Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 27/10/2011 12:03

E os outros, mon cher?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 27/10/2011 12:01

Ora o BPI tem 900.000.000 acções que a preços de mercado vale pouco mais de 500.000.000 eur!

E precisa de um aumento de capital de 1.700.000.000
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Pata-Hari » 27/10/2011 11:52

pocoyo, não e emissão, é conversão. Como fez o bes, o bcp e, se não me engano, a cgd.
Administrador Fórum

por Tridion » 27/10/2011 10:39

Só estou a fazer uma análise básica às notícias e às cotações da banca...nada mais. Os próximos dias trarão mais clareza sobre a situação de cada um e como a vão resolver.

Registado: 13/5/2010 17:53

por MERCW125 » 27/10/2011 10:27

Tridion Escreveu:Para o o BPI estar a subir tanto o aumento do capital deverá ser feito à conta dos seus accionistas, à semelhança do BES...já o BCP :roll:

Desde que a situação em Angola, não se torne como em alguns Países do Médio Oriente, a princezinha, :mrgreen: :mrgreen: basta dar a ordem e estalar os dedos que o guito aparece.
Se compraram acções a 1,80, não se irão desfazer delas assim, de qualquer maneira. Duvido mesmo, a não ser que aquilo para os lados de Angola esteja a ficar mau.

Registado: 14/3/2009 21:36

por cesar1967 » 27/10/2011 10:25

Desculpa lá...
Deixem de deitar abaixo o BCP...
O BPI está a subir cerca de 7%, neste momento, com menos de 1 milhão de acções...
O BCP está a subir ceca de 6%, neste momento, com mais de 36 milhões de acções...
Parem de ver o BCP pelo lado negativo...
O BCP está, neste momento, igual ao BPI, ao BES, à CGD, etc...
Abraço,

Registado: 6/10/2011 19:10

por Tridion » 27/10/2011 10:21

Para o o BPI estar a subir tanto o aumento do capital deverá ser feito à conta dos seus accionistas, à semelhança do BES...já o BCP :roll:

Registado: 13/5/2010 17:53

por pocoyo » 27/10/2011 9:48

Pata-Hari Escreveu:
Bem, eu estou a ver 3 modos. Aumento de capital puro. Conversão de dívida em capital. Recuso a capitais estatais (estou certa que é a ultima das preferências). Depois estou a ver um mais maquiavélico, que seria a fusão com alguém de um país que precise de menores rácios, mas acho esse cenário muito distante.

Conversão de divida em capital!!!

Só se for através de emissões perpétuas. Quem é que aceita isso?

Só há uma solução, recurso a capitais estatais.

Será que estou a ver mal a coisa...

Registado: 15/1/2010 15:30

por Pata-Hari » 27/10/2011 9:34

Também o BPI já reagiu à nota do Banco de Portugal sobre o reforço dos capitais próprios do sector, dizendo que vai examinar todas as opções para obter os 1.717 milhões de euros de que necessita para atingir o rácio de capital de 9% até Junho de 2012.
O BPI admite recorrer à linha de recapitalização da banca para reforçar os capitais após o reconhecimento dos preços do mercado na exposição à dívida soberana aos preços de 30 de Setembro.

Na cimeira de ontem foi decidido que os bancos terão de ter um rácio de 9% (core capital) após o reconhecimento das desvalorizações registadas na dívida de países como a Grécia e Portugal no mercado secundário.

O BPI diz que, de acordo com as estimativas preliminares da European Banking Authority (EBA), poderá ter de reforçar os capitais em 1.717 milhões de euros, sendo que a quase totalidade desse valor (1.640 milhões) diz respeito a esse reconhecimento das perdas em dívida pública.

Para atingir os 9% de rácio de capital, o BPI diz que vai “examinar todas as opções para cumprir com os novos requisitos de capital, incluindo a utilização de 12 mil milhões de euros de recapitalização dos bancos”, disponibilizado no âmbito do programa da troika.

