Exportações compensam queda recorde do consumo
migluso Escreveu:Como disse, quer-me parecer que os combustíveis, derivado do aumento dos preços, têm um peso significativo no aumento do valor total das importações.
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2
Já tinha respondido há pouco: a quebra na importação de veículos cancela sensivelmente a subida na importação de combustíveis, mais uns milhões ou menos uns milhões.
O saldo continua a ser de crescimento das importações em mais de 400 milhões num período em que o consumo está a retrair (eu destaco particularmente a industria alimentar onde o crescimento das importações foi de mais de 200 milhões num período em que os portugueses estão a consumir menos).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Como disse, quer-me parecer que os combustíveis, derivado do aumento dos preços, têm um peso significativo no aumento do valor total das importações.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:Eu não analisei os dados, mas não me admiraria que uma boa parte do aumento das importações fosse explicada pelo preço elevado do petróleo.
Em termos homólogos, o sector de actividade cresceu em termos homólogos 400 e tal milhões nas importações (este valor cancelará, mais coisa menos coisa, a quebra nas importações de automóveis).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mares Escreveu:As pessoas precisam de comer... pelo menos enquanto houver dinheiro.
Bom, não é o que eu estou a discutir...
Mares Escreveu:As políticas deverão ser direcionadas para substítuir grande parte das importações por produção interna.
O que estou a mostrar é que no segundo trimestre deste ano ocorreu o inverso disto, isto é, substituiu-se o consumo de produção interna por importação de produtos do exterior.
Nomeadamente na área alimentar...
Onde se "cortou" (e aqui o corte é "relativo", ver o post acima sobre o assunto) aparentemente foi na importação de automóveis. Mas no resto há uma subida importante nas importações ao mesmo que tempo que no total os portugueses estão a consumir menos!
O que me levou a concluir várias coisas perante este quadro:
> A subida das exportações é um reflexo da melhor performance das economias alvo para onde Portugal exporta (puxam pela nossa exportação);
> A subida (líquida e quase generalizada) das importações deve-se em parte às subidas das próprias exportações (o que eu penso que já mostrei que não explicarão tudo) mas também à quebra de produção interna para consumo interno.
Basicamente, aparentemente, quem produz para fora safa-se porque lá fora a procura para esses produtos cresce. Quem produz para dentro tem um problema porque a procura interna é menor (se é que já não parou de produzir e já foi substituido por importação).
Se este leitura estiver errada, alguém me corrija.
Mas parece-me ser sustentado pelos números que vi e que aqui fui colocando...
MarcoAntonio Escreveu:O sector da exportação cresce porém, precisamente por efeito do melhor desempenho económico do exterior...
Parece-me fazer todo o sentido e significa "apenas" que é o melhor desempenho das outras economias que está a minimizar a nossa agonia.
Isso é óbvio em relação aos sectores ou países de exportação, crescem com o aumento da procura (crescimento económico externo) e descem com oferta em excesso (desvalorização) ou via das recessões económicas por ausência de crescimento.
A China hoje em dia continua a exportar na ordem dos 8 a 10% ano, mesmo com os problemas a Ocidente (EUA/Europa) a economia mundial continua em crescimento, logo as empresas exportadoras beneficiam, que por sua vez contribuem para a economia local por via da procura de serviços e fornecedores.
Mas o problema principal da nossa economia é que necessita de importar para crescer e exportar. É um ciclo complicado e muito difícil de inverter que provavelmente demorará uma a duas décadas a resolver... Isto se quisermos voltar a ser uma economia desenvolvida com crescimento.
MarcoAntonio Escreveu:Não estou em condições de dizer que peso é que isso possa ter tido, mas se notares no quadro que coloquei, a subida é generalizada...
As pessoas precisam de comer... pelo menos enquanto houver dinheiro.
Deixo um quadro com o balanço de exportações/importações, por sector, referente ao ano de 2009.
As políticas deverão ser direcionadas para substítuir grande parte das importações por produção interna.
Acho que aí possa estar a chave para resolvêr-se grande parte do problema.
- Anexos
-
- Exportacoes_Importacoes_Portugal_2009.PNG (58.22 KiB) Visualizado 1334 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Marco, realmente os valores são inconsistentes. O relatório mensal de Julho bate certo com os teus valores (que mostram um aumento de 1.5MM nas importações do 1º Semestre (+5.6%), sendo +9.7% no 1ºT e +1.9% no 2ºT, se não me enganei a fazer as contas).
