Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vêm aí mais cortes na despesa do Estado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 15/8/2011 14:09

artista Escreveu:
artista Escreveu:
JMHP Escreveu:
vdap Escreveu:
JMHP Escreveu:
pascoa Escreveu:-400 milhões no ME e +400 milhões na segurança social, resultado igual a 0 pelo menos durante um ano.

Desde quando contratos a prazo dão direito a subsidio de desemprego?!...

Desde sempre, a não ser que sejam contratos inferiores a 12 meses, penso que agora está em 12 meses...

Por isso todo o professor que não seja colocado pode ir para o fundo de desemprego!

Possivelmente, afinal trata-se do nosso sistema social generoso e falido... Pior so o grego. :roll: .

Por ti o estado podia tornar-se em algo muito pior que os piores privados, desde que não gastasse dinheiro estava bem!

Então achas aceitável que o estado contrate pessoas a prazo anos após anos (em alguns casos há mais de 15) com horários e prazos que lhes interessa?! Que os contrate dando-lhes infinitas menores regalias que aos profissionais de igual categoria que já estão no quadro?! Não só achas isso aceitável como ainda achas que se ao fim de 1, 3, 7 ou 10 anos não lhe renovar o contrato não lhe deve dar subsídio de desemprego?! :shock: :shock:

Tanta porcaria mal neste país, tanto dinheiro mal gasto e é preciso ser-se miserável a este ponto!? :shock:

Gostaria de acrescentar que as diferenças entre um professor contratado e um que se aposentou há meros 5 anos são de tal forma colossais que teria de escrever um texto enorme só para enunciar as que conheço... no entanto a corda parte sempre pelo lado mais fraco, para gáudio de todos os que não são afectados!!

Estas medidas já eram esperadas, o país provavelmente não pode pagar mais. Mas se calhar há muita coisa onde não se vai cortar e que seria bem mais justo e rentável que se fizesse... e, sobretudo, acho incrível que ainda haja quem seja miserabilista, ao ponto de querer colocar estas pessoas na rua sem sequer lhes dar subsídio de desemprego! :shock: :shock:

Só como termo de comparação, o que o estado meteu no BPN dava para pagar 10 anos de salários aos 20 mil professores que vão ficar sem colocação!! Pergunto-me o que será mais importante para o país, salvar o BPN, onde trabalham 1700 pessoas, das quais mais de metade vai ficar sem emprego agora, ou garantir uma melhor educação, pelo menos por 10 anos, poupando 20 mil postos de trabalho?!

O dinheiro colocado no BPN de certeza que não foi para garantir os 1700 postos de trabalho. Creio que o estava em causa seriam todos os depósitos e aplicações que lá estão depositados e que de certeza serão bem mais que 20000!

Registado: 7/4/2007 17:13

por artista_ » 15/8/2011 12:55

artista Escreveu:
JMHP Escreveu:
vdap Escreveu:
JMHP Escreveu:
pascoa Escreveu:-400 milhões no ME e +400 milhões na segurança social, resultado igual a 0 pelo menos durante um ano.

Desde sempre, a não ser que sejam contratos inferiores a 12 meses, penso que agora está em 12 meses...

Por isso todo o professor que não seja colocado pode ir para o fundo de desemprego!

Possivelmente, afinal trata-se do nosso sistema social generoso e falido... Pior so o grego. :roll: .

Por ti o estado podia tornar-se em algo muito pior que os piores privados, desde que não gastasse dinheiro estava bem!

