Cair numa esperella
7 mensagens
|Página 1 de 1
Boas!!
Gostei do artigo, tal como gosto da maioria dos artigos do PSG. No entanto, é uma pena que a acutilância e objectividade do PSG não seja, sempre, tão recta, uma vez que já li outros artigos onde poderia ter feito muita mais sangria/questões com determinado assunto que, vá-se lá saber porquê, não chegou a acontecer.
Resumindo, do meu ponto de vista o PSG não consegue ser totalmente imparcial, mas também quem é que consegue?
Como alguém disse nos comentários ao artigo, o PSG que se ponha mas é a "pau", pois mandou ali alguns recados que não sei até que ponto é que não lhe poderão trazer alguns amargos de boca. Como se diz na gíria, não estará o discurso dele a passar cheques que o corpo não pode pagar? No entanto, admiro o seu arrojo.
Cumprimentos.
Gostei do artigo, tal como gosto da maioria dos artigos do PSG. No entanto, é uma pena que a acutilância e objectividade do PSG não seja, sempre, tão recta, uma vez que já li outros artigos onde poderia ter feito muita mais sangria/questões com determinado assunto que, vá-se lá saber porquê, não chegou a acontecer.
Resumindo, do meu ponto de vista o PSG não consegue ser totalmente imparcial, mas também quem é que consegue?
Como alguém disse nos comentários ao artigo, o PSG que se ponha mas é a "pau", pois mandou ali alguns recados que não sei até que ponto é que não lhe poderão trazer alguns amargos de boca. Como se diz na gíria, não estará o discurso dele a passar cheques que o corpo não pode pagar? No entanto, admiro o seu arrojo.
Cumprimentos.
- Registado: 8/10/2007 9:30
Há muita gente lúcida neste país. O problema é que não mandam nada.
Enquanto política e bem-estar do país não andarem de mãos dadas andaremos sempre fecundados.

Enquanto política e bem-estar do país não andarem de mãos dadas andaremos sempre fecundados.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Também gosto de ler os artigos do PSG, mas este revela algum desconhecimento e quase que me atrevo a dizer má-fé.
Refiro-me nomeadamente à parte a bold, e aí tenho de defender a minha "dama" pois sei quais os financiamentos feitos a grandes empresas nacionais, e sei que o tal esforço de "drenagem" não é diferente do que uma CGD, um BCP, um BPI, etc fazem.
Desiludiste-me PSG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Refiro-me nomeadamente à parte a bold, e aí tenho de defender a minha "dama" pois sei quais os financiamentos feitos a grandes empresas nacionais, e sei que o tal esforço de "drenagem" não é diferente do que uma CGD, um BCP, um BPI, etc fazem.
Desiludiste-me PSG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Registado: 29/11/2007 11:30
Re: Cair numa esperella
Para, não será PSG em vez de PSS? Estás a falar do autor?
Pata-Hari Escreveu:Este artigo acho que escapou por aqui. E vale a pena, francamente.
Repito, sem alzheimer: sou tão fãn do PSS!
Cair numa esperella
Este artigo acho que escapou por aqui. E vale a pena, francamente.
Repito, sem alzheimer: sou tão fãn do PSG!
Repito, sem alzheimer: sou tão fãn do PSG!
Cair numa esperella
20 Setembro2011 | 11:00
Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt
Pedro Santos
Guerreiro
Sobre o Autor
Contacte o Autor
ARTIGOS DESTE AUTOR
OpiniãoOnde pára Paulo Campos? OpiniãoCair numa esperella EditorialPortugal não é a Grécia, é a Madeira VER MAISNem a Perella é o diabo, nem o BES é anjinho: no mundo financeiro morre-se com as mesmas armas com que se mata. O Governo fez mal ao escolher directamente, gerando uma polémica, e fez mal ao atirar a decisão para a Caixa, gerando outra.
