Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 15/9/2011 0:37

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por vset » 14/9/2011 22:37

Os Franceses perdem dinheiro face à inflação ao guardarem as poupanças em DP's !

É possível a transferência para os bancos que falam lá fora até que valor?

Registado: 11/1/2004 13:37

por nk667 » 14/9/2011 19:33

Se querem posso-vos dar o IBAN de uma das minhas contas em Suiça... :mrgreen:

Tanham calma que tudo vai acabar bem

bons negocios
NK

Registado: 3/5/2010 21:32

por Pickbull » 14/9/2011 18:53

karlitos Escreveu:outra hipotese é abrir conta na frança, mais dificil certo mas no banco dos correios consegue-se com uma relativa facilidade. a vantagem é que em relaçao aos bancos suiços, para pequenas somas de dinheiro (<15mil eur) podem-se aplicar em especie de certificados do tesouro frances (livret A) com rendimento limpo de 2,25% anuale com possibilidade de movimentar de um dia para o outro sem perda de juros :wink:

Tens algum link onde possa ver como se pode abrir conta?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

O JE....

por rasteiro » 14/9/2011 13:34

naõ acredita em nada disso.
Saida dom Euro??????
Isso é para meninos.
Até a Grécia vai ter salvação.
Tenha calma, e comprem mas é uma ações, para o STRESS... 8-) 8-) 8-)

Eles dizem que matam e esfolam, mas no final fica tudo na mesma.
Muita calma pessoal.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

Pedido de ajuda sobre protecção de economias

por teresadecoimbra » 14/9/2011 13:24

Boa tarde,

Venho pedir a ajuda dos foristas, sobre o que consideram ser a melhor opção :oops:

A questão é o que devo fazer a estas "aplicações das minhas economias"...

Tenho Obrigações Subordinadas CGD 2009/2019 (https://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/ ... sario.aspx) que já só valem 85% :evil: . Tenho também alguns seguros e PPR (alguns desde 1996 e que rendem 4% ano, outros mais modernos e nada rentáveis)

- Vendo as obrigações?? Levanto os PPR e seguros??

- E o que fazer ao dinheiro a prazo? deve ser posto à ordem... just in case...?

- deverei comprar moeda estrangeira ? se sim qual?

- será seguro colocar dinheiro (fisico) num cofre de banco, retirando-o da conta? se ocorrer algum problema de bancarrota esse dinheiro pode ser confiscado?

- ou deveria ir a espanha abrir uma conta?

Desde já o meu agradecimento para quem me possa dar uma opinião fundamentada, sobre as melhores opções.[confesso que quanto mais leio no fórum, mais confusão se instala no meu espírito sobre o que fazer... por muito estranho que isto possa parecer...]

Registado: 15/4/2011 21:24

por cibernauta » 14/9/2011 13:18

defst0ned Escreveu:
karlitos Escreveu:
super_fm Escreveu:
karlitos Escreveu:Amigos, o que podem fazer é abrir conta num qualquer banco suiço (UBS, Credit Suisse, Banque cantonal ou postfinance) em principio eles não exigem uma morada na suiça, e podem ter conta aberta em €. :wink:

Quais os montantes mínimos para depósito? As condições de depósito e de abertura podem ser todas negociadas cá em Portugal?

pouco, pelo menos no banco postal (postfinance) com 50€ podem abrir conta.

a transacçao pode ser feita online, e como a suiça pertence ao SEPA nao ha custos nas transferencia no sentido SUIÇA->PORTUGAL (confirmado com postfinance e banco cantonal) no sentido contrario depende dos bancos.

Andei a pesquisar pelos sites dos dois primeiros bancos que frisáste, e nem vejo a possibilidade de abrir lá conta. No credite suisse remete-me sempre para um página sobre Portugal e nada mais.

