Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off topic: Fumadores não deviam ter SNsaude igual

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: off topic: Fumadores não deviam ter SNsaude igual

por Las_Vegas » 30/8/2011 16:53

escada1 Escreveu:É sabido que o tabaco são maus para a saúde.

Não deveria por isso o SNS abolir qualquer desconto sobre doenças directamente afectas a esses viçios ?

Por exemplo, um fumador no caso de certos tipos de cancro, não ter qualquer tipo de comparticipação.

A título de curiosidade, o amigo escada1 paga algum sistema de saúde privado ou apenas tem o SNS?
Obrigado.

Registado: 4/11/2002 23:12

por escada1 » 30/8/2011 16:51

Reafirmo.
Liberdade, sim, concordo.

Não somos é obrigados a pagar por essa liberdade.

Todos sabem que é prejudicial.

Nesse caso, o fumador deveria ser penalizado no SNS.

A única questão que aqui se coloca seriam os fumadores passivos, que poderiam ser "confundidos".

Mas isso mesmo assim é facil de confirmar.

O ponto core é a expulsão parcial (APENAS) para certo tipo de doenças, do SNS.

REPAREM que não estou a expulsar do SNS, um fumador para o caso de doenças não relacionadas com o acto de fumar.

Registado: 23/8/2011 11:35

por FilRib » 30/8/2011 16:49

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Eu seguramente não disse que o alcool era um antídoto contra a morte.

Durante muitos séculos o álcool era um antídoto contra uma data de coisas nocivas (bactérias e afins) e era popularmente conhecido como o mata-bicho.

Atenção que já ouvi outras versões sobre a origem do nome: nas aldeias a miudagem saia de casa sem pequeno almoço, apenas com o mata-bicho. O bicho era aquela impressão, que na gíria chamam de fome.

Registado: 4/8/2010 10:09

por FilRib » 30/8/2011 16:47

Relativamente ao tabaco ser fonte de receita para o Estado eu acho óptimo, até acho que se deviam legalizar mais drogas para aumentar a receita do Estado, inclusivamente a prostituição. Receitas, que existem e passam totalmente ao lado e sem regulação.
Agora não há direito de prejudicar a saúde dos outros.

Eu às vezes digo e deixo muita gente chocada: "preferia que te estivesses a injectar do que a fumar, é que dessa forma era só mau para ti"

por Elias » 30/8/2011 16:46

MarcoAntonio Escreveu:Eu seguramente não disse que o alcool era um antídoto contra a morte.

Durante muitos séculos o álcool era um antídoto contra uma data de coisas nocivas (bactérias e afins) e era popularmente conhecido como o mata-bicho.

A tradição de beber álcool surgiu em grande parte porque a maior parte da água doce disponível era imprópria para consumo humano.

Assim, beber álcool, mais do que um prazer, era acima de tudo uma necessidade.

Com o aparecimento da água engarrafada e das estações de tratamento da água da rede pública, o consumo de álcool deixou de ser necessário e passou a ser apenas um prazer.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Hramos3 » 30/8/2011 16:46

MarcoAntonio Escreveu:
HLopes4 Escreveu:Responder à parte em que o álcool bebido moderadamente faz bem à saúde... Talvez fosse bem adicionar que não chegou aos 70...

Eu seguramente não disse que o alcool era um antídoto contra a morte. Continuo sem perceber a relevância do teu post...

Estás a propor que o consumo moderado de alcool é prejudicial à saúde, é isso?

Estou a propor que quem consome álcool moderadamente deve ser excluído do SNS. Parece ser moda esta m*rda de tirar opções às pessoas chamando-lhe liberdade. Ora é o pão com sal a mais, ora os pacotes de açucar com açucar a mais, ora o fumar...

Registado: 14/6/2011 16:43

por bmiguelmf » 30/8/2011 16:45

FilRib Escreveu:
bmiguelmf Escreveu:
FilRib Escreveu:Sempre que se fala nos direitos dos não fumadores, as pessoas gostam logo de estabelecar paralelismos e analogias. Não é preciso irmos por aí.
O tabaco pura e simplesmente faz mal à saude (muito mal) e está directamente ligada com as principais causas de morte em Portugal (cancro, AVC e problemas cardiovasculares). Doença de fumadores activos e passivos, por isso é que é diferente e não vale relacionar com outros vicios e coisas que fazem mal apenas à própria pessoa.
A questão central é que os fumadores não respeitam o não fumador e inclusivamente tratam mal, ou ficam todos ofendidos quando é pedido para não fumar por alguém. Sentem-se no direito de prejudicar a saúde dos outros. Não faz sentido.

