Impostos especiais sobre os muito ricos, fará sentido?
Elias Escreveu:[b]
O imposto incidirá, segundo a proposta do Bloco, sobre valores mobiliários, incluindo partes sociais (quotas, acções ou obrigações)
Isto é lindo! Quem tiver um milhão de euros em acções, além de ter de pagar imposto sobre dividendos, imposto sobre mais-valias, imposto de selo sobre as operações de compra e venda, ainda terá de pagar um imposto extra só pelo facto de ter acções (mesmo que elas desvalorizem).
Bloco de Esquerda no seu melhor!
Isto é lindo! Quem tiver um ordenado de 600€, além de pagar IRS e fazer descontos para a SS, ainda terá de pagar um imposto extra equivalente a 50% do subsídio de natal só pelo facto de ter ordenado (mesmo que até venha a ser despedido).
- Mensagens: 232
- Registado: 12/6/2011 19:11
- Localização: 17
Elias Escreveu:ainda terá de pagar um imposto extra só pelo facto de ter acções (mesmo que elas desvalorizem)
LOL Elias, é uma espécie de custódia de títulos, só que ligeiramente mais cara. Não tem pés nem cabeça.
E sabendo dos profundos conhecimentos dos políticos sobre o mercado de capitais, nem me atrevo a perguntar qual será a ideia deles para tributar quem tenha futuros (com uma margem de 10%) ou controle uma posição forex com uma alavancagem de 50x, por exemplo.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
E jóias de família...
as casas herdadas não serão também jóias de família ?
- Mensagens: 111
- Registado: 9/6/2010 14:52
- Localização: 14
Parece que já estou a ver o fiscal das finanças, à porta da quinta da marinha, com uma pasta cheia de mandatos de busca, para entrar na casa dos ricos e ver quantos brincos de diamantes e fios de ouro têm dentro das gavetas. Há coisas que realmente são tão patéticas que dão vontade de rir.
O Carvalho da Silva, por seu lado, diz que taxar a riqueza não chega e, entre outras coisas, quer "englobamento da riqueza" (já me esforcei por imaginar o que será, mas não consigo). O que vale mesmo é que ainda estamos na silly season.
O Carvalho da Silva, por seu lado, diz que taxar a riqueza não chega e, entre outras coisas, quer "englobamento da riqueza" (já me esforcei por imaginar o que será, mas não consigo). O que vale mesmo é que ainda estamos na silly season.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Acho curioso é ...
as obras de arte... excluídas...porquê ? Aqui ao lado os vizinhos espanhóis dizem não, também é curioso .
- Mensagens: 111
- Registado: 9/6/2010 14:52
- Localização: 14
[b]
O imposto incidirá, segundo a proposta do Bloco, sobre valores mobiliários, incluindo partes sociais (quotas, acções ou obrigações)
Isto é lindo! Quem tiver um milhão de euros em acções, além de ter de pagar imposto sobre dividendos, imposto sobre mais-valias, imposto de selo sobre as operações de compra e venda, ainda terá de pagar um imposto extra só pelo facto de ter acções (mesmo que elas desvalorizem).
Bloco de Esquerda no seu melhor!

- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Ricos: BE quer criar «imposto de solidariedade»
Para quem tem património acima de dois milhões de euros
O BE apresentou esta sexta-feira um projecto de lei para a criação de um «imposto de solidariedade sobre as grandes fortunas», incidindo no património global acima de dois milhões de euros. Uma medida que mereceu a atenção do PSD que admitiu estudar a proposta.
O imposto incidirá, segundo a proposta do Bloco, sobre valores mobiliários, incluindo partes sociais (quotas, acções ou obrigações), créditos, instrumentos de poupança, propriedade imobiliária (terrenos e imóveis), meios de transporte,cavalos, gado, ouro, prata, metais e pedras preciosas, entre outro património.
O imposto, a título permanente, pretende corrigir o «défice fiscal em Portugal dos mais abastados», apontou o deputado bloquista Luís Fazenda, em conferência de imprensa, citado pela Lusa.
