Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off - Topic: Forças Armadas - Porque não Reestruturar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 10/10/2011 8:09

jotabilo Escreveu:Não conheceste e nem viveste esse drama, mas posso assegurar-te...que a esse punhado dos primeiros homens, lhes foi quase dobrado o soldo que auferiam...mas tinha sido ferida uma base da condição militar...e isso era o fim de tudo, da honra e da dignidade. Em dezembro de 73, já tudo estava decidido.
Afirmas apenas aquilo que o vulgo adquiriu com a propaganda que se seguiu...mas foi outro o risco e foi outro o vento. Sabes esta pantalha tudo permite...até jactâncias de jaez.

cumps

Jotabilo, se "não viver esse drama" fosse desculpa para não se opinar, a maioria das pessoas só poderiam opinar, em média, sobre pouco mais do que 50 anos da sua vida, ou seja daquilo que se lembram enquanto vida adulta. Tudo o que esteja para trás na história seria passado e 'não vivido'. Já agora é interessante que, sem me conheceres, afirmares perentoriamente que não vivi o drama, sem saberes de facto se o vivi ou não, ou se tive alguém próximo a viver ou não. Mas adiante...

Quanto à propaganda sabes bem que não é verdade porque a propaganda oficial e massificada (pega num livro de história dos miúdos) é que os militares derrubaram o regime ditatorial por causa da liberdade, bla, blá, blá. Isso sim propaganda, juntamente com a patranha de que foi com a população, quando sabes certamente que esta só saiu à rua quando a coisa já estava resolvida.

Finalmente, no que toca a decompor o texto, quis só colocar em evidência o facto de quereres elevar a função militar, salientando a racionalidade, boa utilização de recursos, responsabilidade, cumprimento de deveres, etc. como se isso não fosse a sua obrigação e exactamente o mesmo que fazem milhões de trabalhadores neste país.

Eu compreendo que querias defender a função militar, o que em si é perfeitamente normal. Mas provavelmente colherias mais simpatia tentando mostrar a sua utilidade, coisa que admito que não é fácil hoje em dia porque a maioria das pessoas abaixo dos 40/45 não conheceram ou não se lembram de conflitos armados ou regimes ditatoriais, mas nunca com os argumentos que utilizaste na resposta ao bboniek (e que coloquei em evidência), porque isso é o que se espera de toda e qualquer profissão.

Quando o país está como está é imprescindível que se questione porque é que somos dos países na União Europeia que gasta maior % do PIB com despesas militares, como podes ver pelo link que deixei. Isso sim, gostava de ver rebatido, seja demonstrando a sua utilidade, seja porque o relatório afinal está errado.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 4:01

"Fizeram-no não pela liberdade mas sim porque um conjunto de militares reinvidicaram melhores condições. Não sejamos hipócritas. E, já agora, é altura de parar com a eterna reverência ou vassalagem, como se um militar fosse mais importante do que todas as outras profissões. Merece respeito, como merece um médico ou o tipo que anda ao frio e debaixo de chuva a recolher o lixo."

Não conheceste e nem viveste esse drama, mas posso assegurar-te...que a esse punhado dos primeiros homens, lhes foi quase dobrado o soldo que auferiam... contudo, tinha sido ferida uma base da condição militar...e isso era o fim de tudo, da honra e da dignidade. Em dezembro de 73, já tudo estava decidido.
Afirmas apenas aquilo que o vulgo adquiriu com a propaganda que se seguiu...mas foi outro o risco e foi outro o vento. Sabes, esta pantalha tudo permite...até jactâncias desse jaez.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 10/10/2011 10:37, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 20:31

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 3:20

caro AutoMech

Não sei onde aprendeste essa tecnica de decompores um texto em frases que comentas ....mas isso é uma técnica conhecida para fragmentar a lógica de um texto.

Bem...são horas de descanso...mas ainda respondo a essa de quanto devia ganhar um general.

Como deves saber as FA produzem um bem essencialmente público...ou seja é um bem que não é sujeito a rivalidade de consumo nem é redutivél a unidades de venda....ninguém compra um quilo de segurança ou de defesa....nem existe um preço de oferta nem de procura desse bem.....sabemos que estamos seguros ou defendidos de uma forma geral....logo...não é mensurável de forma imediata a produtividade e competitividade da FA....já o mesmo se não pode dizer dos bens instrumentalmente públicos...ou dos bens privados.
Portanto como estabelecer a remuneração de um militar?
A remuneração de um militar é estabelecida politicamente em face dos objectivos políticos a atingir pela entidade política em causa e por ela são definidos em face deles.
É o que te posso dizer sobre a remuneração de um militar.