No entanto o outro relatório, também do INE, que deixei mais acima e do qual tirei a tabela que postei, tem variações completamente diferentes. Ainda admiti ser apenas o mês de Junho, mas não. Eles falam expressamente nos trimestres anteriores, com variações completamente diferentes.
Não tenho tempo de ir confirmar e cruzar valores mas agora também fiquei muito desconfiado com as 'boas' notícias...
No entanto o outro relatório, também do INE, que deixei mais acima e do qual tirei a tabela que postei, tem variações completamente diferentes. Ainda admiti ser apenas o mês de Junho, mas não. Eles falam expressamente nos trimestres anteriores, com variações completamente diferentes.
Não tenho tempo de ir confirmar e cruzar valores mas agora também fiquei muito desconfiado com as 'boas' notícias...
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Não estou em condições de dizer que peso é que isso possa ter tido, mas se notares no quadro que coloquei, a subida é generalizada...
MarcoAntonio Escreveu:
Peguemos por exemplo nas categorias relacionadas com a área alimentar. A subida é praticamente generalizada e em termos homologos importou-se mais 200 milhões de euros no mesmo trimestre do ano passado, como se pode ver no quadro anexo!
Bom, se o consumo baixa mas importa-se mais, eu continuo a concluir o mesmo do primeiro post...
MarcoAntonio,
isto não é explicado pelas fortes quedas na produção agrícola (em particular nos cereais) em Portugal neste ano?
Re: Xissa !
bboniek00 Escreveu:Ee assustador ! este discurso anti-patriootico !
Em vez de unirem os portugueses em torno de desiignios elevados, o bem comum, nao ! fazem a apologia da Derrota.
Francamente...
Deixa estar, vem agora a época das vindimas. A malta bebe uns copinhos e passa a encarar o futuro com um sorriso nos lábios e umas maças do rosto mais coradas...
Ah... espera, o tintol agora vai passar a levar chancela 23%!
Bom, recapitulando...
bboniek00 Escreveu: Se antes disto houver porrada... nao se admirem.

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/9/2011 21:44, num total de 1 vez.
Re: Que grande descoberta !
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Os que ganham "4 mil euros/mês"... compram mercedes/BMW,... logo contribuem para o défice intra-comunitário...
Tanto a Mercedes como a BMW ja têm fábricas na China
E são os árabes a injectarem dinheiro para comprarem partes dessas empresas...
Mares Escreveu:Os que ganham "4 mil euros/mês"... compram mercedes/BMW,... logo contribuem para o défice intra-comunitário...
Tanto a Mercedes como a BMW ja têm fábricas na China

- Registado: 5/11/2002 12:21
Bom, ou o INE vem corrigir estes dados de Agosto ou eu francamente e ao contrário do que estes dados agora publicados hoje dão a entender, não vejo grandes motivos para sossego...
Peguemos por exemplo nas categorias relacionadas com a área alimentar. A subida é praticamente generalizada e em termos homologos importou-se mais 200 milhões de euros no mesmo trimestre do ano passado, como se pode ver no quadro anexo!
Bom, se o consumo baixa mas importa-se mais, eu continuo a concluir o mesmo do primeiro post...
Não sou economista e confesso as minhas limitações ao olhar para isto, tentando tirar conclusões macroeconómicas, mas o senso comum diz-me ainda que pode isto ser resultado de diferentes ritmos nas diferentes economias: Portugal está a contrair quando outros estão a crescer, o que faz com que acabemos a importar (mais ainda) aquilo que cá está a sofrer com a contracção da economia.
O sector da exportação cresce porém, precisamente por efeito do melhor desempenho económico do exterior...
Parece-me fazer todo o sentido e significa "apenas" que é o melhor desempenho das outras economias que está a minimizar a nossa agonia.
Não sou economista e confesso as minhas limitações ao olhar para isto, tentando tirar conclusões macroeconómicas, mas o senso comum diz-me ainda que pode isto ser resultado de diferentes ritmos nas diferentes economias: Portugal está a contrair quando outros estão a crescer, o que faz com que acabemos a importar (mais ainda) aquilo que cá está a sofrer com a contracção da economia.
O sector da exportação cresce porém, precisamente por efeito do melhor desempenho económico do exterior...