Uma «relativa equidade fiscal» só será alcançada com uma combinação de medidas, que incluem também a taxação das mais-valias bolsistas e o combate a uma «evasão fiscal organizada» do sector financeiro.
«Tudo isso em conjunto é que poderá, finalmente, trazer uma relativa equidade fiscal: a combinação da existência de um imposto sobre as grandes fortunas, taxas adequadas de IRS, o englobamento para efeitos de IRS de todos os rendimentos, eliminando taxas liberatórias, e o imposto sobre as mais-valias bolsistas para as empresas e SGPS».
«Um imposto prudente»
O projecto de lei foi entregue hoje no gabinete da Assembleia e as restantes medidas serão apresentadas em sede de discussão do Orçamento do Estado.
Luís Fazenda diz que «é preciso começar, o sinal político é começar». Este é um imposto «prudente». De fora, ficam, por exemplo, as colecções de arte.
O imposto «não castiga nem a classe média nem valores patrimoniais já relativamente elevados». «Não afecta nada daquilo que poderia eventualmente cair na alçada da acusação de um excesso fiscal ou de um confisco sobre grandes fortunas».
Luís Fazenda não apresentou nenhuma estimativa sobre o que o Estado poderá arrecadar, porque «não há experiência em Portugal de avaliação de património». «De algum modo é um imposto experimental».
«Vamos ver ao longo de vários exercícios como é que pode avaliar-se realmente junto do património imobiliário e mobiliário que está sedeado em Portugal, de residentes e de não residentes, a partir de dois milhões de euros».
A taxa sobre o património das grandes fortunas «deve ser progressiva a partir de 1,5% desse valor global até 2,5%».
O PSD já disse que está de facto a estudar a criação do imposto, mas não quer fazê-lo «de supetão».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Cavalos e gado também estão incluídos...


Estou a ver que tenho de vender o meu canário

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Re: IVA de luxo
Elias Escreveu:Sargotronss Escreveu:A minha ideia de um aumento de imposto seria principalmente sobre tabaco e bebidas alcoólicas, principalmente as de grau superior (as mais importadas).
A seguir aparecem os produtores de Vinho do Porto a dizer que lhes vão rebentar com o negócio.
Ao menos não eram um milhão de portugueses

Não faz mal!...
Re: IVA de luxo
Jolly Roger Escreveu:Nós precisamos é de criar formas de que os ricos gostem de cá estar e se sintam bem cá, não é de que queiram fugir de cá.....
Eheheh Jolly. A propósito disso lia hoje no Blasfémias:
No início de Agosto, o ministro da Economia lançou a ideia de atrair reformados do Norte da Europa. Pretende-se convencê-los a trazer para cá as suas poupanças de modo a contribuirem para a recuperação da economia portuguesa. E o governo parece que já tem um trunfo para os trazer para cá: um imposto extra sobre os chamados “ricos”.
http://blasfemias.net/2011/08/26/incentivos/
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Eu ainda continuo com imensas dúvidas sobre o alcance de uma medida deste genero embora acredite que efetivamente um "rico" consiga pagar menos impostos (% falando) do que um remediado...
Ainda não percebi o que querem taxar efetivamente... e como..
(curioso foi ver a reacção do PS que a pouco tempo permitiu não taxar o lucro da venda da Vivo, mas permitiu algo retroativo para os demais contribuintes...)
Ainda não percebi o que querem taxar efetivamente... e como..
(curioso foi ver a reacção do PS que a pouco tempo permitiu não taxar o lucro da venda da Vivo, mas permitiu algo retroativo para os demais contribuintes...)
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
Re: IVA de luxo
atsp Escreveu:Boa tarde,
Tenho estado a acompanhar este tópico, mais nos jornais que no fórum, e ainda ontem durante um jantar com amigos em que a discussão veio à baila, repesquei a ideia, lançada em tempos por Manuela Ferreira Leite, se pouco me engano, do IVA sobre produtos de luxo.