E deixa de descontextualizar as ideias que escrevo...porque isso é uma técnica que se aprende no limiar da retórica em vista da propaganda que se pretende manipuladora.
Mas será que tu tens consciência dessa atitude que tomas?....Penso que não e talvez não considere essa atitude tão ofensivamente grave.
Não....não tomo por mal....imitas apenas aquilo que observaste e , talvez sem essa intenção manipuladora.
boa moite....e com estima.

cumps.

por Automech » 10/10/2011 2:59

rjmsilva Escreveu:O General CEMGFA, que é quem comanda esses cerca de 40.000 militares, ganha perto de 5000€, acha que é muito ou pouco para o nível de responsabilidade que tem?

Para termos uma discussão séria convinha começares por colocar aqui a remuneração total, incluindo despesas de representação e condição militar, só para mencionar duas das parcelas que somam ao ordenado, além de outros benefícios monetários ou não monetários. Depois de colocares a totalidade podemos discutir se é muito ou pouco.

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 2:58

Caro BBonieck
Tento compreender o que dizes. Mas tens de convir que essa dos generais mais que cães, é forte para além de ser exageradamente afastada da realidade.
No exército, organicamente, apenas existe um general. É o comandante do exército ou chefe do estado maior como se designa. Um general apenas. Existem depois cinco tenente-generais e talvez uns vinte major-generais.
Existem alguns na situação de reserva...mas acho isso dentro dos parametros normais de um pequeno exército como é o português.....de resto como sempre foi....relativamente à extensão das tarefas que lhe couberam mesmo considerando as guerras que travou.
Ainda gostaria de saber sobre essa das FA da Suécia...presumo que deve tratar-se de mais uma atoarda...o que é certo é que uma entidade política como a Suécia não deixa a vinha sem guarda...e logo a Suécia....mas verei isso..
Quero por último dizer, que não duvidei da tua sinceridade ao afirmares o que pensas. O que te aconselho, se me permites tal, é que te informes realmente da realidade das FA. De uma forma geral as pessoas que as integram são informadas sobre aquilo que administram e têm deveres a cumprir que são formulados e instruidos por regulamentos muito próximos. Podem acontecer situações que aparentam lassidão e abuso de direitos e deveres, mas tudo é escrutinado e avaliado. Como deves saber além de regulamentos e despachos a vida de um militar é naturalmente dura e exigente...as bases gerais da condição militar assim o establecem....hierarquia, subordinação e disponibilidade...ou seja, em termos formais um militar serve a sociedade de onde vem.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 10/10/2011 3:27, num total de 1 vez.

por rjmsilva » 10/10/2011 2:41

O General CEMGFA, que é quem comanda esses cerca de 40.000 militares, ganha perto de 5000€, acha que é muito ou pouco para o nível de responsabilidade que tem?

Registado: 27/12/2010 21:02

Re: comentário

por Automech » 10/10/2011 2:29

jotabilo Escreveu:Tens de pensar que foi um punhado de militares que te permitiu a liberdade para formulares juizos sobre a tua sociedade.
Deves um mínimo de reverência perante essa lembrança e um mínimo de seriedade nas tuas objecções.

Fizeram-no não pela liberdade mas sim porque um conjunto de militares reinvidicaram melhores condições. Não sejamos hipócritas. E, já agora, é altura de parar com a eterna reverência ou vassalagem, como se um militar fosse mais importante do que todas as outras profissões. Merece respeito, como merece um médico ou o tipo que anda ao frio e debaixo de chuva a recolher o lixo.

jotabilo Escreveu:Verás com os teus olhos que a austeridade e a racionalidade ´prevalecem nas acções.

E não era suposto serem isso ? Era suposto serem gastadores e irracionais ?

jotabilo Escreveu:Verás que um militar é um homem que veste uma farda e que cumpre os seus deveres cabalmente.

Não é suposto um trabalhador cumprir os seus deveres ?

jotabilo Escreveu: Para se chegar a general a vida tem de ser espartana e cheia de responsabilidades.