Responde-me com toda a sinceridade se fores capaz.

Quantas vezes este ano passas-te por situação semelhante?

Sim claro que respondo. Várias vezes, nem sei já quantas. Fora as vezes que se riem de mim e respondem para não ser tão sensível e acendem o cigarro na mesma. Actualmente, já não o faço para não me chatear, pura e simplesmente evito estar muito tempo com fumadores.
Mas qual era o objectivo da tua pergunta?

Eu sou fumador e nunca mas nunca ninguém me veio pedir sequer para não fumar seja porque motivo for.

Obviamente eu fumo onde sei que posso...

Registado: 16/11/2004 22:07

por Pickbull » 30/8/2011 16:45

escada1 Escreveu:Os fumadores:

-são mais propensos a terem infecções respiratórias, por isso mais ausências ao trabalho.

-mais problemas de saúde (com isso baixas e custos)

-Maiores custos para o SNS (além de honerarem a SS, mas enfim sou bonzinho neste ponto)

-Maiores custos operacionais em restaurantes e alguns transportes publicos (ZONA fumadores e não fumadores)

Lendo o último ponto, que nada tem a ver com o SNS, parece-me que isso já é seres anti-fumador e que já não é preocupação com o SNS.
Portanto a tua ideia passará mais por proibir o tabaco do que "excluir" os fumadores do SNS.

Sabes que há restaurantes que ganham a vida graças a terem espaço para fumadores? Ora isso será um custo ou uma receita?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por MarcoAntonio » 30/8/2011 16:43

Pickbull Escreveu:Limitações já existem (e na minha opinião muito bem). Mais do que já foi feito é que acho impossível. Só se for proibindo o tabaco.

Eu não estou a defender mais legislação restritiva. A situação actual parece-me bastante razoável...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Hramos3 » 30/8/2011 16:42

escada1 Escreveu:Os fumadores:

-são mais propensos a terem infecções respiratórias, por isso mais ausências ao trabalho.

-Maiores custos para o SNS (além de honerarem a SS, mas enfim sou bonzinho neste ponto)

-Maiores custos operacionais em restaurantes e alguns transportes publicos (ZONA fumadores e não fumadores)

- Fumo há 13 anos e nunca faltei ao trabalho por motivos de saúde.
- Também nunca usei o SNS.
- Onerarem. E como já disse, é peta.
- Porquê? Podem optar, fumadores ou não fumadores. Não são obrigados a ter uma zona para fumadores, e por isso é que digo que os não fumadores não deviam ser permitidos nas esplanadas.

por bmiguelmf » 30/8/2011 16:42

masterpro Escreveu:
Os mesmos autores, mas numa análise coordenada por Gouveia, estimaram as despesas em cuidados de saúde associadas às doenças relacionadas com o tabaco durante 2005. Conforme se constata pela leitura do Quadro 5, os autores concluíram que o tabagismo conduz a uma despesa em cuidados de saúde de aproximadamente 490 milhões de euros, sendo possível reduzir esta despesa em 171 milhões de euros (Gouveia e col., 2007).

In http://www.observaport.org/sites/observ ... s/CSP1.pdf

Muita informação sobre o tabagismo, gostei de ler.
Não consigo é encontrar são as receitas derivadas do consumo do tabaco.

Acho que estão a ver a coisa pelo lado errado, eu não sou contra os fumadores nem nada do género, fumem à vontade.

O que eu queria saber era se os custos associados ao tabagismo são mais elevados do que a receita, e se são maiores aí sim isso já me afecta e directamente, a mim e todas as outras pessoas.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Então aqui vai um conta por alto sem qualquer conhecimento, só suposição

Digámos agora que 2 em cada 10 tugas fumam temos assim 2 milhões de fumadores.

