Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alexandre Soares dos Santos:«Considero que fui roubado»

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 9/9/2011 16:21

rmachado concordo com o que referes. Há patrões a fazer coisas horríveis e nota que nem sequer me viste aqui a defender os patrões.

Acima de tudo acredito que é necessário rever as leis laborais (como aliás referes): se for mais fácil despedir, esse "terrorismo" deixa de ter razão de existir.

Registado: 5/11/2002 12:21

por frodovic » 9/9/2011 16:20

EBF Escreveu:
lagosta Escreveu:Mares,

porque será que sempre que se fala em Jeronimo Martins ou sonae vem sempre á baila a caixa do hipermercado, para exemplificar o que quer que seja?

haverá tantas outras posiçoes, onde fará sentido trabalhar mais horas, alias os 2 maiores grupos nao tem nos seus quadros apenas caixas.
é como tudo, ha bons e maus funcionarios, uns produzem e são activos e vestem a camisola, outros "absentistas e deixa andar, que pensam que para o que ganho faço muito.
lá está o que ele refere na entrevista tinha 20 e poucas vagas e preencheu 4...é o que temos e nao acredito que fosse tudo para as caixas

Boas,

O Problema é que muitas vezes estes "absentistas" contaminam os bons trabalhadores, "se aquele não faz, porque deve ser eu a fazer", "aquele é que esperto, não faz, não se chateia, ninguém lhe pede nada".
Mudar isto depende tanto dos empregadores como dos empregados. Quem faz deve ser recompensado, ou pelo menos deve ver o seu esforço reconhecido. E muito importante, nem toda gente tem como objectivo principal mais dinheiro.

cumprimentos

Este é o verdadeiro problema.

Quando fui contratado prometeram-me que se tivesse uma boa avaliação de desempenho no 1º ano renegociaríamos contrato ao fim do primeiro ano. Tive avaliação de excelente dos meus superiores e renegociação foi zero, tal como prémio de produtividade.

Desde então faço apenas e tão só o estritamente necessário para não ser despedido, o que é pouco mais que zero ...

E assim continuarei enquanto neste país não existir uma meritocracia !! Iniciei um negocio pessoal paralelo e chularei estes pacóvios até à morte !! (e como cereja no topo do bolo esse negócio nem impostos paga - e não, não trafico).

Portugal terá o fim que os seus "gestores" (assim mesmo, entre aspas) merecem !! A BANCARROTA !! :)

Registado: 12/2/2009 4:46

Re: Voltando ao boi frio...

por rmachado » 9/9/2011 16:18

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:A parte da lei que protege os trabalhadores não percebo?

Mart, refiro-me ao facto de ser difícil (para a entidade patronal) rescindir contratos de trabalho. Não havendo justa causa nem mútuo acordo é muito difícil, a lei laboral é muito rígida, logo o trabalhador não se sente "em risco".

Uhm... e quando tens "terrorismo de despedimento"?

Elias infelizmente tens muito "patrão" que faz coisas verdadeiramente pavorosas a alguns trabalhadores... e mesmo perdendo em tribunal não são suficiente penalizados...

Não sei se lá "fora" é igual mas deviamos rever as leis laborais mas para todos os casos e icluir fortes penalizações para este tipo de situações. Além de que, e mais uma vez, se sistema de justiça eficaz a coisa não melhora...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Mart77 » 9/9/2011 15:54

Elias Escreveu:

Mart, refiro-me ao facto de ser difícil (para a entidade patronal) rescindir contratos de trabalho. Não havendo justa causa nem mútuo acordo é muito difícil, a lei laboral é muito rígida, logo o trabalhador não se sente "em risco".

Se "não faz nenhum" não dá para justa causa?

Não se sente em risco? em que te baseas a não ser no "felling" para dizeres isso! Qual é a maior preocupação das pessoas nas sondagens por vezes efectuadas! Normalmente é o Desemprego!

Registado: 18/8/2011 20:50

por CerealKiler » 9/9/2011 15:54

redução do número de férias...15 dias por ano chega perfeitamente + 10 dias de faltas com perda de remuneração permitidas.

eu desde 1998 que trabalho por conta de outrem e nunca gozei mais que 2 semanas de férias...por uma questão de responsabilidade e luta pelo posto de trabalho. Hoje tenho uma posição confortável e reconhecida pelo empenho permanente no sucesso da actividade.

