Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Offtopic - A licenciatura é importante, com um mestrado?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fooman » 28/9/2011 20:41

scotch Escreveu:
fooman Escreveu:Tenho mais de 35, uma licenciatura, um MBA e mais meia-dúzia de cursos tirados no "estrangeiro". Valeu de muito pouco quando entrei na área financeira na Holanda, onde resido. No meu caso, valeu a experiência... já trabalho desde os 18 anos e desde os 21 que resido em casa própria (arrendada, é claro).

Parabéns!És um profissional de sucesso!!!!!
Denoto no teu discurso bastante amargura com Portugal.Assim sendo, por mais legítima que seja a tua opinião ela está impregnada de preconceito e de sentimentos de ódio.Ou seja a tua opinião é parcial e subjectiva.

Obviamente dispenso esse discurso paternalista e muito menos dos parabéns. Tu é que estás de parabéns por finalmente estares a fazer alguma coisa à tua vida, depois de a teres abandonado por tanto tempo.

O meu discurso obviamente é de amargura. É de quem não conseguiu encontrar oportunidades em Portugal, tanto de emprego como de criação de emprego próprio. Um dia, se eventualmente saíres daí, terás um discurso amargurado como o meu. Mas amargura nada tem a ver com ódio - há que saber distinguir as coisas. Não tenho ódio a Portugal, antes bem pelo contrário, defendo as minhas cores, quiçá mais do que os que aí estão, uma vez que o tenho que fazer todos os dias.

Quanto ao preconceito, assumo algum que penso seja normal para quem experimenta outras "paragens". Vemos algumas coisas a acontecer aí que são puramente culturais e claramente irrepetíveis em qualquer outro lugar. São nossos, mesmo tugas.

scotch Escreveu:
fooman Escreveu:Portanto, com 35 anos e sem experiência és velho demais para o sistema financeiro

Como já alguém aqui referiu, estás a fazer juízos de valor, para além de não evidenciares "escuta ativa".Eu nunca escrevi neste topico que pertendo ir para a área financeira, como também não escrevi que nunca trabalhei.

Tudo bem, eu falo do que conheço e, fora qualquer juízo de valor, volto a dizer que 35 anos é muita idade para entrar no sistema financeiro. Se calhar devia ter colocado no início da frase um "por exemplo", mas não me apeteceu (ou nem me lembrei ou não me apercebi que seria necessário). Mas repara que eu até dei o exemplo de optares pelo curso de engenharia! Como estás a escrever num blog ligado à área financeira, optei por dar-te já o seu panorama, obviamente com o intuito de ajudar...

Registado: 29/11/2007 3:26

35 anos, em casa dos pais

por C.N. » 28/9/2011 18:44

scotch Escreveu: :arrow: Faltam-me 5 anos para chegar á casa dos 40 e como tantos outros iguais a mim ainda estou dependente de familiares.
:arrow: O certo é que já não me adapto aos trabalhos precarios tal como eles são hoje. Se as coisas forem mesmo ruins, nem 1 mês lá permaneço.
:arrow: A questão é se com determinada idade um curso superior/universitário pode ser solução ao trabalho precário/intermitente?

Enfim, todos os trabalhos sao "precarios". Todos. A pergunta que talvez deverias fazer e: como e que os outros (99% da populacao mundial) se aguentam a fazer trabalhos "precarios" e muitas vezes "ruins"? A resposta tem de vir de ti. Como exemplo, a hotelaria em Portugal e elsewhere oferece trabalho a quem quiser. Mas e duro. E mais facil ficar em casa dos pais a queixar-se da conjuntura do que ir a luta.

CN
38 anos, especializado em trabalhos precarios/temporarios desde os 18, muitos deles ruins :P

Registado: 28/9/2004 8:29

por scotch » 28/9/2011 16:14

fooman Escreveu:Tenho mais de 35, uma licenciatura, um MBA e mais meia-dúzia de cursos tirados no "estrangeiro". Valeu de muito pouco quando entrei na área financeira na Holanda, onde resido. No meu caso, valeu a experiência... já trabalho desde os 18 anos e desde os 21 que resido em casa própria (arrendada, é claro).

Parabéns!És um profissional de sucesso!!!!!
Denoto no teu discurso bastante amargura com Portugal.Assim sendo, por mais legítima que seja a tua opinião ela está impregnada de preconceito e de sentimentos de ódio.Ou seja a tua opinião é parcial e subjectiva.

fooman Escreveu:Portanto, com 35 anos e sem experiência és velho demais para o sistema financeiro

Como já alguém aqui referiu, estás a fazer juízos de valor, para além de não evidenciares "escuta ativa".Eu nunca escrevi neste topico que pertendo ir para a área financeira, como também não escrevi que nunca trabalhei.