- Anexos
-
- imp-2011alim.PNG (34.14 KiB) Visualizado 1444 vezes
AutoMech Escreveu:A diminuição do consumo, segundo o INE, deve-se sobretudo à descida na venda de automóveis no 2º T, comparativamente com o ano passado. A razão prende-se com o facto de no 2ª T de 2010 muita gente ter antecipado a compra, devido ao aumento do IVA.
A queda, quando medida em termos homólogos é parcialmente explicada pelo facto de no período de referência ter sido anormalmente elevada. Mas não totalmente!
Isto é o problema de se falar sempre em percentagens com períodos homólogos como referência, sem nunca se mencionar os valores absolutos e fazendo de conta que para trás disso não existe nada, o que já se torna um "vício" irritante pois com isto ficamos a saber muito pouco, sendo que o que fica por dizer pode ser o mais relevante de tudo.
Um tipo, sem ir ver as séries de dados longas e com valores absolutos... não fica a saber praticamente nada de relevante!
Por sinal, há dias estive precisamente a olhar para a evolução da venda de automóveis novos e coloquei os valores aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=290
MarcoAntonio Escreveu:Ano negro a pairar no sector da venda de automóveis novos que em Agosto leva um tombo ainda mais forte do que o que se vinha verificando:
É importante notar que as vendas em 2010 foram "elevadas", representando uma subida substancial em relação a 2009 e tendo terminado como o melhor entre 2008 e 2010.
Contudo, o ritmo actual é agora inferior a 2009, o pior desses 3 anos recentes: as 9.992 vendas de ligeiros em Agosto de 2011 comparam com 12.902 vendas de ligeiros em Agosto de 2009 por exemplo.
A quebra tem vindo em aceleração, agora a superar os 30%, depois de no primeiro trimestre ter-se cifrado "apenas" na ordem dos 15%.
Os totais anuais de ligeiros foram os seguintes nos últimos 3 anos:
2008 - 268.778
2009 - 199.886
2010 - 269.162
Este ano não está a ser apenas fraco em relação a 2010 mas fraco em termos gerais, rivalizando com 2009, sendo que os últimos meses em particular foram ainda mais fracos e dos piores desde há uma série de anos (2006 salvo erro).
E agora isto é uma estimativa muito por alto mas esta quebra nas vendas de ligeiros (os pesados manteve sensivelmente) representa talvez uma poupança de 300 ou 400 milhões de euros nas importações, em termos homologos (eventualmente mais um pouco).
O que nos leva de novo para o meu primeiro post e a propósito do que coloco o quadro anexo abaixo também: as importações de material de transporte (automóveis e outros) caiu consideravelmente mas mesmo assim, o total no trimestre subiu.
Isto segundo os dados discriminados de Agosto do mesmo INE, a menos que agora vão rectificar isto consideravelmente...
- Anexos
-
- import-total-transporte.PNG (23.54 KiB) Visualizado 1496 vezes
Mares Escreveu:bboniek00 Escreveu:Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Os particulares ("famiilias") nao consomem porque nao teem dinheiro.
Não consomem? Claro que consomem!
As pessoas consomem sempre. Até ao último euro. E depois ficam sem dinheiro.
Há uma velha máxima que diz assim: "O orçamento expande-se até absorver todo o rendimento disponível".
Isso aplica-se aos que ganham 4K por mees assim como aos que ganham 226 Euros/mees.
O dinheiro destes uultimos deve ee acabar antes de uma alimentac,ao e outros cuidados baasicos serem satisfeitos... haveraa uma "pequena" diferenc,a...
Continuem que vao pelo caminho certo.
Os que ganham "226 euros/mês"... compram produtos chinêses, logo contribuem para o défice extra-comunitário...
Os que ganham "4 mil euros/mês"... compram mercedes/BMW,... logo contribuem para o défice intra-comunitário...
Vocezes inventam tudo o que podem para deitar a baixo os Pobres...
E mais. Vai-se a ver e os donos dessas faabricas de automooveis gama-patobravo sao Chineses. Eles comem tudo !

- Registado: 22/4/2003 23:12
bboniek00 Escreveu:Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Os particulares ("famiilias") nao consomem porque nao teem dinheiro.
Há uma velha máxima que diz assim: "O orçamento expande-se até absorver todo o rendimento disponível".
