Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir inicialmente na Bolsa com pouco rendimento ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: como entrar curto

por Quico » 28/9/2011 12:04

rtt Escreveu:bom dia.
será q alguem m pode informar se através do best dá pra entrar curto?
obrigado

Como usa a mesma plataforma da GoBulling, que eu uso (Saxobank), eu diria que sim. Mas atenção: em acções apenas via CFD's, e não permitem em todas.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

como entrar curto

por rtt » 28/9/2011 11:35

bom dia.
será q alguem m pode informar se através do best dá pra entrar curto?
obrigado

Registado: 8/1/2010 2:08

por soaked » 27/9/2011 17:22

Para clarificar os preçários das minhas contas demo:

OreyITrade, GoBulling e GlobalBrokers (todas com a plataforma do SaxoBank)

Todas têm commisão EuroNext Lisboa, NYSE, NASDAQ e AMEX

A mais barata sem contar com o AMEX é a Gobulling no mercado americano, em Lisboa é igual.

Conta Demo
Abaixo EUR 5.000 Qualquer Spread da Acção +⁄- 0,09% do preço do Bid EUR 12
de EUR 5.000 Qualquer Spread da Acção +⁄- 0,09% do preço do Bid

Portanto, estas 3 neste momento na conta demo têm sempre commissão, com spreads mais baratos do que o preçário do Quico

Spread da Acção +⁄- 03% do preço do Bid no Euronext LX.

Cumps.

Registado: 3/8/2011 0:20

Re: 1.000€

por otangas » 27/9/2011 9:40

Palmix Escreveu:Pelo que tenho lido em livros, 1.000€ é já uma boa quantia para iniciar a odisseia dos mercados...
Os que os livros aconselham é que se inicie com 5.000€...o que para Portugal é um valor consideravel de poupança em liquidez dados os rendimentos disponíveis no País.

Concordo os valores indicados.

Para se iniciar em bolsa, diria que os 1000€ são um valor mínimo, que servirão principalmente para a aprendizagem.

À medida que se vá percebendo da coisa, convém subir o valor investido, de forma a dar alguma "expressão" a ganhos. É que um ganho de 10% num investimento de 1000€ representa apenas 100€, aos quais se descontam os custos com compra, venda e de manutenção, pelo que os ganhos rapidamente ficam abaixo dos 80€. Por outro lado, uma perda de 10%, torna-se facilmente em 120€ perdidos, o que pode ser desmotivador.

Outra coisa, convém que os tais 1000€ iniciais não representem uma parte muito significativa das suas poupanças e que não anteveja que vá precisar desse dinheiro a curto prazo.

Outra opção, passará por começar a "brincar" com contas virtuais, em vez meter logo dinheiro à partida. Faça negócios virtuais durante uns meses, e veja os resultados que teria...

Registado: 25/3/2009 22:02

1.000€

por Palmix » 27/9/2011 9:24

Pelo que tenho lido em livros, 1.000€ é já uma boa quantia para iniciar a odisseia dos mercados...
Os que os livros aconselham é que se inicie com 5.000€...o que para Portugal é um valor consideravel de poupança em liquidez dados os rendimentos disponíveis no País.

Registado: 29/11/2007 11:27

por Fingerspitzengefuhl » 26/9/2011 22:29

Podes negociar Forex em microlots (alavancagem de 1:5) sem comissões, parece-me uma maneira inteligente para começar a experimentar o inevitável aspecto psicológico do trading real arriscando pouco dinheiro e com gestão de risco.

Registado: 9/2/2010 6:36

Re: Investir inicialmente na Bolsa com pouco rendimento ?

por bboniek33 » 26/9/2011 21:15

MrRDias Escreveu:Não ofendeu, de facto, abriu os olhos. "A melhor resposta".

Ia-me enfiar urgentemente no mercado financeiro de olhos fechados à guia de um conselho de um professor universitário. Era como saltar para uma autoestrada com 200€ na mão.

