Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo propõe despedimento p/trabalhadores menos produtivos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Soo tretas...

por bboniek33 » 23/9/2011 17:34

Os mais importantes empresaarios em Portugal NAO identificam a Lei Laboral como a causa principal da baixa produtividade.

Soo os liberais (ideologia-rasca) e a arraia miuuda ee que estaa toda contente por mais uns perderem direitos e garantias.

Oxalaa nao lhes rebente a brincadeira na cara.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por _x_ » 23/9/2011 17:28

Para além da parte politica, ha que ter em conta se, é possivel manter ecnomicamente o actual modelo de emprego no mundo global?

Pelo que li aqui, é tipo que se lixem os menos audazes e capazes, viva o lucro máximo, a sociedade não tem nada com isso.

Se forem muitos inuteis para o desemprego o estado que cuide deles, e, sem empresas, quem paga impostos quem cria riqueza. lixe-se quem não tem engenho nem arte no novo mundo da globalização.

Se até os chineses já se converteram em parte ao capitalismo, com condições que conhecemos de horas de trabalho e regalias, porque não fazer o mesmo.

Melhor, voltemos ás condiçoes de trabalho antes da revolução francesa.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Placebo » 23/9/2011 17:17

Boa Tarde, Concordo com a Opinião do A-330 e algumas coisas defendidas pelo Automech, mas gostaria de acrescentar algo ao assunto que ainda pouco se falou, e que me parece relevante:

Vou admitir que com "alguma" flexibilidade laboral, poder-se-á acompanhar melhor os ciclos económicos de crescimento e depressão, mas de onde virá neste momento internamente (em Portugal) as áreas que farão termos todos negócio suficiente para termos necessidade de contratar no futuro?? Quem fará esse investimento?? :shock: O Aparelho produtivo do País está fora de contexto há muitas décadas. A industria é pouca ou nenhuma, as pescas e agricultura foram "vendidas" à EU, e não é somente com vinho, turismo, azeite, eólicas, texteis, etc que se vai gerar o emprego necessário ao país.
Para mim a Autoeuropa é uma excepção técnológica e não deve ser falada como uma bandeira nacional, pois não é replicável.
Portugal é e tem sido um país importador desde sempre. Haverá solução para esta equação realmente?
As exportações como sabemos estão a subir mas muito aquém do necessário para realmente mudar o País em termos de PIB, e são por enquanto feitas somente em determinados sectores de actividade. Aqueles que estão adptados a competir com o exterior. Quanto anos leva a mudar o tecido produtivo de um País? Temos esses anos?

Registado: 29/9/2008 14:47

por migluso » 23/9/2011 16:52

rmachado Escreveu:Quanto a medida... pois eu gostava de ver é a definição de produtividade em alguns setores e cumprimento de objetivos tb...

Não é preciso medida nenhuma.

Ninguém melhor que o empresário para saber se determinado trabalhador é produtivo ou não. Cada empresa deve utilizar os seus próprios critérios (nem que seja a olho ou a fazer contas de cabeça).

Quer agora o Estado vir dar lições de produtividade e eficiência aos empresários? Dizer que ser produtivo é cumprir o critério x ou y? Com que moral?

A justa causa é uma grande treta. Devia-se acabar com ela.

Se a justa causa não existisse, não se perderia tempo com discussões tão inúteis como as formas fraudulentas que os patrões vão utilizar para despedir.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por A330-300 » 23/9/2011 16:36

migluso Escreveu:A-330,

Nunca pensei vir a dizer isto, mas concordo com grande parte do que escreveste. :wink:

Mas não fui eu que mudei o discurso... :lol:

Sei a que se refere , mas não mudei o discurso.É à questão dos sindicatos e direitos adquiridos , não é?

Os sindicatos são a voz dos trabalhadores.Como os trabalhadores não querem abrir mão dos direitos , os sindicatos são inflexíveis às mudanças.Estão a fazer o papel deles.Estão a dar voz àqueles que lhes pagam.

Quanto aos direitos adquiridos , apesar de não os ter e não achá-los muito importantes sei que a minha opinião não é da maioria e não acho que devam acabar , mas acho sim , que se devem reduzir pelo bem dos próprios trabalhadores.

Sempre defendi o trabalhador, não qualquer trabalhador.Nem nunca defendi a gordura das empresas públicas.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por rmachado » 23/9/2011 16:35

É pá!!!

Mas que grande A-330!!!

Muito Bom.

Quanto a medida... pois eu gostava de ver é a definição de produtividade em alguns setores e cumprimento de objetivos tb...