Digámos também que por masso, o estado vá buscar 1.5€ de imposto(acho que é mais)

Vamos supor que em média os fumadores portugueses fumam um masso a cada dois dias.

Assim temos que a cada dois dias o estado iria buscar só em impostos algo como 2.000.000 * 1.5€

3.000.000€ a cada dois dias, calculado com numeros que considero moderados....

1 ano com estas médias 365/2= 182.5; 182.5* 3.000.000€= 547500000
Abraços

por MarcoAntonio » 30/8/2011 16:40

HLopes4 Escreveu:Responder à parte em que o álcool bebido moderadamente faz bem à saúde... Talvez fosse bem adicionar que não chegou aos 70...

Eu seguramente não disse que o alcool era um antídoto contra a morte. Continuo sem perceber a relevância do teu post...

Estás a propor que o consumo moderado de alcool é prejudicial à saúde, é isso?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por masterpro » 30/8/2011 16:39

HLopes4 Escreveu:
masterpro Escreveu:
Os mesmos autores, mas numa análise coordenada por Gouveia, estimaram as despesas em cuidados de saúde associadas às doenças relacionadas com o tabaco durante 2005. Conforme se constata pela leitura do Quadro 5, os autores concluíram que o tabagismo conduz a uma despesa em cuidados de saúde de aproximadamente 490 milhões de euros, sendo possível reduzir esta despesa em 171 milhões de euros (Gouveia e col., 2007).

Acho que estão a ver a coisa pelo lado errado, eu não sou contra os fumadores nem nada do género, fumem à vontade.

O que eu queria saber era se os custos associados ao tabagismo são mais elevados do que a receita, e se são maiores aí sim isso já me afecta e directamente, a mim e todas as outras pessoas.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

A ser verdade, o tabaco rende +- 800 milhões/ano ao estado. Acabem lá com isso, que eu continuo a fumar, e deixo de pagar impostos.
Vêm praqui mandar larachas e não sabem procurar? Tá bonito....

Assim sendo não tenho qualquer problema :)
Desde que não seja prejudicado não vejo mal nenhum.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Pickbull » 30/8/2011 16:39

MarcoAntonio Escreveu:Concordo sim que devem existir limitações ao acto de fumar uma vez que este interfere com quem não pretende fumar tornando os não-fumadores em fumadores passivos, com consequências para a sua saúde.

Mas longe de mim proibir um fumador de fumar em absoluto e muito menos de propor a sua exclusão do SNS ou qualquer outra medida semelhante...

Limitações já existem (e na minha opinião muito bem). Mais do que já foi feito é que acho impossível. Só se for proibindo o tabaco.

A menos que obriguem as pessoas a fumar só em casa mas nesse caso também era boa ideia obrigar os condutores a conduzirem só na sua garagem porque os peões também são "inaladores passivos".
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por escada1 » 30/8/2011 16:38

Os fumadores:

Registado: 23/8/2011 11:35

por FilRib » 30/8/2011 16:38

bmiguelmf Escreveu:
FilRib Escreveu:Sempre que se fala nos direitos dos não fumadores, as pessoas gostam logo de estabelecar paralelismos e analogias. Não é preciso irmos por aí.
O tabaco pura e simplesmente faz mal à saude (muito mal) e está directamente ligada com as principais causas de morte em Portugal (cancro, AVC e problemas cardiovasculares). Doença de fumadores activos e passivos, por isso é que é diferente e não vale relacionar com outros vicios e coisas que fazem mal apenas à própria pessoa.
A questão central é que os fumadores não respeitam o não fumador e inclusivamente tratam mal, ou ficam todos ofendidos quando é pedido para não fumar por alguém. Sentem-se no direito de prejudicar a saúde dos outros. Não faz sentido.

Sim claro que respondo. Várias vezes, nem sei já quantas. Fora as vezes que se riem de mim e respondem para não ser tão sensível e acendem o cigarro na mesma. Actualmente, já não o faço para não me chatear, pura e simplesmente evito estar muito tempo com fumadores.
Mas qual era o objectivo da tua pergunta?

por Hramos3 » 30/8/2011 16:37

MarcoAntonio Escreveu:
HLopes4 Escreveu:O meu avô nunca fumou, e sempre bebeu moderadamente... Não foi isso que evitou que fosse para a cova com 4 tromboses...

