Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Parabens à ordem dos médicos e a Miguel Saraiva

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 30/9/2011 13:20

vitcosta Escreveu:
Um especialista mais velho estar a descansar esta correcto.

O interno tem obrigação de ver todos os doentes.
Deve poder resolver uma parte significativa das situações.
Depois sim, deve pedir ajuda aos colegas mais velhos dos casos que tem dúvidas... não vejo onde esta o problema...



Se não consegues ver, aqui vai uma ajuda
1 - muitos internos não são ainda autónomos e trabalham como se fossem. Tomam decisões que não estão habilitados a tomar.
2 - há especialistas a ser pagos uma noite inteira para dormir. E a verdade é que a administração hospitalar não sabe disso. Porque se soubesse, bastaria 1 a dormir (para a eventualidade de uma situação mais difícil) e os outros íam para casa para se poupar no que se lhes paga. Quando o ministro da saúde diz que se paga muita hora extra, tem muita razão.

vitcosta Escreveu:O descanso nos turnos de 24h na minha opinião, não é uma regalia, é uma obrigação... se o serviço esta orientado qualquer pessoa responsável deve ir descansar, ninguém sabe se dali a 1 hora vai passar horas a operar...
Isso de dormir é um dos mitos dos leigos, alguém sabe o que é estar a esticar as pernas( dormir verdadeiramente não se consegue) e em segundos ter a o inferno à frente..


Eu não sei quem é que estás a chamar de leigo, a mim parece-me "naive" essa do descanso após as 24h. Sim, está na lei, mas gostava de saber quais os serviços que o cumprem... Poucos ou nenhuns. E porquê? Porque os "chefes" estiveram a dormir (ou esticar as pernas, como queiras).
Além disso, as equipas que vejo funcionar melhor são as em que todos se revesam a dormir pelo menos 4h numa noite. Incluindo os "mais velhos".
E, como sabes, os médicos a partir de uma certa idade deixam de estar obrigados a fazer bancos de 24h, pelo que esse "desgaste" já fica acautelado.

vitcosta Escreveu:Para mim um colega de 60 anos não tem de estar a cozer cabeças a noite toda, tem é de entrar numa cirurgia à 5h manhã e em 5 minutos salvar a vida de alguém com a sua experiência, todos o dinehiro que lhe pagam nas outras 23 h , mesmo que não faça mais nada esta justificado...


Isto é a tua opinião. E são opiniões destas que corrompem o sistema. Ora, o SNS não é feito da tua opinião, mas sim das regras instituidas.

vitcosta Escreveu:Quanto ao SIGIC não são os médicos que decidem , mas o próprio sistema SIGIC emite os vales, conforme o tempo de espera. É óbvio que não há SIGIC de carcinomas gástricos (porque não ficam meses à espera), mas sim de hérnias , quistos, etc


Isto para mim é poeira para os olhos das pessoas. Primeiro porque eu não falei de carcinomas. Comparei apenas ouvidos com amigdalas. E aquilo que se faz na prática é ir operando os ouvidos nas horas normais de bloco para que a lista de espera nas amigdalas aumente, e consequentemente haja SIGIC para esta. Vá lá... vamos lá falar verdade.

vitcosta Escreveu:Quanto à passagem na carreira , por hábito não há chumbos, mas quem vai a exame, é porque decorreram anos de carreira, e depois quem decide é um júri de médicos. Querias que fosse de quê?????? Neste exame discutem-se conhecimentos médicos??? Quem querias que decidisse isto??? Queres colocar lá o administrador do hospital (formado em gestão à noite numa faculdade privada, que o paizinho é membro do partido lá da terra)


Mas eu estou de acordo contigo. Tu é que estavas a dizer que os "outros" é que são maus, e que os médicos não eram compensados por trabalharem mais. Ora esta é uma oportunidade que os médicos têm para fazer valer os bons serviços prestados.

vitcosta Escreveu:Para dizer que estes concursos estão congelados há 8 anos.


Já basta os professores quererem todos chegar ao topo da carreira... nem todos os investigadores chegam a catedráticos e nem todos os gestores chegam a CEO... os médicos já têm o benefício de serem a única profissão neste país em que se abre o número de vagas igual a número de médicos que vão a exame de acesso à especialidade.

vitcosta Escreveu:Quanto aos genéricos toda a gente os passa, quem não cumpre por alguma razão obscura,que é fácil verificar , que os prendam.


