Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 13/9/2011 11:46

Elias Escreveu:A minha única dúvida é esta: a eventual mudança para escudos pode vir sem pré-aviso?

Quando avisarem vais ao multibanco e já não há euros. Provavelmente até proibirão transferências internacionais. Imagina o caos que seria avisarem e as pessoas ainda irem a tempo de tirar o dinheiro em Euros... Não ficaria nem €0,01 em Portugal... Total Bank run...

Quando e SE acontecer penso que vai ser de surpresa e vai ficar tudo petrificado com os seus 10 mil contos a valerem €15000 quase de um dia para o outro...

Digo eu...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por poseidon635 » 13/9/2011 11:36

boramasela Escreveu:
A-330 Escreveu:... se a coisa der para o torto e os euros virarem escudos , amortizo de imediato.

A330

Pois, pois, só que quando isso acontecer, não vais ter tempo nem para arrotares antes de dares a ordem :!:

O meu receio é este. O processo burocrático no banco ainda demora algum tempo. Não basta "carregar" num botão...

Esperemos que isto não piore!!! :roll:

BN

Registado: 13/6/2008 10:22

por boramasela » 13/9/2011 11:19

A-330 Escreveu:... se a coisa der para o torto e os euros virarem escudos , amortizo de imediato.

A330

Pois, pois, só que quando isso acontecer, não vais ter tempo nem para arrotares antes de dares a ordem :!:

Registado: 16/9/2008 15:24

por Elias » 13/9/2011 11:18

A-330 Escreveu:Por hora não compensa amortizar , mas se a coisa der para o torto e os euros virarem escudos , amortizo de imediato.

Também me parece uma boa abordagem.

A minha única dúvida é esta: a eventual mudança para escudos pode vir sem pré-aviso?

Registado: 5/11/2002 12:21

por A330-300 » 13/9/2011 11:14

Eu mantenho duas contas:Uma em euros e outra em dólares. A conta euros tem pouco mais do que necessito para amortizar completamente a casa em caso de emergência e o resto do dinheiro em dólares.Tenho vindo a aproveitar a variação cambial para fazer algumas compras de dólares.

Por hora não compensa amortizar , mas se a coisa der para o torto e os euros virarem escudos , amortizo de imediato.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por poseidon635 » 13/9/2011 11:07

Obrigado.

Neste momento sim, mas como isto está e com cada vez mais gente a falar do "default" grego e fim do euro... por vezes fico na dúvida se será mais vantajoso amortizar a dívida. :roll:

Re: Dúvida

por JCS » 13/9/2011 11:01

poseidon635 Escreveu:Neste momento estou 100% liquido (depósitos bancos). Apenas tenho crédito habitação (com spread de 0,5%). O valor dos depósitos representam cerca de 40% do total em dívida.

Será boa opção manter o dinheiro, ou amortizar?

Obrigado.

BN.

Se num depósito a prazo conseguires uma taxa superior à taxa do empréstimo não compensa amortizares. O montante está a "trabalhar" melhor a prazo que a abater na divida. Quando as condições se inverterem então compensa mais amortizar.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Re: Dúvida

por ruisebas » 13/9/2011 10:58

poseidon635 Escreveu:Neste momento estou 100% liquido (depósitos bancos). Apenas tenho crédito habitação (com spread de 0,5%). O valor dos depósitos representam cerca de 40% do total em dívida.

Obrigado.

BN.

Também tenho a mesma questão, acho que já li em qualquer lado que o melhor é amortizar a dívida o máximo possível porque a dívida do crédito iria continuar em euros. Mas gostava de saber mais em concreto o que iria acontecer aos créditos de habitação.

SO
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por batigol » 13/9/2011 10:53

Não percebi uma coisa...é possivel abrir uma conta num banco Suiço à distância, sem ter de ir lá fisicamente? Tentei no Credit Suisse e não consegui...

Escada 1
isso foi o que eu mencionei no meu post anterior. tb me parece uma boa alternativa. No meu caso vou abrir no Barclays em CHF.

