Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - O Circulo vicioso dos idiotas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 14/9/2011 21:36

pvg80713 Escreveu:prefiro ficar sozinho em casa... é muita confusão para mim !

pvg mas a tua opção é totalmente legítima!

O que eu não entendo é que não consideres igualmente legítima a opção de ir para um centro comercial

(nota: é muito raro eu entrar num centro comercial ao fim-de-semana, pois abomino esses sítios - simplesmente respeito as opções de quem lá vai)

Registado: 5/11/2002 12:21

por pvg80713 » 14/9/2011 21:27

jeso Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:as famílias vão... passear para o shopping...

sinceramente não percebo...

Mas em tua opinião deviam ir passear para onde?

Praia, serra , parque, museu, jardim, aldeia...
sky is the limit.

Em tua opinião só devem ir para sítios que tu gostas?, se é que gostas! (Pode ser snobismo).
Passe Vossa Excelência muito bem. :shock:

Elias,
não há problema nenhum. apena ser um sitio onde podes encontrar o jeso reunido contigo e amigos, e primos e vizinhos.

prefiro ficar sozinho em casa... é muita confusão para mim !

Registado: 19/4/2005 11:11

por Elias » 14/9/2011 21:17

pvg80713 Escreveu:jeso,
podem ir para onde quiserem... mas centros comerciais ?

Qual é exactamente o problema dos centros comerciais?

E já agora, as pessoas iam patra a aldeia fazer exactamente o quê?

por pvg80713 » 14/9/2011 21:12

jeso,
podem ir para onde quiserem... mas centros comerciais ?

Re: Familias - Empresas - Estado

por atomez » 14/9/2011 19:25

C.N. Escreveu:Mas o estado e diferente. O estado pede aos outros (familias e empresas) para pagar quando a falta de guilho. Esta e a realidade.

Não, o estado não "pede" , impõe!

Por isso se chamam "impostos"...

E se não pagares vão-te sacar aquilo que for preciso e se não chegar vais dentro e ficas com a vida toda lixada.

O estado é como uma associação de malfeitores que extorque da sociedade aquilo que precisa, porque legalmente pode exercer a violência para o conseguir.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por jeso » 14/9/2011 18:41

pvg80713 Escreveu:
Elias Escreveu:

sky is the limit.

Em tua opinião só devem ir para sítios que tu gostas?, se é que gostas! (Pode ser snobismo).
Passe Vossa Excelência muito bem. :shock:

Registado: 24/6/2006 12:52

por pvg80713 » 14/9/2011 17:43

Elias Escreveu:

sky is the limit.

Familias - Empresas - Estado

por C.N. » 14/9/2011 17:34

Ola,

Eu estou de acordo com tudo o que voces disseram acima. Quando digo que nao ha problemas nas familias e empresas e no sentido de elas se adaptarem a nova realidade sem pedir aos outros sectores. Por exemplo, o marido passou para part-time, entao a familia corta nas saidas aos restaurantes. Uma empresa vende menos, o patrao corta o seu proprio salario. Mas o estado e diferente. O estado pede aos outros (familias e empresas) para pagar quando a falta de guilho. Esta e a realidade.

Claro, percebo que todos os 3 sectores estao ligados. E que o estado (desta vez) ate esta a fazer esforcos para se adaptar a nova realidade.

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

Re: As tres Marias... sao arrelias

por Elias » 11/9/2011 22:20

C.N. Escreveu:Salvo algumas excepcoes nao ha problemas nas Familias (sim, elas devem dinheiro mas nada de anormal como nos EUA)

Não sei se isso é assim tão linear.

Repara nisto:

In the decade before the housing bubble burst, household debt, most of it from mortgages, grew at almost twice the rate of income, soaring to 130 percent of disposable personal income. That unbridled spending provided fuel for the overall economic boom until house prices turned south beginning in 2006.

