Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação na Grécia - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Grécia

por Clinico » 13/9/2011 17:45

Nem vos passa pela cabeça como isto me preocupa...

Tirando a menção a Portugal, que acho que ainda vale a pena tentar salvar, o resto concordo com tudo.

Quanto a nós, apenas tenho a dizer que este ano, ainda a classe média conseguirá pagar os impostos. Para o ano já não sei...e depois que fazem? ficam sem casa por execução fiscal?? já viram os escalões aqui?? como é que um casal que aufere 4700 euros por mês vai poder pagar as responsabilidades,(empréstimo casa, educação, saúde etc) e impostos que ultrapassam os 50 e muitos %??(46,5% IRS, 50% do subsidio de Natal e taxa de solidareadade, mais a gasolina, mais o IMI, mais o IVA, mais isto e mais aquilo???

http://www.bloomberg.com/news/2011-09-1 ... -says.html

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por cmcf_CALD » 12/9/2011 22:16

Sintomas de um outro aperto de liquidez dos bancos estão crescendo na Europa. O temor de uma moratória da Grécia continuou dominando os mercados segunda-feira e gerou o receio de que a crise de dívida soberana possa se espalhar para instituições financeiras da região.

O preço da liquidez do dólar está disparado, uma vez que os juros pagos por muitos governos e por seus bancos voltaram a atingir novas máximas, em linha com os custos do seguro contra calotes. O retorno dos títulos de dívida da Alemanha, considerados como um porto seguro, mostrou novos recordes de baixa segunda-feira, o euro seguiu em queda em relação às principais moedas e as ações de bancos despencaram, apesar dos esforços das autoridades europeias para assegurar os investidores de que uma moratória da dívida da Grécia não está a caminho.

O custo do seguro da dívida de governos europeus e de bancos contra calotes continuou a bater recordes de alta, liderados pelo seguro pago para títulos de bancos franceses em meio à preocupação de um rebaixamento iminente da classificação de crédito dessas instituições.

As ações de bancos franceses também sofreram um forte baque segunda-feira, com a expectativa de que a Moody's Investors Service Inc. poderia cortar a recomendação para os papéis esta semana, devido ao possível impacto financeiro da exposição dessas instituições aos títulos de dívida da Grécia.

A Moody's pode rebaixar a classificação do BNP Paribas, do Société Générale e do Crédit Agricole SA, disseram pessoas a par da situação neste fim de semana, trazendo a nota do setor em linha com a de outras agências de classificação de risco.

"Existe um forte clima de medo e todos os olhos estão voltados para a Grécia", disse Marc Ostwald, estrategista de pesquisa em renda fixa da Monument Securities. "Existe a possibilidade de um choque negativo antes que as coisas melhorem."

O foco será num leilão de títulos do Tesouro da Grécia no fim deste mês, já que o governo grego não conseguiu vender toda a quantia autorizada no segundo dia da rodada não competitiva no leilão de notas de 1 bilhão de euros na semana passada. A Grécia normalmente oferece o volume todo durante rodadas não competitivas, apesar desse procedimento normalmente não ser necessário para que o país consiga financiar suas dívidas. Esta semana, a Grécia deve anunciar mais detalhes do leilão de notas de 4 meses do Tesouro, marcado para 20 de setembro.

O governo grego informou domingo que vai cobrar um novo imposto sobre o setor imobiliário, para cobrir um rombo de 2 bilhões de euros em suas metas para o orçamento este ano. A decisão foi uma resposta à pressão dos credores, que criticaram a resistência da Grécia em adotar medidas extras para o cumprimento das metas, levando a uma série de ultimatos de autoridades europeias, que ameaçaram suspender os pagamentos caso o país não atendesse às exigências.

"Sob uma perspectiva de apetite por risco, isso parece ser uma pequena vitória numa guerra totalmente desfavorável", disse em um relatório Richard McGuire, estrategista de renda fixa do Rabobank.

De fato, o ministro da Fazenda da Alemanha, Philipp Rösler, disse que a Europa não pode mais descartar uma "moratória coordenada" para a Grécia, segundo um editorial publicado segunda-feira pelo jornal Die Welt.

Mas Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, afirmou que a possível introdução de regras de insolvência para países na zona do euro deve ser considerada apenas no longo prazo, e não como uma solução para a atual crise de dívida da Grécia.