Isso aplica-se aos que ganham 4K por mees assim como aos que ganham 226 Euros/mees.
O dinheiro destes uultimos deve ee acabar antes de uma alimentac,ao e outros cuidados baasicos serem satisfeitos... haveraa uma "pequena" diferenc,a...
Os que ganham "226 euros/mês"... compram produtos chinêses, logo contribuem para o défice extra-comunitário...
Os que ganham "4 mil euros/mês"... compram mercedes/BMW,... logo contribuem para o défice intra-comunitário...
Re: Exportações compensam queda recorde do consumo
MarcoAntonio Escreveu:JMHP Escreveu:Dado que estamos habituados a noticias e dados negativos sobre a nossa economia, achei por bem abrir um tópico a realçar uma excelente noticia sobre a performance da nossa economia e que afinal de contas poderemos estar a seguir no caminho certo apesar da austeridade, algo que tem sido raro ao longo da ultima década:
Olhar para a evolução das importações e exportações, contudo, deixa-me mais apreensivo que a notícia.
Isto porque, muito embora o consumo esteja em quebra e as exportações em alta, as importações estão também em alta. O que sugere que a quebra de consumo estará a dar-se eventualmente em relação ao consumo interno de produtos nacionais.
Deixo os gráficos em anexo e os somatórios quer do primeiro trimestre quer do segundo, das importações e exportações de bens em milhões de euros:
1ºT
Imp .. 14.565
Exp .. 10.213
Def ... -4.351
2ºT
Imp .. 14.993
Exp .. 10.738
Def ... -4.254
Duas notas porém: a relação é melhor (ou menos má) do que a que se verificava na primeira metade de 2008; em Junho verifica-se uma quebra acentuada das importações mas é apenas um mês pelo que há que aguardar pelos restantes para ver qual é afinal a tendência.
Bem observado.
Mas o que fazer?
A diminuição do consumo, segundo o INE, deve-se sobretudo à descida na venda de automóveis no 2º T, comparativamente com o ano passado. A razão prende-se com o facto de no 2ª T de 2010 muita gente ter antecipado a compra, devido ao aumento do IVA.
Já agora fica aqui o quadro com a evolução homóloga das importações e exportações nos últimos trimestres. No geral podemos dizer que a evolução nos últimos 4 trimestres foi positiva, permitindo melhorar a taxa de cobertura embora, pela razão referida anteriormente, a descida de 5.4% nas importações é provavelmente algo exagerada e que não vamos voltar a ver.
Fonte: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... QUESmodo=2
Edit: diminui o tamanho da imagem
Já agora fica aqui o quadro com a evolução homóloga das importações e exportações nos últimos trimestres. No geral podemos dizer que a evolução nos últimos 4 trimestres foi positiva, permitindo melhorar a taxa de cobertura embora, pela razão referida anteriormente, a descida de 5.4% nas importações é provavelmente algo exagerada e que não vamos voltar a ver.
Fonte: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... QUESmodo=2
Edit: diminui o tamanho da imagem
- Anexos
-
- Comercio.png (71.85 KiB) Visualizado 1566 vezes
Editado pela última vez por Automech em 8/9/2011 18:45, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Os particulares ("famiilias") nao consomem porque nao teem dinheiro.

E jaa me esquecia...
...e as exportac,oes sobem (pouca ou nenhuma incorporac,ao interna, ee sabido) porque os salaarios sao miseraaveis. Atee teem que compensar o custo energeetico dos monopolistas.
Soo miseeria... falta pouco para o estoiro.
Soo miseeria... falta pouco para o estoiro.

bboniek00 Escreveu:Os particulares ("famiilias") nao consomem porque nao teem dinheiro.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Que grande descoberta !
Os particulares ("famiilias") nao consomem porque nao teem dinheiro.
estaa todo concentrado (mal distribuiido).
Pelo caminho que trilhamos com estes dirigentes o limite ee 65% de impostos sobre quem trabalha, velhada enterrada e os que emigrarem nao chateiam.
Se antes disto houver porrada... nao se admirem.
estaa todo concentrado (mal distribuiido).
Pelo caminho que trilhamos com estes dirigentes o limite ee 65% de impostos sobre quem trabalha, velhada enterrada e os que emigrarem nao chateiam.
Se antes disto houver porrada... nao se admirem.

Quem está ligado: