas.

Acontece que tu sobre Portugal conheces as histórias todas. Sobre a Ucrânia duvido - e muito - que conheças os podres todos, para poderes fazer uma comparação dessas e retirares conclusões.

A-330 Escreveu:Bom,eu não sei se a Ucrânia é mais corrupta ou menos

Mas podias ao menos tentar descobrir.

Vá eu dou uma ajuda: vê aqui e aqui e ainda aqui.

Depois diz-me lá se manténs a tua opinião sobre o país. :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 12/10/2011 1:23

Elias Escreveu:pmatos,

O Euro não foi o único factor, mas deu um forte contributo. Há que ter presente que o facto de não podermos desvalorizar a moeda tornou os nossos produtos menos atractivos para exportação.

Quando aderimos ao Euro era sabido que íamos perder a política monetária e a política cambial. A política orçamental ia tornar-se crucial e, no entanto, foi o que se viu.
Editado pela última vez por Automech em 12/10/2011 1:36, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por A330-300 » 11/10/2011 23:35

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Bom,eu não sei se a Ucrânia é mais corrupta ou menos ,se foi vingança política ou não. O que eu sei é que lá pelos vistos há uma coisa que se chama responsabilizacao dos políticos.Aqui não.

Lá põe políticos na cadeia.Aqui só vão para a cadeia por engano.

O que te leva a acreditar que esta situação na Ucrânia não se tratou de um caso isolado? Ou, se preferires, não aconteceu "por engano"?

A-330 Escreveu:Nós estamos em pré bancarrota.Eles não.

Convém referir que abdicámos de um dos nossos maiores poderes - o de cunhar moeda própria e fixar o seu valor - desde que entrámos para o Euro. Este facto contribuiu em grande medida para a situação actual.

Nada me leva a crer que foi um engano , mas pelo menos já estão mais adiantados do que nós ao terem uma lei que responsabiliza os políticos.
E foram "só" 150 milhões de euros. Aqui , BPN 5Bi, Sócrates , 383 milhões , submarinos...,
Ó Elias , achas que passa dos 150 milhões? Faz lá as contas.

A entrada no euro não é desculpa.De 27 países só 2 estão na bancarrota. Paremos de arranjar desculpas para a nossa incompetência.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por pmatos23 » 11/10/2011 19:25

Correcto, e é por isso que o ajuste agora é mais lento e doloroso, via deflação. Se fosse via desvalorização era bem mais rápido.

Mas todos os politicos que estiveram envolvidos neste projecto do Euro, antes mesmo de aderirmos, já o sabiam, e nada fizeram para nos ajustarmos, enquanto sociedade e economia. Apenas viram o que lhes convinha, dinheiro disponivel, em grandes quantidades e a juro baixo, para gastar como se não houvesse amanhã, ou não se tivesse que pagar as dividas.

Ou seja, nós é que fomos em grande medida os responsáveis desta crise, não o Euro, e agora sem a escapatória da desvalorização, temos muito que penar.

BN

Registado: 9/5/2011 12:12

por Elias » 11/10/2011 19:07

pmatos,

O Euro não foi o único factor, mas deu um forte contributo. Há que ter presente que o facto de não podermos desvalorizar a moeda tornou os nossos produtos menos atractivos para exportação.

por pmatos23 » 11/10/2011 18:58

Elias,

Discordo
Convém referir que abdicámos de um dos nossos maiores poderes - o de cunhar moeda própria e fixar o seu valor - desde que entrámos para o Euro. Este facto contribuiu em grande medida para a situação actual

Posto dessa maneira até parece que o Euro, per se, foi a causa desta crise, e não a nossa inabilidade de adaptação a uma realidade nova, e o desvairio de politicos e cidadões em geral.

Que se argumente que o euro e o BCE estão desenhados á medida do eixo franco/alemão (naturalmente), tudo bem, mas isso já ñós sabiamos, faltou-nos uma politica economica e fiscal desse tipo. Como não o fizemos voluntariamente, talvez agora o sejamos forçados a fazer á pressa, e dolorosamente, resolvendo assim uma das maiores criticas que os opositores do euro apontam: a falta de uma politica fiscal e orçamental comum.

BN

por Elias » 11/10/2011 18:47

A-330 Escreveu:Bom,eu não sei se a Ucrânia é mais corrupta ou menos ,se foi vingança política ou não. O que eu sei é que lá pelos vistos há uma coisa que se chama responsabilizacao dos políticos.Aqui não.

O que te leva a acreditar que esta situação na Ucrânia não se tratou de um caso isolado? Ou, se preferires, não aconteceu "por engano"?

A-330 Escreveu:Nós estamos em pré bancarrota.Eles não.