Piorando o cenário estava a relativa falta de atividade na reunião de líderes do G-7 neste fim de semana, combinada com a surpreendente renúncia de Jürgen Stark, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, numa reação às compras de títulos públicos pelo BCE.

http://online.wsj.com/article/SB1000142 ... tWhatsNews

Registado: 7/10/2007 15:17

por Mares » 12/9/2011 20:20

migluso Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Em face daquilo que estou a ver, a Grécia é um poço sem fundo.

Com tristeza minha, mas começo a achar que os gregos devem sair do euro.

Já vão tarde.

Tíveram 2 anos para tomarem o rumo certo. Se não o fizeram foi porque deveríam têr "limites para os sacrifícios".
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por ferreira10 » 12/9/2011 19:11

Aliás, nesta questão Grega, há aqui um indicador revelador e de uma importância crucial.Nem sequer é preciso dar muitas voltas à cabeça para advinhar o destino da Grécia. Falo da confiança dos consumidores e dos empresários Gregos.

Se há uma migração maciça de capital para fora da Grécia, migração que nem sequer poupa os tradicionais depósitos, é sinal de que os Gregos não acreditam na solução do problema.Estão a tentar pôr a salvo o dinheiro que têm.Estou mesmo a advinhar que a conversa mais frequente na Grécia, conversa que já chegou aos cafés, é aquela que consiste em ministrar cursos para que se saiba o modo como se deve proceder para meter o dinheiro fora do pais.LOL

A questão toda é que os Gregos percepcionam de forma clara que a evasão fiscal é maciça.No dia a dia pressentem sistematicamente isso.Que melhor indicador, que não este, teremos para aferir acerca da situação Grega?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por ferreira10 » 12/9/2011 18:59

EVV Escreveu:
migluso Escreveu:Com os dados disponíveis até ao momento, parece-me claro que a Grécia vai entrar em incumprimento.

Mas não sei o que lhe vai acontecer. Se permanece no euro ou se sai.

Em qualquer dos casos, o default, a acontecer, deverá ser em Dezembro ou Março.

Até lá, é preciso que Portugal mostre ao mundo que está a cumprir o plano da troika. O ideal será ultrapassar os objectivos.

Se tal não acontecer, a Grécia será um bom prenúncio do que vai acontecer a Portugal.

Se lá houver corrida aos bancos, aqui é muito provável que aconteça o mesmo.

Se queremos cacau, precisamos cumprir o acordo.

Só para acrescentar que em minha opinião o default vai ser precipitado, tal como os mercados estão, penso que tudo vai ser feito para que o default seja antecipado para o mais rapidamente possível. esta questão faz-me lembrar o nosso pedido de ajuda com o Socrates a dizer que estava tudo bem, e um sem número crescente de vozes a falarem da inevitabilidade do nosso pedido de ajuda, o que veio a acontecer.

A questão toda é que isto é um baralho de cartas.Quando cair uma, gera-se um tsunami.E se acontecer aquilo que por aqui já foi avançado, incapacidade do emitente dos CDS em pagar aos detentores de obrigações gregas, bem, nesse caso, o tsunami toma proporções gigantescas.É que cria-se a ideia entre os investidores que nem protegidos se encontram a salvo de perdas avultadas.Quem é que vai continuar a querer investir em dividas Soberanas?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por migluso » 12/9/2011 18:58

O mercado dos CDS de dívida soberana deve ser insignificante comparado com o montante de dívida total.

http://www.creditwritedowns.com/2011/06 ... uring.html

EVV,

Espero que a Europa, FMI e os gregos tenham um pouco mais de juízo do que teve a Argentina há 10 anos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Evv » 12/9/2011 18:49

migluso Escreveu:Com os dados disponíveis até ao momento, parece-me claro que a Grécia vai entrar em incumprimento.

Até lá, é preciso que Portugal mostre ao mundo que está a cumprir o plano da troika. O ideal será ultrapassar os objectivos.

Se tal não acontecer, a Grécia será um bom prenúncio do que vai acontecer a Portugal.

Só para acrescentar que em minha opinião o default vai ser precipitado, tal como os mercados estão, penso que tudo vai ser feito para que o default seja antecipado para o mais rapidamente possível. esta questão faz-me lembrar o nosso pedido de ajuda com o Socrates a dizer que estava tudo bem, e um sem número crescente de vozes a falarem da inevitabilidade do nosso pedido de ajuda, o que veio a acontecer.