Também não é preciso tanto...

vitcosta Escreveu:Aquela médica que passsou 400 atestados, para mim deve ir presa, tenho dúvidas até que seja médica, mas aqui vamos a um ponto importante do nosso país.


concordo.
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por vitcosta » 30/9/2011 11:18

paulop2009 Escreveu:
vitcosta Escreveu:
karlitos Escreveu:se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim



Por acaso os médicos até podem falar, e devem. É muito fácil atirar "bocas".

É verdade que se opera muito mais em SIGIC, do que nos tempos normais. Agora vamos a factos,
O SIGIC feito muitas vezes na privada:

1-Toda a gente ajuda (os enfermeiros , auxiliares, maqueiros.... no hospital às vezes estão 6 pessoas na sala à espera que o único maqueiro do bloco, traga o doente...poupam 500 euros num ordenado e têm 6 ordenados a perder horas por mês

2-Algumas vezes temos 2 salas em simultâneo a funcionar

3-No público se eu opero 5 e o meu colega 2, eu ganho mais o quê? orgulho? mais complicações?

O problema não esta nos médicos, esta em quem manda.
Esta nos gestores e nas chefias que pertencem ao sistema.

O problema esta nas 98 administrações de hospitais que têm nomeação politica .

Nos Boys que vieram da câmara, da empresa do lixo , seja de donde for para administrar um hospital ...

Agora quem trabalha mas não vê reconhecido o esforço extra, é óbvio que ao final de algum tem entra no esquema

Deixem-se de tretas, ou dão incentivos, ou diferenciam quem trabalha mais, ou então cai em saco roto..

Agora culpar os médicos por algo tão inerente ao ser humano ...é demagogia...ou ainda acham que os médicos devem correr por gosto? Tem que existir um empenhamento e uma ética, mas toda a gente tem de pagar as contas, e se tal como numa empresa privada têm de ser criados mecanismos de diferenciação


Karlitos, concordo em quase totalidade contigo. Apenas acrescento que a maior produtividade em SIGIC não é só pelos médicos, mas é também pela eficácia de toda a equipa.

Vitcosta, ninguém gosta de "levar paulada", mas acho que estás a ser corporativista. Há médicos bons e médicos mais, mas não vamos querer fazer dos médicos umas freiras puras nas mãos dos mauzões que mandam... Aqui te deixo uns exemplos (REAIS):

- De quem é a culpa de numa equipa de urgência com 4 especialistas (mais velhos) e 4 internos (mais novos inexperientes) os mais velhos irem dormir a noite toda e os internos ficarem 24h a pé? é culpa dos médicos.

- De quem é a culpa da inércia em se mudar de medicamentos de marca para genéricos quando estes estão disponíveis (atenção que nem sequer estou a entrar na especulação das relações com a industria farmaceutica...)? É culpa dos médicos que utilizam argumentos não fundamentados cientificamente tipo "ah masn os velhinhos estão habutuados à cor da caixa"... Temos paises como a dinamarca em que se fazem concursos, molécula a molécula, a cada 15 dias. A empresa que ganha (mais barata) nessa quinzena é quem abastece todo o mercado. E os velhinhos de lá habituaram-se.

- De quem é a culpa de se meter no SIGIC as operações mais rápidas? Por exemplo, os otorrinos espetam as amigdalas para o SIGIC (demora 10 minutos) e deixam os ouvidos para as horas de bloco normais (demora horas...). A culpa é dos médicos pois sabem que ganham à peça e um sábado de 15 amigdalas em SIGIC dá muito mais massa que um sábado de 3 ouvidos.

- Quem é que decide quais dos assistentes hospitalares passam a assistentes graduados? São os médicos. E nessa decisão devia contar que os médicos mais produtivos deveriam passar primeiro que os preguiçosos...

Atenção, não são os médicos os únicos com culpas no cartório. Eu só pretendo explicar que também não são imaculados... longe disso...



Um especialista mais velho estar a descansar esta correcto.

