Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CGTP reivindica aumentos salariais acima de 4% (LOLLLLLLLLL)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 3/9/2011 15:13

AutoMech Escreveu:
A-330 Escreveu:
A-330 Escreveu:Quando se oferece por menos dos que os seus colegas está a prostituir a sua classe.Está a dar ao patrão argumentos para achatar a situação dos que lá estão porque "tem gente a oferecer-se por menos", está a dizer ao patrão que a lei da oferta e da procura está do lado dele,e está a por-se a jeito para dentro de nada ver as suas condições degradadas e equiparadas ao seu emprego de onde saiu para ir prostituir-se.

Deixa-me ver se percebi. Um individuo é piloto da TAP. Queixa-se de que é dos mais mal pagos de todos, incluindo low costs (foi o que disseste). Mas recusa-se ir trabalhar para outra companhia, ganhando mais, porque isso vai prejudicar o colega que já lá está ?
Sim, faz todo o sentido. Então não se queixem e aguentem a exploração, se realmente se sentem explorados. Não tenho pena rigorosamente nenhuma.

Assuma o que disse por duas vezes. Seja honesto na discussão.

O que vc disse por 2 vezes ,era que ele ia a outra cia oferecer-se a trabalhar por MENOS dos que os que lá estão.
Assuma o que diz!! Não seja troca tintas.

E ao que me oponho não é ir para fora , mas oferecer-se a trabalhar por menos dos que os outros que lá estão.

Qual é a parte que ou não entendeu ou não quer entender?

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 3/9/2011 14:30

A-330 Escreveu:Mais , os sindicatos são a voz do trabalhador. Vc deu o exemplo da Opel , mas gostaria que me falasse da Auto Europa. Os trabalhadores UNIDOS , resolveram negociar com a empresa , usando a consultoria jurídica do sindicato e estão lá trabalhadores e empresa super satisfeitos.Inclusive representantes da empresa já vieram para a TV dizer que o acordo era muito bom para ambos.

Ainda bem que deste o exemplo da Opel vs Autoeuropa. Sabes certamente que já houve momentos na Autoeuropa em que os trabalhadores votaram em sentido contrário às indicações do sindicato (e esse provavelmente foi o grande segredo para a Autoeuropa ainda cá estar). Tivessem ido atrás do radicalismo dos seus defensores e o mais certo era estarem no mesmo sitio que os da Opel. Uma prova de que os trabalhadores têm a inteligência suficiente para não seguir discursos radicais comunistas, que só arrastam trabalhadores para o desemprego e empresas para a falência.

A-330 Escreveu:Quando se oferece por menos dos que os seus colegas está a prostituir a sua classe.Está a dar ao patrão argumentos para achatar a situação dos que lá estão porque "tem gente a oferecer-se por menos", está a dizer ao patrão que a lei da oferta e da procura está do lado dele,e está a por-se a jeito para dentro de nada ver as suas condições degradadas e equiparadas ao seu emprego de onde saiu para ir prostituir-se.

Deixa-me ver se percebi. Um individuo é piloto da TAP. Queixa-se de que é dos mais mal pagos de todos, incluindo low costs (foi o que disseste). Mas recusa-se ir trabalhar para outra companhia, ganhando mais, porque isso vai prejudicar o colega que já lá está ?
Sim, faz todo o sentido. Então não se queixem e aguentem a exploração, se realmente se sentem explorados. Não tenho pena rigorosamente nenhuma.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por A330-300 » 3/9/2011 6:01

Não vou. responder item por item outra vez.

Já disse várias vezes que sou contra os direitos adquiridos e a inflexibilidade laboral desde que compensados com dinheiro.

O que não pode ser é tirar direitos, dinheiro e dar uma dívida e uma palmadinha nas costas.

O sindicato só está a pedir dinheiro.Seria um bom momento para negociar o fim de direitos adquiridos. A troco de 4% de repente fazia-se cair um monte destas leis.Sairia baratíssimo para o país.

Qual é parte que não fui claro?

Apenas para dar um exemplo. Na China , país que não respeita os direitos humanos, comunista ,etc ,etc e que tem gente a ganhar salários de 75 euros e a trabalhar 31 dias por mês sem folgas ,não tem claro , sindicatos.
Mas muitos trabalhadores já se começaram a dar conta da força que a união lhes dá e já começaram a reivindicar melhores salários e a fazer greves. Claro que alguns são despedidos , outros tomam com umas pauladas , mas a verdade é que já houve classe de trabalhadores a dobrar o seu salário.

Se não lutarem por melhores condições continuariam sempre na mesma.Ou vc acha que o patrão lhes ia aumentar o salário porque eles são uns bacanos e não reclamam de nada?

Repito , os sindicato não são perfeitos , mas sem eles estaríamos pior.
Mais , os sindicatos são a voz do trabalhador. Vc deu o exemplo da Opel , mas gostaria que me falasse da Auto Europa. Os trabalhadores UNIDOS , resolveram negociar com a empresa , usando a consultoria jurídica do sindicato e estão lá trabalhadores e empresa super satisfeitos.Inclusive representantes da empresa já vieram para a TV dizer que o acordo era muito bom para ambos.

Agora ,há que unir-se e ter um sindicato por perto. O portuga é muito de reclamar e arranjar desculpas para não ter que se comprometer com nada.

E acredite.Não há lugar melhor deste mundo para conhecer as pessoas, para vê-las desnudas, do que em um sindicato.Ali vê-se bem de que material cada um é feito.E há surpresas interessantíssimas.Para o bem e para o mal.Desde o que levanta os braços para votar a greve e depois vai trabalhar até o que todos acham totó e que diz na cara do chefe que vai-se embora porque está em greve.