Registado: 28/10/2007 7:43

por Mares » 12/9/2011 18:44

K. Escreveu:Parece-me ja estar tudo preparado. Durao Barroso foi claro

"a ajuda só pode continuar para aqueles que fazem todos os esforços para pôr a sua casa em ordem"

Penso que o Default deve comecar por uma declaracao do FMI sobre o nao pagamento da proxima tranche, em seguida a Alemanha e o resto da Europa devem fazer as habituais declaracoes.

O silencio sobre os resultados do Swap e intrigante. Nao deve ter corrido bem. Por outro lado deve ter sido um bom negocio para quem o fez.

Assim, a moratoria sobre as Obrigacoes que maturam em Outubro fica ja dada como garantida a 100%, o que ja esta completamente descontado pelo mercado.

Ou seja, o evento de credito esta garantido, o que deixa sossegados os detentores de CDS, acabando-se as pressoes deste lado.

Em seguida vai ser possivel utilizar o ja existente formato da reestruturacao para servir de ponto de partida para as negociacoes.

A reestruturacao provavelmente vai ser negociada caso a caso. Swap (compulsivo) para os bancos e haircut para os fundos, incluindo os soberanos e de pensoes.

O haircut deve ser orientado pelo mercado, pois se for menor perde credibilidade, e se for maior nao e aceite pelos credores.

Assim, estamos nos 55% de haircut estimados no mercado hoje, mais uns dias e deve aproximar dos 65%.

Estimo algo entre 65% e 70%. Apostas?

Depois deles outros virão... Bélgica? Itália? Portugal...?

por PT_Trader » 12/9/2011 18:41

K. Escreveu:Pois, vamos ver Defaults nos CDS, acontece sempre, mas desta vez ha que ver os casos atipicos em que os CDS foram emitidos dentro da Grecia.

Um Default soberano dentro do Euro e estatisticamente um evento extremo, deveria haver resseguro contra estas situacoes (como nos casos de terramotos para as seguradoras), mas se existe ou nao, nao sei.

E relativamente à origem dos seguradores, podem os americanos estar + uma vez em maus lençois?

Registado: 20/6/2011 21:48

por K. » 12/9/2011 18:39

Pois, vamos ver Defaults nos CDS, acontece sempre, mas desta vez ha que ver os casos atipicos em que os CDS foram emitidos dentro da Grecia.

Um Default soberano dentro do Euro e estatisticamente um evento extremo, deveria haver resseguro contra estas situacoes (como nos casos de terramotos para as seguradoras), mas se existe ou nao, nao sei.

Registado: 28/5/2008 1:17

por migluso » 12/9/2011 18:38

ferreira10 Escreveu:Em face daquilo que estou a ver, a Grécia é um poço sem fundo.

Com tristeza minha, mas começo a achar que os gregos devem sair do euro.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por PT_Trader » 12/9/2011 18:38

migluso Escreveu:
K. Escreveu: Ou seja, o evento de credito esta garantido, o que deixa sossegados os detentores de CDS, acabando-se as pressoes deste lado.

Os detentores de CDS devem agora preocupar-se com a capacidade da contraparte pagar o seguro... :wink:

Exacto, era mesmo o que eu ia perguntar. Sabe-se qual é a real dimensão de CDS alocados à dívida grega? E quem são os principais detentores? Poderá haver aqui o caso do segurador não conseguir pagar, o que pode ter efeitos colaterais muito graves...

por Marco Martins » 12/9/2011 18:36

O problema com isto da Grécia é que agora vão começar a sair as descidas de rating para toda a Europa!!!

Parece-me que os bancos alemães, franceses, italianos serão os primeiros a levar por tabela... a seguir serão esses países...

Neste momento a única forma que estou a ver para que isso seja limitado e contido, seria congelar tudo o que fosse Grego e fazer um faseout para outra moeda, saindo assim a grécia do euro, mas garantindo a europa uma forma de dar suporte à grecia e promover o seu crescimento.

Registado: 7/4/2007 17:13

por migluso » 12/9/2011 18:34

K. Escreveu: Ou seja, o evento de credito esta garantido, o que deixa sossegados os detentores de CDS, acabando-se as pressoes deste lado.

Os detentores de CDS devem agora preocupar-se com a capacidade da contraparte pagar o seguro... :wink:

por K. » 12/9/2011 18:31

Parece-me ja estar tudo preparado. Durao Barroso foi claro

"a ajuda só pode continuar para aqueles que fazem todos os esforços para pôr a sua casa em ordem"

Penso que o Default deve comecar por uma declaracao do FMI sobre o nao pagamento da proxima tranche, em seguida a Alemanha e o resto da Europa devem fazer as habituais declaracoes.

