Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Europa&
escada1 Escreveu:Nunca iria resultar:
Falam-se idiomas diferentes.Só isso torna impossível esta teoria.
MAS mostra mostra coisa.
O Projecto europeu não passa de uma real "treta".
O idioma não é um obstáculo á criação de uma unidade política. Pensar assim demonstra estreiteza de visão. Veja-se o caso da Suiça por exemplo...
Se disseres que um único idioma facilitaria muitas coisas, aí já concordo, mas não é nem nunca foi um obstáculo.
- Registado: 29/11/2007 12:17
É só uma questão de tempo para a união acontecer, não digo que inicialmente sejam todos os paises a aderir mas inevitavelmente...
A moeda unica foi um dos primeiros passos nessa direcção, mesmo que inconsciente.
Penso não haver grande futuro para nós se assim não for.
A moeda unica foi um dos primeiros passos nessa direcção, mesmo que inconsciente.
Penso não haver grande futuro para nós se assim não for.
- Registado: 16/11/2004 22:07
Lagarde apela às decisões políticas, rápido
"Corremos o risco de ver a frágil recuperação económica descarrilar. Pelo que temos de agir já". O aviso é da diretora do Fundo Monetário Internacional. Christine Lagarde diz que a economia mundial está a entrar numa fase nova e "perigosa".
E efetivamente estão em queda os níveis de confiança, que são o combustível do consumo, que por sua vez sustenta a produção. A crise tornou-se demasiado grave para ser deixada às mãos dos agentes. "Os riscos têm sido agravados pela deterioração da confiança e pela sensação crescente de que os políticos não têm a convição, ou simplesmente a vontade, para tomarem as decisões necessárias".
O raspanete de Lagarde, até há poucas semanas Ministra das Finanças de França, foi ouvido em Nova Iorque por uma plateia eminentemente financeira mas espera-se que faça eco - melhor: que ribombe - entre os governantes europeus. O tempo corre contra eles. Contra nós.
Estados Unidos da Europa
Só lá vamos com uma guerra em que os estados vencedores obriguem os vencidos a integrar a tal União.
A divisão cultural entre a Europa do Norte e a do Sul (mediterrânea) está cada vez mais a vir ao de cima e há questões que são inultrapassáveis com a conjuntura actual.
Não se esqueçam que há uma enormidade de ditados populares e outros dizeres nos países do Norte da Europa para impedir que haja qualquer tipo de misturas... até existe a famosa "Garlic Border" para vincar essa diferença.
Quem trabalha num desses países sabe do que falo!
Quanto a essa ministra que veio com essa conversa, a Merkl já afirmou publicamente que tinha umas contas a ajustar, pelas declarações inusitadas que têm sido feitas ultimamente.
Só lá vamos com uma guerra em que os estados vencedores obriguem os vencidos a integrar a tal União.
A divisão cultural entre a Europa do Norte e a do Sul (mediterrânea) está cada vez mais a vir ao de cima e há questões que são inultrapassáveis com a conjuntura actual.
Não se esqueçam que há uma enormidade de ditados populares e outros dizeres nos países do Norte da Europa para impedir que haja qualquer tipo de misturas... até existe a famosa "Garlic Border" para vincar essa diferença.
Quem trabalha num desses países sabe do que falo!
Quanto a essa ministra que veio com essa conversa, a Merkl já afirmou publicamente que tinha umas contas a ajustar, pelas declarações inusitadas que têm sido feitas ultimamente.
- Registado: 29/11/2007 3:26
comentário
Não será fácil concretizar essa eventual federação dos países que integram a actual união europeia.
Existem forças ceentrífugas que dificultam essa união política dado que existem interesses geopolíticos antagónicos.
Importava conhecerem o conceito de geopolítica e o consequente relativo à geoestratégia para aquilatarem o quão difícil é concretizar essa ideia...
