Governo anuncia amanhã ás 15H corte Historico na despesa
Quem não aprendeu em mais de duas décadas que as diferenças entre PS e PSD são de pormenor, não era em três meses que ia aprender...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro Artista,
É óbvio que foi o Partido Socialista com aquele ignóbil do Sócrates que nos deixou neste estado, dúvidas?
Todos os dias emitia dívida atrás de dívida e todos os dias nos dizia que estávamos a sair da crise!
É pena que ainda haja tantos tapadinhos em Portugal.
Agora temos mesmo que apertar o cinto e não refiles muito porque "para baixo há sempre espaço"!
Abraço mfsr1980
É óbvio que foi o Partido Socialista com aquele ignóbil do Sócrates que nos deixou neste estado, dúvidas?
Todos os dias emitia dívida atrás de dívida e todos os dias nos dizia que estávamos a sair da crise!
É pena que ainda haja tantos tapadinhos em Portugal.
Agora temos mesmo que apertar o cinto e não refiles muito porque "para baixo há sempre espaço"!
Abraço mfsr1980
Editado pela última vez por mfsr1980 em 1/9/2011 18:43, num total de 1 vez.
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"Vocês", quem?!
Achas que pagam todos a factura?! E achas que é só o partido socialista que tem culpa?!
Achas que pagam todos a factura?! E achas que é só o partido socialista que tem culpa?!
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Vocês não querem é pagar a factura!!!
A festa terminou, a troika está aí e agora se não querem acabar a recolher comida dos caixotes do lixo têem de apertar o cinto!
Um corte de despesa significa despedimentos/redução de ordenados na função pública e mandar algumas fundações às urtigas e isso não pode ser feito assim à bruta.
Espero que aprendam a lição e não votem nos socialistas tão depressa!
Abraço mfsr1980
A festa terminou, a troika está aí e agora se não querem acabar a recolher comida dos caixotes do lixo têem de apertar o cinto!
Um corte de despesa significa despedimentos/redução de ordenados na função pública e mandar algumas fundações às urtigas e isso não pode ser feito assim à bruta.
Espero que aprendam a lição e não votem nos socialistas tão depressa!
Abraço mfsr1980
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richardj, quem define os horários são as escolas, não é o Ministério, ou estás a referir-te ao Curriculo?!
As escolas com 20 alunos são do 1º ciclo, muitas vezes há um professor que lecciona do 1º ao 4º ano... o que estás a sugerir duvido que exista algum caso!?
Em teoria tudo é possível, na prática é difícil... é mais o menos o mesmo que dizer que o Benfica pode vender alguns dos seus melhores jogadores, comprar outros mais baratos e ainda assim ficar com uma equipa melhor, em teoria isso é verdade, na prática é difícil...
Não sei se a educação está mal, dadas as condições acho que até não está muito mal...
E os efeitos são bons ou maus?!
E os efeitos podem existir quer se gaste mais ou menos, a diferença não está ai, está no que se perde para poupar!
richardj Escreveu:quanto há ultima parte não sei o que é que não percebeste. se uma escola tem 20 alunos, quantas turmas tem essa "escola"? uma turma? uma escola que só tem uma turma? tipo só tem 5º ano uma turma. achas que há dinheiro para financiar uma estrutura dessas? para uma turma ter 8 ou 9 professores (para cada disciplina). para teres 1 professor para 2 ou 3 alunos?
As escolas com 20 alunos são do 1º ciclo, muitas vezes há um professor que lecciona do 1º ao 4º ano... o que estás a sugerir duvido que exista algum caso!?
richardj Escreveu:tudo o que quero dizer é que é possível gastar menos e ter melhor educação, alias no estado em que está a nossa educação é difícil ter pior educação.
Em teoria tudo é possível, na prática é difícil... é mais o menos o mesmo que dizer que o Benfica pode vender alguns dos seus melhores jogadores, comprar outros mais baratos e ainda assim ficar com uma equipa melhor, em teoria isso é verdade, na prática é difícil...