Enviei um email para o postfinance e eis aqui a resposta:

Thank you for your interest in our services. PostFinance is primarily a national provider of financial services which focuses on the Swiss market and those of neighbouring countries. For business-policy reasons, we do not offer our services beyond these geographical limits and are therefore unable to open an account for you. Thank you for your understanding.

Outro banco suiço ligou-me e disse-me que só dava para abrir conta apartir de 70.000€ aproximadamente.

O Barclays da UK dá para abrir (barclayswealth.com).

Alguem conhece mais algum?

Registado: 28/1/2006 17:07

sim, até que enfim ...

por cinco kapa » 14/9/2011 10:15

concisos, práticos e concretizáveis ...os posts do Marco e do karlitos . Bem hajam .

Registado: 9/6/2010 14:52

por karlitos » 14/9/2011 1:44

outra hipotese é abrir conta na frança, mais dificil certo mas no banco dos correios consegue-se com uma relativa facilidade. a vantagem é que em relaçao aos bancos suiços, para pequenas somas de dinheiro (<15mil eur) podem-se aplicar em especie de certificados do tesouro frances (livret A) com rendimento limpo de 2,25% anuale com possibilidade de movimentar de um dia para o outro sem perda de juros :wink:

Registado: 27/6/2007 21:00

por karlitos » 14/9/2011 1:42

batigol Escreveu:Não percebi uma coisa...é possivel abrir uma conta num banco Suiço à distância, sem ter de ir lá fisicamente? Tentei no Credit Suisse e não consegui...

Escada 1
isso foi o que eu mencionei no meu post anterior. tb me parece uma boa alternativa. No meu caso vou abrir no Barclays em CHF.

Poseidon635
sinceramente nesta fase do campeonato, em que não se esperam aumentos da Euribor (pelo contrário) e tendo em conta o que os bancos estão a remunerar a liquidez, não aconselharia a amortizar o crédito....aliás nos dias que correrem ter um spread de 0,5% é algo sagrado e a manter... :P

não é possivel, a nao ser que tenha uma grande fortuna e nesse caso envia um gestor abrir a conta e recebes os papeis em casa para assinar ;)

o que quero dizer é que não é obrigatorio residencia na suiça para poder abrir conta, pode-se muito bem dizer que vamos começar a trabalhar la e que por enquanto ainda nao temos morada e estamos a fazer ida-e-volta mas que precisamos já de um IBAN para poder trabalhar. :wink:

Registado: 27/6/2007 21:00

por kuppka » 13/9/2011 21:03

MarcoAntonio Escreveu:Se a malta está preocupada com uma saída de Portugal do Euro, o melhor a fazer é levantar já os eurinhos e metê-los em casa debaixo do colchão...

:lol:

Ufa! até q enfim...

Registado: 31/5/2009 15:22

por MarcoAntonio » 13/9/2011 20:21

Se a malta está preocupada com uma saída de Portugal do Euro, o melhor a fazer é levantar já os eurinhos e metê-los em casa debaixo do colchão...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MKlop » 13/9/2011 20:00

MKlop Escreveu:Viva,

Alguém já inquiriu sobre o Barclays Wealth? O processo de abertura de conta para estrangeiros não residentes parece relativamente fácil....
...as condições é que ainda não as consegui identificar...(o mais importante...)

(No D.Bank em portugal disseram-me que não havia ainda nenhuma directiva sobre a conversão dos depósitos em escudos...)

...remuneração anual mínima de £24.000 ou £5.000 para depósito, parece.

Registado: 25/2/2010 9:49

por kuppka » 13/9/2011 18:46

rrrr t ss

Registado: 31/5/2009 15:22

por MKlop » 13/9/2011 16:49

Viva,

Alguém já inquiriu sobre o Barclays Wealth? O processo de abertura de conta para estrangeiros não residentes parece relativamente fácil....
...as condições é que ainda não as consegui identificar...(o mais importante...)

(No D.Bank em portugal disseram-me que não havia ainda nenhuma directiva sobre a conversão dos depósitos em escudos...)