Vou de facto "continuar" a seguir o conselho otangas. Aproveitando a boleia, tenho estado a ler o "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos, foi uma boa aposta?

otangas Escreveu:
MrRDias Escreveu:Boa tarde a todos,

Peço desculpa se estou a repetir o tópico, mas, gostava de urgentemente iniciar um investimento na bolsa mas com poucos rendimentos, isto é: < 200€.

Em certas plataformas é requerido um depósito mínimo alto e não tenho capacidades financeiras para tal. Alguém poderia informar-me com que plataforma/website é benéfico usar para investimentos na bolsa? Investir através de um banco como intermediário está fora de questão correcto?

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Dias

Sem querer "ofender", fica a sugestão de investimento em bolsa com 200€:

:arrow: Investes 100 a 150 € em bons livros sobre bolsa.
:arrow: Investes 20 a 30 € em boa música, para acompanhar a leitura
:arrow: Investes o restante em cerveja, porque ler faz sede.

Depois, é capaz de perceber que com 200€ ninguém investe na bolsa!!

Cuidado !
Convem ler durante a luz do dia (solar): a energia eleectrica vai aumentar e os 200 macacos vao para a eleectrica... :idea:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MrRDias » 26/9/2011 20:45

Não ofendeu, de facto, abriu os olhos. "A melhor resposta".

Ia-me enfiar urgentemente no mercado financeiro de olhos fechados à guia de um conselho de um professor universitário. Era como saltar para uma autoestrada com 200€ na mão.

Vou de facto "continuar" a seguir o conselho otangas. Aproveitando a boleia, tenho estado a ler o "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos, foi uma boa aposta?

otangas Escreveu:

Peço desculpa se estou a repetir o tópico, mas, gostava de urgentemente iniciar um investimento na bolsa mas com poucos rendimentos, isto é: < 200€.

Em certas plataformas é requerido um depósito mínimo alto e não tenho capacidades financeiras para tal. Alguém poderia informar-me com que plataforma/website é benéfico usar para investimentos na bolsa? Investir através de um banco como intermediário está fora de questão correcto?

Ricardo Dias

Registado: 1/9/2011 23:45

por Pickbull » 26/9/2011 20:04

super_fm Escreveu:Confirmo o preçário do Quico. Comissão fixa 0. Existe apenas o spread. E esta comissão poderá ser aplicada a acções ou a índices. Abraço.

Vou enviar para lá um mail para saber quais são as condições para ter esse preçário.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por super_fm » 26/9/2011 19:28

Confirmo o preçário do Quico. Comissão fixa 0. Existe apenas o spread. E esta comissão poderá ser aplicada a acções ou a índices. Abraço.

Registado: 9/6/2009 18:55

por Pickbull » 26/9/2011 17:05

Não duvido das tuas condições mas o preçário que está disponível não diz nada disso (nem nas comissões, nem nos spreads, nem nos montantes):

Página 3:

Preçário GoBulling

Não será por causa disto?:

(1) As condições aqui apresentadas podem variar de acordo com o montante de activos em carteira e/ou com a frequência de trading do cliente. Para consulta mais detalhada das condições de negociação, e outros mercados, por favor aceda à seguinte página: http://pro.gobulling.com/PT/cfds/rates.asp.

Essa info é que já não está disponível. :S

por Quico » 26/9/2011 16:41

Eu posso confirmar o que diz o Supermann acerca da GoBulling. Apenas tenho comissões nos mercados americanos. O resto é spread. Espero não estar a cometer nenhuma inconfidência (ainda me vão lixar por isto :mrgreen: ) mas fiz um "print screen" das condições que tenho e deu isto (apenas para CFD's sobre acções):
Anexos
Screen shot 2011-09-26 at 16.33.38.png
Screen shot 2011-09-26 at 16.33.38.png (52.28 KiB) Visualizado 4735 vezes
Screen shot 2011-09-26 at 16.34.14.png
Screen shot 2011-09-26 at 16.34.14.png (59.81 KiB) Visualizado 4735 vezes
Screen shot 2011-09-26 at 16.34.52.png
Screen shot 2011-09-26 at 16.34.52.png (55.09 KiB) Visualizado 4741 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por defst0ned » 26/9/2011 16:27

Na IG markets o spread é 0.1%, e de 10 euros em cfd's sobre acções.