Não sei se a educação está mal, dadas as condições acho que até não está muito mal...
richardj Escreveu:ainda me lembro de haver uma lei em que se um aluno chumbasse o 9º ano, se fosse fazer "exame de recuperação" de português e de matemática de 9º e se passasse então podia passar para o 10º ano para não ficar numa turma sem amigos. com isso podias ter o caso de uma pessoa tinha chumbado a fisico-quimica no 8º ano, não fez a do 9º (não tinha de fazer exame nem foi as aulas), passa para o 10º e se escolher a área de ciências e tecnologia vai ter físico química de 10º ano ... são esse tipo de coisas que não tem custos mas tem efeitos relevantes na educação.
E os efeitos são bons ou maus?!
E os efeitos podem existir quer se gaste mais ou menos, a diferença não está ai, está no que se perde para poupar!
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Infelizmente este corte brutal de despesas, significa um aumento brutal de impostos.
Segundo de apercebi o governo pretende arrecadar mais 1.100 milhões de euros em IVA, o que representa um aumento médio de 9% de IVA a todos os escalões ( claro que o Governo não vai aumentar os escalões em 9%, apenas irá passar produtos de 6 para 13% e 23% e de 13% para 23% ( o escalão de 13% praticamente deixará de ter produtos))
Após o aumento de 17% na Electricidade dei-me ao trabalho de fazer umas contas para a minha mãe e fiquei aterrado !
Na electricidade e com o aumento médio do Iva em 9%, o estado consegue ( a uma reformada)agravar os Impostos num valor aproximado de 10% !!!
Só espero que estas coisas sejam para bem de todos e na realidade funcione.
Segundo de apercebi o governo pretende arrecadar mais 1.100 milhões de euros em IVA, o que representa um aumento médio de 9% de IVA a todos os escalões ( claro que o Governo não vai aumentar os escalões em 9%, apenas irá passar produtos de 6 para 13% e 23% e de 13% para 23% ( o escalão de 13% praticamente deixará de ter produtos))
Após o aumento de 17% na Electricidade dei-me ao trabalho de fazer umas contas para a minha mãe e fiquei aterrado !
Na electricidade e com o aumento médio do Iva em 9%, o estado consegue ( a uma reformada)agravar os Impostos num valor aproximado de 10% !!!
Só espero que estas coisas sejam para bem de todos e na realidade funcione.
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ul Escreveu:Gaspar a postigar
por Rui Rocha | 01.09.11
Vitor Gaspar começa a fazer-me lembrar o saudoso (livra) Hélder Postiga..........
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/3400437.html
Muito bom!
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AutoMech Escreveu:Este governo ainda não percebeu que quanto mais fala, mais expecativas cria e maior é a desilusão. Agora é o PPC:
PM: Corte na despesa em 2012 será «o maior de que há memória»
O da economia diz que será um corte histórico. O das finanças já vai na 2a ou 3a conferência que convoca, supostamente para falar em corte de despesa e saem aumento de impostos. Agora este vem com a mesma conversa. É assim que o estado de graça vai ao ar...
Exacto.Há na matemática uma ferramenta de nome "Progressão geométrica". Sabemos que um boato pode ser espalhar a um ritmo impressionante.Os políticos conhecem-na perfeitamente, e estão cientes do seu efeito, direi, devastador.
Muitas pessoas não ligam à politica; por razões várias; porque têm outras motivações ou porque ficam enojados, e bem, com pessoas mentirosas, ou porque não têm conhecimentos suficientes para que se produza um real envolvimento.Pelo que votam em determinada cor politica, porque o amigo o chefe o conhecido que lhe aspira confiança, votou.Em boa verdade, podemos ver nisso uma espécie de classe dirigente líder de opinião.Pelo que se a agressividade dirigida ao governo aumentar nas redes sociais, passando a ideia de que somos esmagados com impostos por falta de coragem politica, não tenho duvidas nenhumas que este ou outro qualquer governo, vai desta para melhor!
Em boa verdade, as pessoas gostam de ter como modelos (lideres) pessoas que exibam coragem e determinação no combate aos reais problemas do país.Os medrosos nunca foram modelo para ninguém.
Se houver alguma coisa a ser feita do lado da despesa, deveria ser feita nestes primeiros anos de governação.Dependendo do modo como vai ser feita, isso levará a algum desgaste politico.Pelo que a janela temporal pode-se esgotar.