Então achas aceitável que o estado contrate pessoas a prazo anos após anos (em alguns casos há mais de 15) com horários e prazos que lhes interessa?! Que os contrate dando-lhes infinitas menores regalias que aos profissionais de igual categoria que já estão no quadro?! Não só achas isso aceitável como ainda achas que se ao fim de 1, 3, 7 ou 10 anos não lhe renovar o contrato não lhe deve dar subsídio de desemprego?! :shock: :shock:

Tanta porcaria mal neste país, tanto dinheiro mal gasto e é preciso ser-se miserável a este ponto!? :shock:

Gostaria de acrescentar que as diferenças entre um professor contratado e um que se aposentou há meros 5 anos são de tal forma colossais que teria de escrever um texto enorme só para enunciar as que conheço... no entanto a corda parte sempre pelo lado mais fraco, para gáudio de todos os que não são afectados!!

Estas medidas já eram esperadas, o país provavelmente não pode pagar mais. Mas se calhar há muita coisa onde não se vai cortar e que seria bem mais justo e rentável que se fizesse... e, sobretudo, acho incrível que ainda haja quem seja miserabilista, ao ponto de querer colocar estas pessoas na rua sem sequer lhes dar subsídio de desemprego! :shock: :shock:

Só como termo de comparação, o que o estado meteu no BPN dava para pagar 10 anos de salários aos 20 mil professores que vão ficar sem colocação!! Pergunto-me o que será mais importante para o país, salvar o BPN, onde trabalham 1700 pessoas, das quais mais de metade vai ficar sem emprego agora, ou garantir uma melhor educação, pelo menos por 10 anos, poupando 20 mil postos de trabalho?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Arte-Sacra » 15/8/2011 12:43

AutoMech Escreveu:
Be Cool Escreveu:
asterisco77 Escreveu:Acompanhei nos últimos anos serviços que saíram da esfera do estado e passaram para profissionais liberais e a produtividade aumentou em muitos casos 3, 4 ou 5 vezes com metade dos colaborados.

Magnífico!! Podes exemplificar?

Nem é preciso ir muito longe. Não está relacionado com os profissionais independentes, mas basta ver o que aconteceu com a privatização dos notários e da Portugal Telecom.

Concordo com o exemplo da Portugal Telecom.
Discordo da melhoria na privatização dos Notários.

Foi uma Privatização à Russa. Ganhos brutais para os Notários e custos acrescidos exponencialmente para o cidadão.
:evil:

Registado: 4/5/2008 16:15

por artista_ » 15/8/2011 12:21

JMHP Escreveu:
vdap Escreveu:
JMHP Escreveu:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por asterisco77 » 15/8/2011 0:26

AutoMech Escreveu:
Be Cool Escreveu:
asterisco77 Escreveu:Acompanhei nos últimos anos serviços que saíram da esfera do estado e passaram para profissionais liberais e a produtividade aumentou em muitos casos 3, 4 ou 5 vezes com metade dos colaborados.

Nem é preciso ir muito longe. Não está relacionado com os profissionais independentes, mas basta ver o que aconteceu com a privatização dos notários e da Portugal Telecom.

Exacto, os notários são um caso evidente disso.
Creio que as unidades de saúde familiar também, embora não as conheça tão bem. Funcionam numa lógica de maior autonomia, responsabilidade e regime remuneratório especial.

Registado: 14/8/2011 12:37

por Automech » 14/8/2011 16:27

Be Cool Escreveu:

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Be Cool » 14/8/2011 14:39

Registado: 5/10/2005 18:05

por asterisco77 » 14/8/2011 13:22

vdap Escreveu:
Para se despedir milhares de funcionários públicos o que vai acontecer?

- Institutos a funcionar a ainda mais devagar (eu sei que existe alguns funcionários públicos que não fazem muito, mas isso também existe no privado... essas pessoas existem em todo o lado).

Caros, todos podemos dar opiniões sobre onde cortar e onde está a ser mal gasto o dinheiro.

Como nas empresas, o estado tem hoje de ter mecanismos para tornar os serviços eficientes, eficazes e produtivos. E digo os serviços porque o problema não está nas pessoas, está na gestão. É preciso responsabilizar as lideranças e motivar todos os colaboradores.

