Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banco de Portugal e INE identificam despesa não reportada na

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/9/2011 17:40

radiohead Escreveu:Descubra as diferenças :mrgreen:

A diferença é total e completamente evidente.

E é tão grave - dados todos os contornos, não meramente o valor - que dificilmente dá para brincar, principalmente com os desenvolvimentos que sugere que vai ter!

O artigo refere 900 milhões, é de Agosto já com perto de um mês e referente a uma auditoria ainda anterior e não considera os valores escondidos que hoje já são do domínio público.

Só entre 2008 e 2011 estavam escondidos 1.7 mil milhões que se somam à dívida conhecida.

A dívida total, essa nem é bem conhecida mas já se falava em números da ordem dos 6 mil milhões ainda não era publicamente conhecido o desfalque das contas...

Este valor permitiria construir casa para todos os madeirenses (para se ter uma ideia). Ou então fornecer um automóvel familiar a todos os madeirenses, de qualquer idade, incluindo aos bebés recém nascidos.

De resto, visto a esta luz, percebe-se perfeitamente porque é que o Alberto João Jardim diz que a Madeira está rica!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tava3 » 19/9/2011 17:35

O homem com a ganância de atacar a esquerda, sem querer, acabou por fazer um favor ao anterior governo ao assumir que escondeu deliberadamente as contas. Agora a bomba está nas mãos do ppc e do pr. :)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por batigol » 19/9/2011 17:35

Na minha modestissima opinião, claro que os Madeirenses tem culpa e devem pagar por esta falcatrua...quem é que votou durante 33 anos (não são 3 anos) nesse génio? Ou só agora é que se aperceberam do calibre dele?

Infelizmente o buraco é tão fundo que também nós temos de lá dar uma mãozinha, ou seja, os "cubanos" como carinhosamente ele nos apelida tem de contribuir para o seu próprio buraco e para o buraco dele (salvo seja).

Já agora que vos parece a lei das finanças regionais que faz com que os impostos arrecadados na Região Autónoma ficam na região autónoma e ainda ter o continente de entrar com impostos do bolo geral...interessante e justo não é?

é qualquer coisa do género: Eu como o meu bolo todo sozinho e ainda exijo umas fatias do teu... bela democracia!

Registado: 9/1/2006 11:50

por radiohead » 19/9/2011 17:29

Descubra as diferenças :mrgreen:

Dívida da Madeira mais que duplicou em cinco anos

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1958490&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

Portas: "Portugal chegou a esta situação porque a dívida pública portuguesa duplicou nos últimos cinco anos"

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=479215
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por Mares » 19/9/2011 17:21

É uma situação lamentável...

Será preciso saber quem beneficiou desse dinheiro e repôr o que fôr possível. Serem todos os madeirenses (os que não tiveram nada a vêr com isso e os do continente) a pagar, não pareçe-me ser o muito justo.

Mas não foi o só o JJ a fazer este típo de gestão e por isso mesmo estamos nesta situação.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por MarcoAntonio » 19/9/2011 17:03

Já agora: a ajuda que a Madeira vinha pedindo há dias, antes de publicamente se saber de toda esta história, no valor de cerca de 5 mil milhões de euros, corresponde sensivelmente a duas ajudas à Grécia de 110 mil milhões e a cerca de duas vezes e meia a ajuda do FMI a Portugal.

O Alberto João Jardim consegue meter todos no bolso e ainda continuar a desafiar a malta, a insultar e ameaçar com mais!

:shock:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por amsfsma » 19/9/2011 16:59

MarcoAntónio

E o PIB está inflacionando pela Zona Franca da Madeira (Centro Internacional de Negócios)!

Registado: 4/2/2010 19:57

por MarcoAntonio » 19/9/2011 16:52

radiohead Escreveu:Mas já que falamos em esconder....