No potencial geoestratégico de uma determinada entidade política concorrem diversos factores....de entre eles....além dos recursos económicos, étnicos, ideológicos, geográficos (espaciais e verticais)....conta também o potencial cultural que é um dos mais significativos.....Como se sentiria a América Latina se a península Ibérica se dissolvesse no seio da Europa?.....Sentir-se-iam órfãos e mesmo perdiam o potencial cultural que integra a sua geoestratégia....logo não entenderiam muito favorável essa perda.....
A Europa faz lembrar um pouco a antiga Grécia....que nunca conseguiu uma união estável....dado que, de facto, era uma matriz cultural dos povos daquele tempo...e se a Turquia entrar, como será a Europa unida politicamente?....aqui existe uma dificuldade maior a não ser que se encontre um ecumenismo religioso entre as três religiões proféticas.....
Não caminhamos para a existência de grandes espaços politico-económicos. Antes pelo contrário, julgo que caminharemos para a existência de regiões autárquicas resultantes de uma pulverização dos estados-nação actuais....como estádio sequente da evolução da linha de organização política e social do homem.....
cumps
Existem forças ceentrífugas que dificultam essa união política dado que existem interesses geopolíticos antagónicos.
Importava conhecerem o conceito de geopolítica e o consequente relativo à geoestratégia para aquilatarem o quão difícil é concretizar essa ideia...
No potencial geoestratégico de uma determinada entidade política concorrem diversos factores....de entre eles....além dos recursos económicos, étnicos, ideológicos, geográficos (espaciais e verticais)....conta também o potencial cultural que é um dos mais significativos.....Como se sentiria a América Latina se a península Ibérica se dissolvesse no seio da Europa?.....Sentir-se-iam órfãos e mesmo perdiam o potencial cultural que integra a sua geoestratégia....logo não entenderiam muito favorável essa perda.....
A Europa faz lembrar um pouco a antiga Grécia....que nunca conseguiu uma união estável....dado que, de facto, era uma matriz cultural dos povos daquele tempo...e se a Turquia entrar, como será a Europa unida politicamente?....aqui existe uma dificuldade maior a não ser que se encontre um ecumenismo religioso entre as três religiões proféticas.....
Não caminhamos para a existência de grandes espaços politico-económicos. Antes pelo contrário, julgo que caminharemos para a existência de regiões autárquicas resultantes de uma pulverização dos estados-nação actuais....como estádio sequente da evolução da linha de organização política e social do homem.....
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
MarcoAntonio Escreveu:MKlop Escreveu:ach
eu não consigo perceber os que advogam a perda de independência do nosso país apenas porque não conseguimos ter bons políticos. É-lhes mais fácil entregar a gestão a outros.... Isto com um esforço geracional tem potência para ser um optimo país para se viver e uma boa identidade para possuir.
O potencial que Portugal tem é o potencial de ser o país onde se vai vivendo enquanto houver rios de dinheiro a entrar...
Acho sempre curioso quando alguém coloca os problemas do país como sendo meramente um problema de "políticos". Será que vivem no mesmo país que eu? Será que saiem à rua e interagem com os outros tugas?
Os problemas de Portugal são o de uma cultura mediterrânica com crónica incapacidade para o planeamento estratégico, visão de longo-prazo e um pensamento global. Os mediterrânicos pensam no eu, no aqui e no agora. O que está muito, muito longe de se circunscrever à classe política!
Marco, eu não diria melhor

É bom que a Europa entenda que iniciou um percurso há mais de 2500 e que inevitavelmente vai ter que acabar numa união política. A isso vai ser obrigada pela dinâmica mundial. Acabaram-se os tempos das guerras entre várias tribos que dilaceraram este continente durante milénios.
- Registado: 29/11/2007 12:17
MKlop Escreveu:O que quero dizer com "não termos bons políticos" é exactamente o PAÍS não se preocupar em criar os mesmos.
Mklop, foi essencialmente ao que respondi desde o primeiro post. Mas como tu estás mais interessado em disparar na minha direcção e atacar-me pessoalmente...