Tem a vantagem de não se centrar nos rendimentos declarados em sede de IRS, e por outro de não se centrar na nuvem muito obscura de taxar os ricos (como por exemplo o BE sugere). Por outro lado, sendo IVA de luxo (por ex, carros acima de 100k€), tem a vantagem de, sendo aplicado em transacções comerciais, não é cego na medida em que nem toda a população é abrangida, e por outro lado apanha aqueles que, por exemplo, apenas vivem de rendimentos de capital.
Como desvantagem, vejo um possível aumento de fuga fiscal...
Qual a vossa opinião?
ATSP
A mania da perseguição aos ricos não nasceu ontem nem na semana passada.
Por cá já existiu a seguir ao 25 de Abril. A frase dos ricos que paguem a crise eu vi-a escrita nas paredes um pouco por todo o lado no final dos anos 70 e principio dos anos 80.
Criar um Iva mais alto para artigos de luxo acaba por não funcionar.
Pões-me um IVA com esteroides em cima de um carro só porque ele custa mais de 100.000 euros e eu vou e compro um carro que só custe 95.000 e tu ficas a ver navios.
Fazes o mesmo a uma casa só porque custa 600.000 e eu vou e compro uma de 500.000 e tu ficas a arder.
Taxas-me um relógio Frank Muller acima do normal e eu vou e compro um Blancpain que é um pouco mais barato.
De resto nada me impede de me meter no carro ou no avião e trazê-los da Suiça.
Os exemplos são os que quiseres. No final não vais cobrar nada e só vais acabar por prejudicar as empresas que vendem esses produtos e que com essa situação deixam de vender.
Nós precisamos é de criar formas de que os ricos gostem de cá estar e se sintam bem cá, não é de que queiram fugir de cá.
....
Re: IVA de luxo
Sargotronss Escreveu:A minha ideia de um aumento de imposto seria principalmente sobre tabaco e bebidas alcoólicas, principalmente as de grau superior (as mais importadas).
A seguir aparecem os produtores de Vinho do Porto a dizer que lhes vão rebentar com o negócio.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Re: IVA de luxo
atsp Escreveu:Boa tarde,
Tenho estado a acompanhar este tópico, mais nos jornais que no fórum, e ainda ontem durante um jantar com amigos em que a discussão veio à baila, repesquei a ideia, lançada em tempos por Manuela Ferreira Leite, se pouco me engano, do IVA sobre produtos de luxo.
Tem a vantagem de não se centrar nos rendimentos declarados em sede de IRS, e por outro de não se centrar na nuvem muito obscura de taxar os ricos (como por exemplo o BE sugere). Por outro lado, sendo IVA de luxo (por ex, carros acima de 100k€), tem a vantagem de, sendo aplicado em transacções comerciais, não é cego na medida em que nem toda a população é abrangida, e por outro lado apanha aqueles que, por exemplo, apenas vivem de rendimentos de capital.
Como desvantagem, vejo um possível aumento de fuga fiscal...
Qual a vossa opinião?
ATSP
Eu concordo, embora ache que o IVA é de certa maneira regulado pela EU. Os artigos de luxo vem principalmente da Alemanha e França, ou seja os que tem os tintins de Portugal na mão neste preciso momento.
A minha ideia de um aumento de imposto seria principalmente sobre tabaco e bebidas alcoólicas, principalmente as de grau superior (as mais importadas).
Não faz mal!...
Os socialistas espanhós já deram por concluído a não taxação dos "ricos". Sobra o Tozé Seguro e seus companheiros a clamar por tal cá no burgo.
Não deixa de ser curioso, os socialistas portugueses desalinhados com os espanhóis e alinhados com a direita europeia nesta matéria (os espanhóis lá deverão ter as suas razões, entre as quais o facto de terem já passado pela experiência...!)