Convém referir que abdicámos de um dos nossos maiores poderes - o de cunhar moeda própria e fixar o seu valor - desde que entrámos para o Euro. Este facto contribuiu em grande medida para a situação actual.

por pmatos23 » 11/10/2011 16:36

Deixa lá mas é o pobre do Afonso em paz, que ele não quer "rescucitar" nem ressuscitar, até se assustava :)

Bem, como todos actualmente queremos a cabeça de um politico, servia na bandeja, pois, fomos muito mal governados nos ultimos anos / décadas, qualquer noticia que surja sobre um politico, ex-governante a ser julgado e condenado, aquece-nos o coração...

Mas neste caso, realmente cheira a vingança politica, com um pretexto, e não a justiça.

O que eu queria mesmo, cá no nosso burgo, era uma justiça rápida e eficaz, transparente, mas ao mesmo tempo com as devidas garantias de imparcialidade e direitos minimos do acusado, como num estado de direito a sério.

BN

por escada1 » 11/10/2011 16:21

Sabem que mais ?
Ista era rescucitar o D. Afonso Henriques, para com a sua espada de 10 KG, cortar as cabeças de umas centenas de politicos actuais e antigos.

Registado: 23/8/2011 11:35

por flugufrelsarinn » 11/10/2011 16:12

Nós estamos em pré bancarrota.Eles não.

Não sei porque é que todas as vezes que se compara outro país a Portugal aparece aqui gente a argumentar muito melindrada como se fôssemos um exemplo a seguir.

Acho que deveríamos deixar este orgulhoseco pseudo patriótico de lado e copiar ,já que não temos competência e ou coragem para criar.Isso sim é que é ser patriota.

A330

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3% ... 3o_Laranja

Depois diz-me quem é o corrupto aqui...

exemplos como a ucrânia tenho a china a venezuela, a russia, Zimbábue, cuba e um sem número de países...

Se tivesses uma justiça à la Ucrânia talvez a esta hora não estivesses tão à vontade para escrever em foruns

Registado: 3/11/2008 18:35

por TRock » 11/10/2011 16:00

Flugufrelsarinn Escreveu:Por acaso não acho que este caso sirva de exemplo a quem quer que seja.
A pessoa que foi condenada foi uma das líderes da revolução laranja da qual o principal derrotado foi...o actual presidente da república...
Sim naquelas famosas eleições em que o adversário, que na altura foi eleito presidente da república do actual presidente foi envenenado ficando com a cara toda desfigurada.

Revolução laranja que começou porque houve manipulação do acto eleitoral por parte de quem está agora no governo...

Que a justiça em Portugal está má tudo bem agora comprar com a Ucrânia e dar a Ucrânia como exemplo é querer ser muito inocente

Flugufrelsarinn Escreveu:
JCS Escreveu:Mesmo não servindo de exemplo não invalida o que se passa cá.

JCS

Não claro que não! A diferença é que aqui a justiça não funciona (ponto)e estamos todos de acordo lá funciona para um dos lados...

Não quero dizer que a pessoa em questão não tenha feito asneiras, muito provavelmente fez mas que é um caso que tresanda a vingança política é.

Totalmente de acordo.

Registado: 13/9/2011 22:45

por A330-300 » 11/10/2011 15:54

Bom,eu não sei se a Ucrânia é mais corrupta ou menos ,se foi vingança política ou não. O que eu sei é que lá pelos vistos há uma coisa que se chama responsabilizacao dos políticos.Aqui não.

Nós estamos em pré bancarrota.Eles não.

Não sei porque é que todas as vezes que se compara outro país a Portugal aparece aqui gente a argumentar muito melindrada como se fôssemos um exemplo a seguir.

Acho que deveríamos deixar este orgulhoseco pseudo patriótico de lado e copiar ,já que não temos competência e ou coragem para criar.Isso sim é que é ser patriota.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Re: Primeira-ministra da Ucrânia condenada a sete anos de pr

por Elias » 11/10/2011 15:14

keijas Escreveu:
Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Porquê que isto não acontece por cá? mas porquê??? cá são reeleitos.

Não acontece? Parece-me que andas distraída... Já ouviste falar do Abílio Curto?

"Elias"

....Curto, e os longos????

aqueles que se alongaram com coisas insigificantes
exp..submarinos , sobreiros, "ferro velho" freeports,autódromo do Estoril,fundos comunitários, plantações de bananas,etc....enfim, com a portugalândia

.

keijas,

É verdade. Nem todos foram condenados. Mas houve um caso (o que citei) em que essa condenação aconteceu.

E agora repara nisto: na Ucrânia houve uma condenação, de acordo. Mas quantos casos não passaram já impunes nesse país? A corrupção na Ucrânia atinge proporções assustadoras, muito mas muito maiores do que cá. Parecem-me totalmente sem nexo são as conclusões e generalizações a que assistimos neste post, como que as que "concluem" que até na Ucrânia a justiça funciona melhor que cá e que "só cá é que o pessoal escapa impune".