Qual é a relevância?

Responder à parte em que o álcool bebido moderadamente faz bem à saúde... Talvez fosse bem adicionar que não chegou aos 70...
Editado pela última vez por Hramos3 em 30/8/2011 16:38, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 30/8/2011 16:36

HLopes4 Escreveu:O meu avô nunca fumou, e sempre bebeu moderadamente... Não foi isso que evitou que fosse para a cova com 4 tromboses...

Qual é a relevância?
Imagem

Administrador Fórum

por Hramos3 » 30/8/2011 16:33

masterpro Escreveu:

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

A ser verdade, o tabaco rende +- 800 milhões/ano ao estado. Acabem lá com isso, que eu continuo a fumar, e deixo de pagar impostos.
Vêm praqui mandar larachas e não sabem procurar? Tá bonito....

por Figueiraa1 » 30/8/2011 16:33

Sou contra o Racismo e Fanatismo..Continuarei a fumar os meus charutos e a pagar o seu imposto na compra.

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Hramos3 » 30/8/2011 16:32

MarcoAntonio Escreveu:
Pickbull Escreveu:Concordo, desde que sejam também excluídos:

- Os que bebem álcool;
(...)

O alcool é saudável em quantidades moderadas e o seu efeito é mais positivo do que negativo, havendo já bebidas alcoólicas que têm milénios de utilização e há muito que desempenham um papel importante na alimentação, como por exemplo a cerveja.

Nota: eu praticamente não bebo alcool.

De qualquer das formas, estou de acordo com o ponto e não concordo de todo com a proposta do escada.

Concordo sim que devem existir limitações ao acto de fumar uma vez que este interfere com quem não pretende fumar tornando os não-fumadores em fumadores passivos, com consequências para a sua saúde.

Mas longe de mim proibir um fumador de fumar em absoluto e muito menos de propor a sua exclusão do SNS ou qualquer outra medida semelhante...

O meu avô nunca fumou, e sempre bebeu moderadamente... Não foi isso que evitou que fosse para a cova com 4 tromboses...

Quanto ás limitações, pagar 530% sobre o preço do maço não é suficiente?

E quanto à hipocrisia do governo? A cultura mais subsidiada é a de tabaco, com subsidios na ordem dos 298€ / 100kg. As culturas energéticas aparecem a seguir, com 45€ por hectare.

por MarcoAntonio » 30/8/2011 16:31

bmiguelmf Escreveu:Responde-me com toda a sinceridade se fores capaz.

Não sou o outro participante mas devo dizer que recentemente, nenhuma...

Há uns anos atrás, uma série de vezes por ano!

Avançou-se muito nesta matéria, na minha opinião, ainda que tenha sido "à força"...

Convém notar que em grande parte das situações nem fazia sentido solicitar a alguém para não fumar: ou porque a quantidade de pessoas é (era!) enorme ou porque as pessoas estão em movimento, portanto era completamente inviável. Tinha de se engolir o fumo dos outros e ponto final!

Mas isso hoje felizmente está um bom bocado para trás...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/8/2011 16:34, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por masterpro » 30/8/2011 16:28

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por bmiguelmf » 30/8/2011 16:28

por Hramos3 » 30/8/2011 16:28

Alarvidade tão grande é vocês pensarem que podem decidir por mim se eu devo ou não fumar.

Segundo a vossa forma de pensar, digam adeus à manteiga, big macs, batatas fritas e outras coisas que tais.

"Comeu enchidos? Então não tem direito a SNS."
"Cancro do cólon? Alguma vez comeu carnes vermelhas? Então temos pena..."

Parece-vos bem?

A parte do todos os não fumadores era uma piada. Tirando para aqueles que querem mesmo que o fumar seja absolutamente proibido... Esses podem ir pensando onde vão buscar 3/4 do buraco do BPN em impostos...

Troco bom grado o que já paguei e pagarei de impostos pelo SNS. Cá em casa são 180€/mês.

E já agora, abater os velhadas? Só papam reformas, e estão sempre no centro de saúde... Cambada de inúteis... (Piada)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 260 visitantes