Registado: 24/8/2004 10:42

por migluso » 23/9/2011 16:27

Se uma determinada tarefa pode ser desempenhada por apenas uma pessoa, não tem qualquer lógica económica a empresa manter dois ou três postos de trabalho, tenha a empresa os lucros que tiver.

Chamo a isso alocação eficiente de capital.

Ao fazer uma alocação eficiente de capital a empresa pode aumentar a quota de mercado, pois custos mais reduzidos permite-lhe reduzir os preços de venda dos seus serviços ou bens (e quem sabe depois voltar a contratar), ou aumentar os lucros e em vez de investir poupar (ao fazê-lo está a disponibilizar capital para que outros empresários invistam).

Portugal está hoje nesta situação porque grande parte do investimento público não se preocupou em fazer uma alocação eficiente do capital (sendo o Estado, o capital vem dos nossos impostos e de dívida que será paga com os nossos impostos).
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Sir[Kneighf] » 23/9/2011 16:08

Agreed.

E aplicar o mesmo á função publica?
Walking to where there is no path, leaving a trail.

Registado: 22/5/2011 12:34

por migluso » 23/9/2011 16:04

A-330,

Nunca pensei vir a dizer isto, mas concordo com grande parte do que escreveste. :wink:

Mas não fui eu que mudei o discurso... :lol:

por A330-300 » 23/9/2011 15:44

Eu sou a favor da existência dos sindicatos,tive ligado a eles por anos,ainda pago religiosamente as minhas cotas por acreditar neles.Estou totalmente do lado do mais fraco , neste caso ,os trabalhadores.

Mas há que ver mais além.

Não defendo qualquer trabalhador.Não defendo o trabalhador porcaria. Porque ao defendê-lo estou na verdade a por em risco a posição dos bons.Uma empresa que não pode despedir maus trabalhadores está a ter prejuízos e assim a por o futuro da empresa e o emprego dos outros em risco.

Por conta da crise, há menos encomendas e as empresas tem que despedir. Paciência.É melhor poder rapidamente despedir uns do que por toda a empresa em risco.

No dois casos ,quando uma empresa fecha , além das pessoas que perdem o seu emprego , também o país perde riqueza.

O que ocorre é que sobre este assunto todos concordam que o país precisa de mudanças.Mas só aquelas que não nos afetem. Não pode ser.

Quero deixar claro aos que lerem o meu post que sou trabalhador por conta de outrem e que já tive todos os tipos de emprego , inclusive em diversos países.
Estou atualmente no meu oitavo emprego.Já tive empregos com todos os direitos que me devem dinheiro até hoje e que nunca vou ver e em outros sem direitos nenhuns onde me pagaram até ao último tostão.Também já estive em empresas que fecharam as portas de um dia para o outro.

Atualmente tenho um emprego onde não tenho direitos nenhuns.Até a segurança social só a pago se quiser,por minha conta.Podem-me mandar embora de um momento ao outro sem direito a nada.Nem seguros desempregos , nem nada.Nada.Recebo apenas o meu último salário.
E posso lhes dizer que é situação que não me afeta nada. Absolutamente nada.
Sei que enquanto me mantiver no topo da minha performance,terei trabalho. Isto na verdade é bom.Eu costumo dizer que gosto de manter no topo da minha proficiência por duas razões:A primeira para manter o emprego e a segunda para estar ao melhor nível quando concorrer para o próximo.

Não quero com isto dizer que defendo a ausência total de direitos.Mas pode se reduzir muita coisa.

Há que perder aquele estigma de que emprego é para a vida.A mudança de cadeiras é boa para o trabalhador também.Obriga as pessoas a estarem a procurar constantemente por melhores oportunidades fazendo com que as empresas tenham que pagar mais para os manter.

Há um outro aspecto que vejo positivo na ausência do excesso de direitos. A "instabilidade" gerada por isso faz com que as pessoas poupem mais por não saberem o dia de amanhã.Isso faria com que muita gente não se andasse aí a endividar a torto e a direito e hoje talvez não estivéssemos tão mal como estamos.Nem as pessoas no sufoco que andam.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por escada1 » 23/9/2011 10:25

não brinquem.
Os patroões nem são os piores.
Os piores são colaboradores com lugares de chefia que lambe as botas e fazem show off enquanto roubam e enganam os seus patroes e ou acionistas.
Ao mesmo tempo tentam livrar-se dos que estão mais abaixo.Isso dos objectivos seria ouro sobre azul para essa malta.