Eu só pergunto: é possível retirar conclusões dessas tomando por base UM caso concreto? Alguém está em condições de afirmar que a situação é muito diferente de cá no que toca à percentagem de casos de corrupção que resultam em condenação efectiva, ou por outra, alguém tem uma base sólida para afirmar que não há uma maioria de situações de abuso e corrupção que passem impunes?

por keijas » 11/10/2011 15:05

Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Porquê que isto não acontece por cá? mas porquê??? cá são reeleitos.

Não acontece? Parece-me que andas distraída... Já ouviste falar do Abílio Curto?

"Elias"

....Curto, e os longos????

aqueles que se alongaram com coisas insigificantes
exp..submarinos , sobreiros, "ferro velho" freeports,autódromo do Estoril,fundos comunitários, plantações de bananas,etc....enfim, com a portugalândia

.
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por rodhes » 11/10/2011 14:48

É incrivel como neste campo até a Ucrânia é mais desenvolvida que Portugal

Registado: 29/11/2007 12:44

por Elias » 11/10/2011 14:40

por flugufrelsarinn » 11/10/2011 14:39

JCS Escreveu:Mesmo não servindo de exemplo não invalida o que se passa cá.

JCS

Não claro que não! A diferença é que aqui a justiça não funciona (ponto)e estamos todos de acordo lá funciona para um dos lados...

Não quero dizer que a pessoa em questão não tenha feito asneiras, muito provavelmente fez mas que é um caso que tresanda a vingança política é.

por JCS » 11/10/2011 14:35

Mesmo não servindo de exemplo não invalida o que se passa cá.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por flugufrelsarinn » 11/10/2011 14:26

Por acaso não acho que este caso sirva de exemplo a quem quer que seja.
A pessoa que foi condenada foi uma das líderes da revolução laranja da qual o principal derrotado foi...o actual presidente da república...
Sim naquelas famosas eleições em que o adversário, que na altura foi eleito presidente da república do actual presidente foi envenenado ficando com a cara toda desfigurada.

Revolução laranja que começou porque houve manipulação do acto eleitoral por parte de quem está agora no governo...

Que a justiça em Portugal está má tudo bem agora comprar com a Ucrânia e dar a Ucrânia como exemplo é querer ser muito inocente

por JCS » 11/10/2011 14:12

Acima de tudo serve de sério aviso a quem lá está (a governar) e a quem quer estar. Cá, emigra-se sempre que se (des)governa. O pequenino, esse, só se não lhe puderem tirar a roupa, senão até essa ia. Uma palhaçada a justiça neste país.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por escada1 » 11/10/2011 14:08

Por cá, como dizem os politicos, são condenados nas urnas...coitados...
Por essas e por outras, é que penso que Salazar foi um grande homem, pois tinha valores.
Ia para a sua casa Perto de Viseu, em viatura própria, e não do estado.
Não deixou fortuna a familiares nem a mulheres.Deixou isso sim, o país com os cofres cheios de ouro.

Registado: 23/8/2011 11:35

Primeira-ministra da Ucrânia condenada a sete anos de prisão

por Pata-Hari » 11/10/2011 14:01

Porquê que isto não acontece por cá? mas porquê??? cá são reeleitos.

Antiga primeira-ministra da Ucrânia condenada a sete anos de prisão por abuso de poder

11/10/2011

O juiz considerou ter ficado provado que Timochenko provocou prejuízos no valor de 150 milhões de euros. Além disso, Timochenko fica privada de ocupar cargos nas estruturas do poder durante três anos, o que a impedirá de participar nas eleições legislativas do Outono de 2012.

O juiz decidiu também que a antiga primeira-ministra terá de "indemnizar plenamente" a empresa pública de gás ucraniana Naftogaz, que terá sido prejudicada em cerca de 150 milhões de euros.

Segundo o juiz Rodion Kireev, os acordos sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia foram assinados "exclusivamente graças às acções ilegais e individuais de Iúlia Timochenko". "Os atos de Timochenko foram além dos seus poderes, provocando pesadas consequências", concluiu.

A sentença foi recebida com gritos pelos apoiantes de Timochenko, que se encontravam na sala de sessões: "Vergonha!", "Eles também serão condenados!", "Este bando está condenado!".

A líder da oposição, ao reagir à sentença, declarou aos jornalistas que "a Ucrânia está a voltar a 1937", ano em que o ditador José Estaline desencadeou uma forte onda de terror em toda a União Soviética.

Iúlia Timochenko e os advogados já anunciaram que irão recorrer da sentença para tribunais ucranianos e europeus.