O interno tem obrigação de ver todos os doentes.
Deve poder resolver uma parte significativa das situações.
Depois sim, deve pedir ajuda aos colegas mais velhos dos casos que tem dúvidas... não vejo onde esta o problema...
O descanso nos turnos de 24h na minha opinião, não é uma regalia, é uma obrigação... se o serviço esta orientado qualquer pessoa responsável deve ir descansar, ninguém sabe se dali a 1 hora vai passar horas a operar...
Isso de dormir é um dos mitos dos leigos, alguém sabe o que é estar a esticar as pernas( dormir verdadeiramente não se consegue) e em segundos ter a o inferno à frente..
Para mim um colega de 60 anos não tem de estar a cozer cabeças a noite toda, tem é de entrar numa cirurgia à 5h manhã e em 5 minutos salvar a vida de alguém com a sua experiência, todos o dinehiro que lhe pagam nas outras 23 h , mesmo que não faça mais nada esta justificado...

Quanto ao SIGIC não são os médicos que decidem , mas o próprio sistema SIGIC emite os vales, conforme o tempo de espera. É óbvio que não há SIGIC de carcinomas gástricos (porque não ficam meses à espera), mas sim de hérnias , quistos, etc

Quanto à passagem na carreira , por hábito não há chumbos, mas quem vai a exame, é porque decorreram anos de carreira, e depois quem decide é um júri de médicos. Querias que fosse de quê?????? Neste exame discutem-se conhecimentos médicos??? Quem querias que decidisse isto??? Queres colocar lá o administrador do hospital (formado em gestão à noite numa faculdade privada, que o paizinho é membro do partido lá da terra)

Para dizer que estes concursos estão congelados há 8 anos.

Quanto aos genéricos toda a gente os passa, quem não cumpre por alguma razão obscura,que é fácil verificar , que os prendam.

Aquela médica que passsou 400 atestados, para mim deve ir presa, tenho dúvidas até que seja médica, mas aqui vamos a um ponto importante do nosso país.

A justiça que neste país não existe..

Já agora quanto ao título da notícia, vai pagar, mas com o meu dinheiro , e ninguém me perguntou nada. Temos das Ordens mais caras e que pelos vistos parece ter dinheiro a mais. Faço a ressalva que é melhor pagar isto do que alguma jantarada interna
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

por futriber » 30/9/2011 11:17

Sabendo que alguns destes alunos poderão vir a pertencer à ordem dos médicos, acho que se trata de um investimento a longo prazo :shock:
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:31
Localização: ribeirao

por escada1 » 30/9/2011 11:12

Questão:
E então sobre os premios de administração, quer de empresas privadas quer públicas, principalmente se os colaboradores não beneficiarem também com esse ganho ?.

Então concorda que um administrador publico ganhe centanas de milhar (e mais o que poem ao bolso em roubos, e corrupção?), apenas porque destrui uma empresa (ou mesmo que a melhore?)

acintra Escreveu:O que está mal é a dar prémios aos bons estudantes!

Não sei a idade dos que escrevem neste tópico mas no meu tempo, tenho 44, não havia prémios. Ou estudavas e passavas ou ficavas de castigo nas férias.

Receber dinheiro por ter boas notas, ser o melhor?

Por amor de Deus. Faz-me lembrar os pais que dão tudo aos filhos e eles continuam a pedir até os pais não saberem o que vão oferecer para ele estar calado.
 
Mensagens: 453
Registado: 23/8/2011 11:35
Localização: 12

por Quico » 30/9/2011 10:32

otangas Escreveu:
acintra Escreveu:O que está mal é a dar prémios aos bons estudantes!

Não sei a idade dos que escrevem neste tópico mas no meu tempo, tenho 44, não havia prémios. Ou estudavas e passavas ou ficavas de castigo nas férias.

Receber dinheiro por ter boas notas, ser o melhor?

Por amor de Deus. Faz-me lembrar os pais que dão tudo aos filhos e eles continuam a pedir até os pais não saberem o que vão oferecer para ele estar calado.



Aí está o cerne da questão, e estou perfeitamente de acordo com esta opinião.