Registado: 23/2/2008 0:35

por fooman » 28/9/2011 15:24

scotch Escreveu:
fooman Escreveu:Tens 35 anos, moras com os teus pais e só tens o 12º ano?????? Que raio andaste tu a fazer este tempo todo?

Deduzo que tenhas menos de 35 anos e já tenhas pelo menos uma licenciatura.Provavelmente no teu circulo de amizades/contatos, não deves conhecer ninguém em circunstancias semelhantes às minhas, mas garanto-te que existem muitas por aí, algumas com perspectivas piores que as minhas!
Se não estivessemos em "crise", esta questão não se colocaria.Mas não nos desviemos do assunto!

A questão é se com determinada idade um curso superior/universitário pode ser solução ao trabalho precário/intermitente?

Tenho mais de 35, uma licenciatura, um MBA e mais meia-dúzia de cursos tirados no "estrangeiro". Valeu de muito pouco quando entrei na área financeira na Holanda, onde resido. No meu caso, valeu a experiência... já trabalho desde os 18 anos e desde os 21 que resido em casa própria (arrendada, é claro).

Os cursos tugas não têm praticamente nenhum reconhecimento fora de Portugal. Já nem no Brasil "prestam"... (ainda no outro dia vi uma reportagem na SIC sobre um tuga Engenheiro Civil que demorou 2 anos - salvo erro - a ter equivalência do seu curso no Brasil).

Portanto, com 35 anos e sem experiência és velho demais para o sistema financeiro - com curso ou sem curso. Pelo menos para as profissões "normais" - trader, broker, etc

Mas se tens tempo, aconselho-te a tirar um curso. Qualificações nunca fizeram mal a ninguém e, quem sabe, se não terás uma oportunidade? Ah, aconselho-te uma engenharia... são sempre cursos interessantes e têm uma utilidade...

por scotch » 28/9/2011 15:11

Compreendo que para determinadas pessoas o esteriótipo social em que eu me insiro seja repugante.
A ideia de frequentar um curso superior não surgiu do nada.Primeiro é preciso ter gosto pelos estudos, ter consciencia que a aquisição de mais conhecimentos será sempre bom e apesar de tudo ter uma restea de optimismo em relação ao futuro.A questão é mesmo a idade!

O curso/instituição que eu pretendo frequentar tem uma empregabilidade superior a 96% um mês após a conclusão do curso.É uma licenciatura que antes de bolonha durava 4 anos.

Também tenho consciencia que a licenciatura não é um fim, mas pode ser um meio para parar o ciclo vicioso de trabalho precário/intermitente onde abundam as más praticas laborais.

Metaforicamente, é como uma operação que é necessária fazer para retirar um tumor do cerebro.Pode-se morrer durante a operação, mas se a operação não se realizar daqui a 12 meses tem se morte garantida!

por escada1 » 28/9/2011 14:26

Um curso superior é sempre bom, dá uma bagagem intelectual bem diferente.

Tenho um curso na área da engenharia e foi isso que garantiu a minha vida, a possíbilidade de ter familia e viver razoavelmente.

Não esquecer que deveremos ter cuidado com as lic. pós bolonha.

Uma lic. antes de bolonha é diferente das actuais.
O mestrado é quase obrigatório, caso contrário a lic. actual será muito limitada.

Registado: 23/8/2011 11:35

por masterpro » 28/9/2011 14:25

fooman Escreveu:
scotch Escreveu:Mares,
pelo que entendi, uma licenciatura neste país à beira-mar plantado não servirá de muito!Mas se a licenciatura proporcionar uma mudança de lugar, para fora daqui, já será uma boa opção!?!?

Pelas tuas palavras deduzo que já não vivas em Portugal, ou estejas ansioso de sair daqui para fora!

Tens 35 anos, moras com os teus pais e só tens o 12º ano?????? Que raio andaste tu a fazer este tempo todo?

Desculpa a frontalidade e espero não ser censurado mas devias era ter vergonha na cara!

Olha, vai prá GNR ou prá TROPA ou então muda-te prá Suiça ou pró Luxemburgo prás limpezas, que são trabalhos duros, mas honestos... eu sei que isto é pouco construtivo, mas... 35 anos e em casa dos pais?

Te garanto que no estrangeiro só arranjarás trabalhos precários iguais aos que já tens em Portugal, ou piores a roçar a escravatura, porque és Português (vais ganhar "mais" mas trabalharás de "sol a sol")! Podes sempre tentar ir para Angola para uma empresa qualquer, fazer seja o que fôr... não contes é com grande vida lá!