Cheia de responsabilidades ? Melhor seria se alguém chegasse a um topo de carreira e não tivesse responsabilidades, nem demonstrado competência. Isso acontece em todas as profissões (sérias).

jotabilo Escreveu: Se vires as tabelas de vencimentos ficarás elucidado.

Achas que um general ganha muito ou pouco ? Quanto é que achas que devia ganhar ?

por bboniek33 » 10/10/2011 2:25

jotabilo Escreveu:Caro Bbonieck

Um general não pode ser comparado a um cão...como pretendeu quem fez essa comparação.
Tens de pensar que foi um punhado de militares que te permitiu a liberdade para formulares juizos sobre a tua sociedade.
Deves um mínimo de reverência perante essa lembrança e um mínimo de seriedade nas tuas objecções.
Para a formulares um juizo sobre as FA, pede a um comandante de uma unidade próxima para que te permita passares um dia a observar a actividade real dessa unidade. Verás com os teus olhos que a auteridade e a racionalidade ´prevalece nas acções.
Experimenta um dia fazer isso.
Verás que um militar é um homem que veste uma farda e que cumpre os seus deveres cabalmente.
Já viste algum militar rico ou endinheirado?...Diz-me um.
Para se chegar a general a vida tem de ser espartana e cheia de responsabilidades.
Se vires as tabelas de vencimentos ficarás elucidado.
Não te deixes levar pela propaganda e observa como São ´Tomé....ver para crer.....e aumenta de uma vez por todas, esse teu sentido critico às situacões que aprecias.
cumps

cumps

Caro jotabilo,

Soomente me resta objectar que nao comparei "um general a um cao"; creio mesmo que essa referencia ee polarizada pois faacilmente se compreende o contexto em que referi que havia excesso de generais em Portugal. O gosto pela frase nao tem que ser espartana ou luxuriosa.

Conhec,o a realidade, nao com a experiencia do dia-a-dia, confesso, mas falo com suficiente conhecimento sobre o assunto.

Nao foi um "punhado de militares" que me deu a Liberdade. Foram um punhado de Homens, alguns militares, outros civis, que de civil nem Direitos tinham.

Reverencia e Seriedade nao sao atitudes complementares nem afins. Pelas FA tenho Respeito.

Reverencia tinha pelos meus Pais enquanto vivos. Jaa que estamos em mateeria de juiizos de valor fica aqui feito o competente reparo. Nao queiras por-me na Atitude, menos ainda no Pensamento, actos que nao pratico nem quero praticar, nunca pensamentos que nao tenho e sao contraarios aas escolhas genuiinas que fiz enquanto ser adulto.

O post "sobre a Sueecia" produzi-o num tom ligeiro, reconhec,o, e sempre na presunc,ao da leitura inteligente no mesmo registo... nao cabe tentar subir o tom, eu sei o que digo, a forma pode ser mal entendida, mas o conteuudo, quando torcido, pode ser esclarecido. Aqui fica.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 2:12

Caro Bbonieck

Um general não pode ser comparado a um cão...como pretendeu quem fez essa comparação.
Tens de pensar que foi um punhado de militares que te permitiu a liberdade para formulares juizos sobre a tua sociedade.
Para formulares um juizo sobre as FA, pede a um comandante de uma unidade próxima para que te permita passares um dia a observar a actividade real dessa unidade. Verás com os teus olhos que a austeridade e a racionalidade ´prevalecem nas acções.
Experimenta um dia fazer isso.
Verás que um militar é um homem que veste uma farda e que cumpre os seus deveres cabalmente.
Já viste algum militar rico ou endinheirado?...Diz-me um.
Para se chegar a general a vida tem de ser espartana e cheia de responsabilidades.
Se vires as tabelas de vencimentos ficarás elucidado.
Não te deixes levar pela propaganda e observa como São ´Tomé....ver para crer.....e aumenta de uma vez por todas, esse teu sentido critico às situacões que aprecias.
cumps

PS ...sou um militar reformado.

por bboniek33 » 10/10/2011 1:59

jotabilo Escreveu:Caro BBonieck

Julgo que estás a ser pouco justo com essas afirmações últimas que fizeste sobre pessoas das FA.
Mas compreende-se esse teu preconceito. Creio que as FA ainda merecem alguma consideração do povo e talvez importe diminui-las a esse olhar...mas Caro ...olha que nada mais resta para que a liberdade e o nosso bem estar sejam enfraquecidos.