Seria um excelente estágio para qualquer psicólogo.

Quanto ao seu último parágrafo:

Quando vejo que insiste em tamanha aberração me dou conta que estou a falar para as paredes e encerro a minha participação após breve comentário.

Quando se oferece por menos dos que os seus colegas está a prostituir a sua classe.Está a dar ao patrão argumentos para achatar a situação dos que lá estão porque "tem gente a oferecer-se por menos", está a dizer ao patrão que a lei da oferta e da procura está do lado dele,e está a por-se a jeito para dentro de nada ver as suas condições degradadas e equiparadas ao seu emprego de onde saiu para ir prostituir-se.
Se calhar até é aceito na empresa , mas nunca terá o respeito de ninguém.Nem do seu patrão que apesar de o achar conveniente por lhe pagar menos , sabe bem que é um vendido.

A primeira pessoa que nos tem que respeitar nesta vida somos nós mesmos.O respeito que as outras pessoa tem por nós é directamente proporcional à nossa atitude.

A330

por Automech » 3/9/2011 5:12

A-330 Escreveu:2.Não é preciso ser braço armado de nenhum partido.Todos os sindicatos defendem causas sociais para aqueles que os pagam.

Claro que sim, mas quando um sindicato que é gigantesco, como o caso da CGTP, é na verdade o PCP queres que nós o levemos a sério ? Antes de começares a disparar contra os que estão contra os sindicatos olha à tua volta, vê quem são realmente os maiores e depois reflecte se é se seguir o que aquelas almas defendem.

A-330 Escreveu:Agora , o que não poder ser é uma pessoa não ter uma coisa nem outra.

O que não pode ser é a pessoa não ter trabalho. Essa é que deve ser a preocupação. E se no curto prazo for preciso abdicar de alguns direitos adquiridos, para que as empresas deixem de ter medo de contratar e comece a haver mais empregos, então é isso que se deve fazer. O objectivo final é criar mais empregos para que as empresas tenham de concorrer pelas pessoas e não as pessoas mendigarem pelas empresas. Essa é a melhor forma de assegurar que os trabalhadores defendem os seus interesses.

A-330 Escreveu:Sou a favor que se tirem direitos adquiridos sim , mas há que haver alguma compensação.E é para isto que servem os sindicatos.

Foi graças a isso que os trabalhadores da Opel Azambuja, seguindo fielmente a cartilha da CGTP, estão hoje nos cafés a curtir a mágoas.

A-330 Escreveu:O governo está já a tirar direitos adquiridos(contratos) assinados por ele mesmo(governo) assinados, agrava impostos , tudo à revelia , e o sindicato está a pedir uma compensação por isso.

Pedir, claro que pede. É para isso que é pago. A questão é a razoabilidade do que se pede. Não foi à toa que o Elias neste tópico meteu um LOL. Pedir 4% de aumento é mesmo para rir (porque para chorar já basta o resto).

A-330 Escreveu:3.Não estou a ser incoerente.Os direitos adquiridos foram assinados por duas partes.Não foi o sindicato que fez um direito adquirido.Ele requereu e a outra parte concordou e assinou. Se o governo não tivesse assinado , o sindicato o mais que podia fazer era continuar a pedir. Simples.

OK, então não andes aqui no forum a insurgir-te contras as mordomias do estado e a carrada de inutilidades de organismos que o estado tem porque isso também foi criado, legalmente. O mal é esse. É pensar-se que uma coisa, uma vez conseguida, nunca mais pode ser modificada. Agora mostraste na perfeição como pensa um sindicalista e porque é tão criticado.

A-330 Escreveu:4.Os sindicatos não tem que prestar nenhum serviço ao país!!!! Tem que prestar um bom serviço é a mim que é para isso que eu lhes pago.

Eu acho esta frase espectacular e que dispensa comentários.

A-330 Escreveu:5.Os sindicatos não são os culpados pela situação do país.O culpado é o governo que assinou os contratos , que mal administrou , que roubou , etc.

Claro, o problema é sempre dos outros. Eu ouço o Carvalho da Silva e numa coisa concordamos: o homem é coerente nas reinvidicações sempre cada vez maiores e na sua total inflexibilidade. Se depois isso deu numa lei miserável ? Bom isso já é um problema do governo, claro.

A-330 Escreveu:6.As lutas sindicais não foram um total fracasso.Conseguiu-se muito e poderiamos estar ainda pior.

Podíamos estar pior, sim senhor. Salvo erro ainda há 3 ou 4 países naquele ranking mundial da inflexibilidade laboral que foi publicado. Claro que a culpa é dos governos e jamais dos sindicatos. Aliás os sindicatos nem têm nada a ver com assuntos laborais.

A-330 Escreveu:Há que ver que um sindicato é a voz do seus trabalhadores. Se um sindicato não tem associados , ou os que tem nada reclamam, o sindicato deduz que estão todos contentes e a situação deteriora-se ao ponto de um engenheiro ganhar 600 euros.

Chega a esse ponto porque já ninguém liga a sindicatos. Nem os trabalhadores, porque não se revêm naquele discurso comunista de há 30 anos. Nem as empresas porque sabem que é pura perda de tempo ouvir tipos como o Carvalho da Silva. Quem se lixa é o desgraçado do engenheiro que vai trabalhar por 600 euros porque não tem 10 empresas a concorrerem pelo seu trabalho.

A-330 Escreveu:Ao final , vc falou em oferecer-se para trabalhar por menos???? Entendi bem ?? È mesmo , mesmo isso que quis dizer???

