Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fim-de-semana calmo em notícias, o que trará para a semana?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SAPT » 2/10/2011 13:29

Poll’ de Setembro da Reuters mostra ainda que investidores globais aumentaram alocação a acções.

Os investidores globais continuam a acumular ‘cash' e, em Setembro, a percentagem média em carteira atingiu um montante recorde, revela a ‘poll' da Reuters, de Setembro. Trata-se de um movimento de refúgio num momento em que se mantêm elevadas as preocupações em torno da economia global e da Zona Euro, mas que, historicamente, pode indiciar o início de um ‘rally' no mercado accionista, coincidindo com a recuperação dos mercados no último trimestre.

De acordo com a ‘poll' da Reuters, realizada junto das 59 casas de investimento de referência de Estados Unidos, Japão, Europa Continental, e Grã-Bretanha, a exposição a ‘cash' aumentou em Setembro pelo segundo mês consecutivo, atingindo 6,3%, máximo desde início de 2009, quando a agência de notícias iniciou esta consulta mensal. Em Agosto esta percentagem era de 5,8% e em Julho de 4,5%. E, como refere a Reuters, no passado, níveis elevados de ‘cash' têm sido percursores de um ‘rally' nas acções.

As principais preocupações continuam a prender-se com a evolução das economias com as medidas para travar a crise da dívida soberana na Zona Euro. "Podemos assistir a um significativo ‘rally' (na acções) caso as notícias para a economia dos Estados Unidos sejam mais positivas ou haja uma solução europeia concertada (para a crise da dívida", afirmou Jean-Yves Dumont, da Dexia Asset Management, à Reuters.

Alocação sobe em acções e decresce em obrigações

Apesar de ainda existir grande indefinição sobre as questões que têm preocupado os investidores há sinais de algum aliviar da tensão. Nos últimos dias, os mercados accionistas têm evidenciado uma recuperação, com dados macroeconómicos positivos (nomeadamente nos EUA) e numa altura em que os investidores parecem começar a acreditar que os líderes europeus vão avançar com novas medidas concretas para estancar os problemas na Zona Euro. Entretanto, ontem, a Alemanha aprovou a reforma do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, passo decisivo para desbloquear uma nova tranche de ajuda à Grécia.

Face à ‘poll' do mês anterior houve uma inversão de comportamento dos investidores globais face às acções e à dívida.

Depois de a exposição a acções ter recuado para um mínimo recorde em Agosto (49,2%), em Setembro aumentou ligeiramente, situando-se numa percentagem média de 50,5%. Por áreas geográficas, houve um aumento da percentagem média de acções em carteira dos EUA/Canadá, enquanto a exposição às da Zona Euro decresceu pelo terceiro mês consecutivo para 16,6%.

No sentido oposto, houve um decréscimo de obrigações em carteira, as quais passaram para 34,6% este mês, de 36,1% em Agosto. A contribuir para este decréscimo esteve sobretudo a redução da exposição à dívida de EUA/Canadá e Japão - diminuiu em 0,6 pontos percentuais no caso da Zona Euro -, tendo havido, pelo contrário, um aumento significativo a obrigações do Reino Unido para 14,3% (de 9,2% em Agosto).

Tal como no mês passado, os investidores globais voltaram a reforçar a exposição a obrigações soberanas, atingindo 57,3%, percentagem que é a mais elevada desde, pelo menos, Setembro de 2010, de acordo com as tabelas disponibilizadas pela Reuters.

Os analistas contactados deram ainda as suas apostas para os principais índices bolsistas mundiais, até final do ano. À cabeça surgem as bolsas da Rússia e do Brasil.
 
Mensagens: 152
Registado: 29/11/2007 11:27
Localização: vilar de andorinho

por moritz » 2/10/2011 13:04

as notícias que vão saindo nos jornais têm o valor que lhes formos atribuindo.
no entanto, há algumas notícias, que por terem uma base factual, poderão indiciar alguma coisa...

http://economico.sapo.pt/noticias/expos ... 27933.html
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

por Marco Martins » 2/10/2011 12:50

(Agência Brasil) - O Parlamento da Alemanha aprovou nesta quinta-feira (29) a ampliação do fundo de resgate europeu – que será usado para ajudar países em crise, como a Grécia. Do total de 630 deputados alemães que participaram da votação, 523 votaram a favor, 85 foram contrários à proposta e 3 se abstiveram.

Antes da votação, o ministro das Finanças, Wolfgan Schäuble, descartou a possibilidade de aumentar o fundo para valores acima de 440 bilhões de euros já fixados.

Em 21 de julho, 17 países que integram a zona da euro aprovaram a decisão de aumentar os valores do fundo de 250 bilhões de euros para 440 bilhões de euros. Na ocasião, foi decidido que o dinheiro será usado para ajudar os países da zona do euro em dificuldades. A Alemanha, maior economia europeia, contribuirá com 211 bilhões de euros.

A Alemanha é o 11º país dos 17 integrantes da zona do euro a aprovar o aumento de valores para o fundo. Os parlamentos da Finlândia, da Espanha, da Bélgica, da França, da Grécia, da Irlanda, da Itália, de Luxemburgo, de Portugal e da Eslovênia já aprovaram a proposta. Faltam ainda a Áustria, o Chipre, a Eslováquia, a Estônia, a Holanda e Malta.

http://noticias.portalbraganca.com.br/p ... crise.html



A Alemanha já veio dizer que aprovou o aumento e não aumenta nem mais um centimo, pelo que colocou assim os vários países da zona euro contra a parede.

No entanto o aumento do fundo precisa do apoio de todos e a Austria, Eslováquia e Holanda ainda poderão trazer uma surpresa aos mercados.

Para além disso, amanhã creio que se aprova a próxima tranche para a Grécia que só deverá chegar a 15 de Outubro...

O índice S&P500 está a dar sinais muito frágeis de um possível "mini-crash" e cada vez mais parece que os states estão a esconder algo de grave na sua economia, tentando assim perseguir a agencia de rating S&P sobre coisas que não vai investigar à Moodys ou a Fitch...

Embora não tenham saído notícias sonantes este fim-de-semana, parece-me que será uma semana complicada!
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por Sr_SNiper » 2/10/2011 12:25

É relaxar e não pensar no assunto... aproveitar o sol e ir para a praia...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8980
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por xmax2000 » 2/10/2011 12:04

Eu tb estou a achar que está tudo demasiado calmo... Muito estranho... ...
 
Mensagens: 8
Registado: 28/9/2011 17:04
Localização: 12

por prumus » 2/10/2011 11:16

a ver pelo sp 500 como fechou na sexta na segunda pelo menos nao deve haver subidas fortes
 
Mensagens: 298
Registado: 9/8/2011 22:14
Localização: 14

Fim-de-semana calmo em notícias, o que trará para a semana?

por SAPT » 2/10/2011 11:00

Boas,
Qual é a V/ opinião para a próxima semana, após um fim-de-semana calmo em notícias?
Abraço,
 
Mensagens: 152
Registado: 29/11/2007 11:27
Localização: vilar de andorinho


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 184 visitantes