Este prémio foi unicamente uma invenção do Sócrates (feita em plena crise financeira - 2008) para poder fazer mais propaganda e gastar mais uns trocos do dinheiro público. Além dos cerca de 500.000€ que custam os prémios (2x500€, por cada uma das cerca de 500 escolas), provavelmente toda a cerimónia de entrega dos prémios custará outro tanto (sendo a organização da cerimónia "oferecida" aos amigos do costume), elevando o custo para 1.000.000 €/ano.


Se de facto querem premiar os melhores alunos, que o façam apenas para os melhores a nível nacional, nunca ao nível de cada escola. E haverá provavelmente outras formas bem mais interessantes e educativas de premiar os melhores alunos.


Mais: porque é que se lembram sempre de usar dinheiros públicos para tudo e mais alguma coisa (prémios, "incentivos", "apoios")?! Sai do bolso de todos!

Acho muito bem que empresas, fundações e instituições privadas (como a ordem do médicos), querendo, promovam a sua imagem a distribuir prémios destes. Aliás, numa sociedade civil decente (forte e não pedinchona - sempre "à pala" dos estado) é assim que as coisas se passam. Por isso não percebo o aplauso à iniciativa da ordem; devia era ser sempre assim. Dinheiros públicos devem ser gastos para resolver problemas da comunidade; e bem gastos, e com parcimónia.

(No meu tempo, também recebi um prémio de melhor aluno do curso. Acham que pagou quem? Pois: uma empresa! Era o que faltava eu receber dinheiros públicos para me afagar o ego...)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por otangas » 30/9/2011 10:16

acintra Escreveu:O que está mal é a dar prémios aos bons estudantes!

Não sei a idade dos que escrevem neste tópico mas no meu tempo, tenho 44, não havia prémios. Ou estudavas e passavas ou ficavas de castigo nas férias.

Receber dinheiro por ter boas notas, ser o melhor?

Por amor de Deus. Faz-me lembrar os pais que dão tudo aos filhos e eles continuam a pedir até os pais não saberem o que vão oferecer para ele estar calado.



Aí está o cerne da questão, e estou perfeitamente de acordo com esta opinião.

Este prémio foi unicamente uma invenção do Sócrates (feita em plena crise financeira - 2008) para poder fazer mais propaganda e gastar mais uns trocos do dinheiro público. Além dos cerca de 500.000€ que custam os prémios (2x500€, por cada uma das cerca de 500 escolas), provavelmente toda a cerimónia de entrega dos prémios custará outro tanto (sendo a organização da cerimónia "oferecida" aos amigos do costume), elevando o custo para 1.000.000 €/ano.


Se de facto querem premiar os melhores alunos, que o façam apenas para os melhores a nível nacional, nunca ao nível de cada escola. E haverá provavelmente outras formas bem mais interessantes e educativas de premiar os melhores alunos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por karlitos » 30/9/2011 9:52

ai está... enquanto se continuar o tempo de trabalho assim não vamos longe...

Basta ver em muitos serviços públicos quando os ditos funcionários estão ao telefone com os amigos, família, etc, e nos fazem por vezes esperar 15Minutos, e se lhes dissermos alguma coisa ainda reclamam... e remarco a mesma coisa em frança, na espanha ou itália... não é um problema só portugues, mais sim cultural... se formos para os paises nordicos, ja nao se passa tanto dessa forma...

um pequeno estágio no estrangeiro para muitos deles faria-lhes bem. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

por masterpro » 30/9/2011 9:44

MarcoAntonio Escreveu:
Ulrich Escreveu:
Viva, só este exemplo representa umas largas dezenas de milhões de euros de recursos que fazem falta noutro lado.

As pessoas ainda não entenderam/perceberam que ao roubar o Estado estão a roubar-se a elas próprias.

Abraços


Não, roubar o Estado é essencialmente roubar os outros. O que entra no seu bolso é muitíssimo superior à parte do roubo que lhes sai do próprio bolso, que é absolutamente marginal.

Portanto, esta questão de roubar o Estado não é uma questão prática mas moral e, claro, de forma de estar na sociedade. Isto é, em que tipo de sociedade querem viver ou que tipo de cooperação (ou falta dela) com vista a atingir o bem comum querem que exista.



Foi exactamente o que eu pensei.

