Moody's corta rating da Madeira
8 mensagens
|Página 1 de 1
Défice da Madeira atingiu 23% do seu PIB em 2010
30 Setembro 2011 | 11:39
Pedro Romano - promano@negocios.pt
O défice orçamental da Madeira terá atingido 23% do seu PIB em 2010, de acordo com dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa estão despesas não reportadas que foram detectadas no âmbito da auditoria à Região Autónoma e uma Parceria Público Privada (PPP) que foi "abortada" este ano.
Em 2007, 2008 e 2009, os défices da Região Autónoma rondaram os 4,5% nos dois primeiros anos e os 6,5% no último período.
Esta é a primeira vez que o INE publica dados relativos às contas da Madeira. Até aqui, os números eram reportados em conjunto com os dos Açores e Autarquias, sem qualquer desagregação.
A dívida pública apurada para a Região foi de 3.110,4 mil milhões de euros, um valor que representa cerca de 60% do PIB regional.
Os números ficam longe do que foi admitido na semana passada pelo Governo Regional, que falou num total de responsabilidades a rondar os 5,8 mil milhões de euros. Mas a auditoria final às contas regionais só será conhecida hoje ás 18h30.
30 Setembro 2011 | 11:39
Pedro Romano - promano@negocios.pt
O défice orçamental da Madeira terá atingido 23% do seu PIB em 2010, de acordo com dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa estão despesas não reportadas que foram detectadas no âmbito da auditoria à Região Autónoma e uma Parceria Público Privada (PPP) que foi "abortada" este ano.
Em 2007, 2008 e 2009, os défices da Região Autónoma rondaram os 4,5% nos dois primeiros anos e os 6,5% no último período.
Esta é a primeira vez que o INE publica dados relativos às contas da Madeira. Até aqui, os números eram reportados em conjunto com os dos Açores e Autarquias, sem qualquer desagregação.
A dívida pública apurada para a Região foi de 3.110,4 mil milhões de euros, um valor que representa cerca de 60% do PIB regional.
Os números ficam longe do que foi admitido na semana passada pelo Governo Regional, que falou num total de responsabilidades a rondar os 5,8 mil milhões de euros. Mas a auditoria final às contas regionais só será conhecida hoje ás 18h30.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Elias Escreveu:Jardim: «Estou-me nas tintas para a Moody`s»
PorRedacção JF 2011-09-23 19:56
Presidente do Governo Regional da Madeira não comenta corte de rating
«Estou-me nas tintas para a Moody`s!». Aos jornalistas, Alberto João Jardim não quis comentar o corte de rating da agência de notação à Madeira, em dois níveis, de B1 para B3.
A razão dada pela Moody`s, que se prendem com os problemas na gestão do governo regional e a «fraca execução orçamental» não mereceram, esta sexta-feira, qualquer comentário de Jardim.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Este e todos os políticos que em Portugal continental ou insular que não cumpram com as orientações de limitar o seu défice nas regiões ou nas câmaras, deveriam ser severamente castigados inclusive com pena de prisão.
Neste momento está em jogo toda a nossa economia e financiamento onde a credibilidade é um factor muito importante!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Ele até está-se nas tintas para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira que teoricamente é o primeiro orgão político da autonomia pois o secretário regional das finanças que hoje disse que a dívida é de 5800 milhões dissera em Maio nesse orgão que a dívida rondava os 2000 milhões!
- Registado: 4/2/2010 19:57
Força Alberto!
Aqui pelo "contenente" fizemos umas t-shirts.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
«Estou-me nas tintas para a Moody`s!». Aos jornalistas, Alberto João Jardim não quis comentar o corte de rating da agência de notação à Madeira, em dois níveis, de B1 para B3.
A razão dada pela Moody`s, que se prendem com os problemas na gestão do governo regional e a «fraca execução orçamental» não mereceram, esta sexta-feira, qualquer comentário de Jardim.
Ele não está só nas tintas para a Moody`s; antes fosse.Porque tintas por tintas também eu estou nas tintas para a Moody`s.O pior é que ele está nas tintas,isso sim, para o esforço que os Portugueses seguem fazendo.Ai sim; é do mais vil que se pode supor.
Este individuo tem que ser travado o mais rapidamente.Através da apresentação de legislação com carácter de urgência que ponham cobro a este tipo de condutas.Porque o Jardim...o Jardim...esse fulano...vive no Olimpo.Num mundo muito distante do mundo real!
Tenho o entendimento de que se ele for eleito, dever-se-à vasculhar na lei, alíneas de modo a que possa ser afastado do poder o mais rapidamente possível!Se é que há alguma coisa nesse embaralhado de leis que possa fazer alguma coisa pela resolução desta situação.
A determinada altura alguém a propósito da energia renovável dizia;«não se compreende que um país que tenha tantos recursos naturais, seja um dos países europeus que menos tire partido desses recursos». E questionava-se; como é que não nos lembramos antes de tirar partido desses recursos?Porque nunca o fizemos?A propósito desta outra temática, eu também me questiono; num pais que se diz ter tanta legislação, ao que parece, legislação em demasia que leva a que os magistrados andem sempre feitos num oito, incapazes de decidir, coisa feia, porque nunca se lembraram de produzir uma lei que penalize os gestores públicos por má gestão dos dinheiros públicos? Porque nunca o fizeram .Porquê?Realmente... é algo enigmático!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Jardim: «Estou-me nas tintas para a Moody`s»
- Registado: 5/11/2002 12:21
Moody's corta rating da Madeira
Moody's corta notação da Madeira
23:41 Quinta feira, 22 de setembro de 2011
Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
A agência Moody's acaba de cortar a notação da dívida de longo prazo da Madeira de B1 para B3.