Despite the long, grinding housing slump and steep decline in credit-card debt, by March the household debt ratio had decreased to only 116 percent, about where it was in the fall of 2005.

O resultado a que se chegou no que ao endividamento das famílias respeita, não surgiu de um dia para o outro e tem razões várias. No que à evolução do fenómeno se refere, é relevante assinalar que o endividamento das famílias teve um forte incremento a partir dos anos 90. Em concreto, este passou de cerca de 19,6% do rendimento disponível das famílias, em 1990, para 92%, no ano 2000, situando em 2008 já em 129%, número que configura indisfarçável sobre-endividamento, posto que, em termos médios, significava incapacidade de cobertura da dívida a partir dos rendimentos correntes auferidos.

http://articles.philly.com/2011-08-26/n ... al-economy
http://economiaportuguesa.blogspot.com/ ... ilias.html

Não sei se os números apresentados são rigorosos, mas os valores referidos para os EUA não são superiores aos que são mencionados para Portugal.

por tugatuga11 » 11/9/2011 22:11

C.N. Escreveu:Salvo algumas excepcoes nao ha problemas nas Familias (sim, elas devem dinheiro mas nada de anormal como nos EUA) e nas Empresas.

Algumas muitas familias e empresas... :roll:
Bons trades. :wink:

Registado: 27/4/2009 19:07

por MarcoAntonio » 11/9/2011 21:06

Não, mas dá para alongar... com ganhos relativos imediatos e sem comissões!

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 11/9/2011 21:02

MarcoAntonio Escreveu:A quebra do consumo está a dar-se, portanto, em grande medida precisamente nas famílias, com a maior queda desde 1978...

Na minha óptica, ainda há muito para cair porém.

Achas que dá para shortar? 8-)

por MarcoAntonio » 11/9/2011 20:56

O consumo das famílias está a cair mais de 3% este ano segundo dados recentes, o que é sustentado quer pelo Banco de Portugal quer pelo INE.

Esta quebra é maior que a retracção que se está a verificar na economia portuguesa (seja pelas projecções do PIB ou pelo indice de actividade económica, ambos a cair menos do que o consumo privado).

A quebra do consumo está a dar-se, portanto, em grande medida precisamente nas famílias, com a maior queda desde 1978...

Na minha óptica, ainda há muito para cair porém.

Ainda temos muito a optimizar nos nossos hábitos consumistas, desproporcionados face ao que produzimos!

(isto porque eu não acredito numa explosão sebastianica da produtividade que nos venha a salvar no curto e médio-prazo e a maior parte da que ocorre estou em crer que se deve essencialmente a factores externos)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/9/2011 21:04, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por artista_ » 11/9/2011 20:34

C.N. Escreveu:... O problema do despesismo esta no Estado...

Humm, não sou a pessoa mais indicada para reponder a isso mas duvido que o único problema esteja no estado! :roll:

A banca não é estado e já obrigou e ainda vai obrigar o estado a endividar-se mais!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

As tres Marias... sao arrelias

por C.N. » 11/9/2011 17:01

Nao esquecer que ha tres grandes "consumidores":

:arrow: Familias
:arrow: Empresas
:arrow: Estado

Salvo algumas excepcoes nao ha problemas nas Familias (sim, elas devem dinheiro mas nada de anormal como nos EUA) e nas Empresas. O problema do despesismo esta no Estado. O que e engracado e que se corta despesas e/ou aumentam-se os impostos nas tres para responder a crise de uma. Numa ditadura nao seria diferente.

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por ninja1200 » 11/9/2011 15:53

Pouco consumo? Baixo poder de compra? Estagnação?
Para o mês que vem quando sair o iPhone5 até fazem fila para o comprar que nem pãozinhos quentes.

As prioridades são engraçadas...