Vai lá ler o que eu escrevi. Tu é que te queixaste que os pilotos da TAP ganhavam menos do que os outros todos incluindo os das low cost. Então é fácil. Se concorrerem para trabalhar nas outras ainda conseguem um aumento de ordenado, mesmo trabalhando por menos do que os estrangeiros que lá estão. Juntam o útil (deixam de ser explorador) ao agradável (conseguem um aumento indo para outra empresa).

por A330-300 » 3/9/2011 5:07

BYPASS Escreveu:
A-330 Escreveu:Quanto aos rebeldezinhos sem causa que tanto criticam os sindicatos , apenas tenho a dizer que estes com os seus defeitos e virtudes ainda são uma das últimas ferramentas de que o trabalhador dispõe para não ser mais um Zezinho , um totó na mão das empresas e governo.

Esta gente medíocre é contra as manifestações porque atrapalham o trânsito e são comodistas e contra as greves porque não sei que...Como é que este gente quer ser ouvida e respeitada se se comportam como covardes amedrontados?

Agora , quando o Zezinho é míope e não enxerga isso ,a única coisa que me resta dizer é que o Zezinho é mesmo medíocre,curto de horizontes e mentalidade e tem mais é que se .....tomar na cabeça.

A330

Se todos tivessem um sindicato como o do A330 (eu sei que você sabe que eu sei!), ainda seria possível essa arrogância perante os outros e sobre a realidade global.

Algumas minorias de sindicatos de algumas classes profissionais, ainda se encontram escudados por motivos políticos, poder económico e organização que lhes permite lutar e ter peso nas decisões tomadas a nível de gestão.

Quantos sindicatos para além do seu, conhece com tanto poder para produzir impacto numa organização? Provavelmente contam-se pelos dedos actualmente, ou não?

Mas isso é uma minoria, porque se tiver a humildade de olhar para o resto, repara que a maioria nem sindicato que lhe possa defender os direitos possuí.

É esta a sociedade actual para a maioria das classes profissionais. Não se trata de mediocridade ou cobardia, mas a falta de inovação e actualização das armas dos sindicatos para combater a mudança que estamos a levar.

Cada um acredita nas armas que tem, mas não é por isso que deve fechar os olhos à realidade actual.

Como o respeitam a si e à sua opinião, peço-lhe que respeite a opinião dos outros em vez de catalogar de medíocres e cobardes as opiniões diferentes da sua, baseado numa realidade que não se enquadra, nem quer enquadrar no restante universo de trabalhadores.

Abraço!

O meu amigo está redondamente enganado.
No meu sindicato tb temos de tudo e temos imensos problemas com pessoas que não querem saber de nada. Se a classe à qual pertenço fosse perfeita em termos sindicais , os meus colegas não teriam dos salários mais baixos da Europa. Tb temos os nossos problemas , sim! E não são poucos!!

Como deve imaginar, não sou da geração à rasca nem estou à rasca,mas tive lá em solidariedade aos que estavam lá !!!!
É verdade que tive lá umas 2 horas , mas fui !!!

Vc esteve lá??? Não???? Por que se era fim de semana??? Tinha almoço de família , não é?? Pois...está tudo explicado..

Portanto caro bypass, arrogante é você que se acha acima dos "à rasca" e que acha que os problemas dos outros não o atingem .

O problema deste país é as pessoas serem mansas.Não se preocuparem com nada nem ninguém até ao momento em que a água lhes chega ao nariz , até que começam a preocupar-se...com elas próprias.

Para que saiba , eu não trabalho em Portugal há anos , portanto o sindicato para mim não me serve de nada mas eu continuo a pagar religiosamente a minha quota porque acredito que este é o meu contributo para a classe. Você faz isso pela sua????
Não??? Ah pois...

Cada um colhe o que planta..

A330

por A330-300 » 3/9/2011 4:41

JMHP Escreveu:
A-330 Escreveu:Enquanto o governo não reduzir as suas mordomias em 4%( as reduções apenas afetam as pessoas) ,e margem para muito mais há para isso , não vejo nada de incoerente no pedido dos sindicatos.

Se há dinheiro para manter o regabofe também terá que haver algum não para o meu regabofe , mas para minimizar um pouco as perdas que só o Zezinho tem tido.

Quanto aos rebeldezinhos sem causa que tanto criticam os sindicatos , apenas tenho a dizer que estes com os seus defeitos e virtudes ainda são uma das últimas ferramentas de que o trabalhador dispõe para não ser mais um Zezinho , um totó na mão das empresas e governo.

Esta gente medíocre é contra as manifestações porque atrapalham o trânsito e são comodistas e contra as greves porque não sei que...Como é que este gente quer ser ouvida e respeitada se se comportam como covardes amedrontados?

Agora , quando o Zezinho é míope e não enxerga isso ,a única coisa que me resta dizer é que o Zezinho é mesmo medíocre,curto de horizontes e mentalidade e tem mais é que se .....tomar na cabeça.

A330

A realidade e os factos demonstram o contrário, os sindicatos em vez de ajudar, enterram mais o Zezinho ao insistirem num modelo ultrapassado no tempo, nas causas e nas soluções.

Isto é tão simples e claro de ver que qualquer pessoa com "dois dedos de testa", entende que o país e a sociedade está afundar-se no caos devido a um modelo de desenvolvimento e social errado e a insistência e resistência dos organismos sociais à mudança só pode resultar num desastre ainda maior.

Não concordo com tudo o que os sindicatos fazem.Em resposta ao AutoMech já lhe digo que isso dos direitos adquiridos é uma treta.Eu não tenho nenhum há anos e não troco o meu emprego por nenhum destes cheios de direitos e benefícios.
Eu não quero seguros da empresa, nem carro , nem nada. Eu quero dinheiro para comprar tudo isso.