Bem, eu estou a ver 3 modos. Aumento de capital puro. Conversão de dívida em capital. Recuso a capitais estatais (estou certa que é a ultima das preferências). Depois estou a ver um mais maquiavélico, que seria a fusão com alguém de um país que precise de menores rácios, mas acho esse cenário muito distante.
Administrador Fórum

por nook » 26/10/2011 16:43

Nomura alerta: BCP e BPI podem ser dos primeiros a ser parcialmente nacionalizados
26 Outubro 2011 | 14:46

O analista do Nomura, Daragh Quinn, acredita que os dois bancos portugueses podem estar entre os primeiros na Europa a recorrer a capitais públicos para reforçarem os rácios de capital.

As carências de capital do BCP e do Banco BPI podem ascender a três mil milhões de euros, segundo a Bloomberg que cita a nota de análise do banco japonês. Este montante compara com a soma da capitalização bolsista dos dois bancos, que está actualmente em 1,67 mil milhões de euros, tendo em conta as actuais cotações de mercado.

Dado que as carências de capital dos dois bancos ultrapassam o seu valor em bolsa, estes poderão ter dificuldade em captar o capital de que necessitam junto dos accionistas, segundo tem sido referido pelos analistas.

Nesse caso, os bancos terão de recorrer ao apoio do Governo português. A provisão de 12 mil milhões de euros, dos 78 mil milhões de euros que o Governo irá receber da troika, deverão chegar para reforçar os rácios dos dois bancos e satisfazer as exigências dos reguladores europeus para o "core tier one"

Mas, se receberem esta ajuda, terão o Estado como accionista e poderão ficar proibidos de pagar dividendos aos accionistas e de pagar de prémios à gestão, à luz das regras da União Europeia para receber capitais públicos.

Bancos podem precisar de mais dinheiro do que aquele que valem em bolsa

O BPI tem um rácio de capital “core tier one” de 9% e a redução do valor da dívida da Grécia no balanço do banco ao seu valor de mercado poderia levar o rácio para 4,9%, criando necessidades de 1,3 mil milhões de euros no capital do banco, refere a Bloomberg. A capitalização bolsista do banco liderado por Fernando Ulrich é de 542, milhões de euros.

Nas mesmas circunstâncias, o BCP poderá ver o seu rácio de capital declinar de 8,5% para 7,1%, o que o obrigaria a angariar 1,5 mil milhões de euros em capital para atingir a exigências dos reguladores europeus para o rácio “core tier one”. Um montante que ultrapassa o valor do banco, que ao actual preço de mercado das acções é de 1,1 mil milhões de euros.

O rácio de solvabilidade dos bancos nacionais terá de ser de 9% em 2011 e de 10% em 2012, segundo o acordo que vigora entre Portugal e os parceiros que lhe concederam ajuda externa.

Estado será accionista silencioso na banca

Ontem, Pedro Passos Coelho disse que o Estado não quer interferir na gestão dos bancos. No entanto, a regulação relativa aos pedidos de apoio ao Governo para reforço de capital dos bancos proibem o pagamento de dividendos e prémios aos gestores.

"O Estado não tenciona envolver-se na gestão dos bancos", disse Passos Coelho. O Governo "não tenciona nacionalizar bancos nem tornar-se dono de bancos", salientou.

As acções dos dois bancos voltaram hoje a fixar mínimos históricos. As acções do BCP recuam 1,24% para 0,159 euros, mas já chegaram a negociar nos 0,156 euros. Já o BPI perde 1,74% para 0,55 euros, depois de ter chegado a negociar nos 0,538 euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=515049
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Marco Martins » 18/10/2011 12:34

artista Escreveu:
richardj Escreveu:isto não cheira bem para o bpi :

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=512773

Nem para o BPI nem para nenhum dos outros... curiosamente nas últimas sessões quem tem caído mais é o BES!

Parece-me que o BPI já estava a contar com isso e por isso é que o Ulrich já tinha alertado que o BPI poderia ter de declarar prejuízos de 200 milhões.

Em relação ao BES acredito mais que lhe aconteça o mesmo que o fundo de pensões do Santander Totta que investiu na recuperação dos USA e tiveram de levar uma injecção de 200 milhões!

Registado: 7/4/2007 17:13

por artista_ » 18/10/2011 10:48

richardj Escreveu:isto não cheira bem para o bpi :

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=512773

Nem para o BPI nem para nenhum dos outros... curiosamente nas últimas sessões quem tem caído mais é o BES!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por richardj » 18/10/2011 10:23

Registado: 25/4/2011 22:36

por Mares » 13/10/2011 13:15

Ulrich já entendeu.... ou fusão ou morte...