O minimo para depositar lá é 1€.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Supermann » 26/9/2011 16:20

Pickbull Escreveu:
Supermann Escreveu:Para quem tem pouco capital tipo 250 ou 500 €

Para não ser comido completamente em comissões de abertura e fecho, que o faça através de CFDs na GoBulling.

Por não terem comissão fixa, mas sim apenas o spread, mesmo uma posição de 200 € em a "comissão" sob forma de spread acaba por ser proporcional a esses 200 € e toma o peso de apenas 0,2 % sensivelmente em vez do que 15€ seriam em caso de comissão fixa.

Isso deve ter sido uma promoção ou por seres um cliente especial porque segundo o precário deles (e é por lá que as pessoas podem decidir-se, ou não, por essa corretora) o preço de CFD para valores inferiores a 5000€ é de 12€.

Tens a certeza?

Eu nao estou a falar por experiencia propria mas lembro-me que era assim ... só se entretanto mudaram.

Aliás o Quico até negociava com a GoBulling na sua carteira de 500 €.

Isso de inferior a 5000 EUR costumava ser o BEST etc... mas a GoBulling nao tinha esses limites.

Que confirmem os actuais clientes.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Pickbull » 26/9/2011 15:47

Supermann Escreveu:Para quem tem pouco capital tipo 250 ou 500 €

Para não ser comido completamente em comissões de abertura e fecho, que o faça através de CFDs na GoBulling.

Por não terem comissão fixa, mas sim apenas o spread, mesmo uma posição de 200 € em a "comissão" sob forma de spread acaba por ser proporcional a esses 200 € e toma o peso de apenas 0,2 % sensivelmente em vez do que 15€ seriam em caso de comissão fixa.

Isso deve ter sido uma promoção ou por seres um cliente especial porque segundo o precário deles (e é por lá que as pessoas podem decidir-se, ou não, por essa corretora) o preço de CFD para valores inferiores a 5000€ é de 12€.

por Mkpt » 26/9/2011 15:30

Ulisses Pereira Escreveu:
Necessitar de perto de 2% de subida só para pagar as comissões é arriscado, neste caso não foi porque....sabia onde estava a 'entrar'.

Mkpt, isso do "sabia onde estava a entrar" é uma ilusão. Nunca sabemos o que o mercado vai fazer...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, em parte concordo.
Mas há aqueles casos em que a 'tendência' de subida é forte e que o mercado pode levar a algumas oscilações de descida ou lateralização mas que mais dia, menos dias, no curto prazo sobe um bocado.

Pela minha análise vi que estava a suceder isso nesta cotada - que entrada à umas semanas a $370 e com bom lucro vendida à pouco tempo o Ulisses e os que acompanham os mercados certamente saberá qual é* - e investi mesmo que com pouco..

Obviamente que não iria entrar com todo o dinheiro que tenho e quando entrei foi depois de ter feito o 'básico' e essencial:
- Analisar potencial/tendência de crescimento, Definir ponto de entrada, definir uma margem 'aceitável' para eventuais percas caso não corra como esperado, convencer-me em 'deixar correr os lucros' [não sair cedo demais] e apenas pensar em sair se o 'forecast' do curto prazo se alterar..

E saí mesmo pelos mercados.
A tendência de médio prazo da cotada é continuar a subir, até porque pelos fundamentais está barata, mas os mercados andam a oscilar muito e no curto prazo pareceu-me que poderia descer um bocado pelo que saí.

