Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT Novos dirigentes Estado têm de ser licenciados há 12 anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por putneyjc » 20/8/2011 18:05

AutoMech Escreveu:O problema é que o princípios de boa gestão do sector público não se aplicarem ao sector publico porque, como diz o Marco "no estado existem regras e normas que não são aplicadas à actividade privada". É a desculpa que tem existido para o estado ser o exemplo que é.

Tu na tua empresa medes a competência dos teus funcionários pelos anos de licenciatura que têm ?

Esta medida é uma perfeita aberração, apesar de perceber qual o tipo de problema ela pretende resolver. Como alguém disse atrás, utiliza-se uma má medida para corrigir uma má prática. Este país não tem conserto mesmo. . É assim que medida atrás de medida, se vai construindo puzzles que anos depois toda a gente pergunta "mas como é que isto foi possível?". Ora cá está um exemplo de como as aberrações acontecem. Como se 12 anos de curso desse alguma credencial.

Se é só para ter uma regra, porque não utilizar os resultados dos concursos e punir SEVERAMENTE toda e qualquer fraude que venha a ser detetada?
Mas meus amigos punir fraudes nunca foi o forte deste país não é?

Registado: 29/11/2007 12:17

por Automech » 19/8/2011 20:41

JMHP Escreveu:Para ti não faz sentido, mas neste caso para a administração publica que conhece em profundidade estes processos poderá meter "travão" a imensos casos de oportunismo político e de corrupção.

A única coisa que restringe é o universo de candidatos a ocuparem os lugares. Mas como são poucos lugares (porque são funções de topo), ainda assim não faltarão boys. Serão menos, mas não faltarão.

Se queriam realmente eliminar os favorecimentos (ou melhor, reduzi-los, porque eliminar nunca se consegue) mais valia envolver uma entidade independente ou, sem complicações, abrir concursos, quem quiser concorria e pedir a uma empresa de executive search que analise os candidatos, de forma a chegar a um conjunto final de 'pretendentes'. Seria pior do que esta regra ? Salvo erro (sujeito a confirmação) é assim que fazem os Suecos, onde a carreira pública é bastante respeitada e, aparentemente, pouco politizada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por JMHP » 19/8/2011 19:32

Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:Se eu quero um musico então quero um profissional com formação nessa área, o mesmo com jardineiros, assim como não quero um físico nuclear com formação de cozinheiro...

Exacto. Agora vamos estender esse raciocínio.

Comecemos pelo ensino superior:

Se eu quero um professor universitário, então quero alguém que além de ter conhecimentos na área de ensino, tenha competências pedagógicas - infelizmente, a capacidade de comunicação entre os docentes universitários é muito variável e em muitos casos as competências pedagógicas situam-se a níveis muito baixos - será que se assume que só porque alguém tirou um curso numa dada área, tem competências para ensinar esse mesmo tema? Posso estar errado, mas tenho ideia que os docentes do ensino superior não passam por quaisquer acções de formação que visem melhorar as suas capacidades de comunicação e formação.

Também partilho da mesmo opinião e duvidas. Conheci imensos profissionais de ensino da mesma área de ensino e disciplinas com perfis e métodos de lecionar diferentes que me levou sempre a pensar que o padrão de ensino do nosso sistema é pouco estruturado e de qualidade duvidosa.

Elias Escreveu:Seguidamente passemos aos dirigentes da função pública.

Se eu quero uma pessoa para uma função dirigente, isto é para dirigir, então quero alguém que além de ter conhecimentos na área de actuação, tenha competências de gestão de equipas (recursos humanos) - infelizmente, a capacidade de gestão de pessoal entre os dirigentes (isto também no sector privado) é muito variável e em muitos casos as competências a nível de gestão de equipas situam-se a níveis muito baixos - será que se assume que só porque alguém tirou um curso superior, tem competências para dirigir pessoas?

Esta é a minha reflexão sobre este assunto...

A competencia para dirigir pessoas ou liderar equipas advém sobretudo da experiência profissional e de qualidades pessoais, embora não é nada fácil a identificação e selecção da pessoa certa, nomeadamente porque as profissões em regra geral exigem diversos tipos de liderança que em muitos casos nada são semelhantes.

Um bom gestor, dirigente ou líder descobrem-se com os resultados, são os resultados das suas praticas e políticas que ditam o sucesso ou não da escolha das pessoas para esses cargos.