Orçamento 09, versão 01 (out 2008): Deficit de 2,2% do PIB

Orçamento 09, versão 02 (Jan 2009): Deficit de 3,9% do PIB

Orçamento 09, versão 03 (Maio 2009): Deficit 5,9% do PIB

Orçamento 09, versão 04 (Dez 2009): Deficit de 8,3% do PIB

Orçamento 09, versão 05 (Jan 2010): Deficit de 9,3% do PIB

http://blasfemias.net/2010/01/27/%C2%AB%C2%ABesta-para-nascer-um-primeiro-ministro-que-tenha-feito-melhor-no-defice%C2%BB-jose-socrates/

Bem, em Outubro de 2008 não havia nada para esconder de 2009, o ano ainda nem tinha começado. Em Janeiro de 2009 o ano estava a começar e continua a falar-se essencialmente de uma previsão. Em Maio já temos uma projecção porque o ano já vai a decorrer.

Não deixa de ter sido um completo desastre com o déficit a ter subido mais uns 3.4% até ao final do ano e seguramente não fomos bem governados!

Mas... voltemos ao Alberto João Jardim: estavam escondidos só nos primeiros 7 meses deste ano uma dívida de quase 10% do PIB da Madeira.

Relativamente a 2010, tratou-se de esconder uma dívida de uns 15% do PIB da Madeira.

Um PIB que na verdade já está inflaccionado graças a estas falcatruas. Portanto, onde se lê 15% deveria estar a ler-se perto de 20% ou coisa parecida.

E não só a coisa era para continuar como ele inclusivamente já desafiou toda a gente dizendo que vai continuar.
Imagem

Administrador Fórum

por amsfsma » 19/9/2011 16:51

O mestre da propaganda vem agora afirmar que não reconheceu ter ocultado a dívida.

Entrem no link e por baixo da fotografia tem um áudio em que ele se gaba do feito. E durante o comício voltou a fazé-lo diversas vezes.

[url]http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/283699-jardim-acusa-comunicacao-de-manipulacao-de-eventual-frase-ou-lapsus-ling

[/url]

por radiohead » 19/9/2011 16:26

Mas já que falamos em esconder....

Orçamento 09, versão 01 (out 2008): Deficit de 2,2% do PIB

Orçamento 09, versão 02 (Jan 2009): Deficit de 3,9% do PIB

Orçamento 09, versão 03 (Maio 2009): Deficit 5,9% do PIB

Orçamento 09, versão 04 (Dez 2009): Deficit de 8,3% do PIB

Orçamento 09, versão 05 (Jan 2010): Deficit de 9,3% do PIB

http://blasfemias.net/2010/01/27/%C2%AB%C2%ABesta-para-nascer-um-primeiro-ministro-que-tenha-feito-melhor-no-defice%C2%BB-jose-socrates/
Imagem
Imagem

por MarcoAntonio » 19/9/2011 16:24

JMHP Escreveu:Por mais que a triste realidade custe engolir aos portugueses a verdade é que a Madeira e o AJJ é um espelho entre muitos outros da ruinosa e falida democracia portuguesa,... Ou seja, Portugal e os portugueses no seu pior.

É ridículo mas somos assim mesmo, passaram mais de 48h do anuncio de um escândalo muito grave (desconhecido da opinião publica mas conhecido por uns poucos), mais de 24h reconhecido e confessado pelo próprio responsável e as consequências são as mesma de sempre: Nada, nothing, rien, etc....

E viva a republica!!!... Até ao dia que a Europa bater com a porta, esse será o dia da anunciada morte desta pseudo-democracia.

Nem mais!
Imagem

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 19/9/2011 16:06

getede Escreveu:O que acho piada é colocarem todos dentro do mesmo saco, ou seja enquanto nao sabiamos do buraco na Madeira nós madeirenses tinhamos que pagar por tgv, bpn, casa da musica do Porto, Freeport etc, agora que sabem disso ja querem a independencia da Madeira, e mais, para os paises do euro ajudarem Portugal tudo bem, mas para ajudar a Madeira é que nao, tomem juizo porque ha ladroes ai e aqui, nos ja estavamos a pagar por "voces" nas medidas de austeridade e agora temos que pagar por nós , e viva "republica das bananas"

Acorda para a vida...A região da Madeira que eu saiba nunca pagou nada do que se constroi no continente e beneficia do rating da república (para o bem e para o mal) e até de ajudas extra quando é preciso.
A Madeira é tanto Portugal quanto o Algarve ou o Minho.
E Portugal, como um todo, deve contribuir para atenuar factores de falta de competitividade e/ou exclusão, como a interioridade ou a insularidade.