Registado: 1/4/2008 17:29

por richardj » 9/9/2011 15:43

andre_ferreira Escreveu:
richardj Escreveu:andre não sei o que se aprende lá, mas não deve ser muito difícil fazer os descontos do gasóleo para a empresa. e não há grande mal quando esqueces uma factura de 1000 euros ou quando lanças 2 vezes uma factura de 1000 euros, mas quando são de 50 mil e 70 mil ai já se torce a orelha. é porque as multas são muitos mais pesadas

acredito que tenha lá passado mt gente incompetente e que repetir o mesmo erro é sinal disso mesmo.

agora a questão é: essas pessoas foram devidamente ensinadas? por mais simples que sejas os processos eu acho que devem ser ensinados nem que seja uma vez e permitir uma pequena margem de erro ou entao deixar o empregado por sua conta e permitir uma maior margem de erro.

em relação á universidade, o que eu queria dizer era: por exemplo, diferença entre um licenciado em contabilidade e licenciado num curso profissional de contabilidade.

no fim dos respectivos cursos o que tem o curso profissional percebe mais de contabilidade do que outro, porque teve mt mais pratica, tem mecanizados os processos mas este se lhe aparece um ploblema diferente ao qual está habituado tem mais dificuldade em resolve lo do que o outro que tem uma base teorica mais aprofundada. isto é se o licenciado em contabilidade percebeu bem o aprendeu na licenciatura.

ps: se tua mae precisar de alguem pra contabilidade avisa :mrgreen: :mrgreen: brincadeira

claro que quando uma pessoa entra numa empresa passa sempre por uma fase de adaptação. normalmente ronda entre os 3 a 6 meses. ate o ritmo de trabalho é mais baixo, o primeiro mês fica responsável por uma empresa, no 2º mês fica responsável por 2 etc...

quantos aos erros normalmente são sempre os mesmo repetidamente. a causa, não foi seguido "o processo" que a empresa toma para fazer as coisas bem, e o que acontece é que a pessoa engana-se e depois não descobre o erro, logo inventa. o problema é quando o superior pega nessa contabilidade para fazer a sua parte e começa a dar erros por todos os lados. vai a checar e está tudo engatado, tendo perdido pelo caminho 3 4 horas de trabalho. como o trabalhador só faz as 40 horas e quem tem a responsabilidade é o superior, o responsável para alem de ter perdido 3 4 horas de trabalho ainda tem de fazer o trabalho do outro e ainda a sua parte. dai numa semana normal trabalhar 60 horas no serviço, fora o trabalho para casa. agora com a treta das IES, a minha mãe anda a fazer mais 70 horas semanas de serviço, 6 dias por semanas a sair de casa antes das 8 e a chegar depois das 21:30. não é saudável posso garantir...

quanto ao salários serem baixos, acho que existe um grande equivoco na sociedade, já vai longe o tempo em que se entrava a ganhar 1500 com contracto sem termo... tem de se começar por baixo e se efectivamente o trabalho for bom e de qualidade, o salário dispara. também depende do patrão que se tem, obviamente, mas tenho ideia que as pessoas agarram-se muito a facto de terem contracto e isso prejudica a rentabilidade no emprego. porque "está garantido".

por outro lado os recibos verdes também são uma grande porcaria. dai eu ser mais a favor de contractos a termo, com descontos e com pouca indemnização.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Elias » 9/9/2011 15:43

por Mart77 » 9/9/2011 15:42

Elias Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Salaario de miseeria ee aquele que nao daa para ter uma vida Decente (e agora nao me venhas perguntar o que ee uma vida-Decente, o que sao fezes, o que ee escamotear, quantos membros tem a corja, a LAT e LON do Algarve, e quanto ganham os netos do ASS.
Nao sei, se nao dizia-te jaa !

:mrgreen:

Olha bboniek, sabes o que eu te digo sobre os "salários de miséria": vivemos num país com baixíssimos níveis de empreendedorismo e com uma enorme aversão ao risco. Neste país as pessoas preferem ir trabalhar para terceiros, mesmo recebendo o ordenado mínimo, do que arriscar e investir no seu próprio negócio.