Não entendo como os sócios brasileiros ainda não vieram socorrer o BPI... Será que eles não querem reforçar em posições perdedoras?

A banca precisará agir rapidamente e deixarem-se de ser os "donos do seu quintal"....
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Migvar » 13/10/2011 13:00

Isto de os bancos, actualmente, cobrarem por tudo e por nada, é um claro sinal do desespero em que se encontra a banca nacional.
Tentam em tudo sacar alguns euros, ultimamente tenho tido conhecimento de diversas situações, umas directamente passadas comigo outras com terceiros, que são claramente reveladoras do "abuso" dos bancos (não só do BPI), aqui ficam dois exemplos:
- Cobrarem ao cliente por um parecer juridico externo para efectuarem uma autorização de sub-locação (quando o banco tem o seu próprio departamento juridico interno);
- Cobrarem por se ir depositar mais de 100 moedas "pretas", justificando tal cobrança pelo trabalho que dá conferir as ditas moedas;

E isto só para falar de tentativas de ir buscar mais uns trocos, porque se formos falar de boa-fé negocial então aí temos pano para mangas. Alguns exemplos:
- aditarem clausulas a contratos, sem informarem os clientes, à espera que estes assinem sem repararem que no meio de um contrato de 10 páginas existe uma clausula nova que não foi negociada ou sequer falada e que, curiosamente, lhes confere legitimidade para rescindirem o contrato a seu belo prazer.
- não desbloquearem verbas de contratos de mútuo apesar de contratualmente a isso estarem obrigados e as garantias prestadas serem superiores ao dobro do capital mutuado, arranjando sempre pretextos para irem adiando o desbloquear de verbas (ora é precisso o balanço e o balancete, ora é preciso uma previsão de vendas, ora é preciso uma nova avaliação - suportada pelo cliente, obviamente...)

Enfim... apesar de esta mensagem estar colocada sob o tema BPI, a verdade é que estes exemplos ocorrem não só neste banco mas também nos outros

Tristes tempos estes em que vivemos

Registado: 29/11/2007 10:37

por Marco Martins » 13/10/2011 12:09

koglin Escreveu:Em mais nenhum negócio o fornecedor te faz pagar o papel da factura que emite!
Mas tudo isso está incluído no preço que pagas e que podes comparar directamente com as alternativas.
É diferente de teres um preço para o serviço que queres obter mas para aí chegares pagas todos os custos inerentes. Se todas as empresas cobrassem à parte todos os custos fixos ou variáveis tinham sempre margens líquidas de 100%! Era bom...

Além disso, falavas em suportar o custo dos balcões, bancários, etc...Não te esqueças que quando depositas és tu que estás a "fazer um favor" ao banco, pois com o teu dinheiro eles fazem negócio e lucram daí. Tu teres o dinheiro no banco e poderes usar um cartão MB para o ter imediatamente é apenas um atractivo para lá pores o teu dinheiro em vez de o guardares debaixo do colchão (não falando sequer no facto de assim não precisares de ir à agência usar o tempo do bancário...), situação com que os bancos não lucrariam. Ainda assim, és tu que pagas o cartão de débito!

Exactamente! Isto diz tudo! :clap:

por koglin » 13/10/2011 10:35

Em mais nenhum negócio o fornecedor te faz pagar o papel da factura que emite!
Mas tudo isso está incluído no preço que pagas e que podes comparar directamente com as alternativas.
É diferente de teres um preço para o serviço que queres obter mas para aí chegares pagas todos os custos inerentes. Se todas as empresas cobrassem à parte todos os custos fixos ou variáveis tinham sempre margens líquidas de 100%! Era bom...

Além disso, falavas em suportar o custo dos balcões, bancários, etc...Não te esqueças que quando depositas és tu que estás a "fazer um favor" ao banco, pois com o teu dinheiro eles fazem negócio e lucram daí. Tu teres o dinheiro no banco e poderes usar um cartão MB para o ter imediatamente é apenas um atractivo para lá pores o teu dinheiro em vez de o guardares debaixo do colchão (não falando sequer no facto de assim não precisares de ir à agência usar o tempo do bancário...), situação com que os bancos não lucrariam. Ainda assim, és tu que pagas o cartão de débito!