Eu estou tão interessado em que Portugal forme bons políticos quanto em que forme mecânicos em quem eu possa confiar quando levo o carro para reparar (a título de exemplo).
Espero que finalmente tenha ficado claro...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
richardj Escreveu:há uns meses li um estudo muito interessante sobre a confiança dos cidadãos na sociedade, isto é nos seus pares. as taxas mais baixa verificaram-se nos países do sul da Europa com menos de 40% de confiança na sociedade . em Portugal foi 20.
por outro lado os países nórdicos tiveram as percentagens mais alta sendo o primeiro a Dinamarca com cerca de 80%
isto é muito importante porque revela bem que aqui em portugal é o cada um por si, quem paga todos os impostos é "anjinho"
Nesse aspecto é verdade.
Mesmo nas escolas, desde a infância os nórdicos promovem muito os trabalhos em grupo.
- Registado: 7/4/2007 17:13
há uns meses li um estudo muito interessante sobre a confiança dos cidadãos na sociedade, isto é nos seus pares. as taxas mais baixa verificaram-se nos países do sul da Europa com menos de 40% de confiança na sociedade . em Portugal foi 20.
por outro lado os países nórdicos tiveram as percentagens mais alta sendo o primeiro a Dinamarca com cerca de 80%
isto é muito importante porque revela bem que aqui em portugal é o cada um por si, quem paga todos os impostos é "anjinho"
MarcoAntonio Escreveu:MKlop Escreveu:Mas quem é que disse que o problema são os politicos?? Precipitaste-te...MKlop Escreveu:eu não consigo perceber os que advogam a perda de independência do nosso país apenas porque não conseguimos ter bons políticos.
Se alguém se preciitou foste tu...
...e viva a humildade...
...não, és mesmo tu que não percebeste o que eu disse inicialmente (confesso que não pormenorizei porque já tinha explicitado num outro post) e avançaste com uma crítica geral.
O que quero dizer com "não termos bons políticos" é exactamente o PAÍS não se preocupar em criar os mesmos.
...em frente...
MKlop Escreveu:carf2007 Escreveu:Uma união politica e financeira não nos vai retirar a praia, o sol, a lingua, o fado, o vira, o cozido à portuguesa, a alheira de mirandela ...![]()
Os países perifericos só tem hipóteses se houver um orçamento europeu e leis e impostos comuns, senão nunca mais deixamos de ser dos mais pobres da Europa (A não ser que a prospecção de petróleo que esta a ser feita dê muitos bons resultados)
Prefiro que o meu país seja bem gerido por estrangeiros a continuar a ser destruído pelos nossos políticos corruptos.
Lá está: eu penso que nós podemos e devemos mandar passear toda essa geração de "políticos" que na sua grande maioria, só nos tem feito mal...e um péssimo serviço às gerações futuras.
Porque é que a população não exige resultados aos governos e deixa a sua voz para os partidos, que vão jogando os seus interesses na rotatividade (mesmo os que não sobem ao poder há décadas)? Porque não alteramos a Constituição para permitir uma muito melhor avaliação das acções dos politicos e medidas de prevenção para que não se façam as asneiras colossais que têem sido feitas desde 74?
Criem-se comissões, debates...exijam-se contas.
A única forma de sairmos deste buraco é uma educação com valor, naõ só das crianças, mas ainda dos adultos: educar para verdadeira cidadania, para a alta cultura, para as verdadeiras e complexas questões que a civilização ocidental acarreta...
...como estamos somos mais carneiros para abate do que cidadãos.
A união política entre "fronteiras" nacionais pode resultar em exactamente nos tirarem a identidade: normalmente há sempre um choque....
Um choque de culturas e comportamentos com os países de leste haverá certamente e não me parece que numa perspectiva de longo prazo Portugal venha a ser beneficiado (mas espero estar redondamente enganado)...
Estive na República Checa e fiquei espantado com o comportamento de roubo descarado dos vendedores Checos (lojistas de recordações, restaurantes e lojas de câmbio)... o que se espelha perfeitamente no comportamento do presidente Checo numa conferência de imprensa com o presidente do Chile, onde em directo rouba uma caneta!!! (este vídeo está no youtube)...