às vezes os patrões/acionistas até são as vitimas.

Registado: 23/8/2011 11:35

Re: Ora...

por poseidon635 » 23/9/2011 10:03

bboniek00 Escreveu:
SMarq Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
SMarq Escreveu:Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA :x

Alguém ouviu medidas de fundo para melhor o funcionamento da justiça!?

Isso é o mesmo que dizer que depois de um trabalhador estar efectivo e se quiser trabalhar pouco tb o pode fazer, pois para despedir essa pessoa vai ser muito dificil e complicado.

Não,... não é :shame:

Existem maus patrões e maus trabalhadores, se o trabalhado r não quiser trabalhar vai para a rua :evil:

Posso-te dizer que neste momento estão a despedir trabalhadores alegando extinção de posto de trabalho, quando os outros trabalhadores que lá ficaram têm que continuar a fazer o trabalho deles mais o trabalho daqueles que foram despedidos!

E não está aqui em causa, nem de perto nem de longe a viabilidade financeira da empresa,... dá lucro de milhões! O que te parece!?

Patroes que nao atinjem objectivos e/ou desviam abusivamente patrimoonio da empresa para seu benefiicio pessoal levando as empresas aa falencia deviam ser presos.

:) Presos ??? Em Portugal??? Quando descobrirem algum patrão que foi preso por arruinar uma empresa para benefício pessoal (por exemplo...), passo a acreditar no Pai Natal :lol: !!!

Já estou a ver a darem objectivos impossíveis de cumprir aos trabalhadores (ex: aumentarem vendas em 300% :)) apenas para os poderem despedir "legalmente"!! Neste país a única preocupação actual é saber o que se pode fazer para despedir mais depressa e melhor!!! Porque não fazer contratos ao dia! Assim, podiam sempre despedir quando quisessem!!
:evil:

Registado: 13/6/2008 10:22

por Automech » 23/9/2011 9:48

Sim, é realmente bizarro o estado andar tão preocupado em salvar empresas quando, nalguns casos, bastava mesmo 'só' pagar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Quico » 23/9/2011 9:33

Lion_Heart Escreveu:Existe também uma coisa que ninguem fala mas é muito grave.

A falência de pequenas empresas provocada por grandes empresas e pelo Estado.

Quando as pequenas empresas nao recebem a tempo e horas das grandes (muito comum em empresas de const. civil por ex.) ou do Estado (camaras , j. freguesia, impostos).

Sao centenas de empresas a falir (alguns ate viaveis) e a suportarem empresas maiores (muitas delas inviaveis).

Mas aqui tb ninguem faz nada.

Por isso é que me rio quando ouvia o Estado ou ouço as pessoas a falar de subsídios para este ou para aquele sector produtivo. Haveria maior incentivo à economia que os estado pagar aos privados os milhões que deve?!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Lion_Heart » 23/9/2011 9:26

Existe também uma coisa que ninguem fala mas é muito grave.

A falência de pequenas empresas provocada por grandes empresas e pelo Estado.

Quando as pequenas empresas nao recebem a tempo e horas das grandes (muito comum em empresas de const. civil por ex.) ou do Estado (camaras , j. freguesia, impostos).

Sao centenas de empresas a falir (alguns ate viaveis) e a suportarem empresas maiores (muitas delas inviaveis).

Mas aqui tb ninguem faz nada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por db7 » 23/9/2011 9:03

Mart77 Escreveu:1- Acho suficiente o patrão negociar a saida com um funcionário e pagar por isso (mercado a funcionar)

2-A parte da produtividade é interessante de avaliar quando as maiorias das empresas não facturam o que vendem/prestam.

3-Em Portugal existe muita imcompetência nas chefias (quero dizer com isto que o modo de chefia em Portugal é mais baseada no "lembe.me as botas" do que a Meretocracia.)

Como todas as opiniões são pessoais e baseadas em experiencias e portanto subjectivas....P.S. Nunca fui despedido e nunca tive no Desemprego. Sei me adaptar tb.

P.S. Não concordo nem temos classe trabalhadora nem patronal suficiente preparada para uma opção destas...volto ao ponto nº 1 negoceiem... simples e eficaz para mim

P.S.2 dito por um empresário a mim sobre os seus funcionários "não tenho problemas para despedir ninguém"!!

Concordo contigo.

Registado: 13/7/2011 8:39

Re: Reflexão

por Sinner » 23/9/2011 8:06

AutoMech Escreveu:Também já disse que não é esse o único (nem o principal problema). Mas se vês algo em que és um dos últimos países do mundo, não é descabido mudar alguma coisa, pois não ?