Os resultados falam por si e devem ser analisados para corrigir caso necessário a decisão inicial da escolha para o cargo. Caso os resultados sejam bons, então deve-se reforçar e premiar as pessoas pelos seus méritos, uma pratica que em Portugal é pouco comum em geral, mas sobretudo na administração publica.

As empresas privadas tem os seus métodos particulares, mas o Estado não possui um sistema de avaliação e de selecção que seja simples, transparente e eficaz que possamos em regra geral confiar.

Por ultimo, um sistema eficaz e justo não pode deixar de ser acompanhado por uma lei de trabalho liberal e um mercado dinâmico que premeie os profissionais de mérito e elimine ou corrija os maus profissionais.... Quando digo maus profissionais refiro-me a TODOS, gestores e dirigentes incluídos.

Registado: 19/5/2009 18:26

por JMHP » 19/8/2011 19:09

AutoMech Escreveu:
JMHP Escreveu:Os factores e variáveis de avaliação e de analise de currículos difere bastante de empresa para empresa de sector em sector, em muitos casos não parecem fazer grande sentido para a opinião publica ou até mesmo para os candidatos, mas são do interesse e importantes para as empresas.

Isso que dizes é verdade, mas a questão é se esta possível regra dos 12 anos de licenciatura faz sentido para o estado, da mesma forma que outros critérios fazem para empresas privadas. É isso que está em discussão neste tópico. Eu penso que não faz qualquer sentido.

Para ti não faz sentido, mas neste caso para a administração publica que conhece em profundidade estes processos poderá meter "travão" a imensos casos de oportunismo político e de corrupção.

por Elias » 19/8/2011 18:36

JMHP Escreveu:Se eu quero um musico então quero um profissional com formação nessa área, o mesmo com jardineiros, assim como não quero um físico nuclear com formação de cozinheiro...

Exacto. Agora vamos estender esse raciocínio.

Comecemos pelo ensino superior:

Se eu quero um professor universitário, então quero alguém que além de ter conhecimentos na área de ensino, tenha competências pedagógicas - infelizmente, a capacidade de comunicação entre os docentes universitários é muito variável e em muitos casos as competências pedagógicas situam-se a níveis muito baixos - será que se assume que só porque alguém tirou um curso numa dada área, tem competências para ensinar esse mesmo tema? Posso estar errado, mas tenho ideia que os docentes do ensino superior não passam por quaisquer acções de formação que visem melhorar as suas capacidades de comunicação e formação.

Seguidamente passemos aos dirigentes da função pública.

Se eu quero uma pessoa para uma função dirigente, isto é para dirigir, então quero alguém que além de ter conhecimentos na área de actuação, tenha competências de gestão de equipas (recursos humanos) - infelizmente, a capacidade de gestão de pessoal entre os dirigentes (isto também no sector privado) é muito variável e em muitos casos as competências a nível de gestão de equipas situam-se a níveis muito baixos - será que se assume que só porque alguém tirou um curso superior, tem competências para dirigir pessoas?

Esta é a minha reflexão sobre este assunto...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 19/8/2011 18:13

paulop2009 Escreveu:Fora de brincadeiras, parece-me uma boa proposta. Nada é perfeito, mas esta ideia faz com que se deixe de fora muito mamão jotinha que anda a colar cartazes só para se fazer ao taxo... O optimo é inimigo do bom.

Se não confiam na isenção do estado para seleccionar os gestores de topo, há sempre a possibilidade de recorrer a entidades ou empresas independentes que escolhem uma pool de candidatos a serem escrutinados. Mas como desconfiamos de tudo e todos (e a empresa privada de certeza que seria de algum amigo), o melhor é mesmo a regra dos 12 anos. Essa sim, garante que não há mais tachos.

por Automech » 19/8/2011 18:12

JMHP Escreveu:Os factores e variáveis de avaliação e de analise de currículos difere bastante de empresa para empresa de sector em sector, em muitos casos não parecem fazer grande sentido para a opinião publica ou até mesmo para os candidatos, mas são do interesse e importantes para as empresas.

Isso que dizes é verdade, mas a questão é se esta possível regra dos 12 anos de licenciatura faz sentido para o estado, da mesma forma que outros critérios fazem para empresas privadas. É isso que está em discussão neste tópico. Eu penso que não faz qualquer sentido.

por paulop2009 » 19/8/2011 17:52

Em jeito de brincadeira, registo que o nosso proprio primeiro ministro fica de fora, uma vez que só se licenciou em 2001... ahahahah

Fora de brincadeiras, parece-me uma boa proposta. Nada é perfeito, mas esta ideia faz com que se deixe de fora muito mamão jotinha que anda a colar cartazes só para se fazer ao taxo... O optimo é inimigo do bom.