A ideia que tenho é que eles começam a achar que o objectivo de redução do defice pode até ser atingido sem que tenham que tomar medidas sérias do lado da despesa.Acalentam a esperança de que o impacto do cumprimento das metas da troika os precipite para o estrelado, sem que tenham que recorrer a medidas «duras».
Ou seja, até ver, continuo ainda a dar algum beneficio da duvida ao actual governo, mas começa a configurar-se alguma intencionalidade no que à gestão de votos diz respeito.Que passa por exemplo pelo aparente abandono da fusão de Câmaras para uma solução mais soft que é o aprofundamento da inter-municipalidade.Tal como num post anterior referi, os nossos governantes não conseguem «farejar » o espaço envolvente.Pelo que arriscam-se a ser cilindrados pelos foruns, blogs e ou redes sociais.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Gaspar a postigar
por Rui Rocha | 01.09.11
Vitor Gaspar começa a fazer-me lembrar o saudoso (livra) Hélder Postiga..........
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/3400437.html
por Rui Rocha | 01.09.11
Vitor Gaspar começa a fazer-me lembrar o saudoso (livra) Hélder Postiga..........
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artista Escreveu:richardj Escreveu:a qualidade na educação não tem haver com o numero de professores que existem mas sim com as qualidades do professor para ensinar e implantar o gosto pelo conhecimento e empreendorismo nos alunos.
Pois mas isso tem pouco a ver com o que disse. Se queres que os alunos tenham X temos semanais de matemática tens de ter Y número de professores de matemática no país! Se tens turmas de 25 alunos acabarás por ter mais turmas do que se tiveres turmas com 28 alunos, obrigando-te também a ter mais professores... se achas que os alunos devem ter no seu currículo uma disciplina X, precisas de professores para a leccionarem, se reduzires o currículo reduzes o número de professores, cortas na despesa... parece-me simples de perceber que estas decisões afectam a qualidade do ensino!richardj Escreveu:não é preciso gastar mais dinheiro em educação para ter melhor educação, por exemplo retirar as maquinas de calcular do 5º e 6º ano não tem custos e tem efeitos positivos na educação dos alunos. com coisas de custos pequeníssimos conseguem-se diferenças em educação brutais.
E onde é que foste tirar essas idéias?! Quem te ouvir falar parece que és um estudioso das complicadas matérias da educação!![]()
O problema nem está no gastar mais, o problema é que é preciso gastar menos, muito menos!richardj Escreveu:quanto ao corte no numero de professores ( despesa) com cada vez menos crianças a nascer é óbvio que o numero de professores terá que diminuir, só este ano o governo vai ter de fechar 300 escolas com menos de 20 alunos. 20 alunos, isso dá o que 4 alunos por turma? é insustentável...
Grande confusão, porque é que 20 alunos dá 4 alunos por turma??!![]()
![]()
O número de alunos desceu este ano?! Certamente tens a fonte dessa informação!
artista outra vez, o que interessa é o conteúdo não a variedade. no meu tempo "estudo acompanhado" foi dinheiro para o lixo, tinhas mais um professor e para o curriculum dos alunos não acrescentou nada de relevo. até professores para catequese havia. quem quer aprender pode encontrar isso em qualquer paroquia ou igreja da região, não há necessidade de ter mais um professor para isso. Área projecto fazia sentido, mas não é preciso tantos anos de área projecto, seria muito mais preferível tirar essas horas no 12º e dar mais português e matemática. também tive Foto Som e Video, foi engraçado mas não contribuiu para a minha formação. se fosse no caso de um curso profissional faria mais sentido, mas não era o caso e todas as turmas tinham-na.
não estou a dizer que se apertares o orçamento não vai afectar a qualidade da educação, mas o efeito não é como tu dizes, acredita existe muita coisa que tem um impacto muito importante na educação e que pode ter custos marginais de zero. na minha escola existia também cursos profissionais na área do desporto (tinham uma turma com 15 alunos) e eles organizavam todos os trimestres dois ou três dias de jogos desportivos, muitas vezes envolvendo outras escolas. era um evento com alguma dimensão e tudo. Conseguíamos patrocínios. também fazíamos eventos de dança e torneios de volei nocturno e conseguimos bastantes espectadores e angariar fundos para a escola. as escolas tem de se ligar mais as freguesias e as associações locais, como é feito nos países nórdicos e consegues fazer muita coisa. passas a conseguir ter fundos próprios para financiar clubs de ciências, clubs de matemática, clubs de biologia, club de artes etc onde aprendes coisas relacionadas com a matéria da aula mas de uma forma mais descontraída e pratica. normalmente cria o gosto por certas áreas e acaba sempre por ter efeitos positivos na formação dos alunos.