Poseidon635
sinceramente nesta fase do campeonato, em que não se esperam aumentos da Euribor (pelo contrário) e tendo em conta o que os bancos estão a remunerar a liquidez, não aconselharia a amortizar o crédito....aliás nos dias que correrem ter um spread de 0,5% é algo sagrado e a manter... :P

Registado: 9/1/2006 11:50

por JCS » 13/9/2011 10:53

Li noutro fórum que independente da moeda da conta, todas as contas em bancos sedeados em território nacional seriam convertidos para o escudo. A solução passa mesmo por colocar o capital além fronteiras.

JCS
"Every trade is a test"

por PMACS » 13/9/2011 10:51

escada1 Escreveu:Vou dar-vos uma ideia diferente.
Abram uma conta num banco nacinal mas EM francos suiços.
Essa conta NUNCA será convertida em escudos.

Porquê?
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por escada1 » 13/9/2011 10:48

Vou dar-vos uma ideia diferente.
Abram uma conta num banco nacinal mas EM francos suiços.
Essa conta NUNCA será convertida em escudos.

Registado: 23/8/2011 11:35

Dúvida

por poseidon635 » 13/9/2011 10:46

Neste momento estou 100% liquido (depósitos bancos). Apenas tenho crédito habitação (com spread de 0,5%). O valor dos depósitos representam cerca de 40% do total em dívida.

Obrigado.

BN.

por karlitos » 13/9/2011 10:46

super_fm Escreveu:
karlitos Escreveu:Amigos, o que podem fazer é abrir conta num qualquer banco suiço (UBS, Credit Suisse, Banque cantonal ou postfinance) em principio eles não exigem uma morada na suiça, e podem ter conta aberta em €. :wink:

Quais os montantes mínimos para depósito? As condições de depósito e de abertura podem ser todas negociadas cá em Portugal?

pouco, pelo menos no banco postal (postfinance) com 50€ podem abrir conta.

a transacçao pode ser feita online, e como a suiça pertence ao SEPA nao ha custos nas transferencia no sentido SUIÇA->PORTUGAL (confirmado com postfinance e banco cantonal) no sentido contrario depende dos bancos.

Registado: 27/6/2007 21:00

por super_fm » 13/9/2011 10:42

karlitos Escreveu:Amigos, o que podem fazer é abrir conta num qualquer banco suiço (UBS, Credit Suisse, Banque cantonal ou postfinance) em principio eles não exigem uma morada na suiça, e podem ter conta aberta em €. :wink:

Quais os montantes mínimos para depósito? As condições de depósito e de abertura podem ser todas negociadas cá em Portugal?

Registado: 9/6/2009 18:55

por karlitos » 13/9/2011 10:32

Amigos, o que podem fazer é abrir conta num qualquer banco suiço (UBS, Credit Suisse, Banque cantonal ou postfinance) em principio eles não exigem uma morada na suiça, e podem ter conta aberta em €. :wink:

Registado: 27/6/2007 21:00

por super_fm » 13/9/2011 10:09

No Deutsche Bank indaguei ainda sobre a possibilidade de abrir conta na Alemanha. Há esta possibilidade, sendo que o montante mínimo será de 150k, ficando 50 k em Portugal e o restante na Alemanha. Neste caso o montante na conta alemã permaneceria em euros.
De referir que o banco apenas tratará do início do processo, devendo todas as condições do depósito ser tratadas pelo cliente directamente com o banco da Alemanha. Abraço.

Registado: 9/6/2009 18:55

por Elias » 13/9/2011 10:07

batigol Escreveu:A minha questão prende-se com abrir uma conta em Dólares ou Francos Suiços num Banco em Portugal (seja sucursal ou Banco de direito Português)...nestes casos à partida não haverá problema certo?

Já fiz essa pergunta num balcão e garantiram-me que tais contas não são "migradas".

Registado: 5/11/2002 12:21

por batigol » 13/9/2011 10:01

Caros,

Também me parece provável (para não dizer certo) que todas as contas em Portugal denominadas em Euros são automáticamente convertidas para a "nova" moeda escudo.

