Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Why You Can't Invest Like Warren Buffett

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 2/9/2011 0:14

LTCM Escreveu:Os cloners não podem “concorrer” com cláusulas de excepção que só existem devido aos biliões disponíveis para investir.

Exacto, penso que foi esse o sentido que o autor do artigo quis dar, evidenciando aquilo que não está ao alcance do comum dos mortais. Podia era ter ido mais longe e mostrar os número que deixaste, ilustrando que um qualquer anónimo que se limitasse a seguir o WB já batia o mercado.

LTCM Escreveu:No entanto os clones, ou o clone, devido ao mesmo peso dado às N maiores posições (será a tal vantagem do equal weighting ?),chegam a conseguir melhores resultados que o próprio WB.

Pensei que o clone do WB seguia a mesma proporção, assim como por exemplo o SPY segue a proporção do S&P500. Se faz equal weighting acaba por ficar sujeito a diferenças de performance que podem ser tanto maiores ou menores em relação ao WB, quanto mais ou menos ponderado for esse papel no clone, quando comparado com o WB. É uma observação redundante, eu sei, mas apenas para questionar se um clone com equal weighting pode ser considerado um clone (não sei se o portfólio do WB tem uma balanço equilibrado entre as posições nas várias empresas). Parece quase como se o SPY comprasse 1 unidade de cada uma das 500 empresas, sem ligar ao peso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por LTCM » 2/9/2011 0:01

AutoMech Escreveu:LTCM, penso que o artigo queria ilustrar a impossibilidade de alguém, mesmo seguindo o WB, conseguir a mesma rentabilidade que ele, devido aos deals que faz com as acções preferenciais.

Eu presumo que o portfólio clone seja algo 'básico' que se limita a comprar/vender assim que é público que o WB o fez e valoriza a carteira a preços de mercado.

Nesse sentido, embora os resultados do portfólio clone batam o mercado (e só esse facto já é algo digno de relevo, obviamente), fico contudo na dúvida se a performance do WB pode ser comparada com esse portfólio clone, por causa das preferenciais. Tu que está por dentro podes clarificar este ponto ?

Os cloners não podem “concorrer” com cláusulas de excepção que só existem devido aos biliões disponíveis para investir.

Na queda do LTCM o WB também chegou a oferecer 500 milhões pela totalidade do portefólio do fundo. Os bancos posteriormente meteram lá 3,6 Biliões.

No entanto os clones, ou o clone, devido ao mesmo peso dado às N maiores posições (será a tal vantagem do equal weighting ?),chegam a conseguir melhores resultados que o próprio WB.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Automech » 1/9/2011 23:14

LTCM, penso que o artigo queria ilustrar a impossibilidade de alguém, mesmo seguindo o WB, conseguir a mesma rentabilidade que ele, devido aos deals que faz com as acções preferenciais.

Eu presumo que o portfólio clone seja algo 'básico' que se limita a comprar/vender assim que é público que o WB o fez e valoriza a carteira a preços de mercado.

Nesse sentido, embora os resultados do portfólio clone batam o mercado (e só esse facto já é algo digno de relevo, obviamente), fico contudo na dúvida se a performance do WB pode ser comparada com esse portfólio clone, por causa das preferenciais. Tu que está por dentro podes clarificar este ponto ?

por Elias » 1/9/2011 22:47

Obrigado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por LTCM » 1/9/2011 22:43

Elias Escreveu:LTCM, sabes a que se refere a % de volatilidade neste contexto? Isto é, o que é a volatilidade de um portfolio?

Annualized Volatility: This measure yields the standard deviation of returns for a clone over a specific time period. Typically the higher the annualized volatility, the more risky the investment portfolio.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por VirtuaGod » 1/9/2011 22:26

Elias Escreveu:LTCM, sabes a que se refere a % de volatilidade neste contexto? Isto é, o que é a volatilidade de um portfolio?

Desvio padrão?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 1/9/2011 21:59

LTCM, sabes a que se refere a % de volatilidade neste contexto? Isto é, o que é a volatilidade de um portfolio?

Re: Why You Can't Invest Like Warren Buffett

por LTCM » 1/9/2011 21:36

Elias Escreveu:Why You Can't Invest Like Warren Buffett

You can profit from the stock market. You can probably profit from following Buffett's advice to keep it simple, invest in what you know, and buy when others are fearful.