Mas é verdade que alguns serviços têm colaboradores a mais e provavelmente alguns serviços já nem se justificam. Outros terão a menos...

Por outro lado poderia-se libertar recursos - financeiros, humanos, instalações e outros - para projectos empresariais que queiram crescer e pessoas que queiram arriscar.

Por exemplo, 200 mil euros poupados num serviço e investidos numa empresa dão para empregar 10 pessoas em projectos com potencial. Não faltam áreas: informática, materiais, energia, bio..., nano...

Acompanhei nos últimos anos serviços que saíram da esfera do estado e passaram para profissionais liberais e a produtividade aumentou em muitos casos 3, 4 ou 5 vezes com metade dos colaborados.

É também difícil de encaixar os salários que muitas pessoas recebem no estado e muitas delas com poucas qualificações. Ora muitos deles já se reformaram e agora oneram a segurança social. Gostava de ver uma tabela com os totais por intervalos de pensões pagos pela segurança social!

Por vezes somos levados pelo discurso político mas, isso só acontece porque não gostamos de matemática. A matemática é uma excelente ferramenta para a gestão de uma empresa e de um país.

Vejam os números está lá tudo.
Conta geral do estado 2010
http://www.dgo.pt/cge/cge2010/CGE_2010_vol1.pdf

Registado: 14/8/2011 12:37

por Be Cool » 14/8/2011 12:58

vdap Escreveu:
JMHP Escreveu:

Desde sempre, não. Os professores só passaram a ter direito a subsídio de desemprego em 2000, ainda durante o governo de Guterres, quando foi publicado o Decreto-Lei nº. 67/2000, de 26 de Abril, que veio garantir o direito legal dos docentes sem colocação ao subsídio de desemprego.

por JMHP » 14/8/2011 12:52

vdap Escreveu:
JMHP Escreveu:

Possivelmente, afinal trata-se do nosso sistema social generoso e falido... Pior so o grego. :roll:

Nyk Escreveu:
Na entrevista à Judite de Sousa o Sr FMI afirmou: Não vale a pena estar a aplicar este programa se não houver uma reestruturação dos organismos profunda de forma a CRIAR EMPREGO!!

CRIAR EMPREGO!!! A fazer o quê? Para vender a quem? se isso é o mal de todas as economias em geral!!! Estão a criar cada vez mais desemprego e em seguida querem criar emprego!!!??? Querem é um dia destes que o pessoal ande por ai a roubar o vizinho do lado se ele tiver alguma coisa...

Quem esta a criar mais desemprego?... O Estado, as empresas, o mercado ou o nosso sistema falido e obsoleto?!

Nas empresas quando se fazem restruturações existe sempre um período complicado e difícil com quebra de actividade e do volume de vendas, sao períodos de reajustamentos inevitáveis antes das empresas voltarem aos períodos de crescimento e melhor preparadas do que anteriormente.

Nao sei como com o nosso Estado poderia ser de maneira diferente e escaparmos a anos de austeridade e emagrecimento do nosso sistema, sobretudo quando temos uma economia assente e dependente de um Estado falido.

Registado: 19/5/2009 18:26

por majomo » 14/8/2011 12:39

Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:-- 80% do orçamento vão para os min. da saúde e da educação

Então e o dinheiro para pagar os juros da dívida e as prestações sociais? Saem dos restantes 20%?

Só o custo da divida é superior a todo o orçamento do min. da educação...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Nyk » 14/8/2011 12:12

Na entrevista à Judite de Sousa o Sr FMI afirmou: Não vale a pena estar a aplicar este programa se não houver uma reestruturação dos organismos profunda de forma a CRIAR EMPREGO!!

CRIAR EMPREGO!!! A fazer o quê? Para vender a quem? se isso é o mal de todas as economias em geral!!! Estão a criar cada vez mais desemprego e em seguida querem criar emprego!!!??? Querem é um dia destes que o pessoal ande por ai a roubar o vizinho do lado se ele tiver alguma coisa...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por vdap » 14/8/2011 11:45

bC10 Escreveu:Isto dos cortes é areia para os olhos do povo. Nenhum governo tem coragem para despedir milhares de funcionários públicos, que era a única medida capaz de baixar significativamente a despesa.