Registado: 25/2/2010 9:49

por Elias » 13/9/2011 15:38

Lion_Heart Escreveu:Portugal devia aceitar sair do euro em troca do perdao total da divida externa.

Se fosses um credor do estado português e tivesses mil milhões a haver, prescindias deles?

Ah pois é... 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 13/9/2011 15:37

JCS Escreveu:
****** Escreveu:Bom confirma-se, segundo informação prestada hoje por um dos balcões do DB e do Barclays caso Portugal saia do Euro todos os depósitos serão convertidos na nova moeda. O mesmo acontece independentemente da moeda do depósito sejam CHF, USD,..etc

Não há salvação possível cá dentro…

Li no ****** de um participante que se foi informar a dois bancos (deutsche Bank e Barclays). Segundo ele a informação foi a mesma nos dois.

Cumprimentos

JCS

Eu tenho a sensação de que sobre este assunto cada qual diz aquilo que "acha", o que ajuda a explicar a existência de opiniões muito divergentes acerca disto.

A verdade é que a situação de saída do Euro nem sequer está formalmente prevista, por isso as regras para a conversão de contas em denominação estrangeira não foram definidas. Terão de o ser algures no futuro, caso este cenário venha a acontecer.
Editado pela última vez por Elias em 13/9/2011 16:07, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 13/9/2011 15:23

Voces complicam sempre tudo.

Portugal devia aceitar sair do euro em troca do perdao total da divida externa.

Mai nada. Pelos tratados não nos podem correr , logo fazem como as empresas aqui quando querem despedir, pagam para irmos embora!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pmatos23 » 13/9/2011 15:19

Esse problema é uma das razões pelas quais teria que haver um periodo de transição, com circulação em simultâneo das duas moedas, tal como foi aquando da introdução do Euro em 2002.

Registado: 9/5/2011 12:12

por A330-300 » 13/9/2011 15:14

Claro que uma mudança dessas ocorre overnight , mas a dívida continuará em euros e antes que o escudo comece a perder valor frente ao euro já eu me desfiz deles em alguma coisa importante como a casa.
Depois é manter a conta dólar e abrir uma outra euros e seguir a vida.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por shepherd » 13/9/2011 14:03

Boa Tarde

Só um pequeno aparte, se as nossas contas nos bancos basta carregar num botão para voltarem a ser escudos!
Então e a moeda a circular, teriam que se imprimir escudos, e fazer a respectiva distribuição e isso não é uma tarefa que se faça numa semana....

Registado: 24/5/2011 16:25

por pmatos23 » 13/9/2011 12:59

Penso que a lógica, num caso muito extremo de saida de Portugal do Euro, por parte de um qualquer governo seria:

1- Anuncio, ao fim de semana, pelo facto dos bancos estarem fechados, da decisão de saida e da criação da nova moeda, bem como a taxa de conversão interna de depósitos, etc. Ao mesmo tempo anuncio de proibição total, ou quase total de movimentação de contas bancárias e instrumentos financeiros em todas as instituições bancárias e financeiras em território nacional, por um periodo (curto) de tempo. Excepção para algumas empresas/instituições vitais ao normal funcionamento do pais.

2 - Conversão forçada, de todos os depositos, sejam em EUr ou noutra qualquer moeda, na nova moeda nacional. Aqui o problema será apenas o tratamento a dar aos não residentes fiscais em território nacional.

3 - Confisco pelo estado dos depósitos e aplicações financeiras acima de um determinado valor, temporaria ou permanentemente. Possivel troca dos mesmos por titulos de divida publica denominada na nova moeda, não transacionavel e não redimivel a pelo menos 10 anos.Esta parte não tem que acontecer, mas com o estado falido, como mobilizará fundos?