cumps

Caro jotabilo,

Serei certamente muito injusto com parte dos militares. Sei isso. Tao bem quanto realizo que estes mesmos me acompanharao no repuudio pelos que, ainda que na qualidade de seus camaradas, se pautam pelo aproveitamento pessoal da sua condic,ao. Parece-me que concordamos que nao se deviam verificar casos de completo oportunismo numa instituic,ao orientada por coodigos de Honra e Dignidade.
Imagem

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 1:52

Caro BBonieck

Julgo que estás a ser pouco justo com essas afirmações últimas que fizeste sobre pessoas das FA.
Mas compreende-se esse teu preconceito. Creio que as FA ainda merecem alguma consideração do povo e talvez importe diminui-las a esse olhar...mas Caro ...olha que nada mais resta para que a nossa segurança e o nosso bem estar sejam enfraquecidos.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 10/10/2011 2:26, num total de 1 vez.

Re: Suecos...

por bboniek33 » 10/10/2011 1:51

rjmsilva Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
AutoMech Escreveu:Segundo a Wikipedia as despesas militares de Portugal representam 2.1% do PIB e é um dos países da União Europeia onde essa % é mais alta.

Espero que os Suecos que fazem este ranking estejam muito enganados... :roll:

Portugal tem mais generais que a Sueecia tem caes.

Os Suecos andam a dormir... 2,1% deve ser descontando carros, combustiiveis, almoc,aradas, cada oficial num carro para fazer o mesmo percurso de 2 quiloometros, levar as crianc,as ao coleegio e a criada a casa da prima. Etc, etc...

Da realidade que eu conheço isso não é verdade, ainda para mais com viaturas perfeitamente identificadas, quer pela pintura, quer pelas matriculas. Se apontar para outros organismos públicos, tais como câmaras municipais ou ministérios, é capaz de ter razão... Já falou em benefícios que os militares têm, talvez os possa enunciar, para todos percebermos do que fala.

A pintura de que falo ee... Preto e os carros sao da gama meedia/alta, como deve saber.

Nao vou enunciar os benefiicios pois certamente falharia alguns e a lista seria bastante incorrecta e atee fastidiosa. Aliaas sao elementos disponiiveis publicamente que qualquer cidadao interessado poderaa consultar para seu esclarecimento pessoal. Foi o que eu fiz.

Preferia que comentasse (pareceu-me ser pessoa inteirada da mateeria) por que razao temos tantos Generais.
Imagem

Re: Suecos...

por rjmsilva » 10/10/2011 1:43

bboniek00 Escreveu:
AutoMech Escreveu:Segundo a Wikipedia as despesas militares de Portugal representam 2.1% do PIB e é um dos países da União Europeia onde essa % é mais alta.

Os Suecos andam a dormir... 2,1% deve ser descontando carros, combustiiveis, almoc,aradas, cada oficial num carro para fazer o mesmo percurso de 2 quiloometros, levar as crianc,as ao coleegio e a criada a casa da prima. Etc, etc...

Da realidade que eu conheço isso não é verdade, ainda para mais com viaturas perfeitamente identificadas, quer pela pintura, quer pelas matriculas. Se apontar para outros organismos públicos, tais como câmaras municipais ou ministérios, é capaz de ter razão... Já falou em benefícios que os militares têm, talvez os possa enunciar, para todos percebermos do que fala.

Registado: 27/12/2010 21:02

por bboniek33 » 10/10/2011 1:42

Naturalmente que uma organização tem pessoas, tem interesses e tb faz a gestão dos seus recursos em pessoal, tentando conseguir e manter em bom nível o moral e bem estar desse pessoal. Por vezes os objectivos a atingir obrigam a acções de gestão pouco curiais com o fim em vista. Mas a regra deve manter-se face ao estatuto definido.
Todos sofremos com a guerra...a guerra, como sabes é a continuação da política por outros meios e os objectivos finais a obter são apenas políticos... as FA são apenas a última rácio de uma guerra.
Não podes, portanto atribuir o facto de teres ido à guerra às FA que estávam e estão subordinadas ao poder político. Poderás, talvez saudar a sua existência porque de um modo ou de outro te deram o conhecimento necessário e te acompanharam nesses momentos que são sempre muito duros e ao qual com a sua ajuda te permitiram sobreviver...outros houve que perderam a vida ou sofreram graves danos.
Não te maço mais.

cumps

Agradeco a resposta, jotabilo. Nao ee mac,ada !