Se houvesse uma maior cultura de empreendedorismo, se houvesse mais pessoas dispostas a arriscar, a inovar e a criar, provavelmente não estaríamos onde estamos. Mas não, as pessoas preferem trabalhar para terceiros, mesmo a ganhar o tal salário mínimo, e lamuriar-se da sua má sorte e culpar os patrões dos baixos salários que lhes pagam. Mas a verdade é que, salvo casos de falência, o dinheiro lá vai entrando ao fim do mês. É cómodo e seguro.

E como ainda por cima temos uma lei que protege os trabalhadores, mesmo os que não fazem nenhum, as coisas avançam devagarinho...

A parte da lei que protege os trabalhadores não percebo?

por bboniek33 » 9/9/2011 15:27

Elias Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Salaario de miseeria ee aquele que nao daa para ter uma vida Decente (e agora nao me venhas perguntar o que ee uma vida-Decente, o que sao fezes, o que ee escamotear, quantos membros tem a corja, a LAT e LON do Algarve, e quanto ganham os netos do ASS.

Olha bboniek, sabes o que eu te digo sobre os "salários de miséria": vivemos num país com baixíssimos níveis de empreendedorismo e com uma enorme aversão ao risco. Neste país as pessoas preferem ir trabalhar para terceiros, mesmo recebendo o ordenado mínimo, do que arriscar e investir no seu próprio negócio.

Se houvesse uma maior cultura de empreendedorismo, se houvesse mais pessoas dispostas a arriscar, a inovar e a criar, provavelmente não estaríamos onde estamos. Mas não, as pessoas preferem trabalhar para terceiros, mesmo a ganhar o tal salário mínimo, e lamuriar-se da sua ma sorte e culpar os patrões dos baixos salários que lhes pagam. Mas a verdade é que, salvo casos de falência, o dinheiro lá vai entrando ao fim do mês. É cómodo e seguro.

E como ainda por cima temos uma lei que protege os trabalhadores, mesmo os que não fazem nenhum, as coisas avançam devagarinho...

Contesto:
"...ainda por cima temos uma lei que protege os trabalhadores, mesmo os que não fazem nenhum..."

A Lei proteja os malandros, sejam eles trabalhadores, empresaarios ou gatunagem pura e dura. Soo que esta uultima, pelo menos, arrisca a infracc,ao, os trabalhadores o desemprego e os empresaarios ter que aturar a corja).

Ninguem sai a ganhar. Isso aceito. Nao fac,o dos trabucas uns desgrac,ados, mas nao me venham chorar pelos empresaarios. Sao farinha do mesmo saco.

Contesto esse "preto-e-branco": ee primaario, nem parece vindo de um "pensador"...

:wink:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 9/9/2011 15:18

Se houvesse uma maior cultura de empreendedorismo, se houvesse mais pessoas dispostas a arriscar, a inovar e a criar, provavelmente não estaríamos onde estamos. Mas não, as pessoas preferem trabalhar para terceiros, mesmo a ganhar o tal salário mínimo, e lamuriar-se da sua má sorte e culpar os patrões dos baixos salários que lhes pagam. Mas a verdade é que, salvo casos de falência, o dinheiro lá vai entrando ao fim do mês. É cómodo e seguro.

por bboniek33 » 9/9/2011 15:14

rmachado Escreveu:
Bonieek (curioso nome no contexto da JM.. :) )

Onde podemos ver esses dados?
Qual a % de caixas que não são JM? E onde é que isso acontece mais?

Soo um "e" !!! O "i" ee que se lee um pouco mais longo...

O contexto da JM tambem ja foi "caipirinha"... e deu barraca. lol
"na Polonia" nao havia bananas" LOL deve ser porque a macacada nao tinha laa assento ! Tambem nao havia judeus: porque que ee que a Biedronka nao abriu uma sinagoga ?
Imagem

por Mart77 » 9/9/2011 15:13

rmachado Escreveu:
Mart77 Escreveu:"Por exemplo, Soares dos Santos disse que, na abertura de uma loja no Algarve tinha 29 postos de trabalho e apenas quatro foram ocupados. Da mesma forma, disse que, no Algarve, os funcionários falham ao trabalho vários dias por mês"

Mas o homem tem algum problema com o Algarve? Já não é a 1ª vez que fala da região. Pergunto a lei da oferta e da procura não se aplica na empresa dele...se não existe funcionários é pq eles tem alternativas e não aceitam as condições que ele oferece...ele aumenta e preencha as vagas...simples! Ou então sai do Algarve pq não tem funcionários.
E existe outra coisa chamada mobilidade (aplica-se também ao netos do Sr que foram lá para fora) os trabalhos no Algarve não são só para os "algarvios" será que de outros pontos do País não acharam atractivos os postos que o Sr tinha para oferecer?