Em Portugal estou certo que também existem situações parecidas, mas eles são bem mais descarados!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Re: Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Eur
Pata-Hari Escreveu:Now we are talking....
Exactamente! Não vejo hora de esta tese ganhar dimensão política.
Pedro Carriço
MKlop Escreveu:Mas quem é que disse que o problema são os politicos?? Precipitaste-te...
MKlop Escreveu:eu não consigo perceber os que advogam a perda de independência do nosso país apenas porque não conseguimos ter bons políticos.
Se alguém se preciitou foste tu...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carf2007 Escreveu:Uma união politica e financeira não nos vai retirar a praia, o sol, a lingua, o fado, o vira, o cozido à portuguesa, a alheira de mirandela ...![]()
Os países perifericos só tem hipóteses se houver um orçamento europeu e leis e impostos comuns, senão nunca mais deixamos de ser dos mais pobres da Europa (A não ser que a prospecção de petróleo que esta a ser feita dê muitos bons resultados)
Prefiro que o meu país seja bem gerido por estrangeiros a continuar a ser destruído pelos nossos políticos corruptos.
Lá está: eu penso que nós podemos e devemos mandar passear toda essa geração de "políticos" que na sua grande maioria, só nos tem feito mal...e um péssimo serviço às gerações futuras.
Porque é que a população não exige resultados aos governos e deixa a sua voz para os partidos, que vão jogando os seus interesses na rotatividade (mesmo os que não sobem ao poder há décadas)? Porque não alteramos a Constituição para permitir uma muito melhor avaliação das acções dos politicos e medidas de prevenção para que não se façam as asneiras colossais que têem sido feitas desde 74?
Criem-se comissões, debates...exijam-se contas.
A única forma de sairmos deste buraco é uma educação com valor, naõ só das crianças, mas ainda dos adultos: educar para verdadeira cidadania, para a alta cultura, para as verdadeiras e complexas questões que a civilização ocidental acarreta...
...como estamos somos mais carneiros para abate do que cidadãos.
A união política entre "fronteiras" nacionais pode resultar em exactamente nos tirarem a identidade: normalmente há sempre um choque....
MarcoAntonio Escreveu:MKlop Escreveu:ach
eu não consigo perceber os que advogam a perda de independência do nosso país apenas porque não conseguimos ter bons políticos. É-lhes mais fácil entregar a gestão a outros.... Isto com um esforço geracional tem potência para ser um optimo país para se viver e uma boa identidade para possuir.
O potencial que Portugal tem é o potencial de ser o país onde se vai vivendo enquanto houver rios de dinheiro a entrar...
Acho sempre curioso quando alguém coloca os problemas do país como sendo meramente um problema de "políticos". Será que vivem no mesmo país que eu? Será que saiem à rua e interagem com os outros tugas?
Os problemas de Portugal são o de uma cultura mediterrânica com crónica incapacidade para o planeamento estratégico, visão de longo-prazo e um pensamento global. Os mediterrânicos pensam no eu, no aqui e no agora. O que está muito, muito longe de se circunscrever à classe política!
Mas quem é que disse que o problema são os politicos?? Precipitaste-te...eu disse que não conseguimos ter bons políticos: e isso é culpa de todos nós. Os cidadãos portugueses adoram não se esforçarem, trabalhar, estudar a sério...por isso entrega-se o poder administrativo do país a pessoas que abusam claramente dos seus "oficíos", mas não fazemos nada realmente quanto a isso.
(eu já tinha expresso a minha opinião noutro tópico, por isso não quis estar a repetir) ....mas como referi acima: é um problema que - pelo menos -uma geração demorará a resolver ou melhorar. Não são governos de 4 anos. É uma questão geracional.
Mas mesmo sabendo como somos não consigo concordar com a cedência da nossa independência só porque somos demasiado "burros, preguiçosos e incultos" socialmente para metermos mãos ao trabalho e exigirmos que a nossa democracia seja gerida correctamente.