Nao me queixei das FAs mas sim de ter participado numa guerra com que nao concordava e nao como voluntaario ou membro das FAs mas sim como recrutado/miliciano.

Sim, aprendi muito nos 40 meses nas FAs. Um elemento foi o Respeito pelas mesmas. Por isso a pena de ver "...acções de gestão pouco curiais com o fim em vista..." numa instituic,ao que, de curial, devia ter tudo, pois nesse princiipio assenta a Honra. Nao vale querer explicar os desvios delinquentes e rasteiros com acc,oes erradas por que humanas. Compreendo esse tenaz exerciicio de defesa: sabemos quao penoso ee defender o indefensaavel e, mais ainda, aquilo em que se nao acredita. Ee como estar numa guerra a que nao pertencemos, agora jaa deve dar para perceber porque mencionei os meus 25 meses perdidos em Zala. Por Portugal. Tenho honra nisso apesar de todas as contradic,oes que arrastam.

Cumpre aos militares de hoje saberem honrar a sua condic,ao. Os outros cidadaos estao a observaa-los.

Quero acreditar que Vitor Gaspar tambem. Certamente chegou o momento de acabar com o saque.

Espero bem que sim.
Imagem

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 1:29

Caro BBonieck

Naturalmente que uma organização tem pessoas, tem interesses e tb faz a gestão dos seus recursos em pessoal, tentando conseguir e manter em bom nível o moral e bem estar desse pessoal. Por vezes os objectivos a atingir obrigam a acções de gestão pouco curiais com o fim em vista. Mas a regra deve manter-se face ao estatuto definido.
Todos sofremos com a guerra...a guerra, como sabes é a continuação da política por outros meios e os objectivos finais a obter são apenas políticos... as FA são apenas a última rácio de uma guerra.
Não podes, portanto atribuir o facto de teres ido à guerra às FA que estávam e estão subordinadas ao poder político. Poderás, talvez saudar a sua existência porque de um modo ou de outro te deram o conhecimento necessário e te acompanharam nesses momentos que são sempre muito duros e ao qual com a sua ajuda te permitiram sobreviver...outros houve que perderam a vida ou sofreram graves danos.
Não te maço mais.

cumps

Suecos...

por bboniek33 » 10/10/2011 1:25

Imagem

por Automech » 10/10/2011 1:18

Segundo a Wikipedia as despesas militares de Portugal representam 2.1% do PIB e é um dos países da União Europeia onde essa % é mais alta.

por bboniek33 » 10/10/2011 1:03

No EMFAR existem definidas essas situações de serviço... No Activo e na Reserva...são situações...que se verificam após um determinado número de anos de serviço. Usualmente um militar dos quadros permanentes atinge a situação de Reserva por limite de idade...ou seja um coronel que não seja promovido ao posto superior...passa à reserva , entre outros motivos, por limite de idade. neste caso de 57 anos de idade.
A situação de Reserva abrange cerca de cinco anos e o militar pode eventualmente, ser chamado ao serviço activo se requerer para tal e for deferido tal requerimento por peíodos determinados, geralmente por um ano.
Esta situação está prevista para fazer face a necessidades emergentes de serviço e prevenindo as tais situações de excepcção que referi como sejam situações de castástrofe, emergência ou guerra. Um sistema como o das FA não se reconstitui na medida das necessidades emergentes de forma repentina e por isso precisa de uma reserva que,numa primeira fase garanta a eficácia do sistema.
A finalidade da situação de Reserva decorre portanto dessa necesidade.
Imagina um ambiente hostil decorrente de um terramoto....são necessários médicos cirurgiões para actuar em condições muito austeras e inóspitas....os médicos militares desse quadro especial não são suficientes....é necessário chamar reservistas para minorar a gravidade da situação. Avançaria a Reserva desses especialista para o efeito, porque estão, mesmo nessa situação de reserva, sob condição militar.
Julgo ter esclarecido essa tua má impressão da situação de Reserva ao serviço....não consigo entender as tuas objecções sobre esta situação.

cumps

Agradec,o a resposta, jotabilo.