Atenção: Não quero que fiquem com a ideia de no Algarve não quererem investidores como este Sr(o que seria completamente contrário com o passado da região). O que pretendo dizer é que ele quer ganhar € (normal) os outros também!(sendo empregados já não lhe parece tão normal)

P.s. Essa de no Algarve faltam mais quer dizer o que concretamente?

Não sei se terá algo contra o Algarve... mas quando se diz que o Algarve é das zonas com uma das mairoes % de desempregados... é estranho ou não?

(deve ter falado nela pois estamos em epóca de verão)

Segundo os dados dos ultimos censos (penso que provisórios) é das regiões que mais aumentou em numero de residentes. Pergunto foram para o Algarve para ser desempregados?. Esse aumento de desempregados que como dizes, é verdade, e porquê? Se sabes que é uma das regiões com mais desempregados também sabes de certeza qual a actividade que mais "contribuiu" para isso, correcto!
Portanto não vejo qualquer relacionamento para essa justificação do que ele disse.

por rmachado » 9/9/2011 15:10

bboniek00 Escreveu:...estou a falar para uma bota da tropa ou para um pneu de tractor ? :x

A maior parte dos caixas e outros (repositores, operaarios fabris,etc), nao sao empregados do grupo JM !!!

Sao contratados por firmas de trabalho temporaario a quem o ASS paga muito mais do que os trabalhadores recebem.

Assim eles sao sujeitos a uma rotac,ao ao sabor dos interesses dos Pingo-Doce, Fimas e gelados etc...

Nao escamoteeim esta realidade que devia envergonhar todos e, em especial, o senhor S. dos S.

Barriga cheia ee isso mesmo.

E, oh Elias... eu nao queria ser empresaario em Portugal ! Isto ee uma corja de oportunistas. Soo que a corja berra nas ruas de vez em quando e aqueles barrigas de fezes falam na TV a amandar bujardas.

Salaario de miseeria ee aquele que nao daa para ter uma vida Decente (e agora nao me venhas perguntar o que ee uma vida-Decente, o que sao fezes, o que ee escamotear, quantos membros tem a corja, a LAT e LON do Algarve, e quanto ganham os netos do ASS.

Bonieek (curioso nome no contexto da JM.. :) )

Onde podemos ver esses dados?
Qual a % de caixas que não são JM? E onde é que isso acontece mais?

Re: Alexandre Soares dos Santos:«Considero que fui roubado»

por Elias » 9/9/2011 15:05

Mart77 Escreveu:Fizeste ou não esta pergunta?
"Agora a questão é esta: o trabalho de um empregado de caixa vale 5000 euros? "

Sim, fiz. É exactamente a mesma pergunta que fiz ao Óscar, com palavras diferentes.

Voltando ao boi frio...

por bboniek33 » 9/9/2011 15:05

...estou a falar para uma bota da tropa ou para um pneu de tractor ? :x

A maior parte dos caixas e outros (repositores, operaarios fabris,etc), nao sao empregados do grupo JM !!!

Sao contratados por firmas de trabalho temporaario a quem o ASS paga muito mais do que os trabalhadores recebem.

Assim eles sao sujeitos a uma rotac,ao ao sabor dos interesses dos Pingo-Doce, Fimas e gelados etc...

Nao escamoteeim esta realidade que devia envergonhar todos e, em especial, o senhor S. dos S.

Barriga cheia ee isso mesmo.

E, oh Elias... eu nao queria ser empresaario em Portugal ! Isto ee uma corja de oportunistas. Soo que a corja berra nas ruas de vez em quando e aqueles barrigas de fezes falam na TV a amandar bujardas.

