Impostos especiais sobre os muito ricos, fará sentido?
Elias, qual é a tua opinião sobre o assunto? Achas que não deve haver imposto gradual de acordo com os rendimentos?
Qual é a tua opinião sobre, por exemplo, o imposto extraordinário de 50% sobre o excendente do salário minímo aprovado pelo Governo?
Em que medida isso seria mau?
Qual é a tua opinião sobre, por exemplo, o imposto extraordinário de 50% sobre o excendente do salário minímo aprovado pelo Governo?
Em que medida isso seria mau?
- Registado: 4/8/2010 10:09
Re: Impostos especiais sobre os muito ricos, fará sentido?
tranks Escreveu:(como disse, infelizmente, sou um perfeito desconhecedor nestas matérias).
Pois o que eu acho fantástico é que a sociedade está cheia de gente que acha que os ricos devem pagar. Não sabem como nem quanto, na verdade nem lhes interessa, o que interessa é que os ricos paguem (acima de tudo, porque isso traz conforto moral).
masterpro Escreveu:Rendimento, se bem que não via problema em tributar as fortunas
podes quantificar?
Um indivíduo que tenha um património de 10 milhões deve pagar quanto de imposto, em tua opinião?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Os mais ricos têm sido muito penalizados neste últimos tempos, basta ver as desvalorizações em bolsa.
Mas quem tem 300 milhoes, perder 100 milhoes ou mais não se compara a quem perdeu o emprego e não consegue sustentar a familia.
Para acalmar tensões sociais e potênciais conflitos é imperativo que os mais ricos tenham um discurso apaziguador e até receptivo a sacrificios.
Os ricos só podem continuar a ser, se a sociedade tiverem algum dinheiro.Se tivermos todos (ou a grande maioria) sem dinheiro...vamos fazer compras nos centros comerciais do Belmiro ?
Temos telemóvel ?
Compramos jornais ?
Temos TV cabo ?
Mas quem tem 300 milhoes, perder 100 milhoes ou mais não se compara a quem perdeu o emprego e não consegue sustentar a familia.
Para acalmar tensões sociais e potênciais conflitos é imperativo que os mais ricos tenham um discurso apaziguador e até receptivo a sacrificios.
Os ricos só podem continuar a ser, se a sociedade tiverem algum dinheiro.Se tivermos todos (ou a grande maioria) sem dinheiro...vamos fazer compras nos centros comerciais do Belmiro ?
Temos telemóvel ?
Compramos jornais ?
Temos TV cabo ?
- Registado: 23/8/2011 11:35
masterpro Escreveu:Não, Elias, eles não são nenhum cancro, vão até onde podem ir, no entanto e com a falta de regulação que temos tido ( não é problema único de Portugal ) eles podem ir longe de mais, desequilibrando as economias
"Longe de mais"? A expresão é interessante. Dá para quantificar? Em tua opinião os ricos deviam poder ir até onde? Achas que devia haver um limite para o património de uma pessoa? Tipo, podes ter um milhão, tudo o que tiveres a mais de um milhão reverte para o Estado

Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Agora como pretendem fazer os Franceses uma taxa de
2% não me parece nada descabido
Mas 2% sobre o rendimento ou sobre o património?
Este mês, Valérie Pécresse, ministra do Orçamento de França, afirmou que o Executivo está a trabalhar num novo imposto sobre os indivíduos cujo rendimento anual seja superior a um milhão de euros. Gilles Carrez, membro do comité parlamentar de orçamento, já anunciou que o imposto extraoridnário será de dois por cento sobre o rendimento anual.
Rendimento, se bem que não via problema em tributar as fortunas

- Registado: 13/3/2007 14:42
contudo, participar num debate construtivo para estudar formas de concretizar essa ideia de taxar os mais ricos e propôr soluções justas e eficazes, para isso quase ninguém está disponível. Tá mal...
[/quote]
Pelos vistos estão o Obama, o Buffett (!) e os empresários franceses...que acredito que terão bem mais capacidades de saber como fazê-lo do que eu (como disse, infelizmente, sou um perfeito desconhecedor nestas matérias).
Mas o facto de a ideia se colocar, para mim, já é algo importante e pode levar à tal discussão que, como tu defendes, deve ser construtiva. Daí espero que saia a solução para esta questão (os ricos contribuírem um pouco mais para a crise).