Daí a deixar manter ditadores como o Alberto João na Madeira, o Isaltino em Oeiras ou outras parecidos que existem em todos os partidos, é que vai uma grande diferença. Só não via quem não queria ver.

E não me falem da democracia do voto, porque quando um partido ou um esquema piramidal de poder controla a quase totalidade dos bons empregos numa região pequena (todos têm um familiar que depende do mesmo) não é fácil resolver a questão. Por mim atépodem continuar lá com ele.

No Conselho de Estado é que é uma vergonha continuar ter assento. O nosso Presidente é um franguinho.

Registado: 3/2/2009 12:21

por PT_Trader » 19/9/2011 16:02

Estudo
PALOP devem 1.800 milhões a Portugal
Luís Leitão
19/09/11 12:35

Em 2010 a dívida oficial dos PALOP a Portugal cresceu 207,5 milhões de euros, o incremento mais elevado dos últimos 15 anos.

De acordo com um documento publicado hoje pelo Banco de Portugal, a totalidade da dívida oficial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ao Estado português ascendeu, a 31 de Dezembro de 2010, a 2.407 milhões de dólares (1.817 milhões de euros), mais 12,9% face a 2009.

Trata-se de um valor quase equivalente ao efeito estimado do buraco da Madeira no valor de 1.681 milhões de euros nos défices orçamentais de 2008 a 2011.

"O crescimento da dívida oficial destes países atingiu no ano transacto 275 milhões de dólares (207,5 milhões de euros), o incremento mais elevado dos últimos 15 anos", refere o Banco de Portugal.

Entre os maiores devedores encontra-se Angola com um saldo devedor de 1.441 milhões de dólares (1.087 milhões de euros) no final do ano passado, cerca de 60% do bolo total da dívida dos PALOP.

O Banco de Portugal revela que "tal como nos anos anteriores, pelo aumento dos empréstimos de médio e longo prazo garantidos pelo Estado, a dívida oficial de Angola a Portugal cresceu 85 milhões de dólares (64 milhões de euros) em 2010".

Contudo, a autoridade nacional refere que "desde 2009, Angola tem vindo a amortizar a sua dívida directa vincenda de acordo com o estipulado no acordo de reescalonamento assinado em 2004 com as autoridades portuguesas."

Dívida oficial dos PALOP a Portugal

País Dívida % do total
Angola 1.087,30 60%
Moçambique 394,63 22%
Cabo Verde 202,22 11%
Guiné-Bissau 95,07 5%
São Tomé e Príncipe 36,97 2%
Total 1.816,19
Fonte: Ministério das Finanças - GPEARI. Valores em milhões de euros convertidos de dólares para euros com base na taxa de câmbio de 31 de Dezembro de 2010.

Registado: 20/6/2011 21:48

por radiohead » 19/9/2011 15:55

amsfsma Escreveu:A minha mãe sempre me disse que os erros dos outros não podiam servir de desculpa para os meus! :oops:

É bem verdade, só há um problema...não é este o caso! O PS e PSD não se estão a "desculpar" com a madeira e AJJ...estão a acusar violentamente como se fossem grandes virtuosos na gestão dos dinheiros publicos!! :lol:
Imagem
Imagem

por radiohead » 19/9/2011 15:52

batigol Escreveu:Caro radiohead

Não sei quanto a si, mas eu na minha qualidade de contribuinte (com todas as obrigações fiscais em dia...e são muitas acredite)sinto-me com toda a autoridade moral para atacar esse (e qualquer outro) energumero que de forma escandalosa rouba e faz trapaças com dinheiro que não lhe pertence.

Esse é o grande problema deste País (que nenhuma Troika consegue resolver)....a trapaça e a falcatrua já são encaradas com total normalidade e existe uma cultura de falta de rigor e exigência.

O cidadão cumpridor, tem todo o direito (diria até o dever) de pedir contas e responsabilidades aos seus governantes...é pena que não pense assim.