Registado: 22/9/2011 14:45

por Pata-Hari » 13/10/2011 10:14

Mas claro que pagas o bilhete no preço do estacionamento! Ou pensas que o papel e a maquina nao têm custos que são pagos por ti?
Administrador Fórum

por koglin » 13/10/2011 10:07

Pata, já vi vários bancos cobrarem precisamente o papel e o selo...chega ao ridículo de enviarem uma folha de papel impressa a cores por correio, dentro de um envelope para cobrar 0,01€!

Para além disso, os bancos permitem-se situações que em nenhum outro negócio se sonha. Basta ver que, quando tens um cartão de crédito, cujo uso convém ao banco para cobrarem juros, os bancos cobram comissões. É o mesmo que comprares o bilhete do parque de estacionamento para depois poderes pagar o parque nas máquinas...
Os bancos têm de facto privilégios que outros não têm e a concorrência excessiva de que o Ulrich fala ainda não é suficiente para se eliminarem este tipo de custos.

Registado: 22/9/2011 14:45

por Pata-Hari » 13/10/2011 7:29

Ó Marco... tem lá dó.... como é que achas que são pagas as pessoas que trabalham nos sistemas informáticos que gerem as operações de bolsa? e nos departamentos de títulos que garantem que os teus direitos nesses títulos são cumpridos? e no balcão quando decides ir lá depositar dinheiro? à borla?

Mas está descansado que daqui a nada a banca vai começar a cortar pessoal, a diminuir custos e possivelmente a aumentar preçário e a cobrar-te o papel, a impressão e o selo do mapa de mais valias se o quiseres receber.

Não tens a noção do que é um preçário estrangeiro, certamente. Vai lá ver o que pagarias na suiça.

(e acho que a custódia é mais elevada do que isso)

Mas podes sempre mudar de banco ou deixar de usar. Quando estaciono no parque da alameda ou do chiado, acho uma fortuna. E na rua, ainda acho mais caro!!! epá... mas uso apesar do custo do espaço ser nulo e a treta da emel ainda dar prejuízo que eu ainda pago via impostos! Escolha minha.
Administrador Fórum

O Ulrich é manhoso

por Josytoc » 13/10/2011 1:57

Grande descoberta……

Uma coisa diz tudo acerca dos bancos e dos reguladores:

O banco é o único sitio onde um cliente, que ainda por cima vai depositar dinheiro, fica com o duplicado em vez do original. :mrgreen:

O Ulrich é manhoso

Há anos que fiz isso primeiro atribuíram-me um cartão de crédito e passado uns meses mandaram uma carta a dizer que iam substituir as clausulas por sugestão do Banco de Portugal e da DECO que as consideravam abusivas, embora eu nunca o tivesse utilizado.

Em segundo lugar outra chico-espertiçe era que depositava-se um cheque do BPI no próprio BPI e o dinheiro só ficava disponível passado 4 dias, coisa que acontecia de todas as vezes. Depois de verificar isso e reclamar disseram-me que no talão de depósito deveria indicar que queria que considerassem como dinheiro.:shock:

Já agora para quem quer acabar com contas num banco deve fazê-lo por escrito e levar dois exemplares para ficar com um deles autenticado e datado, mencionando e identificando que entrega ou inutiliza no acto os cartões que detiver. Existem bancos que, quando se diz verbalmente que se quer acabar com a conta, o que fazem é pôr a conta a zero mas não acabam com ela.
Também pedi a tesoura e cortei o cartão de crédito ás tirinhas na presença do gerente, tudo na maior das calmas e tranquilidades. :mrgreen:

Considerei que qualquer banco tem, ou deve ter, dinheiro suficiente para ter advogados que garantam não haver cláusulas abusivas num cartão de crédito e aquela chico-espertiçe dos cheques fez o resto. Embora não tivesse sido directamente prejudicado pelas tais cláusulas considerei um ultraje para o consumidor. Banco com Ulrich jamais terá conta minha, está definitivamente despachado.