Salaario de miseeria ee aquele que nao daa para ter uma vida Decente (e agora nao me venhas perguntar o que ee uma vida-Decente, o que sao fezes, o que ee escamotear, quantos membros tem a corja, a LAT e LON do Algarve, e quanto ganham os netos do ASS.

Imagem

por Elias » 9/9/2011 15:03

Mart77 Escreveu:Já estava á espera dessa resposta, mas coloquei na mesma porque vinha na sequência do que estava a ser discutido e foi utilizado esse valor por um membro do fórum como referencia.

Bom então escreveste deliberadamente uma coisa que sabias que não estava correcta...

Mart77 Escreveu:(a bem da verdade não andará longe, rendimento liquido obviamente), para desmontar essa "teoria" do valor rigido da função

Eu não apresentei teoria nenhuma sobre a rigidez da função.

O que eu disse - e mantenho - é que enquanto houver pessoas a aceitar trabalhar por esse valor, o salário da função dificilmente subirá para os 700.

Mart77 Escreveu:e de como por vezes na discussão os argumentos só se utilizam para o lado que "nos" serve.

A mim não me serve coisa nenhuma. Sou um mero "observador".

Há no entanto uma coisa que referiste com a qual eu concordo: se ele não consegue contratar ninguém no Algarve pelo valor que oferece, terá de pagar mais - ou então, poderá optar por encerrar as lojas no Algarve para as quais não consegue obter pessoal.

por Mart77 » 9/9/2011 14:55

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:
Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Acho que devia ser pagos mais perto dos 700 do que dos 475 (ou perto disso)

Bem, mas enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por 475, os salários não vão subir para os 700.

Achas que se deve censurar quem aceita trabalhar por 475?

Ele no Algarve não encontrou as pessoas que aceitaram os 475! Foi ele que disse Elias!

Creio que ele não falou em valores e muito menos em 475.

Já estava á espera dessa resposta, mas coloquei na mesma porque vinha na sequência do que estava a ser discutido e foi utilizado esse valor por um membro do fórum como referencia. (a bem da verdade não andará longe, rendimento liquido obviamente), para desmontar essa "teoria" do valor rigido da função e de como por vezes na discussão os argumentos só se utilizam para o lado que "nos" serve.

por Elias » 9/9/2011 14:49

Mart77 Escreveu:
Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Acho que devia ser pagos mais perto dos 700 do que dos 475 (ou perto disso)

Bem, mas enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por 475, os salários não vão subir para os 700.

Ele no Algarve não encontrou as pessoas que aceitaram os 475! Foi ele que disse Elias!

Ele não falou em valores e muito menos em 475.

Apenas disse que tinha 29 vagas das quais só foram preenchidas 4.

por rmachado » 9/9/2011 14:47

Mart77 Escreveu:"Por exemplo, Soares dos Santos disse que, na abertura de uma loja no Algarve tinha 29 postos de trabalho e apenas quatro foram ocupados. Da mesma forma, disse que, no Algarve, os funcionários falham ao trabalho vários dias por mês"

Mas o homem tem algum problema com o Algarve? Já não é a 1ª vez que fala da região. Pergunto a lei da oferta e da procura não se aplica na empresa dele...se não existe funcionários é pq eles tem alternativas e não aceitam as condições que ele oferece...ele aumenta e preencha as vagas...simples! Ou então sai do Algarve pq não tem funcionários.
E existe outra coisa chamada mobilidade (aplica-se também ao netos do Sr que foram lá para fora) os trabalhos no Algarve não são só para os "algarvios" será que de outros pontos do País não acharam atractivos os postos que o Sr tinha para oferecer?

Atenção: Não quero que fiquem com a ideia de no Algarve não quererem investidores como este Sr(o que seria completamente contrário com o passado da região). O que pretendo dizer é que ele quer ganhar € (normal) os outros também!(sendo empregados já não lhe parece tão normal)

P.s. Essa de no Algarve faltam mais quer dizer o que concretamente?

Não sei se terá algo contra o Algarve... mas quando se diz que o Algarve é das zonas com uma das mairoes % de desempregados... é estranho ou não?

(deve ter falado nela pois estamos em epóca de verão)

por Mart77 » 9/9/2011 14:42

Elias Escreveu:

por Mart77 » 9/9/2011 14:36

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:Não foi isso que tu questionaste! Tu questionas-te ao oscar se ele tivesse um supermercado se pagaria 5000€! Agora estás a alterar o pressuposto. Estás a argumentar que começar pelo ordenado para chegar ao valor final do produto! São coisas distintas.