E esse é o problema, pq compensa, mesmo que lhes aumentem os impostos, enquanto der lucro e compensar essas pessoas vão continuar a fazer o mesmo :)

O problema nem está no nosso povo em particular, está mesmo nas leis e na aplicação das mesmas.... o problema agora é que existe habituação das pessoas e já é uma coisa banal.


8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por paulop2009 » 30/9/2011 8:10

vitcosta Escreveu:
karlitos Escreveu:se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim



Por acaso os médicos até podem falar, e devem. É muito fácil atirar "bocas".

É verdade que se opera muito mais em SIGIC, do que nos tempos normais. Agora vamos a factos,
O SIGIC feito muitas vezes na privada:

1-Toda a gente ajuda (os enfermeiros , auxiliares, maqueiros.... no hospital às vezes estão 6 pessoas na sala à espera que o único maqueiro do bloco, traga o doente...poupam 500 euros num ordenado e têm 6 ordenados a perder horas por mês

2-Algumas vezes temos 2 salas em simultâneo a funcionar

3-No público se eu opero 5 e o meu colega 2, eu ganho mais o quê? orgulho? mais complicações?

O problema não esta nos médicos, esta em quem manda.
Esta nos gestores e nas chefias que pertencem ao sistema.

O problema esta nas 98 administrações de hospitais que têm nomeação politica .

Nos Boys que vieram da câmara, da empresa do lixo , seja de donde for para administrar um hospital ...

Agora quem trabalha mas não vê reconhecido o esforço extra, é óbvio que ao final de algum tem entra no esquema

Deixem-se de tretas, ou dão incentivos, ou diferenciam quem trabalha mais, ou então cai em saco roto..

Agora culpar os médicos por algo tão inerente ao ser humano ...é demagogia...ou ainda acham que os médicos devem correr por gosto? Tem que existir um empenhamento e uma ética, mas toda a gente tem de pagar as contas, e se tal como numa empresa privada têm de ser criados mecanismos de diferenciação


Karlitos, concordo em quase totalidade contigo. Apenas acrescento que a maior produtividade em SIGIC não é só pelos médicos, mas é também pela eficácia de toda a equipa.

Vitcosta, ninguém gosta de "levar paulada", mas acho que estás a ser corporativista. Há médicos bons e médicos mais, mas não vamos querer fazer dos médicos umas freiras puras nas mãos dos mauzões que mandam... Aqui te deixo uns exemplos (REAIS):

- De quem é a culpa de numa equipa de urgência com 4 especialistas (mais velhos) e 4 internos (mais novos inexperientes) os mais velhos irem dormir a noite toda e os internos ficarem 24h a pé? é culpa dos médicos.

- De quem é a culpa da inércia em se mudar de medicamentos de marca para genéricos quando estes estão disponíveis (atenção que nem sequer estou a entrar na especulação das relações com a industria farmaceutica...)? É culpa dos médicos que utilizam argumentos não fundamentados cientificamente tipo "ah masn os velhinhos estão habutuados à cor da caixa"... Temos paises como a dinamarca em que se fazem concursos, molécula a molécula, a cada 15 dias. A empresa que ganha (mais barata) nessa quinzena é quem abastece todo o mercado. E os velhinhos de lá habituaram-se.

- De quem é a culpa de se meter no SIGIC as operações mais rápidas? Por exemplo, os otorrinos espetam as amigdalas para o SIGIC (demora 10 minutos) e deixam os ouvidos para as horas de bloco normais (demora horas...). A culpa é dos médicos pois sabem que ganham à peça e um sábado de 15 amigdalas em SIGIC dá muito mais massa que um sábado de 3 ouvidos.

- Quem é que decide quais dos assistentes hospitalares passam a assistentes graduados? São os médicos. E nessa decisão devia contar que os médicos mais produtivos deveriam passar primeiro que os preguiçosos...

Atenção, não são os médicos os únicos com culpas no cartório. Eu só pretendo explicar que também não são imaculados... longe disso...
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por acintra » 29/9/2011 23:02

O que está mal é a dar prémios aos bons estudantes!

Não sei a idade dos que escrevem neste tópico mas no meu tempo, tenho 44, não havia prémios. Ou estudavas e passavas ou ficavas de castigo nas férias.

Receber dinheiro por ter boas notas, ser o melhor?