O cidadão cumpridor tem todo o dever de pedir responsabilidades aos governantes, sem dúvida, mas...quem está a pedir responsabilidades e a jogar às virgens ofendidas são o PS e o PSD nacionais, como se não andassem a saquear o país nos últimos 20 anos, como se não tivessem endividado o país até à bancarrota, como se não tivessem estoirado o dinheiro dos contribuintes a comprar votos e para enriquecimentos pessoais e particulares.

Basta ouvir Seguro e PPC a mostrarem-se chocados e surpreendidos...é completamente absurdo e hipócrita.

A madeira está a tornar-se um bode expiatório, como se fosse culpada exclusivamente da situação...Só para lembrar que metemos os papéis para a bancarrota ANTES de se descobrir (mais) este buraco.

Estão a mandar poeira para os olhos das pessoas, o grande problema está em Lisboa.
Imagem
Imagem

por JMHP » 19/9/2011 15:47

Por mais que a triste realidade custe engolir aos portugueses a verdade é que a Madeira e o AJJ é um espelho entre muitos outros da ruinosa e falida democracia portuguesa,... Ou seja, Portugal e os portugueses no seu pior.

É ridículo mas somos assim mesmo, passaram mais de 48h do anuncio de um escândalo muito grave (desconhecido da opinião publica mas conhecido por uns poucos), mais de 24h reconhecido e confessado pelo próprio responsável e as consequências são as mesma de sempre: Nada, nothing, rien, etc....

E viva a republica!!!... Até ao dia que a Europa bater com a porta, esse será o dia da anunciada morte desta pseudo-democracia.

Registado: 19/5/2009 18:26

por amsfsma » 19/9/2011 15:37

radiohead

A essa "argumentação" chama-se dividir para reinar!

A minha mãe sempre me disse que os erros dos outros não podiam servir de desculpa para os meus! :oops:

Enquanto contribuinte madeirense agradeço o seu trabalho em defesa do AJJ! O ideal seria este e a sua camarilha pagarem os crimes económicos que cometeram nestes últimos 20 anos mas se o radiohead e outros contribuintes continentais quizeram pagar por ele agradeço. Eu que sempre alertei para este desvario tudo farei pagar o mínimo...

por batigol » 19/9/2011 15:36

Caro radiohead

Não sei quanto a si, mas eu na minha qualidade de contribuinte (com todas as obrigações fiscais em dia...e são muitas acredite)sinto-me com toda a autoridade moral para atacar esse (e qualquer outro) energumero que de forma escandalosa rouba e faz trapaças com dinheiro que não lhe pertence.

Esse é o grande problema deste País (que nenhuma Troika consegue resolver)....a trapaça e a falcatrua já são encaradas com total normalidade e existe uma cultura de falta de rigor e exigência.

O cidadão cumpridor, tem todo o direito (diria até o dever) de pedir contas e responsabilidades aos seus governantes...é pena que não pense assim.

Registado: 9/1/2006 11:50

por pocoyo » 19/9/2011 15:31

Renegade Escreveu:Por essa linha de pensamento, então, nós Portugueses também deveriamos continuar a gastar à grande e à francesa - TGV, 3ª ponte do Tejo, Aeroporto, etc - sabendo que mais cedo ou mais tarde iamos "estourar", mas os amigos Alemães pagassem.
Até podiamos alegar "legítima defesa", como o AJJ.

pocoyo Escreveu:
Depende de quem vai pagar a divida. Se não forem os madeirenses a pagar, acho que o povo madeirense fez bem em votar no AJJ estes anos todos.

Se eu fosse madeirense votava no AJJ. Só ele os pode safar de pagar a divida.

PS. Acho que era importante os madeirenses saberem quem vai pagar (antes das eleições).

Claro, desde que soubesses que eram os Alemães a pagar. O problema é que ninguem empresta para fazer essas obras...

Foi por isso que disse que era importante saber quem vai pagar.

Porque é que não querem dar mais dinheiro à Grécia?
Achas que eles vão pagar? :)

PS. Não estou a dizer que é justo.