O silencio sobre os resultados do Swap e intrigante. Nao deve ter corrido bem. Por outro lado deve ter sido um bom negocio para quem o fez.

Assim, a moratoria sobre as Obrigacoes que maturam em Outubro fica ja dada como garantida a 100%, o que ja esta completamente descontado pelo mercado.

Ou seja, o evento de credito esta garantido, o que deixa sossegados os detentores de CDS, acabando-se as pressoes deste lado.

Em seguida vai ser possivel utilizar o ja existente formato da reestruturacao para servir de ponto de partida para as negociacoes.

A reestruturacao provavelmente vai ser negociada caso a caso. Swap (compulsivo) para os bancos e haircut para os fundos, incluindo os soberanos e de pensoes.

O haircut deve ser orientado pelo mercado, pois se for menor perde credibilidade, e se for maior nao e aceite pelos credores.

Assim, estamos nos 55% de haircut estimados no mercado hoje, mais uns dias e deve aproximar dos 65%.

Estimo algo entre 65% e 70%. Apostas?

Registado: 28/5/2008 1:17

por migluso » 12/9/2011 18:18

Elias Escreveu:
migluso Escreveu:Se queremos cacau, precisamos cumprir o acordo.

Eu acho que é ao contrário: se queremos cumprir o acordo, precisamos de cacau. 8-)

lol... keynesiano...

Agora a sério, a primeira tranche pode ter sido nessa lógica, mas as restantes não... :wink:

cumps

por ferreira10 » 12/9/2011 18:10

JCS Escreveu:Depósitos a irem para além fronteiras.

http://www.zerohedge.com/news/greek-ban ... e-striking

Isto sim; é motivo de muita preocupação para os Gregos e não só.Aliás há toda uma serie de condutas que em conjunto, tornam tudo muito mais difícil.Direi mesmo, impossível.

-Saída maciça de capitais.Incluindo as poupanças Gregas.
-Recurso a greves sistemáticas.Greves com manifestações de violência.Demonstrando que os Gregos não estão conscientes dos problemas sérios que o pais atravessa e não estão unidos no desígnio de uma solução.
-Fuga maciça aos impostos.

Há quem diga que há um problema cultural na Grécia.Problema que leva a que esta situação se agudize.Isso não se resolve de um dia para o outro.Eu acho é que os gregos estão desfasados do significado da palavra democracia.A democracia não aparece por obra e graça do Espírito Santo.

O facto de terem embutido o imposto imobiliário na conta da electricidade, talvez que isso leve a que não tenham maneira de fugir a esse imposto.Agora que é uma medida injusta, como é injusta a medida de embutir na conta de electricidade uma taxa para financiar a televisão publica Portuguesa.Ah! Isso é!Eu nem sequer vejo a RTP. E além do mais, pago televisão por cabo.Pelo que, devo para ai pagar duas vezes à RTP.Não sei como isso se processa.

Em face daquilo que estou a ver, a Grécia é um poço sem fundo.

por Elias » 12/9/2011 18:05

migluso Escreveu:Se queremos cacau, precisamos cumprir o acordo.

Eu acho que é ao contrário: se queremos cumprir o acordo, precisamos de cacau. 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por migluso » 12/9/2011 18:02

Com os dados disponíveis até ao momento, parece-me claro que a Grécia vai entrar em incumprimento.

por JCS » 12/9/2011 17:51

Depósitos a irem para além fronteiras.

http://www.zerohedge.com/news/greek-ban ... e-striking
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por PT_Trader » 12/9/2011 16:19

Aqui fica o gráfico
Anexos
Greece1Y.png
Greece1Y.png (4.58 KiB) Visualizado 4972 vezes

por Pickbull » 12/9/2011 16:16

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

O que me começa apreocupar ...

por cinco kapa » 12/9/2011 16:08

é que diz o JCS , "eles não dizem nada, mas já andam a preparar-se" ... isto sim é preocupante e pode atirar borda fora a minha teoria da inevitabilidade da ajuda à grécia.

Registado: 9/6/2010 14:52

por Mares » 12/9/2011 13:32

Onde já ouvi isto...?

PMACS Escreveu:
Grécia só tem dinheiro para pagar salários e pensões até Outubro

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional ... t_id=28277

por Elias » 12/9/2011 13:19

Juros da dívida da Grécia sobem de 57% para 63% em apenas uma sessão

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=505563

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1 e 216 visitantes