But if you try to jump in now and buy on Buffett's coattails, you will surely be left behind.

Parece que o Autor nunca ouviu falar de Clones e similares:

Results for the period from 2000 to 12/15/2008.

Buffett's clone portfolio:
Annualized Return: 5.5%
Volatility: 13.2%
MaxDD: -27%
(Max DD is maximum peak to valley drawdown, measured monthly.)

S&P 500
Annualized Return: -3.9%
Volatility: 15.6%
MaxDD: -44.1%

The first observation is how dismal the returns have been for stocks this decade. Less than -3% a year with a near 50% drawdown is depressing indeed.

Buffett returns over 5% a year, which doesn't sound that spectacular but it beats the market by more than 9% per year with volatility less than the market.

$100,000 invested in the Buffett portfolio would be worth approximately $150,000 today vs. about $75,000 invested in the S&P500.

por Celsius-reloaded » 31/8/2011 12:14

Fiquei estupefacto qdo soube dos contornos do negócio entre o Buffett e o BoA.

Acho incompreensivel como uma administração tem a coragem de se vender a um investidor que, ainda por cima, não investiu um único centimo no capital próprio da empresa, em detrimento de todos os outros accionistas.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Elias » 31/8/2011 11:58

Palmix Escreveu:O restante mercado seguiu tendencias definidas.

Ah foi? E que tendências foram essas?

Palmix Escreveu:Concordo plenamente, mas esta em concreto, está minada por especulação!

Achas então que até 2007 não havia especulação nos mercados? E que era só facturar, ia tudo direitinho?

por Palmix » 31/8/2011 11:53

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Elias Escreveu:
Palmix Escreveu:em que o mercado seguia uma direcção, em que as análises faziam sentido...as teorias indicavam tendencias e caminhos...

Palmix... quando foi exactamente essa época em que o mercado seguia uma direcção e as análise faziam sentido?

Talvez em Bull Market onde todas as analises fazem sentido e ninguém se queixa?

LOL, EuroVerde, acho que é mesmo isso :)

eheheh...nem por isso...mesmo nessas alturas houve acções que desvalorizaram. Houve quebras, houve subidas.
Houve também uma série de especuladores a minarem isto tudo e a darem cabo do sistema...
Mesmo neste periodo mais recente, houve quem ganhasse e perdesse...não houve, salvo rarissimas excepções, subidas continuas e ininterruptas...

Registado: 29/11/2007 11:27

por Palmix » 31/8/2011 11:46

Elias Escreveu:
Palmix Escreveu:em que o mercado seguia uma direcção, em que as análises faziam sentido...as teorias indicavam tendencias e caminhos...

Palmix... quando foi exactamente essa época em que o mercado seguia uma direcção e as análise faziam sentido?

Recentemente, vivemos uma época de ouro a nivel global até 2007. Se não estou em erro, o dia 18 de Agosto de 2007 vai ficar na memória de muita gente! (pelas piores razões)
Claro qeu houve o rebentamento da bolha das tecnologicas, em 2000 ou 2002. Mas foi apenas um sector. O restante mercado seguiu tendencias definidas.

Costuma-se dizer que as "crises" são ferramentas do próprio mercado para fazer ajustes, correcções.
Concordo plenamente, mas esta em concreto, está minada por especulação!

por Elias » 31/8/2011 11:46

EuroVerde Escreveu:
Elias Escreveu:

LOL, EuroVerde, acho que é mesmo isso :)

por EuroVerde » 31/8/2011 11:44

Elias Escreveu:

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 31/8/2011 11:38

por Palmix » 31/8/2011 11:32

rmachado Escreveu:O "modus operandi" do Buffet foi sempre comprar empresas de valor.. ele não vai atrás necessariamente do preço (embora claro que é um fator muito importante) mas vai atrás de empresas que gerem valor para elas proprias e por inerência para os seus accionistas.
Tb não é dado a "comprar" empresas que distribuam de forma habitual dividendos.

Ele, na minha opinião, não se enquadra no tipico "comprador" de acções que pretende revender a preço mais alto (ou o contrário).