Não deixa de ser curioso, os socialistas portugueses desalinhados com os espanhóis e alinhados com a direita europeia nesta matéria (os espanhóis lá deverão ter as suas razões, entre as quais o facto de terem já passado pela experiência...!)

rmachado Escreveu:Terás razão... mas eu não me parece que em várias partes da cidade não se possa "misturar" habitantes com comércio e/ou serviços.
Claro que se pode "misturar". Mas eu não falei em comércio e serviços. Falei em empresas / escritórios.
De qualquer forma, aceito a sugestão que dás de valorizar os moradores. Agora é preciso ter em conta que hoje em dia toda a gente gosta de andar de popó e de estacionar o popó à porta de casa. Como é que resolves este problema nos centros históricos de ruas estreitas?
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
IVA de luxo
Boa tarde,
Tenho estado a acompanhar este tópico, mais nos jornais que no fórum, e ainda ontem durante um jantar com amigos em que a discussão veio à baila, repesquei a ideia, lançada em tempos por Manuela Ferreira Leite, se pouco me engano, do IVA sobre produtos de luxo.
Tem a vantagem de não se centrar nos rendimentos declarados em sede de IRS, e por outro de não se centrar na nuvem muito obscura de taxar os ricos (como por exemplo o BE sugere). Por outro lado, sendo IVA de luxo (por ex, carros acima de 100k€), tem a vantagem de, sendo aplicado em transacções comerciais, não é cego na medida em que nem toda a população é abrangida, e por outro lado apanha aqueles que, por exemplo, apenas vivem de rendimentos de capital.
Como desvantagem, vejo um possível aumento de fuga fiscal...
Qual a vossa opinião?
ATSP
Tenho estado a acompanhar este tópico, mais nos jornais que no fórum, e ainda ontem durante um jantar com amigos em que a discussão veio à baila, repesquei a ideia, lançada em tempos por Manuela Ferreira Leite, se pouco me engano, do IVA sobre produtos de luxo.
Tem a vantagem de não se centrar nos rendimentos declarados em sede de IRS, e por outro de não se centrar na nuvem muito obscura de taxar os ricos (como por exemplo o BE sugere). Por outro lado, sendo IVA de luxo (por ex, carros acima de 100k€), tem a vantagem de, sendo aplicado em transacções comerciais, não é cego na medida em que nem toda a população é abrangida, e por outro lado apanha aqueles que, por exemplo, apenas vivem de rendimentos de capital.
Como desvantagem, vejo um possível aumento de fuga fiscal...
Qual a vossa opinião?
ATSP
- Mensagens: 5
- Registado: 24/8/2011 9:59
- Localização: 16
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Além disso não é socialmente mal visto enriquecer através dos jogos de apostas.
Quem ganhar um milhão de euros no Euromilhões ou no Totoloto, é um SORTUDO.
Mas se for um empresário a ganhar um milhão de euros é um TIRANO EXPLORADOR.
E se for um investidor a conseguir fazer um milhão é um ESPECULADOR SEM ESCRÚPULOS.
Isso mostra bem como o mérito é apreciado e valorizado na nossa sociedade. Mais vale um tipo que escolheu 5 números ao acaso, do que outro que fez pela vida.
Há outras formas que também não fazem "confusão" que são jogador ou treinador de futebol, estrela de cinema, cantor rock ou pimba, ou piloto de F1 por exemplo. Até fazem vigílias e romarias, arrancam os cabelos, compram t-shirts e beijam o chão que eles pisam.
Enriquecer a vender salmões e trutas ou cortiça ou arroz é que é do caneco. Não se suporta.
Creio que somos educados e crescemos a ouvir dizer que é assim e por isso não fazemos perguntas nem paramos para pensar.
Já crescidinhos há quem pare pense e descubra que não faz sentido, que há algo de profundamente errado em tudo isto, enquanto outros continuam alegremente sem fazer perguntas e repetindo de forma acrítica aquilo que ouvem dizer.
...
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Elias
Depende do centro..
