Cortar na saúde; Muito polémico
Mares Escreveu:Acredito que essas pessoas já racionalizam em tudo.
Isso é uma mera suposição tua.
Duvido que encontres um estudo que sustente essa afirmação.
Eu até estou convencido do contrário: a maioria das pessoas não racionaliza em nada porque nem sequer sabe muito bem quanto gasta em quê. Para poder saber isso seria necessário começar por fazer uma contabilidade rigorosa dos gastos familiares, coisa que me parece que a maioria das famílias nem faz ideia do que é e para que serve... (sim, é uma suposição minha).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Mares Escreveu:Num salário de 850 euros/mês (salário médio de um trabalhador), grande parte vai para bens essênciais (alimentação, transporte, energia, gás, habitação).
(Até fico na dúvida como é possível dar para tudo...)
Dois trabalhadores com esse valor dá 1700 euros.Mares Escreveu:Se o IVA aumentar em ~16% nos bens alimentares, transportes com aumento de 25%, energia/gás com aumentos superiores a 30%... verás que o aumento do custo de vida desse trabalhador poderá estar em torno de 20%.
Estás a partir do princípio que vão continuar a gastar o mesmo. Já ouviste falar de combate ao desperdício? Que tal procurar reduzir o consumo de gás ou electricidade? Que tal procurar alimentos mais baratos?
Além disso para trabalhadores de baixos rendimentos há passes mais baratos.Mares Escreveu:Quanto ao corte de metade do subsídio de Natal, essa medida aplica a mesma percentagem, para todos os trabalhadores, e por isso mesmo é injusta. Não é uma medida progressíva e afecta mais as famílias com menores recursos.
Estás enganado. É apenas na parte que excede o salário mínimo nacional. Logo é progressivo, logo quem ganha mais é efectivamente mais penalizado.
So para saber: nao estas a falar de medicos pois nao?
Não. Só utilizei esse valor, para o termos com referência.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Lion_Heart Escreveu:Para mim um Português para viver com um pouco de dignidade e na lei tem que ganhar a volta de 750€/mês , ou seja a volta do salario medio Nacional.
Bom, se o teu conceito de "viver com um pouco de dignididade" inclui tv cabo mais net mais telemóvel estamos conversados.
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Num salário de 850 euros/mês (salário médio de um trabalhador), grande parte vai para bens essênciais (alimentação, transporte, energia, gás, habitação).
Dois trabalhadores com esse valor dá 1700 euros.Mares Escreveu:Se o IVA aumentar em ~16% nos bens alimentares, transportes com aumento de 25%, energia/gás com aumentos superiores a 30%... verás que o aumento do custo de vida desse trabalhador poderá estar em torno de 20%.
Estás a partir do princípio que vão continuar a gastar o mesmo. Já ouviste falar de combate ao desperdício? Que tal procurar reduzir o consumo de gás ou electricidade? Que tal procurar alimentos mais baratos?
Além disso para trabalhadores de baixos rendimentos há passes mais baratos.Mares Escreveu:Quanto ao corte de metade do subsídio de Natal, essa medida aplica a mesma percentagem, para todos os trabalhadores, e por isso mesmo é injusta. Não é uma medida progressíva e afecta mais as famílias com menores recursos.
Estás enganado. É apenas na parte que excede o salário mínimo nacional. Logo é progressivo, logo quem ganha mais é efectivamente mais penalizado.
Supões que os dois trabalham. Tambêm poderás supôr que só um é que ganha (e que podem têr filhos). Aí as contas ficam ainda mais complicadas.
Acredito que essas pessoas já racionalizam em tudo. Com 850 euros/mês não poderão vivêr com grandes folgas.
Pesquisei na net e encontrei isto:
"É um aumento inédito da taxa reduzida e vai directo aos bens essenciais como a água, a luz, a alimentação e a saúde, que pesam muito na despesa das famílias mais pobres
www.ionline.pt/conteudo/59878-bens-esse ... ida-do-iva"
Infleizmente não consigo abrir a página. Mas deverá estar a explicar o que aqui falamos. Pelo título chegam a 20% de aumento da carga fiscal...
Mas sería preciso abrir o documento.
Suponho que para um trabalhador com rendimento "médio" (os tais 850 euros) já não tem direito a esses descontos.
Tens razão em relação ao corte ser sobre o excedente do salário mínimo. Nos 850 euros, vão contribuir com ~180 euros. Vai fazer (muita) falta a essas pessoas....
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Mas eu gasto a volta de 150/mês em prod. alimentares.
Ok, é razoável.Lion_Heart Escreveu:Soma mais 250 eur/prestação
De acordo.Lion_Heart Escreveu:125 em agua,gas,luz, telemovel.
mesmo sem conhecer o teu estilo de vida, creio que aqui já tens alguma margem para poupança. Tens tarifa bi-horária? E quanto ao telemóvel, tens a certeza de ter o melhor tarifário? Hoje em dia podes fazer chamadas de borla pela nete e enviares SMS de borla, reduzindo imenso os gastos com comunicações.Lion_Heart Escreveu:Mais 75 eur em roupa e calaçdo.