*a cotada, para quem não tem acompanhado é a AAPL

Registado: 5/5/2011 12:11

por Supermann » 26/9/2011 14:55

Para quem tem pouco capital tipo 250 ou 500 €

Registado: 18/12/2009 18:54

por Quico » 26/9/2011 14:27

Se 200€ podem ser muito pouco para começar, convém também sublinhar que não é necessário muito. Ou melhor, para manter a cabeça fria, praticar e ganhar confiança, eu diria que É NECESSÁRIO COMEÇAR COM (relativamente) POUCO (...e sei do que estou a falar)!

Ver esfumarem-se num dia valores na ordem de grandeza de um bom salário mensal (para não dizer mais) é só para alguns!

É necessário que quem começa tenha à partida definido (pelo menos um muito básico) plano de trading. Se o tiver feito, saberá à partida que quantidade investir, no global e em cada trade, de forma a não perder horas de sono à noite (E aqui, infelizmente, também sei do que estou a falar :roll: . Tivesse eu quem me desse estes conselhos há uns anos atrás!).

por Ulisses Pereira » 26/9/2011 13:38

Necessitar de perto de 2% de subida só para pagar as comissões é arriscado, neste caso não foi porque....sabia onde estava a 'entrar'.

Mkpt, isso do "sabia onde estava a entrar" é uma ilusão. Nunca sabemos o que o mercado vai fazer...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RMSoaresK » 26/9/2011 13:13

E o Oscar da melhor resposta vai para :

otangas Escreveu:

Ricardo Dias

Parabéns, vou colocar a resposta no meu blog pessoal, como sendo a 1ª lição de como investir na bolsa.

Registado: 1/8/2011 2:22

por Pickbull » 26/9/2011 11:48

10€ de comissão (compra+venda) em 200€ são logo 5% só para pagar as comissões. Não me parece mto bom negócio para ti.

Isto excluindo a guarda de títulos.

por Camisa Roxa » 26/9/2011 11:30

Mkpt Escreveu:neste caso não foi porque....sabia onde estava a 'entrar'.

e com isto disseste tudo...

ok, 200€ para estoirar em adrenalina bolsista não é dos piores negócios, sempre te pode ficar a lição para o futuro...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Xiça » 26/9/2011 10:55

Acho descabido entrar no mercado com 200€.
Custo por operação = 5€
Comissão Guarda títulos = 10€

Quer dizer, só para comprares e vender um título os custos podem facilmente chegar a 10% do montante inicial...

Pensa, re-pensa e compra livros ou mete tudo no vermelho.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Mkpt » 26/9/2011 10:49

Por acaso recentemente investi relativamente pouco dinheiro em acções e em 5 ou 6 semanas valorizou mais do que conseguiria num depósito a prazo com este montante.

Comprei uma meia dúzia de acções apenas e, contas feitas, para pagar as comissões etc e tal, necessitava de subida de perto de 2%..
Vendi com lucro líquido acima de 4%..

Entretanto, dependendo do mercado, devo voltar a entrar na mesma cotada com montante pouco superior.. Só saí porque os mercados andam muito instáveis e, apesar da tendência de subida desta cotada poderá desvalorizar um pouco nestes dias mais próximos para depois voltar a subir.
Até porque esta cotada é uma forma de refúgio à crise do Euro e à eventualidade de voltarmos 'ao escudo'.

De referir que comprei meia dúzia de acções, mas cada uma à volta dos $370..
Ou seja, investimento muito pequeno mas bem superior a 200€.

Antes de investir é necessário ter dinheiro 'seguro' de parte para eventualidades e ler bastante sobre o assunto... Há vários livros para se aprender como investir e alguns escritos de forma acessível para iniciados no assunto. E, evidentemente, dinheiro disponível para investir..
A mim falta-me ler mais um bocado e... ter mais algum dinheiro para investir..

Registado: 5/5/2011 12:11

por tugatuga11 » 26/9/2011 10:46

...

(resposta sem interesse para o pretendido)
Editado pela última vez por tugatuga11 em 26/9/2011 22:08, num total de 3 vezes.

Registado: 27/4/2009 19:07

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 127 visitantes