Acabem com grande parte dos direitos adquiridos e paguem melhor às pessoas.As pessoas preferem dinheiro.
Pessoas com dinheiro pagam as suas contas , plano de saúde,PPR , as empresas terão sempre gente a dar o seu melhor , e ao terem melhores salários , mais descontarão para o IRS.

Bom para todos.

Agora , já que o governo está a tirar tudo , e ainda me está a por nas costas uma dívida...quero sim os 4% !! E estou a ser modesto!!

A330

por A330-300 » 3/9/2011 4:29

AutoMech,

Vou numerar as respostas já que não me entendo com os quotes.

1.Sim , e úma central sindical.Grande , mas há muitos mais.

2.Não é preciso ser braço armado de nenhum partido.Todos os sindicatos defendem causas sociais para aqueles que os pagam.Eu pago um advogado e ele vai me defender mesmo sendo eu um assassino confesso.
Quanto aos direitos adquiridos , na verdade pessoalmente estou-me nas tintas para eles. Se quer que lhe diga , eu mesmo , não tenho direito a nenhum.Posso ser mandado embora a qualquer momento sem direito a nada , se fico doente , pagam-me 10 dias de baixa e depois não pagam mais nada.Nem benefícios a não ser aqueles que a cia me dá. Mas tenho uma compensação financeira por toda essa falta de benefícios.

Agora , o que não poder ser é uma pessoa não ter uma coisa nem outra.
Sou a favor que se tirem direitos adquiridos sim , mas há que haver alguma compensação.E é para isto que servem os sindicatos.
O governo está já a tirar direitos adquiridos(contratos) assinados por ele mesmo(governo) assinados, agrava impostos , tudo à revelia , e o sindicato está a pedir uma compensação por isso.

Eu defendo aumento de salários e o fim de direitos adquiridos.

3.Não estou a ser incoerente.Os direitos adquiridos foram assinados por duas partes.Não foi o sindicato que fez um direito adquirido.Ele requereu e a outra parte concordou e assinou. Se o governo não tivesse assinado , o sindicato o mais que podia fazer era continuar a pedir. Simples.

4.Os sindicatos não tem que prestar nenhum serviço ao país!!!! Tem que prestar um bom serviço é a mim que é para isso que eu lhes pago.
E ainda bem que mal ou bem lá vão fazendo alguma coisa , porque o governo , a quem eu tb pago (impostos) além de não fazer nada a não ser tirar-me dinheiro ,ainda me anda a endividar.

5.Os sindicatos não são os culpados pela situação do país.O culpado é o governo que assinou os contratos , que mal administrou , que roubou , etc.
Quanto ao pessoal dos sindicatos que não trabalha há anos..Bom , alguém tem que se dedicar a tempo inteiro àquilo. Provavelmente nunca entrou em um sindicato e não tem a mínima noção do trabalho que há lá. aquilo não é uma reunião de amigos para um pic nic ao sábado.

6.As lutas sindicais não foram um total fracasso.Conseguiu-se muito e poderiamos estar ainda pior. Há que ver que um sindicato é a voz do seus trabalhadores. Se um sindicato não tem associados , ou os que tem nada reclamam, o sindicato deduz que estão todos contentes e a situação deteriora-se ao ponto de um engenheiro ganhar 600 euros.
Claro que quando chegamos a este ponto, ai, ai, ai que o sindicato não faz nada.Mas são os que reclamam do sindicato que nunca lá põe os pés.
E olhe , que sei do que falo.Estive 10 anos a trabalhar junto ao sindicato posso-lhe dizer que a grande maioria tem medo ou preguiça de se envolver ,outros há que vão lá gritam , e tal , mas na hora H desaparecem , e depois , sobra um núcleo duro que aguenta as pontas muitas vezes com custos para si mesmo.Posso lhe dizer que em um dos meus empregos tive um processo disciplinar totalmente injusto pela minha ligação ao sindicato.

7.Para já....não há low costs portuguesas. Há uma baseada no OPO e em Faro , mas não tem vagas.Mas sim , tem pilotos e comissários portugueses lá a trabalhar.
Depois,por que mudar de emprego se posso tentar melhorar a situação que tenho aqui?

Ao final , vc falou em oferecer-se para trabalhar por menos???? Entendi bem ?? È mesmo , mesmo isso que quis dizer???
Olhe , para mim isso de se oferecer a trabalhar por menos é na verdade trabalhar contra a sua classe , e a isso eu chamo prostituição laboral.E não é um termo bem empregue já que as prostitutas começam sempre por pedir mais para depois irem baixando.
Já bem basta quando temos que nos mudar para um emprego que nos paga pior por falta de opção.
Repudio com desprezo esse comportamento.

A330

[/quote]

por JMHP » 3/9/2011 2:39

A-330 Escreveu:Enquanto o governo não reduzir as suas mordomias em 4%( as reduções apenas afetam as pessoas) ,e margem para muito mais há para isso , não vejo nada de incoerente no pedido dos sindicatos.

Se há dinheiro para manter o regabofe também terá que haver algum não para o meu regabofe , mas para minimizar um pouco as perdas que só o Zezinho tem tido.

Quanto aos rebeldezinhos sem causa que tanto criticam os sindicatos , apenas tenho a dizer que estes com os seus defeitos e virtudes ainda são uma das últimas ferramentas de que o trabalhador dispõe para não ser mais um Zezinho , um totó na mão das empresas e governo.