E podes até ter várias valências no mesmo centro em zonas contiguas.
Eu queria era um urbanismo consciente e leis que permitam a reabilitação urbana de forma natural.
rmachado, desculpa lá mas estás a fugir à pergunta. Em teoria podes ter várias valências, mas na prática não tens. Por isso se queres reabilitar o centro tens de começar por definir quem é que queres lá.
Terás razão... mas eu não me parece que em várias partes da cidade não se possa "misturar" habitantes com comércio e/ou serviços.
Não é possivel dar uma resposta de preto ou branco pois dependerá de caso para caso, mas a minha inclinação seria para morar.
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
Elias Escreveu:Além disso não é socialmente mal visto enriquecer através dos jogos de apostas.
Quem ganhar um milhão de euros no Euromilhões ou no Totoloto, é um SORTUDO.
Mas se for um empresário a ganhar um milhão de euros é um TIRANO EXPLORADOR.
E se for um investidor a conseguir fazer um milhão é um ESPECULADOR SEM ESCRÚPULOS.
Isso mostra bem como o mérito é apreciado e valorizado na nossa sociedade. Mais vale um tipo que escolheu 5 números ao acaso, do que outro que fez pela vida.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:tiago_ferreira Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Quando perguntam às pessoas na rua o que faziam se lhes saisse o euromilhões, quase todos dizem disparates financeiros que não fazem sentido do ponto de vista de criar riqueza.
Já reparaste a quantidade de pessoas que prefere apostar na SORTE para enriquecer?
Porque a sorte não dá trabalho. Não cansa a cabeça, não faz calos nas mãos, não obriga a levantar cedo.
E se for um investidor a conseguir fazer um milhão é um ESPECULADOR SEM ESCRÚPULOS.
Principalmente se o fizer a shortar BCP

- Mensagens: 137
- Registado: 27/1/2009 14:17
- Localização: Portugal
tiago_ferreira Escreveu:Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Quando perguntam às pessoas na rua o que faziam se lhes saisse o euromilhões, quase todos dizem disparates financeiros que não fazem sentido do ponto de vista de criar riqueza.
Já reparaste a quantidade de pessoas que prefere apostar na SORTE para enriquecer?
Porque a sorte não dá trabalho. Não cansa a cabeça, não faz calos nas mãos, não obriga a levantar cedo.
Além disso não é socialmente mal visto enriquecer através dos jogos de apostas.
Quem ganhar um milhão de euros no Euromilhões ou no Totoloto, é um SORTUDO.
Mas se for um empresário a ganhar um milhão de euros é um TIRANO EXPLORADOR.
E se for um investidor a conseguir fazer um milhão é um ESPECULADOR SEM ESCRÚPULOS.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Quando perguntam às pessoas na rua o que faziam se lhes saisse o euromilhões, quase todos dizem disparates financeiros que não fazem sentido do ponto de vista de criar riqueza.
Já reparaste a quantidade de pessoas que prefere apostar na SORTE para enriquecer?
São imensos.
Eu diria para empobrecer.
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Quando perguntam às pessoas na rua o que faziam se lhes saisse o euromilhões, quase todos dizem disparates financeiros que não fazem sentido do ponto de vista de criar riqueza.
Já reparaste a quantidade de pessoas que prefere apostar na SORTE para enriquecer?
Porque a sorte não dá trabalho. Não cansa a cabeça, não faz calos nas mãos, não obriga a levantar cedo.
PS: Eu todas as semanas ganho 4€ no Euromilhões.
- Mensagens: 137
- Registado: 27/1/2009 14:17
- Localização: Portugal
EuroVerde Escreveu:Quando perguntam às pessoas na rua o que faziam se lhes saisse o euromilhões, quase todos dizem disparates financeiros que não fazem sentido do ponto de vista de criar riqueza.
Já reparaste a quantidade de pessoas que prefere apostar na SORTE para enriquecer?
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Red Hot, rtinto e 287 visitantes