Trend following: discussão de sistemas de trading
Muito interessante Quico. Força com os posts que o Cem já nos vacinou
JCS

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Quico, pelo texto dá-me a sensação que discriccionário no momento dos breakouts, certo ? Se sim, que critérios usas ?
Pergunto isto porque a maior chatice dos canais (e isso vê-se bem no BCP em 2010) é quando os canais apertam em 2 ou 3 dias apenas porque caíram valores de há 20, 19 ou 18 dias atrás. Ou seja, as cotações de hoje até podem ser basicamente iguais às de ontem e dar-se um breakout simplesmente porque o canal estreitou. Ou dito de outra forma, ontem a cotação estava dentro do canal e hoje, com preços semelhantes, já está fora do canal.
Eheheh brincalhão. Foi um post super interessante Quico. Assim tenhas paciência para continuar.
Pergunto isto porque a maior chatice dos canais (e isso vê-se bem no BCP em 2010) é quando os canais apertam em 2 ou 3 dias apenas porque caíram valores de há 20, 19 ou 18 dias atrás. Ou seja, as cotações de hoje até podem ser basicamente iguais às de ontem e dar-se um breakout simplesmente porque o canal estreitou. Ou dito de outra forma, ontem a cotação estava dentro do canal e hoje, com preços semelhantes, já está fora do canal.
Quico Escreveu:e se não estiver a ser chato, posso continuar a divagar sobre isto .
Eheheh brincalhão. Foi um post super interessante Quico. Assim tenhas paciência para continuar.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
JCS Escreveu:Boas Quico. Presumo que o teu método seja entrar nos breakouts diários dos ultimos 20 dias e sair quando quebra o minimo dos ultimos 20 dias. É um método "sempre investido", ou seja, quando dá ordem de fecho de posição invertes e shortas logo ou só fechas a posição? No caso de só fechares a posição qual o critério para passares de uma posição longa para uma curta (MA's)?
Abraço
JCS
Não necessariamente.
Vamos por partes. No caso dos Índices S&P500 e DAX30 os breakouts diários, uso de facto esse método - breakout dos últimos 20 dias, mas depois de aberta a posição (longa ou curta) o stop vai atrás para fechar nos mínimos ou máximos (longo ou curto, respectivamente) dos 3 dias anteriores. Não é que não resultasse da outra forma. Mas não tenho "coragem" para suportar os drawdowns que ia ter que aguentar...
Para mostrar que, no entanto, isso resultava, aqui se pode ver o que daria a aplicação do método mais simples (sempre investido - longo ou curto), numa optimização feita no Prorealtime; neste caso, desde 01Jan2008, sem reinvestir lucros. Vê-se que qualquer coisa à volta dos 20 dias (valor óptimo: 19 dias)

Esta formulação mais simples uso-a, no entanto noutros títulos. Por exemplo, no caso do nosso conhecido e discutido BCP a coisa resulta bem com 16 dias. E porquê 16? Teve a ver com os resultados de backtests feitos há uns tempos.

Este exemplo até é bom para ilustrar uma das vicissitudes do trend following. Pode-se estar a perder durante bastante tempo, até que finalmente há um breakout que compensa largamente esse período.
Assim, pode-se observar que entrei tarde na posição curta que se mantém aberta. Motivo: se repararmos, durante 2010 foi um bocado frustrante a aplicação deste método. Isso fez com que ficasse de pé atrás cada vez que havia um sinal para entrar longo ou curto, de forma que depois de ter falhado aquele trade curto do início de 2011 (praticamente break even) resolvi esperar um breakout mais "claro", para cima ou para baixo. Isso só ocorreu de facto quando veio abaixo daquele pico à volta dos 0,50€.
Mas existem outras variantes que podem ser testadas e aplicadas a diferentes tipos de activos e que nuns podem funcionar melhor ou pior. Por exemplo, o meu clássico trissemanal-trimensal (para quem acompanhou as minas aventuras no blog) continua a funcionar lindamente na TomTom!