Os anunciados "cortes brutais" são sim aumento de impostos. Ou seja, a mesma lengalenga dos últimos 10 anos.

Ponto de ordem: Eu não sou funcionário público, mas como vou defender mais uma vez esta gente... não quero que exista mal entendidos :mrgreen:

Mas tens noção do que estás a dizer a cima?

Para se despedir milhares de funcionários públicos o que vai acontecer?

- Institutos a funcionar a ainda mais devagar (eu sei que existe alguns funcionários públicos que não fazem muito, mas isso também existe no privado... essas pessoas existem em todo o lado).

- Fala-se muito nas escolas, mas a verdade é que quando existe apenas uma auxiliar educativa nas escolas primárias e esta falta, os paizinhos não podem deixar os filhos na escola, depois ficam todos irritados por faltar ao seu emprego porque a escola PUBLICA (que tem que despedir funcionários) não tem ninguém para tomar conta dos filhotes.

- No IEFP, (sou da zona do norte) e passo de carro, existem filas por vezes ás 5 da manhã à porta, acham que são os funcionários que não fazem nada? não me parece!!!!!! Simplesmente falta de instalações e recursos humanos qualificados e adequados para dar respostas a estas situações.

- Por fim falar numa instituição que ninguém liga nada a não ser quando está numa situação muito má que é o INE e os Bombeiros, que todos sabemos que têm cortado no pessoal!! ERRADAMENTE! Depois demoram a chegar 30mim em vez de 5mim e vão para a televisão reclamar, os mesmos que costumam andar nas manifestações a dizer CORTA!

- Podia dar aqui muitos mais exemplos, mas os supra chegam para justificar o meu ponto. Pelo que, devo acrescentar mais uma vez, que não são os salários que fazem os desvios públicos, são alguns dos empreendimentos megalómanos (obras públicas) e serviços externos, contratados a empresas que têm menos qualificações, por vezes, que os funcionário do próprio organismo.

- Os recursos humanos são os elementos mais valiosos dentro de uma organização seja pública ou privada. Não adianta ter um centro escolar XPTO, quando apenas existe 4 professores lá dentro com 30 alunos p/ turma de 7 anos, a tentar aprender alguma coisa. Agora imaginem uma festa de anos c/ 30 crianças de 7 anos em vossa casa e lembrem-se como é chegar ao fim do dia - é sobreviver)! Agora transportem para um professor que o faz todo os Dias e ainda têm que chegar ao fim e responder com as aprendizagens dos alunos numa prova nacional!

Isto é chover no molhado, já sei que para muitos os cortes é nos salários, nas pensões e assim é que se reduz a despesa!!!

- A comunicação social, por vezes, é um megafone estúpido!(autor: o meu PAI)

Sempre que ouço alguma noticia lembro-me sempre desta frase.
Não quero descredibilizar a comunicação social, mas a verdade é que têm 1mim (tempo limitado) para dar uma noticia, o que não dá nem para debater o assunto superficialmente... Mas depois criam-se estas opiniões genéricas e sem reflexão na sociedade.

Para terminar que já me alonguei de mais,

Na entrevista à Judite de Sousa o Sr FMI afirmou: Não vale a pena estar a aplicar este programa se não houver uma reestruturação dos organismos profunda de forma a CRIAR EMPREGO!!!!

Mas o que é que ouvimos a seguir, nas noticias: os funcionários públicos têm que ser despedidos!!!

- Isto é dinheiro a curto prazo que penhora o funcionamento do médio e longo prazo da sociedade.

Deixo aqui o desafio, aos defensores dos despedimentos: que pensem em organismos que podem despedir milhares de pessoas e que não prejudique o seu regular funcionamento.