Desde que me garantam que nenhuma grávida, doente, deficiente ou trabalhador/estudante entre outros não fiquem sem o seu emprego por falta de produtividade, por mim tudo bem. :wink:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Automech » 23/9/2011 7:54

Sinner Escreveu:Bom quanto a isso remeto-te se fizeres o favor para a tua lista do “labor freedom”, onde vais descobrir certamente casos para todos os gostos e concluir que não existe uma relação directa entre estes dois factores. :wink:

Também já disse que não é esse o único (nem o principal problema). Mas se vês algo em que és um dos últimos países do mundo, não é descabido mudar alguma coisa, pois não ?

Sinner Escreveu:Já discutimos isto e eu já te expliquei que não sou contra as mudanças, acho que a legislação deve sempre antecipar as necessidades da sociedade no seu global, sou contra o timing (profunda recessão) e o passarmos para a liberalização desregulada. :mrgreen:

O timing nunca é bom. Agora é porque estamos em recessão. Quando estivermos em expansão é porque as empresas estão a ter lucros e logo também não faz sentido mudar. O timing nunca é o ideal ou seja andamos sempre a empurrar as reformas para o futuro (não é só na legislação laboral, note-se).

Sinner Escreveu:Correctíssimo, falta acrescentar “apenas” que também não participa nas alturas dos lucros. 8-)

Nalgumas empresas até participa, mas de facto não é norma, nem é suposto ser uma vez que não é detentor do capital. Mas tem sempre a liberdade para passar para o outro lado.
Sinner Escreveu:
AutoMech Escreveu:O subsidio de desemprego não vai acabar.

Ok, pagamos todos, certo. :arrow:

Sim, pagamos todos e é isso que devemos procurar diminuir criando condições para que mais empresas empreguem, sem receios.

por Sinner » 23/9/2011 3:32

AutoMech Escreveu:Ainda é o que nos safa, senão estávamos já bem enterrados, atendendo ao saldo primário negativo e défice na balança comercial..

Totalmente de acordo, mas temo que a corda acabe por partir por aqui. :(

AutoMech Escreveu:Então parece que, apesar de dispormos de um dos códigos mais liberais da europa (só assim se justifica tanto barulho quando se quer alterar), temos contudo dos piores salários. É seguramente uma coincidência..

Bom quanto a isso remeto-te se fizeres o favor para a tua lista do “labor freedom”, onde vais descobrir certamente casos para todos os gostos e concluir que não existe uma relação directa entre estes dois factores. :wink:

AutoMech Escreveu: Mexa-se em tudo menos na legislação laboral que é muito boa..

Já discutimos isto e eu já te expliquei que não sou contra as mudanças, acho que a legislação deve sempre antecipar as necessidades da sociedade no seu global, sou contra o timing (profunda recessão) e o passarmos para a liberalização desregulada. :mrgreen:

AutoMech Escreveu:O salário é resultado da prestação do trabalho. Mais: o trabalhador até tem direito a salário, mesmo que a empresa não tenha gerado lucros (presumo que deva ser esse o teu conceito de riqueza). Já agora, as nossas indemnização até eram das maiores na Europa, mas como somos um pais rico é normal..

Correctíssimo, falta acrescentar “apenas” que também não participa nas alturas dos lucros. 8-)

AutoMech Escreveu:O subsidio de desemprego não vai acabar.

Ok, pagamos todos, certo. :arrow:

AutoMech Escreveu:O habitual papão. A par da ditadura.

Só não quero é ter que sair do meu País, é que eu tenho a certeza que me daria mal com qualquer uma das duas. :!:
Warren Buffett

por Automech » 23/9/2011 3:15

Mart77 Escreveu:1-O tema do topico é "governo propoe despedimento p/ trabalhadores menos produtivos" portanto despedimento com produção... eu é que falei em paises com legislação mais liberais como exemplo de "insucessos".

Estás a reportar-te `a 'fotografia' actual, mas então tens de pegar numa série de vários anos e ver onde andou o nosso desemprego/crescimento do PIB e onde estava a desses países. Só assim é que fazes uma comparação correcta porque nenhuma legislação laboral elimina o desemprego (senão era por decreto). Proporciona é condições mais rápidas de recuperação e é isso vais ver se fizeres a análise dos últimos 10/15 anos.

Mart77 Escreveu:Evasão fiscal é crime, eu sei. Eu não estava a falar de controlo fiscal estava a falar de RL versus ordenados, eu acho que percebestes.