Por amor de Deus. Faz-me lembrar os pais que dão tudo aos filhos e eles continuam a pedir até os pais não saberem o que vão oferecer para ele estar calado.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3144
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

por Elias » 29/9/2011 22:45

e-finance Escreveu:
Elias Escreveu:e-finance eu não estou a sugerir que tu tens esse comportamento. Aliás há pessoas que são sempre bastante pontuais.

O que eu quis dizer, e que constato diariamente, é que chegar atrasado é uma prática habitual (ainda que não por toda a gente) e quando assim é, ou seja, quando existe uma cultura generalizada de tolerância para com os atrasos por parte da sociedade, acho natural que os médicos - como muitos outros profissionais - cheguem atrasados.


Elias, para mim não serve de justificação porque nós devemos sempre fazer o melhor que pudermos e não fazer em função do que faz a "manada".


e-finance, por favor não me interpretes mal.

Eu não estou a tentar arranjar qualquer justificação para os médicos.

O que eu não vejo é que os médicos tenham mais obrigação de chegar a horas a uma consulta do que a generalidade dos cidadãos relativamente aos seus compromissos pessoais.

Do meu ponto de vista o problema não está no facto de os médicos chegarem atrasados, mas sim no facto de neste país ser prática corrente chegar atrasado.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por e-finance » 29/9/2011 22:42

Elias Escreveu:e-finance eu não estou a sugerir que tu tens esse comportamento. Aliás há pessoas que são sempre bastante pontuais.

O que eu quis dizer, e que constato diariamente, é que chegar atrasado é uma prática habitual (ainda que não por toda a gente) e quando assim é, ou seja, quando existe uma cultura generalizada de tolerância para com os atrasos por parte da sociedade, acho natural que os médicos - como muitos outros profissionais - cheguem atrasados.


Elias, para mim não serve de justificação porque nós devemos sempre fazer o melhor que pudermos e não fazer em função do que faz a "manada".
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

por vitcosta » 29/9/2011 22:23

A questão é muito simples, desde as chefias intermedias às de topo, ninguém esta para se chatear...

Querem um exemplo, há 15 anos, um chefe de equipa de urgência, era alguém mais velho, mais diferenciado, era um cargo de prestigio..

Hoje em dia é um castigo, que tentam impingir a todo o custo, chegando muitas vezes aos mais novos..

Como se explica a utentes que estão com 8h de espera?

Dizer que a administração cortou mais um médico e 2 enfermeiros, que os tarefeiros que contratou são uns incompetentes que fizeram o curso num país das bananas e lhes deram equivalência, que mais de metade dos doentes não deviam ter vindo ao serviço urgência, mas não têm médicos de família..etc..etc

Teóricos eu vejo muitos, só conversa, mas queria ver alguns desses ás 4h manhã a decidir a vida de doentes, e lidar com transportes inter-hospitalares, vagas em cuidados intensivos que não existem, etc

Cortes na Saúde podem ser muitos...[b]mas outros são inadmissíveis...[/b]Preferem ter Estádios do melhor, auto-estradas excelentes, pontes, TGV etc , ou hospitais de jeito?

Acreditar na treta de fazer o mesmo com menos, funciona até um ponto, a partir dali é conversa de político mentiroso
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

por Lion_Heart » 29/9/2011 21:53

Elias Escreveu:e-finance eu não estou a sugerir que tu tens esse comportamento. Aliás há pessoas que são sempre bastante pontuais.

O que eu quis dizer, e que constato diariamente, é que chegar atrasado é uma prática habitual (ainda que não por toda a gente) e quando assim é, ou seja, quando existe uma cultura generalizada de tolerância para com os atrasos por parte da sociedade, acho natural que os médicos - como muitos outros profissionais - cheguem atrasados.


Existe essa cultura pois vives num Pais de subservientes , os servos da gleba.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Elias » 29/9/2011 21:49

e-finance eu não estou a sugerir que tu tens esse comportamento. Aliás há pessoas que são sempre bastante pontuais.

