Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

França e Itália preparam-se para banir short selling

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tojo » 12/8/2011 14:30

Elias,
a proibição é só durante 15 dias?
Imagino que a seguir é só shortar, o que acham?

Registado: 8/1/2004 13:14

por Elias » 12/8/2011 14:21

Em minha opinião, o mais ridículo de tudo isto é fazerem a proibição apenas durante 15 dias.

Se o short selling é assim não nefasto, porque é que não o proíbem tout court?

Registado: 5/11/2002 12:21

por JCS » 12/8/2011 14:14

O documento:
Anexos
Proibição Short Selling.pdf
(190.84 KiB) Transferido 115 Vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Seaman » 12/8/2011 14:13

Sargotronss Escreveu:O "naked" já é proibido?

Sim. A prática já é proibida, por exemplo, na Alemanha.

Em Portugal tenho a certeza absoluta de que essa é proibida pela CMVM.

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por Automech » 12/8/2011 14:06

Pois, faz sentido. Caso contrário não conseguiam fazer o hedging.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por JCS » 12/8/2011 14:04

Banco Best Escreveu:12 Aug 2011 at 12:40:17 (GMT)

CFDs :

Devido à implementação de proibição de "short selling" de acções nos sectores financeiros de alguns paises europeus, ficam impossibilitados de abertura de novas posições em CFDs nos titulos disponiveis na lista presente no documento existente no Menu Analise / BTP Mercados / 20110812 - proibicao short selling 20110812.
Esta medida é de efeitos imediatos.

Banco BEST
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Elias » 12/8/2011 12:49

JCS Escreveu:Shortando a €1 nunca se faz mais de 100% do capital.

E até podes perder mais de 100%...

por JCS » 12/8/2011 12:48

The Mechanic Escreveu: porque uma força especulativa decide ganhar mais dinheiro se mandar a cotação da empresa abaixo ?

Mas ganha-se mais quando as cotações sobem. Com posições longas quando se compra a €1 pode-se fazer 200, 300, 400% do capital. Shortando a €1 nunca se faz mais de 100% do capital. Não se ganham mais dinheiro por shortar, simplesmente se aproveita a tendência. Prefiro ter longos que curtos. Shortam-se as empresas porque elas não estão bem e descem. E se descem e se pode ganhar dinheiro com esse movimento, porque não? É apenas um movimento como o é a subida. Com o ban dos shorts na Europa vais acabar por verificar que elas caiem na mesma. E depois de quem vai ser a culpa?

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por ljbk » 12/8/2011 12:40

Bom dia !

Bem, se queriam reduzir a liquidez, conseguiram.
BNP, SOCGEN, C.AGRICOLE e AXA preparam-se para os menores volumes da semana e eventualmente desde dia 3 !

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Automech » 12/8/2011 12:36

The Mechanic Escreveu:Mas claro que não . Como podem estar contentes por terem metido dinheiro numa empresa , vendo-o depois esvair-se porque uma força especulativa decide ganha mais dinheiro se mandar a cotação da empresa abaixo ?

A questão aqui é que as empresas vão para a Bolsa para se financiarem nos Mercados de Capitais .

Os investidores vão procurar gerar e receber valor com o seu investimento .

Mec, eu reconheço que a questão não é pacifica e muito menos tem uma resposta certa ou errada, mas é bom recordar que as oscilações do preço de uma acção tanto se dão para baixo, como para cima.

É dificil prever o que teria sido a bolha das tecnológicas se o short selling não estivesse em vigor. Poderia ter havido consequências muito mais severas do que aquelas que se verificaram.

Eu penso que uma coisa é inegável. Há um bias para dizer mal dos shorts quando há quedas, mas não se lhes reconhece o valor no papel que têm em travar (muito ou pouco) os bull markets desenfreados. E estes são tão ou mais perigosos do que as quedas abruptas.

Mas pronto, é daqueles assuntos que podemos estar aqui a discutir o dia todo, sem grandes conclusões (e para que fique claro, eu defendo o short selling, mas concordo com a proibição do naked short selling) :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 12/8/2011 10:57

Os shorts por CFD's também são proibidos?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:46

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Verdade, mas isso não impede de TUDO subir, menos o BCP LOL... aliás os EUA vão subir devido ao ban short na Europa LOL

Acima de tudo é preciso encontrar uma justificação para a subida 8-)

Acho que nos dias que correm é mais encontrar uma justificação por não cair LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 12/8/2011 10:45

VirtuaGod Escreveu:Verdade, mas isso não impede de TUDO subir, menos o BCP LOL... aliás os EUA vão subir devido ao ban short na Europa LOL

Acima de tudo é preciso encontrar uma justificação para a subida 8-)

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:43

Elias Escreveu:Por aquilo que consegui apurar até ao momento, a restrição ao short selling em França, Itália e Espanha apenas incide sobre financeiras e seguradoras.