outro problema relacionado com isto tem haver com a gestão do numero de professores. não se reduz a dar as aulas, tem muita burocracia para alem de terem de preparar as aulas, o que pode dificultar estas actividades extra curriculares. nesse sentido é muito mais preferível deixar ser a direcção da escola a definir os horários do que o ministério. as escolas tem de estabelecer as suas propriedades e trabalhar nesse sentido. actualmente estão muito amarradas ao ministério não existe espaço de manobra.
depois existem aqueles teste do GAVE que tem custos mas que não contam para a avaliação. não sei porque que não contam para a avaliação, poupam trabalho aos professores de os terem de fazer, só os tem de corrigir.
os maiores problemas na educação, na minha opinião, não tem haver com a falta de professores ou o excesso de professores, tem sim haver com aquilo que são os programas de educação, aquilo que é ensinado nas aulas. a discussão na educação está centrada nos professores, no numero de empregados e se vai haver mais contratados ou não. a educação devia estar centrada no aluno, no código do aluno naquilo que ele tem de aprender e de que forma os professores podem ajudar. a escola não serve para empregar professores, serve para ensinar alunos. as pessoas tem ideia que a educação não tem preço, que se se gastar mais é porque as pessoas vão ter mais formação e vão sair mais qualificadas. maior falácia, nos em % do PIB já gastamos quase tanto como a Finlândia e não produzimos nem metade da qualidade dos estudantes.
já para não falar do Novas Oportunidades, bem sei que a intenção é boa, mas o facilitismo é absurdo, é literalmente para deitar areias sobre os números. tive um tio que foi fazer o novas oportunidades para ter o 12º e havia principalmente uma coisa que queria aprender, Inglês. para ter o 12º eu tive de fazer pelo menos do 5º ao 11º ano de inglês, ou seja 7 anos. o meu tio chegou lá e não teve sequer inglês. nem filosofia, tinha "português da vida" e "matemática da vida", que parecia mais matemática do 7º e 8º ano. ninguém que tire o 12º pelas novas oportunidades tem bases para ir tirar um curso na área da ciência e da engenharia. mesmo aqueles que tiram pela via normal, chegam à faculdade e mal conseguem aprender o integral (na área da engenharia trabalhar com integrais é como saber o alfabeto num curso de línguas)
quanto há ultima parte não sei o que é que não percebeste. se uma escola tem 20 alunos, quantas turmas tem essa "escola"? uma turma? uma escola que só tem uma turma? tipo só tem 5º ano uma turma. achas que há dinheiro para financiar uma estrutura dessas? para uma turma ter 8 ou 9 professores (para cada disciplina). para teres 1 professor para 2 ou 3 alunos?
tudo o que quero dizer é que é possível gastar menos e ter melhor educação, alias no estado em que está a nossa educação é difícil ter pior educação. ainda me lembro de haver uma lei em que se um aluno chumbasse o 9º ano, se fosse fazer "exame de recuperação" de português e de matemática de 9º e se passasse então podia passar para o 10º ano para não ficar numa turma sem amigos. com isso podias ter o caso de uma pessoa tinha chumbado a fisico-quimica no 8º ano, não fez a do 9º (não tinha de fazer exame nem foi as aulas), passa para o 10º e se escolher a área de ciências e tecnologia vai ter físico química de 10º ano ... são esse tipo de coisas que não tem custos mas tem efeitos relevantes na educação.
Este governo ainda não percebeu que quanto mais fala, mais expecativas cria e maior é a desilusão. Agora é o PPC:
PM: Corte na despesa em 2012 será «o maior de que há memória»
O da economia diz que será um corte histórico. O das finanças já vai na 2a ou 3a conferência que convoca, supostamente para falar em corte de despesa e saem aumento de impostos. Agora este vem com a mesma conversa. É assim que o estado de graça vai ao ar...