Logo que tenha mais algum tempo (o cem ainda me há-de explicar como é que escreve aqueles posts de alta kilometragem...

Para quem não tiver paciência, pode ir sempre lendo isto: http://bigpicture.typepad.com/comments/ ... erules.pdf (...e estejam à vontade que o pdf não é pirata; é perfeitamente gratuito e legal!)
Abraço.
P.S - Voltando ao S&P500 e o canal Donchian de 20 dias. Se tiveram pachorra para ler o artigo do cem neste tópico há uma ou duas páginas atrás, podem verificar que estamos num momento em que, pelo facto de se ter aproximado do stop (canal superior), criou-se uma boa oportunidade de reforço da eventual posição curta previamente aberta; no meu caso, e pelo que expliquei acima, limitei-me a reabrir...

(critério: quebra de mínimos dos 3 dias anteriores)

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
EuroVerde Escreveu:Desculpem mas qual é o real interesse de saber os valores desses quadros?
A ideia é divulgar o trend Following e comparar a evolução da rentabilidade dos diferentes métodos que seguem esta filosofia (fazer uma espécie de registo).
Existem vários métodos diferentes que se baseiam em seguir tendências (uns com cruzamento de MA's, outro com Preço VS MA's, outros com Price channels, outros com combinação de MA's com Price Channels, etc, etc).
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Boas Quico. Presumo que o teu método seja entrar nos breakouts diários dos ultimos 20 dias e sair quando quebra o minimo dos ultimos 20 dias. É um método "sempre investido", ou seja, quando dá ordem de fecho de posição invertes e shortas logo ou só fechas a posição? No caso de só fechares a posição qual o critério para passares de uma posição longa para uma curta (MA's)?
Abraço
JCS
Abraço
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
EuroVerde Escreveu:Não seria mais interessante desenvolver e abordar conversa sobre os métodos de negociação?
Eu sei que é chato, mas lê o tópico desde o inicio. o JCS até disse qual o método dele timtim por timtim!!
Se queres saber mais recomendo este livro: A Practical Guide to ETF Trading Systems: A Systematic Approach to Trading Exchange Traded Funds quem embora tenha este título, por razões de marketing, fala de "Long Term Trend Following".
Muito bom tb é Way of the Turtle: The Secret Methods that Turned Ordinary People into Legendary Traders que para além de ser bom livro de trading tem uma história engraçada (A experiência dos "turtles")!!
Se não queres gastar $ podes sempre ler A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
EuroVerde Escreveu:Desculpem mas qual é o real interesse de saber os valores desses quadros?
Comparar performances do "mesmo" método de negociação, e se aparecessem outros métodos comparar igualmente com esses.
Trata-se de partilhar o (in)sucesso do método a quem não o conhece/usa.
EuroVerde Escreveu:Não seria mais interessante desenvolver e abordar conversa sobre os métodos de negociação?
Tratando-se este tópico de TF até me parece que o tema tem sido bastante debatido.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Pequena subida na carteira (de 0.16% para 0.60%) devido às posições curtas e as quedas nalguns longos terem sido parcialmente compensadas com a subida do dólar.
- Anexos
-
- Carteira02SET2011.jpg (9.15 KiB) Visualizado 8205 vezes
JCS Escreveu:Não há competição absolutamente nenhuma, é apenas para ficar um registo da evolução da rentabilidade dos diferentes métodos de trend following no longo prazo. Ninguém anda a querer ganhar a ninguém...
JCS
Eu sei que não, foi apenas uma força de expressão para comparar um rookie aos veteranos.