O Governo escolheu como assessor para as privatizações a Perella Weinberg. A escolha acabou no banco de trás da Caixa, que é um "mini" onde cabe tudo, e a oposição questionou a adjudicação directa. Mas a escolha necessita de um guia de leitura. Porque o novo poder quer afastar o velho. Falemos do BES. Da Caixa. E da EDP.
A Perella Weinberg é uma boutique financeira e, com a Caixa, vai liderar o processo de privatizações. Vai receber comissões de vários milhões sem concorrência na escolha, pois não houve concurso nem consulta a outros bancos. Porquê? Porque a troika não acredita na isenção dos assessores portugueses. Bancos e escritórios de advogados fazem parte dos interesses instalados que a troika quer desalojar. O diagnóstico está certo. O método não: ao adjudicar directamente, o Governo agiu como aqueles que critica. Deu privilégio. Ter estacionado a decisão na Caixa só mostra que o Governo se envergonhou dela. Mais do que a Caixa.
Mas o assunto é mais vasto. Há dois grandes bancos de investimento em Portugal, o Caixa BI e o BESI. O BESI foi excluído. Isso é visto como uma afronta ao Grupo Espírito Santo. E demonstra que o novo poder de Passos Coelho e da troika quer quebrar o conúbio de há anos.
O afastamento do BES tem este significado de hostilidade política. Para mais, o Governo armou-a bonita: entregou a avaliação da EDP ao BES, num contrato que vale pouco e afasta o banco dos compradores, por conflito de interesses. O BES, portanto, não está nem com os vendedores nem com os compradores - ficou afastado.
Mas o que está em causa nesta escolha da Perella não é uma comissão de 15 milhões, é o futuro da EDP, a mais valiosa privatização portuguesa, à qual concorrem empresas de várias nacionalidades. Na cabeça do Governo, o BESI e António Mexia prefeririam um alinhamento brasileiro. Na cabeça destes, Passos Coelho já foi longe de mais no namoro aos alemães. Na cabeça de todos está um "vade retro" à Iberdrola, que adoraria inquinar o processo só de vingança a António Mexia (e a Sócrates: os espanhóis dizem-se traídos, pois saíram da Galp sob alegada promessa de ter poder na EDP, o que lhes foi vedado).
Nem a Perella é o diabo, nem o BES é anjinho: no mundo financeiro morre-se com as mesmas armas com que se mata. O Governo fez mal ao escolher directamente, gerando uma polémica, e fez mal ao atirar a decisão para a Caixa, gerando outra. Mas este editorial pretende apenas deixar claro aos leitores o seguinte: o processo de privatizações está a dar as primeiras jogadas e os jogadores estão a posicionar-se; haverá jogadas financeiras, políticas e mediáticas.
Só uma coisa é difícil compreender na escolha da Perella: não tem nem terá um cêntimo em Portugal, pois não é um banco. Passos Coelho desperdiçou, pois, uma oportunidade de envolver a banca estrangeira no financiamento do sector empresarial do Estado. Há bancos estrangeiros que têm sido mais "amigos" do que outros, financiando grandes empresas portuguesas muitas vezes contra o primeiro instinto dos seus Conselhos. É o caso do Barclays Capital, do Citigroup, do BNP Paribas ou da Merril Lynch. E não é o caso, por exemplo, do Deutsche Bank, que até se tem esforçado por drenar depósitos portugueses. Ao escolher, sem concurso nem consulta, um assessor que não financia, Passos Coelho hostilizou aqueles que o fazem mesmo nestes maus momentos. Esperemos que saiba o que está a fazer.
PS: O modelo de governação da Caixa é uma camada de gelo cuja resistência está por demonstrar. Para já, fica a anedota de um administrador nomeado há dois meses se ir embora conforme previsto. Ficámos a saber que a administração da Caixa é, afinal, um passatempo.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 22/9/2011 21:55, num total de 1 vez.
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], Google [Bot], LionHeart, nickforum, Shimazaki_2 e 144 visitantes