Registado: 15/9/2010 15:02

por JMHP » 19/8/2011 17:46

AutoMech Escreveu:
JMHP Escreveu:Mas parece-me que não é isso que está em causa nesta noticia, mas sim 12 anos de experiência profissional pós licenciatura, que me parece uma medida razoável.

Se fossem 12 anos de experiência deviam dizer 12 anos de experiência. Um tipo até pode ter tirado a licenciatura, trabalhado (ou nem isso) noutras coisas e depois está apto para o cargo, ao passo que outro, com 12 anos de experiência no estado, que não seja licenciado ou que se tenha licenciado enquanto trabalhava (burro), fica de fora. Tu não vês nenhuma empresa a fazer isto Porque raio é que o estado quer fazer ?

Aliás, uma empresa ao olhar para um licenciado há 12 anos interessa-lhe sim a experiência do individuo. Querem lá saber que o tipo seja licenciado em música, jardinagem ou física nuclear e há quantos anos foi.

Se eu quero um musico então quero um profissional com formação nessa área, o mesmo com jardineiros, assim como não quero um físico nuclear com formação de cozinheiro... Quanto aos anos de experiência é um factor de analise importante, assim como a longevidade da formação e em que fase da vida aconteceu pode-me dar dados importantes da avaliação do perfil pessoal.

Os factores e variáveis de avaliação e de analise de currículos difere bastante de empresa para empresa de sector em sector, em muitos casos não parecem fazer grande sentido para a opinião publica ou até mesmo para os candidatos, mas são do interesse e importantes para as empresas.
Editado pela última vez por JMHP em 19/8/2011 17:53, num total de 1 vez.

por Automech » 19/8/2011 17:41

Eu discuto apenas o que está na notícia JMHP. Não subentendo nada.

por JMHP » 19/8/2011 17:38

Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:Mas parece-me que não é isso que está em causa nesta noticia, mas sim 12 anos de experiência profissional pós licenciatura, que me parece uma medida razoável.

JMHP, onde é que tu vês falar de experiência profissional?

Eu vejo a exigência de 12 anos após a licenciatura. Isso não quer dizer que nesses 12 anos o indivíduo tenha adquirido qualquer experiência. Por exemplo, pode ter estado 1 ano a estagiar, 2 anos no mestrado, mais 5 no doutoramento (com bolsa), mais 2 anos a fazer pós-doc e mais 2 anos a dar aulas. Aí tens os 12 anos com apenas 2 anos de experiência. :roll:

Eu não vejo, nem leio isso, mas subentendo isso... Tu não?!

De qualquer forma.... A lei já foi aprovada e publicada?!... Faz sentido criticar o legislador quando não existe artigo algum e discutir de forma prematura?!

por Automech » 19/8/2011 17:30

Presa35 Escreveu:Penso que a ideia geral é a de evitar que gente que vai aos comícios e pertencem ás Concelhias, e também vão aos congressos dos partidos e não sabem fazer mais nada de útil vão directo para profissionais da política.

Penso eu de que...

Sim, o objetivo é evidente. Mas então falem em 12 anos de experiência e não de licenciatura (o que continuando a não ser lógico, sempre era um pouco melhor).

por Presa36 » 19/8/2011 17:24

Penso que a ideia geral é a de evitar que gente que vai aos comícios e pertencem ás Concelhias, e também vão aos congressos dos partidos e não sabem fazer mais nada de útil vão directo para profissionais da política.

Penso eu de que...

Registado: 5/11/2002 0:25

por Las_Vegas » 19/8/2011 17:23

Se o objectivo da medida é acabar com a cultura da cunha na administração pública vou ali e já volto.

Até no privado, em empresas cotadas no PSI20, as cunhas são metidas olimpicamente e à vista de todos.

O que não faltam são boys, afilhados, etc com 12 e mais anos de experiência pós-licenciatura...

Registado: 4/11/2002 23:12

por Automech » 19/8/2011 17:16

Se fossem 12 anos de experiência deviam dizer 12 anos de experiência. Um tipo até pode ter tirado a licenciatura, trabalhado (ou nem isso) noutras coisas e depois está apto para o cargo, ao passo que outro, com 12 anos de experiência no estado, que não seja licenciado ou que se tenha licenciado enquanto trabalhava (burro), fica de fora. Tu não vês nenhuma empresa a fazer isto Porque raio é que o estado quer fazer ?