O que eu quis dizer, e que constato diariamente, é que chegar atrasado é uma prática habitual (ainda que não por toda a gente) e quando assim é, ou seja, quando existe uma cultura generalizada de tolerância para com os atrasos por parte da sociedade, acho natural que os médicos - como muitos outros profissionais - cheguem atrasados.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 29/9/2011 21:49

Eu tb não chego. E o meu médico tb não.E se todos fossem como eu , poucos chegariam atrasados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por e-finance » 29/9/2011 21:46

Elias Escreveu:
e-finance Escreveu:É comum os médicos chegarem tarde e a más horas às consultas nos hospitais.


Eu diria que neste país é comum as pessoas em geral chegarem tarde e a más horas a todo o lado (ao trabalho, aos almoços, às reuniões, aos encontros...).

Num país onde chegar atrasado é a norma e não a excepção, não me surpreende que os médicos cheguem tarde... afinal de contas comportam-se como o resto da população em tantas outras situações.


Eu não chego, não é por os outros chegarem que eu vou também chegar. Se alguma dia chego atrasado ao trabalho compenso na hora de saída.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

por Elias » 29/9/2011 21:37

e-finance Escreveu:É comum os médicos chegarem tarde e a más horas às consultas nos hospitais.


Eu diria que neste país é comum as pessoas em geral chegarem tarde e a más horas a todo o lado (ao trabalho, aos almoços, às reuniões, aos encontros...).

Num país onde chegar atrasado é a norma e não a excepção, não me surpreende que os médicos cheguem tarde... afinal de contas comportam-se como o resto da população em tantas outras situações.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por karlitos » 29/9/2011 21:24

vitcosta Escreveu:
karlitos Escreveu:se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim



Por acaso os médicos até podem falar, e devem. É muito fácil atirar "bocas".

É verdade que se opera muito mais em SIGIC, do que nos tempos normais. Agora vamos a factos,
O SIGIC feito muitas vezes na privada:

1-Toda a gente ajuda (os enfermeiros , auxiliares, maqueiros.... no hospital às vezes estão 6 pessoas na sala à espera que o único maqueiro do bloco, traga o doente...poupam 500 euros num ordenado e têm 6 ordenados a perder horas por mês

2-Algumas vezes temos 2 salas em simultâneo a funcionar

3-No público se eu opero 5 e o meu colega 2, eu ganho mais o quê? orgulho? mais complicações?

O problema não esta nos médicos, esta em quem manda.
Esta nos gestores e nas chefias que pertencem ao sistema.

O problema esta nas 98 administrações de hospitais que têm nomeação politica .

Nos Boys que vieram da câmara, da empresa do lixo , seja de donde for para administrar um hospital ...

Agora quem trabalha mas não vê reconhecido o esforço extra, é óbvio que ao final de algum tem entra no esquema

Deixem-se de tretas, ou dão incentivos, ou diferenciam quem trabalha mais, ou então cai em saco roto..

Agora culpar os médicos por algo tão inerente ao ser humano ...é demagogia...ou ainda acham que os médicos devem correr por gosto? Tem que existir um empenhamento e uma ética, mas toda a gente tem de pagar as contas, e se tal como numa empresa privada têm de ser criados mecanismos de diferenciação


Não digo que sejam só os médicos, mas no publico, não são os médicos e enfermeiros/auxiliares que decidem os nr's de operações... e uma grande parte de Sigic's eram feitos na unidade hospitalar publica, comas mesmas condições de sala, com as mesmas equipas, mas como são pagos "à cabeça" e não ao tempo já não há interesse em ir mais rápido, e os tempos de rotação de sala já não interessam...


aplica-se também se quando estão em tempo de consulta externa vêm 3 pessoas uma manha, no privado já conseguem ver uma dezena... ou os clínicos nas USF que dão consulta de manha, e na parte da tarde em tempo pago pelo estado dão consultas no gabinete privado...

o tempo nas urgências onde passam 15minutos a ver pacientes e uma hora de repouso, fora as vezes em que se ausentam do serviço...

claro que a culpa não é só dos médicos, mas sendo estes os chefes de equipa deveriam dar o exemplo...

a titulo de exemplo conheço um hospital onde os enfermeiros chefes conseguiram arranjar um posto de "coordenação" nas noites, pagos bem caros e onde o único trabalho que têm é sentar-se no escritório e refletir com os olhos fechados...