Não, não percebi. RL é o quê ?
Mart77 Escreveu:2-Mantenho, se não percebes é pq não queres.

Manténs o quê ? A culpa ser do juiz ? Então se a lei é burocrática o que sugeres é que o juiz passe por cima da lei em vez de se alterar essa mesma lei ?

Porque é que achas que tantos processos criminais encalham em pormenores processuais ? É por causa dos juízes ? Na lei laboral é o mesmo.

Mart77 Escreveu:E que as pessoas facilmente esquecem o que fizeste...

Ontem era bom empregado e hoje já não presta ?
Ou é uma história mal contada ou deixou de produzir. Se deixou de produzir é uma injustiça que não possa dar lugar a outro que queira produzir. Uma injustiça quer para o patrão, quer para o candidato a esse lugar.

Mart77 Escreveu:e considero que este tipo de leis não podem prevalecer com aquilo que é a essencia do bem estar geral e a (necessidade)ingratidao pontual...

A "gratidão" é paga sob a forma de salário e deverá continuar enquanto ambas as partes o desejem.

Mart77 Escreveu:Vou comparticipar para solução da "liberização"
Acaba a justa causa e aumenta-se a indemnzação. Doutro modo o patrão abdica dum profissional que CONTRATOU de livre e expontanea vontade para colocar outra...mas paga porque essa pessoa que tem, e parto do pressuposto que não foi avisada da sua atitude para ser mais produtiva, não assumindo a missão e objectivos da empresa não deverá continuar dos quadros. portanto ela segue a sua vida a empresa a sua. Mas com condições de sobrevivencia num periodo aceitavel.

Afinal até estamos de acordo porque eu já defendi isso várias vezes. Liberalização total com indemnização diferente mediante as razões do despedimento.

Mart77 Escreveu:Mas voltando um pouco atras a nossa legislação permite ou não o mutuo acordo?

Permite, claro, mas aqui estamos a falar de pessoas que não querem ser despedidas.

por Sinner » 23/9/2011 3:05

Mart77 Escreveu:

Mas voltando um pouco atras a nossa legislação permite ou não o mutuo acordo?

Permitir, permite… mas…. na prática, tem pouca ou nenhuma aplicabilidade, senão vejamos:

Aos patrões não serve porque teriam de chegar a acordo por valores normalmente acima dos estipulados para os despedimentos com justa causa e eles andam a “mendigar” que deveriam pagar menos.

Aos funcionários não interessa porque não querem perder o emprego e/ou o subsidio de desemprego, o qual perdem chegando a acordo.

Quando o patrão não quer o funcionário ao preço que este pretende basta-lhe aguardar que ele se mude.
Warren Buffett

por Automech » 23/9/2011 2:59

Sinner Escreveu:- Moeda Única;

Ainda é o que nos safa, senão estávamos já bem enterrados, atendendo ao saldo primário negativo e défice na balança comercial.

Sinner Escreveu:- Salário Mínimo mais baixo do Euro grupo, aumentá-lo nem pensar que os patrões acham um exagero passar de €485 para €500;

Então parece que, apesar de dispormos de um dos códigos mais liberais da europa (só assim se justifica tanto barulho quando se quer alterar), temos contudo dos piores salários. É seguramente uma coincidência. Mexa-se em tudo menos na legislação laboral que é muito boa.

Sinner Escreveu:- Valor pago pelos despedimentos a baixar para valores ridículos que não respeitam, nem levam em conta a criação de riqueza que aconteceu nos anos anteriores;

O salário é resultado da prestação do trabalho. Mais: o trabalhador até tem direito a salário, mesmo que a empresa não tenha gerado lucros (presumo que deva ser esse o teu conceito de riqueza). Já agora, as nossas indemnização até eram das maiores na Europa, mas como somos um pais rico é normal.

Sinner Escreveu:- Pessoas (não são maquinas para se desligarem) sem dinheiro (impossível poupar com estes salários) sem emprego;

O subsidio de desemprego não vai acabar

Sinner Escreveu:- Criminalidade a aumentar e com perspectivas de piorar e então com as policias completamente desmoralizadas como temos actualmente, isto não vai correr nada bem.

O habitual papão. A par da ditadura.

por Mart77 » 23/9/2011 2:49

AutoMech Escreveu:
Mart77 Escreveu:Não querendo tomar como ingénuo que o sei que não o é gostava que me informasse se a facturação(produção) das empresas corresponde com a realidade. Vou simplificar...tudo o que é vendido é facturado?