A330

A realidade e os factos demonstram o contrário, os sindicatos em vez de ajudar, enterram mais o Zezinho ao insistirem num modelo ultrapassado no tempo, nas causas e nas soluções.

Isto é tão simples e claro de ver que qualquer pessoa com "dois dedos de testa", entende que o país e a sociedade está afundar-se no caos devido a um modelo de desenvolvimento e social errado e a insistência e resistência dos organismos sociais à mudança só pode resultar num desastre ainda maior.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Automech » 3/9/2011 2:26

A-330 Escreveu:A CGTP é apenas um dos sindicatos entre os vários que há.

É apenas um, salvo seja. Comparar a CGTP e a UGT com outros sindicatos e conjuntos de sindicatos é o mesmo que dizer que os 5 partidos do parlamento são "apenas" alguns dos partidos que existem.

A-330 Escreveu:Falando da CGTP ,insisto que mesmo com os defeitos que tem ,tem mais virtudes do que defeitos.
A CGTP é a voz da oposição dos trabalhadores.Na política também a oposição é necessária.

Isso não é um exclusivo da CGTP. É a função de qualquer sindicato. O que critico é a razoabilidade da CGTP. Sendo o braço armado do PCP, facilmente se percebe que tipo de propostas têm.

Se consideras que a CGTP tem mais virtudes do que defeitos és livre de ter a tua opinião. Não te queixes depois é da mentalidade vigente dos "direitos adquiridos" que se propaga em todos os sectores da sociedade e que tanto criticas neste forum.

A-330 Escreveu:A lei laboral que temos e que vc refere , no fundo é má para o país( não poder despedir) , mas é ótima para o trabalhador.

Se má para o país não pode ser boa para o trabalhador. O país somos todos, incluindo os trabalhadores.
Além disso discrimina trabalhadores de primeira e trabalhadores de segunda, tratando diferenciadamente um trabalhador efectivo de todos os outros trabalhadores (e candidatos e trabalhadores porque os desempregados são, eles também, trabalhadores). Se isto é uma lei boa para trabalhadores vou ali e já venho.

A-330 Escreveu: Não estou a dizer que concordo com ela, antes pelo contrário , mas pode-se dizer que foi uma grande conquista dos trabalhadores

Uma conquista que nas tuas palavras anteriores foi "má para o pais". Logo, se foi uma conquista dos sindicatos é óbvio que os sindicatos prestaram um mau serviço ao pais. És tu próprio que o admites ao dizeres isto.

A-330 Escreveu:Claríssimo está e inútil será dizer que o melhor sindicato é a lei da oferta e procura , mas isso na esmagadora maioria dos casos não é uma opção disponível para os trabalhadores.

Não é porque os sindicatos tudo fizeram para que não seja, prejudicando precisamente aqueles que supostamente deviam defender. A razão pela qual o fazem sabemos muito bem qual é. Basta ir aos sindicatos e ver há quantos anos foi o último dia de trabalho daquela malta.

A-330 Escreveu:E assim como os salários sobem quando há excesso de oferta de empregos , tb tendem a diminuir quando á excesso de mão de obra.E é nestes casos que os sindicatos entram.Mais que não seja para garantir a manutenção das condições já conseguidas. Ou então assistimos a este cenário de terror onde há engenheiros a ganhar 600 euros por mês.

Então se tu admites que há um cenário de terror com engenheiros a ganhar 600 euros isso é o comprovar que as lutas sindicais foram um total fracasso, produzindo um aborto de legislação laboral.

A-330 Escreveu:O resultado foi que poder de compra deles desmoronou , tem dos salários mais baixos da Europa(até as Low cost( !!!!) pagam mais)e ainda são achincalhados pela opinião pública.

Só me questiono é porque é que os pilotos trabalham na TAP se as low costs pagam melhor. Bastava ir lá oferecerem-se a um custo mais baixo e certamente eram contratados, passando a ganhar mais.

Eu, se for engenheiro, se me sentir mal pago e ao lado estiverem a contratar engenheiros, ainda por cima com um salário superior, só se for masoquista é que fico no mesmo sitio.

por A330-300 » 3/9/2011 2:00

AutoMech Escreveu:
A-330 Escreveu:Quanto aos rebeldezinhos sem causa que tanto criticam os sindicatos , apenas tenho a dizer que estes com os seus defeitos e virtudes ainda são uma das últimas ferramentas de que o trabalhador dispõe para não ser mais um Zezinho , um totó na mão das empresas e governo.

Sabes bem que não é com a CGTP que os trabalhadores lá vão. A CGTP não é mais do que o PCP travestido e é ridículo pensar que alguma coisa anda para a frente neste pais a falar com o PCP.

A melhor forma do trabalhador não ser um fantoche nas mãos da empresa é haver muito trabalho disponível e, se este patrão me trata mal ou me paga mal, ter ao lado 20 patrões para onde pode ir. Coisa que, diga-se, não acontece hoje em dia muito graças aos radicais da CGTP que ajudaram a manter a belíssima legislação laboral que temos.

A CGTP é apenas um dos sindicatos entre os vários que há. E aqui no forum já vi críticas a todos.
Falando da CGTP ,insisto que mesmo com os defeitos que tem ,tem mais virtudes do que defeitos.
A CGTP é a voz da oposição dos trabalhadores.Na política também a oposição é necessária.

Basta ver a porcaria que deu no último governo que conseguiu calar a oposição com uma maioria absoluta.Ou já se esqueceu?? Ah pois é....