O problema podemos dizer está na gestão hospitalar... mas estes dependem e nomeações políticas, logo postos para amigos...

e isso aplica-se a muitas outras unidades públicas...

mas isto tudo para dizer que os médicos devem olhar para os seus telhados de vidro, antes de atirar pedras para o ar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

por e-finance » 29/9/2011 21:24

É comum os médicos chegarem tarde e a más horas às consultas nos hospitais, também não percebo as reticencias em receitar genéricos quando estes são largamente usados nos países do norte.

Fico escandalizado que um médico possa receitar determinado medicamento muito mais caro que o genérico, só para receber pontos que depois pode trocar por bens, tipo cartão das gasolineiras mas em bom.

Para mim quanto maior é a formação menor é a tolerância para o chamado "chico espertismo".
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

por vitcosta » 29/9/2011 19:57

karlitos Escreveu:se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim



Por acaso os médicos até podem falar, e devem. É muito fácil atirar "bocas".

É verdade que se opera muito mais em SIGIC, do que nos tempos normais. Agora vamos a factos,
O SIGIC feito muitas vezes na privada:

1-Toda a gente ajuda (os enfermeiros , auxiliares, maqueiros.... no hospital às vezes estão 6 pessoas na sala à espera que o único maqueiro do bloco, traga o doente...poupam 500 euros num ordenado e têm 6 ordenados a perder horas por mês

2-Algumas vezes temos 2 salas em simultâneo a funcionar

3-No público se eu opero 5 e o meu colega 2, eu ganho mais o quê? orgulho? mais complicações?

O problema não esta nos médicos, esta em quem manda.
Esta nos gestores e nas chefias que pertencem ao sistema.

O problema esta nas 98 administrações de hospitais que têm nomeação politica .

Nos Boys que vieram da câmara, da empresa do lixo , seja de donde for para administrar um hospital ...

Agora quem trabalha mas não vê reconhecido o esforço extra, é óbvio que ao final de algum tem entra no esquema

Deixem-se de tretas, ou dão incentivos, ou diferenciam quem trabalha mais, ou então cai em saco roto..

Agora culpar os médicos por algo tão inerente ao ser humano ...é demagogia...ou ainda acham que os médicos devem correr por gosto? Tem que existir um empenhamento e uma ética, mas toda a gente tem de pagar as contas, e se tal como numa empresa privada têm de ser criados mecanismos de diferenciação
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

por MarcoAntonio » 29/9/2011 19:24

Ulrich Escreveu:
Viva, só este exemplo representa umas largas dezenas de milhões de euros de recursos que fazem falta noutro lado.

As pessoas ainda não entenderam/perceberam que ao roubar o Estado estão a roubar-se a elas próprias.

Abraços


Não, roubar o Estado é essencialmente roubar os outros. O que entra no seu bolso é muitíssimo superior à parte do roubo que lhes sai do próprio bolso, que é absolutamente marginal.

Portanto, esta questão de roubar o Estado não é uma questão prática mas moral e, claro, de forma de estar na sociedade. Isto é, em que tipo de sociedade querem viver ou que tipo de cooperação (ou falta dela) com vista a atingir o bem comum querem que exista.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40955
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Lion_Heart » 29/9/2011 19:24

Ulrich Escreveu:As pessoas ainda não entenderam/perceberam que ao roubar o Estado estão a roubar-se a elas próprias.

Abraços


Não, pois uma minoria rouba , mas a maioria paga!

Por isso é que é bom trabalhar no Estado!

Ja agora, viram ontem as taxas de absentismo nos f. publicos? Um Luxo so para alguns!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Ulrich » 29/9/2011 19:21

karlitos Escreveu:se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim


Viva, só este exemplo representa umas largas dezenas de milhões de euros de recursos que fazem falta noutro lado.

As pessoas ainda não entenderam/perceberam que ao roubar o Estado estão a roubar-se a elas próprias.

Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 510
Registado: 8/11/2008 15:54
Localização: Aveiro

por karlitos » 29/9/2011 18:23

se calhar muitos dos médicos deveriam ser os primeiros a não falar em custos... durante anos a historia das operações em SIGIC... um médico em tempo de trabalho pago pelo hospital faz duas operações, e em SIGIC ja consegue fazer 5 ou 6... para não falar de outras coisas... enfim
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1, Shimazaki_2 e 138 visitantes