Sei perfeitamente que num mercado concorrencial que não existirá ordenados com diferenças assim abismais para a média. O que não justifica é esse teu argumento de que se alguém tivesse condições e "disposto" não o fazer. pq é caixa ou pela média!

Não, não! Não estou a alterar pressuposto nenhum.

O que eu perguntei ao Óscar foi só isto: se ele fosse patrão pagaria o tal "valor jeitoso". O Óscar não respondeu (pode ser que ainda responda). Eu nunca disse que se devia pagar 5000 euros, independentemente de estar disposto ou não. Aliás eu nunca defendi valor nenhum em concreto.

Fizeste ou não esta pergunta?
"Agora a questão é esta: o trabalho de um empregado de caixa vale 5000 euros? "

por Pastel » 9/9/2011 14:36

Elias Escreveu:
AikyFriu Escreveu:....

De acordo, mas essas situações (trabalho a mais não remunerado) só acontece porque as pessoas se sujeitam a isso.

Nem sempre é assim, acho que é certo e sabido, que às vezes não há como "fugir" a certas tácticas terroristas das chefias.. e que quem não cede acaba sempre por ser encostado ou não levar aumento.

Eu pessoalmente sempre optei por dar uma no cravo, outra na ferradura, mas nem toda a gente tem essa opção.

Registado: 29/11/2007 11:30

por Elias » 9/9/2011 14:27

Mart77 Escreveu:Não foi isso que tu questionaste! Tu questionas-te ao oscar se ele tivesse um supermercado se pagaria 5000€! Agora estás a alterar o pressuposto. Estás a argumentar que começar pelo ordenado para chegar ao valor final do produto! São coisas distintas.

Sei perfeitamente que num mercado concorrencial que não existirá ordenados com diferenças assim abismais para a média. O que não justifica é esse teu argumento de que se alguém tivesse condições e "disposto" não o fazer. pq é caixa ou pela média!

Não, não! Não estou a alterar pressuposto nenhum.

O que eu perguntei ao Óscar foi só isto: se ele fosse patrão pagaria o tal "valor jeitoso". O Óscar não respondeu (pode ser que ainda responda). Eu nunca disse que se devia pagar 5000 euros, independentemente de estar disposto ou não. Aliás eu nunca defendi valor nenhum em concreto.

por Elias » 9/9/2011 14:25

Mares Escreveu:Qual é a diferença entre um caixa de supermercado e um caixa de um banco?

Talvez a quantidade de dinheiro que lhes passa pelas mãos?

Mares Escreveu:(As redes de supermercados ainda tem lucros... os bancos tem dívidas).

Os bancos têm muitos lucros e as redes de supermercados estão cheias de dívidas. Tem havido mais falências de redes de supermercados do que de bancos. Olha só em Portugal, alguns casos recentes: AC Santos, Alisuper, Supersol, Manuel Nunes Cash & Carry.

Mares Escreveu:Qual é a diferença uma caixa ATM e uma caixa automática de supermercado?

Nenhuma. Ambas são máquinas a substituir funções que antes eram feitas por pessoas. E então?

por Mart77 » 9/9/2011 14:24

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:
Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:Tu quando falaste nos 5000€ referiste que era ordenado base.

Eu não escrevi tal coisa!

Desculpa faltou-me o ponto de interrugação, vou fazer o edit!

Ok, assim é outra coisa. :)

Agora a questão é esta: o trabalho de um empregado de caixa vale 5000 euros?

Se a função começa a ser muito cara, tem de acontecer uma de duas coisas: ou aumento o preço dos produtos e perco competitividade, ou corto nos custos e substituo empregados de caixa por máquinas como fgaz o Belmiro.

Não foi isso que tu questionaste! Tu questionas-te ao oscar se ele tivesse um supermercado se pagaria 5000€! Agora estás a alterar o pressuposto. Estás a argumentar que começar pelo ordenado para chegar ao valor final do produto! São coisas distintas.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Artur Jorge, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, m-m, malakas, Mar58, MR32, niceboy, nunorpsilva, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006 e 820 visitantes