Registado: 29/11/2007 11:03

por Elias » 11/9/2011 15:52

Xissa !

por bboniek33 » 11/9/2011 13:09

pvg80713 Escreveu:este tema também me deixa perplexo .

tenho medo de shoppings, toda a família sabe. Ontem a minha mulher teve que ir comprar uma coisa à minha filha e foram sozinhas. foram logo na abertura... como o tempo estava mau ás 10h30... já estava cheio... e o parque cheio etc etc etc...

as famílias vão... passear para o shopping...

Eu tambem tenho arrepios soo de pensar, embora vaa aos shoppings (ando arrepiado, que remeedio !), ainda que reconhec,a que andam laa sempre gajas munta-boas...

Mas sempre que posso vou aa mercearia local. Se ee chinesa estaa aberta como o Shopping, se ee daquelas do tempo da marmelada-aas-moscas estaa fechada.

Como nao vou aa missa gostava que aos Domingos o comeercio tradicional estivesse aberto...
Como nao estaa... ando sempre arrepiado. :wink:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por pvg80713 » 11/9/2011 12:53

este tema também me deixa perplexo .

tenho medo de shoppings, toda a família sabe. Ontem a minha mulher teve que ir comprar uma coisa à minha filha e foram sozinhas. foram logo na abertura... como o tempo estava mau ás 10h30... já estava cheio... e o parque cheio etc etc etc...

as famílias vão... passear para o shopping...

por artista_ » 11/9/2011 12:09

Concordo com tudo, mas nos últimos tempos tenho-me perguntado seriamente se quem tem gasto mais não são apenas alguns?! Até que ponto se não fossem os buracos colossais (astronómicos) na banca, nas autarquias e nas regiões autónomas não estaríamos bem melhor?! Tenho sérias dúvidas...

A ideía que tenho é muitas autarquias contruiram nos últimos anos todos os equipamenos que precisavam e os que não precisavam, estádios novos, piscinas, bibliotecas, jardins, etc... algumas regiões conheço-as bem, durante décadas não tiveram nada de especial, nos últimos anos construíram tudo! As escolas a mesma coisa, a Parque Escolar tem a função de remodelar as escolas mas o que acontece é que em muitos casos contrói escolas novas. Na que estou este ano (já tinha estado em anos anteriores) chegaram ao cúmulo de fazer um projecto em que aproveitavam apenas as estruturas existentes, tudo o resto era destruído. E ainda assim fizeram testes à estrutura existente e chegaram à conclusão que não serviam. Ou seja, fizeram um projecto com a condicionante de aproveitar o existente mas só aproveitaram a estrutura e depois chegaram à conclusão que nem esta servia, não seria melhor fazer os testes antes e fazer logo uma escola nova de início?! E até que ponto o país pode pagar "renovações" deste género?! A escola precisava realmente de obras, mas uma escola nova parece-me claramente um exagero... que não podemos pagar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

OT - O Circulo vicioso dos idiotas

por Lion_Heart » 11/9/2011 2:46

Uma das coisas que me deixa fulo são os comentários dos "economistas" "opinion makers" "politicos" e etc.

Anda tudo admirado com a queda do consumo!

Mas se foi o consumo em excesso (Estado, Particulares e em especial a Banca ) que nos trouxe até aqui.

A queda do consumo é boa. Em especial se for de bens Importados!
Agora se queremos uma economia baseada no consumo (como até agora) , mas com o dinheiro dos outros , a queda é má.

O consumo tem que ser substituido por exportações mas não só. Por maior produção Nacional , por maiores variedade de bens.

Mas claro no País dos shoppings , o consumo é rei. Todos (os estrangeiros) ficam admirados com a quantidade de shoppings que temos por ca.

O relatório foi feito por todos : Portugal gasta 10% a mais todos os anos do que tem. Logo não pode cortar somente esses 10% , tem que cortar mais para poder pagar algum do que deve e conseguir alguma folga , tera que ser algo a volta dos 15 a 20%. Isto tem que ser feito através do consumo e da despesa (sendo muita dessa despesa feita em consumo ).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LionHeart, nickforum, Shimazaki_2 e 149 visitantes