Pelos vistos estão o Obama, o Buffett (!) e os empresários franceses...que acredito que terão bem mais capacidades de saber como fazê-lo do que eu (como disse, infelizmente, sou um perfeito desconhecedor nestas matérias).
Mas o facto de a ideia se colocar, para mim, já é algo importante e pode levar à tal discussão que, como tu defendes, deve ser construtiva. Daí espero que saia a solução para esta questão (os ricos contribuírem um pouco mais para a crise).
- Registado: 23/6/2009 12:58
Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Se as leis facilitarem o enriquecimento deles seja através de benefícios nos impostos ou mesmo da não regulação para a concorrência e livre mercado, então sim são culpados
Então e que tal mandar prender os ricos todos, revertendo os bens todos para o Estado para poder aumentar os funcionários públicos e as pensões vitalícias? Acaba-se de vez com esse cancro da sociedade que são os capitalistas sem escrúpulos
Não, Elias, eles não são nenhum cancro, vão até onde podem ir, no entanto e com a falta de regulação que temos tido ( não é problema único de Portugal ) eles podem ir longe de mais, desequilibrando as economias

AutoMech Escreveu:masterpro Escreveu:Se as leis facilitarem o enriquecimento deles seja através de benefícios nos impostos ou mesmo da não regulação para a concorrência e livre mercado, então sim são culpados
Quem é que achas que faz pressão sobre os políticos para manterem os benefícios?
Podes concretizar em que é que estes 4 foram beneficiados ou ficamos por esse discurso à la PCP e Bloco de Esquerda de que "os ricos que paguem a crise" ?
lool, não tenho partido nem ideologia politica

Esses 4 foram beneficiados tal como todos os outros ....no caso dos Bancos é fácil .. tem um imposto reduzido.
Para os grandes da distribuição

15 out. 2010 – Este domingo, os hipermercados ainda encerram às 13h, mas no seguinte, dia 24, já poderão abrir até à meia noite.
São muitas pequenas coisas que fazem com que o dinheiro se concentre, ora se ele se concentra muita gente vai perder poder de compra, a longo prazo resulta no que estamos a chegar

Nesta altura do campeonato...
o que os muito ricos estão a verificar é que ou ajudam a sair desta situação, ou vai tudo para o caraças .
- Registado: 9/6/2010 14:52
masterpro Escreveu:Agora como pretendem fazer os Franceses uma taxa de
Mas 2% sobre o rendimento ou sobre o património?
tranks Escreveu:sim, acho que também deviam pagar (o "ponto final" é teu).
Agora como, isso eu não sei, nem é da minha competência...
Claro, claro, o pessoal gosta de apontar o dedo aos ricos, porque dá jeito arranjar um culpado e também é sempre giro dizer mal (especialmente dizer mal de quem tem mais património, mesmo sem saber como é que esse património foi adquirido e em que circunstâncias); contudo, participar num debate construtivo para estudar formas de concretizar essa ideia de taxar os mais ricos e propôr soluções justas e eficazes, para isso quase ninguém está disponível. Tá mal...

Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Não acho que sejam alguns, mas a grande maioria, sabemos que a moeda é um bem finito, ora o que a crise mostra é que os Governos tem menos capital e mais dívidas, as classes médias e baixa tem menos poder de compra e mais dívida e que os mais ricos estão ainda mais ricos, logo dá para ver de onde vem e para onde vai o capital.Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise
masterpro, não será isto uma generalização abusiva? Isto é, lá porque alguns reicos contribuíram para a crise, fará sentido penalizar todos os ricos?
E já agora que tipo de imposto especial propunhas?
Não digo que a culpa seja toda deles, pois na minha opinião os estados é que deveriam de funcionar como reguladores da economia e tem falhado redondamente nesse objectivo. Os governos tem cedido e criado várias leis ruinosas e lesivas, logo na correcção eles terão de contribuir também na sua proporção
É apenas a minha opinião
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas não respondeste à questão: que tipo de impostos propunhas? E em que grau?
Eu dou uma ajuda: que tal confiscar, por decreto, todos os bens dos ricos, e distribuir tudo pela classe média, dando algum aos pobres?
Não sou economista, logo não sei que tipo de impacto iria ou não ter, no entanto arranjar uma maneira de taxar os capitais antes de estes se movimentarem para as offshores era uma ideia ( como fazer, não sei, sou sincero... mas era uma ideia )
Outra ideia era taxa-los da mesma maneira que somos taxados todos nós para o IRS se possível à mesma %, no entanto esta sei que seria muito pesada.
Agora como pretendem fazer os Franceses uma taxa de

masterpro Escreveu:Se as leis facilitarem o enriquecimento deles seja através de benefícios nos impostos ou mesmo da não regulação para a concorrência e livre mercado, então sim são culpados
Quem é que achas que faz pressão sobre os políticos para manterem os benefícios?
Podes concretizar em que é que estes 4 foram beneficiados ou ficamos por esse discurso à la PCP e Bloco de Esquerda de que "os ricos que paguem a crise" ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
masterpro Escreveu:Se as leis facilitarem o enriquecimento deles seja através de benefícios nos impostos ou mesmo da não regulação para a concorrência e livre mercado, então sim são culpados
Então e que tal mandar prender os ricos todos, revertendo os bens todos para o Estado para poder aumentar os funcionários públicos e as pensões vitalícias? Acaba-se de vez com esse cancro da sociedade que são os capitalistas sem escrúpulos