Não percebi se estás a falar de evasão fiscal das empresas, mas se estás também não percebi a relação com o tema do tópico (flexibilização laboral).

Mart77 Escreveu:E para que se compreenda o Post...é critério para despedimento?

Deve ser do adiantado da hora, mas qual é esse critério ?

Mart77 Escreveu:P.s. Um bom funcionário nunca é descartavel,

Nem mais ! Mas essa é aliás outra das conversas habituais: "A lei é liberalizada e os patrões desatam a despedir gente". Algo de enorme inteligência, diga-se, porque a primeira coisa que um empresário lhe apetece fazer de manhã, quando chega ao escritório, é chamar todos os seus melhores empregados e mandá-los embora. Só não o faz porque a lei não permite. :roll:

1-O tema do topico é "governo propoe despedimento p/ trabalhadores menos produtivos" portanto despedimento com produção... eu é que falei em paises com legislação mais liberais como exemplo de "insucessos". Evasão fiscal é crime, eu sei. Eu não estava a falar de controlo fiscal estava a falar de RL versus ordenados, eu acho que percebestes.

2-Mantenho, se não percebes é pq não queres.

3- Mantenho para mim que nunca fui despedido nem tive desempregado que sim um bom empregado não é descartavel...mas infelizmente assisti e vejo que o presente descarta muito o passado. E que as pessoas facilmente esquecem o que fizeste... e considero que este tipo de leis não podem prevalecer com aquilo que é a essencia do bem estar geral e a (necessidade)ingratidao pontual...que podes considerar um dano colateral ...mas informo que tem mais impacto numa familia do que no patrão.

Vou comparticipar para solução da "liberização"
Acaba a justa causa e aumenta-se a indemnzação. Doutro modo o patrão abdica dum profissional que CONTRATOU de livre e expontanea vontade para colocar outra...mas paga porque essa pessoa que tem, e parto do pressuposto que não foi avisada da sua atitude para ser mais produtiva, não assumindo a missão e objectivos da empresa não deverá continuar dos quadros. portanto ela segue a sua vida a empresa a sua. Mas com condições de sobrevivencia num periodo aceitavel.

Mas voltando um pouco atras a nossa legislação permite ou não o mutuo acordo?

Registado: 18/8/2011 20:50

Reflexão

por Sinner » 23/9/2011 2:39

Isto não vai correr bem:

- Moeda Única;

- Salário Mínimo mais baixo do Euro grupo, aumentá-lo nem pensar que os patrões acham um exagero passar de €485 para €500;

- Despedimentos liberalizados (basta colocar para todos os funcionários o mesmo objectivo do melhor que lá tiverem);

- Valor pago pelos despedimentos a baixar para valores ridículos que não respeitam, nem levam em conta a criação de riqueza que aconteceu nos anos anteriores;

- Pessoas (não são maquinas para se desligarem) sem dinheiro (impossível poupar com estes salários) sem emprego;

- Criminalidade a aumentar e com perspectivas de piorar e então com as policias completamente desmoralizadas como temos actualmente, isto não vai correr nada bem.

Estamos a esquecer um ensinamento básico que nos deixou o Grande Mestre Sun Tsu “Quando cercar um inimigo deixe-lhe sempre uma saída, porque senão ele vai lutar até à morte”
Pode ser que eu me engane e isto não passe por um período de anarquia seguido de mais 40 Anos de ditadura.
Warren Buffett

por Automech » 23/9/2011 2:19

Mart77 Escreveu:Não querendo tomar como ingénuo que o sei que não o é gostava que me informasse se a facturação(produção) das empresas corresponde com a realidade. Vou simplificar...tudo o que é vendido é facturado?

Não percebi se estás a falar de evasão fiscal das empresas, mas se estás também não percebi a relação com o tema do tópico (flexibilização laboral).

Mart77 Escreveu:E para que se compreenda o Post...é critério para despedimento?

Deve ser do adiantado da hora, mas qual é esse critério ?

Mart77 Escreveu:P.s. Um bom funcionário nunca é descartavel,

Nem mais ! Mas essa é aliás outra das conversas habituais: "A lei é liberalizada e os patrões desatam a despedir gente". Algo de enorme inteligência, diga-se, porque a primeira coisa que um empresário lhe apetece fazer de manhã, quando chega ao escritório, é chamar todos os seus melhores empregados e mandá-los embora. Só não o faz porque a lei não permite. :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], LionHeart, Shimazaki_2 e 135 visitantes