Mas as minhas objecc,oes estao ha muito tempo claramente definidas e estribam-se no conhecimento directo da situac,ao vigente em que o pedido de passagem aa reserva foi pedido massivamente numa altura em que houve a ameac,a de essa situac,ao ser suspensa, e, logo a seguir, pelo pedido por muitos (oficiais e sargentos) da passagem para a situac,ao de "Reserva ao servic,o" para que o militar continuasse a usufruir da contagem de tempo e outros beneficiicios. Digo isto no pressuposto, conforme o meu conhecimento directo de causa, de que em nada esteve envolvido o interesse da Paatria ou das FA. Simplesmente serviu o interesse desses militares que, faacilmente se compreende, nao terao como primeiro objectivo a "espiirito de servic,o" ou os "altos interesses de Portugal". Eles querem laa saber dos terramotos os de questoes de emergencia nacional... o que os orientou foi o desejo pessoal, egoiista, de "afiambrar" benefiicios. Nao vale a pena perder tempo comigo sobre este assunto. Tenho, como mencionei, conhecimento directo da questao e resta aos menos esclarecidos obterem a informac,ao disponiivel que em nada ameac,a a seguranc,a nacional... pode, sim, ameac,ar o interesse dos "lateiros" que se servem das FA para obter privileegios. Certo ee que nao estao soos neste desiignio de rapar o tacho enquanto dure. Mas, diria eu, que se podia (podia, repito) esperar mais de quem tem coodigos de honra e servic,o que nao se podem esperar noutras classes. Quem na verdade queira defender o valor das FA teraa que condenar os que ao seu servic,o delas se servem em proveito prooprio, logo indigno de agentes nos quais assenta uma responsabilidade particular.
Deu ossos em Zala nao sendo apologista da guerra Ultramarina. Fui um miliciano arregimentado contra a minha proopria vontade. Mas nao andei nas FAs a sugar Portugal.

Quem sao os militares do QP que, hoje, podem dizer o mesmo ?

Nao vale a pena gastar mais prosa. Estou informado.

Cumprimentos.
Imagem

comentário

por jotabilo » 10/10/2011 0:48

Caro BBonieck

No EMFAR existem definidas essas situações de serviço... No Activo e na Reserva...a situação de Reserva verifica-se após um determinado número de anos de serviço activo. Usualmente um militar dos quadros permanentes atinge a situação de Reserva por limite de idade...ou seja um coronel que não seja promovido ao posto superior...passa à reserva , entre outros motivos, por limite de idade. neste caso de 57 anos .
A situação de Reserva abrange cerca de cinco anos e o militar pode eventualmente, ser chamado ao serviço activo se requerer para tal e for deferido tal requerimento por períodos determinados, geralmente por um ano.
Esta situação está prevista para fazer face a necessidades emergentes de serviço e prevenindo as tais situações de excepcção que referi como sejam situações de castástrofe, emergência ou guerra. Um sistema como o das FA não se reconstitui na medida das necessidades emergentes de forma repentina e por isso precisa de uma reserva que,numa primeira fase garanta a eficácia do sistema.
A finalidade da situação de Reserva decorre portanto dessa necessidade.
Imagina um ambiente hostil decorrente de um terramoto....são necessários médicos cirurgiões para actuar em condições muito austeras e inóspitas....os médicos militares desse quadro especial não são suficientes....é necessário chamar reservistas para minorar a gravidade da situação. Avançaria a Reserva desses especialista para o efeito, porque estão, mesmo nessa situação de reserva, sob condição militar.
Julgo ter esclarecido essa tua má impressão da situação de Reserva ao serviço....não consigo entender as tuas objecções sobre esta situação.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 10/10/2011 1:36, num total de 2 vezes.