4 - Gradual levantamento das restrições ao leventamento de depositos bancarios, após consolidação da introdução da nova moeda, e da conclusão da imensa operação logistica que implica trocar uma moeda fisica por outra nova (impressão, distribuição, adaptação de terminais MB e moedeiros, etc).
Tudo isto ao estilo corralito da Argentina.
Consequências imediatas, perca em mais de 50% do valor dos depositos e instrumentos finaceiros, derivado da elevada desvalorização da nova moeda, revolta da população e "assalto" aos bancos, policia, ou eventualmente exército nas ruas, muita confusão, alguma violência. Falências em massa (ainda mais), desemprego a atingir a fasquia dos 30-40% da pop. activa, empobrecimento imediato, etc etc.

Enfim, um cenário dantesco, que espero nunca se verifique, e apesar de tudo ainda muito improvável.
Aliás, o estudo da UBS ilustra bem as dificuldades, legais e reais de tal cenário.
Unica escapatória possivel: ter depositos e ou aplicações fora do território nacional, onde o estado português não tem poder de actuação.

Eu, pessoalmente, não acredito neste cenário, nem em Portugal, nem na Grécia.
Acredito sim, no caso Grego, um default parcial, com ou sem negociações e haircut,ou seja uma bancarrota, mas com o pais a ficar dentro da zona euro.

Porque o pais não tem um governo capaz de implementar, por falta de vontade politica ou incapacidade, o programa do FMI/UE, ou seja, os Gregos, ao contrário dos restantes PIGS, são o caso mais sério, e são os que tratam este problema da maneira menos séria, e aqui reside o problema, não é tanto a falta de resultados, mas sim a falta de medidas concretas e sérias para resolver o problema, e isto após 2 anos de resgate e muitos biliões de €€ emprestados. Claro que a Alemanha e outros paises da Europa não estão dispostos a sustentar este estado de coisas por mais tempo. Onde estão as privatizações? Onde está o combate sério á evasão fiscal? Onde está o efectivo emagrecimento do estado? Onde está o efectivo controle e corte da despesa?

Registado: 9/5/2011 12:12

por JCS » 13/9/2011 12:04

****** Escreveu:Bom confirma-se, segundo informação prestada hoje por um dos balcões do DB e do Barclays caso Portugal saia do Euro todos os depósitos serão convertidos na nova moeda. O mesmo acontece independentemente da moeda do depósito sejam CHF, USD,..etc

Não há salvação possível cá dentro…

Li no ****** de um participante que se foi informar a dois bancos (deutsche Bank e Barclays). Segundo ele a informação foi a mesma nos dois.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por batigol » 13/9/2011 11:53

JCS

podes explicar onde obtiveste a informação que todas as contas no espaço nacional são convertidas em escudos, mesmo tratando-se de USD ou CHF?

Confesso que isto não me faz muito sentido...porque uma coisa é o Euro para nós acabar...e ai td bem tudo o que é Euro converte-se automaticamente em escudos....agora as outras moedas??

Registado: 9/1/2006 11:50

por defst0ned » 13/9/2011 11:52

karlitos Escreveu:
super_fm Escreveu:
karlitos Escreveu:Amigos, o que podem fazer é abrir conta num qualquer banco suiço (UBS, Credit Suisse, Banque cantonal ou postfinance) em principio eles não exigem uma morada na suiça, e podem ter conta aberta em €. :wink:

Quais os montantes mínimos para depósito? As condições de depósito e de abertura podem ser todas negociadas cá em Portugal?

pouco, pelo menos no banco postal (postfinance) com 50€ podem abrir conta.

a transacçao pode ser feita online, e como a suiça pertence ao SEPA nao ha custos nas transferencia no sentido SUIÇA->PORTUGAL (confirmado com postfinance e banco cantonal) no sentido contrario depende dos bancos.

Andei a pesquisar pelos sites dos dois primeiros bancos que frisáste, e nem vejo a possibilidade de abrir lá conta. No credite suisse remete-me sempre para um página sobre Portugal e nada mais.

Registado: 15/1/2009 15:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 281 visitantes