Registado: 29/11/2007 14:10

por vdap » 14/8/2011 11:08

JMHP Escreveu:

Registado: 29/11/2007 14:10

por JMHP » 14/8/2011 3:12

por bC10 » 14/8/2011 3:10

Isto dos cortes é areia para os olhos do povo. Nenhum governo tem coragem para despedir milhares de funcionários públicos, que era a única medida capaz de baixar significativamente a despesa.

Os anunciados "cortes brutais" são sim aumento de impostos. Ou seja, a mesma lengalenga dos últimos 10 anos.

Registado: 6/2/2010 4:56

por pascoa » 14/8/2011 0:28

Be Cool Escreveu:No ano lectivo que vai começar, daqui a 2 semanas, cerca de 20.000 professores que foram contratados para leccionar em 2010-2011, vão agora ficar de fora. Pelos meus cálculos, ainda que pouco rigorosos, este "corte" corresponderá auma poupança de pelo menos 400 milhões de euros no ME.

-400 milhões no ME e +400 milhões na segurança social, resultado igual a 0 pelo menos durante um ano.

Registado: 29/11/2007 11:29

por Be Cool » 13/8/2011 23:07

No ano lectivo que vai começar, daqui a 2 semanas, cerca de 20.000 professores que foram contratados para leccionar em 2010-2011, vão agora ficar de fora. Pelos meus cálculos, ainda que pouco rigorosos, este "corte" corresponderá auma poupança de pelo menos 400 milhões de euros no ME.

por JMHP » 13/8/2011 12:52

Um corte de 9% na despesa primária (apontada como a pior causa e responsável pelos défices sucessivos e pela divida galopante) nunca na história da democracia portuguesa foi realizado, creio que nem 1% foi ao longo de 37 anos.

Num pais que anseia por uma vida boa mas sem mexer em quase nada, um corte de 9% na despesa primária parece-me ser um corte colossal mas irrealista dado que os portugueses não querem nem nunca quiseram mudar nada do pouco que existe.

Acreditar que podíamos sair deste buraco sem um aumento brutal de impostos, só para os ingénuos que ainda sonham de pé, que tal feito seria possível num país em que a economia não cresce á mais de uma década.

A receita é a unica solução rápida e imediata por agora, a despesa essa é para quando os portugueses resolverem despertar para a realidade e desejarem mudar de vida... Fazendo tudo aquilo que é realmente necessário para uma mudança real e efectiva .

por Mares » 13/8/2011 11:51

Vítor Gaspar: Corte da despesa em 2012 será de 9% Escreveu:12 Agosto 2011 | 20:59

Vítor Gaspar anunciou um corte da despesa pública primária de cerca de 9% no próximo ano. Em 2011, o ministro das Finanças considera que o desafio está em controlar a execução da despesa, uma vez que o Orçamento do Estado já consagra cortes muito exigentes.
No conselho de ministros realizado ontem foram "acordados os tectos da despesa por ministério", afirmou Vítor Gaspar, numa entrevista concedida esta noite à TVI, considerando que o anúncio de um corte de despesa este ano de 1.500 milhões de euros "não tem qualquer fundamento".

O Orçamento de Estado para 2012 vai consagrar uma redução da despesa primária (gastos totais do Estado menos os juros da dívida) de cerca de 9%, anunciou Vítor Gaspar. O ministro recusou-se a concretizar quais eram os limites por ministério, acrescentado que o Orçamento de Estado para 2012 ainda está a ser ultimado.

O ministro recusou a ideia de não estarem a existir cortes na despesa, relembrando as medidas já adoptadas. "O Orçamento do Estado para 2011 é muito exigente do lado da receita mas sobretudo do lado da despesa", disse, recordando os cortes nos vencimentos dos funcionário públicos, a redução das despesas de saúde, o congelamento das prestações sociais, a diminuição investimento público e do subsídio de desemprego.