PM: Corte na despesa em 2012 será «o maior de que há memória»
O da economia diz que será um corte histórico. O das finanças já vai na 2a ou 3a conferência que convoca, supostamente para falar em corte de despesa e saem aumento de impostos. Agora este vem com a mesma conversa. É assim que o estado de graça vai ao ar...
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Lion_Heart Escreveu:Quantos as reformas. Ainda ninguém me explicou como a saida de dois f. publicos para a reforma permite a entrada de um. Mas o Estado nao continua a pagar aos tres? e os que se reformam nao sao os que tem salarios quase equivalente as reformas?
Embora esteja a crescer, pelo menos por duas razões distintas, o universo de reformados não cresce nessa medida que está aí subjacente à tua questão: as pessoas não vivem eternamente, logo não entraram meramente mais dois reformados, terão outros também falecido no mesmo período.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
rmachado Escreveu:Se desceu não sei...
Mas que os condicionais agora parece que entram todos entram...
Para a escola onde a minha filha vai são 30 miúdos para 2 turmas... (em principio)
Não terei tido 40 mas 30 e muitos no secundário tive (eu por norma era o 28, 29...)
O número de alunos provavelmente até subiu...
28, 29 é muito diferente de 40... duvido que tenhas tido trinta e muitos no secundário, a não ser que tenha sido ensino nocturno!
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http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Se desceu não sei...
Mas que os condicionais agora parece que entram todos entram...
Para a escola onde a minha filha vai são 30 miúdos para 2 turmas... (em principio)
Não terei tido 40 mas 30 e muitos no secundário tive (eu por norma era o 28, 29...)
Mas que os condicionais agora parece que entram todos entram...
Para a escola onde a minha filha vai são 30 miúdos para 2 turmas... (em principio)
Não terei tido 40 mas 30 e muitos no secundário tive (eu por norma era o 28, 29...)
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richardj Escreveu:a qualidade na educação não tem haver com o numero de professores que existem mas sim com as qualidades do professor para ensinar e implantar o gosto pelo conhecimento e empreendorismo nos alunos.
Pois mas isso tem pouco a ver com o que disse. Se queres que os alunos tenham X temos semanais de matemática tens de ter Y número de professores de matemática no país! Se tens turmas de 25 alunos acabarás por ter mais turmas do que se tiveres turmas com 28 alunos, obrigando-te também a ter mais professores... se achas que os alunos devem ter no seu currículo uma disciplina X, precisas de professores para a leccionarem, se reduzires o currículo reduzes o número de professores, cortas na despesa... parece-me simples de perceber que estas decisões afectam a qualidade do ensino!
richardj Escreveu:não é preciso gastar mais dinheiro em educação para ter melhor educação, por exemplo retirar as maquinas de calcular do 5º e 6º ano não tem custos e tem efeitos positivos na educação dos alunos. com coisas de custos pequeníssimos conseguem-se diferenças em educação brutais.
E onde é que foste tirar essas idéias?! Quem te ouvir falar parece que és um estudioso das complicadas matérias da educação!

O problema nem está no gastar mais, o problema é que é preciso gastar menos, muito menos!
richardj Escreveu:quanto ao corte no numero de professores ( despesa) com cada vez menos crianças a nascer é óbvio que o numero de professores terá que diminuir, só este ano o governo vai ter de fechar 300 escolas com menos de 20 alunos. 20 alunos, isso dá o que 4 alunos por turma? é insustentável...
Grande confusão, porque é que 20 alunos dá 4 alunos por turma??!


O número de alunos desceu este ano?! Certamente tens a fonte dessa informação!

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rmachado Escreveu:Ok, então pq é que não temos acesso a todos os números?Pq é que o sindicato não faz um breakdown de todos os números?
Não sei, mas é provável que até estejam disponíveis, para quem quiser procurar... publicamente apenas se fala nos números mais importantes!
rmachado Escreveu:Quantos se reformaram?
Não sei, mas a média anual ronda os 3500...
rmachado Escreveu:Quantos alunos temos?