Registado: 15/9/2011 3:42

por Marco Martins » 12/10/2011 20:26

Alguém tem dinheiro neste banco?
Gosto da visão do Ulrich, mas cada vez mais detesto a forma de trabalhar do BPI.
Para além de cobrarem 7,50€ por cada compra ou venda de títulos, ainda cobram 10€ por ter tido os títulos !!!

Acho isto um roubo às pessoas e a CMVM nada faz porque diz que são as regras do banco!!!

Bom, se as instituições podem fazer o que querem, então deveriam proteger os consumidores e eles terem o direito de emprestar ou não o seu dinheiro ao banco!!!

Sinceramente, cada vez mais acho que os ladrões da nossa sociedade não são tanto os governos, mas sim os bancos:
- a crise começou com a irresponsabilidade deles
- a crise está cada vez pior porque temos de andar a pagar para eles
- cada vez temos menos confiança de receber o dinheiro que temos depositado naqueles ladrões!!

O pouco que lá tenho, vou retirar... e espero bem que muitos façam o mesmo!!

Precisamos de bancos, sem dúvida... mas se toda a sociedade está feita para que eles sejam protegidos, então o consumidor deverá ter regalias e não ser roubado!!!

Neste momento, digo: abaixo os bancos!!! Tem de haver outro sistema que não misture tanto aquilo que são bens das pessoas, com aquilo que são investimentos de risco e com aquilo que são vendas de dinheiro.

por Marcohvm » 6/10/2011 22:02

Gráfico atualizado.
Apesar de ter sido um dia positivo no PSI20,
o BPI continua a respeitar o canal...
Anexos
bpi.png
bpi.png (47.14 KiB) Visualizado 3867 vezes
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por Marcohvm » 5/10/2011 22:15

Gráfico atualizado.
No topo do canal...
Anexos
bpi.jpg
bpi.jpg (200 KiB) Visualizado 4102 vezes
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por camaleo » 4/10/2011 21:09

Isto hoje foi uma "marretada" sim senhor... como se esperava.... no entanto parece que é para continuar.

Para quem gosta de notícias (que não é o meu caso) fica esta que certamente vai fazer ressentir mais uma vez a Banca Portuguesa.
Fitch corta rating de "viabilidade" seis bancos nacionais (act)
04 Outubro 2011 | 20:20
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 1 VotoTamanho

Em causa está o novo "rating de viabilidade" recentemente criado pela Fitch para as instituições financeiras de todo o mundo.
A agência de notação de risco cortou hoje o “rating” de viabilidade de seis bancos portugueses, devido à deterioração dos respectivos activos e às crescentes tensões sentidas para se financiarem. Em causa estão os “ratings” da CGD, BCP, BPI, Montepio, Banif e Santander Totta.

Em Julho, a Fitch Ratings anunciou ao mercado que estava a introduzir uma nova medida de risco – o “rating” de Viabilidade - para as instituições financeiras em todo o mundo.

“Estas descidas reflectem a intensificação das tensões em termos de acesso a ‘funding’ e liquidez e a deterioração da qualidade dos activos”. A pesar na decisão está ainda a pressão sobre os lucros da banca resultante do “aprofundamento da recessão em Portugal”, explica a Fitch numa nota divulgada ao fim da tarde.

A ensombrar o contexto da banca portuguesa está igualmente a incerteza em torno da Grécia e os riscos de intervenção que pesam sobre mais países do euro devido à crise da dívida soberana.

A Fitch constata que os mercados estão fechados para a banca portuguesa que continua – e deverá continuar “no curto e no médio prazo” – a depender da liquidez fornecida pelo Banco Central Europeu. Esta circunstância combinada com dívida “considerável” que chega à maturidade em 2014 aumenta os riscos de financiamento e de liquidez, acrescenta Fitch.

No caso da CGD e do BPI, o "rating de viabilidade" desceu de bb+ para bb; o do BCP e do Montepio baixaram, ambos, de bb para bb-; o do Banif recuou de bb para b+; e do Santader Totta caiu de bbb para bb.
Anexos
bpi.jpg
bpi.jpg (44.18 KiB) Visualizado 4293 vezes

Registado: 25/3/2010 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Maverick StockMan e 246 visitantes