Aliás, uma empresa ao olhar para um licenciado há 12 anos interessa-lhe sim a experiência do individuo. Querem lá saber que o tipo seja licenciado em música, jardinagem ou física nuclear e há quantos anos foi.

por Elias » 19/8/2011 17:16

JMHP, onde é que tu vês falar de experiência profissional?

Eu vejo a exigência de 12 anos após a licenciatura. Isso não quer dizer que nesses 12 anos o indivíduo tenha adquirido qualquer experiência. Por exemplo, pode ter estado 1 ano a estagiar, 2 anos no mestrado, mais 5 no doutoramento (com bolsa), mais 2 anos a fazer pós-doc e mais 2 anos a dar aulas. Aí tens os 12 anos com apenas 2 anos de experiência. :roll:

por JMHP » 19/8/2011 17:11

AutoMech Escreveu:Tu na tua empresa medes a competência dos teus funcionários pelos anos de licenciatura que têm ?

Não. A questão da licenciatura é somente um das variáveis da selecção de novos colaboradores da empresa.

Mas parece-me que não é isso que está em causa nesta noticia, mas sim 12 anos de experiência profissional pós licenciatura, que me parece uma medida razoável.

por Automech » 19/8/2011 16:59

JMHP Escreveu:Não percebi qual o problema que referes.... A lei até pode parecer estúpida embora seja comum no sector privado, mas este é o país que temos e a realidade demonstra que as leis estúpidas aqui fazem sentido e são necessárias.

O problema é que o princípios de boa gestão do sector público não se aplicarem ao sector publico porque, como diz o Marco "no estado existem regras e normas que não são aplicadas à actividade privada". É a desculpa que tem existido para o estado ser o exemplo que é.

Tu na tua empresa medes a competência dos teus funcionários pelos anos de licenciatura que têm ?

por JMHP » 19/8/2011 16:02

AutoMech Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Porém no estado existem regras e normas que não são aplicadas à actividade privada.

É esse o nosso problema, de facto...

Não percebi qual o problema que referes.... A lei até pode parecer estúpida embora seja comum no sector privado, mas este é o país que temos e a realidade demonstra que as leis estúpidas aqui fazem sentido e são necessárias.

por A330-300 » 19/8/2011 15:16

Acho uma boa medida. Pelo menos já vão saber o que é trabalhar antes de lá chegar.

É claro que ainda haverão engenheiros como o Sócrates que não são capazes de por um tijolo sobre o outro para fazer uma churrasqueira improvisada,mas inibe-se a bandalheira.

Discutir o porque dos 12 anos me parece tão importante quanto discutir o sexo do mosquito que nos cruzou à frente.Tinha que se fixar um número e já está.
Quando uma empresa estipula a experiência mínima para um novo funcionário , também ninguém pergunta o porque daquela exigência.È assim e acabou.

O que interessa é o objetivo da medida , e este me parece bom.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 19/8/2011 14:54

AutoMech Escreveu:Bom, podemos diminuir a velocidade na estrada a 10 Kms/hora para reduzir a sinistralidade automóvel. Seguramente que tinha efeitos positivos.

Ou não. Desde quando os limites são cumpridos neste país?

por rmachado » 19/8/2011 14:38

AutoMech Escreveu:Bom, podemos diminuir a velocidade na estrada a 10 Kms/hora para reduzir a sinistralidade automóvel. Seguramente que tinha efeitos positivos.

Não é preciso...

Basta a crise com o aumento das portagens, das multas e da gasolina e tens a dita reduzida...

É o que está a acontecer este verão.

Registado: 24/8/2004 10:42

por kuby » 19/8/2011 14:19

Esqueceram-se de dizer que também estão proibidos de exercer os licenciados da Independente com conclusão de licenciatura ao Domingo.... :evil: :evil:

Registado: 29/11/2007 9:35

por Trisquel » 19/8/2011 14:08

Os geniozinhos vão ter de esperar 12 anos para mostrar o que valem!

Mas países como a Alemanha agradecem estas medidas porque assim tem muita mão de obra escorraçada do nosso pais e a preços mais simpáticos.

Não é isto um incentivo á emigração?

Eu como mal dizente acho que é uma medida de protecção de alguns que neste momento se sentem ameaçados com novas medidas que por ai vem, assim sempre podem encontrar um refugio á sua medida!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Automech » 19/8/2011 14:04

Bom, podemos diminuir a velocidade na estrada a 10 Kms/hora para reduzir a sinistralidade automóvel. Seguramente que tinha efeitos positivos.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PacoNasssa, PMP69 e 148 visitantes