Não deve ser muito diferente do ano anterior, tenho quase a certeza até que serão mais do que no ano anterior porque o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos é recente e haverá agora alunos com 16/17 anos que são obrigados a continuar na escola... haverá é mais alunos que não metem lá os pés, e quando metem mais valia não meterem!
rmachado Escreveu:Qual a área de onde vêm mais não colocados?
Isso podes ir consultar as listas para perceberes:
http://www.dgrhe.min-edu.pt/listas2011/ ... html#lista
rmachado Escreveu:Pq não apresntam reenvindicações para reduzir o "numerus clausus"?
Esta não percebi!?

rmachado Escreveu:Pq não demonstram melhores meios de gestão de recursos?
Há anos que isso anda a ser feito, acho difícil fazer muito mais, acho até que já se ultrapassou os limites do aceitável...
rmachado Escreveu:É muito fácil refilar sobre um número, mas não dizem quantos saem das Universidades para dar aulas, quantos alunos temos, quantas escolas, etc, etc..
Essa de ter turmas com 40... bem eu já tive logo posso disser que evoluimos muito para o que temos agora...
Pois, felizmente evoluímos mas agora parece que seremos obrigados a andar para trás... de qualquer forma duvido que tenhas tido turmas de 40 alunos, anão ser que tenha sido no ensino superior?! ou então no ensino nocturno!
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artista Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Estas a ver mal a coisa.
Segundo a tv o ano passado eram 17 mil e este ano reduziu para 10 mil..
12, quase 13...Lion_Heart Escreveu:o que quer dizer que o ano passado existiam 20 mil a mais e este ano 27 mil (alguns ainda vao entrar).
Pessoalmente achava que eram mais pela quantidade de licenciados que saem todos os anos.
Estás a esquecer-te que entretanto uns milhares reformou-se!![]()
Ainda podem reduzir mais, se acabarem com uma série de disciplinas e aumentarem o número de alunos por turma para 40 podem muito bem mandar mandar mais 100 mil para a rua... a qualidade diminui mas o corte é mesmo muito grande!!
Ok, então pq é que não temos acesso a todos os números?
Pq é que o sindicato não faz um breakdown de todos os números?
Quantos se reformaram?
Quantos alunos temos?
Qual a área de onde vêm mais não colocados?
Pq não apresntam reenvindicações para reduzir o "numerus clausus"?
Pq não demonstram melhores meios de gestão de recursos?
É muito fácil refilar sobre um número, mas não dizem quantos saem das Universidades para dar aulas, quantos alunos temos, quantas escolas, etc, etc..
Essa de ter turmas com 40... bem eu já tive logo posso disser que evoluimos muito para o que temos agora...
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a qualidade na educação não tem haver com o numero de professores que existem mas sim com as qualidades do professor para ensinar e implantar o gosto pelo conhecimento e empreendorismo nos alunos.
não é preciso gastar mais dinheiro em educação para ter melhor educação, por exemplo retirar as maquinas de calcular do 5º e 6º ano não tem custos e tem efeitos positivos na educação dos alunos. com coisas de custos pequeníssimos conseguem-se diferenças em educação brutais.
quanto ao corte no numero de professores ( despesa) com cada vez menos crianças a nascer é óbvio que o numero de professores terá que diminuir, só este ano o governo vai ter de fechar 300 escolas com menos de 20 alunos. 20 alunos, isso dá o que 4 alunos por turma? é insustentável...
não é preciso gastar mais dinheiro em educação para ter melhor educação, por exemplo retirar as maquinas de calcular do 5º e 6º ano não tem custos e tem efeitos positivos na educação dos alunos. com coisas de custos pequeníssimos conseguem-se diferenças em educação brutais.
quanto ao corte no numero de professores ( despesa) com cada vez menos crianças a nascer é óbvio que o numero de professores terá que diminuir, só este ano o governo vai ter de fechar 300 escolas com menos de 20 alunos. 20 alunos, isso dá o que 4 alunos por turma? é insustentável...
O meu ponto é o mesmo de sempre, para se cortar tem de se diminuir a qualidade dos serviços porque a maioria dos serviços já estão mais que "espremidos"... estou sobretudo a falar dos maiores, saúde e educação!
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JMHP Escreveu:Com o devido respeito Artista, mas os teus argumentos são mais do mesmo que ouvimos há décadas: Uma conversa da treta.
Boa resposta!! Fiquei esclarecido...