Ui.. ai ai esses juízos de valor ....

Pode ser doente crónico ou doença prolongada... pode ter de ajudar a família no sustento ..... tanta coisa que pode ser.
Com certeza que terá alguma razão para isso, e na minha opinião é totalmente desproporcionado esse tipo de juízos de valor, mas cada um sabe de si ;)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

Fooman

por Iniciado » 28/9/2011 14:21

Só te quero dizer
Fooman foste uma grande ajuda.
Gostava de saber a tua profissão.. :roll:

Registado: 22/12/2005 15:42

por urukai » 28/9/2011 14:20

rodhes Escreveu:
putneyjc Escreveu:
urukai Escreveu:Sim, é importante distinguir, de um modo geral temos:

Licenciatura Pós-Bolonha - 3 anos (NÃO VALE PARA NADA)

Não vale nada? Quando é que as pessoas neste país se convencem que o título não é o mais importante na sua carreira. As licenciaturas pós bolonha vieram precisamente uniformizar o ensino europeu. A Licence francesa ou o bachelor inglês não valem nada? O que acontence em portugal é que alteraram os nomes mas não alteraram as mentalidades. Quantidade não é sinónimo de qualidade.
Acho que mestrado tirado após alguma experiência profissional permite ter mais maturidade e uma visão mais críticas dos assunto. O que acontece é que nas nossas universidades os mestrados pós bolonha não são orientados para tal. São dados em horário laboral sem abertura para o meio empresarial. Mas neste país não é Sr. doutor nem Sr engenheiro se não estuda os 5 anos...

Hello,

eu falo da experiência que conheço, na área das ciências da saúde.
Actualmente temos por exemplo, em ciências farmacêuticas, uma licenciatura de 3 anos em ciências da saúde que te dá conceitos gerais sobre ciências básicas de saúde:
- Fisiologia
- Biologia Molecular
- Bioquimica
- Quimica Orgânica
- Fisiopatologia
etc...

Mas terás de concluir os dois anos adicionais de mestrado integrado para conseguires arranjar emprego como farmacêutico pois as disciplinas core (Farmacoterapia, Tecnologia Farmacêutica, Biofarmácia) só são dadas nesses dois anos adicionais.

Não sei como é lá fora mas depreendi que seria semelhante e se não for é pq haverá diferenças a outro nível, não garanto mas penso que no ensino alemão e francês há um ano comum antes da entrada da faculdade (diferente de 12º) onde se leccionam matérias mais direccionadas para o percurso profissional a seguir.

Ainda voltando ao caso das ciências farmacêuticas, um aluno do 12º (que apenas teve 3 anos de biologia e 2 anos de química) não se pode tornar médico ou farmacêutico com apenas 3 anos de licenciatura. Há todo um leque de disciplinas básicas que nunca foram apreendidas e que têm de o ser antes de as matérias mais específicas para do currículo possam ser interiorizadas.

Quando eu disse que "não vale nada" (que aparentemente chocou mta gente) é para efeitos de mercado de trabalho.
Para além disso há uma diferença entre cursos com uma forte componente de teoria (se a ciência se cresce exponencialmente, como queremos condensar cada vez mais a sua aprendizagem) e cursos mais práticos cuja componente técnica é mais rapidamente apreendida.

Registado: 11/5/2007 14:09

por Mares » 28/9/2011 14:19

pelo que entendi, uma licenciatura neste país à beira-mar plantado não servirá de muito!Mas se a licenciatura proporcionar uma mudança de lugar, para fora daqui, já será uma boa opção!?!?

Pelas tuas palavras deduzo que já não vivas em Portugal, ou estejas ansioso de sair daqui para fora!

scotch,

terás de pesquisar sobre as vantagens que poderá trazer-te uma licenciatura e se ela poderá ser importante para mudares de lugar (de país ou de vida).

Certamente que encontrarás vários casos em que a licenciatura foi fundamental para a realização profissional.

Mas a licenciatura não é um fim, mas (como tu dizes) poderá ser um começo.

Também terás de vêr se esses 3-5 anos, que o dedicarás para a licenciatura, não poderão ser importantes para fazeres outras coisas.

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por scotch » 28/9/2011 14:17

fooman Escreveu:Tens 35 anos, moras com os teus pais e só tens o 12º ano?????? Que raio andaste tu a fazer este tempo todo?