A lei laboral que temos e que vc refere , no fundo é má para o país( não poder despedir) , mas é ótima para o trabalhador. Não estou a dizer que concordo com ela, antes pelo contrário , mas pode-se dizer que foi uma grande conquista dos trabalhadores (é para eles que o sindicato trabalha , ou não?) , que nunca teria sido conseguido se cada um fosse lá com um cartaz para a
frente de S.Bento.
Assim como esta conquista foi má para o país , outras houveram que não afetaram em nada o país , até são comuns a outros países , mas que nunca seriam conseguidas senão fossem os sindicatos.

Claríssimo está e inútil será dizer que o melhor sindicato é a lei da oferta e procura , mas isso na esmagadora maioria dos casos não é uma opção disponível para os trabalhadores.E assim como os salários sobem quando há excesso de oferta de empregos , tb tendem a diminuir quando á excesso de mão de obra.E é nestes casos que os sindicatos entram.Mais que não seja para garantir a manutenção das condições já conseguidas. Ou então assistimos a este cenário de terror onde há engenheiros a ganhar 600 euros por mês.

Falo de um caso que conheço muito bem.Todos criticam os pilotos da TAP.Mas eles foram bonzinhos (fui contra isso) e há 11 anos quando entrou o FP aceitaram ficar 5 anos sem aumentos para ajudar a empresa e como voto de confiança ao FP. Resultado , depois de 7 anos tiveram que se por de pé porque senão ainda hoje estariam sem aumentos e mesmo assim não repuseram toda a situação anterior(nem de perto). Ah e tal , agora é o downturn , é o Bin Laden , o vulcão , o petróleo ,a bolsa caiu,está a chover,etc..
O resultado foi que poder de compra deles desmoronou , tem dos salários mais baixos da Europa(até as Low cost( !!!!) pagam mais)e ainda são achincalhados pela opinião pública.

Se eles , unidos como são , com um sindicato com condições de prover bons advogados , economistas , etc tiveram as suas condições achatadas , imagine-se o trabalhador que está entregue ao Deus dará.

Continuo a dizer , que enquanto não vir o governo a dar o exemplo e a cortar na SUA despesa e mordomias , enquanto trabalhador e com emprego , não considero o país em crise.Considero sim , que apenas me estão a tentar tirar mais e por isso considero justo ir para as ruas e pedir aumentos.
Ou então ir para as ruas e exigir o fim da orgia onde o único que está na roda é o meu.

Venham os sindicatos para me ajudarem !

A330

por ferreira10 » 3/9/2011 1:27

Ir para uma reunião de concertação social formatado para uma determinada ideologia, não é próprio de quem queira negociar.É estar a soldo de alguém!No caso da agenda do PCP.

Ninguém aqui disse que os sindicatos não eram necessários.A pergunta que deverás fazer a ti próprio é esta;não se conseguiria arranjar uma melhor personalidade para liderar a CGTP de modo a que os trabalhadores pudessem retirar dividendos de uma liderança mais bem conseguida?Se não houver desonestidade mental da tua parte, a resposta é mais do que evidente.Basta passares em revista aquilo que Carvalho da Silva capitalizou como Vitórias a favor dos trabalhadores.

Não te preocupa que aquilo que tenha resultado em termos de ganhos para os trabalhadores decorrentes desta liderança da CGTP seja zero ou muito próximo de zero?Ou para ti é suficiente que este individuo encabece uma manifestação e que fique bem visível à frente de uma «manada de manifestantes» sedentos de fazer greves e manifestações cujos proveitos resultam sistematicamente nulos?Se pensas assim, se pensas que devam ser feitas greves e manifestações a qualquer preço, sem exigir aos negociadores produtividade negocial, isso é uma forma de desrespeito pelos manifestantes e pelos grevistas.É apelida-los de «monos»; alguém que segue o líder sem o questionar.

A-330:
Há técnicas de comunicação que se ensinam.Para quem queira ser versado nessas questões.Um negociador tem que ser um «sedutor». Não é para engatar os restantes participantes negociais.:mrgreen:
É para que os consiga convencer; dar-lhes a volta e por conseguinte possam aderir por essa via às suas ideias.

Este individuo já se auto excluiu de reuniões da concertação social.Dá-se ao luxo de o fazer.Não mostra competências pedagógicas nem comunicacionais que possam levar qualquer negociata a Bom Porto.Pergunto: é a melhor solução para os trabalhadores? Claro que não!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por BYPASS » 3/9/2011 1:15

A330

Se todos tivessem um sindicato como o do A330 (eu sei que você sabe que eu sei!), ainda seria possível essa arrogância perante os outros e sobre a realidade global.

Algumas minorias de sindicatos de algumas classes profissionais, ainda se encontram escudados por motivos políticos, poder económico e organização que lhes permite lutar e ter peso nas decisões tomadas a nível de gestão.

Quantos sindicatos para além do seu, conhece com tanto poder para produzir impacto numa organização? Provavelmente contam-se pelos dedos actualmente, ou não?

Mas isso é uma minoria, porque se tiver a humildade de olhar para o resto, repara que a maioria nem sindicato que lhe possa defender os direitos possuí.

É esta a sociedade actual para a maioria das classes profissionais. Não se trata de mediocridade ou cobardia, mas a falta de inovação e actualização das armas dos sindicatos para combater a mudança que estamos a levar.

Cada um acredita nas armas que tem, mas não é por isso que deve fechar os olhos à realidade actual.

Como o respeitam a si e à sua opinião, peço-lhe que respeite a opinião dos outros em vez de catalogar de medíocres e cobardes as opiniões diferentes da sua, baseado numa realidade que não se enquadra, nem quer enquadrar no restante universo de trabalhadores.

Abraço!