Iúlia Timochenko apela ao derrube do regime do Presidente Ianukovitch

A antiga primeira-ministra ucraniana, Iúlia Timochenko, lançou hoje um apelo ao derrube do regime do Presidente Victor Ianukovitch, sublinhando que a sua queda está para breve.

Estas declarações foram feitas no Tribunal Petcherski, onde está a ser lida a sentença do processo em que a líder da oposição ucraniana é acusada de ter abusado do poder em 2009, aquando da assinatura de acordos sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia.

O juiz Rodion Kireev já anunciou ter ficado provada a acusação, precisando que Timochenko provocou prejuízos à Ucrânia de cerca de 150 milhões de euros. "Estou convencida de que a sentença está ser ditada não pelo juiz Kireev, mas pelo Presidente Ianukovitch.

A sentença fará o povo entender ainda mais que os ditadores não abandonam o poder voluntariamente. Isso não é só tarefa do meu partido, mas de todo o povo", acrescentou Timochenko. "Ele (Ianukovitch) pensa que demonstra a sua força, o seu poder, mas, na realidade, ele humilha-se, desacredita-se e risca-se da realidade democrática ucraniana e mundial", frisou.

Timochenko lamentou que as acções de Ianukovitch criem obstáculos na via da aproximação da Ucrânia face à União Europeia. A antiga primeira-ministra incorre numa pena que pode ir até aos sete anos de prisão e pagamento de pesadas multas, mas o partido por ela dirigido já anunciou que irá recorrer da pena nos tribunais ucranianos e europeus.

Polícia detém apoiantes de Iúlia Timochenko

Entretanto, a polícia ucraniana deteve hoje vários apoiantes da antiga primeira-ministra Iúlia Timochenko por tentarem cortar a principal artéria da capital ucraniana, a Avenida Krechatika.

A polícia interveio quando centenas de manifestantes cortaram a circulação automóvel nessa avenida e se dirigiam para o Tribunal Petcherski, onde Timochenko está a ser julgada. Lessia Orobetz, deputado do partido dirigido por Timochenko, escreveu na sua conta no Twitter ter observado como "pessoas foram metidas dentro de carros da polícia para transporte de detidos".

A polícia confirmou ter feito detenções, mas não revelou quantas. Iúlia Timochenko está a ouvir a sentença do juiz Rodion Kireev, que já afirmou que a antiga primeira-ministra abusou do poder quando da assinatura de acordos sobre o fornecimento de gás russo e provocou ao país um prejuízo da ordem dos 150 milhões de euros.

A líder da oposição ucraniana pode ser condenada até sete anos de prisão e ao pagamento de pesadas multas.

União Europeia lamenta condenação de Timochenko

A União Europeia (UE) lamentou hoje a condenação da antiga primeira-ministra Iúlia Timochenko a sete anos de prisão por abuso de poder, por um tribunal ucraniano, denunciando a motivação política do processo.

"A UE está profundamente desapontada com o veredicto", disse a Alta Representante para a Política Externa da UE, Catherine Ashton, num comunicado hoje divulgado.Ashton salientou que a condenação de Iúlia Timochenko "confirma que a justiça está a ser seletivamente aplicada em perseguições políticas a líderes da oposição e membros do anterior Governo" da Ucrânia.

A Alta Representante pediu ainda que seja garantida isenção no recurso que os advogados da condenada já anunciaram. O comissário europeu para o Alargamento, Stepan Fule, disse esperar que a decisão final no processo de Iúlia Timochenko seja tomada com base na revisão das leis ucranianas.

"Ninguém pode ir para a cadeia com base em legislação já ultrapassada. Sem dúvida que deve ser encontrada uma solução", declarou. Stefan Fule anunciou que a reacção oficial da Comissão Europeia será divulgada na quarta-feira, mas frisou que "da situação democrática depende o destino da associação da Ucrânia com a União Europeia".

Também o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Busek, manifestou "sérias dúvidas" sobre a isenção, transparência e independência do julgamento. Buzek afirmou que a lei aplicada no caso remonta ao tempo da União Soviética e que são raros os países democráticos que processam criminalmente decisões políticas.

O Tribunal Petcherski condenou Iúlia Timochenko, antiga primeira-ministra ucraniana, a sete anos de prisão por "abuso de poder" aquando da assinatura de contratos de fornecimento de gás russo em 2009.

O juiz considerou ter ficado provado que Timochenko provocou prejuízos no valor de 150 milhões de euros. Além disso, Timochenko fica privada de ocupar cargos nas estruturas do poder durante três anos, o que a impedirá de participar nas eleições legislativas do Outono de 2012.

O juiz decidiu também que a antiga primeira-ministra terá de "indemnizar plenamente" a empresa pública de gás ucraniana Naftogaz, que terá sido prejudicada em cerca de 150 milhões de euros.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, danielme1962, Shimazaki_2, tami e 107 visitantes