Deduzo que tenhas menos de 35 anos e já tenhas pelo menos uma licenciatura.Provavelmente no teu circulo de amizades/contatos, não deves conhecer ninguém em circunstancias semelhantes às minhas, mas garanto-te que existem muitas por aí, algumas com perspectivas piores que as minhas!
Se não estivessemos em "crise", esta questão não se colocaria.Mas não nos desviemos do assunto!

A questão é se com determinada idade um curso superior/universitário pode ser solução ao trabalho precário/intermitente?
Editado pela última vez por scotch em 28/9/2011 14:24, num total de 1 vez.

por SJR_inv » 28/9/2011 14:14

PS: Quero la saber com que vives!
Quero é gente honesta e trabalhadora.
O resto é conversa.

Registado: 29/11/2007 14:17

por SJR_inv » 28/9/2011 14:13

Sou empresario.
Alguem que com 40 anos decide tirar uma licenciatura e consegue ter a força de vontade para a terminar conseguia uma entrevista comigo de um dia para outro.
Força!

Registado: 29/11/2007 14:17

por fooman » 28/9/2011 14:00

Tens 35 anos, moras com os teus pais e só tens o 12º ano?????? Que raio andaste tu a fazer este tempo todo?

Desculpa a frontalidade e espero não ser censurado mas devias era ter vergonha na cara!

Olha, vai prá GNR ou prá TROPA ou então muda-te prá Suiça ou pró Luxemburgo prás limpezas, que são trabalhos duros, mas honestos... eu sei que isto é pouco construtivo, mas... 35 anos e em casa dos pais?

Te garanto que no estrangeiro só arranjarás trabalhos precários iguais aos que já tens em Portugal, ou piores a roçar a escravatura, porque és Português (vais ganhar "mais" mas trabalharás de "sol a sol")! Podes sempre tentar ir para Angola para uma empresa qualquer, fazer seja o que fôr... não contes é com grande vida lá!

por rodhes » 28/9/2011 13:58

putneyjc Escreveu:

Não vale nada? Quando é que as pessoas neste país se convencem que o título não é o mais importante na sua carreira. As licenciaturas pós bolonha vieram precisamente uniformizar o ensino europeu. A Licence francesa ou o bachelor inglês não valem nada? O que acontence em portugal é que alteraram os nomes mas não alteraram as mentalidades. Quantidade não é sinónimo de qualidade.
Acho que mestrado tirado após alguma experiência profissional permite ter mais maturidade e uma visão mais críticas dos assunto. O que acontece é que nas nossas universidades os mestrados pós bolonha não são orientados para tal. São dados em horário laboral sem abertura para o meio empresarial. Mas neste país não é Sr. doutor nem Sr engenheiro se não estuda os 5 anos...

Registado: 29/11/2007 12:44

por VirtuaGod » 28/9/2011 13:48

pelo que entendi, uma licenciatura neste país à beira-mar plantado não servirá de muito!

Onde é que ele disse isso?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por scotch » 28/9/2011 13:39

Mares,

por Zeb_PT » 28/9/2011 13:24

Bem, este tópico passou-me mesmo ao lado, talvez por ter estado de férias...

Tosh, se ainda quiseres alguma opinião de um físico a tirar um MBA de topo, a trabalhar na banca e cheio de vontade de se por na alheta para fora deste país à beira mar plantado avisa.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

Re: Mercado de Trabalho: o dilema

por Mares » 28/9/2011 13:11

scotch Escreveu:Reciclando este tópico...

Faltam-me 5 anos para chegar á casa dos 40 e como tantos outros iguais a mim ainda estou dependente de familiares!Trabalhei intermitentemente, ao longo dos últimos 10 anos em trabalhos percários onde as más práticas laborais abundam e tornei-me cada vez mais exigente. Mas com o 12º ano que tenho, pouco posso exigir do mercado de trabalho.Então pensei, e se eu for para a universidade? Com o processo de bolonha antes dos 40 tenho uma licenciatura. Mas qual será a receptividade do mercado de trabalho a um licenciado de 40 anos, cujos trabalhos anteriores foram sempre precários?!?
O certo é que já não me adapto aos trabalhos precarios tal como eles são hoje.Se as coisas forem mesmo ruins, nem 1 mês lá permaneço.No máximo sou capaz de lá ficar 2 anos!
Agora é uma questão de remediar um problema que tende a agonizar-se com o tempo. Julgo eu que o melhor é arriscar numa licenciatura e preterir uma "carreira profissional".Como se diz, pior não ficarei!

O que acham?

Se vives num lugar onde a maioría das pessoas são idosas, onde nada mudou nos últimos 20 anos e as pessoas da tua idade foram-se embora....

Então muda de lugar.