Elias Escreveu:tranks Escreveu:mas e então? se poucos (algum?) pobres contribuíram para ela e se todos estão a pagar por ela?
Portanto achas que os ricos devem pagar e ponto final?
sim, acho que também deviam pagar (o "ponto final" é teu).
Agora como, isso eu não sei, nem é da minha competência...
- Registado: 23/6/2009 12:58
AutoMech Escreveu:masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise, pois também contribuíram para a mesma,
Master, se considerarmos o Belmiro de Azevedo ou o Américo Amorim como muito ricos, podes explicar em que medida é que eles contribuíram para a crise ?
Eu não estou a defender que não contribuam (e teria de se discutir como). Estou é a tentar perceber porque é que tu dizes que eles contribuíram (em boa verdade todos contribuímos, porque ao consumirmos mais do que podíamos, ao pedirmos crédito além do que era desejável, ajudámos a desequilibrar o défice comercial)
Se as leis facilitarem o enriquecimento deles seja através de benefícios nos impostos ou mesmo da não regulação para a concorrência e livre mercado, então sim são culpados

masterpro Escreveu:Não acho que sejam alguns, mas a grande maioria, sabemos que a moeda é um bem finito, ora o que a crise mostra é que os Governos tem menos capital e mais dívidas, as classes médias e baixa tem menos poder de compra e mais dívida e que os mais ricos estão ainda mais ricos, logo dá para ver de onde vem e para onde vai o capital.Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise
masterpro, não será isto uma generalização abusiva? Isto é, lá porque alguns reicos contribuíram para a crise, fará sentido penalizar todos os ricos?
Não digo que a culpa seja toda deles, pois na minha opinião os estados é que deveriam de funcionar como reguladores da economia e tem falhado redondamente nesse objectivo. Os governos tem cedido e criado várias leis ruinosas e lesivas, logo na correcção eles terão de contribuir também na sua proporção
É apenas a minha opinião
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas não respondeste à questão: que tipo de impostos propunhas? E em que grau?
Eu dou uma ajuda: que tal confiscar, por decreto, todos os bens dos ricos, e distribuir tudo pela classe média, dando algum aos pobres?

Não acho que sejam alguns, mas a grande maioria, sabemos que a moeda é um bem finito, ora o que a crise mostra é que os Governos tem menos capital e mais dívidas, as classes médias e baixa tem menos poder de compra e mais dívida e que os mais ricos estão ainda mais ricos, logo dá para ver de onde vem e para onde vai o capital.Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise

É apenas a minha opinião

masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise, pois também contribuíram para a mesma,
Master, se considerarmos o Belmiro de Azevedo ou o Américo Amorim como muito ricos, podes explicar em que medida é que eles contribuíram para a crise ?
Eu não estou a defender que não contribuam (e teria de se discutir como). Estou é a tentar perceber porque é que tu dizes que eles contribuíram (em boa verdade todos contribuímos, porque ao consumirmos mais do que podíamos, ao pedirmos crédito além do que era desejável, ajudámos a desequilibrar o défice comercial)
Editado pela última vez por Automech em 23/8/2011 16:13, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
masterpro Escreveu:Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise
Impostos especiais sobre os muito ricos, fará sentido?
Já à muito que sou da opinião que esses senhores também deveriam de ajudar a pagar a crise, pois também contribuíram para a mesma, no entanto fiquei algo surpreso e logo pela positiva quando li as duas notícias que coloco abaixo
Empresários franceses propõem imposto especial sobre os ricos:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=502665
Obama concorda com Warren E. Buffet: os mais ricos devem pagar mais imposto:
http://www.publico.pt/Mundo/obama-conco ... os_1507863
Não me parece contudo que estejam a fazer alguma caridade ou coisa parecida, mas sim a tentar proteger o seu estilo de vida, sim porque se a crise se agravar muito mais as grandes riquezas serão logo os primeiros alvos

Empresários franceses propõem imposto especial sobre os ricos:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=502665
Obama concorda com Warren E. Buffet: os mais ricos devem pagar mais imposto:
http://www.publico.pt/Mundo/obama-conco ... os_1507863
Não me parece contudo que estejam a fazer alguma caridade ou coisa parecida, mas sim a tentar proteger o seu estilo de vida, sim porque se a crise se agravar muito mais as grandes riquezas serão logo os primeiros alvos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, Bar38, Bing [Bot], Conservador, Goya777, icemetal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 287 visitantes