OT Novos dirigentes Estado têm de ser licenciados há 12 anos
AutoMech Escreveu:Marco, podes arranjar os argumentos que quiseres, mas se pegares em anúncios de emprego aquilo que vês habitualmente são empresas a pedir experiência e não anos de licenciatura. Se ter X anos de licenciatura fosse o ideal, então era isso que verias a iniciativa privada a pedir.
No limite um tipo pode ter a licenciatura há 12 anos, nunca ter trabalhado na área e cumprir este critério absurdo.
Sim, é verdade e não discordo.
Muitas das pessoas mais competentes com quem trabalhei até não são formadas...
Porém no estado existem regras e normas que não são aplicadas à actividade privada.
No público existe determinados valores base que são previamente definidos conforme a formação e como tal existe toda uma envolvência de particularidades que impedem uma negociação salarial ou prémios de desempenho que não são compatíveis com o que acontece no sector privado.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco, podes arranjar os argumentos que quiseres, mas se pegares em anúncios de emprego aquilo que vês habitualmente são empresas a pedir experiência e não anos de licenciatura. Se ter X anos de licenciatura fosse o ideal, então era isso que verias a iniciativa privada a pedir.
No limite um tipo pode ter a licenciatura há 12 anos, nunca ter trabalhado na área e cumprir este critério absurdo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
joaoventura Escreveu:E porquê licenciado há 12 anos e não 11? Ou 13? Ou 10? Ou 14? Parece-me um número tão aleatório como qualquer outro..
Com este critério, a única coisa que se garante é que recém-licenciados e malta jovem não podem aceder a cargos de topo!
Eu tenho colegas que se licenciaram no mesmo ano que eu, que nem com 30 anos de licenciatura os contratava para trabalharem comigo..Deverão com certeza existir critérios mais sólidos para medir um parâmetro genérico chamado "mérito" ou "capacidade"..
João Ventura
O concurso público já tem regras definidas e que é importante para uma filtragem em vez da colocação directa...
Credo !
joaoventura Escreveu:E porquê licenciado há 12 anos e não 11? Ou 13? Ou 10? Ou 14? Parece-me um número tão aleatório como qualquer outro..
Com este critério, a única coisa que se garante é que recém-licenciados e malta jovem não podem aceder a cargos de topo!
Eu tenho colegas que se licenciaram no mesmo ano que eu, que nem com 30 anos de licenciatura os contratava para trabalharem comigo..Deverão com certeza existir critérios mais sólidos para medir um parâmetro genérico chamado "mérito" ou "capacidade"..
João Ventura
Vocezes nem teem conhecimentos baasicos das mais elementares praaticas cabaliisticas !

Fazem perguntas que deixam o conhecedor aterrado.
Se eles dizem que ee 12... ee 12 ! Que raio de mania de questionar tudo e todos.
Ee 12 ! Prontos !!!

- Registado: 22/4/2003 23:12
E porquê licenciado há 12 anos e não 11? Ou 13? Ou 10? Ou 14? Parece-me um número tão aleatório como qualquer outro..
Eu tenho colegas que se licenciaram no mesmo ano que eu, que nem com 30 anos de licenciatura os contratava para trabalharem comigo..
Deverão com certeza existir critérios mais sólidos para medir um parâmetro genérico chamado "mérito" ou "capacidade"..
João Ventura
Eu tenho colegas que se licenciaram no mesmo ano que eu, que nem com 30 anos de licenciatura os contratava para trabalharem comigo..

João Ventura
AutoMech Escreveu:Uma lei bastante inteligente para impedir que incapazes destes possam ocupar estes cargo na administração pública.
Uma coisa que fui confirmar é que o António Horta Osório em 1997 já tinha a presidência executiva do Banco Santander Portugal, mas com esta lei não teria categoria para, nessa altura, ocupar estes cargos na administração publica, uma vez que ainda só era licenciado há 10 anos.
Nem me dei ao trabalho de ir confirmar, mas o mais certo era que o Zeinal Bava também não tivesse qualidade para a administração pública, quando já ocupava um alto cargo no Grupo PT.
É certo que não há bela sem senão, mas temos também de ver o que muitas vezes acontece... pessoal recem licenciado e só porque é filho deste ou daquele, entra para um cargo de direcção sem perceber nada do que vai fazer!
Parece-me uma boa medida.
Uma lei bastante inteligente para impedir que incapazes destes possam ocupar estes cargo na administração pública.
Uma coisa que fui confirmar é que o António Horta Osório em 1997 já tinha a presidência executiva do Banco Santander Portugal, mas com esta lei não teria categoria para, nessa altura, ocupar estes cargos na administração publica, uma vez que ainda só era licenciado há 10 anos.
Nem me dei ao trabalho de ir confirmar, mas o mais certo era que o Zeinal Bava também não tivesse qualidade para a administração pública, quando já ocupava um alto cargo no Grupo PT.
OT Novos dirigentes Estado têm de ser licenciados há 12 anos
Novos dirigentes do Estado têm de ser licenciados há 12 anos
18/08/11 00:05
Novo Estatuto do Pessoal Dirigente é discutido hoje entre o Governo e os sindicatos da administração pública.
Os futuros dirigentes superiores da administração pública, como os directores-gerais ou presidentes de organismos do Estado terão de ter, obrigatoriamente, uma licenciatura há, pelo menos 12 anos. Esta regra está prevista na proposta de lei sobre o novo Estatuto do Pessoal Dirigente (EPD) que hoje vai ser discutida entre o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, e os sindicatos do sector.
Os novos dirigentes superiores passam a ser pré-seleccionados por concurso e deixam de ser nomeados directamente pelo Governo, tal como já tinha sido divulgado. Mas apenas quem tem uma licenciatura há 12 anos poderá concorrer a cargos de direcção superior de primeiro grau (directores-gerais, inspectores-gerais, secretários-gerais e presidentes). Já para os cargos de direcção superior de segundo grau (subdirectores-gerais e adjuntos, subinspectores-gerais, vice-presidentes e vogais de direcção), apenas podem concorrer licenciados que detenham este grau de qualificação há, pelo menos, oito anos.
O documento permite ainda aos dirigentes de primeiro grau escolherem um trabalhador para exercer as funções de secretariado. Estes últimos terão direito a um suplemento remuneratório, fixado por portaria.
http://economico.sapo.pt/noticias/novos ... 24816.html
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, navaldoc, niceboy, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 144 visitantes