Se vives num país onde pouco ou nada mudou nos últimos 20 anos, onde existem as "castas sacerdotais" e os "mabecos", onde as perspectívas de futuro sejam baixas (com o teu nível de escolarização)e a tua condição familiar o permita,...

Então muda de país...

Se a "licenciatura" não fizer mudar o lugar ou o país onde vives, dificilmente também fará mudar a tua condição de vida.

A resposta estará certamente na tua vivência e na capacidade de vêres o futuro.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

Mercado de Trabalho: o dilema

por scotch » 28/9/2011 12:04

Reciclando este tópico...

Faltam-me 5 anos para chegar á casa dos 40 e como tantos outros iguais a mim ainda estou dependente de familiares!Trabalhei intermitentemente, ao longo dos últimos 10 anos em trabalhos percários onde as más práticas laborais abundam e tornei-me cada vez mais exigente. Mas com o 12º ano que tenho, pouco posso exigir do mercado de trabalho.Então pensei, e se eu for para a universidade? Com o processo de bolonha antes dos 40 tenho uma licenciatura. Mas qual será a receptividade do mercado de trabalho a um licenciado de 40 anos, cujos trabalhos anteriores foram sempre precários?!?
O certo é que já não me adapto aos trabalhos precarios tal como eles são hoje.Se as coisas forem mesmo ruins, nem 1 mês lá permaneço.No máximo sou capaz de lá ficar 2 anos!
Agora é uma questão de remediar um problema que tende a agonizar-se com o tempo. Julgo eu que o melhor é arriscar numa licenciatura e preterir uma "carreira profissional".Como se diz, pior não ficarei!

O que acham?

por Azul10 » 16/8/2011 22:28

Tosh5457 Escreveu:Que mestrado é que a tua namorada tirou? E que mestrado estavas a tirar?

Ambos em Finanças

Registado: 4/10/2010 11:29

por A330-300 » 16/8/2011 21:51

Tosh5457 Escreveu:
Eu iria trabalhar. Escolhia e fazia depois.

Com uma licenciatura em Física não se consegue grandes empregos, como já disseram o mestrado de agora equivale à licenciatura antiga. E sempre prefiro estudar do que trabalhar...

Eu tb tratava de conhecer o mercado,arranjar um emprego, ver que áreas da física te interessam mais e depois buscar uma especialização nessas áreas.

Posso estar enganado , mas empregos na tua área...Eu começava a pensar em zarpar para fora do país...

Mas o meu amigo diz que prefere estudar do que trabalhar...:roll: Se calhar estou a entender mal aquilo que deseja...Se é que tem bem claro aquilo que deseja...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por ToshB » 16/8/2011 21:33

Eu iria trabalhar. Escolhia e fazia depois.

Com uma licenciatura em Física não se consegue grandes empregos, como já disseram o mestrado de agora equivale à licenciatura antiga. E sempre prefiro estudar do que trabalhar...

A minha namorada no ano passado estava saturada do antigo emprego, acho que tinha capacidades para melhor e partiu à procura de emprego.

Foi a diversas entrevistas até que consegui o que procurava. Uma das coisas que ela sempre me dizia quando vinha das entrevistas era que a razão pela qual tinha ido para o mestrado era para um dia isso vir a ser uma mais valia se quisesse mudar de emprego e que isso ninguém valorizava, tudo que lhe perguntavam era dos empregos anteriores e o que sabia fazer.

Eu por exemplo, com base nesse testemunho, mas em vários outros de colegas que estão a tirar mestrado comigo e que se viram em situações semelhantes, congelei a minha matrícula e não defendi a tese este ano como tinha previsto quando me inscrevi no mestrado. Apostei desde Dezembro em cursos de especialização dentro da minha área e que me são úteis no dia-a-dia.

Que mestrado é que a tua namorada tirou? E que mestrado estavas a tirar?
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por putneyjc » 16/8/2011 18:56

Não fosse triste e probre, acharia engraçado este tipo de apreciações.

Registado: 29/11/2007 12:17

por urukai » 16/8/2011 12:22

Sim, é importante distinguir, de um modo geral temos:

Licenciatura Pré-Bolonha - 5 anos + Estágio (Já se pode trabalhar)
Mestrado Académico - 2 anos + tese
Total - 7 anos

Mestrado Pós-Bolonha - 2 anos + Tese
Total - 5 anos (equivalente à licenciatura antiga)

Para mim o maior erro de Bolonha foi darem o nome de mestrado aos dois anos para igualar a antiga licenciatura. Deviam ter inventado outro nome pois a actual designação baralha-se com o tradicional mestrado académico numa área muito específica e com direito a tese no final.

Registado: 11/5/2007 14:09

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 135 visitantes