Estes níveis são já abrangidos pela classificação de "lixo", que para a Moody's começa na nota de Ba1.
As notas de B1 e B3 apontam para uma situação ainda mais gravosa, de dívida muito especulativa, com claro risco de default técnico.
A descida para B3 coloca a Região Autónoma da Madeira - considerada pelo Financial Times como uma "rogue island" - na fronteira da classificação de default iminente, que começa com a nota de Caa1, quando esta é atribuída às dívidas soberanas.
Recorde-se que a Moody's a 5 de julho baixou a notação da República Portuguesa de Baa1 para Ba2, que já é nível de "lixo". Essa notação está 4 níveis acima do rating agora atribuído à Madeira.
Irrealismo do ajustamento levará a novo corte
A decisão da Moody's vem na sequência do que já é conhecido nos blogues financeiros internacionais como "Madeira Gate".
A agência de notação frisa que continua a analisar a situação para possível corte futuro. Ora, basta o corte de mais um nível para a dívida de longo prazo da ilha cair no primeiro domínio de default, a nota Caa1.
Um futuro corte poderá ocorrer se a agência considerar "irrealista" o plano de ajustamento em estudo com o Governo da República.
Dívida vale 5 vezes o rendimento anual da Madeira
As razões, aludidas pela Moody's, prendem-se à "deficiente governação e gestão da região, tal como à fraca execução do orçamento", postas a nu pela revelação oficial das "graves irregularidades", que somam, segundo a agência, 195% do rendimento anual da região.
A "absorção" destas responsabilidades deverá levar "vários anos", sublinha a agência no seu comunicado emitido a partir de Madrid já na madrugada de 23 de setembro.
Avaliando a actual situação da dívida madeirense, a Moody's prevê que a dívida líquida direta e indireta deverá, no final de 2011, representar 5 vezes o rendimento anual da região. Ou seja, um montante superior a €4,5 mil milhões. O presidente do Governo Regional da Madeira admitiu, hoje, em entrevista à RTP-Madeira, que essa dívida poderá rondar os €5 mil milhões. "O que representa um aumento substancial em relação ao nível já elevado de cerca de 380% do rendimento anual da região atingido no final de 2009", diz o comunicado da agência.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/moodys-corta-n ... z1YoPW2LOb
23:41 Quinta feira, 22 de setembro de 2011
Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
A agência Moody's acaba de cortar a notação da dívida de longo prazo da Madeira de B1 para B3.
Estes níveis são já abrangidos pela classificação de "lixo", que para a Moody's começa na nota de Ba1.
As notas de B1 e B3 apontam para uma situação ainda mais gravosa, de dívida muito especulativa, com claro risco de default técnico.
A descida para B3 coloca a Região Autónoma da Madeira - considerada pelo Financial Times como uma "rogue island" - na fronteira da classificação de default iminente, que começa com a nota de Caa1, quando esta é atribuída às dívidas soberanas.
Recorde-se que a Moody's a 5 de julho baixou a notação da República Portuguesa de Baa1 para Ba2, que já é nível de "lixo". Essa notação está 4 níveis acima do rating agora atribuído à Madeira.
Irrealismo do ajustamento levará a novo corte
A decisão da Moody's vem na sequência do que já é conhecido nos blogues financeiros internacionais como "Madeira Gate".
A agência de notação frisa que continua a analisar a situação para possível corte futuro. Ora, basta o corte de mais um nível para a dívida de longo prazo da ilha cair no primeiro domínio de default, a nota Caa1.
Um futuro corte poderá ocorrer se a agência considerar "irrealista" o plano de ajustamento em estudo com o Governo da República.
Dívida vale 5 vezes o rendimento anual da Madeira
As razões, aludidas pela Moody's, prendem-se à "deficiente governação e gestão da região, tal como à fraca execução do orçamento", postas a nu pela revelação oficial das "graves irregularidades", que somam, segundo a agência, 195% do rendimento anual da região.
A "absorção" destas responsabilidades deverá levar "vários anos", sublinha a agência no seu comunicado emitido a partir de Madrid já na madrugada de 23 de setembro.
Avaliando a actual situação da dívida madeirense, a Moody's prevê que a dívida líquida direta e indireta deverá, no final de 2011, representar 5 vezes o rendimento anual da região. Ou seja, um montante superior a €4,5 mil milhões. O presidente do Governo Regional da Madeira admitiu, hoje, em entrevista à RTP-Madeira, que essa dívida poderá rondar os €5 mil milhões. "O que representa um aumento substancial em relação ao nível já elevado de cerca de 380% do rendimento anual da região atingido no final de 2009", diz o comunicado da agência.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/moodys-corta-n ... z1YoPW2LOb
- Registado: 5/11/2002 12:21
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 143 visitantes