Neste contexto, e na sequência destas medidas, o desafio mais importante é "controlar a execução da despesa", afirmou Vítor Gaspar considerando que não são necessárias medidas adicionais.

O imposto extraordinário e a antecipação da subida do IVA na electricidade e no gás natural enquadra-se no desvio de 1,1% do défice público face à meta de 5,9% consagrada no plano da troika. "O aumento de impostos pedido aos portugueses não aparece fora de contexto. Entendemos que devíamos tomar medidas por antecipação para proteger os portugueses dos choques externos ou internos", disse Vítor Gaspar.

O ministro das Finanças fez questão de sublinhar que o Governo já tinha a solução para o desvio de 1,1% encontrado pela troika. Vítor Gaspar salientou que se este problema não estivesse solucionado poderia ter um impacto negativo em Portugal no actual quadro internacional de instabilidade financeira.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=501445

um corte da despesa pública primária de cerca de 9% no próximo ano

- Medidas em concreto... 0

Cortes em 2011:

- Vencimentos dos funcionário públicos.... -5%

- redução das despesas de saúde... Quanto?

- congelamento das prestações sociais... Quanto?

- diminuição invest. público ... Menos crescimento

- dimin. do subs. de desempr... -30% e taxas recordes

- imposto extraordinário ... 50% do subs. de Natal.

- subida do IVA na electr. e no gás natural... +17%

- Aumento nos transportes... +20%
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por fcaseiro » 13/8/2011 1:28

vdap Escreveu:Eu já disse e insisto, e torno a insistir que os salários é uma percentagem pequena em relação a comissões, serviços contratados externos, regalias, massagens nos pés, e outras coisas mais.... :mrgreen: :mrgreen:

Um colega com 30 anos deu aulas de mestrado de economia em Inglaterra, States e mais uns quantos, outra mentalidade, diz fica mais barato mandar funcionario publico para casa e pagar-lhe o ordenado. Dou-lhe razão pela razoes supra.

Registado: 19/7/2011 19:36

por caracinha » 13/8/2011 1:22

cortar no estado nao deve ser no gasoleo das nossas policias e gnr deste pais ,nao deve ser na falta de papel e tinteiros nas secretarias desse postos de serviço publico .vi hoje tudo isso com os meus olhos e nao gostei quase tive para ir ao office center mais proximo comprar uma caixa de papel para ofereçer .tudo isto porque nem papel tinha para fazer uma queixa de furto de um tractor na minha propriedade feito por uns fulanos numa carrinha branca vistos por uma testenmunha nem gasoleo havia para o jeep da guarda e vergonha e desgostoso ver homens a trabalhar nessas condiçoes
cortar so se for noutros sitios nao na nossa defesa e bem estar da sociedade

Registado: 23/6/2009 21:43

por migluso » 12/8/2011 22:35

Mares Escreveu:
migluso Escreveu:
Mares Escreveu:
migluso Escreveu:Até à data, seria difícil estar mais desiludido com este governo.

Tenho quase a certeza que o povo português é masoquista!!

:mrgreen:

O governo não é liberal, afinal... :cry:

E a tua ideia é puramente socialista...

(Sem ofensas, foi a ideia com que fiquei)

Uma sociedade em que os meios de produção são totalmente privados, como pode ser apelidada de socialista?

Este modelo tem outras características que o afasta totalmente de uma sociedade socialista. Depois escrevo outro post sobre isto.