Registado: 15/1/2010 15:30

por radiohead » 19/9/2011 15:28

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/2bHIQ6whx8U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Imagem
Imagem

por radiohead » 19/9/2011 15:25

Renegade Escreveu:Eu não sou Madeirense, mas conheço, através de alguns Madeirenses, a "máquina" do AJJ. É um clima de medo, não se levantam as vozes, os jornalistas são abafados, nas eleições os velhinhos são buscados a casa para ir votar e "lavam-lhes" o cérebro pelo caminho.

Bom, pelo menos ainda faz isto com velhinhos, o PS já passou à fase dos paquistaneses e indianos que nem português sabem falar LOL

A estes pelo menos não precisam de fazer lavagens cerebrais...

O que eu me farto de rir com este tópico...Ainda não perceberam que os tugas não tem autoridade moral para atacar AJJ??
Imagem
Imagem

por getede » 19/9/2011 15:25

Talvez a pessoa que esteja a mais tempo no poder mundialmente seja o dr.AJJ o que prova que ainda ha muitas pessoas que acreditam nele e prova tambem que existem pessoas comuns trabalhadoras que nao estao a par das trapacas dele, e digo mais, penso que embora seja o mais culpado do que aconteceu acredito tambem que foi manietado por outros tubaroes da nossa sociedade que com isso ganharam fortunas, é o que da confiar nas pessoas, tais como as comissoes de averiguacao confiam no dr. Jardim.
No tempo dos nossos avos a palavra era tuda e agora nem escrito e provado temos valor, vejamos o caso do Sr. Berardo e o Bcp, nem com provas este pais vai lá , é caso para dizer:
Querm ver que a pu"%$ sou eu?

Registado: 10/5/2010 15:35

por Renegade » 19/9/2011 15:22

Por essa linha de pensamento, então, nós Portugueses também deveriamos continuar a gastar à grande e à francesa - TGV, 3ª ponte do Tejo, Aeroporto, etc - sabendo que mais cedo ou mais tarde iamos "estourar", mas os amigos Alemães pagassem.
Até podiamos alegar "legítima defesa", como o AJJ.

pocoyo Escreveu:
Depende de quem vai pagar a divida. Se não forem os madeirenses a pagar, acho que o povo madeirense fez bem em votar no AJJ estes anos todos.

PS. Acho que era importante os madeirenses saberem quem vai pagar (antes das eleições).

Registado: 12/9/2011 14:15

por masterpro » 19/9/2011 15:18

pocoyo Escreveu:
batigol Escreveu:Acho sensacional como é que em pleno sec XXI se viva uma ditadura na Madeira (palavras do GETEDE) e que os Madeirenses continuem a aceitar isso de animo leve....o 25 de Abril não chegou aí?

No dia 09 de Outubro os Madeirenses terão a hipótese de novamente se manifestar (espero que livremente)... o que quero ver é se o resultado será diferente do que nos ultimos 33 anos (está no poder desde 1978 se não me engano).

Mais tarde ou mais cedo isso trará custos para eles........ só não vê quem não quer ver ou quem é cego.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Renegade » 19/9/2011 15:18

Eu não sou Madeirense, mas conheço, através de alguns Madeirenses, a "máquina" do AJJ. É um clima de medo, não se levantam as vozes, os jornalistas são abafados, nas eleições os velhinhos são buscados a casa para ir votar e "lavam-lhes" o cérebro pelo caminho.
O AJJ é um "showman" que o povo gosta. O povo nem sabe o significado de palavras como "dívida" ou "défice". Basta entrar no populismo do "Contenante" quer-nos atacar, mas eu, AJJ, sou o vosso salvador!

O 25 de Abril chegou lá, sim. Colocou este artista no poder e seguiu caminho, não ficou por lá.

batigol Escreveu:Acho sensacional como é que em pleno sec XXI se viva uma ditadura na Madeira (palavras do GETEDE) e que os Madeirenses continuem a aceitar isso de animo leve....o 25 de Abril não chegou aí?

No dia 09 de Outubro os Madeirenses terão a hipótese de novamente se manifestar (espero que livremente)... o que quero ver é se o resultado será diferente do que nos ultimos 33 anos (está no poder desde 1978 se não me engano).

Registado: 12/9/2011 14:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], MP65, Shimazaki_2 e 97 visitantes