Não há competição absolutamente nenhuma, é apenas para ficar um registo da evolução da rentabilidade dos diferentes métodos de trend following no longo prazo. Ninguém anda a querer ganhar a ninguém...
JCS
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Para competir com estes "monstros" vou deixando também aqui a minha rentabilidade a começar com os dados de 31/08/2011 uma vez que não tenho registado os montantes mensais anteriores.
- Anexos
-
- Carteira01SET2011.jpg (9.54 KiB) Visualizado 8332 vezes
Tem a ver com o seguinte: ao contrário do FOREX (em que não há um sentido marcadamente "bear" ou "bull"), no mercado de acções (e respectivos índices - neste exemplo o S&P500), as quedas e respectivas reacções são mais violentas que durante os períodos de subida e suas correcções.
Por exemplo, nesta última queda (entre Julho e Agosto) a retracção "comeu" mais de metade do "ganho" máximo de uma eventual posição curta aberta por volta dos 1300.
Por exemplo, nesta última queda (entre Julho e Agosto) a retracção "comeu" mais de metade do "ganho" máximo de uma eventual posição curta aberta por volta dos 1300.
- Anexos
-
- sp500.gif (14.97 KiB) Visualizado 8435 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Penso que ele se refere à forte volatilidade das acções e não ao facto de ter ou não estado curto.
JCS
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quico Escreveu:No meu caso, o facto de ter estado curto em acções (e, logicamente, sujeito a forte volatilidade),
Penso que não entendi o sentido do que disseste Quico, porque para mim a volatilidade existe em igual medida, tanto em longos como em curtos e, por isso, com efeito igual na performance.
Tem sido no entanto um bom periodo de verão para o teu portfolio com 3 meses consecutivos de subida.
Abraço
JCS
Abraço
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
No meu caso, o facto de ter estado curto em acções (e, logicamente, sujeito a forte volatilidade), acabou por baixar um bocado a rentabilidade deste mês relativamente aos 16% que chegou a ter.
Mas isto é mesmo assim...
Mas isto é mesmo assim...