É difícil avaliar esta parte, mas 75 euros em roupa e calçado todos os meses corresponde a estragar muita roupa![]()
E quem recebe salário mínimo não se pode dar a esses luxos de andar a estragar roupa.Lion_Heart Escreveu:Poe ai transportes e alguma despesas medica e ve onde fica.
Certo, mas a despesa médica podes deduzir no IRS.
Além disso, parece-me evidente que quem ganha salário mínimo nem se devia ter posto a pedir empréstimo para a casa.
Calma la ai oh rapaz, 125 eur Mês da 35 eur/luz , 25 agua mais lixo mais n taxas , 25 eur gaz , 30 eur tv cabo mais net e 20 eur telemovel.
E roupa esta inluida roupa casa. tambem custa. e calçado.
e eu pago 250 eur prestaçao de casa pois ja paguei cerca de 80% emprestimo e pedi pouco pq mesmo em Braga com 200 eur alugas em t1 em zona muito manhosa.
Para mim um Português para viver com um pouco de dignidade e na lei tem que ganhar a volta de 750€/mês , ou seja a volta do salario medio Nacional.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Mas eu gasto a volta de 150/mês em prod. alimentares.
Ok, é razoável.
Lion_Heart Escreveu:Soma mais 250 eur/prestação
De acordo.
Lion_Heart Escreveu:125 em agua,gas,luz, telemovel.
mesmo sem conhecer o teu estilo de vida, creio que aqui já tens alguma margem para poupança. Tens tarifa bi-horária? E quanto ao telemóvel, tens a certeza de ter o melhor tarifário? Hoje em dia podes fazer chamadas de borla pela nete e enviares SMS de borla, reduzindo imenso os gastos com comunicações.
Lion_Heart Escreveu:Mais 75 eur em roupa e calaçdo.
É difícil avaliar esta parte, mas 75 euros em roupa e calçado todos os meses corresponde a estragar muita roupa

E quem recebe salário mínimo não se pode dar a esses luxos de andar a estragar roupa.
Lion_Heart Escreveu:Poe ai transportes e alguma despesas medica e ve onde fica.
Certo, mas a despesa médica podes deduzir no IRS.
Além disso, parece-me evidente que quem ganha salário mínimo nem se devia ter posto a pedir empréstimo para a casa.
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Num salário de 850 euros/mês (salário médio de um trabalhador), grande parte vai para bens essênciais (alimentação, transporte, energia, gás, habitação).
So para saber: nao estas a falar de medicos pois nao?

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Mares Escreveu:Num salário de 850 euros/mês (salário médio de um trabalhador), grande parte vai para bens essênciais (alimentação, transporte, energia, gás, habitação).
Dois trabalhadores com esse valor dá 1700 euros.
Mares Escreveu:Se o IVA aumentar em ~16% nos bens alimentares, transportes com aumento de 25%, energia/gás com aumentos superiores a 30%... verás que o aumento do custo de vida desse trabalhador poderá estar em torno de 20%.
Além disso para trabalhadores de baixos rendimentos há passes mais baratos.
Mares Escreveu:Quanto ao corte de metade do subsídio de Natal, essa medida aplica a mesma percentagem, para todos os trabalhadores, e por isso mesmo é injusta. Não é uma medida progressíva e afecta mais as famílias com menores recursos.
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Portanto para ti e para mais alguns nao se importam de que uma maioria mal ganhe para comer desde que a sua minoria ganhe o que lhe apetecer.
Já agora: quanto é preciso ganhar para comer?
Tudo depende do local onde mores.
Mas eu gasto a volta de 150/mês em prod. alimentares.
Soma mais 250 eur/prestação , 125 em agua,gas,luz, telemovel. Mais 75 eur em roupa e calaçdo. E o salario minimo ja nem te chega. E tou a falar de coisas basicas. Poe ai transportes e alguma despesas medica e ve onde fica.
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Mares Escreveu:As famílias de mais fracos rendimentos terão aumentos superiores a 20% no custo de vida (com os aumentos nos bens essenciais).
Podes elaborar? O que são bens essenciais?Mares Escreveu:Pareçe-me correcto que, quem ganhe salários de 3500 euros (em valor médio, que não deverá estar longe da realidade), deva também contribuír para o ajuste das contas do país.
Quem ganha salários mais altos já foi chamado a contribuir através de um aumento maior do imposto (nomeadamente do corte no subs. Natal). Achas que não é suficiente? Achas que se devia cortar o subsídio por inteiro?