por bboniek33 » 10/10/2011 0:09

jotabilo Escreveu:Caros

Devem informar-se melhor sobre a realidade militar no nosso país.
Não existe nenhum "estatuto de reserva militar"... Existe sim, como é norma em qualquer organização...um estatuto do militar nas forças armadas (EMFAR) no qual estão definidas as principais relações do pessoal com a instituição e vice-versa.
As Forças Armadas (FA) foram objecto de atempadas reorganizações e transformações e hoje estão já adequadas aos objectivos de força, politicamente, determinados.
Não é conveniente falar sobre a dimensão das nossas FA por uma questão de segurança, entendida esta como um conjunto de medidas destinadas a manter o segredo e preservar a iniciativa, mas posso dizer-vos que existem as necessárias para manter minimamente um sistema de dissuasão e de crescimento para fazer face a situações de excepção como sejam as de catástrofe , emergência ou guerra.
Mas posso dizer-vos que existe a máxima preocupação na racionalização dos meios.
Neste ambiente de contigência em que o mundo vive, temos de acautelar minimamente o nosso espaço. Podemos entregar esse dever a outros, mas depois perdemos o total exercício de soberania.
As FA estão subordinadas ao poder político e é este poder que determina em nome do povo a a razão da sua necessidade. Uma das bases gerais da condição militar assenta na subordinação ao poder político.
Está portanto na vossa mão determinar a existência de FA. Até lá precisam de ter uma informação muito clara e objectiva dessa realidade.
O que li nos post's anteriores, são apenas ideias com algum preconceito que distorcem uma realidade que sempre mereceu uma análise séria da nossa parte porque sobre ela pode repousar a garantia de que os direitos de todos serão respeitados.

cumps

Sim: existe a condic,ao de "reserva" e "Reserva ao servic,o". Pode ter a durac,ao de 5 anos. Nao serviraa recorrer aa semantica e tentar baralhar o argumento com a interpretac,ao de "estatuto" ou "condic,ao".

Eu disse: sim, existe.

Estou informado, reitero o que disse, convidando quem quiser a informar-se sobre o assunto.

Essa situac,ao, que eu conhec,a, nao existe noutra qualquer classe profissional.

Eu disse: sim, existe.
Imagem

comentário

por jotabilo » 9/10/2011 23:54

Caros

Devem informar-se melhor sobre a realidade militar no nosso país.
Não existe nenhum "estatuto de reserva militar"... Existe sim, como é norma em qualquer organização...um estatuto do militar nas forças armadas (EMFAR) no qual estão definidas as principais relações do pessoal com a instituição e vice-versa.
As Forças Armadas (FA) foram objecto de atempadas reorganizações e transformações e hoje estão já adequadas aos objectivos de força, politicamente, determinados.
Não é conveniente falar sobre a dimensão das nossas FA por uma questão de segurança, entendida esta como um conjunto de medidas destinadas a manter o segredo e preservar a iniciativa, mas pode dizer-se que existem as necessárias para manter minimamente um sistema de dissuasão e de crescimento para fazer face a situações de excepção como sejam as de catástrofe , emergência ou guerra.
pode dizer-se ,tb, que existe a máxima preocupação na racionalização dos meios.
Neste ambiente de contigência em que o mundo vive, temos de acautelar minimamente o nosso espaço. Podemos entregar esse dever a outros, mas depois perdemos o total exercício de soberania.
As FA estão subordinadas ao poder político e é este poder que determina em nome do povo a razão da sua necessidade. Uma das bases gerais da condição militar assenta na subordinação ao poder político.
Está portanto na vossa mão determinar a existência de FA. Até lá precisam de ter uma informação muito clara e objectiva dessa realidade.
O que li nos post's anteriores, são apenas ideias com algum preconceito que distorcem uma realidade que sempre mereceu uma análise séria da nossa parte porque sobre ela pode repousar a garantia de que os direitos de todos serão respeitados.

cumps

Naa...

por bboniek33 » 9/10/2011 23:01

EuroVerde Escreveu:Há uma e só uma situação em que as armas deixam de ter prioridade relativamente à razão! É nela própria.

Quando as armas se sobrepõe à razão, eles (militares) podem ter a força mas se não tiverem razão, também não terão o que merecem do Estado. Ou perdem a legitimidade toda. Ainda para mais numa época díficil e de redução de défices.

Só se avança quando: a razão e as armas vão no mesmo sentido.
A razão não deve ser comandada por uma minoria (neste caso a das próprias forças armadas) e seus interesses, mas sobretudo e afinal em prol de Portugal integrado na NATO. (o problema é que são muitos chefes a mandar e existe cada vez menos praças para obedecer devido aos cortes e novas leis do voluntariado).

Não podemos falar de produtividade no ministério da Defesa, porque se há sector onde os investimentos menos rendem é certamente este. Só existem gastos!

Só existe produtividade no sector militar quando há real produção de armas (leves e pesadas) com a finalidade de serem vendidas pelo Estado a outro país (negócio que actualmente não existe no nosso país).