Nem eu diria melhor...basta ver a evolução das compras e vendas que ele fez...
É um investidor à séria, não um mero especulador...
Um investidor daqueles que fazem falta nos dia de hoje...em que o mercado seguia uma direcção, em que as análises faziam sentido...as teorias indicavam tendencias e caminhos...
Não o que temos hoje, muita teoria com pouca utilização, especuladores a minarem o campo todo, fuga dos verdadeiros investidores, etc....

por rmachado » 31/8/2011 11:13

O "modus operandi" do Buffet foi sempre comprar empresas de valor.. ele não vai atrás necessariamente do preço (embora claro que é um fator muito importante) mas vai atrás de empresas que gerem valor para elas proprias e por inerência para os seus accionistas.
Tb não é dado a "comprar" empresas que distribuam de forma habitual dividendos.

Ele, na minha opinião, não se enquadra no tipico "comprador" de acções que pretende revender a preço mais alto (ou o contrário).

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 31/8/2011 8:31

Mares Escreveu:
Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Pareçe-me que ele está apostando na inversão do mercado (considerando que a queda recente foi uma forte correção) e que o "bull" será para continuar no próximo ano.

Mares, não me parece que o Buffett ande atrás das mais-valias.

Elias,

quais achas que foram as motivações principais dele neste negócio?

Abraço,

Mares.

As mesmas das anteriores: tomar uma posição relevante na empresa, parece-me.

por Mares » 31/8/2011 1:19

Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Pareçe-me que ele está apostando na inversão do mercado (considerando que a queda recente foi uma forte correção) e que o "bull" será para continuar no próximo ano.

Elias,

quais achas que foram as motivações principais dele neste negócio?

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 31/8/2011 0:57

por Mares » 31/8/2011 0:52

AutoMech Escreveu:
Mares Escreveu:Ele não anda para perder....

Pelo menos é o que me pareçe.

E o artigo mostra bem porquê. Ao ter acções preferenciais, com dividendo superior aos restantes accionistas, começa a corrida bem mais à frente do que os outros.

6% ao ano ... Imagina que estamos no início de um "bear market"....

Isso seria um bom negócio?

Depois foram 5 mil milhões de dólares.... é muito dinheiro...

Ele comprou num momento de pânico no mercado, onde o Bank of America vinha desvalorizando desde abril-2010, com quase 70% de desvalorização. Além disso, nas últimas semanas tinha caído abruptamente em cerca de 36%.

Pareçe-me que ele está apostando na inversão do mercado (considerando que a queda recente foi uma forte correção) e que o "bull" será para continuar no próximo ano.

Poderá estar errado.... mas quando ele estíver, já a maioría estará "morto".
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Automech » 31/8/2011 0:26

Elias Escreveu:Eu ainda não percebi muito bem de onde vem o dinheiro para os dividendos preferenciais. Ou melhor, quanto é que isso representa no bolo total dos dividendos e dos resultados.

Vêm dos lucros e/ou capital destinado a dividendos, sendo que são sempre satisfeitas primeiro as acções preferenciais e depois os restantes accionistas. E se bem me lembro tem mesmo de ser pago ou, caso não seja, é acumulado para o ano seguinte.

por Elias » 31/8/2011 0:20

Eu ainda não percebi muito bem de onde vem o dinheiro para os dividendos preferenciais. Ou melhor, quanto é que isso representa no bolo total dos dividendos e dos resultados.

por Automech » 30/8/2011 23:55

Mares Escreveu:Ele não anda para perder....

Pelo menos é o que me pareçe.

E o artigo mostra bem porquê. Ao ter acções preferenciais, com dividendo superior aos restantes accionistas, começa a corrida bem mais à frente do que os outros.

por Ixonas » 30/8/2011 23:50

Boa Noite,
Concordo que quem não tem muito dinheiro, não pode investir como Buffet, mas sou da ipinião que o seu método de investimento é válido, as suas opiniões são válidas, é possivél comprar barato para vender (ou não mais tarde), que a maioria dos que defendem o Market trend é corrida dos mercados, que o buy and hold a melhor estratégia desde que, se conheça "O sr mercado". Em suma não vejo grande significado no texto.

Abraço e boa sorte
Ixonas

Registado: 12/12/2010 12:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, jprgodinho, PacoNasssa, Shimazaki_2, silva_39 e 26 visitantes