Uma união politica e financeira não nos vai retirar a praia, o sol, a lingua, o fado, o vira, o cozido à portuguesa, a alheira de mirandela ...
Os países perifericos só tem hipóteses se houver um orçamento europeu e leis e impostos comuns, senão nunca mais deixamos de ser dos mais pobres da Europa (A não ser que a prospecção de petróleo que esta a ser feita dê muitos bons resultados
)

Os países perifericos só tem hipóteses se houver um orçamento europeu e leis e impostos comuns, senão nunca mais deixamos de ser dos mais pobres da Europa (A não ser que a prospecção de petróleo que esta a ser feita dê muitos bons resultados

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
MKlop Escreveu:ach
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/8/2011 13:05, num total de 1 vez.
Eis um conceito contra o qual vale a pena lutar...literalmente.
Volto a repetir o que tinha dito num outro post: os "países" Europeus não são como os estados da União dos EUA. Há demasiadas diferenças entre nós para que isto possa ser uma união bem estruturada.
Julgo que se está a atirar achas para uma "fogueira dormente"...
As identidades nacionais são forças muito poderosas, mesmo sabendo-se que no passado tenham sido preferidas em detrimento de uma sociedade que se na altura se pensaria "mais evoluída"....
Volto a repetir o que tinha dito num outro post: os "países" Europeus não são como os estados da União dos EUA. Há demasiadas diferenças entre nós para que isto possa ser uma união bem estruturada.
Julgo que se está a atirar achas para uma "fogueira dormente"...
As identidades nacionais são forças muito poderosas, mesmo sabendo-se que no passado tenham sido preferidas em detrimento de uma sociedade que se na altura se pensaria "mais evoluída"....
Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Europa&
Now we are talking....
Euro
Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Europa"
Económico com Lusa
28/08/11 11:30
--------------------------------------------------------------------------------
A Alemanha sugere a criação dos Estados Unidos da Europa para fazer face à crise de dívida europeia.
Collapse
Comunidade+ Vistos+ ComentadosFórumPreço dos combustíveis sobem a partir de amanhã 08:40Os ataques de Jardim a líderes e ministros das Finanças 08:55Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Europa" 11:30Sócio, estou concentradíssimo nos descontos 08:40“Sempre trabalhei muito bem sob pressão e sem horários” 11:48Preço dos combustíveis sobem a partir de amanhã 08:40Os ataques de Jardim a líderes e ministros das Finanças 08:55Alemanha defende criação dos "Estados Unidos da Europa" 11:30Governo fez em dois meses quase 500 nomeações 10:48Sócio, estou concentradíssimo nos descontos 08:40
.A ministra do Trabalho alemã, Ursula von der Leyen, considera que a crise pode ser superada com a criação dos "Estados Unidos da Europa".
"O meu objectivo são os Estados Unidos da Europa, seguindo o exemplo de outros estados federais como a Suíça, Alemanha ou os Estados Unidos de América", afirma Ursula von der Leyen na edição de hoje da revista alemã Der Spiegel.
Uma união política permitiria, segundo a governante, unificar questões importantes em matéria de política financeira, fiscal e económica, "aproveitando as vantagens da dimensão da Europa".
No entender da ministra do Trabalho alemã e vice-presidente do partido da chanceler Angela Merkel, a União Democrata Cristã (CDU), a moeda única europeia não é suficiente para fazer face à competição global.
Ursula von der Leyen também defendeu esta semana a exigência da Finlândia de que os países que beneficiam da ajuda do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) apresentem como caução desses empréstimos as reservas de ouro que possuam ou as participações que detenham em empresas estatais.
Em declarações à televisão pública ARD, a governante - que é apontada pela imprensa alemã como uma possível sucessora de Angela Merkel - argumentou que só assim esses Estados "continuarão a envidar esforços para consolidar as finanças públicas".
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Shimazaki_2 e 115 visitantes