A minha questão prende-se com abrir uma conta em Dólares ou Francos Suiços num Banco em Portugal (seja sucursal ou Banco de direito Português)...nestes casos à partida não haverá problema certo?

PS: Para mim com o default Grego (mais que provável), o Euro vai ficar definitivamente ameaçado.

Obrigado,

Batigol

Registado: 9/1/2006 11:50

por Pastel » 13/9/2011 9:37

Karamázov Escreveu:
Pastel Escreveu:
vdap Escreveu:
super_fm Escreveu:Segundo informação prestada hoje por um dos balcões do Deutsche Bank, em caso de saída de Portugal do Euro, os depósitos dos clientes serão convertidos na nova moeda. Alguém tem informações diferentes destas? Abraço.

Boas,

Não é essa a informação que tenho dada pelo DB. Depois do processo macro-económico, que eles fizeram, em que o DB Portugal, passou a ser uma "sucursal" do banco alemão fui informado da seguinte forma:

- quem tem dividas ao banco em euros, continua em euros.

- Os depósitos à ordem estão segurados até 150.000€, segundo a regras alemãs e não as portuguesas que são 50.000€

- Quem tem conta no DB, caso Portugal passe a ter outra unidade monetária, continua em Euros.

Informações prestadas pelo meu gestor de conta.

Se alguém tem informações diferentes, é favor informar, para vdap ir fazer barulho com o seu gestor de conta. :mrgreen:

Pode ir fazer barulho :mrgreen:
DOs e DPs passarão para nova moeda

Pastel, estás seguro disso?
Não faz mais sentido a conta permanecer em euros uma vez que a sede deixou de ser cá e estando o montante depositado nessa moeda?

É a informação que tenho. E indaguei bem fundo!
DOs e DPs é praticamente certo que passariam para a nova moeda na eventualidade de Portugal sair do Euro/acabar o Euro.
(por praticamente certo, leia-se com toda a probabilidade)

Registado: 29/11/2007 11:30

por Karamázov » 12/9/2011 19:28

Pastel Escreveu:
vdap Escreveu:
super_fm Escreveu:Segundo informação prestada hoje por um dos balcões do Deutsche Bank, em caso de saída de Portugal do Euro, os depósitos dos clientes serão convertidos na nova moeda. Alguém tem informações diferentes destas? Abraço.

Boas,

Não é essa a informação que tenho dada pelo DB. Depois do processo macro-económico, que eles fizeram, em que o DB Portugal, passou a ser uma "sucursal" do banco alemão fui informado da seguinte forma:

- Os depósitos à ordem estão segurados até 150.000€, segundo a regras alemãs e não as portuguesas que são 50.000€

- Quem tem conta no DB, caso Portugal passe a ter outra unidade monetária, continua em Euros.

Se alguém tem informações diferentes, é favor informar, para vdap ir fazer barulho com o seu gestor de conta. :mrgreen:

Pastel, estás seguro disso?
Não faz mais sentido a conta permanecer em euros uma vez que a sede deixou de ser cá e estando o montante depositado nessa moeda?
"The only thing to do when a man is wrong is to be right by ceasing to be wrong"

Jesse Livermore

Registado: 3/6/2008 22:07

por Pastel » 12/9/2011 17:12

vdap Escreveu:

Boas,

Registado: 29/11/2007 11:30

por vdap » 12/9/2011 17:09

Boas,

- Os depósitos à ordem estão seguros até 150.000€, segundo a regras alemãs e não as portuguesas que são 50.000€

Editado pela última vez por vdap em 12/9/2011 17:39, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 14:10

por kuppka » 12/9/2011 17:08

Este é o tópic mais estúpido q existe no forum.

Cmps!

Registado: 31/5/2009 15:22

por Um curioso... » 12/9/2011 17:06

Vesuvio Escreveu:
Mares Escreveu:

História do escudo

..., quando a velha moeda republicana portuguesa, com 91 anos, desapareceu para sempre.

terá sido para sempre :?: :?: :?:

Pelo menos aquele 1$00 que valia 0,0049879€ (1€=200$482), não vai certamente voltar :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 14:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 256 visitantes