Registado: 6/11/2008 13:21

Re: CGTP reivindica aumentos salariais acima de 4% (LOLLLLLL

por Automech » 3/9/2011 1:05

Marco Martins Escreveu:Regressando um pouco ao trabalho das pessoas, muitas vezes temos a tendência para pensar que as pessoas formadas, com conhecimentos de gestão, engenharia, ciências, sobredotados, etc é que são as boas pessoas e aquelas que mais contribuem para o bem da sociedade... mas muitas vezes esquecemo-nos que sem trolhas não temos casas, sem picheleiros não temos wc nem saneamentos, sem técnicos nem tv temos...

E o reverso Marco ? Há pedreiros, pintores, canalizadores, etc que ganham mais do que engenheiros, economistas, etc.
Também poderiam dizer: Epá, este gajo canalizador, não se preocupou em estudar, borrifou-se para os estudos e eu, que andei a estudar até aos 22 ou 23 anos ganho menos que ele.

Isto é simplesmente o mercado. Se começa a haver falta de pedreiros, os que existem simplesmente sobem o preço por hora. Se começa a haver gestores a mais, simplesmente desce o ordenado que ganham. Quem é inteligente começa a ir para pedreiro em vez de estudar para gestor. Quem não é insiste em ser gestor e reclama que o estado não lhe arranja emprego, não fixa um salário alto para ele que é o Sr. gestor, reclama que o patrão é um explorador, etc.

por Mcmad » 3/9/2011 1:00

Porque te ris Elias?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Elias » 3/9/2011 0:45

Marco Martins Escreveu:Isso não seria uma solução mas sim uma confusão!!!

O facto de haver menores diferenças salariais, não é um impedimento a que as pessoas sejam diferenciadas pelo seu salário.

Acham que faz sentido numa empresa onde a maioria dos trabalhadores recebe o mínimo, haver 2 ou 3 administradores a ficarem com quase tudo?

Acham correcto por exemplo no BPN perto já da falencia, entrar uma pessoa a ganhar vários milhões?

Então como é que tu "achas" que se deve distribuir os salários?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 3/9/2011 0:32

Sabes bem que não é com a CGTP que os trabalhadores lá vão. A CGTP não é mais do que o PCP travestido e é ridículo pensar que alguma coisa anda para a frente neste pais a falar com o PCP.

A melhor forma do trabalhador não ser um fantoche nas mãos da empresa é haver muito trabalho disponível e, se este patrão me trata mal ou me paga mal, ter ao lado 20 patrões para onde pode ir. Coisa que, diga-se, não acontece hoje em dia muito graças aos radicais da CGTP que ajudaram a manter a belíssima legislação laboral que temos.

por Marco Martins » 3/9/2011 0:08

VirtuaGod Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Embora este não fosse um comentário raivoso, concordo com o teu ponto de vista!

O meu é que foio deixa lá. Devias ter explicado melhor o " baixar o salário a quem mais ganha". Se eles fizerem o que o ferreira10 disse realmente é cascar neles. E a alguns "administradores" de empresas públicas tb. Concordo também que o empregos que envolvem trabalhos manuais são muitas vezes mal remunerados, principalmente se for por conta de outrem. Dou comigo muitas vezes a olhar para lixeiros à noite e pensar "quanto receberão estes tipos e quando me tinham de pagar para fazer este trabalho". Por isso sim, de uma forma geral estamos de acordo.

Eu às vezes exalto-me quando vejo algo que não concordo e o teu discurso parece-me demasiado "sindicalista"... peço desculpa! A verdade é que estás a concordar que os salários mais altos não deveriam ser castigados se essas pessoas trouxerem mais valias à empresa e mereçam esses salários... Os salários deviam ser ajustados às competências e mais valias não simplesmente ajustados porque o patrão não deve receber tanto como todos os empregados juntos. Já pensaste que se não fosse bom patrão se calhar todas aquelas pessoas estariam no desemprego? Quantas familias perdiam o pão que têm na mesa se esse patrão não gastasse HORAS de sono a pensar na melhor forma de gerir o negócio? Não é ajustar os salários por ajustar!! :wink:

;) certo!

Registado: 7/4/2007 17:13

por VirtuaGod » 3/9/2011 0:04

Marco Martins Escreveu:Embora este não fosse um comentário raivoso, concordo com o teu ponto de vista!

O meu é que foio deixa lá. Devias ter explicado melhor o " baixar o salário a quem mais ganha". Se eles fizerem o que o ferreira10 disse realmente é cascar neles. E a alguns "administradores" de empresas públicas tb. Concordo também que o empregos que envolvem trabalhos manuais são muitas vezes mal remunerados, principalmente se for por conta de outrem. Dou comigo muitas vezes a olhar para lixeiros à noite e pensar "quanto receberão estes tipos e quando me tinham de pagar para fazer este trabalho". Por isso sim, de uma forma geral estamos de acordo.

Eu às vezes exalto-me quando vejo algo que não concordo e o teu discurso parece-me demasiado "sindicalista"... peço desculpa! A verdade é que estás a concordar que os salários mais altos não deveriam ser castigados se essas pessoas trouxerem mais valias à empresa e mereçam esses salários... Os salários deviam ser ajustados às competências e mais valias não simplesmente ajustados porque o patrão não deve receber tanto como todos os empregados juntos. Já pensaste que se não fosse bom patrão se calhar todas aquelas pessoas estariam no desemprego? Quantas familias perdiam o pão que têm na mesa se esse patrão não gastasse HORAS de sono a pensar na melhor forma de gerir o negócio? Não é ajustar os salários por ajustar!! :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Marco Martins » 3/9/2011 0:03

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Até certo ponto concordo com uma diferenciação visível... mas deveremos ter sempre em conta que as sociedades se fazem de pessoas e que todos deverão receber o mínimo para ter uma vida digna (independemente de haver diferenças salariais).