Num salário de 850 euros/mês (salário médio de um trabalhador), grande parte vai para bens essênciais (alimentação, transporte, energia, gás, habitação).
Se o IVA aumentar em ~16% nos bens alimentares, transportes com aumento de 25%, energia/gás com aumentos superiores a 30%... verás que o aumento do custo de vida desse trabalhador poderá estar em torno de 20%.
Para trabalhadores com rendimentos mais elevados, (suponhamos de 3.500 euros/mês), o peso dos bens essênciais é normalmente menor. Logo esses aumentos terão um peso muito menor para essas classes.
Quanto ao corte de metade do subsídio de Natal, essa medida aplica a mesma percentagem, para todos os trabalhadores, e por isso mesmo é injusta. Não é uma medida progressíva e afecta mais as famílias com menores recursos.
Então estas duas medidas, aumento dos bens essênciais e corte em 1/2 do sub. de Natal, são mais penalizadoras para as famílias com menores recursos.
Quanto ao corte por completo do sub. de Natal, acho que isso ainda poderá aconteçer este ano (é quase certo não vamos cumprir a meta do défice para este ano sem medidas adicionais e por isso mesmo essa hipótese poderá não estar excluída).
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:A demagogia que já nos habituaste. Lol.Lion_Heart Escreveu:Ja agora respondas a esta pergunta? o salario minimo devia ser 500€? ou 600€? e o maximo?
E ja agora, poque?
Este assunto já foi discutido em tempos.
Acho que nem devia haver salário mínimo.
Pois, eu é que sou o demagogo. E tu achas que nem devia existir salario minimo.
Bem e tu achas que devia ser quanto?
Elias Escreveu:A demagogia que já nos habituaste. Lol.Lion_Heart Escreveu:Ja agora respondas a esta pergunta? o salario minimo devia ser 500€? ou 600€? e o maximo?
E ja agora, poque?
Pois, eu é que sou o demagogo. E tu achas que nem devia existir salario minimo.
Lion_Heart
Lion_Heart
A demagogia que já nos habituaste. Lol.
Lion_Heart Escreveu:Ja agora respondas a esta pergunta? o salario minimo devia ser 500€? ou 600€? e o maximo?
E ja agora, poque?
Elias Escreveu:Mares Escreveu:As famílias de mais fracos rendimentos terão aumentos superiores a 20% no custo de vida (com os aumentos nos bens essenciais).
Podes elaborar? O que são bens essenciais?Mares Escreveu:Pareçe-me correcto que, quem ganhe salários de 3500 euros (em valor médio, que não deverá estar longe da realidade), deva também contribuír para o ajuste das contas do país.
Quem ganha salários mais altos já foi chamado a contribuir através de um aumento maior do imposto (nomeadamente do corte no subs. Natal). Achas que não é suficiente? Achas que se devia cortar o subsídio por inteiro?
Pelas tuas perguntas e por mais algumas respostas que aqui li , tiro a seguinte conlusão:
Existe um ditado que diz: pimenta no ** do preto é refresco para mim.
Portanto para ti e para mais alguns nao se importam de que uma maioria mal ganhe para comer desde que a sua minoria ganhe o que lhe apetecer.
Nao percebem que num País como Portugal que nao tem dinheiro e tem defices permanentes alguem que ganhe acima de 2000 eur/mes pode ser considerado um privilegiado e com acesso a praticamente todos os bens e serviços sem grandes dificuldades. também nao percebem que o País nao lhes pode pagar muito mais.
Ja agora respondas a esta pergunta? o salario minimo devia ser 500€? ou 600€? e o maximo?
E ja agora, poque?
Lion_Heart
Lion_Heart
Mares Escreveu:As famílias de mais fracos rendimentos terão aumentos superiores a 20% no custo de vida (com os aumentos nos bens essenciais).
Podes elaborar? O que são bens essenciais?
Mares Escreveu:Pareçe-me correcto que, quem ganhe salários de 3500 euros (em valor médio, que não deverá estar longe da realidade), deva também contribuír para o ajuste das contas do país.
Elias Escreveu:Já agora qual é a fonte?
Para fonte até a tabela que colocaste serve.
Além disso, eu tenho uma série de familiares na saúde (tanto médicos como outros profissionais) e portanto sei-o também por outras fontes.
Elias Escreveu:E estás a falar de médicos do SNS em regime de exclusividade ou não?
Todos, uma vez que o rendimento dos que trabalham em regime de não exclusividade não se limita ao rendimento que auferem do Estado.
E desde logo, esta matéria da não exclusividade é problemática per se e já daria panos para mangas para discutir. Mas confesso que não estou com muita vontade para entrar nesse debate e deixo só como "levíssima" nota.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Estás a partir do princípio que os médicos ganham todos 3500 euros, não é?