Pegando no caso dos professores, porque é que não despediram mais? ainda colocaram 13 mil e há mais uns milhares de horários por satisfazer. Esses todos podiam não os contratar, eram "despedidos", não era preciso mexer na constituição... o problema é que eles são precisos!

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Lion_Heart Escreveu:Estas a ver mal a coisa.
Segundo a tv o ano passado eram 17 mil e este ano reduziu para 10 mil..
12, quase 13...
Lion_Heart Escreveu:o que quer dizer que o ano passado existiam 20 mil a mais e este ano 27 mil (alguns ainda vao entrar).
Pessoalmente achava que eram mais pela quantidade de licenciados que saem todos os anos.
Estás a esquecer-te que entretanto uns milhares reformou-se!

Ainda podem reduzir mais, se acabarem com uma série de disciplinas e aumentarem o número de alunos por turma para 40 podem muito bem mandar mandar mais 100 mil para a rua... a qualidade diminui mas o corte é mesmo muito grande!!
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artista Escreveu:JMHP Escreveu:E como é que fazes isso sem mexer na constituição?!... O despedimento é proibido em Portugal segundo a nossa constituição e já se sabe que o governo não tem o apoio do PS para mexer uma palha na constituição.
É preciso mexer na constituição?! Duvido... o Estado já tem muitos funcionários contratados, a esses pode (e já está a fazer) não lhe renovar os contratos!
O problema é que já perceberam que não há funcionários a mais, há é "tachos" e "interesses" a mais. Cortando nos funcionários corta na qualidade do serviço, até onde o pode fazer? Se calhar já estão nos limites, pelo menos na educação e saúde... cortando nos "tachos" e "interesses" cortam a eles próprios e às "máquinas" que os alimentam, eventualmente quebram promessas que não podem ser quebradas... obviamente não estou a falar das promessas que fizeram aos portugueses!
Com o devido respeito Artista, mas os teus argumentos são mais do mesmo que ouvimos há décadas: Uma conversa da treta.
Quem é contra despedimentos não percebe nada de economia.
e desde quando um reformado não é um encargo?
Vamos imaginar o seguite:
Eu tenho uma fabrica, tenho 10 empregados e fabrico 1000 latas de sardinha por dia.
O negocio corre bem , emprego mais 10 e começo a fabricar 2000 latas ao dia.
Mas se o negocio começa a correr mal e eu preciso de despedir 10 não posso (se forem todos efectivos).
Alias a unica forma de os despedir e fechar a empresa (o que acontece na maioria dos casos).
O mercado laboral tem que se adapatar constantemente as necessidades do mercado real. O que implica despedimentos em tempos mais dificies e emprego em tempos de expansão.
A maquina tem é que estar sempre a todo o vapor (fabricar na medida das necessidades com o numeor certo de empregados) para assim evitar desperdicios.
Todos os Países mais evoluidos fazem isso .
Quantos as reformas. Ainda ninguém me explicou como a saida de dois f. publicos para a reforma permite a entrada de um. Mas o Estado nao continua a pagar aos tres? e os que se reformam nao sao os que tem salarios quase equivalente as reformas?
e desde quando um reformado não é um encargo?
Vamos imaginar o seguite:
Eu tenho uma fabrica, tenho 10 empregados e fabrico 1000 latas de sardinha por dia.
O negocio corre bem , emprego mais 10 e começo a fabricar 2000 latas ao dia.
Mas se o negocio começa a correr mal e eu preciso de despedir 10 não posso (se forem todos efectivos).
Alias a unica forma de os despedir e fechar a empresa (o que acontece na maioria dos casos).
O mercado laboral tem que se adapatar constantemente as necessidades do mercado real. O que implica despedimentos em tempos mais dificies e emprego em tempos de expansão.
A maquina tem é que estar sempre a todo o vapor (fabricar na medida das necessidades com o numeor certo de empregados) para assim evitar desperdicios.
Todos os Países mais evoluidos fazem isso .
Quantos as reformas. Ainda ninguém me explicou como a saida de dois f. publicos para a reforma permite a entrada de um. Mas o Estado nao continua a pagar aos tres? e os que se reformam nao sao os que tem salarios quase equivalente as reformas?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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