- Anexos
-
- Screen shot 2011-09-01 at 12.40.00.png (17.24 KiB) Visualizado 8536 vezes
Tridion Escreveu:AutoMech Escreveu:- Não perder mais do que 0.5% por negócio
Não era 1%, reduziste o risco? Em tempos voláteis como este será boa ideia reduzir o risco ou devemo-nos manter fiéis à nossa estratégia? Poderá ser uma boa ideia...
Na maioria dos casos é 0.5%, ainda que haja situações pontuais em que faça 1% e até mesmo 2%. Em tempos de maior volatilidade o risco por negócio é o mesmo, o que muda é a distância dos stops.
Fica o quadro com o fecho de Agosto que acabou negativo em 2,87%. Pesou mais este mês a queda da Aurico Gold (devido à compra da Northgate Minerals) e a subida, pelo menos para já, da Christian Dior.
Rentabilidade desde Maio em +6,13%.
JCS
Rentabilidade desde Maio em +6,13%.
JCS
- Anexos
-
- Portfolio_31Agosto2011.png (4.43 KiB) Visualizado 8692 vezes
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Tantas posições quantas as regras de MM permitirem:
- Não perder mais do que 0.5% por negócio
- Não ter mais do que 10% do capital numa única posição
- Balançar o número de longos e curtos e evitar posições iguais (longas ou curtas) em acções correlacionadas.
As duas primeiras são bastante rígidas e raramente lhes fujo. A terceira é mais subjectiva porque por vezes funciona a "olhómetro".
Aplicando estas condições vai dar o tamanho de cada posição e depois posso somar tantas quantas o capital permitir.
Há um outro tópico com uns pontos interessantes sobre isto:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
- Não perder mais do que 0.5% por negócio
- Não ter mais do que 10% do capital numa única posição
- Balançar o número de longos e curtos e evitar posições iguais (longas ou curtas) em acções correlacionadas.
As duas primeiras são bastante rígidas e raramente lhes fujo. A terceira é mais subjectiva porque por vezes funciona a "olhómetro".
Aplicando estas condições vai dar o tamanho de cada posição e depois posso somar tantas quantas o capital permitir.
Há um outro tópico com uns pontos interessantes sobre isto:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
JCS Escreveu:SpecialX Escreveu:Em média quantas posições têm abertas ao mesmo tempo ?
cumprimentos
Normalmente de 5 a 10 (por vezes mais se algumas delas já estiverem com stop-profit). Mas depende sempre do mercado e não de eu querer. Se tiver sinal de saída em todas, saio de todas... Neste momento tenho 7 abertas.
Cumprimentos
JCS
O máximo que tenho tido são 3 ao mesmo tempo!
Neste momento tenho só JMT curto com stop 13,11
SpecialX Escreveu:Em média quantas posições têm abertas ao mesmo tempo ?
cumprimentos
Normalmente de 5 a 10 (por vezes mais se algumas delas já estiverem com stop-profit). Mas depende sempre do mercado e não de eu querer. Se tiver sinal de saída em todas, saio de todas... Neste momento tenho 7 abertas.
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
SpecialX Escreveu:Em média quantas posições têm abertas ao mesmo tempo ?
Isso depende de vários factores mas principalmente do money management que te deixa dormir bem.
Exemplificando e simplificando:
- Se usar um limite de perdas de 2% do meu capital em cada trade e se admitir perdas totais de 10% (também sobre o capital próprio)significa que só posso ter 5 posições abertas.
- Depois em função de como correm esses trades vou subindo os stops e abrindo novas posições sem nunca ultrapassar os limites de 2 e 10% atrás descritos.
(Os valores de 2% e 10% são meramente exemplificativos)
AutoMech Escreveu:MWC Escreveu:Tosh5457 Escreveu:Já alguém ouvir falar em aplicar 'Digital Signal Processing' nos mercados financeiros? Uma das aplicações é: Põe-se 2 weighted moving averages com pouquíssimo lag (nada a ver com o lag das MAs simples), isso depois é trabalhar com as fórmulas para chegar aos coeficientes da WMA. Depois define-se o signal como sendo a distância de uma MA à outra, e o noise como sendo a distância do preço à MA com período maior multiplicado por um certo valor, que se chega lá provavelmente com optimização.
Quando o rácio Signal/Noise < 1, considera-se que o mercado está em sideways. Quando as 2 MAs se cruzarem, e quando Signal/Noise > 1, há trend e faz-se o trade. Isto é usado em sistemas complexos de engenharia eléctrica, e acho que dá para aplicar a mercados financeiros com sucesso.
Já tentaste executar um backtest a isto?
Eu ontem ainda testei, embora sem optimizar, usando uma MM 50 e 200 (weighted). Aquilo que noto é que quando as MMs se cruzam o Signal é baixo (o que é lógico, uma vez que é a diferença entre ambas). Nessa altura, a não ser que o preço esteja também junto às MMs, o Noise (diferença entre preço e a MM200) é superios ao Signal, o que faz com que o rácio Signal/Noise seja inferior a 1 (o que supostamente indica que não há trend). Falta a multiplicação do Noise por uma constante, como referiu o Tosh, mas isso ainda vai degradar mais o rácio.
As únicas ocasiões onde o indicador dá um pulo é quando há um pullback forte na tendência principal, mas mesmo assim não é muito útil porque isto não é suposto ser um oscilador. Se o Tosh pudesse explicar um pouco melhor era bom, porque penso que não apanhei a ideia.
Eu ainda não testei isto, e esta é a minha interpretação de como o sistema funciona, porque no fórum onde vi isto ele não se explicou lá muito bem... O tópico é este (ele explica o sistema em muitos posts, e entretanto dá outras ideias para outros sistemas): http://www.forexfactory.com/showthread.php?t=68181
É pena ele já não ir aos fóruns, senão ainda falava com ele.
Esqueci-me de dizer que essa constante com que multiplicas o noise tem de ser entre 0 e 1, porque o noise vai ser quase sempre maior que o signal. Mas as weighted averages não podem ser com uns coeficientes quaisquer, há umas fórmulas que dão os coeficientes em função do lag e da "phase response" que se quer. Ainda tenho de estudar isto, ainda só sei a ideia geral do sistema.
Além disso ele só usa high e lows, não use close nem opens. Mas isso é o menos importante...
Editado pela última vez por ToshB em 31/8/2011 21:47, num total de 2 vezes.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], LACSIM, Phil2014, Sr.Marques e 209 visitantes