Encontrei este quadro na net, não faço ideia se os valores apresentados estão correctos, mas deixo à tua consideração:
http://hospitalportugal.blog.com/2008/0 ... o-salario/
E mais este post:
http://culpadomedico.blogspot.com/2005/ ... mdico.html
Encontras valores entre 1350 (1575) e 5500 (6416).
Dentro de parêntesis tens o valor mensalizado, considerando os 14 vencimentos.
As famílias de mais fracos rendimentos terão aumentos superiores a 20% no custo de vida (com os aumentos nos bens essenciais).
Pareçe-me correcto que, quem ganhe salários de 3500 euros (em valor médio, que não deverá estar longe da realidade), deva também contribuír para o ajuste das contas do país.
Elias Escreveu:Estás a partir do princípio que os médicos ganham todos 3500 euros, não é?
Encontrei este quadro na net, não faço ideia se os valores apresentados estão correctos, mas deixo à tua consideração:
E mais este post:
Médicos de clínica geral praticamente não existem actualmente, convém notar.
A maior parte dos médicos efectivamente ganha uns 3500 euros ou mais...
Não vou discutir se é errado ou não, se deviam ganhar mais ou menos.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estás a partir do princípio que os médicos ganham todos 3500 euros, não é?
E mais este post:
E mais este post:
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Elias Escreveu:Mares Escreveu:É evidente que respondi.
Não te importas de colocar aqui outra vez a tua resposta? É que não a encontro...
Está aqui Elias (apenas fiz cópia do que tinha colocado antes):
"O seu salário deverá ser condizente com as capacidades que o Estado tenha para lhes pagar.
Assim como o Estado tem esses recursos, a partir dos rendimentos dos cidadãos, facilmente vêmos que o Estado não terá capacidade de pagar milhares de euros/mês aos seus profissionais, quando recebe de uma maioría de cidadaos, os impostos que incidêm de quem recebe poucas centenas de euros/mês."
Bem, se achas que não há capacidade para pagar milhares de euros por mês, achas que se deve pagar quanto? 800 euros?
Desculpa, só vi agora o teu comentário.
A situação portuguêsa não é muito diferente da grepa (por mais que os politicos tentem convencêr os mercados).
Eles andam à 18 meses tentando enganar o mercado.
Agora estão numa situação em que cortam realmente ou então entram em "default". Então já falam em cortes nos salários dos FP´s entre 30% e 40%.
Acho que será preferível nós por aqui tomarmos as medidas por nós, do que em estado de desespero as têrmos de fazer.
Pareçe-me que um corte de 20% a 30% poderá nos retírar do caminho da grécia.
Mas sabes que essas medidas são muito impopulares e tem muitos interesses envolvídos.
Isso colocaría os salários em torno dos 2500 euros (30% de 3500), o que para a realidade portuguêsa continuará sendo um bom salário.
Se não fizermos isso, em vez dos 2500 euros poderá passar a 200 "contos" ou menos...
Las_Vegas Escreveu:Que giro, então e se em vez de médico for um condutor de pesados ou padeiro? já pode trabalhar preocupado com as contas?
Bom, o padeiro convenhamos que faz pouca diferença (com todo o respeito) uma vez que é mais grama de sal ou menos grama de sal.
Mas a este propósito e do pesado, eu tenho uma experiência de vida notável: é que uma vez esbarrei-me completamente contra um autocarro e não foi pior porque reagi rápido e travei a fundo. Hoje podia não estar aqui por uma questão de mais segundo, menos segundo.
Tudo aconteceu porque um condutor de um autocarro entrou num cruzamento onde tinha stop sem parar. O condutor saiu do autocarro todo atarantado e de olhos esgazeados - estava pior do que eu apesar do meu carro ter ficado com a frente completamente desfeita - e disse-me que nem sabia o que me dizer, que vinha a pensar na vida...
A empresa de que ele fazia parte estava em processo iminente de falência (hoje já não existe, desfez-se pouco depois desse acidente).
Não sei se um dia vou ficar numa mesa de hospital, mas sei que um dia quase fiquei na estrada porque um condutor de meia-idade de um autocarro sabia que ia ficar sem emprego.
Coisas da vida!

se alguma vez tiver a infelicidade de ir parar a uma mesa de operações veja lá se quer que o tipo que o vai operar esteja a pensar nas contas que têm para pagar no final do mês.
Que giro, então e se em vez de médico for um condutor de pesados ou padeiro? já pode trabalhar preocupado com as contas?
Portugal é um país pobre e como tal vai ter de fazer vida de pobre, trabalhar mais e gastar menos.
É óbvio para mim que um país que está a ser intervencionado pelo FMI enquanto faz cortes em tudo o que mexe, mais tarde ou mais cedo vai perder qualidade nos serviços públicos que presta, saúde, educação, etc etc incluídos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, IX Hispana, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Sinedrio, smog63, VALHALLA e 297 visitantes