Verdade, mas isso não impede de TUDO subir, menos o BCP LOL... aliás os EUA vão subir devido ao ban short na Europa LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Elias » 12/8/2011 10:40

Por aquilo que consegui apurar até ao momento, a restrição ao short selling em França, Itália e Espanha apenas incide sobre financeiras e seguradoras.

por JCS » 12/8/2011 10:29

VirtuaGod Escreveu:"European Stocks Gain as Short Sales Banned in France, Spain, Italy" - Bloomberg

Quero ver os títulos quando cair!! :roll:

O melhor é vir mesmo um QE3 a sério para disfarçar os resultados deste ban :lol:
"Every trade is a test"

por VirtuaGod » 12/8/2011 10:25

"European Stocks Gain as Short Sales Banned in France, Spain, Italy" - Bloomberg

Quero ver os títulos quando cair!! :roll:

por Luka! » 12/8/2011 8:25

Parece que esta a acontecer exactamente o contrario do que se esperava com o fim do short selling nas financeiras: os principais bancos a cair

Durante da crise da Lehman Brothers, tambem foi proibido o Short Selling e o efeito foi o mesmo: uma queda significativa das acçoes... (esta a acontecer o mesmo na Europa)

Nota: prefiro o lado longo mesmo se utiliso por vezes short selling
. A questao dos falsos rumores a para shortar açoes é algo que condeno fortemente (um dos problemas do short selling ...)

:!:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por sargotrons » 12/8/2011 8:19

O "naked" já é proibido?
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por LOAMIL » 12/8/2011 8:15

Elias Escreveu:
Seaman Escreveu:
Elias Escreveu:Estas notícias suscitam-me a seguinte dúvida: a abertura de posições curtas através de CFD sofre alguma restrição por via destas medidas?

Excelente questão! Felizmente é muito fácil de responder amanhã. Basta tentar shortar o BNParibas por exemplo. Quem puder experimentar poderia depois dar feedback... :wink:

Pois eu já tinha pensado nisso mas não queria servir de cobaia :mrgreen:

Na Bélgica são: Ageas, Dexia, KBC Groep e KBC Ancora.

Em Itália ainda não está disponivel a lista mas será também relativa a titulos do sector financeiro.

Em Espanha são: Banca Cívica, S.A, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S.A, Banco de Sabadell, S.A, Banco de Valencia, Banco Espanol de crédito, Banco Pastor, Panco Popular Espanol, Banco Santander, Bankia, Bankinter, Caixabank, Caja de Ahorros del Mediterráneo, Grupo Catalana de Occidente, Mapfre, Bolsas y Mercados Espanoles e Renta 4 Servicios de Inversion.

Em França os titulos afectados são: April Group, Axa, BNP Paribas, CIC, CNP Assurances, Crédit Agricole, Euler Hermés, Natixis, Paris Ré, Scor e Société Générale.

Fonte: Gobulling

ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por Nyk » 12/8/2011 7:49

Rumores levam quatro países europeus a proibirem "short-selling"

12 Agosto 2011 | 07:30

França, Espanha, Itália e Bélgica decidiram proibir a venda a descoberto de acções, para impedir que quem Espanha rumores possa beneficiar na bolsa.
A venda a descoberto de acções passou a ser uma prática proibida para algumas acções nas bolsas de França, Espanha, Itália e Bélgica, com o objectivo de estabilizar os mercados financeiros, que esta semana viveram horas de turbulência.

Quedas que terão sido justificadas por muitos rumores, sobretudo sobre os bancos franceses e o “rating” da segunda maior economia francesa, que agora justifica a decisão dos reguladores.

“O ‘short selling’ pode ser uma estratégia válida, mas quando usado em conjunto com a divulgação de rumores falsos, é uma prática claramente abusiva”, refere a ESMA, a autoridade reguladora do mercado de valores mobiliários da Europa.

A mesma fonte adianta que os quatro países vão impor esta restrição “para restringir os benefícios que podem ser alcançados com a divulgação de falsos rumores”.