Curto e grosso: o que achas que legislar no sentido de haver salários iguais para todos e acaba-se a discussão? :P

Isso não seria uma solução mas sim uma confusão!!!

O facto de haver menores diferenças salariais, não é um impedimento a que as pessoas sejam diferenciadas pelo seu salário.

Acham que faz sentido numa empresa onde a maioria dos trabalhadores recebe o mínimo, haver 2 ou 3 administradores a ficarem com quase tudo?

Acham correcto por exemplo no BPN perto já da falencia, entrar uma pessoa a ganhar vários milhões?

por Elias » 2/9/2011 23:55

Marco Martins Escreveu:Até certo ponto concordo com uma diferenciação visível... mas deveremos ter sempre em conta que as sociedades se fazem de pessoas e que todos deverão receber o mínimo para ter uma vida digna (independemente de haver diferenças salariais).

Curto e grosso: o que achas que legislar no sentido de haver salários iguais para todos e acaba-se a discussão? :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 2/9/2011 23:55

ferreira10 Escreveu:E o Carvalho da Silva nunca o conseguiu fazer.

Ter o Carvalho da Silva à frente ou o PCP é o mesmo. Se é evidente que nenhum governo conseguirá fazer o que quer que seja ouvindo o PCP, também não o conseguirá com a CGTP. Daí eu dizer que dialogar com eles é pura perda de tempo.

por Marco Martins » 2/9/2011 23:50

VirtuaGod Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Sou a favor de que exista um maior equilibrio nos vencimentos, mas desengane-se quem pensa que isso passa apenas por beneficiar os que recebem menos!! Os que recebem mais terão igualmente de ser penalizados...

Eu tb sou a favor... mas este tipo de comentários raivosos só me faz apetecer não conversar sobre isso! Se a pessoa que ganha mais dá 1 milhão a ganhar à casa, e as outras pessoas todas dão tb 1 milhão a ganhar à casa devem receber o mesmo! As coisas têm de ser MUITO bem feitas não é só aumentar aos que ganham pouco e cascar nos que ganham muito. É cascar na incompetência e nos salários inflacionados (e acreditem que eu vejo MUITOS salários de 600 euros que na minha opnião estão inflacionados)INDEPENDENTEMENTE do que se ganha!!

Embora este não fosse um comentário raivoso, concordo com o teu ponto de vista!

Normalmente o vencimento deverá corresponder a uma mais valia que a pessoa trás para a empresa.

Porém escrevi mais uma coisa que deveria ser comentada:

"Faz sentido o cargo mais alto de uma empresa ganhar mais do que todos os empregados juntos (considerando vencimento, prémios e comissões)?!?! Afinal de contas a empresa é apenas uma pessoa ou um conjunto de pessoas?!? "

Nesse sentido é que digo que aqueles que ganham muito deverão perder um bocado das regalias.

Regressando um pouco ao trabalho das pessoas, muitas vezes temos a tendência para pensar que as pessoas formadas, com conhecimentos de gestão, engenharia, ciências, sobredotados, etc é que são as boas pessoas e aquelas que mais contribuem para o bem da sociedade... mas muitas vezes esquecemo-nos que sem trolhas não temos casas, sem picheleiros não temos wc nem saneamentos, sem técnicos nem tv temos...

Até certo ponto concordo com uma diferenciação visível... mas deveremos ter sempre em conta que as sociedades se fazem de pessoas e que todos deverão receber o mínimo para ter uma vida digna (independemente de haver diferenças salariais).

por A330-300 » 2/9/2011 23:40

Enquanto o governo não reduzir as suas mordomias em 4%( as reduções apenas afetam as pessoas) ,e margem para muito mais há para isso , não vejo nada de incoerente no pedido dos sindicatos.

A330

por Pickbull » 2/9/2011 23:36

Marco Martins Escreveu:Os que recebem mais terão igualmente de ser penalizados...

Porquê?

Quem é competente e traz valor à sua empresa deve ser remunerado em função disso.

Tal como diz o VG há quem receba o ordenado mínimo e nem sequer o mereça!
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por ferreira10 » 2/9/2011 23:20

À dias veio a público uma noticia que versava acerca daquilo que estes participantes ganham em cada reunião de concertação social.Alegadamente, segundo a mesma noticia, ganham uma soma exorbitante. Paga naturalmente pelo Estado.

Ser extremista, no sentido de se colocar numa posição tal, que seja impossível um qualquer consenso, é especular o preço total de um qualquer entendimento.Mais reuniões são necessárias; mais dinheiro ganham os participantes!

Por esta ordem de ideias, o Carvalho da Silva é mas é um grande especulador.Um dos maiores da nossa praça :mrgreen:

Agora a falar a sério; os extremismos nunca levaram ninguém a lado nenhum.Há espaço para que as centrais sindicais possam fazer muito pelos trabalhadores.Mas na verdade, o que é liquido, é que nada fizeram, e ao que parece, pouco ou nada farão por esses trabalhadores.Ser assertivo e razoável é meio caminho para convencer os outros.E o Carvalho da Silva nunca o conseguiu fazer.Os trabalhadores ficam mais prejudicados com estes personagens do que o contrario.Em boa verdade, o único poder que assiste ao Carvalho da Silva é a marcação de manifestações e poder para entupir o transito em Lisboa.Fora isso, não tem poder nenhum para alterar o que quer que seja.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], jprgodinho, m-m, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 163 visitantes