"...produtividade no sector militar..." nada disso !

O estado de prontidao, a operacionalidade de combate em acc,oes de defesa do territoorio ou integradas em alianc,as com outras forc,as ee "produtividade".

O que acontece ee que existem uma cambada de ****** a gamar o Estado numa seerie de esquemas que nao se confinam exclusivamente aa condic,ao militar... por isso poucos terem as maos limpas.

Mas que ee uma classe cara e quase inuutil... laa isso ee.

Existem, mais do que privileegios, estatutos absolutamente absurdos em que militares recebem o vencimento e emolumentos sem participarem em qualquer acc,ao militar, operacional ou administrativa, tachos nas protecc,oes civis e uma carrada de benesses prooprias de sociedades terceiro-mundistas.

Por isso ter falado no estatuto de "reserva" e do custo elevadiissimo que constitui manter gente a ser paga sem prestar qualquer servic,o aa Nac,ao.

E na situac,ao actual de penuuria econoomica tais condic,oes sao indignas de quem as oferece e de quem as recebe, isto ee, todos noos e quem dirige este Paiis de chico-espertos.
Imagem

por EuroVerde » 9/10/2011 22:52

Há uma e só uma situação em que as armas deixam de ter prioridade relativamente à razão! É nela própria.

Quando as armas se sobrepõe à razão, eles (militares) podem ter a força mas se não tiverem razão, também não terão o que merecem do Estado. Ou perdem a legitimidade toda. Ainda para mais numa época díficil e de redução de défices.

Só se avança quando: a razão e as armas vão no mesmo sentido.
A razão não deve ser comandada por uma minoria (neste caso a das próprias forças armadas) e seus interesses, mas sobretudo e afinal em prol de Portugal integrado na NATO. (o problema é que são muitos chefes a mandar e existe cada vez menos praças para obedecer devido aos cortes e novas leis do voluntariado).

Não podemos falar de produtividade no ministério da Defesa, porque se há sector onde os investimentos menos rendem é certamente este. Só existem gastos!

Só existe produtividade no sector militar quando há real produção de armas (leves e pesadas) com a finalidade de serem vendidas pelo Estado a outro país (negócio que actualmente não existe no nosso país).

Registado: 29/11/2007 11:19

Duvida sobre o titulo

por Josytoc » 9/10/2011 22:50

O titulo não devia ser porque não acabar?

Já me inteirei disso tudo das situações de reserva, dos hospitais militares e das escalas dos médicos que lá trabalham, de estarem 20 militares entre os quais vários sargentos na base naval do Alfeite que só fazem horários (escalas) e de muitas outras coisas que nem dá para contar aqui.

Sei que não se pode acabar com elas mas fica bem expressa a minha posição sobre o assunto.

Registado: 15/9/2011 3:42

Por favor.

por bboniek33 » 9/10/2011 13:40

Aries15 Escreveu:Efectivamente muito pode ser realizado para "emagrecer" e agilizar a estrutura das Forças Armadas em Portugal, começando até por garantir que a estrutura hierárquica se mantém mais larga na base que no topo, per si, reduziria substancialmente o número de efectivos.

Existem algumas dezenas de quartéis que poderiam ser desactivados e até utilizados para instalação de outros serviços públicos, mas não a lucro zero para os ramos.

Muita coisa pode ser feita sim, não é o "departamento" a precisar das "obras de reabilitação" mais urgentes, mas como qualquer outro "departamento" estatal na actualidade, tem espaço para mais redução, eficiência e eficácia.

MB

P.S.: Só recordar que, mesmo assim, é das poucas organizações estatais que foi vendo o seu orçamento anual ser reduzido sucessivamente, e mesmo assim se soube adaptar razoavelmente...vale a pena pensar nisto.

Inteirem-se do estatuto relativo aa "situacao de Reserva" e "Reserva ao Servic,o" e ficarao surprendidos da forma estouvada comm que sao esbanjados dinheiros puublicos nas Forc,as Armadas em mateerias que nada teem a ver com a sua preparac,ao e condic,oes operacionais.

Parecem intocaaveis pelos vaarios governos. E isso soo se pode dever ao Medo que os poliiticos teem dos que teem armas e os podem apear pela forc,a.

Quanto a isto, qual democracia qual carapuc,a !!!
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Shimazaki_2 e 147 visitantes