Marco, um casal com dois filhos faz um bom seguro de saúde por menos de 300€.
Em relação à educação, introduzindo concorrência e opção de escolha a tendência é para os preços descerem. Estou convencido que chegava, mas há margem para aumentar o valor por filho caso se chegue à conclusão que afinal não chega.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Marco Martins » 12/8/2011 22:28

Vítor Gaspar: Corte da despesa em 2012 será de 9% Escreveu:12 Agosto 2011 | 20:59

Vítor Gaspar anunciou um corte da despesa pública primária de cerca de 9% no próximo ano. Em 2011, o ministro das Finanças considera que o desafio está em controlar a execução da despesa, uma vez que o Orçamento do Estado já consagra cortes muito exigentes.
No conselho de ministros realizado ontem foram "acordados os tectos da despesa por ministério", afirmou Vítor Gaspar, numa entrevista concedida esta noite à TVI, considerando que o anúncio de um corte de despesa este ano de 1.500 milhões de euros "não tem qualquer fundamento".

O Orçamento de Estado para 2012 vai consagrar uma redução da despesa primária (gastos totais do Estado menos os juros da dívida) de cerca de 9%, anunciou Vítor Gaspar. O ministro recusou-se a concretizar quais eram os limites por ministério, acrescentado que o Orçamento de Estado para 2012 ainda está a ser ultimado.

O ministro recusou a ideia de não estarem a existir cortes na despesa, relembrando as medidas já adoptadas. "O Orçamento do Estado para 2011 é muito exigente do lado da receita mas sobretudo do lado da despesa", disse, recordando os cortes nos vencimentos dos funcionário públicos, a redução das despesas de saúde, o congelamento das prestações sociais, a diminuição investimento público e do subsídio de desemprego.

Neste contexto, e na sequência destas medidas, o desafio mais importante é "controlar a execução da despesa", afirmou Vítor Gaspar considerando que não são necessárias medidas adicionais.

O imposto extraordinário e a antecipação da subida do IVA na electricidade e no gás natural enquadra-se no desvio de 1,1% do défice público face à meta de 5,9% consagrada no plano da troika. "O aumento de impostos pedido aos portugueses não aparece fora de contexto. Entendemos que devíamos tomar medidas por antecipação para proteger os portugueses dos choques externos ou internos", disse Vítor Gaspar.

O ministro das Finanças fez questão de sublinhar que o Governo já tinha a solução para o desvio de 1,1% encontrado pela troika. Vítor Gaspar salientou que se este problema não estivesse solucionado poderia ter um impacto negativo em Portugal no actual quadro internacional de instabilidade financeira.

Em parte tem razão, mas embora as medidas tomadas tenham sido no lado da despesa, para o ano irá haver novamente subsidio de natal, irá haver nova necessidade de progressão nas carreiras, etc... e como vai ser? Vai tudo ser novamente considerado como corte na despesa?!?!

É certo que isto é distribuído por muitos, mas o povo gostava era de saber que organismos e fundações sem utilidade vão ser encerrados!!!
Acho que toda a gente prefere ouvir dizer que a fundação de Guimarães a património da cultura será encerrada, do que ouvirem dizer que haverá cortes de salários.
Acho que toda a gente prefere ouvir dizer que os políticos têm conduzir o seu carro como toda a gente em vez de terem motorista para si e para toda a sua família!
Acho que toda a gente prefere ouvir dizer que existe incompatibilidade de cargos de topo na administração pública terem mais do que um emprego (seja no privado ou no público), pois se as pessoas são pagas é para trabalharem onde são pagas!
Acho que toda a gente prefere ouvir dizer que os pensionistas com reformas três vezes superiores ao ordenado mínimo não podem exercer cargos pagos (seja no privado ou no público), ficando esses lugares livres para quem está em idade de trabalhar e não tem emprego... (e isto acontece em montes de empresas... rescindem contratos com quem está na idade de reforma, pagam milhares e depois voltam a contratar essas pessoas em prestação de serviços.... e a pessoa fica com o dobro do salário que tinha antes... vejam casos na PT, EDP, GALP, BCP, etc, etc, etc)

São estas algumas das coisas que o povo quer ver mudar...

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 12/8/2011 22:20

A coisa política é fantástica:

:-"
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: trend=friend e 257 visitantes