As bolsas europeias viveram uma semana de fortes quedas e volatilidade, depois de surgirem dúvidas sobre a saúde financeira do Société Générale, que chegou a cair mais de 20% durante a sessão de quarta-feira.

Recentemente também outras praças financeiras avançaram com esta media. A Turquia, a Grécia e a Coreia do Sul baniram o “short-selling”. A CMVM disse ontem que em Portugal não há planos para acabar com as vendas a descoberto de acções.

Na França e na Bélgica a proibição vai durar pelo menos 15 dias, sendo que em Paris a restrição incide apenas sobre 11 cotadas, sobretudo do sector financeiro.

A operação de "short selling" consiste na venda de acções por parte de um investidor que as pede antes emprestado. O objectivo passa por recomprá-las mais tarde (a um preço inferior), entregar a quem as emprestou e ficar com a diferença.

Esta operação exerce uma pressão negativa sobre os títulos e terá sido utilizada nas últimas sessões para que os investidores ganhem com a queda dos títulos da banca
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por JMHP » 12/8/2011 2:27

Um mercado com pouca liquidez é o maior pesadelo de qualquer investidor, assim como para todo o universo de operadores no mercados, inclusive as empresas.

O short-selling é uma das fontes de liquidez para os mercados que para além de contribuir para uma maior estabilidade por via da liquidez, permite que nos dias actuais assistirmos a mini-crashs em vez de grandes crashs como no passado empurravam a economia para períodos mais negros.

Em dias de quedas ou de panico o que ninguém deseja é um mercado com pouca liquidez, sem essa liquidez necessária e adequada ao normal funcionamento dos mercados o pânico e as quedas serão seguramente de dimensão maior do que hoje conhecemos.

O short-seeling nunca foi impeditivo dos bullmarkets e muito menos em períodos de euforia e nessas alturas nunca ninguém se lembra desse "pecado" que muitos consideram quando andam á caça de fantasmas.

Registado: 19/5/2009 18:26

por The Mechanic » 12/8/2011 0:24

AutoMech
Mas se acreditam no valor da empresa então só podem estar contentes por haver alguém a afundar o preço, podendo comprar algo bom, por um preço muito mais baixo do que comprariam, aproveitando este preço 'errado' do mercado.

Além disso, com igual lucro e um preço inferior, o dividendo será mais atractivo aos olhos do investidor, se esse for o intuito do investimento.

Mas claro que não . Como podem estar contentes por terem metido dinheiro numa empresa , vendo-o depois esvair-se porque uma força especulativa decide ganha mais dinheiro se mandar a cotação da empresa abaixo ?

A questão aqui é que as empresas vão para a Bolsa para se financiarem nos Mercados de Capitais .

Os investidores vão procurar gerar e receber valor com o seu investimento .

Se eu sêi que existem uma carrada de especuladores , que não hesitarão em mandar a cotação para baixo vendendo acções que não tem ,para lucrarem, achas que eu vou lá meter o meu dinheiro !? Não vou . Guardo-o no Banco, debaixo do colchão, compro Ouro . Mas não o meto nas mãos de uma empresa procurando ganhar com o crescimento da empresa .

Se ninguem ( investidores )meter dinheiro nos Mercados , as empresas financiam-se como ? Recorrendo e pagando juros elevados na Banca ? Não investe por falta de liquidez ? Ou investe só com o cash flow ?

E repara que não estou a defender nem investidores , nem especuladores, nem short selling ou outro ... eu tambem especulo . Apenas estou a pensar na optica de quem defende a suspensão do short selling . Lá terão as suas razões , tal como os profissionais dos Mercados terão as suas aos defender o short.

Eu por mim, vou mas é para a praia dar mergulhos, que lá é que se está bem . ;)

Abraço ,

The Mechanic

.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Elias » 12/8/2011 0:18

Seaman Escreveu:
Elias Escreveu:Estas notícias suscitam-me a seguinte dúvida: a abertura de posições curtas através de CFD sofre alguma restrição por via destas medidas?

Excelente questão! Felizmente é muito fácil de responder amanhã. Basta tentar shortar o BNParibas por exemplo. Quem puder experimentar poderia depois dar feedback... :wink:

Pois eu já tinha pensado nisso mas não queria servir de cobaia :mrgreen:

por Seaman » 12/8/2011 0:14

Registado: 4/4/2009 0:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, PXYC, yggy e 337 visitantes